domingo, 24 de julho de 2011

E o espectáculo vai começar!



Finalmente. Ao fim de dois meses (último jogo da época foi a 22 de Maio!) sem bola, vamos começar finalmente a época (desconto o jogo de quinta em Vila do Conde e os da pré-época na Alemanha, para mim a época começa no primeiro jogo em casa!) depois de vivermos estes dois meses a pão (jogos da Copa América) e água (noticias de quem sai e de quem entra).

Começando por aí, as boas notícias: até ao momento (e ainda falta um mês e uma semana para o final de Agosto) ninguém de fundamental da equipa saiu, nomeadamente Palito, Falcao, Moutinho e Hulk. Saídas, até ao momento, apenas o Mariano, por fim de contrato.

Entretanto, são já várias as contratações confirmadas: Bracali (guarda-redes, ex-Nacional), Danilo (lateral direito, ex-Santos, mas só deve chegar em Janeiro), Alex Sandro (lateral esquerdo, ex-Santos), Iturbe (médio ofensivo, ex-Cerro Porteño). Kelvin (médio-ofensivo, ex-Cruzeiro), Kelvin (avançado centro, ex-Marítimo) e Djalma (extremo, ex-Marítimo). Regressou ainda o Castro (emprestado ao Gijon).

Principal preocupação, a falta de portugueses. Neste momento, o FC Porto está em risco de apenas poder inscrever 22 jogadores na Liga dos Campeões. David, lateral que joga em ambas as faixas e deu excelente conta de si no estágio, e Tiago Ferreira, central que entretanto foi chamado ao Mundial Sub20, parecem não contar para o baralho. Mesmo Castro só deve ficar por esse motivo, apesar de num campeonato muito mais competitivo do que o nosso ter sido considerado um dos jogadores jovens revelação da época.

Hoje, na apresentação, apesar do extenso plantel ainda às ordens do novo treinador Vítor Pereira, não haverá 4 sul americanos da Copa América (Palito e Cebola jogam hoje a final e Falcao e Guarin estão de férias) e 2 do mundial Sub20 (Iturbe na Argentina e James na Colombia). Assim, será sempre uma apresentação sem o sabor total que gostaríamos de ter. Culpa dos desajustados calendários da FIFA e da UEFA. Acredito que nos próximos dias comecemos a assistir ao "arrumar" da equipa que não deverá ter mais do que uns 25 jogadores.

Porque o jogo de hoje é com o Peñarol, a quem conquistamos a Taça Intercontinental em 1987, fica aqui uma lembrança desse momento fantástico:

Sem comentários: