segunda-feira, 25 de julho de 2011

FC Porto, 3 x Peñarol, 0 - Primeiras impressões


Imagem FC Porto

Chegado do Dragão e da apresentação da equipa, as primeiras impressões foram positivas, como fui escrevendo no FaceBook.

A equipa defende ainda mais à frente que a época passada, pressiona ainda mais perto da baliza contrária. Tenta ainda circular mais a bola para encontrar espaços (uma das queixas de Vitor Pereira, sobre parte do jogo, em que ainda não atingiu a velocidade que ele pretende) e trocar mais amiúde as posições dos jogadores. Para além disso, sabendo que alguns dos principais jogadores da última época como Falcao, Palito, Guarin e James Rodriguez e um dos mais promissores contratados, Iturbe, ainda estão fora devido aos desajustados calendários da FIFA e da UEFA, promete bastante a equipa.

Um dos principais registos é a equipa que começou o jogo, semelhante à de Vila do Conde: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, Souza, Moutinho, R.Micael, Hulk, Kléber e Varela. Este parece ser o onze base de trabalho até àhttp://www.blogger.com/img/blank.gif chegada dos sul-americanos em falta. Belluschi neste momento perdeu o lugar para R.Micael devido à lesão que lhe atrasou a preparação. Mas mais significativa parece a aposta em Souza em vez de Fernando - não sei se é prenuncio da saída deste ou se é "castigo" da má ponta final de campeonato e declarações após o final da Taça. A ver vamos. Bons pormenores também do Kléber, que claramente ganhou o lugar ao Walter - tem bom toque de bola, joga bem de costas para a baliza, movimenta-se bem, remata sem medo de vários sitios, tem instinto (ora digam lá se não parece a descrição do Falcao?) e acredito que se souber transformar estas características em golos, teremos aqui outro caso sério.

Dos novos, este foi o único que jogou bastante tempo para ser analisado. Dos restantes, Kelvin entusiasmou-me, aquele toque de bola, aquela velocidade e aquela procura pela baliza e pelo golo não enganam ninguém - é potencialmente um grande jogador. A dúvida é se será para apostar no imediato - e se terá espaço para isso no plantel - ou se é para aguardar mais uma época. Não sei, sinceramente.
Quanto aos outros, Djalma não mostrou nada de mais, Bracali pareceu seguro, Ady e David não tiveram tempo para grande coisa, tal como Christian.

Continuo preocupado com o tamanho do plantel e com os elegiveis para a Liga dos Campeões. Faltam portugueses na equipa...

FC Porto-Peñarol, 3-0
Apresentação Oficial 2011/12
Estádio do Dragão, no Porto
24 de Julho de 2011
Assistência: 40.359 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: Filipe Ramalho e Bruno Rodrigues
4.º Árbitro: José Rodrigues

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Fucile; Souza, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Kleber e Varela
Jogaram ainda: Bracali, Otamendi, Castro, Belluschi, Djalma, Walter, Sereno, Addy, David, Christian e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Kleber (10m), Hulk (71m, g.p.) e Walter (87m)
Disciplina: cartão amarelo Rúben Micael (61m)



O plantel apresentado é o seguinte:
Guarda-redes: Helton, Bracali, Beto e Kadu
Defesas: Sapunaru, Fucile, David, Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Rafa, David Ady
Médios: Fernando, Souza, Castro, Moutinho, Belluschi, Rubén Micael
Atacantes: Hulk, Varela, Kléber, Djalma, Christian, Kelvin

Por apresentar: Falcao e Guarin (de férias), Palito e Cebola (na Copa América), Iturbe, Alex Sandro e James (no Mundial Sub20) e Danilo (no Mundial Sub20 mas só deve chegar em Janeiro). E ainda havia o Tiago Ferreira, central que foi convocado à ultima hora por Portugal para o Mundial Sub20 e que não sei se ficará ainda mais uma época nos juniores (fez 18 anos no estágio da Alemanha).

São 26 jogadores apresentados, 8 ausentes e 1 dúvida. 35 jogadores com contrato para a presente época, muita gente, gente a mais, pelo menos uns 10 jogadores, talvez até 11 a mais. Ainda irão ser usados litros de tinta nos jornais com o plantel até este ficar fechado às 24 horas do dia 31 de Agosto...

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem tivemos um jogo típico de apresentação, com alguns momentos de bons pormenores técnicos e jogadas bem gizadas e outras de alguma trapalhada.

O que fica é a festa que se fez no Dragão com excelente casa, e uma equipa que mantendo princípios de jogo da época passada, acrescentou outros que me agradam, como a agressividade e pressing alto, aliás foram inúmeras as vezes que com sucesso colocamos os jogadores do Peñarol em fora de jogo, fruto da defesa mais subida.
Gostei de Ruben e Moutinho no meio campo. Souza esteve melhor que nos passados desafios, mas entre ele e Castro continuo a optar pela permanência de Castro. No centro da defesa mantemos segurança bem como nas laterais.
Varela e Hulk são uns desequilibradores, e Kelvin está a demonstrar ser uma excelente alternativa a Falcao.
Walter que ontem teve momento de trapalhão poderá ser dispensado, apesar de continuar a facturar.
Vítor Pereira vai ter uma boa dor de cabeça para definir o plantel.
Ontem Castro e Kelvin mais uma vez demonstraram que tem lugar no plantel. Mas uma coisa é ter lugar, outra é ir jogando muito pouco.
Existem uns que defendem que se deve optar pelo empréstimo, e outros que defendem que a permanência ajuda este jogadores a evoluir ainda mais, pois treinam como os melhores. Pessoalmente, penso que a saírem por empréstimo tem de sair para jogar, e assim evoluir. Não pode acontecer o que se passou com Sérgio Oliveira na época passada.

A nossa equipa técnica tomará as melhores decisões tendo em conta os interesses do clube, e o futuro dos atletas, que para muitos só será muito perto do fecho das inscrições, fruto da participação de nossas atletas importantes na Copa América.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com