segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NO SAPATINHO...


Eu queria um treinador, portista, jovem, que pôs a Académica a jogar futebol e pela primeira vez em anos a manter-se na 1ª divisão sem sobressaltos. Se possível, que tivesse já treinado um bom clube, fazendo-o andar desde a 1ª jornada no 1º lugar e a jogar bom futebol. Enfim, que tenha ambição e não se borre todo em clássicos e em jogos no estrangeiro. Conhecem algum?

domingo, 20 de dezembro de 2009

Dedicado aos defensores de Burrualdo Ferreira

Os defensores de Burrualdo Ferreira tiveram hoje à noite mais uma demonstração da sua capacidade.
Muitos se desculparão com Lucililio Calabote (que também foi o gatuno do costume), mas o que é certo é que o treinador do costume voltou a atacar.

Uns desculpar-lo-ão. Outros, como eu, manterão o que disseram: Enquanto este treinador se mantiver à frente dos destinos do Porto, não mais voltarei a ver o Porto ao vivo. E já lá vai desde o jogo do Atlético de Madrid..
É desta forma que demonstro a minha insatisfação...

Guarin de inicio... Beslucci no banco. Varela no banco... e 80 minutos da nulidade Hulk...

Querem sofrer, sofram à vontade... Defendam o indefensável...

Não me parece que o problema esteja no plantel, mas sim na besta do costume...
Conseguimos jogar na lampiolandia sem um organizador de jogo durante 80 minutos...

Entramos para não perder, tal como sempre que metemos Guarin de início, e acabamos como de costume que Guarin joga... Perdemos...

Para este peditório, já dei há muito... Ou muda o treinador ou não contam comigo...
4 anos é tempo demais...

Triste

Mais uma jornada triste e despedida do penta.

Uma primeira parte que começou bem mas que rapidamente se diluiu no lamaçal do terreno de jogo, demonstrando uma total falta de ideias e um completo desnorte táctico.

Guarin foi um flop, once again, a produção ofensiva não aconteceu e a defensiva foi um sucessivo repetir de erros e maus passes.

O árbitro ajudou a que as coisas acontecessem, desde o possível fora de jogo no lance do golo (havia um jogador que estava na área de influência do guarda-redes e atrapalhou o seu movimento), um penalti por marcar na primeira parte (mão na bola) até ao apito final da primeira parte perdoando a expulsão do David Luiz que tinha feito falta sobre o Hulk que saia em velocidade para um contra-ataque. Tambem falhou a nossa favor, é verdade, mas menos e menos decisivo (apenas um possível penalti).

Acima de tudo acho, como já o disse, que o FC Porto necessita de retocar o plantel. Um jogador como Ruben Micael era muito importante para o meio campo, mas essencial é ter um trinco de qualidade inatacável. Por isso aquela palavra de ordem do presidente há uns dias atrás me parece que só pode ter uma de duas intenções: ou é verdade e serve para não ganhar o titulo e dispensar o treinador dessa forma (e não me acredito que Pinto da Costa não queira ganhar) ou é falso e pretendia distrair as atenções. Porque PdC percebe muito de futebol e sabe que o FC Porto precisa de retocar o plantel.

Faltou, portanto, atitude de campeão e um pouco de raça e organização tactica. Esta ultima, culpa do treinador, as outras tem a sua quota-parte de responsabilidade mas não é o único.

Apagou-se a luz, de facto. Mas não foi a que queríamos, foi a luz da proximidade da liderança e do titulo que tanto queríamos, mas não vamos, revalidar...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E PARA O CLÁSSICO...


Sai Lucílio "4 penalties Calabote" Baptista, vulgo, Cilito do Apito.
Se um Cilito no "auge da carreira" fez o que fez, na sua última época... tremei.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Jornada 13, dia 13 de Dezembro: Vit. Setubal

Há coincidências muito, mas mesmo muito, estranhas.

36 anos depois, aquele a quem homenageio com a "alcunha" com que assino os posts aqui no blog é "homenageado" com a repetição do jogo onde tragicamente perdeu a sua vida, no minuto 13 da 13ª Jornada no dia 13 de Dezembro contra o Setúbal.

Hoje só mudou o local do jogo, 100 metros ao lado no novo Dragão e o minuto 13 em que nada se passou.

O resultado foi hoje tambem a vitoria do FC Porto, por 2-0, com um Varela em grande e um Faria a acertar com as balizas. E a aproximação aos dois rivais da frente que empataram ambos os seus jogos ficando apenas com um ponto de vantagem sobre nós, a uma semana de irmos ao campo das velas para "acertar" contas com os lampiões.

Hoje, a homenagem a esse grande jogador, Fernando Pascoal das Neves, aka PAVÃO!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Olé!



Dois jogos, sete golos, alguns de belíssimo efeito, duas boas exibições e um notório crescente de forma, mesmo na altura ideal para o jogo do estádio das velas.

No entanto, não podemos entrar em deslumbramento e pensar que a fase negra está terminada.

Porque a equipa apresenta diversas fragilidades e não atingiu ainda o pico que vimos o ano passado. É evidente que os resultados positivos ajudam e moralizam, mas também aumentam a pressão para que se mantenham e melhorem.

Apesar de desconfiado, confio. Que serão capazes de mostrar porque somos tetra-campeões e podemos ser penta novamente.

Mas Janeiro é fundamental para 2 contratações cirúrgicas. Que têm de resultar e pegar de estaca. Um organizador de qualidade e um trinco maduro e que transporte o jogo. Bellushi é bom a desequilibrar no ataque mas não é um organizador. Fernando recupera bem as bolas mas perde muitas no passe seguinte e raramente sai com ela controlada da sua zona de acção. Ambos são razoáveis, mas enquanto não "aprenderem" algumas posturas tácticas e mudarem um pouco o seu futebol, não serão os elementos que vão fazer a diferença no meio campo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pantanal 2

A novela continua. Como eu alertei aqui neste blog, tinha sérias dúvidas que o pantanal do Oliveirense (que algumas pessoas chamam de campo e outras de estádio) estivesse devidamente licenciado para a práctica de desportos profissionais depois das alterações introduzidas.

Já nem falo nas condições do relvado, que saltam aos olhos que é tudo menos um relvado, mas da questão das cadeiras.

Hoje, algumas "noticias na hora" de jornais como o Público ou O Jogo dão conta disso mesmo, quando colocam a questão da obrigatoriedade de cadeiras nos recintos desportivos pela lei contra a violência desportiva.

Para além disso, tenho consciência que qualquer alteração introduzida a este nível requer um projecto de arquitectura e o licenciamento camarário, coisa que não aconteceu quase de certeza absoluta - porque os serviços camarários iriam, de certeza, recusar essa proposta por infracção da lei atrás citada.

Para além disso, provavelmente o IDP que deverá ter palavra a dizer sobre o assunto.

Já agora, a talhe de foice, deveria também o IGAC se pronunciar sobre a qualidade do futebol apresentado pelo FC Porto aos (poucos, como frisou o Azulão) adeptos que pagam para assistir aos jogos. É que está tão fraquinho...

Previsão metereológica para amanhã: sobre Guimarães haverá céu nublado e aguaceiros, possibilidade remota de céu limpo e azul... A aproximação do furacão Mariano conjugado com a frente fria Jesualdo faz temer o pior cenário no D. Afonso Henriques, pelo que a barra do Dragão está em alerta amarelo e a possibilidade de fortes ventanias causadas pelos lenços brancos dos adeptos do FC Porto colocou já de prevenção os serviços da segurança civil da SAD, que distribuiu já bóias de salvação pela equipa técnica...

TENHAM MEDO. TENHAM MUITO MEDO.

As recentes declarações do Sr. Ferreira deixam-me transido de medo.
E o Mariano vem aí...

O ESTADO DA NAÇÃO

Fc Porto - Rio Ave. Assistência: 22.512 pessoas, a pior de sempre no Dragão.