domingo, 20 de dezembro de 2009

Triste

Mais uma jornada triste e despedida do penta.

Uma primeira parte que começou bem mas que rapidamente se diluiu no lamaçal do terreno de jogo, demonstrando uma total falta de ideias e um completo desnorte táctico.

Guarin foi um flop, once again, a produção ofensiva não aconteceu e a defensiva foi um sucessivo repetir de erros e maus passes.

O árbitro ajudou a que as coisas acontecessem, desde o possível fora de jogo no lance do golo (havia um jogador que estava na área de influência do guarda-redes e atrapalhou o seu movimento), um penalti por marcar na primeira parte (mão na bola) até ao apito final da primeira parte perdoando a expulsão do David Luiz que tinha feito falta sobre o Hulk que saia em velocidade para um contra-ataque. Tambem falhou a nossa favor, é verdade, mas menos e menos decisivo (apenas um possível penalti).

Acima de tudo acho, como já o disse, que o FC Porto necessita de retocar o plantel. Um jogador como Ruben Micael era muito importante para o meio campo, mas essencial é ter um trinco de qualidade inatacável. Por isso aquela palavra de ordem do presidente há uns dias atrás me parece que só pode ter uma de duas intenções: ou é verdade e serve para não ganhar o titulo e dispensar o treinador dessa forma (e não me acredito que Pinto da Costa não queira ganhar) ou é falso e pretendia distrair as atenções. Porque PdC percebe muito de futebol e sabe que o FC Porto precisa de retocar o plantel.

Faltou, portanto, atitude de campeão e um pouco de raça e organização tactica. Esta ultima, culpa do treinador, as outras tem a sua quota-parte de responsabilidade mas não é o único.

Apagou-se a luz, de facto. Mas não foi a que queríamos, foi a luz da proximidade da liderança e do titulo que tanto queríamos, mas não vamos, revalidar...

2 comentários:

Nuno Silva disse...

foi um jogo pobre. perdemos mal. não conseguimos jogar nem o benfica o fez... o golo deles é miserável: parte de um erro de arbitragem continua por erros sucessivos dos defesas portistas e culmina num corte de david luis para a àrea, com os defesas a nanar!

nos primeiros 10 minutos foram perdoados 3 amarelos: Javi, PEixoto e C.Martins... na primeira parte ficam 2 penaltis por assinalar!

mau demais!

Pior que tudo isso, não jogamos bolha, edpois de 5 minutos muito bons!

tivemos 3 gajos no meio campo que não sabem ter a bola nos pés... o lateraia queriam colocar a bola em alguém e só sobravam os "extremos" completamente encaixados nos defesas... foi aí que a máquina emperrou faltou colocar alguém no miolo que soubesse tocar a bola. infelizmente o Belluschi só entrou a 10 min do fim, com o relvado completamente destruido e a praticar-se jogo directo... se o Hulk é para jogar na linha car prof. meta o Varela... o Hulk é para jogar junto ao Falcão... se não tem tomates para isso então deixe-o no banco.

Disse entre amigos a certa altura que a substituição mais ambiciosa que o Jesualdo sabe fazer é tirar Meireles e meter Belluschi... assim foi ! não sabe, e não quer saber mais que isto! não tem coragem!

Dragaopentacampeao disse...

Foi uma derrota difícil de engolir, não tanto pelo resultado, mas principalmente pela fraca exibição, num retorno ao passado recente, apenas interrompido em duas ocasiões (Guimarães e Madrid).

Os problemas desta época (imprecisão no passe, perda de bola frequentes, incapacidade de construção de jogo ofensivo, desconcentrações comprometedoras, atitude desajustada e alguma falta de classe)reapareceram num jogo em que o FC Porto tinha tudo para ser feliz.

O adversário, longe da capacidade enaltecida pela propaganda panfletária dos pasquins, soube explorar as fraquezas há muito patenteadas pelos Dragões, com a protecção aqui e ali do habilidoso e mafioso Lucílio Calabote, acabando por levar a água ao seu moinho, num lance duvidoso, onde sobressaíram um conjunto dos defeitos apontados acima.

Pode-se especular se com Varela e Belluschi a titulares a exibição teria sido diferente.

Sinceramente, eu acho que o problema é infelizmente mais profundo.

Falta um patrão do meio campo e um avançado eficaz, diferentes dos que temos.

Ao que parece Pinto da Costa está satisfeito com o plantel! Como ele raramente se engana, continuarei a sonhar com o Penta.

Um abraço