sábado, 6 de junho de 2009

Pré-análise à época do penta...

Primeiro, e para colocar logo as coisas como elas devem ser, os cinco objectivos, por importância decrescente, sendo que aos dois primeiros não há desculpas nem palavras mansas para a sua não obtenção, de forma a que a época seja um sucesso total:
1º - Ganhar o penta-campeonato;
2º - Chegar aos quartos de final (minímo) da Liga dos Campeões
3º - Ganhar a Taça de Portugal
4º - Ganhar a Supertaça
5º - Ganhar a Taça da Liga

Em relação ao plantel da época passada, a manutenção do treinador era desejada e penso ser positiva, mas o tempo o dirá.

Sobre os jogadores, vejamos o plantel actual:
Nº Nome Posição Jogos Golos
1 Helton Guarda-Redes 26 0
24 Ventura Guarda-Redes 1 0
33 Nuno Guarda-Redes 4 0
13 Fucile Defesa 17 0
21 Sapunaru Defesa 17 0
2 Bruno Alves Defesa 30 5
3 Pedro Emanuel Defesa 5 0
4 Stepanov Defesa 1 0
14 Rolando Defesa 28 3
5 Benítez Defesa 5 0
28 Cissokho Defesa 28 0
6 Guarín Médio 15 1
16 Raul Meireles Médio 28 4
20 Tomás Costa Médio 22 1
22 Andrés Madrid Médio 7 0
25 Fernando Médio 25 0
8 Lucho Médio 23 9
9 Lisandro Avançado 28 10
10 Cristián Rodríguez Avançado 29 6
11 Mariano González Avançado 24 4
12 Hulk Avançado 25 8
17 Sektioui Avançado 9 0
19 Farías Avançado 20 10
29 Rabiola Avançado 2 0

Dos 24 jogadores que compuseram o plantel, há 15 jogadores que têm mais de 16 jogos realizados na liga do tetra (ou seja, mais de meia época) e que são a base da equipa. Mas, sendo realistas, provavelmente iremos perder pelo menos 2 deles: BRUNO ALVES e LISANDRO. Eventualmente, uma boa proposta pode fazer sair mais algum jogador, como Sapunaru, Meireles, Cissokho, Lucho, Hulk, Farias ou Cebola, mas nesta altura não me acredito muito que a SAD ceda assim facilmente algum destes. Se assim for, dos 15 restam 13, a saber: HELTON, FUCILE, SAPUNARU, ROLANDO, CISSOKHO, RAUL MEIRELES, TOMÁS COSTA, FERNANDO, LUCHO, CEBOLA, MARIANO, HULK e FARIAS.

Acredito que seja esta a base de trabalho para a próxima época e é sobre ela que os reforços já anunciados estão a encaixar. Para já, confirmada está apenas a saída de TARIK.

Dos menos utilizados, que poderão ficar ou ser cedidos, quer por empréstimo para rodagem, quer em venda definitiva se uma boa proposta surgir para realizar um encaixe financeiro interessante, obrigando nessa altura a alguma adaptação. Neste caso encontram-se VENTURA, NUNO, PEDRO EMANUEL, GUARIN e RABIOLA. Sobbre os mais velhos NUNO e PEDRO EMANUEL, são prata da casa e elementos preponderantes no balneário e no espirito de equipa. GUARIN deverá continuar, julgo que agrada ao treinador e tem revelado alguns pormenores interessantes, nomeadamente como médio mais avançado e deverá ter mais uma época para se impor no clube. Mas VENTURA e RABIOLA deverão sair para rodarem.

STEPANOV e BENITEZ têm a mais que provavel guia de marcha por inadaptação, foram "flops", não apresentaram argumentos neste tempo de clube que justificassem a sua contratação.

Ora as anunciadas entradas colmatam saídas descritas atrás, com uma excepção. Assim, VARELA vem ocupar a vaga deixada por Tarik. ORLANDO SÁ, após recuperar da lesão, ocupará a vaga de jovem promessa que foi até agora de Rabiola. ALVARO PEREIRA deverá rodar no lugar de Benitez e prevenir um possível ataque ao Cissokho. MAICON deverá ocupar a vaga de Bruno Alves e NUNO ANDRÉ COELHO deverá ocupar o espaço deixado pelo Stepanov. A excepção é o MIGUEL LOPES que, ou conforme hoje o Jesualdo diz no Público vem para o lugar de Sapunaru que não respondeu durante a época da forma esperada e por isso poderá sair (fala-se do interesse de vários clubes alemães) ou então, tal como também refere noutra parte dessa entrevista, por ser um jogador a limar arestas Miguel Lopes não entra já para o plantel e roda mais um ano noutro clube.

Há uma incógnita que é ANDRÉS MADRID, emprestado pelo Braga. Segundo ainda Jesualdo hoje no Público, ele é o "unico no plantel capaz de substituir Fernando", pelo que parece evidente o desejo que ele continue. Neste momento, devido tambem ao bom relacionamento entre SAD do FC Porto e Braga, acredito que fique.

Se assim for, temos apenas por resolver as questões do 3º guarda-redes e do substituto do Lisandro.

Não tenho ainda certeza que a opção na baliza passe apenas por um jovem das escolas. Acredito que haja na SAD a ideia de trazer um guarda redes "semi-novo", ou seja, alguem com alguma experiência e provas dadas, idade entre os 25 e os 27 anos, de forma a competir com Helton (ou até assumir o seu lugar a curto prazo) e preparar a transição para o Ventura. Assim, não me custa a crer que a SAD avançe para o BETO ou o EDUARDO, talvez este, mais uma vez devido às boas relações Porto-Braga, dentro da política que tem seguido de apostar em jogadores já a actuar no nosso campeonato e com margem de progressão e passando Nuno a desempenhar um papel misto de 3º guarda-redes e treinador adjunto, similar ao Pedro Emanuel e como tantos outros fizeram no final das suas carreiras no FC Porto.

Sobre o atacante para o lugar do Lisandro, não sei o que a SAD prepara. Como o Lisandro era o Derlei. Não sei onde há outro assim, mas confio que se encontre alguem que o possa substituir de facto, jogando ao meio, nos flancos e com muita garra - isto admitindo que a ideia não é trazer um dos extremos emprestados (Vieirinha, Bruno Gama, Ukra,...) de volta e abdicar de Hulk nas faixas e assumi-lo como principal referência do centro do ataque.

Resumindo, a estrutura deverá ficar inalterada no seu essencial e os retoques que se façam, tal como está a acontecer, deverão colmatar pontos mais débeis que ainda se encontram, esperando eu ver entrar ainda mais 2 jogadores para o plantel (guarda-redes e avançado) de forma a reforçar o ataque ao penta. Para o qual partimos, sem margem para dúvidas, em grande vantagem devido às cada vez mais habituais convulsões dos nossos adversários, ainda por cima envolvidos em eleições...

2 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Os objectivos do FC Porto renovam-se a cada ano que passa.

Vencer todas as provas que disputa é já uma obrigação. Seja pelo facto de ter os melhores jogadores,seja por ser o orçamento mais alto dos clubes portugueses.

Retocar a equipa vai ser (está a ser)um exercício paulatino, na medida das vendas que creio serem inevitáveis, em função dos desequilíbrios financeiros que a SAD enfrenta todos os anos.

Vender dois ou três atletas é pois uma necessidade.

Bruno Alves, Lisandro Lopes e talvez Cissokho estão na calha porque têm mercado. O lateral esquerdo pelo facto de se constituir um negócio extremamente lucrativo, a ser verdade a oferta de 15 milhões de euros, pelo Lyon.

Paulo Machado e Diego já contribuíram para reforçar o cofre, mas não chega.

Terá de haver olho cirúrgico para colmatar as saídas previstas (Maicon e Álvaro Pereira parecem ser boas apostas)e para corrigir alguns problemas do plantel anterior, de forma a dotar a equipa da qualidade necessária para aspirar a voos mais ambiciosos.

Jorge disse...

há algumas lacunas que me parecem ser corrigidas com as contratações. um ponta-de-lança jovem (para cobrir o empréstimo previsível de Rabiola), um lateral direito muito jeitoso e com futuro, um lateral esquerdo para Benítez se pôr no raio que o parta, um bom extremo para cobrir a saída de Tarik e dois centrais para as saídas de Stepanov e Bruno Alves. até agora sem grandes novidades, mas reparem que já são 6 entradas, é muita coisa...

boa análise!
http://porta19.blogspot.com