quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

GANHAR E MAIS NADA

Umas semanas apenas depois do descalabro de Outubro/ Novembro, muita coisa mudou. Apesar das bolas continuarem a bater nos postes, a uma média digna do Guiness, há outras que entram. Para a transformação da espiral de derrotas numa senda de vitórias, bastou, para além do factor sorte, que o treinador trocasse a teimosia sem limites pela salvação do emprego. Vale isto por dizer que se rendeu às evidências e deixou cair, por exemplo Mariano Gonzalez, em detrimnto de outra evidência - Givanildo Hulk.
Este último tem sido o pilar das nossas vitórias. Critique-se ou não, é o único que mexe, e de que maneira com a equipa. Quando todos ainda andam a passo, Hulk já semeou pânico q. b. pelas defesas alheias, sobretudo com as suas arrancadas, que até hoje, ninguém arranjou forma de travar. Embora ainda marcando pouco, Givanildo foi responsável, por exemplo, pela falta que deu o 1º golo contra a AAC e assistiu o segundo golo, tal como contra o Setúbal. Nos últimos jogos tem sido o melhor em campo. Eu apoio todas as suas iniciativas individuais, mesmo que perca a bola. A baliza existe para que a bola lá seja metida. A melhor maneira de isso acontecer é correr para lá e chutar. Prefiro mil vezes que o nosso super-herói perca a bola depois de correr metade do campo, do que não ver ninguém pegar no jogo ou ver rodriguinhos no meio campo. E não tenho dúvida nenhuma que dentro de meia dúzia de jogos o rapaz vai começar a marcar golos em catadupa. Espero que comece a fazê-lo já hoje frente a um Arsenal que vem com reservas cumprir calendário. Para tal, rezo a todos os santinhos para que Jesualdo, com o peito feito pelas últimas vitórias não se ponha com as suas invenções costumeiras. Ponha a equipa normal e jogue para ganhar. Para além dos 3 pontos e do prestígio, joga-se 600 mil euros e a possibilidade de jogar com um 2º classificado (embora pelo exemplo do Schalke, isso para Jesualdo é igual) nos oitavos de final. Já agora, se não fosse pedir muito, só lhe falta fazer uma mudança que para mim também urge - meta o Pelé a jogar. Fernando ainda está verde, neste caso cor que não é sinónimo de super herói. Face às deficiências nas laterais, prefiro ver o jovem brasileiro adaptado do que as nulidades que existem como alternativas. E, de uma vez por todas: FUCIELE É LATERAL DIREITO E DOS BONS.

Assim, o meu onze seria:

Helton
Fucile - B. Alves - Rolando - Fernando
Lucho - Pelé - Meireles
Cebola - Hulk - Licha.

4 comentários:

dragaovenenoso disse...

Tal como já fiz em ocasiões anteriores, nas quais critiquei o JF, desde o jogo com lagartos para cá não posso dizer nada acerca do treinador. As opções que tem tomado funcionam e os resultados estão à vista. O JF também não pode ser o único bode expiatório dos maus resultados da equipa em Outubro. Para já conseguiu - ele e a sua equipa técnica - ultrapassar essa má fase do FCPorto e recolocar a equipa a disputar todas as frentes. Nesta alt

dragaovenenoso disse...

Como dizia, nesta altura não tenho nada a dizer do JF a não ser felicitá-lo.

Quanto à exibição de ontem, estou-me cagando se o Arsenal veio com a equipa A, B ou C. O clube que veio jogar com o FCPorto foi o Arsenal. E a verdade é que perdeu e bem. E só foi pena não lhes terem enchido a "bolha" com mais dois golos, pois oportunidades não faltaram. Pelo menos o tinhoso do Wenger já não se foi embora a rir.

dragaovenenoso disse...

Já agora, tenho pena que os lampiões fiquem eliminados da UEFA porque sempre tinham mais jogos para disputar. Assim podem descansar durante a semana para jogar ao fim-de-semana.

Por outro lado, também mostra a qualidade que a equipa tem. Ou seja, hoje em dia não é a camisola que ganha os jogos. Já foi tempo em que isso acontecia, assim como recebiam muitas benesses do regime. Consolem-se com o que têm agora. Só mais uma coisa: parece que o Fenerbahce tem mais adeptos que o benfas. Acho que só na capital tem cerca de oito milhões... lá se vai mais um record

dragaovenenoso disse...

Por último, os papeluchos da capital que lhes chamam de jornais desportivos:estão cada vez mais facciosos e descarados. As notícias de capa que escrevem é sempre sobre a equipa que defendem ou pelo menos a da capital do império. Mete nojo. Imparcialidade? Onde?

Aos poucos, as acusações contra o nosso clube e presidente vão caindo, mas poucos falam disso. O CD da liga bloqueia decisões para não dar o dito por não dito. É esta a vergonha. Até o carapinha da SIC o disse há dias atrás - o que interessa é mudar as influências nos orgãos de decisão - é sintomático: como não lhes corre bem a vida, há que mudar as regras para que passe a correr. Mas como não lhe corre bem, é porque há alguém a mexer os cordelinhos para os prejudicar. Deve ter sido isso que aconteceu na UEFA.

Finalmente...o Platini deve estar com uns cornos...