terça-feira, 13 de novembro de 2007

Tempestade em copo de água?

Não sei se será apenas uma breve e ligeira tempestade num copo de água ou se será o prenuncio de um desastre que, infelizmente, nos últimos 3 anos no habituamos a ver com o aproximar do Natal.

Mas sei algumas coisas.

Sei que se o Tarik, o Unifinta, marcou aquele golo fabuloso contra o Marselha, não deixou de continuar a ser um jogador mediocre e cujo aproveitamento global para a equipa será até inferior ao Helder Postiga, por exemplo e não é muito melhor que aquele que o Maciel ou o Pitbull, por exemplo, deram. E não é por isso que hoje estão nos Braga's, Setubais e afins e é consensual que estão bem lá, apesar de termos aqui sido criticados por os ter criticado!

Sei que o Helton é um guarda-redes de qualidade e conquistou o meu respeito. O que não significa que não falhe e que não tenha períodos de abaixamento de forma. E quando assim é, ele não é intocável e uma ida ao banco não era escandalo nenhum, até porque o Nuno sempre que foi chamado tem cumprido muito bem. A mim, pessoalmente, não me chocava ver o Nuno na baliza na próxima jornada. Aliás, chocou-me foi ver o Nuno no banco depois dos jogos que fez aquando da lesão do Helton, achei que a saída foi algo injusta. Quem aqui me tem lido sabe que gosto do Diego e o achei um dos melhores jogadores que passaram pelo FC Porto nos últimos dez anos - como o prémio de melhor jogador da lida alemã da última época, o regresso à selecção brasileira e o interesse actual da Juventus o demonstram - mas nunca me coibi de dizer em determinadas alturas que até na equipa B deveria ter jogado.

Quanto aos centrais, vejo bons indicios nos jogos que o Stepanov tem feito, apesar de alguns erros como o do último jogo que nos custam pontos. Penso que uma dupla Stepanov-Pedro Emanuel era o ideal. Porque o Bruno Alves pode ser capitão, um dos mais antigos e até titular da selecção do gaúcho, mas a mim continua a não me convencer - ainda e sempre corta para o lado em que está virado, abusa dos passes longos mas a sua precisão de passe é fraca e perde assim muitas bolas, raramente sai com a bola controlada em progressão para o ataque como faziam Jorge Costa, Ricardo Carvalho ou Pepe.

O Paulo Assunção, por exemplo, pode ser um dos melhores destruidores de jogo adversário em Portugal, mas constrói pouco e entrega mal ou a companheiros em má situação posicional. Em jogos onde nos limitamos a defender ele tem sido de alguma utilidade, mas quando temos de pensar construtivamente ele falha. Aliás é engraçado pensar que o Raul Meireles nesses jogos é muitas vezes o melhor em campo e nos outros é o Assunção. Continuo na minha: em função do tipo de jogo, o Meireles devia ser o trinco e entrar o Ibson! Ops... Parece que o treinador o dispensou...

E chego assim ao treinador. Que já aqui elogiei há bem pouco tempo. Mas infelizmente o senhor não gosto de elogios e aos primeiros indicios de que poderá cair no goto da massa adepta trata logo de começar a disparatar. As histórias das dispensas do Ibson, da quase dispensa do Adriano, dos titulares de um jogo que passam a não convocados nos seguintes (este ano, já há pelo menos dois: Edgar, Kaz) e as façanhas consecutivas de ser eleminado por equipas menores de competições que apesar de menores são sempre para vencerem são coisas que não aceito, não compreendo e não tenho vontade nenhuma em passivamente deixar andar. Aliás, tem uma atitude semelhante ao holandês que por aqui passou: sacudir a água do capote para cima dos jogadores... Com a diferença que o outro ainda se achava de top! Ao menos este é mais humilde e sabe que é uma lotaria treinar o FC Porto quando se tem tão poucas qualificações para o efeito, sabe minimamente qual é o lugar dele.

Só peço ao treinador o que peço aos jogadores. Que honrem a camisola que vestem, que sejam dignos dela. Mas infelizmente, nos últimos anos, tal não tem acontecido. Nos jogadores, mas acima de tudo, nos treinadores! E, por muito que isso possa custar ler a muita gente, a culpa é da direcção da SAD! Não é deste blog porque critica, não é dos adeptos porque assobiam ou deixam de ir ao estádio. É de quem faz a gestão, de quem compra e vende jogadores, de quem contrata os treinadores, de quem faz orçamentos de 60 milhões de euros há vários anos a esta parte. De quem se deixou envolver em histórias de noite, prostituição, jogo. De quem abrindo o flanco permitiu que a posição directiva ficasse mais fraca e assim debilitando toda a restante estrutura. Mas isso são contas de outro rosário...

O que importa agora é perceber a razão de dois empates consecutivos que nos diminuiram considerávelmente a posição confortável que tinhamos no campeonato. Perceber como se jogou tão mal contra o Belenenses. Perceber como aconteceram aqueles útlimos 5 minutos de displicencia e desconcentração na Amadora. Porque do entendimento das causas que produziram estas consequências poderá estar a força para ultrapassar esta tempestade que se quer apenas num copo de água...

15 comentários:

Anónimo disse...

E, por muito que isso possa custar ler a muita gente, a culpa é da direcção da SAD! Não é deste blog porque critica, não é dos adeptos porque assobiam ou deixam de ir ao estádio. É de quem faz a gestão, de quem compra e vende jogadores, de quem contrata os treinadores, de quem faz orçamentos de 60 milhões de euros há vários anos a esta parte. De quem se deixou envolver em histórias de noite, prostituição, jogo. De quem abrindo o flanco permitiu que a posição directiva ficasse mais fraca e assim debilitando toda a restante estrutura.

A SAD é culpada de sermos campeões da UEFA, da Europa e do Mundo. É culpada de um tradutor de sobretudo Armani ser vedeta internacional em todos os pasquins do Mundo, mas ganhar alguma coisa, só no FCP. É culpada de um treinador tão incompetente como Jesualdo ter um título finalmente aos 63 anos.
Pois eu quero que continuem a ser culpados e se para tal é necessário ir para a noite, para a prostituição, para o jogo e até fazer de stripers escritores renomadas, então que o façam com mais frequência. Ah.. e que sejam incompetentes de contratarem Andersons, Diegos, Ibsons, Fabianos, etc., porque para quem vai ao estádio é desses artistas que gostamos de ver jogar à bola, se o treinadores deixarem.

Anónimo disse...

o problema e k este treinador n deixa... da maneira como encostou o ibson, vai fazer o mmo c o leandrinho, farias k la fora era vedeta nem o vemos... concluindo... jogam spe os mmos, so muda se houver lesoes, o unico k muda e o tarik, joga ele, joga o postiga... de resto e spe igualzinho!!
e la vamos nos levar c isto(espero k nao) mais ano e meio ate o velho ir a vidinha dele...
o problema e k a conta disso vamos ficar sem o ibson, como ficamos sem o diego... enfim!!
FORÇA MAGICO PORTO

Anónimo disse...

O Ibson deveria estar é a jogar no lugar do Meireles.

Assunção - Ibson - Lucho

Tinhamos solidez defensiva e ofensiva.

Anónimo disse...

o Pessoal tem memória curta

Então depois dos comentários que o Ibson fez no final do campeoanato, acham que a SAD e a equipe técnica o iriam querer de volta?.. foi na mesma linha do Bruno Morais.
Há regras e têm que ser cumpridas, quem pisar o risco sujeita-se... e tb não devemos esquecer que falta confirmar se o rumor sobre o grupo dos brasileiros no balneário na 2ª metade do campeonato, que tanto nos fez sofrer, inclusiver na altura tb se comentou que o Paulo Assunção tb seria despachado, mas algo se passou com ele pq não fez o ultimo jogo contra o Aves, e era o jogo do título

cumprimentos

Anónimo disse...

trms86 tb se passou c o adriano, e o adriano continua ca, o jesualdo tentou a todo o custo despacha-lo em janeiro... ainda bem k ele n quis sair!
e o b moraes ainda ca ta, a recuperar da lesao mas ta ca!!
e o ibson n disse nada, quem disse foi o pai dele, ele so falou uns meses depois de tar no brasil, disse k o jesualdo so da atençao a 14, 15 jogadores... pa, ja n sei se n sera mmo verdade!!!
a verdade e k o ibson e grande jogador... e ja ca n mora, graças a este iluminado do lampiao, pior k ele so o adrianse k conseguiu despachar o diego...

Pedro Reis disse...

O Ibson não está cá porque não provou...
Assim como o Diego...
Assim como o Luís Fabiano...

Até podem estar a fazer boas épocas nos clubes onde estão, mas no FCP fizeram pouco. Por isso dizer agora que não deviam ter saído é demagogia barata!

Anónimo disse...

TRAGÉDIA NO FUTEBOL

Foi encontrado morto hoje um adepto de futebol.
Jazia de barriga para baixo no rio Tejo, vesitdo de meias de rede, uma camisola do benfica, maquilhado de mulher e com um vibrador enfiado no recto.

A policia removeu a camisola do benfica para evitar embaraço à familia.






Pinto Azul

Anónimo disse...

Essa de tirar o Bruno Alves e por o Stepanov e o Pedro Emanuel não lembraria ao diabo, mas lembrou-se você. Pois, está bem!
O Stepanov,porque estaria distraido olhando para as coxas de alguma Francesa, sentada na bancada, deixou entrar um golo em Marselha. No Dragão, distraiu-se outra vez, sabe-se lá com quê e... pumba! Provocou outro golo que nos poderia ter custado muito caro. Na Amadora oferece o empate aos estrelistas, benfiquistas e sportinguistas, roubando-nos mais dois pontos e, como prémio pelo trabalho, tira-se o Bruno Alves que tem sido o principal esteio da defesa para dar lugar ao Pedro Emanuel que, quanto a mim, devia substituir o Strepalhonov.
Ora bolas Pavão!

Anónimo disse...

O Ibson?!!!! Agora é bom?!! Ele é das piores coisas que passaram pelo nosso clube nos últimos anos. Ainda bem que foi dispensado. jogadores que jogam para o lado, para trás e para...os pés dos adversários. Ele era o culpado da maior parte dos golos sofridos. Coincidencia, ou nao, quando o tiraram da equipa, esta começou a ganhar.
Ainda bem que se foi embora, e que fique por lá durante muito tempo.

Anónimo disse...

Se ja nao tivesse estado convosco na bancada do dragao..diria que eram mouros camuflados....

Anónimo disse...

O 'people' deste blog não tem a noção do ridículo...

Vou já mudar este blog nos meus favoritos do Internet Explorer: Vai passar da pasta 'Blogs Campeões' para a 'Blogs Lampiões'!

Mas vou continuar a passar por cá para me ir rindo convosco...

Anónimo disse...

oh meu amigo, o ibson saiu da equipa comecamos a ganhar?
o ibson ano passado foi encostado e perdemos 4!!! jogos, pk ja tinhamos perdido um...
agora e fraco o ibson...
essa de encostar o b alves n lembra nem ao diabo, sinceramente n a tinha lido, mas encostar o unico k da segurança a nossa defesa... n percebi essa!!!
para mim, era encostar o servio, k ate pode ser bom jogador mas o pedro emanuel manco e mto melhor k ele e o helton... o nuno tava tao bem, sem golos sofridos, o brasuca fica bom encosta o nuno.. e uma grande injustiça!!
e atençao ao ze, k vai (e mto bem) ser castigado pelo clube e pelo treinador... tava tao bem caladinho!!!
saudaçoes PORTISTAS crlh!!!

Anónimo disse...

O Ibson não está cá porque não provou...
Assim como o Diego...
Assim como o Luís Fabiano...

Até podem estar a fazer boas épocas nos clubes onde estão, mas no FCP fizeram pouco

Olha lá Reis. Se o treinador só os colocava a jogar aos bocejos como é que querias que provassem?

Anónimo disse...

O Ibson deveria estar é a jogar no lugar do Meireles.
Assunção - Ibson - Lucho
Tinhamos solidez defensiva e ofensiva.

Vai lá dizer isso ao Jesualdo!
Ele quer lá saber da solidez ofensiva.
Além de Raul Meireles, se no plantel tivessemos o serrafeiro Petit e o seu antecessor Fernando Aguiar, com Jesualdo no Porto o meio campo era constituído Por Paulo Assunção (se não contradissesse o treinador), Raul Meireles, Petit e Fernando Aguiar, entrando Kaz para reforçar na 2ª parte.

Anónimo disse...

O professor pardal não tem lavado os dentes!
Quando chagardes ao Natal já sois segundos
É assim que se escreve na língua andradiane!