sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mais boas noticias

D'O Jogo On Line:
"O FC Porto anunciou hoje, em comunicado, os resultados económicos consolidados referentes à época de 2006/07, sendo de salientar a redução do passivo em 8,6 milhões de euros. O passivo passou de 125,2 de euros para 116,2 milhões. Se se falar apenas em passivo corrente, então a diferença é ainda maior, já que se regista uma redução de 24,3 milhões de euros relativamente a 30 de Junho de 2006. O resultado consolidado é de 2,3 milhões, bem acima do orçamentado, isto porque se esperava um resultado nulo. Os resultados, que ainda não incluem a receita da venda de Pepe ao Real Madrid, serão apresentados em assembleia-geral de accionistas no próximo dia 30."
.

Ora a redução do passivo, do passivo corrente e a melhoria do resultado financeiro consolidado são noticias pelas quais ando há muito a pugnar e que são exigidas a uma SAD profissionalizada na sua gestão e que desportivamente é um clube de top. Aliás, já é a segunda vez nestas últimas semanas que estas (boas) noticias relativamente à prestação financeira são divulgadas, no que parece constituir uma reviravolta na gestão do clube que há muito se impunha.

Se estes resultados se mantiverem, o que acredito que sim, e que até possam ser melhorados, então está a SAD de parabéns.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boas notícias, de facto. Tal como já acontecera com as contas do clube. Eu não sou defensor da teoria do caos, que (entre outras coisas) defendia que NUNCA mais o Porto iria vender jogadores pelos valores de 2004, após ser Campeão Europeu. Provou-se que não era verdade. Mas também não embandeiro em arco, ao ponto de assumir como certo que todas as épocas o Porto venderá jogadores por 30 milhões de euros, casos do Anderson e do Pepe, para cobrir prejuízos. Pode vender ou não. Por isso, eu concordo que é necessário que estes resultados se mantenham, sem impedir que o Porto continue a ter êxito desportivo, mas também sem comprometer o seu futuro, caso as coisas corram mal duas ou três épocas seguidas.

Entretanto, o Dragão faz hoje 4 anos. Dizia assim A Bola: "Jóia de família, casa de milhões de espectadores, o Dragão recebe hoje uma prenda. A Associação Portuguesa de Certificação distingue o estádio nas vertentes de gestão e qualidade e sistema de gestão ambiental. No Mundo o Dragão será o único estádio cinco estrelas com certificado de Qualidade e Ambiente." É um orgulho ter "nadas" como este.

Toupeira disse...

PC, de uma coisa temos a certeza, o Porto vai vender o Pepe na próxima época. ;)

Anónimo disse...

O que é preciso é ir preparando as coisas de forma a que o nosso Club (a Sad) não esteja dependente de um bom negócio para apresentar resultados positivos. É preciso continuar a diminuir os gastos mais rapidamente e o Porto até tem por onde cortar gorduras desnecessárias, diminuindo dráticamente o número de jogadores sob contrato, que nos custam um dinheirão e reforçam os nossos adversários. Ainda quando se trata de promessas a ganhar rodagem, vá que não vá. Agora os Isaías, os Pitbull, os Linos e outros mais que nunca se percebeu bem para que, e para quem foram contratados, dado que o valor, demonstrado em campo, nunca chegou a justificar a sua vinda.
As contas deste ano, indicam que se está a caminhar no sentido correcto, mas a velocidade é ainda muito lenta. O passivo, apesar de ser o menor dos três Grandes é, ainda assim, muito elevado.
Saudações Portistas
Dragão Maronês

Anónimo disse...

Exacto, Álvaro, a receita da venda do Pepe vai ser contabilizada apenas no próximo exercício.

Anónimo disse...

Sim o nosso Clube esta dependente de um bom negócio para apresentar resultados positivos !

se a receita da venda do Pepe so vai ser contabilizada no próximo exercício, a do Anderson (31 milhoes) ja foi contabilizada na da epoca passada

E se o clube nao tivesse vendido Anderson ? resultado consolidado negativo de mais de 27 milhoes ???

Toupeira disse...

Anónimo, o clube está, neste momento, muito perto de conseguir apresentar resultados positivos sem vender os tais jogadores importantes e isso deve ser aplaudido.

De qualquer maneira, os "ses não deviam entrar nas contas, porque se formos por essa via também podemos ir buscar o facto do FC Porto não ter vendido o Quaresma e o Lucho por quantias superiores a 20 milhões de euros por não necessitar do dinheiro para apresentar contas positivas. ;)

Isto vinha ontem no JN:
"O lucro final (2,3 milhões de euros) até podia ser maior, porém a administração liderada por Pinto da Costa, fiel às ùltimas promessas, aproveitou para abater 6,2 milhões ao passivo - em Junho de 2007 este item fixava-se nos 126,3 milhões de euros, inferior aos 132,5 milhões de euros contabilizados em Junho de 2006."

Anónimo disse...

Não entendo uma coisa. Tanta venda efectuada e bem feita, e tanto passivo, não entendo!