domingo, 11 de novembro de 2007

COMEÇOU O DESCALABRO. AINDA ALGUÉM SE ESPANTA?

De certeza que muitos leitores, os do costume, hão de arranjar algo de positivo no jogo de hoje. Vão desancar-nos por dizer mal. Certamente não poderei dizer mal do Helton e do Stepanov e maldizer os 4 pontos deitados fora em duas jornadas. O Burrualdo, claro,é intocável. Certamente não foi ele o responsável, por em dois jogos consecutivos, se descansar à sombra da bananeira. Malandros dos adversários, que se recusam a prestar vassalagem...
Digam-me então: devo estar satisfeito? Se calhar, devo... o defeito deve ser meu, por achar que não jogamos nada e estar convencido que, não jogando nada, não se pode ganhar os jogos. Ah, já sei! O Sportem levou três! Ganhámos um ponto! Viva!!!!


PS - volta Pedro Emanuel, estás perdoado.

45 comentários:

Anónimo disse...

Há já muito tempo q acompanho este grande blog, mas é a primeira vez q contribuo com um comentário...
Hoje não podia deixar de expressar a minha indignação com mais um desaire da nossa equipa...

E perdoem-me os q acham q o jesualdo é treinador para o nosso FCP... Aliás... burrualdo é mais o q o nosso treinador é...

Aquele Stepanov e o Helton já andam a meter água há pelo menos 2 jogos... mas o burrualdo ver isso é q nada...

Só para terminar, n chegou o exemplo do marselha para ver q sem o Lucho a equipa joga mt melhor noutro esquema?!

Anónimo disse...

e uma vergonha, esse lampiao k se demita k deixei de ir a bola pk n vejo o porto a jogar futebol...
e o pedro emanuel ta perdoado ha mto, ele manco e melhor k esse servio de merda!!!
e uma vergonha... o k se passou ano passado este ano comeca mais cedo...
n jogamos nadinha, fazemos 2 remates a baliza marcamos 2 golos c uma felicidade incrivel.. depois e pa adormecer no sofa, ate o helton[ai baia... saudades!!!] e o servio de merda...
enfim, tou mto doente pa comentar alguma coisa!!!
saudaçoes ultras de um ultra k ta farto do burrualdo e dessas merdas todas

Anónimo disse...

Não percebo estes comentários... Com adeptos destes que acham que o treinador não vale nada ( conseguiu 8 vitórias seguidas era o maior para muitos, agora teve 2 empates seguidos já é burro) e pensam que fazem melhor que ele porque não vão para lá???? Já o senhor que diz: aquele sérvio de merda... Você percebe alguma coisa de futebol??? Quantas vezes o Pedro Emanuel enterrou também??? Não é por causa de um deslize ou outro que vou deixar de gostar dele. O Stepanov tem tudo para ser um grande central. Olhem para o que vos digo. O Bruno Alves também era uma merda há uns tempos atrás não era???? Vejam agora. Apoiem que é o nosso dever e deixem os homens fazer o seu trabalho. Viva o FC Porto e ao Porto.

Vitor disse...

Contrariamente a outros foruns aqui o facto de não se gostar do treinador não somos apelidados de mouros,assim sendo sou do que gostava de ver Jesualdo longe do dragão.Acho que o senhor não percebe de bola q.b para treinar o FCP.

Anónimo disse...

eu mantenho a minha opiniao k infelizmente ja dura ha 2 anos, desde a ma noticia k o jesualdo ia ser nosso treinador... BAZA LAMPIAO!!!
como eu mtos ultras deixaram de ir a bola, por causa unica e simplesmente do treinador.. digam-me um jogo onde jogamos a bola, onde demos espectaculo..
andamos aqui a gastar centenas de contos por ano pa ver o porto a arrastar-se em campo, marcar um golo e depois e um deus me livre..
pa, quero la saber das 8 vitorias seguidas, n sou do slmerda k tb dizem k ja nao perdem ha um ano ou crlh, quero e ver um porto k jogue a bola e por amor de deus... mandem-me este gajo embora pa eu comecar a ir a bola outra x!!!
socio 17432 do fcporto c lugar anual, ultra dos SD e k sempre fui contra de termos o jesualdo como treinador, so n percebo como ainda o defendem... mas pronto!!!
saudaçoes PORTISTAS e BAZA LAMPIAO!!!

Pedro Reis disse...

Este é único blog ligado ao FCP (????)que conheço, onde os maus resultados do FCP são motivo de euforia!

Continuem assim que eu só cá regresso para festejar mais um campeonato...

Nuno Silva disse...

meu caro amigo... a culpa é dos erros individuais.... diz o nosso treinador... ele deveria ser mais duro é com ele próprio porque transmite a ideia de facilitismo aos jogadores...

Para mais é só ver o meu comentário no meu blog:

http://remateabaliza.blogspot.com

Anónimo disse...

Este tipo de comentários é tipico de gente que tem memória curta e inteligência inexistente.

Se tivessem a minima noção de gestão estariam tranquilos como eu. Este tipo de reacções é tipico de gente que não é e nunca vai ser nada na vida.

Mudem de clube...

Anónimo disse...

Ao ver este jogo, lembrei-me do Nacional - FC Porto de há 3 épocas em que, a ganharmos por 2-0 a 5 minutos do fim, "conseguimos" empatar 2-2. No final da época, estes dois pontos vergonhosamente perdidos eram suficientes para termos sido campeões (assim, foi o SL Pide)

Sigo o FC Porto há 20 anos e nunca o vi jogar de forma tão displicente e minimalista. A qualidade está lá mas parece que impera a lei do menor esforço.

Anónimo disse...

Interessante a forma como se passa de comentar uma equipa, um jogo, para o insulto a quem deixa o seu contributo...

Anónimo disse...

Interessante a forma como se passa de comentar uma equipa, um jogo, para o insulto a quem deixa o seu contributo...

Anónimo disse...

so leio ignorantes aqui... sera k ninguem ve k o jesualdo so ainda ca ta por interesse da sad? e um treinador acomodado, k recebe tudo o k lhe mandam, de futebol ate percebe, n sabe e ler o jogo...
oh anonimo, a minha memoria deve ser o dobro da tua,se te tas a referir a epoca do mourinho (e eu n posso c o mourinho agr) n vias a displicencia k ves no porto de agr, e dgo mais, nem c o adrianse vias isto!
e uma vergonha, eu como portista e socio do fcporto ha 26 anos!!! hoije tou envergonhado, como fiquei c atletos, fatimas, etc etc!!!
a verdade e so esta... ele ganha mas n convence, passa pela cabeça de alguem k nenhum reforço tenha lugar nesta equipa?
eh pa...
fiquem bem e so espero k nao se repita o ano passado... pk este ano comecou cedo demais a perda de pontos!!!
o PORTO e nosso!!!

Anónimo disse...

Jesualdo é incompetente, ponto final. E não venham com a conversa da SAD, das contratações, das dispensas, etc.
Foi Jesualdo que dispensou Renteria, Jorginho, Pitbull, etc. É Jesulado que não coloca a jogar Farias, Mariano, João Paulo, Leandro e Bolati.
É Jesualdo responsável pelos jogos miseráveis que fazemos. É jesualdo que se assusta com o poderio atacante de Paços de Ferreira, Belenenses ou Estrela da Amadora e encolhe a equipa como se estivesse a jogar com um Milan, Manchester ou Real Madrid. Nós que estamos habituados a enfrentar até bandidos da estirpe de Lucilios, Ferreiras, Paratys, Proenças, Morgadas e afins não podemos atemorizar-nos com um insipiente e inofensivo Estrela da Amadora.
Dpos fracos não reza a história e este Jesualdo é muitíssimo fraco.

Anónimo disse...

Eu dou mais 1 jornada de benefício da duvida ao Burrualdo:

Como ele disse que foi "inaceitável a forma como o FCP jogou os ultimos 20 minutos" então espero que ele tome medidas, isto é, mude já os culpados no próximo jogo.

Caso contrário passo-lhe já o ATESTADO DE BURRO BENFIQUISTA e peço que o Mingos tome conta da equipa.

Pinto Azul

Anónimo disse...

Quem daqui defendeu que o Jesualdo devia tirar o Helton e o Stepanov depois da vitória frente ao Marselha tem toda a razão...
Que culpa tem o Jesualdo da saída em falso do Helton? Devia ter jogado com o Nuno, era? Se calhar, se o Nuno jogasse e errasse (como já errou), o Jesualdo era burro por ter mudado o guarda-redes...
Que culpa tem o Jesualdo do erro infantil do Stepanov, no lance do penalty? Foi porque o pôs a jogar? Então, mas há duas ou 3 semanas o Stepanov não era muito bom e tinha entrado de estaca na equipa? Não tinha feito já esquecer o Pepe? Passou de bestial a besta por causa de 1 ou 2 erros? Quantos erros assim cometeu o Pepe, antes de ser vendido por 30 milhões de euros para o Real Madrid e passar a ser o maior? E o Bruno Alves, agora titular da selecção? Pelos vistos só os jogadores e treinador é que devem aprender com os erros, os adeptos nunca! Jogos destes acontecem a qualquer equipa. O Porto fez o que tinha a fazer: marcou, controlou o jogo e geriu o esforço. A equipa desconcentrou-se nos últimos minutos e 2 erros infantis deitaram tudo a perder. Não devia ter acontecido. Mas há que reagir e regressar às vitórias já no próximo jogo. Continuamos na frente do campeonato e do nosso grupo da Liga dos Campeões. Por isso, um pouco de calma, meus amigos. É nas horas más (e tomara os outros estarem tão mal como nós!) que se vêm os verdadeiros adeptos. A equipa precisa de apoio e não de críticas irracionais.

Anónimo disse...

Mas há uma evidência inegável: a atitude treina-se.

Anónimo disse...

É claro que racionalmente, tens toda a razão PC. Mas deixa que te diga, mesmo nas vitórias que temos tido, estamos sempre com o coração nas mãos. A equipa encolhe-se quando está a ganhar nem que seja por meio golo, até com o Pedrouços. Achas que isso é dos jogadores? Não achas que teríamos que ter uma atitude muito mais competitiva, até porque a base da equipa quase não mudou duma época para a outra? Pois é preciso trabalho, organização, responsabilidade e saber transmitir aos jogadores que os inimigos do Porto não são apenas os 14 que todos os domingos nos defrontam no relvado.

Anónimo disse...

São absolutamente lamentáveis as atitudes e declarações de Jesualdo Ferreira. Ao invés de assumir as suas responsabilidades, sacode a água do capote para cima dos jogadores, como se fossem eles os responsáveis por aquelas miseráveis substituições e alterações tácticas.
Já foi assim em Braga e na época passada quando as coisas começaram a descambar e tentou fazer de Bosingwa o bode espiatório.
Já chega! Queremos um futebol ao nível dos jogadores que temos e não é com Jesualdo que lá chegamos.

Anónimo disse...

Duma coisa tenho a certeza. Até com Rodolfo Reis de certeza absoluta que não perderíamos 4 pontos, como perdemos com o Belenenses e com o Estrela da Amadora.

Anónimo disse...

Estes empates são sempre difíceis de digerir. Eu compreendo isso. A mim também me custou empatar daquela forma. Agora, acho que devemos ter capacidade para saber digerir sem dramas este momento menos bom. Estamos na posição ideal para o fazermos (1º lugar).

Ontem nada fazia prever o que aconteceu. A equipa ganhava por dois golos de diferença. O ataque do Estrela foi completamente inconsequente o jogo todo e o Porto controlou sempre as operações. Se calhar foi precisamente essa inofensividade do Estrela que fez baixar a guarda e quebrar a concentração. Porque o problema foi esse, duas falhas de concentração defensiva. E quando isto acontece, tanto faz a equipa ter passado o jogo todo a atacar como não. Uma bolita para a área, alguém falha de forma infantil e quantos pontos se perdem assim? Não há táctica que resista a isto. Acontece. Supostamente, os dois golos de diferença que o Porto construiu deviam chegar para cobrir estas surpresas. Ontem não chegaram. Que sirva de lição. Duvido que esta equipa volte a entregar um jogo daquela maneira.

Anónimo disse...

pc... e tudo mto bonito, mas liçoes ja tivemos contra este mmo estrela ano passado, contra o atletico, o fatima...
a verdade e so uma, o jesualdo ate pode planificar bem os jogos tacticamente, mas n tem pulso na equipa, isso ninguem duvida, cada um faz o k quer, n ha jogo colectivo, vivemos a custa de uma kk jogada individual... e isto n e de hoje, mmo c as 8 vitorias seguidas era assim, jogavamos pouco, muito pouco pa quem teve 8 vitorias seguidas...
uma equipa como o porto tem k prever tudo, entao depois do 2-1 n tem cabimento nenhum meter outro trinco(kaz!!! quem e este?) e tirar o meireles k era o unico k tapava ali a frente da defesa...
pa, n ha justificaçao, e uma vergonha e o jesualdo ja nos humilhou vezes demais pa continuar a ser bemvindo!
força MAGICO PORTO!!!

Anónimo disse...

Já não se lembram das asneiras do Pepe? E de como ganhamos ao Marselha, graças ao Jerifaldo? Tenham calma, parecen umas benfiquistas histéricas.

Anónimo disse...

Mas afinal qual foi a humilhação? Ser Bicampeão de Portugal e o clube português a ir mais longe na Liga dos Campeões? Estar na frente do campeonato com 4 pontos de vantagem sobre o Benfica, 8 sobre o Sporting e em primeiro lugar no grupo da Liga dos Campeões? É esta a humilhação? Pensem antes de falar.

Vitor disse...

Já so cá faltava falar de benfiquistas.Arre porra que isto é sina,os anónimos insultam com facilidade.

MiguelMor disse...

É claro que o Jesualdo tem culpa. Assim como tb tem de ser considerado responsável qd a equipa ganha. É assim q deve ser: qd ganham, ganham todos, qd perdem, perdem todos. Agora não culpem o Jesualdo pelo facto do Hélton quase sair da área e apanhar apenas ar e pelo Stepanov ter decidido agarrar um adversário q ia na direcção oposta à baliza.
É culpado por n saber pôr na cabeça dos jogadores q os jogos têm 90m q devem ser jogados até ao fim. E será culpado se, dps desta exibição, n fizer alterações na equipa. Em nome da competitividade da equipa.

Anónimo disse...

Calma meus amigos!Não devemos entrar no campo do insulto ao treinador.Tenho defendido o treinador em muitas situações.Neste jogo em concreto Jesualdo não esteve bem ao substituir Lucho, apesar de vir de uma lesão.Vem aí uma paragem da Liga e não eram mais 20 m que desgastariam Lucho.Quanto a Stepanov, não tenho dúvidas que será um grande central. Tem feito excelentes jogos mas tem revelado alguma inexperiência em lances decisivos como nos dois golos do Marselha ou neste penalti infantil da Amadora.Penso que o regresso de Pedro Emanuel,com toda a sua experiência e carácter,já devia ter acontecido.A sua presença dá consistência à defesa e é factor de equilíbrio da equipa.

Anónimo disse...

pc n deves e saber ler...
humilhaçao e perder c o atletico, como se n bastasse, perder c o fatima, e empatar como empatamos ontem, isso e humilhaçao, talvez para ti n seja, olha, pa mim e!
e k eu ontem cheguei a casa as 4:30h pa entrar as 8h, depois daquele brilharete... vontade fdd de ir trabalhar!!!
pc tem juizo, n ha desculpas po jesualdo, ate os jogadores ja devem tar fartos dele... basta ver as declaraçoes do ze hoje...
o k me chateia e k o ze vai ser castigado e o lampiao vai continuar de braço cruzadinho, a fazer spe as mmas substituiçoes, etc etc
sem duvida, e o maior, nos e k somos otarios k ainda andamos atras deles, a meter ferias pa ir 2 dias a liverpool pa ver o porto quando podia ir c a mulher a kk lado... realmente tens razao, otarios somos nos, n e o jesualdo!!

Unknown disse...

Amigos

Então só falam (polemizando) em treinador, jogadores.

E... o presidente?

Quem estve ausente nos últimos dias (duas semanas)?

Será verdade que foi, pela primeira vez na época, ao balneário
depois do jôgo?

Das duas semanas de ausência será que a Sad irá descontar-lhe no salário ?

Não era má ideia até porque daria para mais meia duzia de lugares no futuro Ginásio (perdão, Pavilhão) de... 2.007 lugares.

Um abraço para os verdadeiros portistas que não só do... futebol

Anónimo disse...

Já cá faltava essa dos verdadeiros portistas... Quem são os verdadeiros portistas, Adriano Correia? São aqueles que não perdem uma oportunidade para bater no presidente do Porto? Será você capaz de fazer um comentário, seja sobre que assunto for, sem bater no Pinto da Costa? Acha que o ginásio devia ter mais lugares, que o Porto devia ter mais modalidades e que o Pinto da Costa lhes devia dedicar mais tempo? Tudo bem, está no seu direito. Agora, aproveitar um empate no futebol para vir mais uma vez bater no presidente do Porto, com a história das duas semanas de férias, parece-me mero oportunismo. E oportunismo, desculpe-me, mas não é uma coisa que fica bem aos verdadeiros portistas.

Regressando ao tema deste post, eu continuo a achar que vocês estão a fazer uma tempestade num copo de água. O Porto é Bicampeão Nacional, é líder do campeonato e do seu grupo da Liga dos Campeões. Pensar sequer na hipótese de mandar embora o treinador é um absurdo. A não ser que queiramos voltar a ir buscar aos 3 por época e entregar o título ao Benfica, como aconteceu em 2004/2005.

Anónimo disse...

O treinador já provou, pelo menos pelo trabalho que fez em Braga, que é capaz, mas atirar com as culpas todas para cima dos jogadores custa um bocado a engolir. Porém, ele conhece o balneário melhor do que eu...mas que raio! por que é que ele põe sempre os mesmos a jogar?

Que saudades do Mourinho! Ao menos ele assume como seus os bons e os maus resultados.

Anónimo disse...

Amigo «pc» (que coincidência...).


Divergir é salutar, desde que seja com normas de boa educação. O que sucedeu...

A sua (respeitável) insinuação... está parcialmente certa. «Bater» no Presidente, sim, mas não à custa de fracassos futebolísticos.

Mas quais fracassos? Já se perdeu alguma coisa exceptuando a Taça da Liga (às «mãos» do... GD Fátima)?


Vamos lá:

Não, tem razão, não devia ter mais modalidades.

Bastaria que não tivesse, pura e simplesmente, exterminado as que existiam aquando do seu primeiro mandato, casos do ciclismo, do voleibol e (a «escola» dele...) o hóquei campo.

E fiquemos por aqui, porque, de património exterminado... é bom nem lembrar. Foi tudo, até o Museu.

Tenho esperança que aquando da recandidatura (daqui a 3 anos) a promessa seja a, finalmente construção do Museu.

Claro que isto aos «futeboleiros» não diz nada...

Um abraço e sempre a respeitá-lo, do Adriano Correia

Anónimo disse...

Amigo Adriano, queria o Hoquei em campo para jogar contra quem? Se quer dizer mal do presidente, diga que ele devia ser padre, que não podia casar, agora por acabar com o hoquei em campo? Valha-me Deus.
Volta Rui Moreira que estás perdoado!

Anónimo disse...

Tem razão, Adriano Correia, é coincidência. Não me chamo Pinto da Costa.

Eu não falei em fracassos. Se ler o que eu escrevi, tenho defendido precisamente o contrário. Não há fracassos, há sucesso. Mesmo nas outras modalidades, o Porto vai em 2º no andebol e em 1º no hóquei e no basquetebol. Agora, você não pode negar que, propositadamente ou não, aproveitou um momento menos bom da equipa de futebol e a contestação que isso gerou para criticar o presidente do Porto, com assuntos que nada têm a ver com o empate na Amadora. As suas críticas são legítimas (como as de todos os portistas), o momento e o espaço (tema) é que se calhar não são os mais oportunos. Não sei ao certo o que quer dizer com futeboleiros, mas eu que adoro futebol não me considero menos nem mais portista do que os outros. Gosto de estar atento ao que se passa no clube e concordo que o Porto devia ter um museu. Só que isso custa dinheiro e há que estabelecer prioridades. E quando isso acontece, não há volta a dar, é impossível agradar a todos. O ginásio foi o possível, dadas as divergências com a CMP. Se tivéssemos as benesses que tiveram os clubes da segunda circular, se calhar tínhamos mais património e um ginásio maior. Quanto às restantes modalidades, geralmente um clube que dá prioridade ao futebol, como é o caso do Futebol Clube do Porto, consegue manter mais uma ou duas modalidades a alto nível, mas pouco mais do que isso. Diga-me, por exemplo, que grandes clubes europeus têm ciclismo? Os tempos em que se fazia desporto por amor à camisola já lá vão. Com as SAD's acabaram os dirigentes que trabalhavam de graça. Tudo custa dinheiro. É geral, não é um exclusivo do Porto. Os salários dos dirigentes da SAD são elevados? É discutível. Quanto vale uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões (em prestígio e em dinheiro)? Que outro clube em Portugal consegue rentabilizar desta forma os salários que paga aos seus profissionais?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Amigo «pc»:


Com elevação, como se pretende.

E a começar pelo fim...

Custear os... êxitos do futebol portista, com os vencimentos dos seus administradores é, no mínimo, e com o devido respeito, caricato.

Fez-me RECORDAR o «slogam» de campanha, nas célebres «sessões de esclarecimento», em 1982:

- «JAMAIS «GANHAREI UM TOSTÃO AO SERVIÇO DO CLUBE», sabe quem o disse?


Mas, passemos a deante.

Está enganado. Não «aproveito» os inexitos do futebol (que até... repito), nem existem, salvo a referida eliminação da Taça da Liga (há, é verdade, e a perca da supertaça...), para «criticar» o presidente.

Critico-o sabe desde quando?

Desde 1998 quando, após «ameaça» de extinção do andebol, e não fora duas antigas glórias da modalidade (Mário Gouveia e Abílio Soares -sabe quem foram?) assumirem a sua gestão.

E, dois anos depois, quando se venceu, após 31 anos de jejum, de novo, o título nacional, o «nosso» presidente foi para o camarote do extindo Pavilhão verter lágrimas (demagógicamente) de crocodilo, dizendo que «era o título que me faltava».

Único jogo a que assistiu, nessa época. A exemplo do que ainda
«hoje» faz... só quando se está para ganhar títulos.

Que grande lata, não acha?


Sobre as prioridades e os exemplos que dá, amigo «pc», só lhe digo que com o que se passa na casa do vizinho podemos nós bem...

Em 1983 o nosso Clube era eclético e tinha património, hoje, o amigo conforma-se que tenha só mais uma ou outra modalidade e não tenha pavilhões, piscinas, ginásios, museu, e até estádio (o «dragão, desculpe lá, é muito bonito mas é mais um... centro comercial)???

Não é necessário pretender que existam duas ou três modalidades (no futebol é que não se «pega» - é a galinha dos ovos de ouro das sads) porque basta que, no hóquei patins, por exemplo, a verdadeira sua «alma» desapareça (salvo seja) para que acabe a modalidade. Chama-se... ILIDIO PINTO, conhece?

O Basquetebol só, ainda, existe porque um dos administradores da Sad é... FERNANDO GOMES, glória da modalidade.

E o andebol, está por um fio...

Daí, o «investimento» num ginásio (de 2.007 lugares) que não num verdadeiro... PAVILHÃO.

Do MUSEU, nem falo porque, já me apercebi, que a sensibilidade do amigo «pc» não vai por aí. Só digo que é uma autêntica VERGONHA a sua inexistência.

Voltando atrás, à... insinuada questão nas «saudades» da época futebolistica de 2004/05 em que tivemos TRES treinadores.

Sabe de quem foi a culpa não sabe? E lembra-se do que se estava a passar, a nível pessoal, com o senhor presidente, não se lembra?

Mesmo não se recordando, não lhe dou o conselho de ver o... filme.


Respeitosamente, um abraço do
seu correlegionário PORTISTA, Adriano Correia

Anónimo disse...

Para o «amigo anónimo» do...
VOLTA RUI MOREIRA QUE ESTÁS PERDOADO.


Não entendi mas... como não foi incorrecto, só lhe queria lembrar a promessa que o DR. JOSÉ EDUARDO PINTO DA COSTA fez para voltar a ser... «SOMENTE», associado do FC PORTO:

- «Voltarei a ser associado quando o FC Porto voltar a ter... hóquei campo».

Dá, no mínimo, para meditar não dá?

Hoje não «serve», mas serviu há 40 anos como «escola» de dirigismo, do tempo do... amôpr à camisola.

Depois não gostam de ouvir falar em... futeboleiros.

Um abraço do Adriano Correia.

Anónimo disse...

Na prática, Adriano Correia, por mais razão que possa ter nalguns argumentos que (agora) apresenta, a sua resposta é mais um ataque feroz ao presidente do Porto, ao qual só lhe reconhece defeitos. Eu, apesar das minhas iniciais, que você fez questão de notar, não sou um cego seguidor, nem oponente de Pinto da Costa. Reconheço-lhe defeitos e virtudes. Principalmente virtudes. O Adriano prefere o Porto de há 40 anos, de mercearia, muito eclético e que raramente ganhava o que quer que fosse. Eu prefiro um clube moderno, ganhador, com dimensão nacional e internacional, com todas as virtudes e defeitos inerentes. Acho que se deve fazer os possíveis por manter as modalidades existentes, principalmente as que têm êxito. Não defendo a criação/reabertura de modalidades só para "encher" a secção modalidades e endividar o clube. E acho que o futebol deve ser a prioridade do Futebol Clube do Porto. Se houver necessidade de escolher, escolho sem hesitar a alma do clube: o futebol. E não me considero menos portista do que ninguém por pensar assim. Nem chamo andeboleiros nem hoqueiros aos que não pensam como eu.

Despeço-me, seguindo o seu conselho e dizendo-lhe o que já disse a muitos benfiquistas: não vejo o filme, não li o livro, mas vi o Porto ser Campeão do Mundo. Eles preferem o livro e eu compreendo e respeito.

Anónimo disse...

Adriano, eu sou o do volta Rui Moreira que estás perdoado.
Continua a falar no hoquei em campo, mas eu pergunto-lhe, hoje em dia que competições há de hoquei em campo? Só se fosse jogar para o Paquistão, Sri Lanka ou Índia. As suas criticas já são repetidas e o seu ódio de estimação a Pinto da Costa já o conhecemos.
Mas eu estou como o nosso companheiro PC que responde espectacularmente que os outros preferem glórias efémeras de livros de bordel, de filmes de série C e páginas de jornais ocasionais, mas eu também prefirto ter estado em Sevilha, em Gelsenkirchen, ver e sentir aquilo que eles jamais conseguirão.

Anónimo disse...

Parabéns PC, podemos estar em desacordo em assuntos pontuais, mas não há dúvida que o que nos une é esse incomparável amor ao GRANDE FCP.

Anónimo disse...

Caro Adriano, eu também gostava que houvessem mais modalidades amadoras, principalmente o Voleibol. Eu ainda joguei no pavilhão, não como atleta do FCP (infelizmente) mas como adversário do Nelson Puga, do Luis Silva, do Vilarinho e outros grandes atletas. Lógicamente que gostava que a modalidade existisse.
Mas já comparou com os grandes colossos internacionais, geradores de muito mais receitas que o nosso Porto e viu quais os que t~em mais modalidades amadoras que o nosso clube?
O museu. Bom o Estádio acabou de ser construído há bem pouco tempo e deve saber que ainda não está totalmente pago, porque a nós ninguém nos dá nada. Mas a seu tempo estou convencido que teremos o museu com a qualidade e a dignidade a que temos direito. Tenha calma.

Anónimo disse...

Amigo «pc»:

FUTEBOL, FUTEBOL, FUTEBOL...

Prontos... vamos «ultrapassar» as modalidades.


E os pavilhões? As piscinas? Os ginásios? O Museu? O... ESTÁDIO (com as suas pistas)?

Tudo que tinhamos em 1983, hoje... 2007, tempos...NADA.

E o amigo «ultrapassa» isto sem qualquer comentário.

Se o não é oponente do «nosso» presidente, eu também não sou. É o presidente eleito (sem o meu voto) que repeito.

E, se não é seguidor, eu... FUI.

E, precisamente por causa do... FUTEBOL (veja lá).

Porque também não queria voltar aos «célebres» 19 anos de jejum e reconhecia ao «candidato»... a presidente (como ainda hoje lhe reconheço), «virtudes» para bem gerir o... futebol.

Apesar da sua (dele) «formação» nas... MODALIDADES DE HÁ 40 ANOS, de forma graciosa e, por isso, por... AMOR À CAMISOLA.

Faço-me entender amigo «pc»?

Foi naquela fase crítica (chamada de «Verão Quente» de 1980» - um dia ainda se fará a sua verdadeira história), que já lhe lembrei, e quando o... ainda «candidato a candidato», prometia... «JAMAIS GANHAR UM TOSTÃO AO SERVIÇO DO CLUBE».

É verdade que o prestígio do Clube se cingia aos êxitos, sobretudo,

- do ANDEBOL DE 11 (Fabião, Dias, Pintado, Madureira, Dr. Augusto Costa, Campos, Ferra, Gouveia, Coelho, Urbano, etc.)

- e do CICLISMO (Onofre Tavares, Dias dos Santos, os Moreiras de Sá, Carlos Carvalho, Mário Slva, Sousa Cardoso, Joaquim Leão, José Pacheco, etc.).

Dizem-lhe alguma coisa? Já deu para entender que não... Só os Madjers, os Gomes, os Baias, os Quaresmas, etc., não é?

Pois lembre-se que há 40 anos para trás, já o FC Porto tinha sido... campeão nacional, e por diversas vezes, e até, com alguns êxitos iternacionais, num tempo em que não existiam provas competitivas.

A mais célebre, conhecida pela «vitória sobre o Arsenal», em Maio de 1948, e que ficou perpetuada num majestoso troféu.

E, é verdade. Que é feito desse troféu? Isto cheira a... MUSEU e, então, não interessa pois não?

Ao menos sabe-se que não estará de exposição, em qualquer residência, e com caninos dentro...

Já para não lembrar que, ainda nem os progenitores do presidente eram nascidos, e o FC Porto já era... CAMPEÃO NACIONAL (1921/22)

E os nomes (já agora, para os... futeboleiros):

- do Siska, do Pinga, do Guilhar, do Correia Dias, do Araújo, do Hernâni, do Pedroto, do Miguel Arcanjo, do Monteiro da Costa, do Perdigão, do Acúrcio, do Virgílio, do Custódio Pinto, do Rolando, do Américo, do Nóbrega, do Pavão, etc., etc.,

já não existiam antes do «reinado» do... presidente ?


Vou, intencionalmente, ultrapassar a questão das... «dividas» que insinuou que eu preferiria existir no Clube.

Quer fazer o favor de substituir o adjectivo «dívidas», para...
«passivo»? Não? Bem o compreendo amigo «pc».

Vou-lhe contar uma triste história verídica, e, depois, o amigo fará as suas reflexões sobre o que deve ser um Clube eclético, como era o nosso.

Em tempos (há cerca de um ano) cruzei-me com o Vilarinho, do Voleibol, na Cordoaria (de bata branca pelo exercício da medicina no Hospital de Santo António).

E, surpresa a dele, por ter sido reconhecido, já que o voleibol do Clube foi extinto há 15 anos (fez parte da última equipa, que até foi campeã, onde pontificavam, ele e o Puga, Filho - exactamente, o médico do... futebol).

Disse-me, páginas tantas: «o Clube nada nos pagava, só nos fornecia o equipamento, água e o pavilhão», e terminou dizendo-me: «foi um autêntico crime o que fizeram».

São por estes (contados) e outros (vistos - a «célebre» lágrima de crocodilo no andebol) factos, que conto com mágioa, mas com grande transparência, que faz com que o amigo «pc» me rotule de «atacante feroz» ao presidente.

Já que me falou dos 40 anos, digo-lhe que sou associado há mais 3 (desde Outubro de 1964) mas até poderia não ser...

O portismo não se mede pelo cartão mas pela devoção... NO SEU TODO.

Um abraço do Adriano Correia

Anónimo disse...

Amigos (anónimos):


Se aguma «virtude» penso(passe a imodéstia) que tive, foi pô-los a reflectir sobre o «nosso» FC PORTO e não, apenas, e só, o seu futebol.


Algumas, poucas, reflexões:

- A questão do hóquei campo (quási inexistente, é verdade) «utilizei-a» como... autêntico exemplo de exterminação de, essa, e de outras modalidades.

Quando o hóquei campo foi extinto, havia muita competição. Não querem que repita a «promessa» do... Dr. José Eduardo Pinto da Costa, pois não? Sabem quem é não sabesm?


- O ciclismo, claro, que com a... inexistência de pistas (e a nossa era das melohre do país) deixou de ter sentido até por falta de... sensibilidade (e vontade)para tal.

- Sobre o voleibol, ainda bem que contei o episódio do Vilarinho, antecipando-me ao «amigo anónimo», também ele... apaixonado pela modalidade, e pela frequência. Eu não, era como... espectador e... adepto.


Gostei dessa... manifestação de afecto (compreensão) ao amigo «pc» porque, pelo que me apercebo... MERECE.

Não como PORTISTA (que... todos somos) mas... como PESSOA.


Um abraço do Adriano Correia.

Anónimo disse...

Uma das qualidades que eu aprecio nas pessoas é a positividade e a capacidade de criticar construindo. Aquilo que o Adriano Correia tem feito é sobretudo destruir. Nem um esboço sequer de uma solução para as inúmeras reclamações que faz. Pegou em tudo o que podia atirar contra o presidente do Porto e atacou-o em todos os comentários que fez. Nem o futebol, único mérito que reconhece (ao de leve) a Pinto da Costa escapou. Dos 6 títulos internacionais conquistados pelo Porto, o Adriano, aproveitando uma deixa minha, escolheu 3... treinadores, em 2004/2005. E isto, de facto, fez-me reflectir (honra lhe seja feita). O que levará franceses e alemães a elogiar mais o nosso clube do que alguns... verdadeiros portistas? Será o futebol? Qual foi a modalidade que nos permitiu passar de um clube regional que poucos conheciam para um grande clube europeu, conhecido em todo o mundo? Terá sido o futebol? Quem é o principal responsável por este crescimento? Será o alvo predilecto do Adriano Correia? De facto, fez-me pensar e chegar até uma coisa chamada ingratidão, um dos principais defeitos das pessoas. Curiosamente, o principal motivo das suas críticas é também a sua principal marca.

Assim sendo, por mais razão que tenha em alguns dos seus argumentos, por mais pertinentes que sejam algumas questões que coloca, fica a nítida sensação de que as coloca pelos piores motivos. Por exemplo, a questão do património. O Adriano Correia diz que o Porto não tem nada. Isto não é uma abordagem séria. O Porto está em fase de modernização. Destruiu para voltar a construir. Não podemos exigir que seja tudo reconstruído ao mesmo tempo. O pavilhão previsto inicialmente era de 10.000 lugares. É natural a desilusão dos portistas. Mas o Adriano Correia sabe por que motivo não foi feito, não sabe? Lembra-se das obras do Estádio do Dragão (o tal que você não gosta) terem parado, não lembra? Com o mal dos outros pode você bem? O mal foi nosso, meu caro, que tivemos de construir um pavilhão mais pequeno, com os tais 2000 lugares, a que o Adriano chama ginásio. Mas sem o ginásio, as modalidades que você tanto defende iam continuar com a casa às costas, como andam há vários anos. E o Adriano se calhar viria aqui criticar Pinto da Costa por isso, porque, já se percebeu, devoção por essa causa não lhe falta. Teremos um pavilhão pequeno, mas tal como o estádio, será nosso. Concordo que é necessário um museu que dê aos troféus do nosso clube o lugar que eles merecem. Mas lá está, depressa e bem... depois se calhar vem queixar-se que não era o que esperava. Há sempre forma de encontrar falhas no trabalho dos outros, quando é essa a principal intenção. O que me leva, para terminar, ao motivo (afinal) desta discussão: o... empate na Amadora.

Até uma próxima oportunidade

Unknown disse...

Amigo «pc»:


Surpreendeu-me pelo tom (a «voz», naturalmente não existe).

Negativamente, diga-se...

Daí, logo que me seja oportuno,
«replicarei»... pela ÚLTIMA VEZ, juro-lhe.


Entretanto, um abraço respeitoso do Adriano Correia

Anónimo disse...

Faça o favor de replicar quando muito bem entender, Adriano Correia. Comece, por exemplo, por explicar por que motivo veio a um blog onde se discutia o empate da equipa de futebol, na Amadora, reclamar mais lugares para o pavilhão, atacando com isso... quem? Adivinhou, Pinto da Costa. Eu não voltarei a dar para esse "peditório". Respeitosamente não existe voz? Com elevação retribuo. Juro. E já agora digo-lhe que aquilo que você reclama para si já foi debatido em vários blogs portistas, na altura e no sítio devido. Portanto, não me leve a mal, mas dispenso a leitura da sua última "réplica".

Anónimo disse...

Amigo «pc»:

Ora vamos lá, então… pela ÚLTIMA VEZ, juro-lhe. Se quiser (como «ameaçou») ignorar, o problema é do amigo «pc». Por certo (nem que seja uma minoria…) alguém há-de ler e meditar.

Também aprecio as qualidades de pessoas com capacidade para criticar mas… construindo. Na discussão em apreço (o «nosso» Clube») não posso construir o que… destruíram. Limito-me (e compete-me), como adepto e associado (nº 3.237, já agora…) criticar.

Eu sei que há as Assembleias Gerais, eu sei, mas o amigo «pc» sabe como elas funcionam, não sabe? Já agora. Soube o que se passou na última do «nosso» Clube, sabe? Não sabe? Então informe-se e… arrepie-se.

Bom, mas voltemos às capacidades críticas.

Então, só porque o futebol vai bem (nem sempre… nem sempre, amigo «pc»), a gestão do Clube, não pode ser criticada? Um Clube riquíssimo (era…) em ecletismo e património, constantemente exterminado nuns tempos em jamais «jorrou» tanto dinheiro…

Eu sei que acha que os franceses e alemães não querem saber se o FC Porto é eclético e tem riquíssimo (desportivamente falando) património, eu sei. Mas quero eu e muitos como eu (e outros «anestesiados») que despertarão… um dia. Se calhar também o amigo «pc».

A não ser que se venha a passar o que actualmente acontece no nosso vizinho Boavista FC («lançar» alguém que… ignore os «buracos»). Faço-me entender?

Impressiona-me que, por vezes, até admite que eu «até tenha alguma razão nos argumentos» mas, quando toca a «apontar o dedo» o amigo «pc» se incomode.

Para que não hajam duvidas…

Um dia que se «promova» a edificação de uma estátua ao homem (salvo seja, até porque não simpatizo com semelhantes honrarias) eu, se me dessem oportunidade, seria o primeiro a… subscrever desde que nessa edificação constasse… «EM HONRA AO MELHOR GESTOR DO FUTEBOL DO FC PORTO». Fiz-me de novo entender?

Tenho pena que refira afirmações que não fiz. Eu nunca disse que não gostava do «Estádio do Dragão», antes pelo contrário, até disse, e digo, que é bem bonito (esteticamente falando). Mas também disse, e reafirmo, que de estádio de futebol só tem as bancadas, e o relvado, marcado e com duas balizas. Claro, que também os balneários e uns espaços que servem de administrativos (anteriormente designada por sede). Digamos que, exclusivamente utilizado pelo FC Porto, aí uns… 30%. Tudo o resto… bom, é só o amigo «pc» visitá-lo, sem jogos. Daí, a minha afirmação (que reafirmo) ser mais um Centro Comercial do que um… Estádio de Futebol.

Agora, a «história» como sucedeu e como não sucedeu… todos sabemos. Como sabemos que, em 1952, o ESTÁDIO foi construído pelos sócios do Clube (com comparticipação estatal, como este). Como sabemos que, em 1973, ao PAVILHÃO aconteceu o mesmo. Tanto um como outro com subscrições públicas e sorteios porque… NÃO HAVIA O DINHEIRO QUE HÁ HOJE, absorvido pelas Sads., leia-se, seus… administradores.

O amigo «pc» diz que o Ginásio (perdão… Pavilhão) de… 2.007 (enganou-se, não são 2000) chega. Estou a ver que segue o exemplo do «nosso» presidente que só vai ver os últimos jogos… mas para campeão. Para alguns (não) frequentadores, até concordo que sim. E as modalidades, poucas que sejam? Onde joga a formação do hóquei, do andebol e do basquetebol. Quando encontrar a «alma» do hóquei, o já referido senhor ILIDIO PINTO, pergunte-lhe e vai ouvi-lo. Mas, vou antecipá-lo. Se mantiver o que já disse, jamais sairá de Fânzeres porque o novo Ginásio (perdão… Pavilhão) não lhe chega. Conceito, aliás, comungado por responsáveis das outras modalidades que me confidenciaram pessoalmente. E até tem lógica não tem amigo «pc».

Como vê, a minha «réplica» continuou a versar… FC PORTO e não o seu futebol. E, se for ao início deste «bloge» verá que a minha «entrada» teve a ver com o desmistificar do (relativo) «fracasso» na… Amadora. Aproveitei, é verdade, para «alertar» os amigos portistas, que mais importante que um ligeiro fracasso do futebol, era reflectirem sobre o ESTADO ACTUAL DO CLUBE… NO SEU TODO.

O amigo interpretou de outra forma. Paciência e as minhas desculpas.

Mesmo, e apesar de tudo, fiquei com boa impressão do seu verdadeiro portismo, embora com conceitos diferentes do meu. É natural. O futuro, como lhe disse, nos dará (ou não) razão. Preferia que fosse a si.

Um abraço e um até… NUNCA do Adriano Correia