O treinador diz que demos 45 minutos de avanço. Mentira. Demos 58 minutos (que foi o momento do primeiro remate à baliza) e um golo de avanço. E na verdade, o jogo só começou a 10 minutos do fim quando a equipa pareceu acordar definitivamente da letargia que a adormecia (e a todos nós no estádio) e mostrou alguma, pouca, vontade de dar a volta à situação.
De resto, da primeira parte, foi miserável demais para ser comentada. Não seriam, com toda a certeza, os mesmo que uma semana antes foram à Luz arrancar uma fantástica e limpa vitória a ferros e fogo...
Da segunda parte, também não há muito a dizer. Um FC Porto sempre anémico, apertado no colete de forças que o Pedro Emanuel montou, sem encontrar soluções, linhas de passe e espaços para rematar. Sempre a mesma troca de bolas, de um lado para o outro, da frente para trás, mas não conseguindo concretizar as mesmas com uma ida à linha ou um cruzamento a preceito, com uma mudança de velocidade que criasse uma vantagem. Muita posse, mas nenhuma produtividade.
O resultado, a pecar, é por ter nos ter sido favorável, verdade seja dita - nós nunca tivemos vontade de ganhar, e mesmo de empatar é duvidoso que houvesse grande vontade. Valeu o penalti (que existiu, como um outro sobre Hulk que o árbitro assinalou, mas ao contrário de um que James tentou "cavar") e expulsão do Sow e que Hulk, felizmente, concretizou.
Já agora, durante a discussão na área sobre o penalti e quem o devia marcar, por acaso olhei para o VP a ver se ele dava instruções sobre se seria Lucho (quem primeiro pegou na bola) ou Hulk (quem acabou por marcar) quem marcava o penalti mas, para minha surpresa, percebo que ele não estava "para aí virado" e trocava impressões com os jogadores mais atrasados (para aí uns 3, no grande circulo). Mas se estava surpreso, mais ainda fiquei quando percebi que mais que dar tácticas, ele discutia com o Helton e vi depois o Helton fazer aquele sinal de "fechar a boca com o fecho" e a virar costas e voltar para a baliza, como quem diz, "discussão terminada". Ou seja, os problemas do balneário estarão longe de estarem resolvidos e explicam, se calhar, em grande parte, porque é que aconteceu este jogo miserável!
Na sexta, na Madeira, sem Hulk e sem Fernando e com Rolando em possível "castigo interno" depois da saída atribulada do jogo, com um meio-campo de apenas 3 jogadores apenas (se não contar com o Mikel, dos juniores, chamado para este jogo) e na urgência de ter de vencer o 8 jogos, finais, que faltam, como irá a equipa reagir. Não esperamos menos que a vitória - até porque depois dos lagartos e lampiões terem eliminado os nossos carrascos europeus, só nos resta um pouco de dignidade desportiva se formos os campeões nacionais...
Mais uma noite para esquecer ou, talvez, para relembrar nos momentos maus como exemplo do que não se deve fazer nem do que é o "Somos Porto"!
FICHA DE JOGO
FC Porto-Académica, 1-1
Liga portuguesa 2011/12, 22.ª jornada
10 de Março de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.019 espectadores
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
Assistentes: Sérgio Serrão e Nelson Moniz
Quarto árbitro: Luís Ferreira
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Lucho; Hulk (cap.), Janko e James
Substituições: Fernando por Defour (37m), Sapunaru por Djalma (53m) e Rolando por Kléber (61m)
Não utilizados: Bracali, Cristian Rodíguez, Alex Sandro e Otamendi
Treinador: Vítor Pereira
ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Pape Sow, Reiner e Nivaldo; Diogo Melo, Adrien e David Simão; Saulo, Edinho e Diogo Valente
Substituições: David Simão por Danilo (65m), Diogo Valente por Magique (76m) e Saulo por João Dias (94m)
Não utilizados: Ricardo, Hugo Morais, Rui Miguel e Marinho
Treinador: Pedro Emanuel
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Edinho (39m) e Hulk (90m+2, pen.)
Cartões amarelos: Rolando (20m), Saulo (28m), Fernando (28m), Diogo Melo (51m), Hulk (56m), Pape Sow (60m e 90m), James (64m), Nivaldo (73m) e Alvaro (90m+7)
Cartões vermelhos: Pape Sow (90m)
Ponto de Situação
23 vitórias, 7 empates, 7 derrotas
74 golos marcados, 36 golos sofridos
Sem comentários:
Enviar um comentário