segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pre-Season #5 - FC Porto, 1 x Celta de Vigo, 0

Mais de 2 meses depois do último jogo no Dragão, a 11 de Maio, da celebrada vitória sobre os lampiões aos 92 minutos, o nosso estádio voltou a ver um jogo de futebol.

Não vi (pois aqui em Macau eram 3:30 da manhã e tinha de me levantar pelas 6:15...) mas do li e do resumo que já pude ver, parece-me que foi, talvez, o mais fraco dos jogos da pré-época até ao momento.

O que não é preocupante, pois estes jogos servem para isso mesmo: testar diferentes soluções e as coisas correrem menos bem. No final, ganhou-se o jogo (o que é importante para a moral e a estatística) e puderam-se ver e rever os jogadores que nos vão encantar esta época, não tenho dúvidas.

Penso que PF ainda não terá definido nem a equipa base nem, tampouco, o plantel que ficará às suas ordens a partir de 1 de Setembro - em parte porque isso não depende dele graças às cláusulas de rescisão, em parte porque ainda poderá chegar mais algum reforço de peso, a confirmar-se Bernard.

No fim de semana, em Londres, finalmente jogos a sério com adversários de uma mais valia digna de respeito - digna de Liga dos Campeões - como são o Galatasaray e o Nápoles. E, aí sim, nos últimos testes antes do primeiro jogo a doer da época (a Supertaça a 10 de Agosto) acredito que iremos começar a ver as mais valias deste plantel. No qual eu confio muito mais do que no ano passado, a começar pelo treinador e a terminar no melhor e maior número de opções disponíveis neste momento, malgré a saída do Moutinho... que foi um portista de corpo e alma ao publicar fotos a assistir pela tv à apresentação do jogo!

FICHA DE JOGO

FC Porto-Celta de Vigo, 1-0
Jogo particular
28 de Julho de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 45.309 espectadores

Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)

Assistentes: Alexandre Freitas e Filipe Ramalho
Quarto árbitro: Daniel Cardoso

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Fucile; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Iturbe, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Helton por Fabiano (intervalo), Iturbe por Kelvin (intervalo), Defour por Josué (intervalo), Fernando por Castro (72m), Varela por Licá (72m), Otamendi por Abdoulaye (72m), Fucile por Maicon (72m), Lucho por Quintero (85m) e Jackson por Ghilas (85m)
Treinador: Paulo Fonseca

CELTA DE VIGO: Yoel; Cabral, Jonathan Vila e Fontàs; Hugo Mallo, Borja Oubiña (cap.), Augusto, Álex López e Toni; Charles e Orellana
Substituições: Augusto por Michael Krohn-Dehli (32m), Yoel por Sergio (intervalo), Charles por Rafinha (intervalo), Fontàs por Goldar (intervalo), Orellana por Nolito (intervalo), Álex López por David (intervalo), Vila por Tuñez (63m), Hugo Mallo por Belvis (68m), Borja Oubiña por Madinda (68m), Toni por Yelko (68m), Cabral por Borja (68m) e Michael Krohn-Dehli por Fernan (78m)
Treinador: Luis Enrique

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Jackson (12m)
Cartões amarelos: Toni (67m) e Nolito (90m+2)
Cartões vermelhos: nada a assinalar

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pre-Season #4 - Milionários, 0 x FC Porto, 4

FICHA DE JOGO

Millonarios-FC Porto, 0-4
Jogo de Preparação
25 de Julho de 2013
Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia)

Árbitro: Juan Soto (Venezuela)
Assistentes: Wilson Berrío e Luzmila Gonzalez (Colômbia)

MILLONARIOS: Delgado; Ochoa, Yoiver Gonzalez, Andrés Cadavid e Luis Mosquera; Jhonny Ramírez, Rafael Robayo, Mayer Candelo e Harrison Otálvaro; Erick Moreno e Rentería
Substituições: Róbinson Zapata e Deison Moreno por Delgado e Mayer Candelo (ao intervalo), Leudo e Asprilla por Rentería e Robaydo (73m)
Treinador: Hernán Torres

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho (cap) e Josué; Licá, Kelvin e Jackson Martínez
Substituições: Mangala por Alex Sandro (61m); Izmaylov por Licá (67m); Diego Reyes, Herrera e Ricardo por Abdoulaye, Josué e Kelvin (79m)
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Danilo (29m, 52m e 72m), Jackson Martínez (85m)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pre-Season #3 - Anzoátegui, 2 x FC Porto, 4

No final do jogo, nova vitória na pré-época, por 2-4.

Estando a perder 2 vezes, de ambas deu a volta e acabou por vencer o jogo no final. Mas é preocupante a forma como os dois golos foram sofridos...

Muito trabalho na defesa espera ainda o Paulo Fonseca.


FICHA DE JOGO

Deportivo Anzoátegui-FC Porto, 2-4
Jogo de Preparação
21 de Julho de 2013
Estádio José Antonio Anzoátegui, Venezuela

Árbitro: Maiker Moreno (Venezuela)
Assistentes: Adrian Cabello, Tulio Moreno e Jorge Urrego (Venezuela)

DEPORTIVO ANZOÁTEGUI: Edixon González; Camacho, Granados, Fuenmayor, Pernía, Calzadilla, Ricardo Martins, Escobar, David Moreno e Edwin Aguilar.
Substituições: Edwin Aguilar por Oscar Briceño (71m), Ramírez por Calzadilla (75m) e Jhony González por Escobar (82m)
Treinador: Juvencio Betancourt

FC PORTO: Fabiano; Fucile, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Carlos Eduardo; Iturbe, Varela e Ghilas.
Substituições: Danilo, Lucho e Jackson por Fucile, Carlos Eduardo e Ghilas (46m), Herrera por Defour (77m) e Castro por Fernando (82m)
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Edwin Aguilar (39m), Jackson (53m), Fuenmayor (62m), Mangala (63m), Varela (65 e 94m)
Cartões amarelos: Edwin Aguilar (51m), Maicon, Fernando e Lucho (60m).

domingo, 14 de julho de 2013

Pre-Season #2 - Marselha, 0 x FC Porto, 3

Confirmado ontem, Quintero, o jovem colombiano clonado do James
Ao segundo jogo, de quilate mais elevado, nova vitória expressiva, por 3-0 contra uma das melhores equipas francesas.

Entrada algo complicada no jogo com algumas desatenções defensivas (PF vai ter de dar muita atenção ao sector que há várias épocas tem sido estável na sua constituição mas que apresenta defeitos de atenção graves que venho chamando a atenção desde os tempos de AVB, mas em particular nas épocas de VP) que não resultaram em golo frances mas que, após o futebol da nossa equipa começar a assentar, reverteram em golos mas a nosso favor.

Ajudou também a infantilidade de um francês que foi expulso aos 39 minutos após pontapear uma bola contra as partes baixas do Fucile depois de ter feito falta sobre ele. E por falar em Fucile, este foi a maior surpresa do onze inicial, quase decalcado da época passada (apenas Izmaylov destoava pela presença e Varela pela ausência) e com Josué no lugar de Moutinho, naquilo que parece começar a ser uma aposta consistente de PF e a que Josué tem conseguido dar boa resposta. Fucile vai dar tempos difíceis a Danilo e prevejo para breve, à semelhança da época passada, declarações do brasileiro a dizer que precisa de mais minutos de jogo para mostrar o seu futebol...

Do jogo, diria que mais uma vez a primeira parte foi bem melhor que a segunda (até pelo facto de não ter tido substituições) mesmo que na 2ª houvesse mais golos que na 1ª, natural até pela superioridade numérica do FC Porto.

Gostei do Lucho (não sabe jogar mal) e do Josué, do Kelvin e do Jackson, um verdadeiro matador. Mas também do Iturbe que está a mostrar o futebol que vi praticar no mundial de sub20 há dois anos e do Ghilas, bem como do Tiago Rodrigues, uma boa surpresa que está a ganhar terreno a Carlos Eduardo, na minha perspectiva. Dos mexicanos, que se estrearam, vi muito pouco, não me encheram o olho com nada de especial, mas também não me desiludiram. Licá esteve abaixo do último jogo, mas não esteve mal. Continuo a pensar que o plantel está mais equilibrado que o ano passado (a presença de Fucile é fundamental para dar concorrência quer a Danilo, quer a Alex Sandro, tendo ontem passado pelos dois corredores defensivos) e a abundancia de alternativas no meio campo é equilibrada e permite ao PF apostar no plano B que falei do primeiro jogo - ontem Herrera entrou mais atrás e emparelhou com Defour mais atrás de um Carlos Eduardo a jogar na posição 10. E agora que é oficial a contratação de Quintero, um 10 por excelência, parece-me que essa táctica faz todo o sentido para desencravar certos jogos.

Vi também jogadas bem trabalhadas pelos jogadores, a demonstrarem já evolução táctica decorrente dos treinos e gostei do que vi.

Estou optimista para a época que aí vem, acho que somos claramente favoritos para o tetra!

FICHA DE JOGO

Marselha-FC Porto, 0-3

Jogo de Preparação
13 de Julho de 2013
Estádio Tourbillon, em Sion (Suíça)

Árbitro: Alain Bieri
Assistentes: Johannes Vogel e Remy Zgraggen

MARSELHA: Brice Samba; Rod Fanni, Diawara, Lucas Mendes, Morel, Abdullah, Cheyrou, André Ayew, Amalfitano, Jordan Ayew e Gignac.

FC PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e Josué; Izmaylov, Kelvin e Jackson Martínez

Jogaram ainda: Fabiano, Danilo, Carlos Eduardo, Defour, Varela e Iturbe para os lugares de Helton, Alex Sandro, Josué, Lucho, Kelvin e Izmaylov (45m), Maicon, Abdoulaye, Herrera para os lugares de Otamendi, Fucile e Fernando (58m), Ghilas e Castro para os lugares de Mangala e Jackson (68m), Reyes, Tiago Rodrigues e Licá para os lugares de Defour, Varela e Carlos Eduardo (80m).
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Izmaylov (29m), Jackson Martínez (56m) e Iturbe (76m)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pre-Season #1 - Mastricht,0 x FC Porto, 6

Foi um bom ensaio e que serviu para tirar barriga de misérias aos adeptos que desde Maio não viam o FC Porto em campo.

E serviu para milhares de emigrantes fazerem uma festa em torno do nosso FC Porto.

Holandeses tenrinhos, não deram para aquilatar muito da mais valia dos nossos jogadores. Mas serviram para tirar algumas conclusões.

1ª conclusão - há mais matéria prima e equilibrio na constituição do plantel que está a estagiar na Holanda, mesmo que sabendo que ainda devem sair alguns jogadores e que há 2 jogadores para chegar (Ricardo e Quintero).

2ª conclusão - PF priveligia menos a posse de bola que o VP mas, em compensação, parece-me que quer um futebol mais incisivo e, acima de tudo, mais produtivo em concretização.

3ª conclusão - parece-me que com PF haverá um plano B em constante trabalho, com uma organização diferente do meio campo (2+1 para lá do 1+2) e que parte disso tem a ver com os jogadores que tem agora disponíveis no meio campo (excesso de oferta após a escassez do ultimo ano).

Ficaram algumas boas notas individuais, como Alex Sandro, Jackson, Kelvin, Otamendi, Castro e Varela entre os antigos e Licá, Ghilas e Tiago Rodrigues entre os recém-chegados, para confirmar nos próximos jogos.


FICHA DE JOGO

FC Porto-MVV Maastricht, 6-0
Jogo de Preparação
10 de Julho de 2013
Estádio Spouwen Mopertingen, Bélgica

Árbitro: Christoph Virant
Assistentes: Kenens Yves e Gilen Bart

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho e Josué; Varela, Licá e Ghilas
Jogaram ainda: Kadú, Fucile, Otamendi, Mangala, Kelvin, Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Izmaylov e Jackson (45m) para os lugares de Fabiano, Danilo, Maicon, Abdoulaye, Castro, Lucho, Josué, Varela, Licá e Ghilas, Iturbe (55m) para o lugar de Alex Sandro e Tiago Rodrigues (75m) para o lugar de Carlos Eduardo.
Treinador: Paulo Fonseca

MVV MAASTRICHT: Castro; Verdellen, Knops, Stankov, Rutjes, Hyfte, Labylle, Braken, Veldmate, Ospitalieri e Njengo
Treinador: Tini Ruijs

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Varela (21m), Ghilas (23m), Castro (31m), Jackson (53m), Iturbe (65m, pen.) e Izmaylov (88m)

domingo, 7 de julho de 2013

Plantel 2013-14: primeiras ideias

Agora que começou a época e que se encontra já a trabalhar a equipa, começamos a ter uma melhor ideia dos atletas que Paulo Fonseca (PF) terá à disposição para o ataque ao tetra.

Para já estão quase 30 atletas a trabalhar com PF, número que poderá subir na próxima semana com as previsíveis chegadas de Ghilas e Quintero e, talvez, Bernard.

Na baliza, está tudo definido, 3 jogadores: Helton, Fabiano e Kádu asseguram novamente as redes do FC Porto. Apesar de sonhada por PdC, não se afigura previsível a chegada de Rui Patrício, pelo que não deve haver mudanças neste posto...

Nas alas da defesa, a questão é saber se Fucile continua no plantel ou não. Na minha opinião, sim, deve continuar. Neste momento há 4 jogadores no plantel, naquele que deve ser o mais equilibrado grupo de laterais dos últimos anos: Danilo e Fucile à direita, Alex Sandro e Quiñones à esquerda.

No centro, há excesso de jogadores, pelo menos 6: Otamendi, Mangala, Maicon, Abdoulaye, Rolando e Reyes. Tendencialmente deverão sair 2, talvez Rolando e Abdoulaye, mas se PF diz que todos partem do zero, talvez possa haver ainda alguma surpresa, nomeadamente no que toca a Rolando poder ficar.

Como trinco continuamos a estar curtos: Fernando é o único especifico e não é certo que não saia ou que não comece a época contrariado por não ter saido, Castro e Defour são as alternativas mas com tipos e rotinas de jogo diferentes deste, pelo que continuamos "mancos" para esta posição. Continuo a achar que Castro deveria ser rotinado para a posição e que tem condições de se assumir como titular nessa posição na saída (ou baixas de forma e castigos) de Fernando

No miolo do terreno temos neste momento excesso de oferta, pela primeira ao fim de algumas épocas de racionamento, mas a saída de James e, em particular, de Moutinho, veio deixar um enorme vazio ali que será sempre muito difícil de preencher. Neste momento, as opções são 8 para 2 lugares: Lucho, Defour, Castro, Tiago Rodrigues, Herrera, Tozé, Izmaylov e Carlos Eduardo. No entanto, alguns destes jogadores podem cair nas alas e não é certo que os mais novos (Tiago Rodrigues e Tozé) fiquem no plantel principal ou sequer na equipa B, podendo ser emprestados para rodarem. E poderá ainda chegar mais um atleta para o miolo, o colombiano sub20, Quintero, se bem que ele também possa jogar nas alas, para emular totalmente James... Prevejo muitas saídas aqui nestas posições.

Nas alas há também um excesso de atletas, apesar de não termos nenhum "topo de gama". Neste momento, há 7 atletas: Varela, Atsu, Iturbe, Kelvin, Ricardo, Licá e Josué, se bem que Licá possa ser usado no centro do ataque. Não é certo que Atsu fique, nem que seja autorizado por PdC a ser usado mesmo que fique, pelo para além do ganês. pelo menos mais 2 jogadores devem sair ou serem "deslocados" para os B's e eu diria que Kelvin e Ricardo são os principais candidatos. Há ainda, no entanto, uma situação em aberto: a possível vinda de Bernard, o "topo de gama" chegado da selecção do Brasil por cerca de 20 milhões de Euros, segundo os jornais anunciam, o que forçaria mais algum dos elementos a sair.

Por fim, na frente do ataque, há neste momento apenas 1 atleta: Jackson. No entanto, nas próximas horas deve ser oficializado o franco-argelina Ghilas, que também pode ser usado nas alas, mas que será, pelo que se viu na sua época do Moreirense, uma boa alternativa (e até parelha) a Jackson. Se Vion e Gonçalo Paciência se mantiverem na B e assumirem mais vezes a titularidade esta época, poderão ser ainda alternativa para certos jogos, têm ambos imenso potencial, penso que estaremos bem servidos no ataque, desde que nenhum tubarão se lembre de nos vir buscar o Jackson em cima do encerramento do mercado, como aconteceu com Falcao e Hulk em épocas anteriores....

Com as entradas certas de Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Josué, Licá e possivelmente de Ricardo e Tiago Rodrigues, com possíveis regressos de Fucile, Rolando e Iturbe, com a possível subida de Tozé e com as prováveis chegadas de Ghilas e Bernard, são 13 potenciais reforços para a nova época.
Como ainda só saíram James, Moutinho e Liedson do plantel da época passada, diria que há pelo menos uns 9 ou 10 jogadores que ainda poderão não conseguir integrar o plantel principal de ataque ao tetra.

Resumo:
GR (3) - Helton, Fabiano e Kádu;
Laterais (4) - Danilo, Fucile, Alex Sandro e Quiñones;
Centrais (6) - Otamendi, Mangala, Maicon, Abdoulaye, Rolando e Reyes;
Trincos (1) - Fernando;
Miolo (8+1) - Lucho, Defour, Castro, Tiago Rodrigues, Herrera, Tozé, Izmaylov, Carlos Eduardo (e Quintero);
Alas (7+1) - Varela, Atsu, Kelvin, Iturbe, Licá, Ricardo, Josué (e Bernard);
Ponta de lança (1+1) - Jackson (e Ghilas)

E qual seriam os vossos escolhidos para o plantel?