domingo, 7 de julho de 2013

Plantel 2013-14: primeiras ideias

Agora que começou a época e que se encontra já a trabalhar a equipa, começamos a ter uma melhor ideia dos atletas que Paulo Fonseca (PF) terá à disposição para o ataque ao tetra.

Para já estão quase 30 atletas a trabalhar com PF, número que poderá subir na próxima semana com as previsíveis chegadas de Ghilas e Quintero e, talvez, Bernard.

Na baliza, está tudo definido, 3 jogadores: Helton, Fabiano e Kádu asseguram novamente as redes do FC Porto. Apesar de sonhada por PdC, não se afigura previsível a chegada de Rui Patrício, pelo que não deve haver mudanças neste posto...

Nas alas da defesa, a questão é saber se Fucile continua no plantel ou não. Na minha opinião, sim, deve continuar. Neste momento há 4 jogadores no plantel, naquele que deve ser o mais equilibrado grupo de laterais dos últimos anos: Danilo e Fucile à direita, Alex Sandro e Quiñones à esquerda.

No centro, há excesso de jogadores, pelo menos 6: Otamendi, Mangala, Maicon, Abdoulaye, Rolando e Reyes. Tendencialmente deverão sair 2, talvez Rolando e Abdoulaye, mas se PF diz que todos partem do zero, talvez possa haver ainda alguma surpresa, nomeadamente no que toca a Rolando poder ficar.

Como trinco continuamos a estar curtos: Fernando é o único especifico e não é certo que não saia ou que não comece a época contrariado por não ter saido, Castro e Defour são as alternativas mas com tipos e rotinas de jogo diferentes deste, pelo que continuamos "mancos" para esta posição. Continuo a achar que Castro deveria ser rotinado para a posição e que tem condições de se assumir como titular nessa posição na saída (ou baixas de forma e castigos) de Fernando

No miolo do terreno temos neste momento excesso de oferta, pela primeira ao fim de algumas épocas de racionamento, mas a saída de James e, em particular, de Moutinho, veio deixar um enorme vazio ali que será sempre muito difícil de preencher. Neste momento, as opções são 8 para 2 lugares: Lucho, Defour, Castro, Tiago Rodrigues, Herrera, Tozé, Izmaylov e Carlos Eduardo. No entanto, alguns destes jogadores podem cair nas alas e não é certo que os mais novos (Tiago Rodrigues e Tozé) fiquem no plantel principal ou sequer na equipa B, podendo ser emprestados para rodarem. E poderá ainda chegar mais um atleta para o miolo, o colombiano sub20, Quintero, se bem que ele também possa jogar nas alas, para emular totalmente James... Prevejo muitas saídas aqui nestas posições.

Nas alas há também um excesso de atletas, apesar de não termos nenhum "topo de gama". Neste momento, há 7 atletas: Varela, Atsu, Iturbe, Kelvin, Ricardo, Licá e Josué, se bem que Licá possa ser usado no centro do ataque. Não é certo que Atsu fique, nem que seja autorizado por PdC a ser usado mesmo que fique, pelo para além do ganês. pelo menos mais 2 jogadores devem sair ou serem "deslocados" para os B's e eu diria que Kelvin e Ricardo são os principais candidatos. Há ainda, no entanto, uma situação em aberto: a possível vinda de Bernard, o "topo de gama" chegado da selecção do Brasil por cerca de 20 milhões de Euros, segundo os jornais anunciam, o que forçaria mais algum dos elementos a sair.

Por fim, na frente do ataque, há neste momento apenas 1 atleta: Jackson. No entanto, nas próximas horas deve ser oficializado o franco-argelina Ghilas, que também pode ser usado nas alas, mas que será, pelo que se viu na sua época do Moreirense, uma boa alternativa (e até parelha) a Jackson. Se Vion e Gonçalo Paciência se mantiverem na B e assumirem mais vezes a titularidade esta época, poderão ser ainda alternativa para certos jogos, têm ambos imenso potencial, penso que estaremos bem servidos no ataque, desde que nenhum tubarão se lembre de nos vir buscar o Jackson em cima do encerramento do mercado, como aconteceu com Falcao e Hulk em épocas anteriores....

Com as entradas certas de Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Josué, Licá e possivelmente de Ricardo e Tiago Rodrigues, com possíveis regressos de Fucile, Rolando e Iturbe, com a possível subida de Tozé e com as prováveis chegadas de Ghilas e Bernard, são 13 potenciais reforços para a nova época.
Como ainda só saíram James, Moutinho e Liedson do plantel da época passada, diria que há pelo menos uns 9 ou 10 jogadores que ainda poderão não conseguir integrar o plantel principal de ataque ao tetra.

Resumo:
GR (3) - Helton, Fabiano e Kádu;
Laterais (4) - Danilo, Fucile, Alex Sandro e Quiñones;
Centrais (6) - Otamendi, Mangala, Maicon, Abdoulaye, Rolando e Reyes;
Trincos (1) - Fernando;
Miolo (8+1) - Lucho, Defour, Castro, Tiago Rodrigues, Herrera, Tozé, Izmaylov, Carlos Eduardo (e Quintero);
Alas (7+1) - Varela, Atsu, Kelvin, Iturbe, Licá, Ricardo, Josué (e Bernard);
Ponta de lança (1+1) - Jackson (e Ghilas)

E qual seriam os vossos escolhidos para o plantel?

Sem comentários: