domingo, 14 de julho de 2013

Pre-Season #2 - Marselha, 0 x FC Porto, 3

Confirmado ontem, Quintero, o jovem colombiano clonado do James
Ao segundo jogo, de quilate mais elevado, nova vitória expressiva, por 3-0 contra uma das melhores equipas francesas.

Entrada algo complicada no jogo com algumas desatenções defensivas (PF vai ter de dar muita atenção ao sector que há várias épocas tem sido estável na sua constituição mas que apresenta defeitos de atenção graves que venho chamando a atenção desde os tempos de AVB, mas em particular nas épocas de VP) que não resultaram em golo frances mas que, após o futebol da nossa equipa começar a assentar, reverteram em golos mas a nosso favor.

Ajudou também a infantilidade de um francês que foi expulso aos 39 minutos após pontapear uma bola contra as partes baixas do Fucile depois de ter feito falta sobre ele. E por falar em Fucile, este foi a maior surpresa do onze inicial, quase decalcado da época passada (apenas Izmaylov destoava pela presença e Varela pela ausência) e com Josué no lugar de Moutinho, naquilo que parece começar a ser uma aposta consistente de PF e a que Josué tem conseguido dar boa resposta. Fucile vai dar tempos difíceis a Danilo e prevejo para breve, à semelhança da época passada, declarações do brasileiro a dizer que precisa de mais minutos de jogo para mostrar o seu futebol...

Do jogo, diria que mais uma vez a primeira parte foi bem melhor que a segunda (até pelo facto de não ter tido substituições) mesmo que na 2ª houvesse mais golos que na 1ª, natural até pela superioridade numérica do FC Porto.

Gostei do Lucho (não sabe jogar mal) e do Josué, do Kelvin e do Jackson, um verdadeiro matador. Mas também do Iturbe que está a mostrar o futebol que vi praticar no mundial de sub20 há dois anos e do Ghilas, bem como do Tiago Rodrigues, uma boa surpresa que está a ganhar terreno a Carlos Eduardo, na minha perspectiva. Dos mexicanos, que se estrearam, vi muito pouco, não me encheram o olho com nada de especial, mas também não me desiludiram. Licá esteve abaixo do último jogo, mas não esteve mal. Continuo a pensar que o plantel está mais equilibrado que o ano passado (a presença de Fucile é fundamental para dar concorrência quer a Danilo, quer a Alex Sandro, tendo ontem passado pelos dois corredores defensivos) e a abundancia de alternativas no meio campo é equilibrada e permite ao PF apostar no plano B que falei do primeiro jogo - ontem Herrera entrou mais atrás e emparelhou com Defour mais atrás de um Carlos Eduardo a jogar na posição 10. E agora que é oficial a contratação de Quintero, um 10 por excelência, parece-me que essa táctica faz todo o sentido para desencravar certos jogos.

Vi também jogadas bem trabalhadas pelos jogadores, a demonstrarem já evolução táctica decorrente dos treinos e gostei do que vi.

Estou optimista para a época que aí vem, acho que somos claramente favoritos para o tetra!

FICHA DE JOGO

Marselha-FC Porto, 0-3

Jogo de Preparação
13 de Julho de 2013
Estádio Tourbillon, em Sion (Suíça)

Árbitro: Alain Bieri
Assistentes: Johannes Vogel e Remy Zgraggen

MARSELHA: Brice Samba; Rod Fanni, Diawara, Lucas Mendes, Morel, Abdullah, Cheyrou, André Ayew, Amalfitano, Jordan Ayew e Gignac.

FC PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e Josué; Izmaylov, Kelvin e Jackson Martínez

Jogaram ainda: Fabiano, Danilo, Carlos Eduardo, Defour, Varela e Iturbe para os lugares de Helton, Alex Sandro, Josué, Lucho, Kelvin e Izmaylov (45m), Maicon, Abdoulaye, Herrera para os lugares de Otamendi, Fucile e Fernando (58m), Ghilas e Castro para os lugares de Mangala e Jackson (68m), Reyes, Tiago Rodrigues e Licá para os lugares de Defour, Varela e Carlos Eduardo (80m).
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Izmaylov (29m), Jackson Martínez (56m) e Iturbe (76m)

1 comentário:

JP disse...

Estou a gostar deste Porto! Também estou confiante, podia até apostar na betclic... O titulo há-de ficar pelo Dragão!

Vamos, rumo ao tetra :D