terça-feira, 2 de outubro de 2012

Jogo 7 - Rio Ave, 2 x FC Porto, 2 - Já vi este filme muitas vezes o ano passado...

E é isto. Voltamos ao mesmo, depois da amostra de Barcelos, agora a confirmação em Vila do Conde que o problema mantém-se e não foi ultrapassado.

Um mau jogo mas acima de tudo uma má entrega, um alheamento do jogo e uma postura de defesa do 0-1 inadmissível numa equipa como a nossa. O resultado foi o mal menor: como chegamos a estar a perder 2-1, o empate de Jackson em cima do minuto final acabou por pelo menos garantir o ponto mínimo e ainda a invencibilidade.

O golo inicial surgiu porque James marcou um livre magistralmente. Porque o jogo empastado até à altura não fazia prever que fossemos marcar.

Com o intervalo ainda pensei que a equipa fosse acordar para a segunda parte, mas não, bem pelo contrário, as coisas teriam tendência a piorar. Em especial após as substituições do iluminado pseudo-treinador VP... Ao colocar Fernando em campo no lugar de Lucho, não só perdeu o melhor médio ofensivo como ainda deu uma indicação à equipa que se ia recuar e defender o resultado. Aliado a isto, retira Atsu (mesmo com um jogo fraquito) e coloca Varela, não ficando com mais nenhum extremo disponivel e obrigando assim James a manter-se nessa posição - as poucas vezes que James apareceu no jogo, coincidência ou não, foi quando largou a linha e surgiu pelo meio, acabando num desses lances por enviar uma bomba à barra! Do outro lado, Nuno Espírito Santo, o nosso capitão do "Somos Porto" e um aprendiz de treinador, soube meter os jogadores correctos e cada vez mais se via o Rio Ave a acercar-se da nossa baliza. Até que o 1-1 aconteceu e seguido do 2-1. Com sorte, com o que queiram, mas a sorte procura-se e foi o que eles fizeram. Pelo contrário, o FC Porto não procurou e entregou o jogo aos vilacondenses.

Pelo menos, um último assomo de dignidade da equipa conseguiu chegar ao empate. Do mal o menos. Mas não gostei deste remake de tantas sessões da época passada.

E agora, o PSG a meio da semana e os lagartos no fim de semana. Confesso que tenho algum receio das vedetas do PSG, pois nunca se sabe o que é capaz de fazer um jogador como Ibra. Por outro lado, dos lagartos, tenho pouco receio e exijo uma vitória clara: nem eles estão em boa forma, nem sequer têm uma equipa por aí além, sempre em revolução e com um treinador ainda mais fraquito que o nosso...


FICHA DE JOGO

Liga, quinta jornada
29 de Setembro de 2012
Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio
Quarto árbitro: Nuno Roque

RIO AVE: Oblak; Lionn, Marcelo, Nivaldo e Edimar; Tarantini, Wires e Filipe Augusto; Braga, João Tomás e Esmael.
Substituições: Wires por Ukra (68m), Filipe Augusto por André Vilas Boas (86m) e Esmael por Vítor Gomes (90m)
Não utilizados: Ederson, Jeferson, Diego e Del Valle
Treinador: Nuno Espírito Santo

FC PORTO: Helton (cap.); Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho; James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Lucho por Fernando (64m), Atsu por Varela (64m) e Defour por Kleber (83m)
Não utilizados: Fabiano, Danilo, Castro e Mangala
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Miguel Lopes (33m), Tarantini (78m e 85m) e Jackson Martínez (89m)
Cartão amarelo: Wires (11m), Braga (66m), Varela (69m), Tarantini (90+1m)


PONTO DE SITUAÇÃO
5 vitórias, 2 empates
16 golos marcados, 4 sofridos
1 título conquistado, 4 títulos em disputa

Sem comentários: