sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hulk foi vendido. E agora?

A saída algo inesperada e mal explicada de Hulk deixa uma questão em aberto: e agora?, como reformular a equipa?

VP tem, quanto a mim, três hipóteses de resolver a situação:
1 - a conservadora;
2 - a inovadora;
3 - a terceira via.

Explique-se então.

1 - A CONSERVADORA
Nesta hipótese, VP limitar-se-à a manter a estrutura da equipa e colocar um jogador na posição de Hulk, à direita do ataque, e esperar que tudo corra pelo melhor.
Vantagens - a equipa tem algumas rotinas e já fez alguns jogos sem ele sem que isso fosse um desastre, pelo que poderá resolver o problema apesar de Hulk só haver um e mais ninguém no actual plantel ter a capacidade de desequilibrar como ele tinha, de inventar do nada um lance de golo.
Desvantagens - Como disse acima, Hulk é único e as suas caracteristicas não são reproduziveis por mais ninguém do plantel. Como tal, a sua ausência vai ser notada e será um peso muito grande a quem jogar nessa posição "substituir" literalmente Hulk.

2 - A INOVADORA
Se VP quiser inovar, deverá alterar o sistema táctico do tradicional 4-3-3 para o sistema usado por Mourinho, o 4-4-2 em losango, tirando partido da capacidade de alguns jogadores do meio campo preencherem várias posições.
Vantagens - parece mais adequado aos jogadores que estão no actual plantel que o sistema 4-3-3, pois jogadores como James, Kelvin e Iturbe não são alas puros, antes jogadores de centro, tipo 10, que por terem velocidade descaiem bem para as alas.
Desvantagens - falta de rotinas, desde Mourinho que o FC Porto não joga assim. Faltam pontas de lança, apesar de Varela ser uma opção válida para acompanhar o Jackson na frente do ataque, o problema é que Kléber é uma nulidade e para além destes dois, não há mais ninguém para o centro...

3 - A TERCEIRA VIA
Mais não é esta hipótese que um compromisso entre as duas anteriores, ou seja, um meio termo destes. Conforma a imagem demonstra, o esquema manter-se-ia o 4-3-3 mas alterando ligeiramente a posição de James, mais para o interior, com possibilidade de descair para o centro, podendo nessa altura quer Lucho, quer Danilo, irem ao flanco direito, fazendo com que a equipa jogasse num sistema quase de 4-4-2.
Vantagens - James mostra mais apetência para 10 do que para extremo, tirava-se partido da sua inteligência a jogar. Danilo tem bons pulmões e muita velocidade para fazer todo o flanco, apoiando bem o ataque. Isto em jogos de pendor mais ofensivo é quase um 3-4-3 ou até um 2-4-4 com os laterais a posicionarem a meio campo...
Desvantagens - mais uma vez, a falta de rotinas. E o perigo de desguarnecer a defesa, sendo que nenhum dos centrais é um bombeiro como eram Pepe ou até Bruno Alves. Também o facto de Lucho já ter 31 anos pesa na mobilidade que este sistema implicava...

Enfim, vamos a ver o que nos traz o jogo de terça-feira contra o Zagreb. É um jogo para ganhar, pois nem eles têm uma equipa de topo nem sequer têm uma equipa com a experiência europeia que a nossa. Espero que VP não se ponha a defender e comece aqui a recuperação do prestigio perdido a época passada e o rumo ao tri...

Sem comentários: