segunda-feira, 20 de junho de 2011

Apreensão

Esta noticia foi como um soco no estômago.

Depois de semanas de promessas que ficava, de declarações de portismo, de assegurar que era um adepto na cadeira do treinador - chegou a noticia que nunca pensei ler/ouvir: André Villas-Boas estará de saída atrás das libras do Abramovich, à semelhança do que fez Mourinho em 2004.

Estou apreensivo porque ainda não vi confirmado - pelo Chelsea ou pelo FC Porto - a contratação, nem vi negado pelo AVB a transferência.

Não sei ainda se sairá, ou não.

Mas sei que o estatuto de AVB nunca mais será o mesmo junto dos adeptos, quer fique, quer saia.

Porque se ficar, o tempo que demorou a negar e a forma como deu azo a que se especulasse com a saída, prova que, no mínimo, ponderou sair e se não o fez terá sido muito à custa da pressão que se levantou em torno da possível saída. Porque se sair, passará a ser visto não como o adepto que se sentava na cadeira de sonho, mas como um profissional da industria do futebol que está disponível a trabalhar para quem lhe oferecer as melhores condições financeiras - vulgo "mercenário" como ficaram conhecidos o Figo ou o Mourinho, por exemplo.

Um adepto não é como o AVB está a mostrar ser. Um adepto é alguém que amando o clube incondicionalmente tem um só sonho - fazer parte do seu plantel, seja como jogador, como treinador, como massagista, como médico ou como director. Um adepto é como um dirigente - que tantas vezes sacrifica a sua vida pessoal e profissional em nome do clube. Um adepto é alguém que vibra intensamente com cada vitória, com cada golo marcado. Um adepto é alguém que sofre atrozmente com cada derrota, com cada golo sofrido. Um adepto é alguém que é incapaz de trair o seu clube, de o deixar para ir para qualquer outro trabalhar.

Não fui eu que disse que AVB era um adepto na cadeira do treinador. Foi ele próprio que o disse e definiu-se assim. Se ele deixar a cadeira de sonho vazia neste momento, está a mostrar que nem mau adepto é; mostra que não é adepto de todo.

Um mau adepto pode assobiar à equipa, mas não a troca por outra.

Se AVB trocar o FC Porto - pelo Chelsea, pelo Inter ou por quem for - não é adepto. É um profissional ávido por ganhar muito dinheiro, a qualquer preço!

Porque ganhar muito dinheiro já ele ganha no FC Porto - segundo sei, esta época iria ganhar cerca de 1 milhão de Euros, pelo menos. Não se pode dizer que seja um mau ordenado, no mínimo deve ser um dos 100 portugueses mais bem pagos em Portugal. Por isso, eu compreendo que ele vá para ganhar 5 vezes mais - o que não compreendo é porque é que andou a anunciar em n entrevistas que nunca iria porque era um adepto.

Assim sendo, estou apreensivo com o desfecho desta novela.

Penso que vai sair. Mas vai estragar a reputação e aura que tinha criado na cidade e no clube. Ao menos será por muito dinheiro, é verdade, mas mesmo assim acho que há coisas, como o carácter, que não têm preço.

E se ficar, nunca mais confiarei nem me acreditarei nas suas palavras quando diz ser um adepto. Porque quem não negou de imediato a possibilidade de sair, é porque ponderou sair. E um adepto nunca ponderaria tal coisa, diria simplesmente "enquanto o meu clube me quiser, eu não saio daqui nem que me pagasse o orçamento do clube todo num só ano. Aqui até trabalho de graça, se for preciso..."

O encanto, quebrou-se!

12 comentários:

Runesocesio disse...

Ele também nunca negou o Inter e falou-se disso durante semanas.

Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos disse...

Quem cala consente, e se ele até a esta hora não desmentiu a notícia é porque vai para o Chelsea.
Quem diz que está numa cadeira de sonho e num cargo de sonho já teria desmentindo esta notícia.
De qualquer maneira, tiro-lhe o meu chápeu, porque é um excelente actor e não sei porque razão não está a fazer novelas na TVI. Tem futuro.
A atitude de André Villas-Boas é de treinadores da 2ª circular.

vitor disse...

O André levou a cadeira! E parece que também vai levar o Falcão e o Moutinho!

Nada que um raide às galinhas não resolva!


SL

Sakana disse...

ÚLTIMA HORA: VILAS SALTITÃO ENCURRALADO

www.sakanagem69.blogspot.com

Divulguem

Pedro disse...

Eu pensei mesmo que ele saísse no final da próxima época, mas sair neste momento?? A 1 semana da pré-época??? Deixar um projecto a meio??? Que facada...custa-me imenso, porque nunca gostei tanto de um treinador como dele...

Revi a entrevista do PC na RTP em que ele disse: Tenho a certeza que o Ândré não sai proque é tão portista como eu.

Pelos vistos fomos todos enganados... Porquê que ele nunca passou outra mensagem?? Bastava ele ter dito que caso aparecesse uma boa proposta ele iria pensar, pelo menos não seria surpresa para ninguém, mas ele disse que o futuro dele passava pelo FCP!!!! E para o próprio Pinto da Costa dizer aquilo, é porque também ele tinha garantias... isto é uma facada naqueles que lhe deram a mão quando ele ainda não era nada! Ele podia ter saído pela porta grande, depois da incrivel época que nos deu, se o discurso dele tivesse sido diferente, ele saía pela porta grande, tal como aconteceu com o Domingos. A meio da época afirmou que no final se ia embora e saiu em grande!

Este gajo, sai da pior forma.

Tem toda a razão: O encanto quebrou-se!

Carlos disse...

De OJOGO.PT

O FC Porto recebeu hoje um fax em nome de André Villas-Boas, em que o treinador de futebol anuncia que rescinde o contrato com o clube, pagando a cláusula de rescisão, disse à Agência Lusa fonte oficial dos portistas.

André Villas-Boas vai pagar os 15 milhões da cláusula de rescisão, ficando, assim, livre para assinar contrato com o Chelsea, com o qual já estará comprometido.

O jovem técnico, de 33 anos, termina, assim, com a sua ligação aos "dragões", que só durou uma época, suficiente para vencer em 2010/2011 a Liga Europa, a Liga portuguesa, sem derrotas, a Taça de Portugal e a Supertaça.

Cristiano Moreira disse...

Escrevi uma carta a André Libras Boas, partilho-a convosco:

http://oolhovivo.blogspot.com/2011/06/andre.html

vitor disse...

Tentar o Rui Faria não lembrava ao diabo, mas pelos vistos lembrou ao papa.

Outro, da maneira que eles falam, vai ser um gasto só em cadeiras.

Lá para o fim de Agosto logo se vê quantos ficaram.

Anónimo disse...

tv e xat e muito mais em:

w w w . tugafoot . c o m

Portista sao essenciais lá :)

vitor disse...

Quem se seguirá a Falcão?

Sakana disse...

EUFORIA PROBINCIANA COM A NOBA TB PORKO-CANAL

www.sakanagem69.blogspot.com