segunda-feira, 20 de julho de 2009

Plantel oficial para 2009/10?

Depois da apresentação de sábado passado (infelizmente já não pude assistir, viajei sexta à noite de regresso a mais uns meses de Angola...) e do excelente começo com a vitória contra o Mónaco, podemos começar a comentar melhor o nosso plantel para a conquista do penta.

Assim, desfilaram os seguintes jogadores:
1, Helton
2, Bruno Alves
3, Raul Meireles
4, Milan Stepanov
5, Nelson Benítez
6, Freddy Guarín
7, Fernando Belluschi
8, Diego Valeri
9, Radamel Falcao
10, Cristián Rodríguez
11, Mariano Gonzalez
12, Hulk
13, Jorge Fucile
14, Rolando
15, Alvaro Pereira
16, Maicon
17, Silvestre Varela
18, Nuno André Coelho
19, Ernesto Farías
20, Tomas Costa
21, Cristian Sapunaru
22, Miguel Lopes
24, Beto
25, Fernando
29, Orlando Sá
33, Nuno

Ora para primeira análise, penso que este não será o plantel final. Há fortes hipóteses de haver ainda mais algumas saídas (eventualmente Bruno Alves ou Fernando e provavelmente Stepanov e Benitez) e de haver mais algumas entradas, nomeadamente de mais um trinco, visto que mesmo que o Fernando fique, continua só para a posição.

Na baliza, estamos muito bem servidos. Começo a pensar que o Jesualdo vai apostar no Beto. Pelo menos, no jogo de Aveiro foi estranha a ausência do Helton.

À direita, penso que o lugar vai ser disputado entre o Miguel Lopes e o Sapunaru, com vantagem para o romeno neste momento.

À esquerda continuo a pensar que o Benitez é carta fora do baralho e os trunfos serão o Álvaro Pereira e o Fucile, com vantagem para este.

Ao centro, se ficar o Bruno Alves é o patrão e provavelmente manterá a dupla com o Rolando, mas o Maicon é bom de bola e o Nuno André Coelho está à espreita.

O Fernando é, segundo o treinador, o único trinco que tem (já que dizia o ano passado que apenas o Madrid fazia a mesma posição) pelo que tenho quase a certeza que mais dia, menos dia, chegará mais alguem para lá.

No miolo, o Meireles é pedra basilar (e a tomada do número 3 do Pedro Emanuel é significativa) e o Bellushi parece um 10 interessante. Tomás Costa e Guarin devem continuar a ser alternativas, Valeri terá de provar o que vale ainda.

Nas alas, Mariano parece estar cativo, mas quando o Cebola recuperar de algumas mazelas, deverá relegar o Mariano para o banco (ou para o miolo do meio campo, quem sabe?). Varela espreita uma oportunidade, mas para já será o Hulk a ter lugar seguro lá, com liberdade para deambular pelas posições todas de ataque.

No centro do ataque, parece claro que a aposta passará pelo Radomel Falcao (sem til, não sei porque motivo) e o Farias e o Orlando Sá (este mais tarde) terão de puxar de galões para entrar na equipa.

Os primeiros sinais parecem ser positivos, mas parece-me que este ano a equipa vai mudar novamente de sistema, pois o Bellushi é um 10 e não um 8 como o Lucho e o Falcao é muito mais homem de área do que o móvel e irrequieto Lisandro, pelo que com alguma naturalidade creio que iremos assistir a um desdobramento do 4-3-3 tipico da ultima época para um diferente, algo mais do género 4-2-1-3 com um homem em cunha na área.




Uma última palavra ao grande capitão Pedro Emanuel, que demonstrou em campo o "portismo" que lhe ia na alma. Quem chora assim é um grande Dragão!

Nota - Agradecimento pelas fotos ao Pedro Blue e às "Fotos da Curva".

4 comentários:

Ricardo de Sousa disse...

Pavão,

Concordo com a mudança de sistema, embora jesualdo dê indicações de manter o 4-3-3. Nos jogos já efectuados jogamos em 4-3-3.

Em apostaria numa mudança de sistema, dada a nova realidade do plantel.
Mas não para um 4-2-1-3. O Fernando não gosta de companhia atraz. Gosta de jogar como único pivot defensivo.

Abraço

Pavão disse...

De facto é verdade, mas nesses dois jogos o ponta de lança foi o Hulk, mais móvel. Agora com o Falcao, acho que se vai começar a reflectir isso.

Quanto à dupla Fernando-Meireles, apesar de eu lhe chamar 2, na realidade é um 1+1, pois o Meireles jogará sempre mais à frente e num dos lados (em principio, mais à esquerda como no ano passado) e o Fernando mais atrás e ao centro. A diferença é que o Bellushi joga mais à frente e ao meio que o Lucho, obrigando a ala direita a um papel mais trabalhoso - ou isso o Bellushi aprende a jogar a 8...

Anónimo disse...

Riam-se:
"The fall of the prestigious Amsterdam Tournament

As four European clubs line up to take part in the Amsterdam Tournament from July 24 to 26, you will notice that it has lost the magic it once possessed. Big giants of European football (Manchester United, Arsenal, Internazionale, Liverpool, Porto) dreamt of playing in this prestigious tournament at the Amsterdam Arena in the Netherlands, one of the most celebrated stadiums in the world. They would use this famous tournament to fine tune their teams for the upcoming European and domestic season but not any more, especially if you look at this year’s line-up.

The line-up for the 2009 Amsterdam Tournament is Ajax Amsterdam, Atletico Madrid, Sunderland FC (Yep! That very same Sunderland that was fighting to stay in the Premier League last season) and Benfica."

Anónimo disse...

VOCÊS TÊM QUE COLOCAR ARTIGO SOBRE ESTE ESCÂNDALO NO CONSELHO DE DISCIPLINA:

DIVULGUEM:

http://antonioboronha.blogspot.com/2009/07/isto-so-video.html

http://antonioboronha.blogspot.com/2009/07/isto-so-video.html