sexta-feira, 31 de julho de 2009

SIR BOBBY ROBSON


Apesar de afastado destas lides há bastante tempo, por falta de tempo e de vontade de escrever na silly season, não podia deixar passar a obrigação de aqui prestar uma singela homenagem a um Senhor.

Como todos infelizmente sabemos, fomos confrontados hoje com a morte de Sir Bobby Robson, fatalidade que se adivinhava há bastante tempo, em virtude da grave doença de que padecia. Apesar da inevitabilidade, o mundo do futebol recebeu com pesar esta notícia, como fica bem evidente pelos testemunhos já prestados por diversas personalidades.
Como adepto, recordo um cavalheiro, personalidade ímpar no futebol mundial e especialmente nacional. Apenas uma vez na sua brilhante carreira foi despedido, facto esse que agradecem os portistas, pois foi assim que veio treinar o Futebol Clube do Porto. Dessa época recordo como fomos buscar o título, precisamente em Alvalade, depois de uma vitória com golo de Domingos. Sir Bobby não era homem de vinganças, nem de insultos. A resposta ao despedimento foi assim dada com luva branca.
Pelo que rezam as crónicas, foi o único que não se atirou ao árbitro depois do célebre jogo da mão de Deus. Quando toda a comitiva se insurgia contra o fatal erro de arbitragem, Sir Bobby Robson, com toda a calma e fineza, aceitava que o árbitro pura e simplesmente não tivesse visto. Esta postura, tida durante toda a sua vida de homem de desporto foi precisamente o que lhe granjeou admiração unânime. O facto de ser grande treinador quase que passava despercebido. Essa sua faceta de gentleman e de homem calmo permitiu-lhe lutar com um sorriso nos lábios com o maior inimigo da sua vida - o cancro. Por quatro vezes lutou e venceu. Da 1ª vez, durante quase uma época, ficou impedido de se sentar no nosso banco, substituído por Inácio. E, contudo,esteve sempre presente. Pelo meio criou uma fundação para apoiar a luta contra a doença que lhe havia de tirar a vida. Hoje, 31 de Julho, o futebol ficou muito mais pobre e o mundo também. Sir Bobby Robson, os adeptos do Porto nunca te esquecerão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me esqueço a mítica frase:"Nós vamos GANHAR!"pronunciada com sotaque britânico ,espelho das qualidades deste SIR ,o qual considero um dos PAIS do Primeiro Penta da História do nosso fantastico clube.
Até Sempre Sir Bobby Robson!