sábado, 20 de outubro de 2007

Passivo e pavilhão

Num fim de semana pobre futebolísticamente, pois o nosso FC Porto não compete, resta-me comentar a boa noticia que foi a apresentação das contas do clube, com uma diminuição do passivo e uma melhoria da exploração e situação corrente.

Apenas de negativo o facto de ter de recorrer a um empréstimo para a execução do novo pavilhão, que como muito bem é aqui referido, é aquilo que é possível ajustar ao espaço disponivel, um enclave entre o magnificiente Estádio do Dragão e a estruturante VCI.

Por experiência sei o que é ter de ajustar um projecto para caber num terreno minimalista. Parece-me, à partida, que a solução final encontrada é boa e ajustada ao espaço, com algumas soluções interessantes para fazer face à exeguidade do espaço.

Mas de facto, um pavilhão para 2.000 pessoas?

12.000.000 de Euros (antes da construção, o que significa que com as derrapagens poderá ir aos 15 milhões) dá qualquer coisa como 6.000 Euros por lugar. E se pensarmos num valor de pelo menos 5% ao ano para manutenção do edíficio... Bem vistas as coisas, seria melhor encontrar um terreno noutro local e fazer um bom pavilhão, 4 bancadas, 4 a 5 mil pessoas. Se bem que perderia a proximidade do estádio, da cidade e do centro comercial, com as sinergias que isso proporciona. Vou-me acreditar que tudo isto foi ponderado e analisado antes da decisão de avançar agora com esta solução.

Já do ponto de vista meramente arquitectónico, parece-me muito bom e bem enquadrado urbanisticamente, resolvendo um vazio urbano e criando novos espaços e perspectivas de cidade, além de um novo atravessamento da VCI. Sempre achei que o Plano de Pormenor das Antas é uma das melhores peças do género em Portugal e que teve a felicidade de receber um estádio único e insuperável a rematar toda a envolvente na nova cidade oriental do Porto.

1 comentário:

O Caçador disse...

Nunca chamaria Pavilhão a um lugar com 2000 lugares, mas, sim, Ginásio.

De mentira em mentira até á mentira final.

Treze milhões de Euros para quê?

Paga´veis em N anos !!!!!

Temos seguramente Cento e tal mil sócios, onde os vamos colocar?

Que responda o PC.....