quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Confirmo e por escrito...

Após a leitura de alguns comentários e de algumas ameaças de deserção nas visitas a este blog (como se valesse de alguma coisa), cumpre-me escrever o que vai na alma, sendo certo que considero feliz o facto de ontem não ter tido hipóteses de acesso ao pc, pois acho que iria ser ainda mais rude.

Em primeiro lugar deixem-me que diga que fiquei feliz com a vitória, vitória essa caida do Céu e graças a S. Quaresma.

Quanto ao resto, considero que o Porto fez um jogo miserável, uma vergonha autêntica.
Concordo em pleno com o que o Azulão escreveu. Temos um treinador que vai ganhando internamente porque chega, mas tem estratégias miseráveis e que fazem do jogo do Porto o pontapé pra frente e valha-nos S. Quaresma.

Não temos uma jogada com princípio, meio e fim, não sabemos o que é atacar pelo centro do terreno (se alguém conseguir descortinar uma jogada que tenha sido elaborada pelo centro ofereco-lhe um óscar) e jogamos quase todo o jogo com toda a equipa atrás da linha da bola.

Para quem via o jogo, chegou a ser constrangedor ver a equipa do Porto a jogar apenas nas alas e sem qualquer referência no meio-campo ofensivo.
Jogamos com um jogador até aos 70 minutos, que andava à procura da mesquita mais próxima para rezar, pois a bola nem a via.

Quando resolve trocar alguma coisa, o Mister resolve fazer a substuição mais descabida que podia fazer para quem quer ganhar um jogo da Liga dos Campeões.
A segunda substituição faz todo o sentido, uma vez que depois de ter deixado Lisando a correr como um desalmado, sozinho, durante 75 minutos, teria de lhe dar descanso.

E a substituição aos 88, é de treinador que está contente com o resultado e faz a substituição para queimar tempo.

Foi uma vergonha que aquele golo veio limpar de alguma forma.

O que alguns vêm, é uma vitória que nos dá uma boa vantagem para as próximas jornadas da Liga dos Campeões e chamam de tudo a quem discorda, inclusivé com textos a falar de Lampionagem.
O que eu vejo, é que fazemos jogos miseráveis e que nem sempre poderemos ter a estrelinha que nos tem acompanhado.

O que eu vejo é que não temos ousadia para querer ganhar jogos, seja contra o Liverpool (e alguns falaram que não nos podiamos esquecer que era o Liverpool), nem sequer contra o Besiktas da Turquia.
E o que eu vejo é que quando deixarmos de ter a estrelinha, se calhar, acontece-nos o que nos aconteceu o ano passado, que chegamos a estar distanciados em cerca de 11 pontos e durante os intervalos da penúltima e última jornada do Campeonato estavamos em segundo.

E não, não gosto de me sentir assim a ver um jogo do Porto. Nervoso e completamente fora de mim, por estar a ver aquilo que treinador pago a peso de ouro não consegue ver, porque quem nasce para 8 não chega a 80.

E aqueles que me apelidam de Lampião, pelo facto de ter esta opinião, apenas lhes respondo que o único lampião no meio desta história toda é o treinador e não eu.
Não os vi a comentar no jogo contra o Fátima, nem o ano passado contra o Atlético.
Não os vi comentar quando o Porto estava com a corda na garganta o ano passado, sendo certo que estive em todas a apoiar o meu clube.

Por isso, àqueles que vêm dizer que não gostamos do Porto e que só sabemos dizer mal e que ameaçam deixar de passar aqui, só me apetece dizer:
PASSEM MUITO BEM!!! Este é o meu blog, para eu desabafar o que me apetecer e nem o 1.º Ministro Sócrates com os seus tiques de ditadura me fará calar...

21 comentários:

Anónimo disse...

Caro Dragão
Devido a afazeres profissionais não tenho sido tão assiduo na consulta do blog como era antes. Por isso, não vou comentar as razões de quem ameaça deixar de visitar "O Dragão".
Embora não tão desagradado como o autor, até porque ontem tive 2 alegrias, não posso deixar de concordar que o n/treinador não tem "dimensão". Depois de uma 1ªparte sofrivel e sofrida, vi um inicio de 2ªparte mais ousado e, sobretudo, muito mais ameaçador para o adversário, que deixou de ter psse de bola e começou a ter que pensar em resguardar a s/baliza. Isto, estando o FCP a jogar com 10...Penso que teria sido a altura certa para arriscar e jogar para ganhar! Assim não foi e com a entrada do Marek Cech voltámos ao jogo de contenção e deixámos o adversário voltar a criar-nos calafrios. Creio que a entrada do Adriano de certo modo atenuou esta tendencia, mas estou convencido que se tivesse entrado para o lugar do Tarik teriamos ganho o jogo com mais facilidade.Ou não...!
De qualquer modo, acho que num blog como este, cada um deve poder expressar livremente a sua opinião, tentando contribuir para o engrandecimento do nosso clube.
Só mais uma palavra para referir a sanha persecutória do sr.Coroado na Antena 1. Não é que ficou muito admirado por o Bruno Alves levar amarelo e não vir para a rua. É que, segundo a sua opinião, o lance em que toca com o cotovelo no avançado do Besiktas foi uma agressão merecedora de vermelho directo! Logo a seguir considerou que o lance do Stepanov na ãrea era grande penalidade, pois o n/atleta teria cortado propositadamente a bola com a mão quando esta se encaminhava para a baliza. Tenho pena de não o ter ouvido comentar o lance do 1º golo do Sporting...! Meu Deus, quanta azia não vai por aqueles lados!
Saudações Portistas
Sckit

Anónimo disse...

EXISTEM DUAS POSSIBILIDADES PARA A ORIGEM DOS CRIADORES DESTE BOLG; 1ª SAO BENFIQUISTAS FRUSTRADOS COM OS INSUCESSOS DO SEU CLUBE ,, 2ª SAO PSEUDO PORTISTAS E DESTES NAO PRECISAMOS ,,, FODA-SE

Anónimo disse...

Nunca fiz nenhum comentário ao blog, mas sou portista e assiduamente leio aqui os comentários. Parabéns pelo blog e continua a escrever e a expressar o que vai nessa alma. Com mais ou menos razão no fundo és portista e por isso não pares nos comentários (sempre construtivos). Acho que só somos bestas quando caimos no ridiculo de criticas infundadas e sem educação, por isso obrigado por estas páginas. Saudações desPORTISTAS.

Anónimo disse...

Quando leio estes posts totalmente descabidos e inusitados apenas sinto vontade de rir. ò meu "amigo", se considera este blog um local para "desabafar" aconselho-o a comprar um diário ou a consultar um padre... Por amor de deus, concordo que a nossa primeira parte não foi brilhante, mas também considero que tacticamente Jesualdo esteve muito bem. na segunda parte e entrada de Cech foi preponderante e se o "amigo" diz que não viu nenhuma jogada com principio meio e fim, aí o meu conselho é outro, vá á "Multiopticas" pois segundo consta o exame visual é gratuito.
Quanto ao Fátima, aí vossa exlencia tem toda a razão, perde-mos e não o deveriamos ter feito, mas quanto ao resto, Portistas como você, não fazem falta nenhuma.




Saudações...

O Dragao disse...

Caso não saiba o que é um blog, aconselho-o a informar. Este é o meu diário de Portista e só lê quem quer.
Pelos vistos até agora tem cá vindo, sem sequer eu lhe pedir ou o conhecer, por isso... Se quer informação vá aos jornais!!! Ou se quiser comentários de acordo com o seu pensamento, faça o seu próprio blog e leia-o a seguir. Talvez fique contente com o que lê.
Quanto a Portistas como eu, de não fazerem falta nenhuma, lá saberá, mas só demonstra o tipo de pessoa que é.
Porque eu acho que todos os Portistas são precisos e nunca disse a um Portista para se ir embora, porque consigo viver em democarcia e com a opinião dos outros.
Outros parecem que não, mas tal deve-se a uma questão de princípios...
Sempre convivi com a opinião contrária e principalmente aqui.
Mas há quem anonimamente pense o contrário...
Passe bem...

Anónimo disse...

Os autores deste blog preferem as vitórias morais, tipo aquela que o actual 6º classificado obteve em Milão! Cheguei a ler que o gigante esteve quase a despertar e que o Camacho foi um treinador muito corajoso. Foi a actuação mais prestigiante de todos os clubes portugueses dessa semana europeia. Resultado: 0 PONTOS! Repito 0 PONTOS!

Ontem fizemos uma 2ª parte muita boa. Merecemos a grande vitoria alcançada. Lucho Gonzalez é como um poeta!

Que queriam? Uma goleada? Um grande jogo mas com derrota, para os pasquins elogiarem o nosso futebol?

P.S. Para quando um post a incentivar o FUTEBOL CLUBE DO PORTO? O clube da grande maioria que lê estas brilhantes análises!

P.S. (1)- Nunca frequentei blogs de outras cores, mas estes ultimos posts são um cheirinho do que se deve lá passar!

P.S. (2)- Aos autores deste blog:
-São eruditos? São os senhores da razão? E que tal um pouco de humildade na hora de receberem criticas?

O Dragao disse...

Não, não somos donos da verdade, tal qual quem nos critíca também não é. São apenas opiniões de quem gosta tanto do Porto.
o que não aceito é que ponham em causa o meu amor ao clube, inclusivé, me chamando de lampião e dizendo que não faço falta.
Pelo que tenho lido, as pessoas quereriam era um blog que dissessem aquilo que gostavam de ler e, assim, seriam donos da verdade.
As verdades que digo, são as minhas verdades e não é pelo facto de receber críticas que deixarei as dizer, ao contrário de alguns críticos querem que eu escreva.
Se eu entendo que o jogo foi miserável, pq hei-de escrever que foi bom? Explique-me.
Quanto ao cheirinho do que se deve passar nos blogs dos outros clubes, tem de passar por lá, pois eu desconheço o que lá se passa.
Mas pelos do nosso eu vou vendo e ainda agora vi alguém que viu o jogo com os mesmos olhos que eu.
É o http://zedobone.blogspot.com.
Pelo que se alguém se arroga dono da verdade, eu não sou e, assim, de humildade, estamos falados...

David Caetano disse...

Caro dragão, ao fazeres aqueles dois artigos parece-me que provocaste um pouco mais de rebuliço do que terias provocado se tivesses pontapeado uma colmeia bem povoada.

Ainda assim, não podia deixar de dar aqui a minha opinião sobre o momento actual do FCP partindo da discussão que está aqui instalada.

Se os cavalheiros que têm aqui comentado têm pago bilhete para ir assistir aos jogos do FCP, fico surpreendido que não se sintam defraudados por pagarem 90 minutos de futebol e terem apenas direito a 40 minutos.

O que é facto é que o FCPorto não tem conseguido exibições à altura daquilo que nos habituou noutras ocasiões. É certo que ganha maior parte dos jogos, estou de acordo, mas já perdeu jogos e empatou outros que tiveram um peso importante. Recordo que este ano o FCP já não irá ganhar a Supertaça nem a Taça da Liga, Taça Carlsberg,o que lhe queiram chamar.

E quando se tem uma equipa que alguns apelidam de grande, embora eu seja da opinião que o poder de uma equipa em campo não se mede pelo seu historial mas pela forma do momento, como o Liverpool e, com esta reduzida a 10 não se arrisca tentar ganhar o jogo, algo vai mal.

Quando se ganham jogos como o de Paços e aquele contra o Boavista mas a dada altura essas equipas empurram o FCPorto para a sua área, algo vai mal. A mim parece-me que os assobios que chegam das bancadas são um sinal claro de que o espectáculo não agrada.


Finalmente, ontem contra o Besiktas, foi uma exibição terrível! Tivessem os turcos alguma pontaria na frente e por quantos golos perderia o FCPorto ao intervalo? Já agora, ontem ocorreu-me um pensamento quando Jesualdo lá fez a substituição do costume, tirando o sub-nutrido Tarik de campo. O Besiktas não é um clube turco? A Turquia não é um país onde 99% da população é islâmica? Sendo assim os jogadores turcos não estão também em Ramadão? Porque é que ainda assim ganhavam as bolas divididas e colocavam constantemente a defesa do FCPorto em sobressalto?

Já agora, para quê um plantel de 27 jogadores se jogam sempre os mesmos 13 ou 14 e, quando se aposta em alternativas, é para as colocar todas ao mesmo tempo com os resultados que se conhecem e como se viu em Fátima e já se tinha visto no Dragão(!) contra o Atlético?

Acredito que Jesualdo vá ser novamente campeão no final da época, a qualidade dos jogadores do FCP numa prova de regularidade permite-lhe isso. Mas não será nunca pela astúcia táctica e estratégica do Jesualdo que por ter finalmente ganho um troféu quase na idade da reforma e por ter participado numa conferência de treinadores da UEFA onde se lembraram de elogiar as transições rápidas do FCP para o ataque, parece ter ficado convencido que é genial.

Só um último reparo: alguém disse aqui que o autor deste blog não sabe aceitar críticas... Não será com certeza o único se olharmos à violência dos comentários que se sucederam às críticas que o autor do blog fez ao jogo do FCP. É certo que não sou adepto da ideia da saída de Quaresma do FCPorto, embora ainda esteja à espera que comece a jogar em condições, mas numa coisa estou de acordo: o FCPorto neste momento joga MAL! Não sabe circular a bola, não sabe controlar os jogos e se isso não mudar, ainda se vão gastar muitas caixas de comprimidos e ainda se vão ouvir muitos assobios. Oxalá me engane.

Anónimo disse...

Concordo em pleno com o que diz em relação à actualidade do nosso Porto, especialmente em relação ao mister. Tal como você diz não é por não gostar do mister k deixo de apoiar o FCP e exemplo disse é k no jogo decisivo da época passada lá estava eu...tal como você...Não ligue aos que preferem ver o FCP a jogar a assim pois se continuar a jogar como está, depressa deixará de ganhar jogos e esses mesmos aparecerão a criticar o mister.
Cumprimentos PORTISTAS!!

O Caçador disse...

Um portista não desiste.... vai sempre até ao fim ....
E dá o corpo às balas.

Foi assim que aprendi à 47 anos a ser portista ( dos tempos em que não se ganhava nada, ou, não nos deixavam ganhar).
Continue,

Saudações blues

Anónimo disse...

Não que vocês precisem, mas venho tb manifestar o meu apoio e concordância com a esmagadora maioria dos posts. Acho sempre piada à carneirada acéfala que gostaria de ver posts do género "Allez Porto Allez"... Isso talvez encontrem nos Super ou no Colectivo. Caso não tenham reparado, isto não é uma claque. É um espaço onde se pode ler as opiniões dos autores. E, quanto a mim, o melhor blog sobre o FCP (seguido de perto pelo Pobo do Norte). E quanto a essa de chamar lampiões aos autores... não estarão V/ Exas. a ver-se ao espelho? É que "yes men" e atitudes carneirísticas são justamente típicas de lampião...

Anónimo disse...

Bem ,meus amigos isto ta a ficar muito baixo,entre portistas nao era necessario este tipo de linguagem.Todos nós temos direito a ter anossa opiniao,mas daía utilizar uma linguagem tao agressiva contra o treinador,nao m parece ser a maneira mais correta d defender o nosso PORTO,prq nao sera d admirar q um dia destes ,alguem ,la pra sul,utilizar este blog e outros do mesmo tipo,para atacar o nosso club,é q eles andam aí,e nao podemos ser ingenuos.Eu sei q o treinador nao é perfeito,mas tbm nao vejo melhor a nossa volta,este ja sabemos como é q funciona ,outro q venha nao sabemos o q é q vai dar,lembrem-se da época 2004/2005,a situaçao é a mesma contestou-se o Fernandez q tava na frente veio o couceiro(treinador da nova geraçao)ainda ficamos pior,sao estas experiencias q nos devem fazer refelectir(já agora ,vejam o da mudar de treinador todos os anos la pros lados da capoeira,la tbm todos treinadores sao contestados),eu tbm gostava d ver a equipa a jogar melhor,claro q gostava mas tbm quero ganhar jogos,se esse for o preço a pagar pra ser CAMPEOES,olhe paciencia.Com isto nao quero duvidar do seu PORTISMO ,NÓS TODOS SOMOS O PORTO,E Q NINGUEM DUVIDE,até a um proximo comentario se nao se importar.

Anónimo disse...

Calma... O próprio treinador já reconheceu que temos de trabalhar mais para melhorar, ainda não estamos ao melhor nível...

Para aqueles que defendem um futebol espectacular, vistoso, relembro-vos algumas coisas...
1-O Sporting também joga feio, e ninguem se queixa
2-O Benfica tenta jogar bonito, e os resultados são o que são...
3-No futebol moderno, habituem-se a ver jogos feios! Cada vez mais equilibrados, e com poucos floreados, porque a vitória é o que interessa a todos...
4-Sim, não estamos a jogar bem... É preciso??? Podemos melhorar, sim! Mas para quê tanto dramatismo? Parece que estamos a perder pontos com todos!
5-Começa a surgir uma nova vaga de adeptos com inspiração no "velho do restelo"... Se perdemos, é porque perdemos, se ganhámos, jogámos mal! O que é isto?

Desafio-vos ao seguinte... Vejam os 16 jogos da champions desta semana, e digam-me se alguma equipa dominou completamente o jogo e jogou muito bem e bonito! Fico à espera...

Tenham calma, porque até ao Natal muitos de vós que têm vindo a apregoar a desgraça ainda vão cantar de alegria muitas vezes!

Anónimo disse...

O problema é que os autores deste blog devem ter ficado muito irritados com as finais de Sevilha e Gelsenkhirchen. Não foram grandes espéctaculos, sobretudo a GRANDE FINAL DE SEVILHA!
Mas os autores deste blog devem ter ficado extasiados com a derrota obtida contra o Milan na final da Supertaça Europeia em 2003. Jogamos um grande futebol! Esmagamos o Milan? O que é nos adiantou? Perdemos a final...

Querem espectáculo?

Sugiro um que vai ter lugar no Pavilhão Atlântico nos ultimos dias de Novembro- O Circo de Soleil. Se não vão ver os jogos do Benfica e do Sporting. Isso, sim. São grandes espectáculos de futebol...

David Caetano disse...

Traficante de Pneus, como dizes "esmagámos" o Milan e perdemos mas se bem me lembro o FCPorto exercia esse dominio em TODOS os jogos. Controlava, geria a posse de bola, sabia gerir as diferentes fases de jogo. É evidente que não sou ingénuo a ponto de pensar que o FCPorto tem de jogar bem em todos os jogos que ganhar, haverão bastantes em que isso não é possível. Contudo, também acho estranho ainda não ter feito exibições à PORTO está época (tirando para aí 15 minutos iniciais do jogo do Liverpool).

Eu festejo as vitórias do FCPorto com a mesma alegria com que tu as festejas mas também sei ter realismo suficiente para apontar aquilo que não gosto e isso não faz de mim menos portista. Quando muito torna-me um portista exigente. Mas quando já vi o FCPorto jogar como jogou em 87, quando já vi o FCPorto de Robson, as duas primeiras épocas do Oliveira, o FCPorto do Mourinho... creio que me é permitido ser exigente.

Anónimo disse...

Traficante de Pneus é um nick interessante para quem quer chamar Lampião aos outros. Só por aqui se vê qual a preocupação dele. Se calhar anda preocupado pelo facto de ter um presidente traficante de pneus como o dos lampiões e não ganhar nada e isso é o que o preocupa.
Tal como Jesualdo, vê muito pouco... Mas não há nada a fazer...

Vitor disse...

Perfeitamente de acordo,o facto de ser portista não me obriga a estar de acordo com o Jesualdo que é fraquinho e pronto,sou portista desde que me lembro.

O Lidador disse...

O Jesualdo é um cagão, como aliás, a maioria dos benfiquistas. Borra-se de medo a fazer as substituições e regra geral são feitas reactivamente, ou seja, fica sempre à espera que o outro faça alguma coisa.

Vale a pena criticá-lo? É melhor estar calado? Não sei. A meu ver, ao liderar o FCP, o Jesualdo atingiu o Principio de Peter, mas pode ser que a genialidade dum Quaresma consiga levá-lo às costas, tal como fez ano passado. O problema é que já se viu que, para a Europa, 11 bons jogadores não chegam, o treinador também faz falta.

O defeito não me parece táctico, porque fico sempre com a ideia que ele até percebe da poda. O busílis está na capacidade de arriscar. E ele joga sempre pelo seguro, o que, em competições europeias (e não só), é meio caminho para perder.

Atentamente,
Gonçalo Mendes da Maia
Jornal O Portuense

Anónimo disse...

Caro Dragão:

SUBSCREVO INTEIRAMENTE O QUE ESCREVESTE NESTE POST.

E MAI NADA!

Anónimo disse...

Nem sei o que hei-de dizer. É que todos têm razão. Vou ao Estádio e passo 90 minutos de ansiedade e calafrios. Vejo na televisão e não me consigo sentar, dou pontapés em tudo o que me aparece à frente, se não estiver ninguém por perto, arraso toda a gente com todo o vernáculo que aprendi. Mas o Porto vai à frente e invicto!!!!
No dia seguinte isso ainda me dá mais gozo, porque não vejo os adversários jogarem nada melhor e não ganham ou se ganham têm sempre um especial empurrãozinho do Sr. Ferreira e da corja que os suporta.
O que mais me incomoda, é nas discussões com os meus amigos portistas, virem com a conversa que os reforços não valem nada, ãs repetidas afirmações do Sr. Rui Moreira que são negócios da SAD,etc. É que acho que mesmo que contratássemos 5 Messis e 4 Henris, Jesualdo jogaria com oito deles bem recuados e a fazer balões para o Lisandro. Sem um sistema de jogo que priveligie a posse de bola e a criatividade dos jogadores, não há reforço que vingue. Mas continuamos a ganhar!!!!!
Por isso não sei que dizer.
O que me interessa afinal é que mesmo a jogar mal, somos bem melhores que os outros.

Anónimo disse...

respondendo ao repto lançado pelo responsável por este blog, já foi criado um espaço onde se encontram críticas, mas construtivas acerca do fcp que todos tanto estima-mos....
http://odragaodaverdade.blogspot.com/