sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Besiktas, Jesualdo, SAD, plantel...

Quem por cá nos lê sabe que este local é de livre expressão e opinião. Desde que o Dragão me convidou para participar, nunca tive dele qualquer tipo de restrição sobre o que cá publiquei. Nem podia ser de outra forma: o Dragão tem muitos defeitos, como todos nós, mas é um portista e portuense a 100%, daqueles de antes quebrar que torcer, que comigo cresceu e juntos choramos a derrota da Taça das Taças contra a Juventus, por exemplo e democrata por natureza.

Daí que ele tem toda a autoridade moral para dizer o que bem entender sobre quem quiser. O blog é dele. O blog é livre, quer para quem nele escreve, quer para quem a ele acede e o lê. As opiniões constantes neles são as opiniões de portitas que exprimem aqui o que pensam e o que sentem. E, pelo que me apercebo, são muitos os que pensam e sentem como nós.

Sobre o jogo do Besiktas, o Dragão tem toda a razão. Ganhamos porque a estrelinha da sorte esteve com o FC Porto. Ganhamos porque os turcos são, de facto, de um patamar inferior ao nosso. Ganhamos porque o Lucho falhou um passe e temos um pequeno génio que aproveitou o lance que estava perdido e transformou-o num golo. Pequeno génio esse que até nem fez nada de jeito o jogo todo. E não jogamos a ponta de um corno! E temos um treinador que, infelizmente, me faz lembrar o Ivic no seu pior: quando tenta inovar, faz merda, por isso descobriu que o melhor é ter sempre aqueles 11 do costume e não variar, levando à exaustão essa parte do plantel e criando a sensação que os outros são para encher chouriços que lá andam. Talvez seja por o treinador ser de Mirandela, não sei, que lhe dá para os enchidos... É evidente que falhou tacticamente contra os turcos como falhou tacticamente contra o Liverpool, como falhou tacticamente contra o Fátima. Ganhamos 1 jogo desses, empatos outro e perdemos outro. Não é grande saldo nem a estrelinha da sorte está muito bem calibrada. O problema é a falta de visão da SAD. Que anda perdida em busca do el-dorado das transferências. E de um treinador pretende que não crie muitas ondas às transferências e contratações de contentores, perdão, de jogadores. E que vá ganhando uns titulos. É assim com o Jesualdo, foi assim com o holandês, já o espanhol e o Couceiro não se seguraram... Falta rasgo e visão para apostar num Jorge Costa, num Domingos. Homens da casa que compensam em personalidade e empatia com a massa associativa as lacunas que ainda possam ter na sua curta experiência. Falta rasgo e visão para apostar em projectos de longo prazo. As apostas da SAD são para o período de transferências imediatamente a seguir.

De facto, o plantel é extenso, mas mostra-se curto. E mal gerido. Usa jogadores em claro défice fisico, como o unifinta. Tem os do ano passado mas não consegue introduzir novos jogadores, pelo que mesmo os suplentes mais usados já por cá andavam: João Paulo, Cech, Adriano... Prevejo uma 2ª volta muito dificil, pois com o excesso de utilização actual, o plantel vai ser penalizado nessa fase. E alguns dos reforços tardam em afirmar-se ou em terem oportunidades de se afirmarem. O Edgar passou de titular a não convocado. O Farias parecia o salvador e agora não é usado. O Kaz passou de jogador mais utilizado na pré-época para nem convocado. Isso é normal? Não, não é. Somos nós neste blog que gostamos de dizer mal? Não, nós gostamos é de dizer o que pensamos e o que sentimos. Quando as coisas não estão bem, não pomos paninhos quentes nem colocamos do spray milagroso para passar as dores. Simplesmente dizemos as verdades.

E a verdade é uma e uma só. Temos um plantel que custa 60 milhões de euros por ano há vários anos. Os nossos rivais directos têm custos na ordem da metade a 1/3 dos nossos. Nós temos por isso a obrigação de ganhar titulos e de dar espectáculo, SIMULTANEAMENTE. Não chegam nem vitórias de Pirro nem vitórias morais. O Jesualdo talvez não saiba porque só agora chegou a esta casa, mas no FC Porto trabalha-se e joga-se sempre para ganhar e ser-se superior ao adversário. Não gostamos de retranca, de jogar todos encostados ao guarda-redes, de dar a bola ao adversário. Tudo isso são coisas que à maioria da massa adepta desagrada, mesmo que ganhe. Por isso, enquanto continuar com tácticas de perder tempo em substituições aos 88 minutos quando está empatado fora, em não tirar um defesa lateral para reforçar o meio-campo ofensivo quando joga contra 10, em não procurar o 2º golo, o 3º golo, o 4º golo... Enquanto não perceber como é a cultura portista, vai ser muitas e muitas vezes aqui criticado por mim, pelo Azulão, pelo Dragão, pelo Francisco e pelos muitos comentadores que vão dizendo tambem o que pensam nos comentários aos nossos post's.

Dragão, amigo, não desanimes nem ligues ao que alguns parasitas aqui e ali dizem, és muito superior a isso tudo!

25 comentários:

O Caçador disse...

Magnífico post.
Dragão amigo, o Francisco está contigo.

Sou do tempo em que tínhamos uma grande equipa e muito bons jogadores, mas, e há sempre um mas, passávamos a Ponte D. Luís, e era o fim da macacada.

No dia seguinte vinha escarrapachado nos jornais (GRANDE EXIBIÇÃO DO FCPORTO), resultado... derrota.

De há alguns anos a esta parte, habituámo-nos a ganhar, mas, para o fazer temos que ser melhores 3 ou 4 vezes do que os outros.

Amigo Dragão, esta é a nossa sina.

Não somos da CAPITAL, estamos longe, muito longe...são 300 Km.

Não temos as cores da Bandeira Nacional... somos Monárquicos ou seja AZUIS e BRANCOS.

Sabe quem inventou a célebre frase "roubos de Igreja", foi o Pedroto (Zé do Boné), para responder ao Humberto Coelho (um tipo de Ramalde).

Isto é a verdade,e, por isso, gostei muito da vitória na Turquia, porque o que reza a história é o resultado e os 600.000€.

Saudações Blues

O Caçador disse...

Mais uma amigo Dragão.

NÃO HÁ MACHADO QUE CORTE A RAÍZ AO PENSAMENTO.

Hoje somos livres de pensar e dizer o que queremos.

Saudações blues

Anónimo disse...

Mirandela hoje, amanha o Mundo! :) Alheiras rulez!!

Anónimo disse...

bom post ... mas o que de facto gerou a confusao e osdesentendimentos nos ultimos dois posts foi o simples facto de estarmos em 1º.
eu como muitos prefiro jogar +/- (e nao um futebol miseravel como alguns dizem...) e ganhar do que tar a ter 4 5 6 oportunidades de golo e sofrer num contra atake ...artmedia? ou la como se escreve, lembram-se...?
o facto é que naopodemos desacreditar esta ekipa e estes jogadores é certo que nem todos merecem, mas eles sao um grupo e como grupo irao-se motivar uns aos outros, se uns no grupo nao estao bem o grupo ira resentir-se, guardem as criticas pra mais tarde, quanto mais pontos arrecadarmos agora mais facil sera...

3 x 7? ;)

ps:e sim o jesualdo nao treinador po porto...mas o problema nao é ele ...$ao ele$...

bruno tribbiani disse...

sou vosso leitor assiduo há muito tempo!

recentemente criei o meu blog e gostaria de colocar um link para este!

agradecia que colocassem também.. título "mui nobre e invicto orgulho" link http://orgulhotripeiro.blogspot.com/

Há.que mostrar a todos os mouros quem somos!

Nunca é de mais lembrar!

(desculpem comunicar por aqui, mas não encontrei outra maneira)

David Caetano disse...

Por falar em Zé do Boné, chamo a vossa atenção para o último post que aponta o dedo a novos cartazes que têm vindo a ser colocados de forma escandalosa um pouco por toda a capital!!

http://zedobone.blogspot.com

Vitor disse...

Não posso estar mais de acordo com o rssencial,mas J. costa ou Domingos?Porquê?Nããaãããã.

Anónimo disse...

Ó Xico, monárquicos, ponto e vírgula! E ponto.

Pedro Reis disse...

O Lucho falhou o passe? E o Quaresma não falhou o remate?

Podíamos ter sido goleados na 1ªparte? E não podíamos ter goleado na 2ª?

Eu critico a cegueira com que escrevem porque as mesmas palas que vocês dizem que quem apoia sempre o FCP tem, usam-nas vocês ao dizer sempre mal de tudo...

Um exemplo: O Tarik Unifinta (a alcunha até é engraçada) que é o vosso ódio de estimação fez 2 ou 3 bons jogos no início do campeonato, mas vocês foram incapazes de o reconhecer continuando a criticá-lo "forte e feio"!

Sejam mais humildes e dêm tb o braço a torcer.

Anónimo disse...

Muito bem.
S� um reparo: lembram-se de um tal Toni, que gostava tanto do seu clube que at� virava as costas nos penaltis?
Desses n�o quero. Obrigado.
O Domingos que tenha Paci�ncia e o Jorge pode ser dos sete COSTAdos, mas ainda t�m muito a provar antes de treinarem o FCP.

PS: tamb�m n�o gosto do JF que, n�o sei porqu� mas tem mofo encarnado.

MiguelMor disse...

Acho que estamos a descambar para caminhos demasiado extremistas, utilizando uma lógica maniqueísta do tipo "não estás comigo, então estás contra mim". A questão central é esta: todos somos Portistas e, como tal, todos queremos o melhor para o nosso clube. A diferença está naquilo que cada um acha que é o melhor para o seu clube.
A linha de pensamento que orienta os "escribas" deste blog está bem definida e não permite margem para outras interpretações: ganhar SEMPRE e jogar bem SEMPRE. Quando isso não acontece, critica-se forte e feio.
Tudo bem, são opiniões.
Pessoalmente, sou daqueles que também acha que a exibição de Istambul foi mto fraca, que tivemos sorte em ganhar qd tal sorte nem seria necessária (bastando para isso termos jogado futebol e arriscado um pouco), que o Jesualdo é um treinador pouco ambicioso para o FCP, etc.
No entanto, temos de reconhecer que a equipa está em primeiro lugar no campeonato com larga vantagem e que na Champions está numa posição cómoda no que diz respeito à luta por um lugar nos oitavos.
O que me incomoda um pouco qd leio alguns posts deste blog é ver a virulência de alguns comentários anti-Jesualdo, massacrando-o qd comete algum erro (infelizmente n são poucas vezes) mas mantendo um estranho silêncio qd ele tem algum mérito nas vitórias. Isso parece-me exagerado e pouco correcto.
Tudo bem que não é justo que, só pq se tem este tipo de opinião, se seja logo catalogado de anti-portista ou lampião (isso chega mesmo a ser absurdo de tão ridículo que é), mas não será essa falta de capacidade de encaixe por parte de quem chama esses nomes a mesma que vocês revelam qd dizem que os que não criticam o clube são "parasitas"?

Anónimo disse...

Caro Pavão:

Concordo com o que dizes no post!
Não estou habituado a ver o Porto a não jogar. Estou habituado a ver o Porto a construir jogadas em condições. Parece uma equipa desgarrada, é esquisito. Devo estar a ficar velho...é capaz disso, mas resultados não chegam para mim. NO meu entender, o FCPorto atingiu um patamar em que não chegam apenas os resultados. Tem de mostrar uma atitude, um estilo de jogo, tal como as melhores equipas da europa. Mas parece que os objectivos são outros...

Portista e Portuense nunca deixarei de o ser, mas também não vou deixar de criticar quando não gosto do que se está a passar.

Anónimo disse...

Concordo com o post do Pavão. E sou tão portista como qualquer outro. Não devemos extremar posições. Há quem fique contente apenas pelos resultados e há quem seja mais exigente. Eu pertenço aos últimos e julgo que este blog apela à exigência com que me identifico. Os que não concordam podem expressar-se na mesma mas usem argumentos...

Anónimo disse...

Saudações Portistas a todos,
My two cents...o F.C. Porto está mal servido de treinador, é verdade...mas neste momento temos que esperar porque mudar agora, ia sêr péssimo...continuo à espera que por exemplo o adjunto João Pinto consiga incutir alguma garra ao Jesualdo, o que um tem para dar e vender o outro tem a menos.
Em relação à nossa equipa bato semprena mesma tecla, continuamos com dois problemas por resolver...não temos médio direito, peço desculpa mas o Tarik é uma vergonha...até pode têr bons momentos mas não tem categoria para jogar no F.C. Porto...e mesmo com o Lisandro a dar o que tem e o que não tem, não temos um Homem de área...culpa disto?!...antes do Jesualdo, a culpa é da direcção que está há anos para comprar um avançado, até o Adriaanse (que pelos vistos hoje em dia ninguém gosta, mas que Eu gostava de lembrar que foi ele que solidificou o Pepe, o Meireles, o Quaresma, o Adriano, o Assunção, etc.e onde ele falhou, quanto a mim falhou no Hugo Almeida, porque em relação ao postiga e ao Diego ainda não me provaram o contrário) já andava a pedir um avançado e não lho deram...somos um clube enorme, que caso conseguissemos suprir as nossas lacunas ganhavamos a todos...e digo isto porque quanto a mim só não o fazemos porque sinceramente e peço desculpa acho que temos um direcção MUITO MÁ de há uns anos para cá...gasta-se muito quando podíamos gastar muito menos mas comprar realmente o que precisamos...

Pavão disse...

Do dicionário: Parasita - organismo que vive à custa de outro (o hospedeiro); pessoa acostumada a comer em casa de outrem; por ext. pessoa que vive à custa de outrem.

Bem vistas as coisas, as pessoas que aqui se vêm alimentar de opiniões bme definidas e não conseguem fugir da vulgaridade, não passam de organismos que vivem à custa de outro, que comem em casa alheia, que vivem à custa de outros... ;)

Não é ofensa, é critica, não é palavrão, é mordaz. Não é para todos aceitarem e perceberem, mas a quem servir o barrete...

Anónimo disse...

Dragão, Pavão...pah...vocês até tocam em algumas feridas...e, como dizem, o blog é vosso logo têm direito a "postar" tudo o que quiserem.

Mas eu pergunto, vamos agora transformarmos-nos em sportinguistas??? Vamos agora ser um clube de "virgens puras" e preferir jogar bonito e ficarmos todos contentes com o segundo lugar???

Vocês preferem jogar bem mas ficarmos em 2.ºs, 3.ºs e "ah e tal mais um ano sem ganhar um caralho mas praticamos um futebol bonito!"?

Eu não!

Com isto não quero dizer q não gostaria q a equipa jogasse melhor...que nos fizesse sofrer menos...mas q raio, nem o Super-Sumo Mourinho fez melhor arranque!
Eu não me importo de SOFRER pelo meu PORTO e no final gritar CAMPEÃO!!!

Prefiro mil vezes isso do que não sofrer, pq jogamos um futebol "bonito", e no final ver os lampiºoes ou os lagartos a fazerem a festa! Nunca!!!

Com calma, acredito q a equipa vá melhorando! Mas calma caralho!
Nunca vi igual...em nenhum país! Um clube que está a dominar o campeonato como o nosso tem feito e no seio dos seus adeptos parece tal e qual como nos dias a seguir a terem levado 4-0 de um tal Braga (ou terá sido o Nacional...?)

Querem ser campeões ou "kalimeros"?

Anónimo disse...

Nem sei o que hei-de dizer. É que todos têm razão. Vou ao Estádio e passo 90 minutos de ansiedade e calafrios. Vejo na televisão e não me consigo sentar, dou pontapés em tudo o que me aparece à frente, se não estiver ninguém por perto, arraso toda a gente com todo o vernáculo que aprendi. Mas o Porto vai à frente e invicto!!!!
No dia seguinte isso ainda me dá mais gozo, porque não vejo os adversários jogarem nada melhor e não ganham ou se ganham têm sempre um especial empurrãozinho do Sr. Ferreira e da corja que os suporta.
O que mais me incomoda, é nas discussões com os meus amigos portistas, virem com a conversa que os reforços não valem nada, ãs repetidas afirmações do Sr. Rui Moreira que são negócios da SAD,etc. É que acho que mesmo que contratássemos 5 Messis e 4 Henris, Jesualdo jogaria com oito deles bem recuados e a fazer balões para o Lisandro. Sem um sistema de jogo que priveligie a posse de bola e a criatividade dos jogadores, não há reforço que vingue. Mas continuamos a ganhar!!!!!
Por isso não sei que dizer.
O que me interessa afinal é que mesmo a jogar mal, somos bem melhores que os outros.

O Caçador disse...

Gostei dessa ó BUIÇA DA CARBONÁRIA ?

Mas a verdade é que o NICOLAU DE ALMEIDA, convidou o Rei D. CARLOs para assistir a um jogo no CAMPO ALEGRE?

E a Rainha até pediu para prolongar o jogo por mais 1/4 de hora.

E, Esta...Heim...

Saudações blues....

Não custa nada esta aula de história, que diz respeito ao n/ CLUBE.

O Caçador disse...

Amigo Buiça da Carbonária

Acho que sabe quem foi Nicolau de Almeida... o Primeiro Presidente deste CLUBE.

Depois é que foi MONTEIRO DA COSTA.

Desculpe Lá, estas bocas....OK

Saudações blues

O Caçador disse...

Já agora sabe o que quer dizer CARBONÁRIA ?

Ó amigo BUIÇA (que nome esquesito para a 2ª República)

Estamos conversados....

Não sou e tenho asco a quem é MONÁRQUICO... ok...

Vamos falar de futebóis

Saudações blues

Anónimo disse...

pavão:

E o significado de Tirano? Sabes? É o que tu és!

Anónimo disse...

Além disso tens uns tiques de fascista! Não permites nem suportas criticas.

Pavão disse...

Anónimo, já não me chamavam de fascista desde uma manif em Guimarães contra um ministro lampião do trabalho, de seu nome Bagão Felix! Obrigado... Gosto sempre de reviver bons tempos! Mas olha, a mim só me insulta quem eu deixo, não é quem me quer insultar. Por isso, tirano, fascista e outras pérolas que tais são medalhas que ostento com orgulhos quando as postas vêm assim tão de baixo... Abraço, continua a tentar, a ver se consegues isso antes ainda do Jesualdo ser despedido! Touché! :D

Anónimo disse...

Bagão Felix foi o melhor ministro do trabalho que tivemos desde sempre. Não tenhas dúvidas. Facho!

Anónimo disse...

Dassss...... ó anónimo, Bagão Félix!!!!!!!!!!!!! Esse bem espremido não dá merda nenhuma, que fará ministro e logo do trabalho.