quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Faltam 33 horas para fechar o mercado europeu...

...e o Hulk e o Moutinho (ainda) são nossos!

Cada hora que passa é um alívio, cada hora que falta é um fardo insuportável. E o pior é que o mercado russo só fecha dia 6, salvo o erro, o que significa que mesmo depois de o nosso estar fechado é possível o Zenit cá venha comprar um jogador (e agora fala-se também na mudança de agulha para o Moutinho...) e fiquemos descalços se não comprarmos ninguém até amanhã. E se comprarmos alguém antes, arriscámos a ficar com 2 jogadores para a mesma posição e ainda por cima sem garantias de os poder pagar... é complicado...

Por outro lado, resolvido mais dois problemas. Ukra vai por empréstimo para o Rio Ave (não percebo!, então não eram proibidos os empréstimos esta época entre clubes da mesma divisão??) e Belluschi foi em saldos para o Bursapor da Turquia (a nossa tábua de salvação?) por míseros 2,5 milhões de Euros...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Faltam pouco mais de 48 horas...

...para fechar (finalmente!) o mercado de verão e as indefinições são ainda muitas.

Alguns rumores mais ou menos confirmados:

  • Moutinho já não interessa ao Chelsea que contratou Dembéle para substituir Modric que foi para o Real (era mesmo bom que fosse verdade...)
  • Hulk poderá ir para o Zenit por 50 milhões mais bónus que permitirá chegar aos 60 milhões (era mesmo bom que fosse mentira...)
  • Eliseu assina pelo FC Porto pelo triplo do ordenado que iria auferir nos lampiões (e com um custo de 7 milhões e rescisão irreal de 45 milhões, era bom que fosse mentira...)
  • Kléber a ser negociado pelo CSKA de Moscovo desde 8 de Agosto (verdade, assumido pelo representante do clube russo em Portugal) e depois da saída de Janko, poderá indicar a entrada de Lima do Braga (não se seria bom que fosse verdade porque o Lima já não pode jogar a LCE esta época, segundo penso ser dos regulamentos - e apenas por isso, pois o Lima é um excelente joagdor que defendo dever ser contratado há 2 épocas, pelo menos - o mesmo se aplicando ao Eliseu, pois já jogaram esta prova na qualificação da fase de grupos)
  • Rolando rejeitou o QPR e está a ser disputado pelos italianos da Lázio e do Roma (era bom que fosse verdade para resolver mais este berbicacho!)
  • Castro emprestado ao Cluj da Roménia (a ser verdade é mau pois volta a reduzir o meio campo a 4 jogadores: Fernando, Lucho, Moutinho e Defour) 
  • Sapunaru no Saragoça?
Veremos o que estas horas finais de mercado nos trazem...

domingo, 26 de agosto de 2012

Jogo 3 - FC Porto, 4 x Vitória, 0 - Uma exibição de Lucho, finalmente!

Finalmente, pois então, porque foi preciso esperar um ano e quase 2 meses para ver um FC Porto com VP ao leme protagonizar uma exibição "à Porto": muita garra, pressão alta e constante, velocidade, bons passes e jogadas bens construídas, golos. Talvez resultado de não ter inventado ontem... de ter colocado os melhores a jogar nas suas posições, talvez consequência do último péssimo jogo de Barcelos e os jogadores quererem mostrar outra imagem aos mais de 35 mil adeptos que marcaram presença no arranque do campeonato no Dragão... não sei, só me pergunto é porque é que não pode ser sempre assim?

O Vitória, muito fraquinho, muito pior que o da época transacta que já não era nada de especial..., simplesmente não conseguiu jogar. A pressão que o ataque e o meio campo exerciam no meio campo defensivo era intensa e não deixava que o Vitória desse mais de 3 ou 4 toques na bola e não conseguisse sair para o ataque. Por outro lado, quando tinha a bola (mais de 70% do jogo) jogava-se ao 1º toque, com progressão, velocidade, procura dos espaços e sempre a pensar na baliza do Vitória.

Individualmente, na defesa Danilo e em especial Alex Sandro deram outro dinamismo ao sector, razão principal da boa exibição de ontem, pois apoiam muito o ataque e permitiu que o FC Porto jogasse boa parte do jogo com 5 médios: os 3 nornais mais Danilo e Alex Sandro que estavam muito subidos. Fernando, mesmo num jogo em que o sentido é único na direcção da baliza do opositor, tem de estar sempre em campo para compensar as subidas e posicionamento alto dos laterais, só assim eles têm essa capacidade de subir; no fundo, Fernando acaba por ser um 3º central à frente dos outros dois e não um médio defensivo. Os centrais não comprometeram e o guarda-redes quase não teve trabalho.
No meio campo, que dizer de Lucho? Vinha atrás buscar jogo, trabalhava no meio campo e ainda apoiava bem o ataque, tão bem que até marcou 2 golos! Fernando esteve muito bem a limpar a sua área de acção e ainda teve oportunidade de sair algumas vezes com a bola nos pés para o ataque. Moutinho não teve um grande jogo, mas não jogou mal (Moutinho não sabe jogar mal, pode é não jogar muito bem) e teve alguns passes menos bem conseguidos, mas o seu posicionamento em campo é fundamental para o bom resultado de ontem.
No ataque, Atsu é um miudo fantástico, uma verdadeira pérola. Velocidade, finta, remate e capacidade de acelerar e parar quando é necessário, dá profundidade ao futebol portista. Hulk é Hulk! Pensa sempre na baliza, em procurar espaço para rematar para o golo, em levar a equipa para a frente. Nem sempre lhe saiem bem as coisas, como ontem, mas quando saiem, o resultado é invariavelmente o mesmo: golo, um grande golo, à Hulk. E por fim, Jackson, que se estreou a marcar no Dragão de penalti. E que penalti! Marcado cheio de classe, "à Panenka", num momento de coragem e confiança totais - que jogador é capaz de fazer uma coisa destas na estreia perante o seu público e sabendo que falhando geraria uma onda de desconfiança, mesmo que a equipa já estivesse a ganhar por 3-0? Para além desse grande momento, houve vários pormenores onde jogou em tabelas quer com Lucho, quer com Hulk, quer com Moutinho para abrir espaços e criar movimentações de ruptura em direcção à área muito bons, houve vários remates perigosos de cabeça e com os pés de fora da área e ainda jogadas individuais como uma no final do jogo onde dentro da área, sem espaço, rodou sobre si e correu lateralmente abrindo espaço e rematando mesmo a rasar o poste mais distante. Um excelente ponta de lança que, acredito, deverá superar os 20 golos esta época.

Espero que este FC Porto que voltou, seja para ficar. Que não seja um lampejo e momento único. Quero ver mais vezes este FC Porto, dominador, agressivo pela baliza. A jogar assim, não tínhamos empatado em Barcelos nem demorado 89 minutos a marcar um golo em Aveiro...

FICHA DE JOGO
FC Porto-Vitória de Guimarães, 4-0
Liga, segunda jornada 25 de Agosto de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 35.503 espectadores

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Assistentes: Pedro Garcia e Hernâni Fernandes Quarto árbitro: Luís Ferreira

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Hulk, Jackson Martínez e Atsu.
Substituições: Lucho por James (76m), Atsu por Varela (76m) e João Moutinho por Defour (80m)
Não utilizados: Fabiano, Kleber, Miguel Lopes e Mangala
Treinador: Vítor Pereira

V. GUIMARÃES: Douglas; Alex (cap.), N’Diaye, Defendi e Bruno Teles; El Adoua e André André; Ricardo, Barrientos e Toscano; Soudani
Substituições: Barrientos por Marco (46m), Marco por Lalkovic (64m) e Toscano por Leonel Olímpio (73m)
Não utilizados: Matej, Leandro Freire, João Ribeiro e Siaka Bamba
Treinador: Rui Vitória

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lucho (16m e 71m), Hulk (66m) e Jackson Martínez (80m, g.p.)
Cartão amarelo: Defendi (80m) e Leonel Olímpio (90m)

PONTO DE SITUAÇÃO
2 vitórias, 1 empate
5 golos marcados, nenhum sofrido
1 título conquistado

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jogo 2 - Gil Vicente, 0 x FC Porto, 0 - Uma nulidade!

Uma nulidade foi o que se passou em Barcelos.

Zero golos, zero futebol, zero interesse. Só não foram zero pontos como o ano passado, felizmente.

Entrada no jogo a dormir. Lentos, sem velocidade, sem ligação entre sectores. Sem vontade de jogar, de estar ali, trapalhões, com passes infantis perdidos. Uma boa opção teórica de VP: colocar Hulk de inicio. Uma má opção teórica de VP: colocar Mangala de inicio. Na práctica, Hulk foi dos melhores e mais inconformados, mas não valeu o golo que esperavamos. Por outro lado, na práctica, Mangala confirmou que apenas serve para central (e eu pergunto-me se serve para o FC Porto...) e como lateral adaptado é fraco, muito fraco: defende mal e ataca pior. Não lhe falta vontade, verdade seja dito, mas os pés não ajudam... Estou farto de dizer que os laterais do FC Porto têm de saber defender e dobrar os centrais, mas tão importante como isso é saberem atacar e serem extremos. Ora Mangala não tem rotinas defensivas de lateral (descai sempre para a área) e ataca muito mal, tecnicamente é fraco, não consegue centrar para trás e raramente tem um lance ofensivo aproveitável.

Também deixou muito a desejar o desempenho de Moutinho e Lucho, em particular após a saída de Fernando. Fernando é daqueles jogadores que se nota mais a sua ausência que a sua presença. E falta-lhe saber sair com a bola nos pés e apoiar o ataque para cumprir o seu sonho de chegar à "canarinha". Tem limitações, mas cumpre bem o seu papel, tanto que nota-se muito quando não está. Por outro lado, Moutinho esteve abaixo do que produziu contra a Académica e pela selecção. Espero que tenha sido um dia mau e não uma reacção à colocação no banco contra a Académica e à aparente rejeição de uma proposta do Tottenham... A entrada de Kléber foi um falhanço absoluto: julgo que tocou na bola a primeira vez quase 10 minutos depois de ter entrado e tenho a ideia que nunca mais voltou a tocar nela depois... não só tirou Fernando como colocou um jogador que não deu mais nada à equipa, ausentou-se do jogo!

Já a entrada de Alex Sandro para o lugar do adaptado Mangala revelou-se certeira e deu velocidade, profundidade e nexo ao flanco esquerdo da equipa, mostrando que não havendo Palito, Alex Sandro tem de jogar. Ponto final. E se não houver nem Palito nem Alex Sandro, tem de jogar um "B" com rotina do lugar e capacidade de apoiar o ataque, não faz sentido estas adaptações à VP! Parágrafo.

Entretanto, o primeiro remate aconteceu por volta dos 30 minutos! Não percebo. Não pode ser assim.

A segunda parte, após a saída de Fernando, o FC Porto tremeu e até podia ter sofrido golo até que a equipa se ajustou novamente e apenas nos últimos 20 minutos vimos um conjunto que algo irracionalmente procurou ganhar um jogo que deveria estar ganho logo na primeira parte. Jackson poderia ter  marcado mesmo no final, mas o guarda-redes do Gil mostrou aí as suas credenciais, com defesas espantosas que salvaram a equipa.

Faltou raça, vontade de ganhar, força e velocidade. Não estivemos presentes na primeira parte, à semelhança de tantas vezes a época passada. E na 2ª segunda parte apenas nos últimos 20 minutos se viu alguma vontade em resolver o jogo. Muito pouco para um plantel de 100 milhões com 18 internacionais e bicampeão.

Inadmissíveis e despropositadas foram, como habitualmente, as declarações de VP no final. Odeio ouvir dizer que não ganhamos porque o árbitro isto ou aquilo! O meu código genético não está programado assim! Os árbitros e os pénaltis são desculpas vermelhas para enganar os sócios. O FC Porto quando não ganha é porque não se empenha o suficiente ou não mostra organização para o efeito. E mais nada. Poucas são as derrotas ou empates que me lembro de terem acontecido quando a equipa quer e mostra vontade de vencer, por mais que os árbitros roubem - e roubam quase sempre! Falar no relvado, na dimensão do estádio e no anti-jogo, então, nem sei o que diga! Para dizer estas merdas, é preferível que ele entre já em black-out e fique calado no final dos jogos! ...dasse!

Este era um jogo que não podíamos ter empatado, ainda mais sabendo que os lampiões haviam empatado no dia anterior. Os campeonatos perdem-se assim...

FICHA DE JOGO

Gil Vicente-FC Porto,0-0
Liga, primeira jornada
19 de Agosto de 2012
Estádio Cidade de Barcelos
Assistência: 8,298 espectadores

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Árbitros assistentes: Tiago Trigo e André Santos
Quarto árbitro: Bruno Esteves

GIL VICENTE: Adriano; Daniel, Halisson, Cláudio e João Pedro (cap.); Luís Manuel, César Peixoto e André Cunha; Pedro Pereira, Rafael Silva e Luís Carlos
Substituições: Pedro Pereira por Leonardo (64m), Rafa Silva por Brito (69m) e Luís Carlos por Peks (90+2m)
Não utilizados: Lúcio, Bruno Pinheiro e Paulo Arantes
Treinador: Paulo Alves

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Lucho e João Moutinho; Hulk (cap.), Jackson Martínez e James.
Substituições: Fernando por Kleber (57m), Mangala por Alex Sandro (57m) e James por Atsu (70m)
Não utilizados: Fabiano, Danilo, Varela e Defour
Treinador: Vítor Pereira

Cartão amarelo: João Pedro (37m), Mangala (47m), James (70m), Lucho (72m) e Halisson (90+4m)

PONTO DE SITUAÇÃO
1 vitória, 1 empate
1 golo marcado, nenhum golo sofrido
1 título

sábado, 18 de agosto de 2012

Os empatas!

E ao segundo jogo dos B's, novo empate, desta vez a zero e em casa.

Não espero grandes resultados da equipa B, pois nem sequer deverá ser esse o objectivo principal do treinador Rui Gomes. Quero é ver os jogadores a evoluírem positivamente e serem preparados para subirem ao plantel principal.

Por isso não percebo a utilização de Zé António, 35 anos. Não faz sentido nenhum.

E por isso não percebo a utilização de 1 sérvio, 4 brasileiros, 1 zambiano, 1 nigeriano e 1 francês, num total de 8 estrangeiros em 17 jogadores disponíveis neste plantel. Pensei, quando se falou na criação de uma equipa B, que a ideia fosse valorizar o jovem português, não só cumprindo com o serviço público que o clube tem de cumprir como também preparar mais jogadores nacionais para assumirem a camisola do plantel principal e cumprirem com as regras da UEFA quanto aos jogadores nacionais formados pelo clube, coisa que limita actualmente o nosso clube, sem falar na falta de amor à camisola que grassa no plantel principal, onde há mais "mercenários" que "adeptos"... Em relação a estes jovens estrangeiros, ainda aceito o Mbola, o Mikel e o Vion que já eram dos juniores, mas os outros não aceito tão bem.


Seja como for, é com estes (e com mais um ou outro que ainda possa chegar) que vamos enfrentar a época na 2ª, com o objectivo de não descer e de conseguir colocar alguns destes jovens na próxima época no plantel principal - e até mesmo abastecer um jogo ou outro este ano posições deficitárias como foi o caso do defesa-esquerdo no jogo da Supertaça!

Jogo 1 - Tondela, 2 x FC Porto B, 2 (Delatorre, 11', 76')
Jogo 2 - FC Porto B, 0 x U.Madeira, 0

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Mercado, esse ser estranho...

O Mercado ainda não morreu. Mas já tem data marcada: 31 de Agosto, à meia noite. Renasce depois a 1 de Janeiro de 2013. Mas até à sua morte anunciada, muito vai ainda ocorrer, julgamos nós...

Adeus ò vai-t'embora!
Para já, surpreendentemente, levou-nos Djalma para a Turquia! Em boa hora, verdade seja dita! Até porque já vai tarde... Esta aposta regular de VP, que chegou a garantir a titularidade em boa parte da época passada e que este ano, apesar de Varela, Kelvin e Iturbe manteve-se como opção primeira sobre estes no primeiro jogo oficial da época - tendo até jogado 290 minutos na pré-época, 3º dos extremos mais usados logo atrás de James e Atsu - mas mesmo assim, ontem ao final da tarde a noticia aparece como se fosse a coisa mais normal e esperada do mundo: Djalma vai para a Turquia...


Entretanto, hoje os jornais dão conta de uma proposta de 10 ou 11 milhões de Euros pelo Palito - metade do que foi recusado o ano passado... - e por isso este estará na calha para se ir também.

Hulk mantém a mensagem que gosta de jogar aqui no FC Porto mas que está desejoso de ir experimentar outras ligas, particularmente a inglesa ou a espanhola... veremos se fica ou se sai, e se ficar veremos o que faz...

Moutinho, dizem hoje os jornais, já não é alvo de cobiça de AVB no Tottenham, pelo que é menos um tubarão a querer levar o nosso motor. Mas não sei se isto será apenas blufff e nada me garante que outro não o possa levar a qualquer momento...

Por último, Rolando não consegue encontrar colocação e neste momento é, para o VP, o 3º central - sendo que o FC Porto ainda tem Mangala, Abdulaye e Sereno para além dos titulares Maicon e Otamendi... Não sei quem sairá, mas desconfio que 2 deles devem sair até ao final de Agosto...

Jogo 1 - FC Porto, 1 x Académica, 0 - Supertaça

E ao primeiro jogo oficial da época, a já tradicional Supertaça Cândido de Oliveira, fizemos o que nos competia e o que é tradicional fazermos: ganhamos! Aí vão 4 consecutivas e 19 no total, naquilo que acima de tudo demonstra ser o clube mais dominante do futebol português.

Jackson Martinez também começou a mostrar serviço e marcou o golo da vitória, aos 89' mas pleno de oportunidade num cabeceamento bem colocado a centro milimetrico do Miguel Lopes.

E estas são as boas noticias deste jogo!

Porque, lamentavelmente, nada mais de positivo houve neste jogo. O treinador foi o do costume: inventou Mangala à esquerda (!), usou novamente esse portento que é Djalma (!!) e deixou Moutinho no banco (!!!) tentanto provar não sei bem o quê... Como é evidente, Mangala não tem culpa de cumprir mal a função que lhe destinou VP, de defesa-esquerdo, pois não tem qualidades nenhumas para isso - tecnicamente fraco, fecha mal, não tem rotinas, apoia mal o ataque... Na equipa B há um jovem que deu boa conta de si contra o Servette e que, pelo menos, tem rotinas e foi preparado para isso: David... Por outro lado, Djalma continua a ser opção em detrimento de Iturbe, por exemplo, ou Varela: não faz sentido, não tem qualidade nem para a equipa B quanto mais para roubar lugar a um internacional português ou Sub21 argentino... E por último, Moutinho, tão somente o melhor jogador do plantel (na ausência de Hulk) fica no banco a propósito de quê? Segundo consta não gostou (nem eu gostei) e pondera a saída novamente após este episódio! Boa, VP, continua a mandar postais...

No resto, vimos uma equipa ainda sem rotinas, nomeadamente os dois novos no onze inicial (Miguel Lopes e Jackson) mas que têm de jogar já por falta de opções. E são bons jogadores - aliás, estiveram no golo aos 89 minutos, um centra e outro marca - mas que precisavam de mais tempo de "protecção" para entrarem, que não o terão, em especial o Jackson já que é peça única no plantel (Kléber e Janko não contam para títulares) pois Danilo será, provavelmente o titular da defesa na direita.

Lucho mostrou muito má forma física, tendo cerca dos 50 minutos dado o "estouro". Também Miguel Lopes teve problemas físicos perto do final - no que espero que sejam os problemas tradicionais de principio de época e não um "aviso" do que se vai passar, um pouco à semelhança do ano passado, ao longo desta época...

Para além disso, foi um futebol triste, sem ideias, apático, pouco cativante, que não prenuncia nada de melhor este ano do que aquilo que foi o ano passado. Vamos sofrer muito outra vez este ano e vamos começar esse sofrimento já no próximo domingo em Barcelos...

FICHA DE JOGO

FC Porto-Académica, 1-0
Supertaça Cândido de Oliveira 2012
11 de Agosto de 2012
Estádio Municipal de Aveiro
Assistência: 26.825 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: João Santos e Luís Marcelino
Quarto árbitro: Jorge Tavares

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Lucho (cap.) e Defour; James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Defour por João Moutinho (57m), Atsu por Djalma (57m) e Lucho por Varela (86m)
Não utilizados: Fabiano, Rolando, Castro e Kleber
Treinador: Vítor Pereira

ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Flávio Ferreira (cap.), Makelele e Cleyton; Marinho, Cissé e Afonso
Substituições: Afonso por Ogu (71m), Marinho por Magique (86m) e Makelele por Edinho (91m)
Não utilizados: Peiser, João Dias, Henrique e Bruno China
Treinador: Pedro Emanuel

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Jackson Martínez (90m)
Cartões amarelos: Defour (53m), Hélder Cabral (61m), Otamendi (88m) e Jackson (91m)


PONTO DE SITUAÇÃO
1 vitória
1 golo marcado, nenhum golo sofrido
1 título

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Números da pré-época

Uma breve estatística da pré-época, jogo a jogo, jogador a jogador.

6 jogos, 4 vitórias e 2 empates.
10 golos marcados, 1 sofrido.
Melhor marcador: Lucho, com 3 golos.
Melhor assistente: Kelvin, com 2 assistências para golo.
Jogador mais usado: Maicon, com 489 minutos
11 com mais tempo por posição utilizada: Helton (258'); Miguel Lopes (169'), Maicon (489'), Otamendi (467'), Mangala (372'); Fernando (343'), Defour (392'), Lucho (386'); Atsu (340'), James (342') e Kléber (264').


E agora, é a sério!

Com o jogo de sábado passado, terminou a pré-época do FC Porto. Daqui para a frente, é a sério, a doer, a contar taças e pontos.

Não estou muito entusiasmado com a nova época, devo confessar.

A equipa técnica, lamentavelmente, é a mesma. O plantel é, neste principio de Agosto, quase o mesmo do final da época passada, apesar do Presidente não prever mais mexidas até ao dia 31, pessoalmente desconfio que ainda vão acontecer entradas e, principalmente, saídas.

Plantel oficial segundo o site do clube no passado sábado, 4 de Agosto

Numa época em que foi reconstruida a equipa B, o plantel principal apresenta ainda 29 jogadores (ou 27, visto que o Kadu é para a equipa B e o Rafa é o nosso Mantorras, de lesão em lesão até terminar a carreira antes dos 30, infelizmente...) pelo que acredito que entre 4 a 7 jogadores possam ainda vir a sair - por exemplo, havendo 5 centrais, Sereno está claramente a mais na equipa, Palito dificilmente ficará e pelo menos até ao final de Agosto não vai ser usado do que entendo destas declarações, Iturbe parece-me cada vez mais votado ao ostracismo (ouvi falar em questão de ter de mudar de empresário, velhas políticas...) e mesmo Janko não sei se irá ficar, para além de Hulk, Moutinho e Fernando que poderão ainda sair a troco de alguns milhões (muitos, mas menos do que gostaríamos e menos do que as suas clausulas, evidentemente). Para além disso, continuo a achar que este conjunto de centrais é o mais fraco desde o tempo da dupla Freitas-Simões, nos finais dos anos 70 - depois destes, as duplas foram Eurico-Lima Pereira-Celso-Geraldão-Demol-Zé Carlos-Fernando Couto-Aloísio-Jorge Costa-Jorge Andrade-Pepe-Bruno Alves... tudo titulares de caras da Selecção entre os portugueses e alguns dos melhores estrangeiros de sempre em Portugal.

Para além das possíveis saídas, sabendo que Rafa é virtual e que VP não conta desde já com o Palito, só temos Alex Sandro para a esquerda - razão porque parece que vai apostar em Mangala para a posição contra a Académica e, possivelmente, contra o Gil na abertura do campeonato. O normal seria apostar no jovem David da equipa B (ou noutro de lá), rotinado na posição e que mostrou boas indicações no jogo contra o Servette. Mas, pelo que percebi, o VP também não conta com a equipa B para nada...

Por outro lado, a equipa B parece-me bem montada, com um misto de ex-juniores que boa conta de si deram nos últimos 2 anos e com alguns que andavam emprestados e retornam agora para tentar completar a formação e tentar a sorte, mais tarde, no plantel principal - David e Sérgio Oliveira são os casos mais evidentes - provavelmente mais por vontade de PdC do que do VP se ele ainda por cá andar no próximo ano, por exemplo... e ainda com alguns brasileiros interessantes e elevado potencial. Mas do pouco que vi e do fui lendo na imprensa, parece que temos um jogador muito interessante chegado do Brasil este ano, Sebá, uma espécie de Hulk nas suas características mas sem o físico deste (pelo menos, ainda) e que poderá vir, rapidamente, a ganhar protagonismo junto do plantel principal. Só não percebo bem é a contratação do Zé António, com 35 anos, central que foi da equipa B do FC Porto há uns 15 anos atrás e que até esteve parado uma época depois de ter deambulado por Alemanha e Espanha, pelo menos. Uma promessa futura não é, treinador também ainda não, pelo que ocupará a vaga de um jovem oriundo dos juniores ou de um dos menos utilizados do plantel principal que poderia ir assim evoluindo na equipa B. Pergunto-me qual a gestão que o VP irá fazer dos 2 planteis ou se ele apenas estará a considerar, de facto, apenas um...

Mais uma vez, serão 25 dias ainda de sofrimento para saber quem fica e quem sai. E de instabilidade emocional e desportiva. Com 3 jogos oficiais, pelo menos, até ao final do mês (Académica, Gil Vicente e Guimarães, apenas este no Dragão) e entre-cortados com mais um jogo de selecções entre a Supertaça e a abertura do campeonato. Apesar da capa de hoje d'O Jogo ter um PdC confiante na estabilidade do plantel, tenho para mim que se assim fosse ele não precisava de o anunciar desta forma... A preocupação é grande e só não é maior porque as galinholas não estão melhores que o ano passado - a probabilidade de voltarem a perder o campeonato como na última época é real e basta-nos estar no sitio certo para ficarmos nós com o título outra vez...