quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Pinto da Costa completa hoje 69 anos

É ISTO QUE LHES DÓI...

Prestes a completar um quarto de século na liderança do FC Porto, Pinto da Costa cruzou-se com quinze presidentes diferentes Lampiões e Lagartos.

Espremendo os quase 25 anos de presidência que cabem nos 69 que Pinto da Costa completa hoje, há uma série de duelos particulares assinalados no percurso. Lampiões e Lagartos ganham de goleada no número de presidentes acumulados nesse intervalo, mas, mesmo juntos, perdem para o FC Porto nos títulos conquistados: 10 campeonatos contra 14 e um empate de nove Taças. Personalizando o um contra todos, que neste caso será Pinto da Costa contra os quinze presidentes dos dois rivais mais directos que se cruzaram com ele no percurso, o saldo é-lhe francamente favorável.

Dos quinze capítulos dessa história de hegemonia - ou monotonia, dirão alguns - sobram relações diversificadas, umas mais pacíficas do que outras. E não deixa de ser curioso que o mais amigo dos presidentes rivais, Fernando Martins, tenha sido o único a ganhar-lhe nos cinco anos de competição particular entre ambos. Nesse período, os Lampiões conquistaram três campeonatos e quatro Taças, duas delas em finais com o FC Porto. Pinto da Costa contrapôs com dois campeonatos; uma Taça de Portugal e todas as razões para lembrar esse período com um sorriso esticado de orelha a orelha. Afinal, chegou, nessa altura, a duas finais europeias e acabou consagrado em Viena como presidente do campeão europeu.

Em todo o caso, Fernando Martins foi, internamente, o maior adversário que teve, sem que tal tenha beliscado a amizade fora de campo. Talvez a única amizade sólida que o próprio reconhecerá no meio de tantas caras que lhe foram passando pela frente; de tantas mãos que foi apertando ou ignorando.

Da amizade com Kadafi dos Pneus, dos tempos do Alverca, restam as cinzas; com Filipe Soares Franco o azedume inicial abriu espaço a um relacionamento cordial. São esses os rivais da actualidade. A mais curiosa das relações talvez tenha sido a que manteve com Santana Lopes, que iniciou o mandato presidencial no Sporting numa cruzada contra Pinto da Costa e acabou, já como Primeiro Ministro, a condecorá-lo.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Mais uma vez, Diego

Agora são dois. Um, do Braga emprestado ao Penafiel, jovem e muito verde ainda, sem curriculo, para provar o que vale aind.

O outro, o mal-amado por alguns e idolatrado por muitos mais, aquele que já vestiu a camisola 10 do Brasil várias vezes e que foi vendido por menos 1 milhão de euros do que aqueles que custou, aquele que foi vendido por não ter espaço no plantel do FC Porto segundo o idiota do holandês que por cá passou, acabou apenas de ser eleito o melhor jogador da 1ª fase do campeonato alemão, tendo vencido as votações mensais de Agosto, Outubro e Dezembro, levando 8 golos marcados e 11 assistências!

Parabéns, Diego, continuas a mostrar o que vales, por isso a enorme salva de palmas em pé que levaste de (quase) todo o Estádio do Dragão no final da época passada, na festa do titulo.

José Manuel Ribeiro in O Jogo

"Os paleontólogos do Apito


O processo de fermentação do Apito Dourado também passa pela paleontologia. O último notável a relacionar o caso com esse inesperado ramo da ciência foi o director d’A Bola no editorial de ontem. “Só não tenho a certeza”, escreve ele, “de que não seja necessário que os dinossauros excelentíssimos se extingam para que o futebol português recupere a sua vitalidade”. Esqueçamos a coincidência de não haver dinossauros excelentíssimos nem no Benfica nem no Sporting. Concentremo-nos na vitalidade. Os dinossauros excelentíssimos de que fala Vítor Serpa - provavelmente, noutro contexto, admito -, e aos quais outros comentadores deram nomes menos simpáticos, coincidem com os últimos vinte anos e deixam fósseis visíveis: seis taças internacionais, sete finais europeias, dois títulos mundiais de sub-20, a presença da Selecção em quatro campeonatos da Europa e três campeonatos do Mundo, e ainda uma infinidade de títulos em sub-16, sub-17 e sub-18. A geração anterior – a cujos membros, para manter a proporção e a lógica darwinista, podemos chamar protozoários – ganhara três taças e conseguira uma participação no Mundial’66. Sim, os dinossauros excelentíssimos, sejam eles os dirigentes não-benfiquistas e não-sportinguistas que forem, fizeram muito mal ao futebol português. Não estou é a ver qual foi o futebol português a que eles fizeram mal fora da Segunda Circular.


Luís Filipe Vieira
Um honesto intermitente

Lembro-me de ouvir Luís Filipe Vieira dizer, na televisão, que era normal combinar-se os árbitros da Taça a partir das meias-finais. Disse-o quando se soube que o tinha feito. Não o disse um ano antes quando Pinto da Costa foi acusado do mesmo pelo Ministério Público. O amor que o presidente do Benfica tem pela verdade é intermitente."


MAI NADA...

Desculpem-me a insistência mas...

Há um holandês que por ver futebol com o olho do c... que deveria indemnizar o FC porto por este motivo:
Diego foi considerado o melhor jogador da primeira metade da época na Bundesliga. Diego já havia sido distinguido como o melhor futebolista da prova em Agosto, Outubro e Dezembro.

E mais incrivel é que, pessoas que o viram a fazer grandes jogos no Dragão e a ser substituido durante esses mesmos jogos, ainda defendam o Holandês.

Mais, no início da época, quando falei do Diego, disseram-me para esperar até ao Natal. Agora já têm outra desculpa. Como sou coerente insisto...

Diego é como o Algodão, não engana...

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Em primeira mão

Odragao.blogspot.com informa em primeira mão os Portistas de um facto desconhecido por todos, ou conhecido e não divulgado:
Maria José Morgado, a impoluta Magistrada reconhecida pela boca do povo como o exemplo de profissional do MP, quando não se lhe conhecem nenhuns méritos de investigação criminal ou de qualquer outra índole profissional (e desafio quem quer que seja esclarecer o contrário), a não ser o de perseguir (e digo mesmo perseguir e não investigar) certos políticos conotados com a direita portuguesa e porque a dita Magistrada esteve ligada ao MRPP quando jovem (e dar umas entrevistas tipo Octávio Machado em que lançava denúncias abstractas para o ar), foi colocada à frente da investigaçãp ao Apito Dourado e não tem qualquer ligação a nenhum clube, pelo menos que se saiba.
No entanto, como é de conhecimento público, Maria José Morgado é mulher de Saldanha Sanchez, Fiscalista conceituado.
Pois bem, o que se desconhece e que eu passo a dar conhecimento público, é que, de fonte segura, Saldanha Sanchez é Consultor Fiscal de Luis Filipe Vieira. Não dos lampiões, mas do próprio e das suas empresas.
E desafio quem qer que seja a desmentir este facto.

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

3 razões de satisfação

1 - Os 4-0 com que despachamos o Paços de Ferreira e, acima de tudo, o poder que a equipa demonstrou controlando o ritmo, velocidade e o adversário durante todo o jogo. Muito importante também foi o que o Dragão já referiu e que comentei durante o jogo no Estádio (sim, cheguei de Angola ainda a tempo de ver o nosso mágico FC Porto encerrar o ano em casa e em beleza) que é o facto de já sermos uma equipa novamente e não a manta de retalhos holandesa do ano passado. Quaresma continua a ser fundamental, sim, como o Lucho, o Pepe e agora o Anderson. Mas este ano, quando alguma das individualidades falha - por lesão, castigo ou desinspiração - a verdade é que há uma equipa com um colectivo forte e jogadas ensaiadas, jogadas de bola corrida e também de bola parada - que podem e têm resolvido jogos. Agora sei que durante a semana eles treinam alguma coisa. O ano passado punha isso em dúvida constantemente! Os parabén vão, é claro, para o treinador que de facto cumpriu o que prometeu e agora os cantos e livres são mesmo lances de perigo. Continuo a não me entusiasmar com ele, mas pelo menos cumpre os requisitos mínimos de treinador, sabe como supunha os principios básicos da profissão...

2 - O re-ajuste do plantel. Tarik e Ezequias vão sair com toda a certeza. Alan provavelmente também. O Ricardo Costa e o Adriano dificilmente acabarão a época aqui. Apesar de tudo, tenho pena destes dois últimos que me parecem melhores que alguns que vão ficar, nomeadamente o Bruno Alves e o Sokota. Mas com a utilização que têm tido, talvez essa seja a melhor opção.
Entradas confirmadas, para já, só a do Sokota que não foi inscrito em Julho. Veremos se não se vai lesionar a comer o bacalhau no Natal ou as passas no fim-de-ano... Hoje os jornais quase confirmam em absoluto a entrada de LUCAS MAREQUE, lateral esquerdo do River Plate da Argentina, com 23 anos e alguma experiencia, bem cotado no país das pampas. Parece-me uma boa opção, não o conheço nem o vi jogar, mas o mercado argentino tem sido bom filão nos últimos tempos e a escola dos lateriais é boa. De resto, qualquer coisa será melhor que o Ezequias...
Parece-me que a saida dos dois extremos Alan e Tarik significa que o Vieirinha será a alternativa como ainda no Domingo demonstrou com alguns pormenores muito interessantes: bons centros, alguns passes para desmarcações bem medidos, velocidade, boa finta, coragem de jogar o 1 contra 1. Continuo a achar que falta um central de qualidade e um ponta de lança daqueles mesmo mesmo mas mesmo ponta de lança...

3 - A vantagem pontual sobre os concorrentes na Liga e a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Porque dá confiança, é bom terminar o ano em primeiro. Porque começa a repor o prestigio europeu algo abalado por duas épocas muito fracas. Porque candeia que vai à frente ilumina duas vezes...

Algo mais confiante no futuro próximo e triste por não poder ver o FC Porto x Chelsea no Dragão, desejo a todos os leitores um santo Natal e um bom ano de 2007, recheado de vitórias pessoais e clubisticas, azuis e brancas, pois está claro!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Opinião...

para ler
aqui

4-0 sem espinhas

Um bom jogo do Mágico Porto, com quatro golos sem resposta.
Uma magnífica exibição de Pepe (quem diria há dois anos atrás) e um Porto quante baste para um Paços de Ferreira bastante tenrinho para a qualidade do Dragão.
E per5mitam-me que deixe aqui uma palavra ao mister Jesualdo Ferreira. Após entrada no nosso clube, em que o mesmo cometeu alguns erros de pormenor, ei-lo a demo0nstrar que cumpre o que promete. Nos primeiros tempos prometeu que o Porto iria começar a marcar golos de bola parada e agora surgem muitos golos dessa forma.
Por minha parte, como treinador, encontra-se aprovado. Parece-me que já se corrigiu daqueles ataquinhos defensivos, como o fez no Arsenal. Espero que seja para manter.
De resto, um estádio ao Domingo à noite com 38.000 pessoas para assistir a um jogo contra o Paços de Ferreira, com tamanho frio, só demonstra que o nosso Porto é um clube de massas e que cada dia se torna maior.
Hoje em dia o Dragão é um centro de afluência das famílias, nos dias dos jogos e cada vez seremos ainda mais.

E começo já hoje a desejar-vos um



e um ano de 2007 com ainda mais glórias para o nosso Mágico Porto.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Rameiras e companhia, Lda

Pois é, a rameira/alternadeira voltou ao ataque. Industriada sabe-se lá por quem, resoveu escrever um livro onde o mais importante é ter-se incriminado e só agora ter percebido. Constato, pelo menos, que o nível cultural das rameiras está a subir, agora até já escrevem livros...

Quanto à discussão que agita o FC Porto, sou de opinião similar à do Dragão. Este livro nesta altura, para além de pretender facturar com os morcões dos lampiões que o vão comprar aos magotes no Natal, apenas tem como objectivo esconder os problemas que a direcção lampiona atravessa - o Luis dos pneus arguido no caso Mantorras, o Veigarista com bancos e fisco à perna, o dopping do NAndrolona Assis, os pontos todos de atraso para o mágico FC Porto...

Meus caros sócios, simpatizantes do FC Porto e leitores deste blog: todos sabem que há muito acho que o Presidente deve sair e dar lugar a outros, a outra geração. Mas deve fazer isso livremente e nunca condicionado pela imprensa e pela pressão dos lampiões. Devem ser os sócios do FC Porto e o próprio Presidente a decidirem tal coisa, nunca os jornaleiros que para aí andam com campanhas futeis de imprensa cor-de-rosa!

O Presidente é nesta altura mais prejudicial para a SAD (e reparem que distingo a SAD do clube) do vantajoso? Sem dúvidas, há vários meses que o escrevo aqui, há vários anos que o digo. A sua capacidade de gestão económica-financeira nem sequer é sofrivel, é muito negativa. A sua capacidade de gestão futebolistica tem decaido nos últimos anos, não tenho dúvidas nenhumas nisso - basta analisar nos primeiros 20 anos o número de treinadores contratados e tempo de permanencia de cada um e analisar da mesma forma este milénio... Daqui se consegue aferir que a sua sensibilidade para a escolha do "timoneiro" tem sido cada vez pior!

Agora, se achava que ele devia sair devido à situação grave financeira que o nosso FC Porto atravessa, nunca o deverá sair porque uma qualquer rameira escreve um livro e lhe faz acusações! Muito mais grave que isso foi o processo "Apito Dourado" e não se demitiu então, porque o deveria fazer agora?

Nunca, a sair deverá ser pelos votos dos sócios em eleições ou então quando ele perceber que esse é o momento de não se apresentar novamente a eleições. O resto são histórias para embalar lampiões que em Dezembro já estão fora da Liga dos Campeões e a ver o titulo da Liga Bwin por um canudo...

Desculpa, Franciso, mas após muito meditar, não concordo contigo...

O Francisco entende que o Presidente não deve assobiar para o ar face às acusações da ex-companheira e que se deveria demitir, tal como o MST.
Porém, não concordo. Não concordo, porque se o Presidente o fizer, muitas outras surgirão de forma a mantê-lo afastado dos destinos do FC Porto. E penso que esta campanha tem mesmo essa intenção. A de ver destituido o Presidente Pinto da Costa.
Não são afirmações de uma energúmena ressabiada ávida de dinheiro que poderão influenciar a vida do nosso clube, nem sequer de uma comunicação social vermelha desesperada pelos sucessivos insucessos do seu clube.

Tenho recebido emails com alguns excertos do livro enviados por amigos lampiões, tentando gozar com a situação, até pelo facto de o nosso Presidente se ter apaixonado por uma "alternadeira" e a ter tornado sua mulher.
Mais, todos sabemos que isto será escalpelizado até à exaustão. Todos os dia quando ligo a televisão pela manhã para assistir às notícias do dia, lá está a dita senhora, em mais uma série de dissertações.
Hoje mesmo, na revista FOCUS, lá aparece mais uma entrevista da dita cuja (que não li, porque não sou leitor de matérias de revistas cor de rosa nem de entrevistas de pessoas que desejam ter os seus 10 minutos de fama e que para isso dão tudo) anunciada em primeira página e com o título: "Pinto da Costa será preso quando sair do FC Porto".

Como Portista, pensam todos que me conseguem atingir com estas "paneleirices", ou melhor "putices", enviando-me estes excertos. Pois a mim não me atingem absolutamente nada, bem pelo contrário. Mostram exactamente a estirpe do povo português, que muito gosta de perder tempo com estas coisas, considerando-as como primordiais para o dia a dia.

A única coisa que me atingiu durante esta semana, foi o período durante o qual o Mágico Porto esteve empatado como Nacional da Madeira. Isto sim perturbou-me.
Mas o que lhes perturbou mais a esta corja, foi o Porto ter virado o resultado e ter ganho convincentemente apesar de uma arbitragem vergonhosa que tudo fez para nos derrotar.

O que lhes dói é que o Porto passeie a sua classe e supremacia pelos estádios por onde passa, demonstrando que ganha porque é muito melhor que os outros, mesmo sendo roubado, repito, roubado, em quase todos os jogos.

Essa é que é a verdade. E não são estas histórias de lana caprina e de revista cor-de-rosa de uma mulher ressabiada por lhe terem uma vida abastada que me vao desviar do essencial.

Mais, quando vejo nas primeiras páginas da imprensa que irão dar o Estatuto de Arrependida à dita cuja num determinado processo judicial, fico completamete esclarecido. Não serão filmes Americanos a mais e tentativa mais que fustrada de tentar atingir o Presidente e pretender que ele saia do nosso clube?
Aquando da sua detenção no processo Apito Dourado também toda a imprensa dissertou sobre o assunto durante largos dias, escalpelizando a dita fruta, a compra dos árbitros, etc., etc.
O que aconteceu? Sabem? Pinto da Costa foi ilibado de todas as acusações, deixando de ser arguido no processo. E o que disse a imprensa neste momento? Apresentou em páginas interiores essa notícia, não lhe dando qualquer destaque, pois aqui já não interessava...

Reparem no caso do Kadafi dos Pneus!!! O mesmo foi constituido arguido no caso Mantorras, segundo o JN e os meios de comunicação que o citaram, sempre adiantaram que a fonte foi o Jornal de Notícias. Nunca investigaram por si próprios, nem nunca mais nada foi referido pelos pasquins.

Esta é minha posição. Pinto da Costa deve continuar à frente dos destinos do Clube, isto porque:
"LARGOS DIAS TÊM CEM ANOS"

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Faz parte do espetáculo

O meu caro amigo Francisco José Viegas escreveu uma crónica no JN da qual retiro apenas alguns passos.

E transcrevo esta parte da crónica para aqueles que logo no início da época falavam que as boas exibições deste jogador eram apenas fogo de vista. É que ainda na terça-feira, contra o Barcelona, foi apenas o melhor em campo.

Agora o FJV:

"4- Tenho duas campanhas pessoais, até ao final da época. (...) A outra consiste em relembrar ao F.C. Porto que Diego joga no Werder Bremen. (...)

5 - No segundo caso, Diego foi de novo distinguido como uma peça essencial no Werder Bremen. O que não servia no Dragão, serve para os teutões. Mas, claro, eles não sabem jogar à bola. Eu obrigava Co Adriaanse a indemnizar os adeptos do F. C. Porto."

E já agora relembro o que alguns disseram. Basta ir aqui

I rest my case...

COITADA DA "DONZELA"

Estava hoje para escrever sobre o assunto e, tendo em vista o nome, a honra e os interesses do nosso clube, apesar de tudo sempre chamuscado com os recentes acontecimentos, apontava para a sugestão de que a melhor saída para o presidente seria, até por uma questão de dignidade, a apresentação do seu pedido de demissão, quando, ao ir ao quiosque comprar os meus jornais, deparo com o artigo de opinião de MSTno Avante "brumelho" que aponta na mesma linha.
Concordo inteiramente com o escritor na sua análise. Também como ele entendo que PdC não pode neste momento «assobiar para o ar» e limitar-se a dizer «falem-me de coisas sérias». Por isso, transcrevo a súmula do artigo em questão , com o qual, repito, estou inteiramente de acordo: «Sei muito bem o que o FCPorto e, por acréscimo, todos os portistas devem a Pinto da Costa. Sinto por ele gratidão e consideraração pessoal. Mas entendo que o asqueroso episódio da Dona Carolina Salgado é grave, não pode passar sem consequências e não pode ser o FCPorto a pagá-las. No lugar dele, demitia-me.» Aconselho todos os amigos e prezados consócios e simpatizantes do nosso grande clube a lerem e a meditarem com serenidade sobre a justeza do citado artigo.
Não deixo, porém, de referir a campanha de nojento aproveitamento que a comunicação social anda a fazer sobre o assunto. Então agora, coitada da "donzela", com 29 anos com dois filhos e "desempregada", segundo ela, não é que o "maldito" lhe cortou a água e a obriga a ir buscar garrafões do precioso líquido! De «jipe», claro. E o que é mais "enternecedor" é o ar de virgem macerada que apresenta. É de ir às lágrimas!... Coitada da "donzela".

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

TENS RAZÃO, SIMULÃO.

Simulão Seboso, depois de mais um brilhante resultado para o campeonato, sentencia: "agora já não dependemos de nós". Presumindo eu que tal personagem não é tão estúpido quanto aparenta (senão perguntar-lhe-ia se com mais dois pontos já dependeriam deles), concluo facilmente que Simulão se queria referir a ajudas externas. Não dependendo deles, dependem:
- Da fiel Comissão Disciplinar, que, qual OMO, esbranquece as entradas assassinas dos jogoares lampiões. Depois de nada aplicar a Kãotsouranis, resolve premiar Nuno Gomes, tal como já havia feito com Manu, com um mero jogo de castigo após term sido expulsos com vermelho directo. Os únicos, por sinal, esta época, a quem foi aplicado tão benevolente castigo.
- Dos amigos de amarelo, começando com o que se acabou de ver na Choupana.
- Dos amigos da FPF que arquivam ao arrepio de tudo o que vem estipulado ne Lei e em regulamentos o processo do Nandrolona Assis.
- Dos adeptos que tem na RTP, SIC e TVI, que lhes fazem gratuitamente toda a propaganda de que necessitam, nela se incluíndo obviamente as cíclicas campanhas de ódio contra o FC Porto, usando para o efeito qualquer meretriz que se ponha a jeito para o efeito.

NA CHOUPANA...

Na Choupana, depois de 95 minutos jogados, depois de dois penaltis que nos foram sonegados, depois de trinta e uma faltas do Nacional ( não eram os trauliteiros do Bessa, não senhor, apesar de parecerem!) , depois da expulsão do Ávalos ter sido perdoada (só? e o Patacas?), depois de uma bola ao poste e, sobretudo, depois da muita virilidade nacionalista (normalmente chama-se-lhe outra coisa!!!), conseguimos ganhar!
Outra vez a classe do ciganito a dar show de bola. Duas belas assistências, sim senhor. Hoje não gostei do Lucho. Mas marcou um golão, para grande azia dos "brumelhos lampiões" e dos lagartos, que já esfregavam as mãos de contentes. Paciência, rapazes, mas o Porto é assim. Foi preciso vir parao nosso clube para o Jesualdo conseguir ganhar na Madeira! Contra factos não há argumentos!!!
Uma pergunta indiscreta: o Paulo Costa também vai comer ao "Sapo"? Pelo menos parecia.
E concordo com o treinador quando diz que é nestes jogos que se ganham e se perdem campeonatos.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Futebol sem riscos não tem piada

Confesso que não o tinha em conta como um intelectual da bola. Mas as breves palavras que proferiu em conversa com jornalistas parecem-me que afinal o caracterizam de uma forma muito mais personalizada, com um caracter muito maior que aquilo que transparece.

Quem assume que gosta do erro e tem consciencia que por vezes pode cair no exagero, quem acha que sem riscos o futebol se torna banalíssimo porque para trás e para os lados toda a gente joga, que se não jogarmos para a frente não há golos, enfim, quem tem consciencia do poder técnico que tem e o utiliza assumindo a batuta em momentos decisivos em vez de se esconder em campo, é alguém com muito mais carisma, personalidade e inteligencia que aquela que se vê no rapaz dos brincos, aneis e chapeus...

Parabéns ao míudo que tem sido a nossa animação nestes últimos dois anos, a espaços algo apagado ou individualista, mas tem sido aquele que mais vezes nos tem feito sonhar e aplaudir momentos de magia pura, ou não fosse apelidado de Harry Potter!

Quaresma, ainda não és enorme, ainda podes crescer mais como homem e como jogador, mas já és muito grande!

NOJEIRA SEM PRECEDENTES

Quando já ninguém se lembrava da senhora, eis que ela reaparece. Num ápice, aquela que aos olhos de toda a gente (portistas incluídos) não passava duma meretriz a dar o golpe do baú, passou a ser dona de uma credibilidade inabalável e a ser mais imaculada do que a Nossa Senhora. Mais, uma paldina da verdade e da justiça, que, com toda a coragem, resolve contar a "verdade". Claro que o aparecimento da "verdade" quando o Porto está a passear no campeonato e a ressurgir como potência europeia, em simultâneo com certas eliminações europeias é pura coincidência. Assim como é também coincidência a "verdade" sair na boca de mais uma Paula.
A senhora Carolina comete, antes de mais, naquele pedaço de esterco a que chamam livro e publicitado com orgásticos minutos de entrevistas em todas as televisões, um dos mais igominiosos actos que alguém pode praticar - a publicação de mensagens carinhosas de Pinto da Costa. Pedaços de intimidade expostos, com o mero intuito de enxovalhar e envergonhar. Continuando o serviço encomendado, "revela" coisas extraordinárias. Ficámos todos a saber que o nosso Presidente é cuidadoso o bastante para não falar com árbitros pelo telefone. Prefere, porque dá muito menos nas vistas, levá-los a sua casa...
Diz ainda a senhora que a pedido do Presidente arranjou quem sovasse um tal Bexiga. É bom saber certamente que Pinto da Costa não conhece o submundo o suficiente para arranjar ele próprio quem o fizesse. O que dizer então dela? Que amigos bons a senhora tem... Mas, o mais extraordinário foi que, pelos vistos, o objectivo era matar o Bexiga... Sim, leram bem, matar o Bexiga...
E perante toda esta coragem, isenção e credibilidade, as televisões em coro, secundadas pelos Avantes, exerceram a função de serviço público dando o devido tempo de antena à senhora. Será que é desta que retiram ao Porto todos os títulos que o Clube ostenta? Será desta que Pinto da Costa é condenado ao desterro? A fé e a esperança, à falta de melhor, abundam para os lados de Lisboa.
Com tudo isto é natural que não lhes sobre tempo para falar disto.
Ou para tentarem explicar o porquê da Nuninha Gomes só ter sido sancionada com um jogo de suspensão após a expulsão por entrada assassina a João Moutinho.

HAVIA NECESSIDADE?

É verdade que se trata de uma prostituta de alterne. É verdade que o crédito não é muito ou é quase nulo. É verdade que, como diz o povo « uma mulher ressabiada é pior que uma gata assanhada». Mas, como «não há fumo sem fogo» e há homens que se perdem por rabos de saia, protagonizando cenas ridículas e vergonhosas assim como também não deixa de ser verdade que muitos comportamentos das claques, nomeadamente a dos SD, são de todo censuráveis, só me resta perguntar se um presidente inteligente e prestigiado tinha necessidade de se expôr, a ele e ao clube, a este vexame que, por certo, não deixará de constituir motivo de gozo por parte dos adversários. Francamente...

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

SOLTAS

  • Em 1851 o duque de Saldanha chefiou uma insurreição militar que derrubou o governo de Costa Cabral e deu origem a um partido político que se designou por "Partido Regenerador". Mais de século e meio depois, quando todos julgávamos que a dita regeneração se tinha quedado pelos finais do século XIX, eis que surge um iluminado, dirigente, responsável por algumas das grandes manigâncias e trafulhices que têm surgido no nosso país, tanto a nível de negócios pessoais como clubísticos ( sem que esses crimes tenham merecido, nem ele nem o seu "actual" clube, quaisquer demandas ou investigações judiciais), eis que surge um desenvolto iluminado, dizia eu, que, em vésperas de um jogo com o seu rival da mesma circular, vem propor ao seu adversário uma santa aliança para a realização de negócios e projectos futuros comuns e sobretudo, pasme-se!!!, para a "regeneração" do futebol português. Regeneração e credibilização, segundo as palavras do excelso senhor, afirmações logo propagandeadas pelos "papagaios" da comunicação social do costume, convicto que estava e está (a referida comunicação social e os seus arautos não se cansam de lhe enaltecer essa sua descarada faceta) de que é o "salvador da pátria". Parece que, sensatamente e ao contrário do anterior dirigente xexé, o actual presidente do clube rival, não lhe deu troco. É que esse senhor não é flor que se cheire! Quando explicar aos portugueses como é que, vindo do nada, segundo ele diz, sem receber heranças e sem lhe sair o euro-milhões, conseguiu a fortuna que ostenta, sem ser por meios fraudulentos, então talvez acredite nele. No "regenerador"!!! Para o "diabo" que o carregue!

  • Gostei do jogo de ontem. Para mim, foi uma exibição convincente na linha das que foram efectuadas em Hamburgo e em Moscovo e só o poste direito da baliza arsenalista impediu que o nosso glorioso conseguisse o resultado que merecia.Apesar da comunicação social tentar desvalorizar o feito, acho que foi um bom jogo com uma equipa da classe arsenalista sistematicamente remetida à defesa. Se o que aconteceu no Dragão tivesse sido com os " lampiões brumelhos" não faltariam os encómios e as exaltações!Quem os ouve ou lê até parece que os londrinos vieram fazer um frete! É o que dá a "dor de corno"! Estou a gostar da postura da equipa e só espero que o Ibson, por quem tenho uma enorme admiração, dê o salto qualitativo do Quaresma e não se prenda demasiado à bola, como aconteceu no sábado passado, jogando para a equipa e com a equipa. Concordo em absoluto com o Pavão (olá, amigo!), quando diz que, depois de se extirparem algumas das aquisições menos conseguidas (os Ezequias e os Tariks...do descontentamento dele e meu) e se se continuar a consolidar a consistência demonstrada até aqui, podemos ir longe! Mas, atenção. É preciso continuar com os pés bem assentes na terra, porque os "abutres" e as "hienas" espreitam e estão mortinhos por nos saltar em cima. O ódio e a inveja não perdoam e por algum motivo querem ser "regeneradores". O Nacional é já a seguir, cuidado!
  • - Será que os lagartos regressaram ao velho complexo do Natal? Ou será alergia ao vermelho? Depois da rábula do "Gato Fedorento", programa que, aqui para nós, não aprecio (achei completamente estúpida, sem nível, nem isenção a blague a PdC) o Paulo Bento parece que ficou afectado e a equipa perdeu a «tranquilidade» que ele apregoava.

Bom jogo

Gostei, mais uma vez, deste FC Porto de consumo europeu. O Prof. apostou na equipa que eu aqui descrevi como aquela que mais garantias de sucesso tem dado e só não ganhou a aposta por manifesto azar do mágico Quaresma que duas vezes acertou no mesmo poste!

De resto, o FC Porto foi claramente superior e dominou o jogo, em particular a 1ª parte onde o Arsenal não criou uma oportunidade de golo digna desse nome.

De facto, se não sair ninguém (isto é, Quaresma) no Natal e se forem feitos uns retoques saindo os Ezequias e Tariks do nosso (des)contentamento, com a recuperação do Anderson e do Pedro Emanuel, julgo que temos equipa para fazer um resto de época de nível superior, assim queira o treinador continuar a apostar num jogo mais ofensivo e não lhe dê mais nenhum ataque "defensivo"...

O importante é a nossa alegria ontem, apesar do empate. E a minha, que assisti ao jogo pela ESPN com comentários de dois ingleses que torciam pelo Arsenal de forma clara, foi ainda superior - pela distancia por me encontrar tão longe do nosso estádio e por ouvir os dois "beefs" a reconhecerem a qualidade e superioridade do FC Porto ontem!

Homem do jogo: Quaresma, pois claro!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Antevisão FC Porto x Arsenal

Espero, antes de mais, conseguir ver o jogo. Aqui em Angola nem sempre conseguimos as transmissões deles, mas julgo que a ESPN vai dar o nosso mágico Porto.

Expectativas, muitas e altas, claro. Depois do jogo contra o CSKA, espero sempre o melhor do clube.

Penso que o Arsenal não virá ao Dragão para dominar o jogo, julgo que vai tentar ser objectivo e concentrar-se naquilo que pretende para seguir em frente na competição.

Espero que o Prof. não caia no tipico erro dos treinadores portugueses de jogar para o empate. Acredito que vai apostar numa equipa forte, dominadora e acutilante. Com a defesa que me parece mais consistente dos últimos jogos: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile. Com o meio campo mais trabalhador e garantia de maior poder fisico e de bola: Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho. E com o ataque que melhor produtividade tem demonstrado: Quaresma, Lisandro e Postiga.

Acredito que estes 11 poderão levar de vencida o Arsenal e voltar a guindar o nome do mágico Porto a patamares de sucesso altos na Europa, como nós estamos habituados.

Não sei ainda se todos os lesionados se recuperarão ou estarão nas máximas condições para o embate, pois o jogo com os trauliteiros da avenida deixou marcas em vários titulares... Mas confio que todos darão o seu melhor na quarta.

Cá estou eu de volta...

Cá estou de volta e com tudo na mesma, ou mais correctamente, com tudo ainda melhor.
Estamos pertinho da próxima fase da Liga dos Campeões e no campeonato tudo corre sobre rodas.
Nese fim-de-semana, o Porto lá voltou a ganhar aos trauliteiros. Uma vitória difícil, mas inteiramente justa.
Quanto aos lagartos, a desmitificação do Bart Simpson. Criaram o Mito de que o homem era o maior e o diabo a quatro, que os jovens maravilha eram os melhores do mundo,etc, etc. Mais uma vez provaram que num jogo de risco não aguentam a pressão e que o Bart Simpson não é aquilo que tentam fazer dele.
Mas enfim!!! Por mim tudo muito bem. Cá vamos nós na frente, felizes e contentes, à espera de mais vitórias. Porém, também sabemos que não podemos adormecer nem embandeirar em arco, pois tal só permitirá o naufrágio.

P.S.: quero por este meio justificar a criação da verificação de palavras no sistema de comentários. É que face aos inúmeros comentários automáticos de propaganda a não sei o quê, não me restou outra opção que não esta.

sábado, 2 de dezembro de 2006

UM FAIT DIVERS

Antes de rumar para o Dragão para assistir in loco ao derby tripeiro, esperando ver Ibson no onze titular, recordo-me de um outro mágico que há pouco tempo vestia as nossas cores. Alguém que acaba de marcar na Bubdesliga "somente" o 7º golo... Parece que um brasileiro se adpata melhor à Alemanha do que a Portugal. Ou deverei dizer do que à Holanda?

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

E não podem perder os dois?

Em jogo entre lagartos e lampiões fico sempre dívidido...

Por um lado, era bom que perdessem os dois. Não sendo possível tal pelas regras, um empate entre os mouros e uma vitória nossa amanhã contra os trauliteiros da avenida talvez seja, como disse o Prof., o que melhor servirá os nossos interesses.

Mas confesso que apesar de não ser tão radical quanto o nosso Guarda Abel que antes preferia ser corno do que ver os lampiões campeões europeus (e por falar nele, onde andará esse cromo da bola?), ver os lampiões perder é sempre uma coisa reconfortante para os olhos e revigorante para a alma... Não sei, por isso, o que fazer hoje... Torcer pelos lagartos? Rezar para o empate? E se um marcar, tenho de torcer para o outro empatar e ficar satisfeito se o fizer? Ai, ai, que isto de jogos entre mouros é muito complicado... O melhor mesmo era mandar esses clubes para o campeonato de Marrocos... Enfim, devaneios de uma noite de verão (em Angola...) e que perca o melhor ou que empatem, de facto, pouco me interessa - agora vou dar uma de Mourinho: sei que somos melhores e no final da época acabamos à frente deles!