terça-feira, 16 de abril de 2013

Jogo 41 - Braga, 1 x FC Porto, 0 - Adeus, Taça, adeus VP...

...mesmo que seja só no final da época.

E a história repete-se. Duas vezes esta época que o FC Porto e Braga se defrontam em jogos consecutivos separados por poucos dias. Duas vezes que o FC Porto ganha para o campeonato e perde o jogo da competição a eliminar.

Pior ainda. Porque esta era a final. Da Taça da Liga, sim, que não vale nada, eu sei, mas é uma competição e eu gosto de ganhar sempre, até na pré-época - por isso não gostei de ver o FC Porto não jogar para ganhar a final. Porque as normas da casa são antigas: as finais não são para se jogar, são para se ganhar.

Não vi o jogo em directo, as horas são impróprias para quem está em Macau. Mas vi resumos e li muitos comentários. E não gostei do que vi e do que li. E menos ainda do que vi e li o VP dizer no final do jogo - culpar o árbitro pela derrota! VP, aprende de uma vez por todas: não é o árbitro que marca golos nem é ele que os sofre, pode condicionar mas isso trabalhado psicologicamente serve apenas para animar ainda mais os "rapazes". Claro que não percebes isso, como nem percebeste ainda como te caiu no colo o cargo que tens ou como vais ser despachado no final da época para a Turquia, Grécia ou Chipre enquanto o diabo esfrega um olho - e a única coisa que me preocupa é que a SAD tenha demorado quase 2 épocas a perceber o que meio mundo comentador bloguistico já percebeu há muito - o FC Porto é um pesado e tu só tens licença da câmara para motas abaixo dos 50 c.c.!

Quanto ao jogo, felizmente o Fabiano estava inspirado e mostrou que tem, de facto, categoria para herdar a camisola de Helton um dia (e pelas declarações dele dos ultimos tempos, desconfio que não vai ser um dia assim tão distante quanto isso) porque a parte final do jogo foi, simplesmente, penosa.

Enfim, segue o teu penoso percurso e que tanto nos faz sofrer por mais uns jogos, enterra lá de vez a equipa. Eu não acredito que consigas o que dizes que vais tentar - lutar pelo título até fim. Não tens força anímica, não tens controlo no plantel, não tens palavra a dizer nas contratações. E não tens jeito para treinador - podes ser um grande adjunto, mas és um treinador muito fraco.

E que ganhes ao Moreirense no sábado, é tudo o que peço - desconfio que levas é mais um banho de táctica do Inácio que sabe mais a dormir do que tu acordado... tomara me engane eu... é que com o jogo dos lampiões e lagartos esta jornada, os adeptos gostavam de poder continuar a sonhar que ainda é possível...

Sem ver Jackson comemorar, a Taça não vamos ganhar...


FICHA DE JOGO

SC Braga-FC Porto, 1-0
Taça da Liga, final
13 de Abril de 2013
Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Tiago Rocha
Quarto árbitro: Manuel Mota

SC BRAGA: Quim; Baiano, Nuno André Coelho, Santos e Elderson; Custódio, Hugo Viana e Rúben Micael; Alan, Carlão e Mossoró
Substituições: Rúben Micael por João Pedro (75m), Carlão por Zé Luís (78m) e Mossoró por Douglão (90m+2)
Não utilizados: Kritsyuk, Rúben Amorim, Hélder Barbosa e Mauro
Treinador: José Peseiro

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Abdoulaye, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; James, Jackson e Defour
Substituições: Lucho por Otamendi (intervalo), Defour por Kelvin (60m) e James por Atsu (75m)
Não utilizados: Helton, Castro, Izmaylov e Liedson
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Alan (pen., 45m+2)
Cartões amarelos: Abdoulaye (17m e 45m), Elderson (36m), Baiano (47m), Mossoró (67m), Custódio (80m) e Quim (90m+2)
Cartões vermelhos: Abdoulaye (45m, por acumulação de amarelos)


PONTO DE SITUAÇÃO
29 vitórias, 8 empates, 4 derrotas
80 golos marcados, 23 sofridos
1 título conquistado, 3 títulos perdidos, 1 títulos em disputa
 

Sem comentários: