sexta-feira, 15 de março de 2013

Jogo 37 - Málaga, 2 x FC Porto, 0 - Não passámos do hall dos campeões, quando o importante era chegar aos quartos...


Imagem FC Porto
E custa muito perder assim.

O Málaga não é melhor que o FC Porto nem tem mais experiência europeia. O FC Porto era claramente favorito na eliminatória e mais ainda depois de ter ganho, mesmo que por curtos 1-0, na primeira mão.

O que falhou, então, para que o Málaga eliminasse o nosso clube da LCE?

Muita coisa falhou.

Em primeiro, a equipa inicial. Moutinho afinal não estaria a 100%. E com Moutinho em baixa, o meio campo recente-se, é sabido. Já aqui o disse várias vezes: Lucho é o líder "espiritual" da equipa, mas Moutinho é o "motor e caixa de velocidades" que põe a equipa a funcionar nas rotações certas a todo o momento.

Em segundo, a abordagem ao jogo. Mais uma vez, o FC Porto quis mandar no jogo - mas não teve pernas para isso. O Málaga correu mais, lutou mais, procurou mais a bola, foi mais equipa. O FC Porto foi inconsequente, como habitualmente, na possessão de bola - uma oportunidade de golo o jogo todo e foi meio por acaso e quase impossível na recepção da bola do passe de James a Jackson já no final do jogo. Isto é muito pouco e é tema recorrente nas minhas análises aqui.

Em terceiro, o golo em cima do intervalo, que estava iminente. Escrevi eu algum tempo antes no timeline do Facebook: "O aviso está feito, quase marco o Málaga, mas invalidada a jogada por uma falta anterior. Mas o FC Porto tem de melhorar a sua atitude rapidamente ou isto acaba mal...".

Em quarto, a expulsão de Defour logo aos 48 minutos. Ainda na primeira parte, eu havia comentado no Facebook: "Desta forma, não terminam 11 de cada lado. No FCP ja estão amarelados Otamendi, Defour e Alex Sandro." e não me enganei. VP deveria ter protegido os jogadores e pelo menos Defour e Alex Sandro, que estavam a fazer faltas consecutivas sobre Joaquim, em particular, deveriam ter sido protegidos e substituidos mais cedo. Não o fez e aconteceu o que eu antevia, infelizmente.

Em quinto, a má forma de James. Apesar de ele ter mexido um pouco com a equipa, está longe dos melhores dias que já nos mostrou de azul e branco. Contrato de tubarão na cabeça? Ou será apenas ainda da recuperação da lesão muscular?

Em sexto, o medo. O medo cénico. VP, ao contrário do que anuncia frequentemente, não joga para ganhar, nem ao ataque, nestes jogos a doer. Por exemplo, colocar Defour a extremo é demonstrar receio e reforço do meio campo em oposição a mais velocidade e eficácia no ataque. Meter quase sempre um central ou um médio quando está a ganhar ou até empatado é sinal de que pretende manter esse resultado e não procurar dilatar com mais golos. VP é como Jesualdo na Europa, um cagão. E a verdade é que a estatística não mente: ele fez 15 jogos europeus em 2 épocas e só conseguiu vencer 7, menos de metade. É um treinador de consumo interno - e fraco! O ano passado o campeonato foi ganho por uma unha negra e este ano já vamos atrás do rival.

Em resumo, perdemos e fomos eliminados porque do outro lado esteve um treinador que soube explorar as fraquezas do nosso. Porque o Málaga não é melhor que nós. E nós provámos isso mesmo na primeira mão, que fizemos gato-sapato deles - mas sem concluir o trabalho, que é marcando golos. Resta-nos o campeonato e, talvez, a Taça da Liga, se a FPF nos deixar (devia, mas não sei se vai deixar) para completar a época. Muitas finais para disputar para conseguir ganhar estes dois troféus. Confesso que estou cada vez mais pessimista, como já estava o ano passado. Sendo que vejo este ano as galinholas muito mais fortes, muito mais moralizadas e com muito mais colinho e 2 pontos à nossa frente - isto não vai ser nada fácil!

Continuo a bater na mesma tecla: VP já demonstrou cabalmente que não tem estaleca para ser o líder do FC Porto - pode ter sido um excelente número do AVB, mas não será nunca um bom treinador para o FC Porto. Não é de topo, não tem discurso de topo, não tem capacidade de liderança, não tem estatuto para se impor aos jogadores nem eles lhe reconhecem competências para ser o líder do grupo.  Enquanto VP estiver na cadeira de sonho, estamos condenados a isto: um ou outro título interno de vez em quando e a degradar o bom nome que construiu que na última década na Europa.

Mas também a SAD tem culpa nisto. O tipo de política de contratações que seguiu nos ultimos não serve à luz do mercado de crise dos dias de hoje. Investimentos como o de Danilo, são completamente absurdos e errados. Mesmo Alex Sandro, que ataca muito bem, demonstra que tem claros problemas a defender e isso nota-se muito quando há jogos como este.

Tempos dificeis se avizinham, digo eu. Mas espero estar enganado...

FICHA DE JOGO

Málaga CF-FC Porto, 2-0
Liga dos Campeões, oitavos-de-final, segunda mão
13 de Março de 2013
Estádio La Rosaleda, em Málaga

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Assistentes: Andrea Stefani e Renato Faverani
Quarto árbitro: Riccardo di Fiore
Assistentes adicionais: Luca Banti e Paolo Silvio Mazzoleni

MÁLAGA CF: Willy; Jesús Gámez, Demichelis, Weligton (cap.) e Antunes; Iturra, Toulalan e Júlio Baptista; Joaquín, Saviola e Isco
Substituições: Júlio Baptista por Santa Cruz (74m), Saviola por Piazón (78m) e Joaquín por Ignacio Camacho (89m)
Não utilizados: Kameni, Lugano, Seba e Sergio Sánchez
Treinador: Manuel Pellegrini

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e Defour
Substituições: João Moutinho por James Rodríguez (intervalo), Varela por Maicon (58m) e Alex Sandro por Atsu (70m)
Não utilizados: Fabiano, Castro, Izmaylov e Liedson
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Isco (43m) e Santa Cruz (77m)
Cartões amarelos: Otamendi (17m), Defour (24m e 49), Demichelis (28m), Alex Sandro (30m), Jesús Gámez (33m), Toulalan (64m) e Mangala (83m)
Cartões vermelhos: Defour (49m, por acumulação de amarelos)


PONTO DE SITUAÇÃO
27 vitórias, 7 empates, 3 derrotas
73 golos marcados, 20 sofridos
1 título conquistado, 2 títulos perdidos, 2 títulos em disputa

Sem comentários: