sexta-feira, 23 de abril de 2010

Preocupações

1.

As lesões constantes desta época. Que normalmente são sinónimo de uma de duas coisas, quando não das duas em conjunto: má preparação fisica de arranque de época e má preparação física durante a época.
Ambas apontam para um culpado: o preparador físico. Que não existe na estrutura técnica do FC Porto, constituída por um treinador principal, um adjunto, dois assistentes e um de guarda-redes. O que nos leva a perguntar porque não há um responsável por essa área, coisa que foi quase sempre normal no clube existir, por sinal muitas vezes com métodos extremamente motivadores, personagens míticas como o Roger Spry ou o "Bitaites", por exemplo. Isto tudo não é normal e deixa-me preocupado.

2.

O futuro treinador. Porque rumores, cada vez mais insistentes e agora a virem de dentro da própria SAD, apontam o Paulo Bento para treinador, com casa já comprada em Miramar e tudo. E este não é, claramente, uma aposta vencedora. Porque não tem currículo, não tem empatia com a massa associativa, porque não controla o balneário, porque não. Para pior, já basta assim...
Já aqui o disse, volto a repetir: em Portugal, só o Domingos mostrou artes para isso e é portista a 100%, amado pelos sócios. Mas preferia muito mais um estrangeiro, da escola francesa ou holandesa (ou até alemã) com vocação para lançar jovens e rigor táctico no campo, com um pensamento positivo de ataque. E há vários, que se calhar não são tão caros quanto isso. Eu prefiro pagar bem por um bom treinador do que comprar mais 2 ou 3 "mecos" que vão passar a época no banco ou na bancada. O preço do Prediguer, só ele, pagava o ordenado de 2 épocas de um qualquer treinador bom na Europa (na ordem dos 1 a 2 milhões de Euros por ano, ver tabelas existentes com ordenados dos seleccionadores do Mundial, por exemplo). Isto tudo não é normal e deixa-me preocupado.

3.

O apoio dos mouros ao Fernando Gomes para a Liga dos Clubes. Então o homem que controlava as finanças do clube no período áureo da alegada corrupção da fruta e do café com leite e mais não sei que histórias é bom para a Liga e até apoiam o homem pessoal e presencialmente? Isto deixa-me preocupado, porque ninguém dá esse apoio sem mais nem menos, há sempre negociações, e agora quero ver o preço desse apoio. Será a continuação do incompetente na Comissão de Disciplina? Será a colocação de um secretário geral verde? Não sei o que se está a passar, o alheamento do FC Porto mais uma vez destes processos, a saída a mal e mal contada do candidato dos orgãos da SAD e esta candidatura à Liga quando o presidente da SAD dizia que se ia alhear do processo eleitoral. Isto tudo não é normal e deixa-me preocupado.

4.

A passividade com que a SAD aceita os maus jogos e maus resultados que a equipa vem acumulando. Em tempos não muito distantes, o presidente da SAD descia ao relvado, ia ao balneário e dava mostras de preocupação. Agora, por mais que me esforce em encontrar essa preocupação, não consigo. E a aceitação da mediania e mediocridade, a manutenção dos responsáveis por ela, o deixar andar, não era a imagem do presidente da SAD quando, faz hoje 28 anos, tomou posse da presidência do FC Porto. Pergunto-me, mais uma vez, como tenho feito de há 10 anos para cá, se ele ainda tem a "estaleca" para ser "O" presidente ou se, como tantos jogadores, se anda a arrastar pelos campos à sombra de glórias antigas que não é capaz de fazer mais novamente de forma regular. E quando há novas eleições e nem ele sai nem mais ninguém se candidata nem se vislumbram alternativas, isto tudo não é normal e deixa-me preocupado.

9 comentários:

dragaovenenoso disse...

Eu também reparei, logo no início da época que o preparador físico tinha sido dispensado. Julguei que tinham trocado de preparador físico, mas parece que não. POde muito bem ser a razão para tantas lesões e oscilações na forma física.

Quanto ao treinador, tenho de dar razão ao Pavão, pois não é com um treinador que até há pouco dizia que tinha sido roubado em detrimento do FCPorto que irá fazer grande coisa por cá. Aguerrido? Lutador? Não chega. Nós queremos é um treinador como o Robson, nessa altura a equipa jogava com alegria. Ou como o Mourinho, em termos de preparação e rigor.

Paulos Bentos, não muito obrigado.

dragaovenenoso disse...

A passarada conseguiu os seus objectivos: afastar o Falcão do jogo contra eles.

A passarada arrumou com mais um jogador e apenas levaram um cartão amarelo.

A passarada beneficiou de um estranho penalty provocado logo aos 2 minutos seguido de uma entrada para justificar cartão amarelo. Saldo final: 1 golo para o avestruz, vantagem no marcador e um jogador a mais. Muito esquisito.

Este ano tem sido assim.

Espero que no domingo apareçam muitos stewards no túnel de acesso ao relvado e balneários para conduzir os jogadores passarinhos de um sítio para o outro. É que afinal de contas a multa é pequena. Portanto é aproveitar enquanto se pode.

Gilberto disse...

Exacto dragão, a mesma "passarada" foi responsável pelo árbitro não marcar 2 penáltis a favor do Setúbal...

A passarada, fez-vos ainda o favor de não expulsar o pássaro do dragão, afinal lambada costuma ser agressão ;)

...mas para dar mais pica ao CARDOZO a ganhar o titulo de melhor marcador, deixamos o rapaz tentar na última jornada... Caso contrário a "passarada" era mesmo responsável pela expulsão do "pássaro azul colibri"

A "passarada" é responsável pela época mediocre do Porto, assim como por vir a ser o próximo campeão nacional.

Cumprimentos e bons óculos

Anónimo disse...

Oi
alguém sabe a que horas é jogo da próxima semana? Tenho uns amigos que me vão visitar de propósito do Luxemburgo para festejar no Porto..
Quando se podem comprar bilhetes??
Pelo Benfica sei que será muito difícil, assim compro para zona afecta à casa pois muito provavelmente irão muitos poucos portistas sócios ver o jogo( ou pelo menos não arriscava) porque o Porto já não luta mesmo por nada e portanto seria mais fácil.. por aí...e o consenso este ano será tanto basta atentar na tabela classificativa que de certeza absoluta, nenhum portista ousará colocar em causa a justeza do título..
quanto custam os bilhetes para os visitados? É que é primeira vez que vou de certeza ao Dragão e é pa festejar o título

Saudações!!
do Robert Uts States

dragaovenenoso disse...

Já agora Gilberto diz onde ocorreram os tais penalties em Setúbal. É que faltas no meio-campo não dão direito a penalidade. Futebol não é futsal.
Se te referes a uma jogada do Helder Barbosa que já vai a cair antes de entrar na grande área, então por aí se vê a miopia da passarada. Que não viram uma falta sobre o meia leca do Sporting no jogo na capital da bejeca. Se esse foi carga de ombro então tudo é carga de ombro.

Se é lambada que consideras então é agressão o que dá direito a expulsão. Nah, foi uma festinha. Por aí se viu o objectivo do árbitro. Ainda bem que o Braga ganhou, assim os passarões têm de vir cá empatar ou ganhar. Descansem que vamos ter um onze para jogar contra a equipa maravilha do regime. E não se preocupem com a recepção, estamos a preparar tudo para uma chegada "calorosa". Com um bocadinho de sorte só ides comemorar o campeonato na última jornada, ao contrário do propalado nos jornais da capital do império.

Estou e pulgas para saber quem vai ser o árbitro para este jogo. Será que vai ser o João "pode ser" Ferreira?

Gilberto disse...

Quando comprares uns óculos à moda antiga do 3D, com uma lente azul e outra encarnada, tvz possamos discutir esses lances. Por hora fala, fala, fala que a "passarada" vai passando na sua caravana...

Mas afinal tu até sabes os lances que me refiro, já os descreveste e tudo, usas é apenas uma lente dos óculos 3D, a azul... ;)

Experimenta abrir o outro olho casualmente, só para veres a diferença. Fica logo tudo mais bonito e honesto... :)

Quanto à merda do Falcão é-me indiferente que jogue ou não, assim como perder pontos nas Antas, afinal esse jogo é vosso, é a vossa oportunidade de mostrar que em 3 jogos esta época com o glorioso, conseguem ao menos pontuar num deles... E já agora marcar-nos pelo menos 1 golinho...

Portanto essa guerra é mais vossa que nossa...

A nossa é o campeonato e esse se não for na próxima jornada, será conquistado na seguinte...

Por isso não te excites! Pensa antes que já não deves ir à champions e que para o ano tens de vender muito mais que o habitual... Pensa antes que os membros da SAD do teu Porto devem andar tristes pois este ano têm que ter mais imaginação para roubar os mesmos € das champions e das vendas de anos anteriores... e não te preocupes tanto com o SLB... Nem tenhas insónias ou complexos de perseguição, porque essa tua mania de associar o SLB às derrotas e falta de civismo dos jogadores do Porto (Hulks & Lda) já ninguém acredita!... Já pareces um Calimero!

Há várias jornadas que o FCP está fora da corrida do título e das Champions e ainda achas que o SLB ou alguém vai "sujar" as mãos com árbitros pra prejudicar o FCP...

Tem dó!!!... A conversa de calimero é coisa que só entra na cabeça de alguma mente doentia que acredita no Pai Natal...

António disse...

Venenoso,

essa vossa veia de arruaceiros e mau perder, já todos conhecemos... Por isso não estamos à espera duma recepção de outro tipo...

E quanto ao túnel da luz, esqueceste ou dá-te jeito inverter as coisas, quem armou barraca por não se saber comportar foram jogadores vossos ;)

A mania de não admitir os erros...
Se fossem homenzinhos esta época se calhar tinham pelo menos ido à Champions... Mas não admitam erros deste ano e continuem com a boa equipa que têm, aliás, sugiro que mandem embora os MEIRELES, B.ALVES e FALCOES e deixem ficar os outros...MARIANOS, PREDIGERS, GUARINS (marcou 2 golos agora, mto bom); BELUSHIS, VALERIS, SAPUNARUS, ADDYS... Essas estrelas...

dragaovenenoso disse...

lá vem esta malta mandar bitaites acerca de contratações... se não fosse a filha do présidénte não tinham comprado jogadores no ano passado.

relamente nós, portistas, somos calimeros. De facto é verdade, já não ganhamos um campeonato há...deixa ver...pois...ainda somos campeões - tetracampeões! Pois, é isso, ganhamos quatro títulos seguidos - é o que significa tetracampeão. Realmente somos calimeros e não percebemos nada de futebol.

Então agora há óculos 3D?! para tv de casa?! Deve ser para os adeptos do vosso clube, a vossa tv deve fazer a emissão em 3D...é isso e auriculares com efeito especial a 3D também.

Sois de rir. Vejam numa tv, que não a vossa o Helder Barbosa a cair antes de se tentar meter entre os dois jogadores do FCPorto. E onde está o outro penalty?

No próximo domingo é que vai dar gosto aos vossos gloriosos jogadores caírem no relvado do Dragão. Sim, porque o relvado aqui está em condições, não como na capoeira da passarada.

Cá vos esperamos... com muito *fairplay*...

Zé Manel disse...

Pois, pra quem está tão habituado a ganhar já anda com essa veia CALIMERA, daqui a uns tempos nem quero pensar como vão ser... Irra, chatinhos, chatinhos....

uns coitadinhos, vitimas deles próprios e do corrupto que lá têm...

Ele ainda passa na Pç da Boavista ou os pombos não deixam?!