quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Apit'ó comboio...

Pois é, o apito agora já não é só dourado. Ou se preferirem, aquilo que neste blog há muito se escreveu e deixou a nú - a promiscuidade e ligações entre elementos da PGR e PJ e certos clubes e pessoas, que evidenciavam um claríssimo conflito de interesses - e que era vox pop nas ruas e bastidores da justiça.

Um dia teria de acontecer.

E foi agora. E agora sim, vamos ver se a justiça é cega e tem uma venda nos olhos ou se há vários pesos e várias medidas que fazem tombar a balança para uma determinada cor ou para outra cor consoante o momento e o interesse de algumas pessoas ligadas à investigação...

De resto, o combóio já está em marcha e começou mal, verdade seja dita. Das 5 competições em que estamos envolvidos, e como muito bem expressou aqui o Dragão, a 1ª já perdemos devido ao 8 do treinador. Más alterações por tardias, pouca coragem de jogar para ganhar, muita indefinição no plantel.

Espero que no sábado, com o Braga do nosso Jorge Costa, as coisas corram melhor. Espero ver um FC Porto mais ousado, mais mandão, que obrigue o adversário a moldar-se à nossa equipa e não o inverso. Espero que o FC Porto ganhe convincentemente, a única forma de mostrar que o jogo com a lagartagem míuda não foi mais que um escorregão.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

No ciclismo...

os faroleiros já foram com os porcos...
Não existindo doping, pelos vistos não chegam lá...

Força Candido Barbosa... Amanhã estamos contigo no contra-relógio...

«APITO ENCARNADO» notícia TSF

"PGR está a analisar dossier anónimo
Dias depois de Pinto da Costa ter falado no caso «Apito Encarnado», o semanário Expresso avança esta terça-feira, na edição online, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) está já a analisar um dossier anónimo, no qual são apresentadas diversas situações em que os aparentes beneficiados foram o Benfica e o Alverca.

O documento tem o timbre da directoria nacional da Polícia Judiciária e refere situações em que o Benfica e o Alverca - isto na altura em que Luís Filipe Vieira estava à frente do clube - foram beneficiados.

A identidade dos autores do documento é desconhecida, mas, segundo escreve o Expresso online, os autores serão inspectores da PJ que dizem estar preocupados com a descoberta da verdade e que nada têm contra o clube da Luz.

O texto aponta apenas o Benfica e o Alverca como clubes beneficiados, mas não fornece qualquer prova.

Os alvos principais são Luís Filipe Vieira, Carolina Salgado, Maria José Morgado e Carlos Teixeira, o juiz que iniciou o processo «Apito Dourado».

Os autores consideram que os magistrados conduziram a investigação no sentido de prejudicar o FC porto e ignoraram os indícios contra o Benfica.

Segundo apurou o Expresso online, o texto terá sido enviado a diversas entidades, entre as quais a PGR, o DIAP do Porto, o presidente da Liga de Clubes, o Conselho Superior de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, a produtora Utopia, que está a realizar o filme sobre Carolina Salgado, assim como o FC Porto.

O DIAP do Porto confirmou a recepção do documento, bem como a PGR que refere que o texto vai agora ser analisado.

Entretanto, Maria José Morgado já recusou fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Já o Benfica, em declarações à TSF, exigiu que «nada fique por investigar» em matéria de corrupção no futebol português, sublinhando que confia na justiça."

Pois, pelos vistos...

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Quem nasce para 8...

Há tempos escrevi aqui um post cujo título era "Quem tem medo compra um cão", título esse que se aplica ao treinador do Porto ainda hoje. E quanto mais se sucedem os jogos, mais convencido fico do que disse.

Tudo o que passou no jogo de sábado adivinhava-se e ontem a maioria das crónicas assim o espelhavam. Lembro-me do Editorial do Jornal "o Jogo", por Manuel Tavares, que espelha bem o meu sentimento quanto ao nosso Mágico Porto:

"Paulo Bento ganhou a Supertaça porque a sua equipa foi mais atrevida. Mesmo tendo em conta que os dragões tiveram o azar de rematar duas bolas aos postes e de, mais uma vez, Bruno Paixão não ter visto um penálti, a verdade é que o Sporting jogou de peito aberto, ou seja, com um propósito firme de ganhar, enquanto o campeão nacional optou pelo músculo em detrimento da técnica.

Não conheço toda a extensão das limitações que Jesualdo ainda possa ter, mas o facto de o treinador do FC Porto ter sido obrigado a substituir todos os médios que escolheu para entrar em campo – Marek Cech, Raul Meireles e Paulo Assunção – tem algo de opção falhada.

E mesmo que os substitutos nada tivessem acrescentado, e efectivamente contribuíram para dar mais e melhor dinâmica de ataque – Kazmierkzac até mandou uma bola ao poste e Mariano Gonzalez e Leandro Lima aceleraram os processos ofensivos –, fica a ideia de que o tabuleiro táctico de Jesualdo foi mais reactivo do que pró-activo.

Paulo Bento, esse, continua a acreditar e a melhorar os processos de ocupação do meio-campo e, depois de Mourinho – que tem escolhas de outro gabarito –, é muito provavelmente quem melhor consegue aplicar à dinâmica do jogo esse autêntico sistema de drenagem a que se convencionou chamar de losango.

Prova disso mesmo é que para se opor a esse losango, Jesualdo não só utilizou três médios mais defensivos que ofensivos – Paulo Assunção, Raul Meireles e Marek Cech – como obrigou Lisandro López a ter de se preocupar mais em atrapalhar Miguel Veloso na primeira zona de construção do jogo.

Jesualdo poderá sempre dizer que com Lucho tudo poderia ter sido diferente. Mas, para já, o que se viu foi mais aposta nos novos por parte de Paulo Bento. Ainda por cima com um grande golo de Izmailov
."

Jorge Maia, ainda hoje, o refere na crónica que escreve no mesmo jornal, a saber:
"A verdade é que apesar das duas bolas desviadas nos postes da baliza do Sporting, o campeão nacional se satisfez durante demasiado tempo em manter o adversário controlado. Com Raul Meireles colado a João Moutinho e Lisandro amarrado a Miguel Veloso, o FC Porto manteve o lonsago de Paulo Bento controlado, mas perdeu iniciativa ofensiva, deixando Quaresma e Adriano entregues à sua sorte entre os defesas sportinguistas e limitando-se a reagir às incidências do jogo, sem nunca ser capaz de o definir. Uma postura a rever. Com urgência."

Ou seja, a verdade é mesmo esta: em vez de sermos nós a impor aos outros que se preocupem connosco, qual treinador do Carcavelinhos, preocupamo-nos com os outros e jogamos para ver como fica...

No início da segunda-parte mandei um sms a um amigo que dizia isto: "só depois de estarmos a perder é que vamos arriscar". Não me enganei e quando o tentamos já foi tarde. Tarde demais para quem tem uma equipa para se impor muito cedo no jogo.

Temos muito melhor equipa do que os lagartos. Temos médios ofensivos e jogamos apenas com médios de retranca.
Fizemos 11 contratações e o treinador tem medo de os meter!!! Será que só em Dezembro é que vai arriscar neles e, ainda assim, os vai dispensar, tal como fez aos refeorços de Dezembro, que tiveram o aval do treinador e já cá não para nenhum???

Quem nasce para 8 não chega a 80...

sábado, 11 de agosto de 2007

SE O PRESIDENTE ESTÁ DE VOLTA, O BURRUALDO TAMBÉM

- Mais de uma equipa contratada em reforços: nenhum reforço utilizado no onze inicial.

- 4 ou cinco reforços para o meio campo: Marek Cech a titular.

- dois organizadores de jogo no plantel: Jorginho dispensado e Leandro a aquecer banco.

- jogo miserável: primeira substituição aos 75m.

- conceito de "mudar para ganhar o jogo": sai Cech entra Kazmerdak, o portento.

- conceito de "mudar para dar a volta ao resultado" - entra Leandro Lima aos 83.

Não há dúvidas: o Burrualdo está de volta. Ou melhor, nunca se ausentou. Resultado: primeiro troféu desperdiçado e futebol de divisão de honra. Só tem um criativo no plantel. Por ser bom de mais, foi tirado ao intervalo em Roterdão, para não mais voltar. Para a época 2007/2008 temos a seguinte táctica: "Deus queira que Quaresma esteja em dia sim". No resto, como não há organizador de jogo, biqueiro para a frente.

O meu prognóstico: no final de Setembro só restará a taça para disputar, uma vez que as equipas da Superliga ainda não jogam essa competição.

PS - o Sportem também não vale nada. Mas eles têm desculpa - os jogadores deles não valem mesmo nada.
PS2 - o Bruno "3 penalties" Paixão fez o mesmo de sempre e roubou o penalty do costume. Este Porto com um roubo perde sempre, com o Burrualdo no banco.
PS3 - com tanto dinheiro em aquisições e não havia uns milhõezinhos para um treinador. Eu já não pedia o Mourinho ou o Benitez. Apenas um treinador.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Terramoto na Lampiolândia - 10 na Escala de Richter

A entrevista do nosso Presidente foi um autêntico terramoto prós lados da lampiolandia e do resto da 2.ª circular. Quando já começavam a fazer a festa com os últimos sopros do nosso Presidente, pelo facto de ter andado calado este tempo todo, eis que o Homem surge a todo o vapor e varre tudo o que lhe aparece à frente, como nos bons velhos tempos.

Era isto que todos nós esperavamos que acontecesse e, mais uma vez, foi isso que aconteceu. Adianto-vos desde já que não pude ver a entrevista em directo. No entanto, todos os resumos que vi (e foram bastantes e sendo certo que vou procurar já aqui a entrevista completa)e o sms que recebi no final da entrevista, apenas revelam que o homem está de volta, porque sabe que agora se luta com armas mais iguais.

As pinceladas na Maria Octávio Morgado e no seu pinceleiro marido (tenham calma que há aí umas bombinhas para rebentar nas mãos deste "impoluto"), as respostas ao ladrão de Pneus, o reconhecimento do grande erro da sua vida e a frontalidade com que abordou as questões, só nos fazem estar confiantes de que agora vão todos comer o que o pão amassou.

Grande entrevista, grande afirmação das suas capacidades e, claro, mais um terramoto em Lisboa de grau 10.
Afinal, dizem eles agora, "O HOMEM ESTÁ VIVO E PARA DURAR". Está e estará... Metam a viola ao saco e esperem por mais umas derrotas.
Benvindo Presidente, JÁ TINHAMOS SAUDADES DESTAS SUAS APARIÇÕES...

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Típico de Lampião...

São estas as estrelas e tipo de pessoas que são consideradas míticas para o lado dos lampiões...

Obrigado ao comentador que nos fez chegar esta notícia:
Torneio Simulão dá prejuízo

Para ver e comentar...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Já ferve...

Faltam apenas três dias para o início do futebol que interessa...
E, claro, como estamos para começar, começamos logo com uma nomeaçãozinha para animar... Nada mais, nada menos que o palhaço de Campo Maior para o primeiro embate do ano.

Como sempre o Mágico Porto estará em campo para ganhar!!! É isso que nós esperamos no primeiro jogo a sério desta época.
Falta-nos Pepe no eixo da defesa, veremos como se saí Stepanov.
Falta-nos Anderson, veremos se se concretiza a promessa Leandrinho.
Não nos falta mais nada e temos reforços.
Veremos qual a resposta dos novos craques... Eu cá estou para vencer mais uma vez...
Poooooooooorrrrrrrrttttttttttttttoooooooooooooo

terça-feira, 7 de agosto de 2007

A Capital do Império no seu melhor...

Basta ver a notícia, sem qualquer comentário adicional...
Uma vergonha...

"Viagem de pesadelo na semana da Supertaça

O FC Porto levou mais de 10 horas para viajar de Amesterdão para a cidade Invicta, um percurso que normalmente dura apenas duas horas, mas que a TAP transformou num verdadeirto pesadelo para todos os passageiros do voo TP 653.

Antes de chegarem ao Porto, o que já aconteceu de madrugada e de autocarro, os portistas foram atrasados, desviados, transferidos e alegadamente mal tratados pela companhia aérea nacional, com o Director Geral da SAD portista, Antero Henrique, a ser identificado pela polícia depois de um desentendimento com a comissária de bordo do voo para o qual os bicampeões nacionais foram desviados, e com a restante comitiva portista a recusar-se, solidária e ruidosamente, a continuar a viagem na TAP.

Os problemas começaram logo à partida de Amesterdão, quando o voo de regresso ao Porto sofreu um atraso de duas horas, sem mais explicações do que um alegado "problema técnico". Feito o embarque e revista a previsão da chegada à Invicta para as 17h55, a viagem desenrolou-se sem outros problemas até que, quando faltavam apenas cinco minutos para a aterragem, o comandante do avião informou os passageiros do inesperado desvio para Lisboa, onde aterrou perto das 18h30, já ao som de apupos.
E foi em Lisboa que as coisas se complicaram.

Os 46 passageirtos que deveriam ter ficado no Porto foram divididos por diversos voos de ligação para a Invicta, com a comitiva portista, constituída por cerca de três dezenas de elementos a ser desviada para um avião onde não havia lugares para toda a gente. Três elementos da comitiva - Acácio Valentim, Ricardo Pereira e Vítor Lima - aguardaram de pé que todos os passageiros se sentassem, esperando por uma solução por parte da tripulação que nunca surgiu. Os portistas chegaram a sugerir inclusivamente a utilização dos lugares extra da classe executiva, opção que foi recusada pela tripulação. Com o atraso a aumentar e os ânimos a aquecerem, houve uma senhora que perdeu os sentidos, sendo imediatamente assistida pelo médico do FC Porto, Nélson Puga.

E foi nessa altura que Antero Henrique interpelou a comissária de bordo do voo, reclamado uma explicação, apenas para ver esta alegar que o Director Geral da SAD a tinha insultado. O comandante do avião pediu a intervenção da polícia que identificou Antero Henrique, retirando-o do avião, facto que levou a restante comitiva a abandonar o aparelho de forma ruidosa, como prostesto.

Os portistas recusaram-se a continuar a viagem na TAP e, depois de resolvidas as questões burocráticas, providenciaram um autocarro que os transportou desde Lisboa até ao Porto, aonde chegaram já de madrugada, perdendo quase um dia inteiro de descanso que Jesualdo Ferreira tinha previsto proporcionar aos jogadores antes do início da preparação do jogo com o Sporting para a Supertaça. "

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Segundo A MARCA

"Real Madrid quer Quaresma e Lucho segundo a “Marca”

Real Madrid está seriamente interessado em Ricardo Quaresma, anuncia hoje o jornal espanhol “Marca”, revelando inclusive um encontro entre o empresário Jorge Mendes e o director-desportivo madrileno.

De acordo com a edição on-line do diário, Quaresma está interessado na mudança para capital espanhola, tendo mesmo rejeitado propostas de Bayern de Munique e Inter.

Os contactos entre Jorge Mendes e Predrag Mijatovic têm-se intensificado, apesar do negócio poder não ter um final feliz para os “merengues”, já que o FC Porto tem os cofres recheados depois das vendas dos brasileiros Pepe (também para o Real Madrid) e Anderson (Manchester United).

A notícia divulgada no site da “Marca” admite também que o argentino Lucho Gonzalez, igualmente do FC Porto, está cada vez mais perto do Real Madrid, salientando que o médio “tem muitas possibilidades” de ingressar no colosso madrileno. De acordo com a “Marca”, o acordo entre o clube e o jogador está feito, faltando agora convencer o presidente portista."

Será que é verdade ou mentira??? E qual o desfecho???
Aguardemos...