quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Rumores [VI]

Novidades entre hoje e amanhã ainda devem acontecer no Dragão.

O Jogo dá como certo o empréstimo de Rolando, por 1 milhão de Euros mais 7,5 milhões no final da época se comprarem, ao Nápoles, após este recusar novamente o QPR.
Quem também estará próximo de sair é o ponta de lança Kléber, para o Bétis ou para o Saint Etiénne, numa modalidade semelhante à de Rolando (e que é semelhante à de Guarin na época passada para o Inter).
Também Iturbe já confirmou nas redes sociais a sua saída até ao final do ano para o River Plate da Argentina.

Também a semana passada foi anunciada mais uma contratação de um mexicano, Herrera, oriundo do Pachuca e da selecção principal do México, mas este com chegada prevista apenas em Junho, à semelhança do seu conterraneo Reyes.

A terminar o mês de Janeiro e com o mercado de transferências a fechar, analisemos tudo o que a imprensa andou a dizer nas últimas semanas e que fomos aqui compilando:

Saídas:
* James (Man. U., Barcelona, Chelsea)
* Atsu (Tottenham)
* Jackson (Chelsea, Barcelona)
* Moutinho (Zenit, Barcelona, Tottenham)
* Iturbe (Grémio, River Plate)
* Rolando (Inter, Nápoles, QPR)
* Fernando (Inter)
* Miguel Lopes (Sporting)
* Kléber (Sporting, Anderlecht, Bétis, Saint Etiénne)


Entradas:
* Ricky Alvarez (médio, italo-argentino, Inter, 23 anos)
* Fernando (trinco, brasileiro, Grémio, 20 anos)
* Mauro Caballero (atacante, paraguaio, Libertad, 18 anos)
* Sime Vrsaljko (lateral direito, croata, D.Zagreb, 20 anos)
* Quaresma (extremo, português, Besiktas, 29 anos) -> assinou pelo Al Ahly da Arábia Saudita
* Deco (médio, luso-brasileiro, Fluminense, 35 anos)
* Centurion (médio/extremo, argentino, Racing, 19 anos) -> assinou pelo Anzhi da Rússia
* Chicharito (ponta de lança, mexicano, Manchester United, 24 anos)
* Diego Reyes (central, mexicano, Club América, 20 anos)
* Izmaylov (médio, russo, Sporting, 30 anos)

* Liedson (ponta de lança, luso-brasileiro, Flamengo, 35 anos)
* Herrera (médio. mexicano, Pachuca, 22 anos)

A negrito, rumores novos desde a ultima actualização.
A vermelho, saídas confirmadas.
A azul, compras comfirmadas.
A verde, transferências anunciadas para outros clubes de jogadores associados a virem para o FC Porto.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Jogo 29 - Jornada 16: FC Porto, 5 x Gil Vicente, 0 - Vermelhos, com um galinácio no emblema? Levam 5 porque as tradições ainda são o que eram...

Imagem FC Porto
Ontem vi o melhor jogo do FC Porto da era VP.

Vi uma equipa em campo com vontade de vencer desde o primeiro minuto, com vontade de marcar até que o árbitro apitasse para o final do jogo, a praticar bom futebol, ofensivo, objectivo, com um ritmo de jogo intenso. Tanto que chegou ao final da primeira parte com mais de 80% de posse de bola e acabou o jogo acima dos 75%. Porque não jogam, ou tentam jogar, sempre assim?

Os 5-0 finais, curtos, foram a consequência natural do jogo jogado. Mas houve também algum demérito do Gil, porque esta não parecia a equipa que nos "roubou" 5 pontos nos dois embates anteriores, não parecia o Gil que nos ganhou (a única derrota desde  1 de Janeiro de 2011 para o campeonato, salvo o erro) nem o que nos empatou na primeira jornada deste campeonato.

Mas o que vi ontem agradou-me. O melhor Danilo desde que este chegou (também não precisou de defender) e um meio campo e um ataque completamente endiabrados: ora eram tabelinhas em progressão à Barcelona, ora passes para o espaço, ora eram passes acrobáticos para dentro da área...

O golo madrugador ajudou a serenar o FC Porto e a baralhar e baixar os braços do Gil. Temi que o efeito do golo fosse ser o baixar de ritmo do jogo, mas felizmente isso não aconteceu. O FC Porto continuou a batalhar e a procurar o 2º que surgiu pouco depois, com felicidade para o Otamendi.

Até ao intervalo poderiam ainda ter sido marcados mais, mas no regresso das cabines recomeçou o espectáculo. Defour, no melhor jogo que fez de azul e branco, marcou um excelente 3º golo para o FC Porto logo no inicio.

Começou então a gestão do plantel por parte de VP, dando minutos a Izmaylov e Castro, primeiro, e a Sebá mais tarde. Mas nem por isso a equipa baixou de intensidade ou deixou de procurar mais golos.

O 4-0 surgiu com um bom cruzamento de Castro e Varela, cada vez mais atacante e menos extremo explosivo, a cabecear na área, faltavam 15 minutos para terminar a chacina galinácea. E continuava a cheirar a mais golos.

Até que em cima dos 90, o matador de serviço voltou a molhar o pão na sopa, que é como quem diz, a juntar mais um golo ao seu gordo pecúlio anterior de 14 e a destacar-se ainda mais na liderança da lista dos melhores marcadores, agora com 15 golos - e Jackson já leva 20 golos no conjunto das competições, como previ no inicio da época, ele é jogador para marcar 20 golos por época à vontade, o que irá superar largamente!

Regressa assim o FC Porto incontestavelmente à liderança do campeonato. Sem margens para dúvidas, o esforço dos jogadores recompensou, ver o FC Porto no lugar dele: em 1º. Rumo ao tri!

FICHA DE JOGO

FC Porto-Gil Vicente, 5-0

Liga, 16.ª jornada
28 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.202 espectadores

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: José Braga e Valter Rufo
Quarto Árbitro: Luís Ferreira

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e João Moutinho; Varela, Jackson e Defour
Substituições: Defour por Izmaylov (62m), Fernando por Castro (68m) e Varela por Sebá (81m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira

GIL VICENTE: Adriano Facchini; Éder, Halisson; Cláudio e Vítor Vinha; Luís Manuel e César Peixoto; Paulo Jorge, André Cunha (cap.) e Luís Martins; Hugo Vieira
Substituições: Vítor Vinha por Valdinho (22m), Paulo Jorge por Brito (ao intervalo) e Hugo Vieira por Sandro (68m)
Não utilizados: Vítor Murta, Yero, Luís Carlos e Tiero
Treinador: Paulo Alves

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Danilo (4m), Vítor Vinha (11m, p.b.), Defour (54m), Varela (74m), Jackson (89m)
Cartão amarelo: Mangala (44m), Cláudio (47m e 61m)
Cartão vermelho: Cláudio (61m)


PONTO DE SITUAÇÃO
22 vitórias, 5 empates, 2 derrotas
61 golos marcados, 16 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O artigo 13ª: e se a montanha pariu um rato?

Ainda o famigerado artigo 13º.



Uma leitura mais atenta ao mesmo, a partir do site da própria Liga Portuguesa de Futebol Profissional (em Documentação > Regulamentos > Regulamentos de Competições > Regulamentos de Competições) fez-me ver o caso de outro prisma.

E cheguei à conclusão que, muito provavelmente, o FC Porto até terá razão na utilização dos jogadores e poderá não ter infringido o tão propalado artigo 13º.

Vamos por pontos.

1. Ora onde está escrito o tão famigerado artigo 13º que o FC Porto terá alegadamente infringido?
Está no ANEXO V do "Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional". Este ANEXO V intitula-se de "Regulamento de Inscrição e Participação de equipas “B” na II Liga por Clubes da I Liga" e isso pôs-me a coçar a pulga atrás da orelha! Se há um regulamento especifico para a II Liga, será que há também um regulamento especifico para a Taça da Liga?

2. E a resposta está, novamente, no próprio Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol. HÁ! O ANEXO III, intitulado de "Regulamento da Taça da Liga", rege especificamente esta competição.

3. Mais ainda. O ANEXO V, o "Regulamento de Inscrição e Participação de equipas “B” na II Liga por Clubes da I Liga"diz logo no seu artigo 1º que o "presente Regulamento regula a participação das equipas “B” no campeonato da II Liga".

4. O que está em causa na alegada infracção cometida pelo FC Porto é a utilização de 3 jogadores, a saber, Fabiano, Abdoulaye e Sebá, num jogo da competição TAÇA DA LIGA menos de 72 horas após terem sido usados pela Equipa B num jogo da II LIGA.

5. Logo, do meu ponto de vista, o regulamento a ser aplicado aqui é o que consta no ANEXO III (da Taça da Liga) e não o do ANEXO V (da II LIGA), ao contrário do que o pasquim da Queimada alegou e que de forma viral alastrou pela net e me enganou até a mim num primeiro momento.

6. Ora após leitura do ANEXO III, páginas 79 a 96 do documento em PDF no site da Liga, constata-se que em nenhum momento é referida qualquer medida similar ao tal artigo 13º (do ANEXO V).

7. Por isso mesmo, o FC Porto não deverá ter cometido nenhuma ilegalidade na utilização dos 3 jogadores menos de 72 horas após o último jogo que realizaram, visto que essa medida é aplicada apenas a clubes "B" na II Liga por parte de clubes da I Liga, quando o que está aqui em causa é um jogo de outra competição com regulamentação própria.

8.  Há, claramente, uma leitura enviesada do dito Artigo 13º do Anexo V por parte do pasquim oficial dos lampiões. É que este refere-se a equipas "B". E quem jogou foi a equipa A. E este refere-se à utilização de jogadores entre as equipas A e B nas competições da I Liga e II Liga. E este jogo é da Taça da Liga.

9. Em nenhum momento são mencionadas as competições "Taça da Liga" ou até "Taça de Portugal", "Liga dos Campeões Europeus" ou "Liga Europa" no referido artigo do Anexo V ou em qualquer artigo do Anexo III que diz respeito a esta competição, quando se refere à utilização dos jogadores.

Logo, pelo exposto, parece-me elementar que não terá sido cometida qualquer ilegalidade ou infracção.

Não sou jurista. Mas consigo ler e interpretar leis. E parece-me a mim, agora, claro que não há propriamente uma infracção. Talvez por omissão do regulamento, que não protegeu a Taça da Liga com esta norma. Mas a verdade é que a competição nada diz sobre esse caso de se utilizar jogadores que competiram determinado tempo antes. Veremos o que vai sair deste caso...

Jogo 28 - Setúbal, 0 x FC Porto, 3 - Mais um bis de Jackson

Imagem FC Porto
Não foi um jogo fácil, apesar do resultado transmitir outra ideia.
O golo madrugador ajudou a serenar espiritos, mas tambem a baixar ainda mais o ritmo de jogo (que depois do jogo dos lampiões, voltou ao ritmo alentejano que tem sido tradicional) e a ausência de Fernando, por castigo, nem se fez notar por aí além - talvez porque o Setúbal nunca conseguiu ter capacidade de subir e consistentemente ter jogo, apenas um outro fugaz contra-ataque.
Na segunda parte, novamente mais do mesmo e nem a alteração ao intervalo de Maicon para o lugar do apagado Kelvin trouxe nada de novo.
De positivo, os golos de Jackson que continua a marcar e já conseguiu ser o jogador do FC Porto de primeira época com mais golos a par do longinquo Pena, atingindo já os 14 golos nos 15 jogos da primeira volta. O rendimento de Lucho que se tem mantido elevado, num patamar semelhante ao do ultimo ano antes de sair para Marselha. E ainda a exibição de Alex Sandro, talvez o melhor em campo e que, ao longo da época, se tem afirmado como um dos mais valiosos jogadores do FC Porto - em especial quando é preciso atacar, pois a defender, como ainda se viu em Marrocos no golo do tótó, ele apresenta muitas limitações.
Por último, só espero que a polémica que já começou a circular sobre a data do jogo (23 de Janeiro, mais de 4 semanas depois do jogo original) não venha a cair como mais uma bomba semelhante à que caiu com a Taça da Liga... porque se assim for, cabeças têm de rolar no departamento de futebol: uma vez pode ser deslize, duas vezes é incompetência!

FICHA DE JOGO

Vitória de Setúbal-FC Porto, 0-3
Liga portuguesa, 12.ª jornada
23 de Janeiro de 2013
Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
Quarto árbitro: Hélder Malheiro

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Miguel Lourenço, Jorge Luiz e Nélson Pedroso; Paulo Tavares, Bruno Amaro (cap.) e Bruno Turco; Jorginho, Meyong e Pedro Santos
Substituições: Pedro Santos por Cristiano (60m), Paulo Tavares por Bruno Gallo (70m) e Meyong por Bruninho (88m)
Não utilizados: Caleb, Amoreirinha, José Pedro e Ney Santos
Treinador: José Mota

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); Kelvin, Jackson e Varela
Substituições: Kelvin por Maicon (intervalo), Varela por Sebá (70m) e Defour por Castro (81m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Abdoulaye e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Jackson Martínez (9m, pen., e 86m) e Lucho (90m+1)
Cartões amarelos: Miguel Lourenço (8m), Jorginho (31m e 84m), João Moutinho (34m), Cristiano (64m) e Bruno Gallo (75m e 78m)
Cartões vermelhos: Bruno Gallo (78m, por acumulação de amarelos) e Jorginho (84m, por acumulação de amarelos)


PONTO DE SITUAÇÃO
21 vitórias, 5 empates, 2 derrotas
56 golos marcados, 16 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa


sábado, 26 de janeiro de 2013

O artigo 13º

Nos ultimos dias tornou-se famoso este artigo. Reza ele assim:

"qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo"

Ora é com base nesta leitura que o FC Porto está em risco de ser desclassificado da Taça da Liga, onde tinha atingido as meias finais, pois o castigo por cometer uma infracção é a derrota por 3-0 e, como tal, será eliminado do grupo onde estava integrado por não ficar em primeiro.

E a realidade é que a infracção foi cometida. 3 jogadores - Sebá, Fabiano e Abdoulaye - jogaram no domingo pela equipa B e ao alinharem na quarta pela equipa principal, foi cometida uma infracção ao regulamentado. Pode alegar-se que foram meros 15 minutos de diferença, 71h45 depois, que os o jogo anterior terminou pelas 17h45 e o jogo seguinte foi às 17h30. Pode alegar-se que o jogo foi pedido para ser mais tarde e que isso terá "trocado as voltas" à equipa técnica. Pode alegar-se tudo, mas nada altera a conclusão.

E, ao contrário do que tenho lido e ouvido os meus confrades portistas dizerem maioritariamente, a mim não me agrada nada esta eliminação, por 2 motivos:
1. não gosto de perder nem a feijões e todos os títulos são importantes, quanto mais não seja para a estatística (se não fosse esta mísera taça, os lampiões já iam bem atrás de nós em número de titulos conquistados);
2. demonstrou uma enorme incompetência da equipa directiva desportiva - Antero Henriques e Vitor Pereira à cabeça - por não lerem nem conhecerem os regulamentos, e por não fazerem contas.

O jogo estava marcado há vários dias, eles deviam saber que se iam usar jogadores da equipa B, deviam ter sido protegidos nessa jornada de fim de semana, não jogando. Ou jogando, como foi o caso, não deviam ter alinhado na quarta.

O que eu não admito é que pessoas pagas a peso de ouro não conheçam as leis das competições onde entram. Felizmente que isto se deu com uma competição menor. Mas e se tivesse sido com um jogo do campeonato e agora perdessemos 3 pontos? Eu, enquanto profissional do meu sector, tenho de conhecer as leis e regulamentos que orientam e determinam os actos da minha profissão. Eles, AH e VP, têm de conhecer as deles. Este falhanço é inadmissível num clube altamente profissionalizado como o nosso. Numa empresa normal, isto poderia dar lugar despedimento com justa causa. Quero ver o que vai acontecer no nosso clube...

domingo, 20 de janeiro de 2013

Jogo 27 - FC Porto, 2 x Paços de Ferreira, 0 - E Izmaylov já marca, para desespero de Eduardo Barroso...

Num jogo como o tempo (frio, fraco e mau) o FC Porto conseguiu lograr o principal objectivo, que foi o de amealhar 3 pontos e manter a pressão sobre os adversários contra quem empataram na passada semana.

Mais uma maça podre ou será que o problema é da macieira? (foto FCP)

No entanto, todos nós esperávamos algo mais deste jogo - afinal, ganhar é bom mas não chega, pagamos muito dinheiro para vermos um bom espectáculo, entrega, empenho e paixão - de quem joga, porque de quem assiste ela não falta...

Do jogo, uma primeira parte que dominámos a nosso bel-prazer mas que não se traduziu em golos - e mesmo oportunidades foram poucas e a remate de fora da área.

Na segunda parte, graças ao golo logo ao abrir, totalmente fortuíto, de Alex Sandro, a equipa desanuviou um pouco, mas nem por descomprimiu e acelerou o jogo, que se manteve na mesma toada gelada e lenta, como a noite invernosa que estava.

Serviu, pelo menos, ainda para que Izmaylov molhasse a sopa a primeira vez de azul-e-branco e começasse a render juros. Pergunto-me eu seria mais uma maçã reabilitada no Dragão ou se o problema é da macieira de Alvalade? Cada vez mais a minha resposta tende para o problema ser a árvore e não o fruto...

FICHA DE JOGO

FC Porto-Paços de Ferreira, 2-0
19 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 22.703 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e Álvaro Mesquita
Quarto Árbitro: Carlos Dias

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e João Moutinho; Defour, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Varela por Izmaylov (59m), Defour por Kelvin (73m) e Lucho por Castro (82m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye e Sebá
Treinador: Vítor Pereira

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Diogo Figueiras, Tiago Valente, Ricardo e Antunes; André Leão e Luiz Carlos; Josué, Vítor (cap.) e Caetano; Cícero
Substituições: Luiz Carlos por Hurtado (61m), Caetano por Alvarez (75m) e Cícero por Poulson (87m)
Não utilizados: António Filipe, Cohene, Nuno Santos e Filipe Anunciação
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Alex Sandro (47m) e Izmaylov (78m)
Cartão amarelo: Alex Sandro (16m), Luiz Carlos (41m), André Leão (71m), Fernando (85m) e Josué (89m)


PONTO DE SITUAÇÃO
20 vitórias, 5 empates, 2 derrotas
53 golos marcados, 16 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Jogo 26 - Lampiões, 2 x FC Porto, 2 - Perdemos 2 pontos ou ganhamos 1 ponto?

Artur acaba de oferecer o 2º golo do FC Porto! Foto FC Porto
Um empate não é mau resultado, mas esperava-se mais quando se assistiu ao jogo. Também é verdade que se esperava menos atendendo ao momento de forma de ambas as equipas. No fundo, o desequilibrador foi mesmo o arbitro que permitiu inúmeras faltas violentas, algumas a roçar a agressão, de Matic e em especial de Maxi, ao longo de todo o jogo, tendo ambos terminado o jogo em campo (mais uma vez...) quando num jogo das competições europeias ambos teriam ido mais cedo para o balneário.

E talvez dessa forma o jogo não terminasse empatado.

Em todo o caso, o importante é que mantemos a invencibilidade e recuperamos um pouco da moral que havíamos perdido no final do ano com alguns resultados menos bons.

Em relação à equipa, como se esperava, Defour ocupou a vaga de James e encostado à direita, mas recuando mais que o colombiano na ajuda defensiva.

Do jogo, uma primeira meia hora emocionante: golo cá, golo lá, muita velocidade, entrega e noção que o resultado poderia seguir por ali fora. Depois, as equipas encaixaram, baixaram o ritmo e a emoção começou a diminuir.

Arranque melhor do FC Porto, que só com os fora de jogo mal tirados começou a ser travado. Até que aos 8 minutos o 0-1 aconteceu e só surpreendeu os comentadores lampiões. O empate 2 minutos depois, por outro lado, foi uma surpresa. A vantagem foi readquirida após falhanço de Artur que mais uma vez insistiu em mostrar que está longe de ser guardião para um grande. Por outro lado, o empate acontece novamente com as facilidades que o lado esquerdo defensivo deu, muito espaço, não pressionou. Helton defendeu mal, Otamendi aliviou pior e Mangala estava perdido no meio da área...

Depois deste frenesim inicial, o FCP assentou o jogo, o meio campo dominava e assentia que os lampiões jogassem apenas o que queria que eles jogassem. E o que o arbitro deixava, que no caso do Matic e do Maxi não era pouco, porque para além de futebol deixava-os jogar karate, kick-boxing e outros desportos marciais...

No final VP esteve bem para defender a sua equipa e cores com as declarações que produziu - até porque a imprensa já tentava então limpar a vergonhosa exibição do arbitro que poupou à expulsão os dois lampiões trauliteiros!

Destaque para as exibições de Moutinho (em grande momento de forma) e de Jackson - marcou mais um, igualando um record com mais de 40 anos onde um estreante marcou contra os lampiões e lagartos. Mas também para Lucho, um poço de liderança. Menos bem a defesa, em especial a defender, mas isso já não é sequer novidade. A VP também faltou audácia (bem, e banco também) para atacar os últimos 10 minutos e ganhar o jogo. A entrada de Castro pareceu-me bem, mas a de Abdoulaye era dispensável e preferia que fosse Sebá a entrar. Já Izmaylov não teve oportunidade de se mostrar, mas só o facto de estar apto a jogar e não se ter lesionado, já é positivo...

Agora há que ganhar este fim de semana ao surpreendente Paços de Ferreira e esperar por um deslize dos lampiões - e ele vai acontecer, não duvidem, com este empate eles perderam confiança e mais cedo ou mais tarde iniciam o habitual período de abaixamento de forma de meio da época.


Mas respondendo à pergunta do titulo, penso que, de facto, perdemos 2 pontos...


FICHA DE JOGO

Lanpiões-FC Porto, 2-2
Liga portuguesa, 14.ª jornada
13 de Janeiro de 2013
Estádio da Luz, na Mouraria

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Luís Ramos
Quarto árbitro: Marco Ferreira

LAMPIÕES: Artur; Maxi (cap.), Jardel, Garay e Melgarejo; Salvio, Matic, Enzo Pérez e Gaitán; Lima e Cardozo
Substituições: Enzo Pérez por Carlos Martins (57m), Lima por Aimar (68m) e Gaitán por Ola John (87m)
Não utilizados: Paulo Lopes, Roderick, Bruno César e Kardec
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Defour, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Defour por Izmaylov (75m), Varela por Abdoulaye (87m) e Lucho por Castro (90m+2)
Não utilizados: Fabiano, Kelvin, Sebá e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Mangala (8m), Matic (10m), Jackson Martínez (15m) e Gaitán (17m)
Cartões amarelos: Enzo Pérez (47m), Matic (62m), João Moutinho (81m) e Maxi (85m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar


PONTO DE SITUAÇÃO
19 vitórias, 5 empates, 2 derrotas
51 golos marcados, 16 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Rumores [V]

Já com o mês de Janeiro em curso e com o mercado de transferências aberto, analisemos tudo o que a imprensa andou a dizer nas últimas semanas e que fomos aqui compilando:

Saídas:
* James (Man. U., Barcelona, Chelsea)
* Atsu (Tottenham)
* Jackson (Chelsea, Barcelona)
* Moutinho (Zenit, Barcelona, Tottenham)
* Iturbe (Grémio)
* Rolando (Inter)
* Fernando (Inter)
* Miguel Lopes (Sporting)
* Kléber (Sporting) 

Entradas:
* Ricky Martinez (médio, italo-argentino, Inter, 23 anos)
* Fernando (trinco, brasileiro, Grémio, 20 anos)
* Mauro Caballero (atacante, paraguaio, Libertad, 18 anos)
* Sime Vrsaljko (lateral direito, croata, D.Zagreb, 20 anos) 
* Quaresma (extremo, português, Besiktas, 29 anos) -> assinou pelo Al Ahly da Arábia Saudita
* Deco (médio, luso-brasileiro, Fluminense, 35 anos)
* Centurion (médio/extremo, argentino, Racing, 19 anos)
* Chicharito (ponta de lança, mexicano, Manchester United, 24 anos)
* Diego Reyes (central, mexicano, Club América, 20 anos)
* Izmaylov (médio, russo, Sporting, 30 anos)


Conclusões: do 9 jogadores que foram dados como certos fora do clube, apenas 1 até ao momento saiu - Miguel Lopes. E foi por troca com um dos 10 jogadores que se davam como certos no clube - Izmaylov - numa troca entre os dois clubes e que poderá incluir ainda mais um jogador (neste momento, será Ventura, mas com opção dos lagartos no final da época de poder recusar este guarda-redes e escolher outro jogador). De resto, mais um dos jogadores que foram mencionados chegou ao clube - Mauro Cabellero - mas que, pelo que fui lendo, deverá ser para rodar na equipa B e não para o plantel principal e outro assinou já pelo FC Porto, mas só para representar o clube a partir de Junho próximo - Diego Reyes.

De entre as possíveis entradas, uma está desde já colocada de parte - Quaresma assinou por um clube das Arábias, comentando que irá valorizar a sua carreira. Eu cá acho que na tradução se perdeu o sentido da frase: ele queria era dizer carteira...

Faltam 20 dias para o final do mês e da janela de mercado de Janeiro se fechar. Será que ainda vão acontecer mais alterações?

Jogo 25 - FC Porto, 1 x Setúbal, 0 - Até a dormir chegaram às meias-finais...

Foto Facebook do FC Porto
Super Moutinho! Este, mesmo quando joga menos bem, não sabe jogar mal. Este, mesmo quando os outros andam em ritmo de passeio, tem sempre aquele ritmo dele, o rendimento é quase constante. E agora, até já marca penaltis outra vez! Não vale 30 milhões de Euros? Pois não, vale 40, que é a cláusula de rescisão...

Do jogo contra o Setúbal pouco mais há a falar. O regresso de Maicon, sem ritmo e claramente a demonstrar que não pode ser ainda uma opção válida para domingo. A lentidão do jogo todo da equipa: uns sem ritmo, outros sem vontade a pensar no domingo, todos a tremer de cada vez que um portista ia ao chão a pensar: menos um para domingo...

Dos que jogaram, para além de Moutinho, destaco ainda o Castro que terá feito o seu melhor jogo de azul e branco e ainda o Sebá - mostrou que ainda não está pronto para a equipa A mas tem uma boa margem de progressão e merece mais minutos entre os "grandes"; mal por mal, mostrou ser muito mais util para a equipa e muito melhor que Kléber!

Sobreviveram todos, mesmo com a contractura de Moutinho que o impediu de treinar hoje e por isso a equipa titular que VP vai apresentar no domingo deve ser aquela que terminou a primeira parte de sábado passado: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Moutinho, Lucho, Defour, Varela e Jackson. Não estou a ver o conservador VP meter alguem mais ofensivo para o lugar do James nem estou a ver o regresso de Maicon. Mas estou a ver o Defour encostado à linha direita. Defour, esse extremo-direito... na cabeça do VP!

Não estou optimista. Aliás, não estou optimista desde Setembro de 2011... e VP ainda não me deu motivos para encontrar o optimismo perdido em Santa Maria da Feira.

Agora, no final de Fevereiro, teremos de defrontar o Rio Ave nas meias-finais, para tentar na 2ª final desta competição o 1º título.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Setúbal, 1-0
Taça da Liga, terceira fase, grupo A, terceira jornada
9 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 12.808 espectadores

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Pedro Felisberto
Quarto árbitro: José Rodrigues

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Mangala; Fernando (cap.), Castro e João Moutinho; Kelvin, Sebá e Defour
Substituições: Maicon por Alex Sandro (intervalo), Fernando por Lucho (intervalo) e Defour por Varela (60m)
Não utilizados: Kadú, Quiño, Otamendi e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Amoreirinha, Jorge Luiz e Nélson Pedroso; Bruno Turco, Bruno Amaro (cap.) e Bruno Gallo; Jorginho, Pedro Santos e Bruninho
Substituições: Bruno Gallo por Meyong (52m), Nélson Pedroso por Cristiano (52m) e Jorginho por Paulo Tavares (73m)
Não utilizados: Caleb, Miguel Pedro, Frederico Venâncio e Ney Santos
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-0
Marcador: João Moutinho (44m, pen.)
Cartões amarelos: Kelvin (31m), Mangala (37m), Cristiano (63m), Pedro Santos (83m), Pedro Queirós (85m) e Paulo Tavares (90m+3)
Cartões vermelhos: nada a assinalar


PONTO DE SITUAÇÃO
19 vitórias, 4 empates, 2 derrotas
49 golos marcados, 14 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Jogo 24 - FC Porto, 1 x Nacional, 0 - Um arranque medíocre!

Depois do deserto futebolístico de Dezembro (apenas 3 jogos oficiais) começa agora, no incio do ano, os dois meses que irão decidir boa parte do sucesso (ou não) desta época.

Para Janeiro, teremos os seguintes jogos:
Dia 5 - Nacional no Dragão, campeonato

Dia 9 - Setubal no Dragão, Taça da Liga
Dia 13 - Lampiões no Salão de Festas, campeonato
Dia 20 - Paços de Ferreira no Dragão, campeonato
Dia 23 - Setubal em Setúbal, campeonato
Dia 27 - Gil Vicente no Dragão, campeonato.

Ou seja, 6 jogos, 5 dos quais para o campeonato, incluindo a ida ao salão de festas num momento em que eles estão com o gás todo (9 golos nos dois ultimos jogos...) e nós com imensas debilidades no plantel que obrigaram já à chamada de 2 B's neste jogo e que, previsivelmente, irá obrigar à chamada de mais outro para ir a casa dos lampiões devido à lesão de James...

E entretanto, ao 7º dia, não se fez ainda luz sobre o reforço (ou acerto, se preferirem) do plantel, que precisa urgentemente de um médio, um extremo e um ponta de lança...

Imagem FC Porto
Sobre o jogo contra o Nacional, o que dizer? Foi pobrezinho, fraco na intensidade, ritmo e entrega dos jogadores. Alguns andam ainda a abater as rabanadas a mais de Natal, como Otamendi (já há quem lhe chame de Gordamendi....) e Danilo que andou a pastar, literalmente, o jogo todo. O meio campo foi mais uma vez fraquito, com muitos passes falhados e pouca velocidade, escapava Moutinho que atravessa um bom momento de forma. Lucho tem classe mas estará na sua tradicional quebra de forma de meio da época. Fernando parece uma luz da árvore de Natal - ora liga o complicómetro, ora delisga o complicómetro...

No ataque, Varela está outra vez em quebra, James estava a meio gás até se lesionar e Jackson era o único a funcionar a 100%. E eis que o que todos temiam, aconteceu (Lei de Murphy em funcionamento...): James ao minuto 44 lesiona-se, é atendido pela equipa médica e sai directamente para o balneário agarrado ao musculo da perna... e aí vão duas rupturas musculares, depois da de Kléber. E quando se pensava que iria entrar Kelvin, eis que o visionário VP tira mais um coelho da cartola! Defour a extremo! Depois de ter visto em Maicon o defesa direito, em Mangala o defesa esquerdo, agora Defour é extremo! Já me pergunto qual será a próxima visão deste homem? Fabiano a ponta de lança? Mangala a trinco? Abdoulaye na posição 8? Castro a defesa direito? Enfim...

Felizmente que, ao minuto 24, Jackson carimbou o golo da ordem e que solitariamente deu a vitória neste jogo. Porque a 2ª parte foi um deserto de ideias, sendo que os últimos 15 minutos eu estava a ver o empate a acontecer com tantas faltas perto da área e cantos obtidos pelo Nacional. Candeias mostrou o que se pode fazer a Alex Sandro a defender (ainda é muito verde) e em especial a Danilo que parecia um menino do coro a ser "papado" consecutivamente. Não serviu para o FC Porto, mas serviu para demonstrar fraquezas do FC Porto... e para a semana com Gaitan, Rodrigo ou Sálvio a caírem em cima, como vai ser?

Sabendo que neste momento do plantel principal (que VP queria curto no principio da época por gostar de trabalhar mais com planteis curtos e que agora se queixa que é curto...) só sobram Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Moutinho, Lucho, Varela, Jackson, Kelvin, Fabiano, Abdoulaye, Castro, Defour e, talvez, Maicon (mas a voltar de paragem prolongada) será com 10 titulares e um habitual suplente no onze inicial que iremos abordar o jogo da mouraria, sendo que no banco restarão apenas 4 da equipa B, 5 se Maicon também for convacado, sendo o restante preenchido por B's que, claramente, não contam para VP (como não conta Rolando ou Rafa).

Preocupado, é como estou neste momento. Mesmo que Izmailov seja hoje anunciado, ele não é um elemento 100% válido para os próximos jogos (nem é pelas lesões constantes, é mesmo pela falta de rotinas e conhecimento do futebol dos colegas de equipa) e não estou a ver como vamos resolver este problema. E para mais, 4ª, ainda temos um jogo da Taça da Liga que, desconfio eu, será jogado à base de B's e muitas Avés Marias para não haver mais lesões...

FICHA DE JOGO

FC Porto-Nacional, 1-0
Liga, 13.ª jornada
5 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 27.109 espectadores

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: João Santos e Bruno Rodrigues
Quarto árbitro: Carlos Reis

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: James por Defour (46m), Varela por Kelvin (72m) e Lucho por Castro (90m)
Não utilizados: Fabiano, Abdoulaye, Dellatorre e Sebá
Treinador: Vítor Pereira

NACIONAL: Vladan; João Aurélio, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Moreno (cap.), Revson e Diego Barcellos; Candeias, Mário Rondon e Mihelic
Substituições: Mihelic por Keita (46m), Revson por Claudemir (55m) e Diego Barcellos por Isael (65m)
Não utilizados: Gottardi, Jota, Edgar Costa e Sérgio Duarte
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 1-0
Marcador: Jackson Martínez (24m)
Cartão amarelo: Moreno (53m), Mexer (73m), João Aurélio (88m) e Fernando (90m+1)


PONTO DE SITUAÇÃO
18 vitórias, 4 empates, 2 derrotas
48 golos marcados, 14 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa