domingo, 30 de dezembro de 2012

Jogo 23 - Estoril, 2 x FC Porto, 2 - Taça da Liga, não era o Estoril Praia, era o deserto do Estoril

Imagem Público
Estava azeda esta rabanada que nos foi servida esta noite. Uma prenda de Natal de VP para esquecer. Ou para relembrar as imensas fragilidades do plantel que com 3 lesões ficou completamente destroçado quanto a alternativas de jogo e tácticas ao dispor do pseudo-treinador que temos.

Terminou assim o ano de uma forma agri-doce, sensaborão, como tem sido praxe desde que VP tomou conta da equipa em meados de 2011. Este tem sido o nosso destino com VP: vamos ganhando mas a custo, com sofrimento e com muitos desaires pelo meio...

Sobre hoje, o que dizer?

Os primeiros 3 minutos, bons. Pressão alta, boas trocas de bola, aberturas interessantes. Depois, desligamos da corrente.

Aos 15 minutos uma asneira (mais uma...) do sr. 18 milhões Danilo e um livre mesmo a jeito de Steven Vitória (central de excelentes recursos formado no FC Porto, salvo erro capitão nas camadas jovens, que nunca teve hipóteses no plantel - dos dois jogos dele que vi contra o FC Porto, ninguém me convencer que ele é mais fraco que Mangala ou Otamendi, só para falar dos titulares de hoje...) que não só defende bem e agressivamente como ainda marca de forma excelente bolas paradas (livres e penaltis como hoje) e na área em cantos e livres é um perigo devido à sua altura (como se viu no jogo do campeonato quando nos marcou também).

E lá fomos nós atrás do prejuízo que Jackson aproveitou devido a um erro do guarda-redes para empatar...

Ao intervalo, a estupefacção: Jackson fica nos balneários e sobe Defour. No final, VP justifica com uma mialgia de esforço de Jackson e a necessidade de o poupar. Não discuto isso. Mas lançar Defour e não Atsu ou Sebá é que já discuto veemente e não percebo porque não o fez, a lógica assim o ditava e como acabou por fazer na 2ª parte quando retirou um centro-campista (Fernando) para entrar um atacante (Atsu).

Depois, nova asneirada defensiva, mas olho de lince do árbitro que conseguiu perceber ali no momento o que eu, após algumas repetições, ainda não consegui ter certezas: Otamendi jogou com o braço dentro ou fora da área? E o Steven agradeceu e lá fez o 2-1...

E foi um desespero os últimos 20 minutos. Sem ideias, sem força, sem velocidade, sem... esperança. E foi um verdadeiro brinde do bolo-rei, um milagre de Natal, que aos 88 minutos o João Moutinho sacou da sua cartola, com um poderoso remate de meia distância que valeu o empate e evitou a amargura de terminar o ano a perder.

Fica o aviso. Com Maicon, James e Kléber lesionados e com Iturbe na selecção sub20 e de saída, ao que parece, VP teve de chamar Sebá da equipa B e viu-se sem alternativas para montar o ataque quando Jackson foi obrigado a ser substituído. Agora, pensando que Atsu também se vai juntar à sua selecção e continuo sem ver movimentações de entradas no plantel, pergunto-me: é assim que pretendem ganhar o título este ano, sabendo que estes meses de Janeiro e Fevereiro vão ser um corropio de jogos (cerca de 10 jogos por mês) entre Liga dos Campeões, Taça da Liga e campeonato nacional? Pois...

Bem, resta-me desejar a todos os portistas um fim de ano bem melhor que aquele que o FC Porto nos deu hoje e que entrem em 2013 cheios de força, energia e confiança em que o novo ano nos trará muitas vitórias!

FICHA DE JOGO

Estoril-FC Porto, 2-2

Taça da Liga, grupo A, segunda jornada
30 de Dezembro de 2012
Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril
Assistência: 3.287 espectadores

Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
Assistentes: Inácio Pereira e João Loureiro Dias
Quarto árbitro: Manuel Oliveira

ESTORIL: Mário Matos; Anderson, Bruno Miguel, Steven Vitória e Tiago Gomes; Gonçalo, João Coimbra (cap.) e Evandro; Carlitos, Luís Leal e Licá
Substituições: João Coimbra por Elizeu (69m), Luís Leal por Carlos Eduardo (85m) e Evandro por Pedro Henrique (90m)
Não utilizados: Vagner, Bruno Nascimento, Jefferson e Dieguinho
Treinador: Marco Silva

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Kelvin, Jackson e Varela
Substituições: Jackson por Defour (46m), Fernando por Atsu (67m) e Kelvin por Sebá (79m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Castro e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Steven Vitória (15m e 61m, pen.), Jackson (31m) e (20m)
Cartões amarelos: Danilo (14m), João Coimbra (21m), Lucho (26m), Steven Vitória (58m) e João Moutinho (90m+2)


PONTO DE SITUAÇÃO
17 vitórias, 4 empates, 2 derrotas
47 golos marcados, 14 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Oitavos de final da LCE: Málaga

Poderemos considerar generoso o sorteio da LCE.

No meio de tanto peixe graúdo, saiu-nos um estreante na LCE e, também por isso, um dos mais acessíveis adversários que nos poderia calhar em sorte.

No entanto, não nos deixemos enganar pelo nome (ou falta dele) da equipa espanhola: eles têm uma equipa razoável e a prova disso mesmo é que não só terminaram o grupo deles em primeiro como ainda estão em 4º no campeonato espanhol - e estar num nessa posição num campeonato onde estão Real Madrid, Barcelona e o vencedor da Liga Europa e equipa de Falcao, é excelente, e terminar em primeiro no grupo onde estão o Milan AC e o milinário Zenit também!

Quanto a mim, as principais vantagens têm a ver com a maior experiência do FC Porto nesta prova (um dos recordistas de participações contra um estreante), com o facto de jogar primeiro em casa como nos costuma agradar e com a maior coesão que a equipa tem apresentado esta época.

No entanto, temos pontos fracos: o treinador que tem experiência de ser eliminado nesta fase de todas as provas a eliminar, um plantel curto e com poucas opções de meio campo e ataque (e com riscos de poder ser atacado em Janeiro nessas áreas) e uma grande quantidade de jogos já marcados nos meses de Janeiro e Fevereiro (julgo que mais de 12 jogos, se o FC Porto passar às meias finais da Taça da Liga, até à segunda mão a 3 de Março). Vão ser dois meses desgastantes e com um plantel curto como está o nosso neste momento, sujeito a lesões e castigos que possam colocar em risco a tal coesão que temos vindo a apresentar.

Plantel do Málaga para 2012/13

Em relação ao Málaga, 4º na Liga espanhola, tem 28 pontos em 16 jogos (8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas) e 25 golos marcados e 10 sofridos. Em casa tem 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, fora tem 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, mas apenas marcou 5 golos fora dos 25 que tem (denota talvez alguma tendencia defensiva) e apenas sofreu 3 dos 10 golos sofridos (o que demonstra que se fecha bem fora) e também permite perceber que em casa é uma equipa muito mais ofensiva (80% dos golos marcados são caseiros) mas também mais exposta na defesa (70% dos golos sofridos foram em casa).

No seu plantel, apesar de não ter grandes vedetas, tem uma série de jogadores de excelente qualidade, alguns bem nossos conhecidos, como Onyewu, Saviola e os portugueses Duda e Eliseu, mas também Demichells, Joaquin, Buonanotte, Julio Baptista e Santa Cruz.

Acredito que o FC Porto tem equipa para ultrapassar o Málaga. Julgo mesmo que o jogo mais difícil vai ser em casa, pelo que atrás ficou exposto - sabemos todos das dificuldades do FC Porto em ultrapassar equipas muito fechadas, sabemos todos dos erros defensivos que o FC Porto comete regularmente (e na LCE isso é meio golo) e por isso, se ganharmos em casa, teremos 70% da eliminatória resolvida, já que o tipo de jogo da 2ª eliminatória se adequa bem ao nosso tipo de futebol.

Este ano é, por acaso, um ano favorável a que equipas menos fortes possam aspirar a ganhar a LCE: nesta fase tão preliminar, pelo menos 3 grandes equipas ficarão de fora graças aos emparelhamentos: Barcelona x Milan AC, Real Madrid x Man. United e Bayern x Arsenal. Dos grandes, só a Juventus escapou de ter um adversário de peso. Quem sabe...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Jogo 22 - FC Porto, 2 x Nacional, 0 - Taça da Liga

"O FC Porto foi esta quarta-feira vencer o Nacional à Madeira por 2-0, com golos de Lucho e Otamendi, na estreia da equipa na edição desta época da Taça da Liga. Ao ritmo do tango, o FC Porto venceu com autoridade e vai agora gozar um curto período de férias natalícias.


Imagem: Facebook do FC Porto

O jogo foi dominado pelos Dragões, desta vez com Fabiano na baliza e Helton no banco, que desde o primeiro minuto pressionou a baliza de Gottardi, com várias oportunidades de remate a mostrarem que a equipa queria fechar este ciclo com mais uma vitória.

E o golo surgiu à passagem da meia-hora, com James Rodriguez a fugir pela esquerda e a cruzar para o remate de cabeça de Lucho Gonzalez para a rede. O golo dava justiça ao resultado, mas não fez o FC Porto baixar a intensidade, que continuou a dominar até ao descanso e podia ter aumentado a vantagem.

Com um jogo sério, apesar de se tratar da competição menos importante do calendário, os Dragões entraram fortes após o descanso e ampliaram o marcador logo aos 50 minutos, quando Otamendi finalizou com um remate rasteiro, junto ao poste, uma série de remates da equipa.

Depois do adiamento do jogo de sexta-feira, em Setúbal, devido ao mau tempo, a equipa deu uma boa resposta na Madeira e mostrou que mantém a intensidade que vai precisar no preenchido mês de Janeiro.

Até ao final o FC Porto ainda dispôs de mais boas oportunidades, numa altura em que o Nacional também dispôs das suas chances para marcar, mas sem nunca colocar em causa a superioridade da equipa de Vítor Pereira."


* Texto do site do FC Porto

FICHA DE JOGO


Nacional-FC Porto, 0-2
Taça da Liga, 3.ª fase, 1.ª jornada
19 de Dezembro de 2012
Estádio da Madeira, no Funchal
Assistência: 600 espectadores

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Mário Dionísio e Rui Teixeira
NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Manuel da Costa, Mexer e Marçal; Moreno e Jota; Candeias, Isael e Mateus; Keita.
Substituições: Jota por Claudemir (46m), Isael por Diego Barcellos (56m) e Keita por Mário Rondón (66m)
Não utilizados: Vladan, Mihelic, Miguel Rodrigues e Bruno Moreira.
Treinador: Manuel Machado



FC PORTO: Fabiano; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, Lucho (cap.) e João Moutinho; James, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Lucho por Fernando (58m), James por Castro (64m) e João Moutinho por Atsu (72m)
Não utilizados: Helton, Maicon, Kléber e Abdoulaye.
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lucho Gonzalez (31m) e Otamendi (50m)
  PONTO DE SITUAÇÃO

17 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
45 golos marcados, 12 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rumores [IV]

Agora entramos num frenesim enorme, com noticias novas quase todos os dias.

Imagem Desporto.Sapo.pt
Para além de tudo o que se falava, agora o pasquim dos lampiões anuncia a entrada de Chicharito, jovem ponta de lança mexicano que tem pouco espaço no United. Não fossem as noticias que dão a investida deles no James, esta até era agradável - e não fosse, talvez, o ordenado dele...

Outra noticia que corre com muita força e que não vi ainda ser desmentida pelo FC Porto é a possível troca de jogadores com a lagartagem. Fala-se na vinda de Izmailov e na ida de Miguel Lopes e/ou Kléber. Se sobre as duas saídas não me parecem estranhas pela pouca utilização e até interesse (no caso do desastrado brasileiro) já a contratação de Izmailov parece-me interessante. Para o departamento médico, claro está, agora que Rafa foi dado como recuperado, perderam um cliente permanente e o russo que nas últimas 3 épocas fez apenas 37 jogos (sabendo que o FC Porto faz quase 50 por época...) poderão manter-se assim ocupados a tempo inteiro e treinados para que quando algum jogador do plantel se lesionar a equipa médica possa estar em plena forma! Mais a sério agora: não deixando de ver nele um bom jogador, julgo que com o historial que tem do ponto de vista físico e com os seus 30 anos, não é uma opção para o nosso FC Porto.

Outra noticia ainda é de um central mexicano, medalha de ouro nos JO de Londres, e que com os seus 20 anos parece ser já o patrão da defesa mexicana, chamado Diego Reyes. A dúvida, ao que parece, é se será o 6º central da equipa já em janeiro ou se apenas se juntará ao plantel em Junho, no final da época. Não percebo. Com Otamendi e Maicon (24 anos), Mangala e Abdoulaye (21) e até Tiago Ferreira (18), já não contando com o Rolando... para quê mais um jovem de 20 anos quando o que precisamos é de um central daqueles a sério, para pegar de estaca e ser o patrão da defesa? Enfim, cheira-me a comissões...

Por último, rumores dão como certa nova investida do Tottenham de AVB sobre o Moutinho. Novela de longa duração...

Confirmações, até ao momento, ZERO. Rumores, pelo menos 24!
 

Saídas:
* James (Man. U., Barcelona, Chelsea)
* Atsu (Tottenham)
* Jackson (Chelsea, Barcelona)
* Moutinho (Zenit, Barcelona, Tottenham)
* Iturbe (Grémio)
* Rolando (Inter)
* Fernando (Inter)
* Miguel Lopes (Sporting)
* Kléber (Sporting)

Entradas:
* Ricky Martinez (médio, italo-argentino, Inter, 23 anos)
* Fernando (trinco, brasileiro, Grémio, 20 anos)
* Mauro Caballero (atacante, paraguaio, Libertad, 18 anos)
* Sime Vrsaljko (lateral direito, croata, D.Zagreb, 20 anos)
* Quaresma (extremo, português, Besiktas, 29 anos)
* Deco (médio, luso-brasileiro, Fluminense, 35 anos)
* Centurion (médio/extremo, argentino, Racing, 19 anos)
* Chicharito (ponta de lança, mexicano, Manchester United, 24 anos)
* Diego Reyes (central, mexicano, Club América, 20 anos)
* Izmailov (médio, russo, Sporting, 30 anos)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Rumores [III]

Com o count-down para o final do ano, as movimentações dos rumores são cada vez mais fortes, intensas e numerosas.

Pinto da Costa já veio avisar que dos principais, não sai ninguém em Janeiro a não ser que batam a cláusula, mas abriu portas para quem não joga. O problema é que nos últimos dois anos, sempre que ele disse isso, sairam jogadores abaixo do preço de cláusula: Falcao, Ruben Micael, Palito, Guarin e Hulk.

Estou, por isso, ligeiramente preocupado. Com um meio campo reduzido a 4 jogadores e com uma enorme cobiça por Moutinho e cobiças antigas por Fernando, a época está em risco por má planificação, pois a saída de um deles (ou mais grave ainda, dos dois) poderá hipotecar o resto da época com um novo meio campo que até que comece a funcionar, já o titulo estará longe e a Liga dos Campeões perdida nos oitavos de final...

O Jogo dá conta do Inter estar no Porto por Rolando e Fernando. Se o primeiro não conta para VP e por isso neste momento entra no grupo dos que não jogam e podem (e devem, nalguns casos como este) sair, já a questão do único trinco da equipa é mais preocupante, porque anda a dar sinais novamente de querer sair e não me acredito que o Inter dê 30 milhões por ele neste momento. O artigo também dá novamente conta da inclusão do argentino Ricky Martinez no negócio. Ainda mais quando a experiência anterior negocial do Inter com o FC Porto é claramente favorável aos italianos...

Centurion (foto O Jogo)
No caso do meio campo, surge agora mais um rumor: um jovem argentino de 19 anos, Centurion, médio/extremo, segundo O Jogo.

Por outro lado, fala-se que Quaresma, desavindo desde o Verão com o seu clube na Turquia, poderá ingressar no FC Porto e rumores quase sem fundamentos colocam Deco de regresso ao Dragão meia época. O primeiro caso parece-me plausivel de acontecer, mas o segundo parece-me mais um sonho... veremos o que acontecerá.


Aqui seguem então as listas de entradas e saídas que têm sido faladas nos últimos tempos:

Saídas:
* James (Man. U., Barcelona, Chelsea)
* Atsu (Tottenham)
* Jackson (Chelsea, Barcelona)
* Moutinho (Zenit, Barcelona)
* Iturbe (Grémio)
* Rolando (Inter)
* Fernando (Inter)

Entradas:
* Ricky Martinez (médio, italo-argentino, Inter, 23 anos)
* Fernando (trinco, brasileiro, Grémio, 20 anos)
* Mauro Caballero (atacante, paraguaio, Libertad, 18 anos)
* Sime Vrsaljko (lateral direito, croata, D.Zagreb, 20 anos)
* Quaresma (extremo, português, Besiktas, 29 anos)
* Deco (médio, luso-brasileiro, Fluminense, 35 anos)
* Centurion (médio/extremo, argentino, Racing, 19 anos)

domingo, 9 de dezembro de 2012

Jogo 21 - FC Porto, 1 x Moreirense, 0 - Tudo muito fraquinho...

Imagem FC Porto
Este foi um dos piores jogos da época. Sem velocidade, sem garra, com imensos passes falhados, muita distancia entre as linhas da equipa e sem qualquer imaginação para ultrapassar o autocarro do Moreirense.

Valeu o golo providencial de Jackson, aos 71 minutos, quando eu - e muitos mais... - já começávamos a ver a coisa muito mal parada... Golo que surgiu de um dos 17 cantos que favoreceram o FC Porto e que foi o único onde o FC Porto criou perigo - é impressionante como desperdiçámos os cantos em jogadas inconsequentes e sem qualquer perigo.

Este é o FC Porto dos piores dias de VP da época passada. Que foi, em abono da verdade, a época quase toda. O que me leva a perguntar se o FC Porto que vimos a espaços este ano foi uma excepção ou foi um FC Porto mais maduro e evoluído fruto também de uma evolução do treinador. E inclino-me mais para a primeira opção do que para a segunda, lamentavelmente!

No jogo de ontem viu-se também outra coisa: a falta de opções no meio campo. Com apenas 5 jogadores de origem, ontem com um lesionado e outro castigado, jogaram os 3 sobrantes. E quando Lucho sai ao intervalo lesionado, VP (e nós...) olhamos para o banco e quem está lá para o meio campo? NINGUÉM! O que me leva também a questionar se o Tózé ou o Sérgio Oliveira (da equipa B) não seriam melhores do que não ter lá nenhum. O que me volta a fazer a pergunta: afinal, para que serve a equipa B? Quando se iniciou a época, assumiu-se que o plantel mais curto poderia ser compensado com a presença dos jovens B's quando necessário. Pois bem, até ao momento, nada... na falta de centro-campistas, nenhum é chamado. Na falta de uma alternativa a Jackson, não chamam Delatorre ou Vio - e para ser sincero, acho que qualquer um deles é melhor e mais eficaz que Kléber.

Enfim, que venham as férias de Natal depressa e que janeiro sirva para fazer os ajustes necessários ao plantel -  um médio e um ponta de lança, é o que precisamos para tornar a equipa mais competitiva. Assim, de repente, penso que o regresso do Paulo Machado e alguém como o Manucho (angolano do R.Valladolid e que passou pela formação do M.United) poderiam trazer mais competitividade à equipa e dar alternativas de jogo ao treinador (não é que ele saiba lá muito bem o que fazer com elas...) e tranquilizar um pouco mais os adeptos.


FICHA DE JOGO

FC Porto-Moreirense, 1-0
Liga, 11.ª jornada
8 de Dezembro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.610 espectadores

Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: João Santos e Ludovico Santos
Quarto árbitro: João Lamares

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, Lucho (cap.) e João Moutinho; James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Lucho por Kelvin (46m), Varela por Kleber (57m) e James por Atsu (90m)
Não utilizados: Fabiano, Iturbe, Miguel Lopes e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira

MOREIRENSE: Ricardo Ribeiro; Paulinho, Ricardo Fernandes, Anilton e Augusto; Júlio César e Filipe Gonçalves (cap.); Pablo Olivera, Pintassilgo e Fábio Espinho; Ghilas
Substituições: Pablo Olivera por Wagner (73m), Pintassilgo por Castro (78m) e Júlio César por Renatinho (83m)
Não utilizados: Ricardo Andrade, Ricardo Pessoa, Rafael Lopes e Diego Gaúcho
Treinador: Jorge Casquilha

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Jackson Martínez (71m)
Cartão amarelo: Filipe Gonçalves (52m), Alex Sandro (62m), Mangala (77m), Fábio Espinho (85m)


PONTO DE SITUAÇÃO
16 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
43 golos marcados, 12 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jogo 20 - PSG, 2 x FC Porto, 1 - 2 derrotas consecutivas? G'ande VP!

"Sou um infeliz!"
Nova derrota, 2ª consecutiva, deixa o FC Porto novamente em polvorosa com o (mau) resultado que volta a colocar na ordem do dia as qualidades e qualificações de VP para comandar o FC Porto. Porque em ambas as derrotas todos conseguem detectar muitos problemas variados, mas a grande maioria quase unanimemente aponta o dedo ao treinador - em Braga, como já aqui foi escalpelizado, nas poupanças (que VP já havia admitido antes com o Sta. Eulália não havia resultado) que fez para atacar o jogo de hoje e hoje com o medo incutido aos jogadores que se balizaram bem lá atrás e depois com duas substituições que não se entendem: Atsu aos 85 minutos (quando Varela pelo menos desde os 60 minutos que acusava fadiga) estando a perder desde os 62' e a inenarrável troca de Alex Sandro por Abdoulaye aos 87 minutos! Ninguém, mas ninguém mesmo, irá conseguir explicar-me o que passou na cabeça de VP para estas substituições tardias e ineficazes!


Não se admite, nesta altura da época e analisando o que o FC Porto vinha produzindo este ano em comparação com o ano passado, o que se passou neste dois jogos.

VP desbaratou o pouco capital que havia conseguido este ano em 5 dias. Com 2 jogos de saldo negativo, conseguiu igualar o tristemente negativo recorde de Jesualdo de 2009...

Perdeu hoje o jogo porque jogou pior, porque não se conseguiu impor, não controlou a bola nem o jogo. E não teve o rasgo de mudar a equipa quando devia - nem mudou como devia, quando final e tardiamente a mudou.

Os primeiros 10 minutos de jogo foram um sufoco só. Depois a coisa equilibrou-se um pouco mais, mas muito mais pendente para os franceses do que para nós. Apesar de tudo, a equipa reagiu bem ao golo do PSG e conseguiu empatar quase de seguida. Na segunda parte, foi mais do mesmo - com a diferença que começou debaixo de pressão e acabou completamente encostado às cordas, (de)mo(n)strando o falhanço da substituição Alex Sandro-Abdoulaye.


Para a história fica o frango (o perú, ou talvez mesmo a avestruz!) do Helton - não há época que não meta um destes, a única coisa de positivo que tem é provavelmente este ano já só iremos assistir a fantásticas defesas como é habitual dele! E fica o facto de chegar em primeiro no grupo e com possibilidade de ser a mais pontuada das 32 equipas em prova e sai de lá com uma derrota, em 2º lugar e sob o peso das criticas.

 Apesar de tudo, não consigo culpar os jogadores pelos 2 maus resultados. Mas consigo ver no homem que fez a gestão do plantel um dedo táctico fundamental em ambas as derrotas.

Sábado lá teremos de apresentar a factura ao Moreirense - o que não será fácil, pelo que vi dos seus jogos com os lagartos e lampiões, irão vender cara a derrota! Enfim, acabou o mini-estado de graça de VP e regressarão, infelizmente, os dias de intranquilidade e incerteza a cada jogo - quer dizer, para muitos, isso de confiar no FC Porto do VP nunca aconteceu, por mim falo.... e lamento dizer que tenho razão, preferia bem mais não ter, mas a realidade insiste em desmentir quem acha que VP é treinador para o FC Porto!

FICHA DO JOGO

Paris Saint-Germain-FC Porto, 2-1
UEFA Champions League, grupo A, sexta jornada
4 de Dezembro de 2012
Parc des Princes, em Paris
Assistência: 45.512? espectadores

Árbitro: Craig Thomson (Escócia)
Assistentes: Derek Rose e Alasdair Ross
Quarto árbitro: Graham Chambers
Assistentes adicionais: Steven McLean e Kevin Clancy

PARIS SAINT-GERMAIN: Sirigu; Van der Wiel, Alex, Thiago Silva (cap.) e Maxwell; Lavezzi, Chamtôme, Matuidi e Pastore; Ménez e Ibrahimovic
Substituições: Lavezzi por Verratti (77m), Ménez por Jallet (85m) e Pastore por Nenê (88m)
Não utilizados: Douchez, Sakho, Armand e Sissoko
Treinador: Carlo Ancelotti

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e James
Substituições: Fernando por Defour (70m), Varela por Atsu (84m) e Alex Sandro por Abdoulaye (85m)
Não utilizados: Fabiano, Miguel Lopes, Castro e Kleber
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Thiago Silva (29m), Jackson Martínez (33m) e Lavezzi (61m)
Cartões amarelos: Otamendi (29m), Lavezzi (76m), Thiago Silva (84m), James (84m), Danilo (90m), Alex (90m+2) e Mangala (90m+2)
Cartões vermelhos: nada a assinalar


PONTO DE SITUAÇÃO
15 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
42 golos marcados, 12 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa