quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reflexões sobre a próxima época (V)

Os mais novos, como Atsu e Fabiano já sabem como é ganhar taças de azul e branco.

Conta pouco, mas já se vê a alegria deles em fazer parte da história do clube. E assim se constroem os futuros craques da equipa.

Dos 4 jogos realizados e que pude ver (Servette, Evian, Celta e hoje o Santa Clara) fiquei já com algumas ideias.

Na baliza, parece-me claro que o trio brasileiro deverá ficar na equipa: Helton, Fabiano e Bracalli, sendo que a sair algum, deverá ser Bracalli. Kádu, como ainda hoje mostrou, deverá estar na equipa B e aparenta ter imensas potencialidades para sonhar com o n.º 1 do plantel principal daqui a algum tempo.

Na defesa, ao centro, é evidente que neste momento Maicon e Otamendi são os titulares, partindo Rolando do banco (também) pelo atraso da sua preparação, cujo primeiro treino foi ontem, e isto se ficar no plantel. Sereno e Mangala são cartas fora do baralho - ambos foram quase só usados nas alas e apenas me lembro de ver hoje Sereno uns minutos ao centro. Sereno, penso eu, deve sair, Mangala ou sai para rodar ou deverá ser para usar  na equipa B e só de forma esporádica deverá estar no plantel principal.

Nas alas temos um problema. Durante estas 3 semanas apenas hoje Miguel Lopes cumpriu os primeiros minutos, pelo que os restantes potenciais jogadores do plantel principal (Danilo, Alex Sandro e Palito) não jogaram. O caso mais grave acaba por ser o de Palito que apesar de estar a treinar não foi chamado (ao contrário dos 4 internacionais portugueses que até jogaram hoje) pelo que me pergunto se não irá ser vendido nos próximos dias - o namoro do Chelsea é antigo e agora fala-se também no Tottenham do AVB. Sabendo que o primeiro jogo oficial é já daqui a pouco mais de 2 semanas, preocupa-me esta questão. Djalma cumpriu boa parte da pré-época a lateral direito e, tendo cumprido os mínimos, continua a não ser um jogador para o "meu" FC Porto...

No meio campo, nada de novo. VP usou sobretudo o triangulo Fernando-Lucho-Defour mas a chegada de Moutinho, se não for vendido (e mais uma vez o Tottenham de AVB está na berlinda para o levar de forma a substituir Modric que está prestes a sair para o Real Madrid de Mourinho...) deverá fazer cair o belga para o banco. No entanto, também Fernando é uma incógnita e os jornais italianos insistem que o Inter o quer levar. Castro parece ter sido uma aposta regular de VP nestes jogos, tendo feito as 3 posições nos 136 minutos que teve de jogo. Penso que em principio deverá ficar no plantel numa situação próxima à de Defour, suplente com direito a alguns minutos pela época fora.

Nas alas, apesar de Hulk estar ausente, há várias soluções e muito talento. Atsu mostra que tem lugar, de caras, na equipa. Kelvin, mesmo mais "verde", também se mostra em condições de ter oportunidades. E depois há James. E Varela, claro. E ainda há Iturbe que para mim não é um ala (como se viu no fantástico golo que marcou) mas que é lá que VP insiste que ele deve jogar. E se Hulk não sair, teremos um ataque mortifero!

No centro do ataque é que não estamos muito melhor. Janko, para além de lesionado, sabe-se já o que vale. Kléber, como ainda hoje se viu, recebe mal, prepara mal, não remata e raramente acerta para que lado a bola vai (corre para o 2º poste quando o centro sai ao 1º e vice-versa) demonstrando uma falta de killer instinct brutal. Sobra Jackson que fez hoje uma primeira parte muito interessante e que andou a cheirar o golo - já aqui o disse, faz-me lembrar Benny e hoje reforcei a ideia. Mas fazer uma época com 1 ponta de lança é pouco... trocava de bom grado Kléber e Janko por outro em condições!

No sábado, pelas 20h30, vamos ter o teste mais difícil da pré-época até ao momento, contra o Valência no Mestalla. Vamos a ver o que pode a equipa, ainda em construção, fazer contra uma das melhores equipas espanholas.

domingo, 22 de julho de 2012

(Mess)Iturbe



Há muito que sei que o miúdo é capaz de fazer coisas destas. Quem viu jogos e imagens da época anterior a ter chegado ao Dragão, viu que ele já fazia isto, quer na selecção jovem argentina, quer no seu clube de origem.

Por isso é que ontem não me impressionei ao ver este golo. Impressionei-me é por só agora estar a ter oportunidades (curtas...) de se mostrar, muito à custa da ausência forçada dos "europeistas" e dos "olimpicos"...

Do jogo de ontem destaque ainda para Maicon que se está a assumir como um marcador de livres de primeira categoria - não em força como é tradicional nos centrais, mas em jeito como é normal nos criativos. E parece mais atento e menos ausente do jogo como acontecia tantas vezes nos anos anteriores - esperemos que seja para se manter nesta senda e que acabam os tradicionais calafrios que nos causa cada vez que a bola vai para a sua zona...

No restante, a equipa apresenta alguma fadiga física, o que é natural nestes primeiros dias. Mas a entrada dos miúdos na 2ª parte veio animar a equipa. Castro esteve muito bem no papel de Defour, que até tem sido dos melhores. Kelvin tem muito nervo para colocar em campo. E Iturbe... fez de Messi! E só não o fez uma segunda vez porque o defesa direito galego antes que ele fugisse agarrou-o e derrubou-o para não haver replay do golo...

Por último, Jackson Rodriguez. Pouco se viu dele. Mas vê-lo em campo, não sei porque, trouxe-me à memória o saudoso Benny McCarthy - o estilo, a forma de correr, a recepção de bola e passe. Espero que sim, porque será sinal que nos irá dar muitas alegrias...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Será mesmo o fim do basquetebol?

Vindo a notícia da bosta da travessa, não me acredito nisso até que o site do FC Porto o confirme oficialmente.

E neste momento nada há lá sobre o assunto, sendo que até no passado dia 20 (há 3 semanas atrás) o site noticiava, sim, era a renovação dos contratos de Nuno Marçal e David Gomes.

No entanto, porque não há fumo sem fogo e porque já o ano passado se soube das dificuldades financeiras das várias modalidades amadoras, fico preocupado com a possibilidade dessa noticia ser verdadeira.

Para já, porque esta é uma das mais antigas modalidades do clube, com um enorme historial. Depois, porque o ecletismo do FC Porto implica não só a manutenção das actuais modalidades como ainda a retoma de outras entretanto encerradas - nomeadamente o volei e o ciclismo e até a entrada no muito em voga Futsal onde os nossos adversários já estão presentes e com sucesso até no campo internacional. Por último, porque olhando para a SAD do futebol com 100 milhões de Euros de orçamento por época, com ordenados de luxo nos dirigentes da SAD do futebol, pergunto-me como podem esses mesmos dirigentes da SAD do futebol, que na sua maioria (senão na sua totalidade) dirigentes do clube que dá origem quer à SAD do futebol, quer à SAD do basquetebol, dormir sossegados à noite...

A ser verdade, a direcção do FC Porto merece um veemente voto de censura. Não é possível nem é aceitável que encerrem o basquetebol. Há simbolos e valores que estão bem acima do orçamento e das dificuldades financeiras. Este é um desses casos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

E hoje começa a bola a rolar!

Finalmente, quase 2 meses depois do último jogo, teremos oportunidade de ver hoje os primeiros minutos de bola a rolar nesta nova época (SportTV1, 20h00).

É evidente que ainda é tudo muito precoce, muitos jogadores ainda estão de férias (os "europeístas" Moutinho, Rolando, Varela, Miguel Lopes e Beto) e outros estão nas selecções (os "olímpicos" Hulk, Alex Sandro, Danilo e Abdoulaye) para além de que há ainda muitas indefinições entre todos os presentes quais os que ficam e quais os que saem (vendidos ou não) e ainda há outros, como Sapunaru, que não se sabe o que se irá passar com ele.

Em todo o caso, mesmo a feijões, esperamos sempre que se ganhe o jogo e um plantel a partir do dia de hoje. Estou, confesso, esperançoso em ver boas prestações de Iturbe, Atsu e Castro. Gostava de os ver no plantel principal este ano.

Entretanto, teremos finalmente um verdadeiro ponta-de-lança: JACKSON MARTÍNEZ assinou e vem para marcar golos - assim o esperamos! E que falta fez esta época alguem com essas qualidades - lutador, forte fisicamente, bom remate e que marque uns 15 a 20 golos por época, como aparente ser este colombiano de 25 anos chegado do México. Veremos como decorre a sua adaptação à Europa e à equipa e se ele se irá revelar a mais valia que esperamos.

Também a equipa B segue a sua preparação/construção e acaba de anunciar que irá jogar em Pedroso, Gaia, na próxima época, consagrando o FC Porto como a equipa não da cidade do Porto mas sim da região do Porto - uma excelente jogada política de Pinto da Costa!

Por último, a procura de novos mercados publicitários levaram o FC Porto até à China de onde trouxe Li Shuai, um jovem de 18 anos que irá jogar uma época por empréstimo nos Sub19 para depois se decidir pela compra (ou não...) deste chinês.

domingo, 1 de julho de 2012

Reflexões sobre a próxima época (IV)

Próxima época que arranca amanhã. Ainda a meio gás, ainda com (quase) tudo indefinido. Meio plantel (titular) ainda está de férias, vendas ainda não aconteceram, reforços para a equipa principal também não.

Portanto, mais uma vez, tudo irá acontecer mais para a frente, muito mais lá para a frente, talvez só em Agosto, finais de Agosto e já com o campeonato em curso, é que as coisas ficarão definitivamente definidas. Infelizmente, porque nos arriscámos a perder peças influentes e não ter tempo de as substituir, à imagem do que aconteceu no ano passado com Falcao.

Por outro lado, da equipa B chegam muito más noticias. Porque em vez de ser o espaço privilegiado para completar a formação dos miúdos saídos das escolinhas, já se está a assumir como mais um espaço de compras e vendas e comissões de sul-americanos. Só ouço falar em contratações e empréstimos vindos da América do Sul: Stefanovic, Sebá, Caballero, Delatorre, Diogo... por exemplo, só pontas de lança já são dois. Em vez de acabar de fazer a formação de Vion e de lançar o Gonçalo Paciência, lá vamos nós assistir à chegada de mais estrangeiros que por vezes nem à equipa principal chegarão, à imagem de Thiago Silva.

Continuo a não perceber esta política de formação - ou melhor, esta ausência de política de formação. Ou se calhar percebo... e não gosto do que percebo, nem um pouquinho!