domingo, 2 de setembro de 2012

Jogo 4 - Olhanense, 2 x FC Porto, 3 - Mais 3 pontos...

Antes de mais, este é um mini-comentário porque não pude ver o jogo graças a um casamento. Vê-se logo que não era portista o noivo ou teria de haver uma tv por ali... Assim, as incidências foram seguidas via iPhone e consultando o relato escrito em directo dos vários jornais que o fazem de forma a perceber como estava o jogo a decorrer. E apenas agora de manhã pude ver o resumo televisivo do jogo.

Primeiras impressões: aquele futebol da passada semana não se repetiu, talvez devido à falta de Fernando, talvez devido a ter sido anormal a semana passada em comparação com o que aconteceu desde que quem nós sabemos assumiu o comando da equipa...

Atsu, pelo visto, não terá entrado bem no jogo novamente, à semelhança de Barcelos. E James voltou a fazer um bom jogo a partir do banco, mostrando consistência nesse capítulo mas não conseguindo agarrar o lugar de efectivo quando lhe é dada a hipótese. Mas também, se bem percebi, James entrou para um posição 10 e não para extremo, pelo que penso que o FC Porto terá jogado numa táctica algo diferente com a sua entrada, com Hulk e Jackson na frente e James atrás destes em vez do tradicional Hulk e Atsu (ou James, ou Varela...) nas alas e Jackson no centro do ataque. Corrijam-me se estiver errado.

Por último, segundo o que li nos jornais, a estrutura defensiva terá melhorado um pouco com a entrada de Castro. Defour, do que vi até hoje, não me parece muito talhado para ser um "6", enquanto Castro sempre me deu a ideia de o poder ser com muito mais naturalidade.

À atenção do treinador a questão de sofrer 2 golos num jogo contra uma equipa da dimensão do Olhanense, que deverá andar a lutar pela metade inferior da tabela classificativa e acima de tudo para o primeiro golo, cujas imagens mostram uma preocupante desatenção defensiva colectiva e falhas primárias na abordagem do lance por vários jogadores.

Realço acima de tudo o facto de o FC Porto ter conseguido virar o resultado, coisa sempre dificil de fazer e que o ano passado era um dos handycaps da equipa. Espero não ter de assistir a mais casos destes esta época, mas se tiver de ser, que seja como ontem. E realço o facto de Hulk e Moutinho começarem a responder em campo ao "insucesso" relativo das suas transferências - a melhor forma de conseguirem concretizar essas ambições é jogar bem e mostrar, no campo, que as merecem, não é fazer como o mercenário do Palito que andou mais de um ano a encher chouriços e a conflituar de forma a conseguir ser libertado a todo o custo, desgastando a imagem, a equipa e os adeptos com essa atitude. Por último, Jackson marcou mais um golo, fazendo aquilo que se pede a um ponta de lança: marcar quando tem oportunidade, mostrando que tem faro e inteligência de golo na área.

FICHA DE JOGO

Olhanense- FC Porto, 2-3 Liga, 3.ª jornada 1 de Setembro de 2012
Estádio do Algarve, no Porto
Assistência: 9.498 espectadores
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Assistentes: Luís Ramos e Pais António

OLHANENSE: Ricardo; Luís Filipe, Vasco Fernandes, Maurício e Babanco; Fernando Alexandre e Jander; Invanildo, Rui Duarte e Abdi; Yontcha
Substituições: Yontcha por Targino (55m), Ivanildo por David Silva (67m)
Não utilizados: Bruno Veríssimo, Nuno Reis, Nuno Piloto, Rui Sampaio, Nuno Silva.
Treinador: Sérgio Conceição

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Lucho, Defour e João Moutinho; Hulk, Jackson Martinez e Atsu.
Substituições: Atsu por James Rodriguez (36m), Lucho por Varela (68m), Defour por Castro (79m).
Não utilizados: Fabiano, Kleber, Miguel Lopes e Mangala.
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Abdi (14m), James Rodriguez (43m), Jackson Martinez (49m), Hulk (73m), Targino (86m)
Cartões amarelos: Alex Sandro (15m) Fernando Alexandre (20m), Abdi (27m)

PONTO DE SITUAÇÃO
3 vitórias, 1 empate
8 golos marcados, 2 sofridos
1 título conquistado 

Sem comentários: