quinta-feira, 27 de maio de 2010

Adeus



Diria que já vai tarde. Reconheço o erro de ter defendido a continuidade dele o ano passado, visto que devia ter percebido que este ano iria ser igual aos outros, apesar daquela meia época final da época passada.

Nem agradeço por aí além, porque não há razões objectivas para agradecer - ele foi contratado e (bem) pago para fazer o que fez e devia ter feito mais coisas que não fez (por exemplo, lançar mais jovens como era a sua reputação, ganhar o campeonato este ano, fazer melhor na LCE) e como tal é mais ele que tem de agradecer ao FC Porto a oportunidade única na vida que teve de rechear o curriculo de vitórias que não tinha até ter chegado ao FC Porto.

Este tinha sido um bom ano para apostar no André Villa-Boas, recebia um plantel tetracampeão e tinha toda a possibilidade de trabalhar para o penta com outras condições que não vai ter este ano se for o escolhido - porque este é obrigado a ser campeão, não tem possibilidade de falhar!

Por isso não sei se ele é o ideal para este ano.

Até porque o plantel, na generalidade, queria que o Jesualdo se mantivesse e pode ser um grupo complicado nesta altura de receber - ainda se lembram o que se passou com o Adriaanse?

Por isso, apesar destas quase 2 semanas de atraso sobre a noticia (gostava que tivesse sido logo no final da Taça de Portugal) gostei de saber que há a ideia de mudar o modelo do futebol da SAD - a começar pelo convite feito ao Jesualdo para Director Técnico de todo o futebol, o que me parecia uma tarefa talhada para alguém como ele. Mas a sua recusa veio, assim, baralhar tudo outra vez. Porque se bem percebi das declarações do Presidente, as portas ficam abertas para quando o Jesualdo quiser ser o DT voltar - logo não vai haver nenhum DT nesta altura, o que significa que ou mudaram de planos outra vez e ainda não sabem o que querem, ou que o convite não era para ser aceite e todas essas declarações são de circunstância...

Ainda há muita neblina nesta história toda. E espero não termos de aguardar mais duas semanas para saber quem é o treinador para a próxima época...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Verano azul

Ou, como quem diz, férias de Verão ou ainda, silly season!

E, atendendo ao teor das noticias que têm circulado na imprensa, nos foruns da net e nos blogs enquanto o Presidente anda a passear a sua mais recente contratação brasileira (e não é jogador de bola...) parece-me mesmo que a silly season está aí e em força.

O dossier do treinador é o que se vê. O actual diz que continua a ser. Os jogadores desdobram-se em declarações a dizer que este é que é bom e devia ser o do próximo ano, sucedendo assim a ele próprio - o que está a minar o balneário para aquele que for, de facto, o sucessor de Jesualdo. E os nomes dos treinadores aparecem diariamente ao ritmo das declarações dos ressabiados lampiões sobre a Selecção quase sem lampiões (onde está a prometida espinha dorsal pelo orelhas?) com nomes como Paulo Bento (que a ser verdade o que me dizem, já tinha tudo acertado com o FC Porto como o André Villas-Boas teve com os lagartos mas que agora estará em dúvida), o André Villas-Boas, o Bolloni, o Preudhomme, o Mano Menezes, o Carlos Carvalhal, o Jorge Costa, o Domingos Paciência e desconfio que mais algum que devo ter perdido no meio de tanto nome atirado para o ar...

Sobre este caso, só me ocorre dizer que estamos a perder tempo - os adversários já têm treinador para a próxima época, já estão concentrados apenas nos planteis e nós ainda andamos nisto... com o risco de nos sair na rifa, tranquilamente, o Paulo Bento! E se assim for, em vez de um ano sem ganhar o titulo, vamos estar pelo menos 2...

Sobre o plantel, confirmada para já e apenas a presença de Ukra no estágio e provavelmente no plantel da próxima época e, ao que parece, a contratação do Sereno (livre, fim de contrato com o Vitória de Guimarães) e que iria ser a minha próxima e última proposta de chamada de atenção para a SAD do FC Porto sobre jogadores a actuar em Portugal para a próxima época, neste caso para o centro da defesa e que vem quase confirmar a saída do Bruno Alves - como diz o irmão dele, "já deu o que tinha a dar"!, e como diriam os lampiões, deu muito mais (pancada...) que recebeu (cartões...), sendo que com o mal dos outros posso eu bem!

Esperemos então pelos próximos episódios do nosso "Verano Azul", a ver se nos trazem algumas alegrias ou se, pelo contrário, vão ser mais algumas tragicomédias tão tipicas desta "silly season"...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Anjinhos?

Segundo vem na imprensa mais credível (se é que ainda há disso em Portugal) 9 anjinhos encornados foram hoje incriminados por coacção e ameaças a árbitros (e familiares) e ao dirigente máximo da arbitragem.

O que não é de admirar, quem viu o que foi feito nos túneis, acredita que isto e muito mais é possível.

O que não me acredito é que isto tenha acontecido apenas porque só agora, depois do campeonato terminado, o encornado ex-presidente ou presidente demissionário da Liga tenha ido à PJ denunciar isto. É que se é verdade, então não são 9 os anjinhos delinquentes; são 10 porque este anjinho que por acaso até é Presidente de um município foi conivente ao longo deste últimos 8 meses em que tal aconteceu (isto é, ao longo da época toda) e permitiu que o seu clube de eleição usufruísse dos resultados da acção destes anjinhos.

É a verdade desportiva no seu melhor, pois então. E assim se explica as "n" expulsões durante a época dos jogadores da equipa adversária dos lampiões (alguém sabe o número de cor?, eu julgo sem ter a certeza que terão sido mais de 20, das quais umas 14 consecutivas...) e outras situações de claro favorecimento à lampionada. E depois vem o gajo da Reboleira dizer que não tem medo de nada... pudera, com stewards e anjinhos destes por trás, o único receio que deve ter é, tal como os gauleses, que o céu lhe caia sobre a cabeça...

E depois os arruaceiros somos nós - mas eles é que passam a vida a ser presos e incriminados por coisas destas, associação criminosa, posse de armas de guerra e coisas assim... Bem vai este país... De facto, bem vos digo: antes arruaceiro que criminoso!

ADENDA:
Artigo 54º do Regulamento Disciplinar da Liga, sob o título Coacção:
"os clubes que exerçam violências físicas e morais (…) sobre a equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro com consequências no resultado (…) serão punidos nos termos do nº1 do Art.º 51º."
Artigo 51ª do Regulamento Disciplinar da Liga:
"os clubes são responsáveis (…) pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, SÓCIOS e funcionários".
Já agora, como quem não quer a coisa, a pena vai de 6 pontos a menos até à descida de divisão... Mas para isso é preciso que o CD da Liga instaure um processo e chegue a conclusões de forma tão eficaz do ponto de vista da aplicação das leis com as quais não concorda mas que, sendo as que existem, tem de aplicar...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mais uma fruteira...

Um festa bonita e saudável, só estragada pelos energumenos do costume...
Parabéns a todos os adeptos e jogadores do Chaves pelo contributo que deram para a festa...

P.S.: Um grande ano para os lampiões. Para além de terem ganho a Liga dos túneis, agora também já podem casar...

domingo, 16 de maio de 2010

À atenção da SAD: João Ribeiro e Vitor Gomes

Em dia de final da Taça, deixo mais duas sugestões de jogadores que deveriam ser aquilo que a política de contratação de reforços deveria priorizar para a próxima época: jogadores novos, com curriculo nas selecções, portugueses ou com algum tempo de permanência em Portugal, que devem ter vontade de ganhar tudo porque ainda não ganharam nada, como definia o José Mourinho.


João Ribeiro, da Académica, é um extremo/atacante e médio ofensivo interessante, possante, sem medo de ir para cima do adversário e de rematar à baliza.
Dos jogos que vi dele, pareceu-me um jogador com enorme margem de progressão devido às suas caracteristicas morfológicas e idade (22 anos) e com capacidade de entrar na equipa a curto prazo.


Vítor Gomes, do Rio Ave, parece-me um médio raçudo, com boa posse de bola e bom passe, rápido, com muito pulmão. Oriundo de uma familia de futebolistas (irmão do Zé Gomes, lateral direito da mesma equipa), tem a escola da zona da Póvoa/Vila do Conde, futebolistas de caracteristicas "antes quebrar que torcer", como atestam os muitos amarelos que levou durante a época. Com 22 anos, internacional jovem, é outro jogador com margem de progressão grande e possibilidade de entrar na equipa com rapidez.

Muito sinceramente, entre o Tomás Costa e o Vítor Gomes ou entre o Mariano e o João Ribeiro, eu prefiro claramente os portugueses. Devem ser mais baratos, têm mais margem de progressão e são, neste momento, claramente melhores jogadores que os argentinos. Fica aqui assim a 2ª e a 3ª sugestão, depois de Hugo Viana (claramente para o lugar do Valeri).

Para já, confirmado só o Ukra, pelo Presidente. Mas ainda há muito a rever no plantel... mas pensemos nisso amanhã, de preferência com mais uma Taça de Portugal arrecadada no estádio de rugby de Oeiras.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lucho e Licha e os outros no Mundial

Pois é. O FC Porto "não tem dimensão", a liga portuguesa "é fraca", mas enquanto cá andaram de azul e branco, o Maradona foi chamando e usando os dois argentinos, sendo que Lucho participou e foi peça influente no último mundial.

Agora que trocaram o FC Porto pelos "poderosos" clubes azuis franceses do Lyon e do Marselha, mesmo um sendo campeão e o outro considerado o melhor jogador da liga, vão assistir ao Mundial pela TV como eu, sendo que o caso do Lucho é mais grave porque foi preterido por um jogador veterano e na pré-reforma como o Véron, por exemplo. Já a concorrencia para o Licha é maior, como o Higuain e o Aguero, por exemplo, pelo que até poderá ser compreensivel.

Em relação aos nossos mundialistas, realce para a presença de 4 jogadores lusos (Beto, Bruno Alves, Rolando e Meireles) e de dois uruguaios (Fucile e Alvaro Pereira), tendo sido preteridos jogadores como Varela e Ruben Micael por lesão ou Cebola pelo longo castigo que teve no ultimo jogo da qualificação da sua selecção, bem como os brasileiros Helton e Hulk que durante o ano foram alimentando esperanças de ter um lugar na canarinha.

Por mim, sou sincero, preferia não ter nenhum!

Porque vai atrasar a pré-época destes 6 que apenas a partir de meados de de Julho ou já em Agosto é que estarão de volta e por isso com muito menos tempo de preparação que os restantes companheiros de equipa, falhando o momento crucial que é o estágio e primeiros ensaios da equipa, podendo condicionar toda uma época por isso mesmo. Continuo a pensar que o Europeu e o Mundial deviam ser jogados no mês de Maio/Junho, encurtando as épocas na Europa, de forma a poder libertar os jogadores como se de uma época normal se tratasse, de forma a que no principio da época seguinte todos partissem em pé de igualdade.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

À atenção da SAD: Hugo Viana

É português, ainda tem margem de crescimento (27 anos), experiência internacional, bom jogador, excelente opção para várias posições do meio campo.



Acaba o contrato com o Valência no final da época 2010/11, logo é livre a partir de 1 de Janeiro de 2011, daqui a pouco mais de meio ano, estará em preço de saldos...

A comprar, digo eu...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Grande semana na Capital do Império...

Na mesma semana festejam a presença dos dois Papas...
Um hoje e amanhã e outro no Domingo...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sempre teremos de visitar o refugo de Oeiras...

Para fazer um jogo que vale uma jarra de flores...
Lá vão eles ter de nos aturar a festejar em território adversário...

Que triste é a festa só durar um dia...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Federação Internacional insatisfeita com Estádio Nacional

A notícia... Mas intitulam-no estádio nacional para que as equipas da Capital do Império continuem a jogar em casa,,,


FRACAS CONDIÇÕES NO JAMOR MOTIVAM DESAGRADO

Uma delegação da Federação Internacional de Râguebi (IRB) deslocou-se na passada terça-feira ao Estádio Nacional do Jamor e ficou bastante desagradada com as condições que a Seleção Nacional da modalidade dispõem para se preparar para o Campeonato do Mundo de 2011.

Depois da participação do Mundial de 2011, foram prometidas novas instalações pelo governo para os pupilos de Tomaz Morais, mas, segundo o diretor-geral da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), continua tudo ainda no papel. "as actuais condições são piores do que eram em 2007", afirmou Manuel Paisana ao Público.

Segundo o mesmo dirigente, a IRB ficou mesmo "chocada" com o estado do relvado, condições do ginásio e elevada humidade registada nos balneários. Porém, é com estas instalações que a Seleção Nacional de râguebi terá de se contentar. "Não há outro sítio para Portugal treinar."

O diretor-geral da FPR revelou mesmo que a IRB ameaça retirar ao governo os restantes apoios previstos para a construção de um Centro de Alto Rendimento.

terça-feira, 4 de maio de 2010

"Os lampiões ainda podem ser campeões? Podem, mas já não é a mesma coisa..."

Luisão, um Guerrero da Liga portuguesa

Como é público e notório, não terão sido só adeptos portistas a atirar coisas para o relvado. As imagens da TV mostram claramente o Luisão a atirar um isqueiro para o público.

Percebo que o Luisão estivesse frustrado e chateado com o resultado e com a exibição. Mas não percebo que todas as virgens ofendidas que pululam nas Tv's, rádios e jornais com as atitudes "tunelares" do Hulk & Cia, e que até chegaram a usar um jogador da Liga alemã como exemplo de justiça, não repesquem agora essa situação para colocar as coisas como elas deviam ser.

É que Guerrero, o jogador do Hamburgo que atirou uma garrafa para o público, numa situação semelhante à de Luisão no Estádio do Dragão, foi punido com 5 jogos 4 dias depois do acto.

Segundo tenho vindo a ler nos jornais, o Luisão vai poder jogar no Domingo que vem contra o Rio Ave.

É a justiça que temos, é o país que temos. Quando era o FC Porto em causa, jogos foram transformados em meses e os jogadores proibidos de exercerem a sua profissão sem haver condenação durante 2 meses (a condenação que depois foi revogada surgiu muito depois do inicio da suspensão). O Vandinho levou meses de suspensão tambem. Mas para outros cujo clube é de maior agrado de que pratica a (in)justiça na Liga, não há processos, suspensões ou condenações por actos que na Alemanha são punidos exemplarmente antes da jornada seguinte...

É por essas e por outras que poderão vir a ser campeões este ano - se o Rio Ave e o Braga não ganharem os seus jogos... Porque a tão propalada superioridade em campo não é visivel na tabela classificativa, já que na última jornada continuam a disputar o titulo que não está ainda assegurado. Os grandes campeões, os campeões indiscutiveis, de superioridade aos restantes clubes, são-no antes do final do campeonato. E, por muito que vos custe, este ano quem merecia ser campeão era o Braga e "mai nada"!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

E mais do que desviar as atenções...

Lindo, lindo é vê-los a todos com o rabinho entre as pernas ontem e hoje...

Sublime...

É que bem podem ser campeões, MAS JÁ NÃO É A MESMA COISA...

Uh, uh... que belo dia... Até quando eles podem acabar por ser campeões, eles é que os gajos dos melões...

Eheheheheheh

E o pensamento do dia, retirado do Reflexão Portista:
"Podem dizer que têm mais campeonatos. Podem dizer que são seis milhões. Podem afirmar que, por onde passam, arrastam multidões. Podem controlar a Liga, a Federação, a polícia, o Ministério Público, ou SIS. Mas nunca, jamais, em momento algum, conseguirão ter a mística, a garra e o coração, do nosso Porto campeão!"

Outro, em comentários:
"mas o melhor de tudo não foi o futebol jogado, ou o resultado, ou o Benfica não ser campeão na invicta, ou o apedrejamento do autocarro dos lampiões, não, o melhor para mim, foi aquele momento final, quando no estádio só se encontravam os adeptos do Benfica, todos com cara de enterro, mas não por causa do resultado, ou do campeonato adiado. Não meus amigos, os adeptos benfiquistas sentiram naquele momento uma revelação, como se tivessem descoberto o sentido da vida e visto que até ali tinham andado iludidos, ao ver aquele estádio fantástico, aquela organização suprema, o estádio a esvaziar em menos de 5 minutos, aquela beleza arquitectónica, aquela vista para a cidade, aquele relvado reluzente e saudável, a iluminação económica mundialmente premiada, a simplicidade e a qualidade superior de tudo, um estádio que não mostra as feias bancadas de betão do lado exterior, que tem em si uma arte singular, de sucesso, de satisfação, de sabedoria. Naquele momento fúnebre do lado da claque do Benfica, onde já nada interessava, nem o golo fabuloso do Belushi, só aquela calma natural do estádio do Dragão, os benfiquistas respiraram em silêncio e digeriram a realidade das coisas, os vapores, a noite, a viagem de volta. um adepto do benfica dos seus vinte e poucos anos não pôde deixar de se perguntar, "mas porque é que não temos isto lá em baixo? esta eficiência? este amor a um estádio tão belo? o que é que nos falta ainda meu Deus?" nesse instante olha para o lado, e outro adepto mais velho, grávido de sete meses, arrota, cospe para o chão, e sussurra entre dentes amarelos, "cabrões...""

Que beleza de Comunicado...

Ei-lo na integra:

1 – O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 – Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 – O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 – A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 – Diz o SL Benfica que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o FC Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do FC Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 – O FC Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar.

Porto, 03 de Maio de 2010
O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD»

Nova reserva

Depois do Marquês (conhecido pelo Túnel) e depois da Rotunda da Boavista (conhecida pela submissão da águia) já há nova reserva. Consta que em Al-meirim, os mouros já reservaram a totalidade da produção de MELÕES!

Só espero que o adágio se cumpra... não há nada que estando mal não possa piorar! Se esta semana o melão já é XL, assim o Rio Ave ajude e o Braga tambem, e o melão vai ser muuuuuuito maior!



Sobre o jogo, apesar da ajuda do OleVIgário, nem 14 contra 10 conseguiram ganhar. Mesmo desFALCAOdos fomos muito melhor, tivemos muito mais raça e merecemos inteiramente ganhar. Tivessemos tido esta atitude mais vezes durante a época e mesmo com os golos anulados que tantos pontos nos custaram e estavamos a discutir o titulo tambem.

Agora, cabeça levantada e assumir que no próximo ano é para ganhar as Ligas. A nacional e a Europa. E mais nada...

PALHAÇOS NÃO VOS OUVIMOS...

Nem com o GATUNO do costume de serviço se safaram...

Um jogo à Porto, cheio de garra e querer...

Ide festejar para Meca...

Algum comentário de Lampião???
Mesmo daqueles que gritavam campeões após o golo do empate ou ainda se encontram a pé, porque não se conseguem sentar???

É que ontem sentiram o que é um verdadeiro campeão, mesmo contra tudo e contra todos...
E registo o facto de as televisões quererem escamotear o roubo, repito ROUBO, que foi ontem o jogo...

Uma vergonha... Mas tal como tenho afirmado muitas vezes... Quando queremos, nem os roubos nos deitam abaixo...

E termino com o seguinte: Se a intitulada melhor equipa lampiã dos últimos trinta anos, na última jornada do campeonato, ainda não é campeã e não ganhou absolutamente nada, como é que estes energumenos já falam que mudança de ciclo??? Será que pensam com as orelhas???