quarta-feira, 31 de março de 2010

No âmbito das entrevistas...

Porque não chamam o Presidente do CJ para uma entrevista para explicar o seu ponto de vista?

Será que não interessa? Ou será que só vale a opinião de um pavão, que destila ódio e chama senhor ao nosso Presidente e tem medo de dizer o seu clube apesar de se intitular como sério e imparcial???

segunda-feira, 29 de março de 2010

Um Presidente...

Um Condenado...
E um Corno Mandado...

Três entrevistas, no mesmo dia... duas delas à mesma hora...

A SIC faz o papel de canal oficial do clube dos iletrados e presta-se a um papel que nos relembra os temos dos Donos da Bola...

Resta-nos a confinaça num MST... que tenho a esperança que debite tudo quanto lhe vai na alma e na cabeça... Se precisar eu mando-lhe um email com perguntas...

quinta-feira, 25 de março de 2010

OBVIAMENTE NÃO ME DEMITO...

Se coisas há que são difíceis de explicar, esta decisão do Conselho de Justiça é daquelas que não necessita muita explicação.

Qualquer jurista de meia tigela saberia definir bem os contornos do regulamento. Houve quem não o fez dolosamente, com intenção de prejudicar e também com o intuito de se promover como justiceiro, que ao mesmo tempo derramava lágrimas de crocodilo (relembro que só deu conferências de imprensa para apresentar decisões contra o Porto e que na última tentou verter lágrimas de crocodilo, afirmando que era um castigo muito violento mas que o tinha de aplicar).

Tudo se percebeu quando num recente castigo a um jogador de um outro clube e consequente despenalização pelo Conselho de Justiça, por divergência na interpretação do conceito de "agente desportivo", o Pavão Aflautado, qual Juiz em causa própria, apresentou ele mesmo uma reclamação da decisão ao CJ. Era a preparação para o castigo a Hulk e Sapunaru.

E assim foi... Mas nem sempre o que reluz é ouro...
Este mesmo Conselho de Justiça, constituido por Juízes e que muitas vezes têm falhado nas suas decisões, desta vez não condescenceu com os desvarios do Pavão Aflautado e revogou a sentença de prisão perpétua de Sua Ex.ª o Pavão Aflautado.

E fê-lo porque é de tal forma gritante o erro, que nem esta poderiam deixar passar...

E a questão que se põe é: E agora?
Será que se demite? Não, obviamente que não se demite... Pois apesar do trabalhinho feito para esta época, já que a alteração do castigo já vem em altura que está tudo resolvido, ainda há muitas épocas para resolver na secretaria...

E um ponta-de-lança deste calibre não pode ser ignorado nem deitado fora...

E das notícias que vamos conhecendo, já verificamos que como eles se movem, senão vejamos:
"Ricardo Costa colocou o seu lugar à disposição de Hermínio Loureiro, solidarizando-se com o presidente da Liga quando foi por este informado de que iria demitir-se. O líder da Comissão Disciplinar (CD) aceitou, no entanto, continuar no cargo a pedido de Hermínio, em nome do normal funcionamento das competições que estão em curso."

Perceberam??? Sai o trinco e mantém-se o ponta de lança em campo, que é o que interessa, pois ainda é necessário marcar mais alguns golos... até porque, nós somos difíceis de derrubar...

O inicio da reposição da verdade

Como qualquer pessoa de bom senso esperava, a FPF através do seu órgão de justiça veio fazer a leitura da lei que qualquer pessoa dotada desse dom faria, aliado a uma imparcialidade de que padece imenso o CD da Liga, dando os castigos devidos aos jogadores do FC Porto.

Da leitura da lei, conforme já aqui falei, percebe-se claramente duas coisas. Que os stewards não são agentes desportivos e que não podiam estar naquele local. Porque estando autorizados a substituírem os agentes da autoridade (que podiam estar naquele local) apenas os podem substituir para controlar o público. Ora como naquele local não há público porque tambem decorre da lei que lá só podem estar pessoas credenciadas pela Liga/FPF e agentes da autoridade, os stewards não deveriam estar naquele local. Mas não é por abusivamente lá estarem que passam automaticamente a ser agentes desportivos ou de autoridade.

Como tal, o que aconteceu é que existiram agressões a pessoas estranhas ao local, que não são nem agentes de autoridade, nem agentes desportivos.

O CD da Liga ao fazer a "chico-espertice" de encontrar neles agentes desportivos só veio armar confusão e arranjar forma, pôr-se a jeito, de ser o bode expiatório dos problemas do futebol português - dos quais é uma parte mas não é única.

No restante, tudo normal. A manutenção do castigo de Vandinho é normal, pois ele agrediu um treinador adjunto, isto é, um agente desportivo. E assim sendo, o castigo dele recai sobre o famigerado artigo que foi usado para os jogadores do FC Porto. Discutível é se houve uma agressão ao dito elemento dos lampiões ou não... E se foi a única... E ainda se poderá perguntar como é só viram agressões de jogadores do Braga e não viram nenhuma dos trauliteiros dos lampiões... Ou porque é que esperaram até ao fim do período de inscrições para anunciar o castigo ao jogador... Mas em relação ao enquadramento legal, nada há a discutir sobre isso!

Acima de tudo, há agora que estudar a lei muito bem e ver o que pode ser feito para lá das compensações financeiras ao clube e jogadores pelo erro cometido. Porque o importante é que o FC Porto se defenda de ter sido prejudicado desportivamente. E se não é possível repetir todos os jogos em causa onde a participação do Hulk e do Sapunaru foi indevidamente impedida (segundo o Guilherme Aguiar, não sei se é assim ou não) deverá o clube estudar se é possivel ser ressarcido desportivamente por isso: explicando claramente, o que quero dizer é que a não presença na LCE pode ser causa directa da não utilização dos 2 jogadores em diversos jogos. Não sei como resolver o imbróglio, não sou jurista. Mas tenho a clara ideia de duas coisas: ainda vai correr muita tinta sobre este caso e que financeiramente a Liga vai ter pesadas consequências...

Por último, os lampiões vieram lamentar a demissão do presidente da Liga. Só isso já diz tudo sobre quem é que estava a tirar partido da sua presença no cargo. Mais palavras para quê?
E porque não se demitiu o presidente do CD da Liga? A resposta também é muito simples: porque os lampiões ainda não foram declarados campeões e para isso a sua presença lá é fundamental, não se vá dar o caso da classificação final ser impugnada e não houvesse uma classificação oficial do campeonato para transmitir aos órgãos da UEFA de forma a serem comunicados os clubes que representam o país em cada competição... Capito??

segunda-feira, 22 de março de 2010

E fazer mais como?

Esta típica expressão angolana aplica-se ao que ontem se passou.

Diz o presidente da SAD, com um claro sotaque brasileiro, "e vou fazer mais como?" se usou o dinheiro da SAD para gratificações de administradores e comissões de empresários (quer na compra, quer na venda) em relação a jogadores mais ou menos duvidosos (basta ver que a melhor contratação foi gratuita (Varela) e a 2ª melhor foi inflacionada pelo momento, depois da boa época que fez no Nacional (Rubén)) e agora não há mais dinheiro para compras, nem LCE para abonar os cofres?

Diz o treinador, enquanto deglute uma alheira da terra, "e vou fazer mais como?" se tem jogadores castigados há meses, jogadores lesionados, jogadores fora de forma e não lançou jogadores novos da formação, apesar de tanto se falar do projecto Visão 611 e agora não ter alternativas para colocar em campo.

Dizem os jogadores, que habituados a tudo ganharem e passearem superioridade em campo pela nossa liga, se perguntam "e vamos fazer mais como?" quando não sentem de cima o incentivo para fazerem mais e melhor pelos adeptos, pelo clube e por eles próprios.

O desastre de ontem anunciava-se e só me custa ver um símbolo imolado pelo resultado - se alguém não merecia o que se passou ontem, foi o Nuno, que é portista até à alma e líder do balneário.

As invenções, reduzidas ao mínimo devido à falta de matéria prima, mesmo assim acontecem e dão resultados duvidosos.

Os jogadores em campo estão perdidos, nas posições, nas tácticas e no nervo - no nervo de ser jogador à FC Porto e no nervo de não ser arruaceiro. Bruno Alves ontem merecia ter sido expulso e o treinador devia estar à espera que isso acontecesse para ter mais uma desculpa para o jogo e a época de ontem, ao não o proteger com uma substituição.

Não gosto do que se está a passar. Mais uma vez, a SAD em vez de estar preocupada com o que se passa no balneário e no campo, está nos tribunais e nos clubes nocturnos e é capa de jornais não pelas intervenções de mercado mas pelos casos de justiça e brasileiras.

O treinador continua alheio a tudo o que se passa ser de sua larga responsabilidade, pois é dele a planificação da época, dos picos de forma e cargas físicas de treino, jogadas de laboratório e preparação e lançamento de novos valores. Ele, no final de cada derrota, repete-se: jogamos bem, demos tudo, a atitude é boa... Sempre a mesma coisa, assumir a culpa é que não é com ele, demitir-se e reconhecer que já não tem mão na situação e no plantel, pior ainda. O mundo de Jesualdo é idílico, feito de alheiras a pulular verdejantes estádios com vitórias morais dos seus petiscos...

Os jogadores, apesar de tudo, ainda são os menos culpados do que se passa mas mesmo assim podem e devem fazer mais. Se o treinador não os treina em condições, eles devem ser os primeiros no final do treino a não recolher aos balneários e treinarem eles a defesa de cantos, a marcação de livres, etc. A melhorar os índices físicos se sentem que estão em má forma. E, talvez, ver alguns dvd's de jogos do FC Porto a morrer em campo, a suar pela vitória e a conquistar, não muito longínquos no tempo, para apreenderem o que é "ser Porto"!

E esperar que o Mundial comece depressa, de forma a que esta época miserável termine que as humilhações estão a ser demais.

É que não fui eu que me propus ganhar o penta sem derrotas este ano. Foi o treinador. É que não fui eu que fiz o maior orçamento da história do clube e agora nem sequer tem jogadores para o banco em condições. Foi a SAD. Eu só vivo das expectativas criadas por estes, pelo que dizem e fazem e pelo que se passou antes. E exijo sempre em função disso.

Estou triste, revoltado, desgostoso, amargurado. E o pior é que pressinto que nos próximos 2 meses vou-me sentir assim ainda muitas vezes...

domingo, 21 de março de 2010

QUERIAM O QUÊ?

- O Presidente só pensa em putas.
- A SAD só pensa nos prémios.
- O "treinador" só está à espera que o despeçam, para se abarbatar com a indemnização.
- O capitão só pensa em sair.

E QUEREM MILAGRES?

OBVIAMENTE NÃO SE DEMITE...

E continuaremos a assistir ao suplicio...

Uma vergonha... Os Burrualdenses, os seus seguidores, continuarão a defende-lo...

Este clube está agora sem rei, nem rock... Vive os seus dias amargurados...

Os adeptos têm de assistir a isto impávidos e serenos... Vergonha atrás de vergonha sem que ninguém diga nada. Uma equipa que não faz um único remate à baliza. Uma equipa que não consegue passar o meio campo. Uma equipa sem qualquer fio de jogo...

No banco, um lampião que prepara um jogo em dez dias para fazer esta miséria. Um adjunto que enterra equipas...

Um Burrualdo que faz declarações inacreditáveis no final do jogo, dizendo que os jogadores se entregaram e deram tudo e com um sorriso enervante no rosto: "equipa à Porto" e "jogamos com grande atitude"... Mas será que eu ouvi bem???

Inexplicavelmente lerei aqui, em comentários, muitos portistas ainda a defender Jesualdo e a dizer que não tem jogadores... Outros virão invocar os títulos... Outros ainda virão invocar que Burrualdo tem vindo a dar a cara por um clube...

Tudo isto terá uma ponta de verdade... Mas só isso não chegará para manter um treinador que tem omo principal característica perder finais e acima de tudo declarar que o Porto jogou e se entregou ao jogo, quando assistimos a um Porto bem pior que o do tempo de Octávio...

Não há Taça, não há Liga dos Campeões, não há nada que valha neste momento a Burrualdo... Nada... A não ser que é um treinador perfeitamente medíocre e que não consegue galvanizar (quanto mais por a jogar) a equipa...

A mediocridade tem sido a regra nas exibições do Porto este ano, que tem sido escondidas por alguns, apenas porque se qualificou para a fase seguinte da Liga dos Campeões, quando jogamos contra os rotos do Atlético de Madrid e contra Cipriotas, tendo as vitórias contra uma equipa Cipriota sido elevada aos píncaros, como se, de um momento para o outro, o futebol cipriota passasse a ser futebol de nível europeu.

Restam-nos dois meses de futebol para assistir à mediocridade de futebol "à la Burrualdo" se não houver na SAD quem tenha a coragem e o discernimento de por fim a isto... Muitos continuarão a apoiar, pois dizem que é o nosso Porto.
Eu, que sou dos que costumam apoiar, fiz greve... Greve a Jesualdo e greve à minha saúde... Porque enquanto estivermos no Estádio a mantermos este estado de coisas, nada mudará... Aguentei quatro anos a dizer mal de Jesualdo.
Previ que aconteceria isto a partir do momento em que os outros elevassem o nível de mediocridade...

Não previ, é certo, que descessempos tão baixo, a um nível tão insignificante que é o de partir para um jogo contra os Lampiões quase derrotados à partida e sairmos desse mesmo jogo a perder por três golos e se calhar termos o estado de espírito de nem nos irritarmos durante o jogo apenas à espera de um lance de sorte...

O meu Porto, o da entrega, o do trabalho, não é o do treinador Burrualdo... O meu Porto, é o Porto de Oliveira, por exemplo... Um Porto que, podia ter a pior equipa, mas que tinha atitude e em que cada derrota era vivida como se fosse a última e não com conformação...

Se me custa ver isto? Muito... E um estádio que permanece cheio significa que os adeptos estão contentes... Por muito que nos custe...
Se calhar esse foi o mal ao longo dos últimos tempos...

E um treinador com um pingo de vergonha e com algum carinho pelos adeptos só poderia fazer um acto de contrição no final de mais este jogo e dizer: "eu não sou capaz..."
Mas não, aparece com os chavões e com desculpas...

Porque sim, ele nunca é culpado de nada nem o assume...

Sim, porque afinal o culpado somos nós... Culpados de gostar tanto de um clube para o apoiarmos vezes e vezes sem conta, apesar da mediocridade das exibições...

Culpados de atirar sempre a culpa para terceiros, quando ela está mesmo junto de nós...

A culpa é exclusivamente do treinador? Não, não é...
A culpa é em grande parte do treinador? Não tenho a mínima dúvida...
Não foi este o treinador contratado para aproveitar jogadores da cantera? Onde estão eles? Quero que me digam um... Unzinho só em quatro anos...

Ele faz parte do problema e também da solução, que seria deixar-se ficar pelo Algarve...

Caros amigos Portistas... O meu abraço... Porque só nós sabemos o que sofremos...

quarta-feira, 17 de março de 2010

2000

Este é o número 2000 neste blog. Um número grande.

Para falar sobre o próximo jogo, a final da taça da Liga, que está a ser intensamente preparada pelos lampiões - não no campo de treinos, onde ainda pensam nos poucos que vão levar amanhã do Lucho & Cia.

Onde decorre intensamente é nos jornais, como o CM que anuncia já os dispensados da próxima época, mais a dança dos treinadores (estrangeiro ou português?, destes já li o Paulo Bento, o Jesus, o Domingos, o Jorge Costa, o Domingos e até insinuaram o Queiróz) e ainda a equipa técnica.

Claro que há ainda espaço para as contratações até ao dia do jogo. Talvez na 6ª anunciem algum nome sonante para a próxima época, para esconder o resultado de Marselha...

Enfim, voltando ao jogo de Domingo no estádio do Estoril, no Algarve, estou pessimista.
Não por eles, mas por nós.
Não andamos a jogar nada, fazemos demasiados erros defensivos, temos jogadores em má forma e poucas alternativas, mais ainda com os castigos e lesões.
E a moral da equipa é baixa, animicamente vê-se e percebe-se que a equipa não está a reagir bem.

No meio de tudo isto, como habitualmente, exigo sempre o mesmo. A vitória. E o resto vem depois e sempre por acréscimo...

E agora, para algo completamente diferente...

...uma noticia bem dada, no Inimigo Público: Mariano González acaba época que não chegou a começar.

Aliás, está tão boa que não hesito em plasmar tal como ela vem lá escrita:
"Uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito de Mariano González, sofrida durante o jogo com a Académica de Coimbra, faz com que acabe a época para o jogador argentino, isto partindo do pressuposto que ela chegou a começar. Segundo o departamento médico dos azuis-e-brancos, a lesão pode colocar em causa mesmo o início da próxima época de Mariano González, no Sporting de Braga, no Valladolid ou para onde quer que seja corrido a pontapé. De referir que o momento em que o argentino se lesionou com gravidade foi a única vez que os adeptos do FC Porto o aplaudiram durante esta temporada."


Desta vez, o mítico slogan do encarte do Público, não se cumpriu. É que se normalmente se aplica o "não aconteceu, mas podia ter acontecido", desta vez, aconteceu mesmo como a noticia diz. Por uma vez, o Inimigo Público não gozou, disse o que se passou factualmente!

domingo, 14 de março de 2010

JF já tem a desculpa ideal...

Jogador talismã de JF ficará de fora até ao final da época (e digo eu, porque não para sempre fora do Porto...).

Sinceramente não sei omo é que JF vai conseguir sobreviver a uma contrariedade destas, que aos olhos do treinador ainda será pior do que ser eliminado da Champiosn com goleada...

A tristeza é enorme no seio da equipa técnica...

quinta-feira, 11 de março de 2010

EU LI BEM?

A ver se eu percebi: César Correia e Alder Dante, dois dos maiores Calabotes do futebol naacional, acompanhados de Marcel LAnghenove que acabara de oferecer uma final aos lampiões, no Elefante Branco, com dois funcionários dos ditos lampiões...

Uns anjinhos...

quarta-feira, 10 de março de 2010

A tentação inglesa de BURRUALDO

Por JVP in o jogo. Em factos o que dizemos há muito...
Quem é burro nunca aprende...

" Dupla estreia de Nuno André Coelho no Emirates Stadium, em Londres. O defesa-central nunca tinha jogado na Liga dos Campeões e também nunca tinha jogado a trinco, pelo menos, no FC Porto. Ontem, somou os primeiros 45 minutos na Europa e no lugar com a camisola portista. O sacrificado foi Tomás Costa, que nem no banco de suplentes esteve.

Novidade? Sim e não. Há muito tempo que Jesualdo Ferreira se encarregou de desmistificar as surpresas na Liga dos Campeões e, mais propriamente, nos jogos em Inglaterra, com especial preponderância para as partidas realizadas na capital. Façamos as contas: em seis jogos em Inglaterrra, Jesualdo Ferreira reservou surpresas no onze para cinco deles: Arsenal e Chelsea em 2006/07; Liverpool em 2007/08; Arsenal em 2008/09; e Chelsea em 2009/10. Só houve um jogo em que Jesualdo Ferreira não mudou o onze habitualmente titular. Foi em Manchester, na época de 2008/09, com um empate a dois golos. E, ainda que o FC Porto não tenha passado a eliminatória, porque perdeu no Dragão, o segredo parece estar em não mudar...

Até ontem, a única experiência de Nuno André Coelho nas competições europeias tinha sido com a camisola do Standard de Liège. Fez dois jogos na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, na época de 2006/07, quando actuava por empréstimo do FC Porto. O Steaua de Bucareste seguiu em frente. No primeiro jogo (2-2) foi titular e no segundo (2-1 para os romenos) entrou aos 65 minutos. Ontem, o central saiu ao intervalo por troca com Rodríguez.

Surpresas na ilha

Época 2006/07 - Arsenal

Os ingleses venceram por 2-0. Surpreendentemente, Ricardo Costa foi titular como defesa-esquerdo e Cech jogou no meio-campo. Meireles ficou no banco.

Época 2006/07 - Chelsea

Nova derrota, desta vez por 2-1. Ricardo Costa e Cech voltaram a ser apostas, numa altura em que não eram titulares habituais. E Lucho actuou numa posição diferente.

Época 2007/08 - Liverpool

Primeira goleada sofrida por Jesualdo Ferreira em Inglaterra (4-1). O treinador não fez uma, nem duas, mas sim três alterações na equipa. As novidades foram Stepanov, Kazmierczak e Mariano.

Época 2008/09 - Arsenal

Segunda goleada, desta vez sem direito a golo de honra (4-0). Jesualdo Ferreira mudou de 4x3x3 para 4x4x2, apostando em Guarín para o reforço do meio-campo. Lucho entrou na segunda parte.

Época 2009/10 - Chelsea

Derrota pelo resultado mínimo. O colombiano Guarín voltou a ser a surpresa, relegando o compatriota Falcao para o banco de suplentes. A exibição do FC Porto até foi agradável, mas o resultado não agradou.


in OJOGO
"

NÃO HÁ NOVIDADES?

Ainda há "treinador"? Ou vai ser preciso sermos novamente humilhados na Taça da Liga e, pior, ver os lampiões festejarem o título em nossa casa?

Desde já lanço um repto. Que ninguém vá mais ao Estádio até que a Administração tome as medidas que se impõem, começando pela destituição do Génio (coisa que aliás já faço des de a 7ª ou 8ª jornada). Dói mais e é muito mais eficaz do que insultos ou violência, coisas que abomino.

Shame, shame, shame on you, mister!

Vergonha não é o problema. O problema é a falta de vergonha no final do treinador, o "mister". Aquelas palavras mansas que proferiu no final demonstram cabalmente o tipo de fraco treinador que é.

Antes de mais, peço desculpa aos meus companheiros por ter defendido, no final da época passada, a manutenção do Jesualdo, em virtude da meia época final que liderou. Infelizmente, esses meses de Janeiro a Junho foram a excepção e não a nova regra! Acabou o treinador sem medo de jogar contra os outros no seu sistema habitual e sem invenções.

Ontem, mais uma. NAC a trinco não lembrava a ninguém, a não ser a ele. Gostava de saber como surgiu a ideia... Terá colocado nomes em bolinhas de papel e sorteado? Terá posto os jogadores a jogarem à lepra e o que perdeu jogou? Já agora, invenção por invenção, porque não o Cebola a trinco?, sempre corre mais e é carraça...

Algumas coisas sobre os jogadores, os menos culpados do que se passou ontem.

Hulk tem vontade mas está perro, foi um erro entrar de inicio. Cebola devia ter jogado de inicio, foi o melhor em campo (dos jogadores de campo, o melhor foi o Helton que evitou mais uns poucos...) e NAC, para quem nunca tinha feito a posição, até cumpriu, mesmo estando como o Hulk, sem ritmo. Fucile teve uma noite má, mas nunca teve o apoio de ninguém do lado dele. Os outros caíram na armadilha táctica que o próprio treinador criou.

Como eu dizia há uns dias, agora resta esperar que o Mundial comece o mais depressa possível, de forma a não penarmos mais esta época. E a começar a tratar já da próxima...

E só espero daqui a 10 dias não ser humilhado novamente... porque, convenhamos, o risco neste momento é real e enorme!

terça-feira, 9 de março de 2010

O GÉNIO E UM MUNDO CHEIO DE BESTAS

As minhas humildes palavras de agradecimento ao Prof. Jesualdo Ferreira.
Preparou a época só com um trinco. O trinco lesiona-se. Depois de mil e uma tentativas de o substituir, o menos mau foi Tomas Costa. Chega à Liga dos Campeões, Tomás Costa na bancada e põe um central com zero minutos no campeonato e Liga dos Campeões fora do seu sítio, numa das posições chave da equipa. É um génio, o resto do mundo é que é composto apenas por bestas,

Obrigado, Génio Jesualdo, por ter agraciado o dia do 5º aniversario do meu filho, com igual número de golos.

Obviamente que a nação portista, à hora que escrevo estas linhas, exige o prolongamento do seu contrato por mais 10 anos.

As palavras...

JF:
Nunca fomos felizes...
Teriamos de fazer o que fizemos.
Foi uma equipa que joga sempre no nosso erro.
Não é justo o resultado.
Sempre que o Porto equilibrou o jogo o Arsenal marcou.

As minhas:
És um jumento...
Meteste um central a trinco e partiste a equipa toda. Deste o meio-campo a quem tinha de marcar um golo.
Qual treinador de segunda divisão, depois de estares a perder por dois, abriste-te e meteste avançados...
O Porto não equilibrou nunca o que tu desiquilibraste...
O único culpado deste resultdo és tu...
Não acabaste o jogo sem dar o prémio ao afilhado Mariano.
Mais uma vez demonstraste porque és um falhado... A velha manha de inventar e meter tudo à defesa nunca te sai da cabeça. A única vez que não o fizeste, foi o ano passado, no jogo contra o Manchester e contra o Atlético fora...
Bateste o recorde de golos sofridos em jogos da Liga dos Campeões...

OBVIAMENTE: RUA...
É HORA DE PREPARAR A NOVA ÉPOCA....

HÁ UM FDP COM DOIS OLHOS...

Que é agraciado por muitos adeptos do Porto, mesmo perante as evidências...

Hoje, mais uma vez, conseguiu humilhar o meu clube... Se calhar muitos ainda o vão defender...

Ele, se calhar, no final do jogo, vai dizer que foi azar...

E obviamente que não se demite!!!

Que vá brincar com a puta que o pariu...

Aos tiros...

...ao Arsenal! Só espero que não sejam de pólvora seca nem que sejam tiros nos próprios pés, que é o que tem acontecido com regularidade nos últimos tempos, como bem sabemos.

Começa a aventar-se a hipótese que venho a defender há algum tempo em relação ao trinco. Devido à lesão do Fernando e à relativa inaptidão do Tomás Costa, o Meireles poderá ser hoje o trinco (recuando à sua posição de origem) e deixando o meio campo ofensivo para o Ruben e o Belluschi. Poderei estar enganado e hoje o jogo é ingrato para tirar isso a limpo, devido à carga dramática do mesmo, mas acredito que esta é a melhor solução para o meio campo do FC Porto, mesmo com o Fernando sem estar lesionado.

Veremos como vai ser hoje o jogo, que vem em má altura e com um mau resultado da primeira mão, golos sofridos em casa é o pior que se pode levar para o 2º jogo, antes não marcar em casa do que sofrer.

Estou com pouca fezada. Mas nunca se sabe, se há coisa que é garantida este ano é a instanbilidade da equipa e do jogo - nunca se sabe o que vão fazer!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Não quero ser arauto da desgraça...

Mas isto parece-me um sinal...

"Quando à necessidade de defender a vantagem que possui, o técnico vincou que a forma de jogar da equipa vai ser ditada pelo desenrolar da partida e pela necessidade de gerir o resultado.

“Nós jogamos em função dos objectivos”...

Espero que não seja o sinal de Guarins e Marianos...

"Somos Porto"???

Desolados e conformados... Eis como andamos...
Parece que já demos o que tinhamos para dar...

Treinador? Bem, sobre ele há quatro anos que vou falando neste blog, por isso não vale a pena bater no ceguinho...
Jogadores? Bem, parece-me que quem joga 90 minutos com Mariano Gonzalez não pode aspirar a muito mais...

Mas, para mim, mais do que individualmente, táctica e tecnicamente, falta-nos é o pulmão, a mística, a vontade de ser primeiro...
Mesmo com equipas mais fracas já ganhamos muitas vezes... O que sucedia então, era que o desejo de ganhar era muito grande. O desejo fazia-nos correr e fazia com que em cada golo os nossos jogadores olhassem para a nossa alegria e se motivassem também...

Hoje em poucos jogadores vejo isso. Vejo no Rodriguez, que dá tudo. Vejo no Falcão, que dá tudo... E não vejo nos restantes...

E apesar de ter um desejo e vontade enorme de ganhar amanhã, tenho um muito mau pressentimento...
Oxalá me engane...

Oxalá "SEJAMOS PORTO"!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Pensar 2011

Depois do esboroar do sonho, uma atenção à nova realidade que se nos depara.

Apesar de não ser impossível ir à LCE, a próxima época internacional deverá ser na 2º liga europeia, a Liga Europa. Eu sei que faltam 9 jornadas e que os encornados ainda jogam contra nós, contra os lagartos e contra o Braga, mas mesmo assim não me acredito que um dos dois primeiros perca uns 10 pontos até ao final da época (porque nós ainda vamos perder mais alguns se mantivermos a média).

Portanto, primeira conclusão, tem de haver um aperto de cinto nos gastos, nas despesas, visto as receitas irem diminuir drasticamente. E se a estrutura de custos mostra que os ordenados é o que mais nos faz gastar e não podendo ter um plantel mais pequeno, implicará de imediato a saída de alguns dos jogadores com vencimentos mais altos - Bruno Alves, Rodriguez, Hulk, Meireles. O que será natural, porque para além da já habitual venda de 2 ou 3 jogadores de topo todos os anos - veja-se o que traduziu nos custos a venda de Lucho e Lisandro, dois dos mais bem pagos, diminuindo em mais de 10% o gasto em ordenados - e isso também trará receitas para a preparação da próxima época de forma a retocar o plantel.

Depois há uma questão que é importante pensar e que, para mim, os primeiros sinais são negativos, ao ver os jornais de hoje. É que investimos muito naquele projecto de formação (Visão 611) e ainda nenhum desses jogadores chegou ao plantel principal, havendo alguns com potencial no mínimo similar ao dos estrangeiros. Ou então desatar a comprar estrangeiros outra vez, como se anuncia hoje em jornais (um argentino no Brasil e um turco).

Outra questão fundamental a pensar já é o treinador. E o que fazer com o Jesualdo que tem mais um ano de contrato. Porque era importante envolver o novo técnico na planificação da nova época, quem sai do plantel, quem fica, quais os emprestados que regressam, quais os sectores mais débeis a reforçar.

Parece-me claro que é necessário começar um novo ciclo no FC Porto, para nos trazer mais anos de vitórias. Confio no instinto do Presidente que já o fez várias vezes com sucesso, apesar de ser cada vez mais difícil fazer isso.

Na minha modesta opinião, que vale o que vale, do actual plantel eu mantinha os seguintes jogadores: Beto e Nuno. Fucile, Nuno Lopes, Álvaro Pereira, Maicon, Rolando, NAC. Fernando, Rubén, Belluschi. Falcão, Orlando Sá, Varela, Rodriguez.
Significando isto que os restantes seriam dispensados por não servirem ou para financiarem a época. Dos "vendáveis" eu apenas segurava o Rodriguez, acho que ele ainda pode render mais financeiramente e desportivamente. O Hulk hesitei entre vender ou manter, mas se houver boa proposta, julgo que seria de vender.
Sairiam então o Helton, Bruno Alves, Guarin, Valeri, Tomás Costa, Meireles, Mariano, Farias e Hulk. Há jovens emprestados que acho terem qualidade para poderem se afirmar no plantel, nomeadamente o Castro,o Diogo Viana e o Bruno Gama, eventualmente o Tengarrinha e Rabiola. Mas tambem há juniores que já se mostraram e que poderiam ser uma aposta. E apenas iria recorrer a mercado externo para casos pontuais onde não houvesse certeza que o produto da formação não seja similar ao contratado. Ou alguém tem duvidas que o Castro, o Paulo Machado, o Bruno Gama não são capazes de fazer o mesmo que o Guarin, o Valeri ou o Mariano, por exemplo?...

Sobre o treinador, continuo a achar que o Domingos está no ponto para pegar na equipa. Mostra bons recursos no banco, inteligência, capacidade de aproveitamento do plantel excelente. E é portista dos sete costados, que apesar de concentrado no trabalho do Braga e na luta pelo titulo, deve estar a sofrer como qualquer um de nós com esta época mais fraca que estamos a protagonizar.

Comecemos, pois, a pensar 2011. Porque em Junho do próximo ano quero festejar o titulo de campeão nacional outra vez. E voltar a jogar na LCE. E para isso o trabalho começou ontem!

segunda-feira, 1 de março de 2010

O fim de um sonho...

Ainda há dias eu pedia que me, que nos deixassem sonhar...

Infelizmente, o meu pedido não foi atendido e caminhamos, a passos largos, para a pior época da década. Porque mesmo na fatídica época de 2005 fomos Campeões do Mundo e quase, mas quase mesmo, ainda ganhavamos o campeonato e conseguimos a qualificação para a LCE.

Este ano, o campeonato, objectivo maior da época... adeus! Mesmo o 2º lugar está muito difícil, dependendo mais de uma hecatombe de um dos dois primeiros do que de nós próprios. A LCE deve ir pelo mesmo caminho (ou os jogadores mostram outra atitude em campo e o treinador deixa de usar os Mariano's e Guarin's) porque não estou a ver o FC Porto a aguentar a pressão do jogo de Londres. O resto são taças menores que não servem para mais que um sorriso de satisfação.

E como está já demonstrado, não é por fadiga que aconteceu ontem o desastre - como se vê, há quem tenha jogado mais vezes esta época e este mês e com menos dias de descanso até ao jogo de ontem e mesmo assim correu mais, lutou mais e esforçou-se mais do que nós.

E um plantel como o nosso, habituado aos grandes palcos e a fazer mais de 50 jogos por época, não pode desculpar-se com isso. Se há profissões que se podem programar a médio e longo prazo, o futebol é um deles.

Mesmo a questão de só termos menos 2 pontos que a época passada à 21ª jornada também não é desculpa, porque se os outros estão mais fortes, não deveríamos estar nós também? E nós não criticávamos já o treinador o ano passado a exigir mais da equipa?

Não, meus caros adeptos, não. A desculpa está usada e gasta, a realidade é apenas uma só: acabou o ciclo Jesualdo e é bom que a SAD comece a trabalhar a próxima época com um novo treinador, já. Porque este está desgastado e não tem mais por onde se tirar sumo de lá...

Ontem, como muito bem salientaram aqui os meus colegas, foi deprimente ver o Mariano em campo. E ver sair o Meireles ao intervalo e ficar o Mariano. E ver que estava a perder, o jogo e a partida, desde os 6 minutos, e nada fazer para alterar o rumo das coisas. Colocar o Guarin em campo. Para quê, meus senhores, para quê? Eu sei que o plantel está curto e desequilibrado. Mas não fui eu que andei a mandar comprar e vender jogadores, que dispensei outros e que emprestei "putos" que agora fazem falta (e são bem melhores que alguns estrangeiros que lá andam) para "tapar" buracos de castigos e lesões. A SAD teve um orçamento de 60 milhões de Euros para isto? O Robson, o Oliveira ou o Mourinho tiveram muito menos e fizeram muitíssimo mais...

Estou triste. Ontem, em vez de continuar a sonhar, fui colocado no centro de um pesadelo. Como diria um conhecido meu, acordei no epicentro em Lisboa de um terramoto de grau 3.0 com muitos feridos no Estádio do Dragão e há ainda a lamentar a queda de um penta-campeonato...

Se, como disse o Nuno, somos Porto e vamos continuar a ganhar, apenas lhe peço, como mais velho e mais habituado às conquistas, que incuta nos colegas de balneário a força, a garra e a vontade de vergar o Arsenal. Ao menos chegar um pouco mais longe na LCE para que os adeptos possam andar de cabeça levantada... Porque estamos todos cabisbaixos com o nosso penta que nos foi arrancado desta forma.

Estudo do "Sou Portista com Orgulho"

JF diz: ""Alguma vez tínhamos de pagar a factura da fadiga"

Os factos desmentem

RUA... Já ontem era tarde...