domingo, 28 de fevereiro de 2010

OBVIAMENTE DEMITO-ME...

Esta era a frase que esperava ouvir de Burrualdo no final do jogo...
Mas não... Vem à frente das camaras, dá os parabéns aos lagartos, diz que é natural que o Porto tenha um jogo mau ao longo da época e... o óbvio de quem tenta enganar mais uma vez os adeptos... diz que somos campeões e que continuaremos a lutar...

Depois das declarações deve ter ido lavar as costas ao seu afilhado e dizer-lhe que até esteve bem no jogo...

Meus caros, como é possível termos de aguentar alguém dizer que este foi "o" jogo mau desta época??? Qual a quantidade de jogos medíocres que conseguimos produzir este ano? Quantos? É preciso enumerar??? Será que estou doido??

E foi por isso que tinha a consciência que hoje iriamos perder! Porque conheço bem a peça que temos no banco...
E com toda a certeza ele não defraudou as expectativas...
Mas ter que aguentar aquele cavalo em campo durante 55 minutos foi demais para a minha paciência... Fiquei louco de fúria a insultar tudo o que se movia...
Continuem a bater-lhe palmas e a gritar o nome dele...
Como é que é possivel... Uma mediocridade só... E já vai em três épocas...

Como será possível ter este jogador no plantel, quanto mais tê-lo como habitual titular e tapa-furos...
Só um treinador medíocre não o tiraria aos 20 minutos...
Só um treinador mais que medíocre não o tiraria ao intervalo, mais a mais quando dá a bola para o segundo golo lagarto...
Só um imbecil apenas o tiraria aos 55 minutos...

E preparem-se!!!
Como não disse as palavras que pus em título deste post, prevejo novo tiro no porta-aviões em Inglaterra, para nosso desespero...
Com os afilhados Guarin e Mariano na equipa titular, como habitualmente...

Mas como quem pode, não manda, mando-o eu...
Ó BURRUALDO, VAI PRÓ CAR.........

FIM DUM CICLO - JESUALDO RUA

Estrondoso ponto final num ciclo. No primeiro ano em que tem concorrência Jesualdo consegue que o Porto não vá sequer a Liga dos Campeões com uma humilhante derrota em casa dos coitadinhos. Quem, perdendo por 1-0 num jogo absolutamente decisivo, resolve esperar até ao intervalo para mudar as coisas, só merece ir para o intervalo a perder 2-0. Quem faz aquela substituição, merece logo de seguida levar um terceiro golo. O resto, como o penalty sonegado logo no início por João "pode ser o João" Ferreira é conversa para boi dormir.
Que se abra um novo ciclo, que todos esperamos, seja vitorioso, obviamente com novo treinador. Que este consiga ao menos a Taça da Liga e a Taça de Portugal (o que eu sinceramente duvido).
Que a SAD não seja teimosa ao ponto de manter Jesualdo para a próxima época. Depois dos milhões perdidos com a ida à Taça Europa, seria deixar os sarracenos embalarem num ciclo de anos seguidos de vitórias.
Já agora, se possível, que Jesualdo consiga ir treinar um clube das Arábias, levando consigo o seu menino fetiche para muito longe daqui.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Meio a zero!

Tem razão o Tomás Costa quando diz que basta ganhar meio a zero. Porque a realidade é uma só: para nos mantermos na corrida pelo penta, precisamos de duas coisas - ganhar sempre e esperar que os outros vão perdendo uns pontos aqui e ali.

Mas como o Tomás Costa já deve saber porque está na equipa há mais de um ano, quando o FC Porto estiver a ganhar meio a zero, os adeptos vão exigir que marque mais meio, e mais meio, e mais meio... Porque só ganhar não basta, é preciso ir sempre mais alto, mais forte, mais longe...

Honestamente, as minhas expectativas para Domingo são, em primeiro lugar, que o FC Porto ganhe. O que não vai ser fácil, porque os lagartos ganharam moral ontem e porque o João "pode ser o João" Ferreira não vai ajudar, como é evidente. Em segundo lugar espero que o FC Porto continue na senda dos bons jogos que tem feito, com um futebol bonito, incisivo e acutilante, bem aberto às laterais e com penetrante ao centro, com um olho na meia distancia do Meireles e do Ruben.

Penso que o FC Porto jogará com Helton, Fucile, Bruno Alves, Alvaro Pereira, Tomás Costa, Meireles, Rubén, Mariano, Varela e Falcao. Mas eu trocava o Mariano pelo Belluschi, num trio colocado no meio campo ofensivo e com o Falcao na frente e o Varela solto nas alas, de preferência a esquerda para cair em cima da fraca ala direita dos lagartos (bem, na realidade, são ambas fracas).

E depois esperar que o Braga e o Leixões façam o que têm de fazer: perder pontos o primeiro e ganhar pontos o segundo...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Todos à MANIF!



Se estivesse em Portugal, tentava lá ir. Daqui de Angola resta-me passar palavra e esperar que se faça sentir uma enorme e massiva presença dos adeptos e simpatizantes, não só do FC Porto, mas do futebol.

Deixem-nos jogar!



Especialmente, quando jogamos como ontem! Grande jogatana, em especial do Varela e do Falcao, mas também do Álvaro Pereira, Ruben Micael e do Meireles.

Foram 5 e podiam ter sido mais.

Mas o que mais gostei foi da atitude, porque a equipa nunca estava satisfeita e procurou sempre, até ao final, mais um golo. Tinha garra e vontade de vencer, tinha acima de tudo vontade de jogar.

Pelo Hulk e pelo Sapunaru. Se o castigo do Hulk serviu para mostrar que somos Porto, então só temos a agradecer pelo castigo...

No próximo fim de semana, espero mais um jogo em grande, de forma a colocar os lagartos com o pior registo possível de jogos sem ganhar. E de preferência, para contribuir para a moral da malta que ainda acredita que é possível festejar o penta, com um score bem pesado a nosso favor!

Tem razão o treinador, "deixem-nos jogar". E já agora, acrescentava eu e parafraseando outro treinador, "deixem-nos sonhar"...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

INDIGNADO E REVOLTADO



É como se sente o plantel. E eu também.

Porque este caso não é um caso do túnel, é um caso de demência de quem profere a sentença. Ou talvez de facciosismo e clubismo.

Não sou especialista em direito, mas sei ler, c'um caraças! E quando leio os artigos do regulamento, leio claramente que um ARD não é um agente desportivo, porque não é licenciado pela Liga, porque não está no lote dos agentes desportivos que estão descritos com muita clareza lá. Um ARD serve apenas para controlar o público em substituição dos agentes da autoridade, vulgos policias!

Ora no túnel de acesso aos balneários não pode haver público, apenas os agentes desportivos lá podem estar, logo nem para substituir os agentes da autoridade os ARD podem lá estar.

Logo qualquer agressão que tenha havido a um ARD, e não nego que tenha acontecido, não foi a agentes não desportivos, pelo que a moldura penal é completamente diferente - 1 a 4 jogos e não 6 a 36 meses - e mais grave ainda, as agressões aconteceram a elementos que não podiam estar presentes naquele local - manda a lógica dizer que se eles lá não estivessem, não haveria agressões.

Pior ainda, comprovou-se a existência de provocação dos ARD aos jogadores quando multaram o clube das galinhas pelo comportamento destes mesmos ARD, pelo que os jogadores responderam a agressões (verbais mas também físicas, embora de gravidade inferior, visto serem empurrões) e portanto também aqui deveria haver uma moldura penal diferente - é completamente diferente agredir sem razão aparente ou responder a agressão ou tentativa.

Por isso, não sei o que se irá passar ainda para a frente, mas estou a ver as coisas muito complicadas no que toca a batalhas jurídicas e ao impacto que terão em breve.

Por isso percebo perfeitamente a reacção dos jogadores, o seu estado de espírito. Se em 2005 o campeonato foi ganho no Estoril, desta vez querem ganhar na sede da Liga. Todos os meios são para eles válidos desde que atinjam o fim que pretendem e necessitam para não irem à falência. Mais uma vez, é preciso grande espírito de sacrifício para evitar esse desfecho - mas desta vez, tendo as galinhas optado por jogar no campo jurídico, e atendo ao que se tem passado nos últimos anos onde várias vezes vencemos e com decisões que fizeram história no Direito Desportivo, pode ser que tenham menos sorte que em 2005.

Realço para já o espírito que o grupo apresenta, numa das mais bonitas e simbólicas frases que os jogadores proferiram nos últimos tempos:

"Somos Porto, continuaremos a ser Porto, e vamos ganhar sempre e cada vez mais. Somos Porto e estamos sempre unidos."


Amanhã, contra o líder Braga, é importante lotar o Estádio do Dragão e apoiar a equipa. Mesmo que joguem mal e façam disparates. Porque neste momento, o importante já não é mostrar que somos melhores e mais prejudicos e as vitimas do sistema implantado pelas galinhas. Neste momento, o mais importante, é ganharmos, nem que seja meio a zero, como dizia o outro burro. Porque vou-me rir muito se as galinhas não ganharem nada este ano. E eu já vejo a luz ao fundo do túnel e para trás fica o buraco negro onde as galinhas se estão a meter...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Com muita cabeça

Do Ruben, pois claro.



Está em grande e é, para mim, o melhor jogador do campeonato português no momento. Só um grande jogador chega de um pequeno clube a um grande, entra na equipa principal e joga de olhos fechados com os outros como se já lá andasse há 5 anos e não há 5 semanas...

O golo de ontem, o segundo, é todo ele do Ruben. Desde a pressão sobre o Sol Campbell até à pressão sobre o guarda-redes para lhe entregar a bola até à rapidez de execução que colocou o Falcao livre para marcar enquanto metade dos "bifes" ainda se entregava a exercicios de protesto com o arbitro por causa do atraso (que aconteceu!) é digno dos melhores médios.



De resto, ganhamos mas não deviamos ter sofrido aquele golo - para já porque sofrer golos em casa é meio caminho para a eliminação e depois porque foi, mais uma vez, uma infantilidade na falta de marcação. De que adianta ter centrais altos e com bom poder de elevação se depois eles nunca estão no sitio certo nos cantos e livres? Alguem sabe quantos golos destes já sofremos este ano? Não sei a quantidade, mas acho que muitos...



Uma palavra ainda de agradecimento aos lagartos pela cedencia a custo zero do Varela, um grande jogador, como ainda ontem se voltou a ver - e nem falo do golo que foi mais azelhice do guarda-redes (tambem ele à Sporting: fraquinho, muuuuuito fraquinho...) do que outra coisa qualquer.

Agora, resta esperar que a equipa em Londres faça uma exibição de sonho, cheia de garra e vontade, que se vejam muitos Rubens em campo e não apenas o que veio da Madeira. E, já agora e se não for pedir demais, que o Jesualdo não vá para lá com 3 centrais, 4 laterais e 2 trincos...



Por último, o Hulk e o Meireles. Ambos sem ritmo. Mas o problema maior é mesmo o brasileiro, que sem ritmo e sem o fisico no máximo não apresenta aquelas explosões que o diferenciam dos comuns mortais e não tem a confiança nos lançes para o um-para-um ou para o remate mortal. O Meireles tem a classe sempre lá, faz passes a rasgar as linhas e a desmarcar companheiros, apenas precisa de ritmo. Pergunto-me, mais uma vez, é se não seria de pensar em recuar o Meireles para trinco e deixar a dupla Ruben-Belluschi. Ontem, mais uma vez, o Fernando foi igual a si mesmo: muitas faltas desnecessárias (aliás pergunto-me se alguma das faltas que fez foram necessarias?) e muitos passes errados e perdidos, apesar de muitas bolas recuperadas - mas de que adianta recuperar se a seguir a entrega ao adversário? Cada jogo que passa mais me convenço que o Fernando não serve para o FC Porto: é preciso muito mais...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

(a)final

Há a musica do "afinal havia outra". Mas ontem a música teve uma letra diferente. Afinal havia uma braçadeira com super-poderes, qual amendoim do Superpateta... literalmente!



De facto, o Mariano a que nos habituamos é um "Pateta": trapalhão, complicado, toma normalmente a pior opção que deve em cada lance. Foi assim ontem durante 60 minutos. Até que o "amendoim" saiu da cartola do treinador, ao tirar o Bruno Alves por lesão e passar-lhe a braçadeira de capitão. Nesse momento, o homem transfigura-se e começa a jogar bem, a fazer passes acutilantes e boas investidas no ataque, ora à esquerda, ora à direita até marcar um golão com o pé esquerdo. Depois de hoje e do jogo dos lagartos, acho que vou criar um grupo no FaceBook intitulado "Uma braçadeira de Capitão para o Mariano Gonzalez!"...

Em relação ao jogo, começou fraco com um sistema estranho (Mariano a 2º ponta de lança num 442?) mas o Pedro "do Gel" Proença conseguiu ver um fora de jogo onde mais ninguém viu no estádio (tambem não eram muitos) ou na TV e lá influenciou o resultado nesse sentido. Porque com esse golo o jogo seria diferente. Assim, aconteceu o que eu previa ontem: o aprendiz de feiticeiro André Villas Boas deu uma lição de bola ao bruxo-mestre Jesualdo e quase fazia a surpresa de nos eleminar (bastava que o palhaço de vermelho marcasse um pénalti que ainda estou para saber como não marcou, talvez lhe tenha faltado o folego para apitar, apesar de não o ser teve uma perfeita encenação para passar por uma falta) e continuo na minha: na próxima época, ou Domingos ou André!

De resto, espero não termos perdido o Bruno Alves alguns jogos mas em compensação "ganhamos" o NAC que, actuando pela primeira vez esta época no seu lugar de central, mostrou argumentos e não se mostrou inferior a qualquer um dos outros concorrentes (Maicon e Rolando), quanto a mim. O Miguel Lopes está a evoluir bem e julgo que será ele a compensar uma eventual saída do Fucile após o Mundial se isso acontecer, acho que ele vai lá - pelo menos, gosto mais dele que do Sapunaru.

O homem do momento continua a ser o madeirense Ruben Micael que depois de entrar organizou a equipa que até então, sob a batuta do Valeri, estava perdida em campo. Mais uma oportunidade perdida do argentino, mais uma vez demonstrou o falhanço da sua contratação - mais caro que o madeirense e não pega, este pegou de estaca...

E por isso, agora, a final que todos queremos a 20 de Março.

E agora, sábado o Leixões. Para ganhar, não pode ser de outra maneira, esperando por mais umas escorregadelas dos que vão (ainda) à nossa frente...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Terão estudado a lição?

Esperemos bem que sim. Porque a Académica não é facil e o jovem treinador, "filho pródigo" do Mestre Mourinho, sabe mais da poda do que a idade dele poderia fazer julgar.

Assim, até porque estamos em contenção de jogadores (uns por lesão e outros por castigo imposto...) a equipa não será a mais forte.

E com um jogo no passado domingo e outro no próximo sábado mais a LCE contra o Arsenal na próxima semana, é preciso maximizar os resultados, gerir esforços e poupar recursos para os combates todos que teremos nos próximos tempos, dias tempestuosos que se avizinham.

Para hoje espero um FC Porto forte e dominante e que se imponha na primeira meia hora de jogo. Se assim não for, desconfio que a Académica venderá cara a derrota - se for derrotada...

Este é o jogo mais dificil desta semana, para mim. No domingo, apesar das dificuldades, o FC Porto foi claramente superior à Naval e no sábado o Leixões não tem este ano os argumentos do ano passado, mais a mais com alteração de treinador esta semana.

Espero encontrar os lampiões na final, porque se sabe bem ver o benfas perder, sabe melhor ainda quando somos nós a ganhar!

Bom humor...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MAIS UMA PROVA DA MANIPULAÇÃO...

Aquilo a que um filho de mãe de profissão duvidosa apelida de Acordão...

As imagens...



E ainda o Acordão...



E, claro, se umas testemunhas são credíveis, outras provas são...



E os castigados??? Apenas os jogadores do Braga...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TIRO O MEU CHAPÉU

O nosso Porto parece querer voltar aos eixos. De repente, com a entrada de Ruben Micael, tudo parece diferente. O jogo é mais consistente e as vitórias aparecem com naturalidade. Mas será que ainda vamos a tempo do 2º penta? Contra o clube da APAF e sobretudo contra um super Braga, parece-me difícil. E parece-me justo homenagear publicamente o emblema minhoto. É importante para a competitividade do futebol nacional e sobretudo, para que o Porto ganhe estaleca interna para alargar os horizontes para a Europa, que clubes mais pequenos cresçam.
Acabo de ver o Belenenses vs Braga. E vi no Braga o que sempre caracterizou o Porto - a vontade e a garra indomável contra todos os infortúnios. Com um jogador a menos desde os 15m por expulsão com dois amarelos seguidos, devido a um penalty inexistente criado por essa longa manus dos lampiões - Bruno Paixão, de seu nome, tudo parecia negro. Mas o guarda redes defende, para desespero da paixão lampiã. Então, Domingos mexe de forma inteligentíssima na equipa, provando o grande treiandor que já é, e o Braga marca a fechar a 1ª parte e a abrir a segunda. À campeão.
Depois dos infames castigos no dia seguinte ao fecho do mercado, depois do Messias Paixão ser enviado em missão especial, podiam soçobrar e nem os seus adeptos levariam a mal. Mas ao que hoje vi, tiro o meu chapéu. Que saudades de ver o meu Porto assim...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Assim, sim!

Grande exibição, um bom jogo com uma equipa dinâmica e que soube reagir bem à contrariedade do golo do empate, vários jogadores com boas movimentações individuais e colectivas, pressão alta e forte.



Deu gosto ver o FC Porto jogar assim, fazendo do adversário que mesmo atravessando uma época menos boa é sempre de peso e perigoso. Só fica no ar porque é que não jogam assim mais vezes...

Uma das respostas possíveis é, para mim, óbvia. Porque faltava o Ruben Micael, um jogadore de grande qualidade e que veio revolucionar o meio campo.

Outra das respostas foi o jogo de ontem desse novo rapaz que é o Mariano Gonzalez! Porque este não tem nada a ver com o outro que cá andava... Ontem corria, fintava, passava, pressionava. Marcou um golão e deu a marcar. Se jogasse sempre assim até ao final da época tinha lugar na selecção do Maradona! Rezemos, pois então...

E já agora, não digo que rezemos, mas vamos ver como se comporta a equipa no fim de semana para a Liga, a ver se as boas indicações que deu na Madeira e especialmente ontem se confirmam.

Por último, sobre a palhaçada das histórias dos túneis, já nem há pachorra para a coisa... Como o de 2005 e o de 1993, estão a fazer os (im)possiveis para entregar o titulo a quem nós sabemos - e vale tudo, como se viu ontem com o caso do Braga ou como os nossos dois suspensos há um mês e meio e 9 jogos - até o castigo do Pepe durou menos em tempo apesar de ter sido mais um jogo... Só mesmo em Portugal é que é possível uma coisa destas! E estou preocupado porque como viram que estes dois não estão a fazer falta, preparam-se agora para se virarem para outros! Aguardemos desenvolvimentos futuros...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

David Addy



Mais uma aposta para defesa esquerdo da equipa (a enésima nos últimos anos) e que espero não significar a saída do Alvaro Pereira no final da época.

Veremos o que vale o jovem de 19 anos oriundo do Gana (uma das maiores potencias do futebol africano) e campeão do mundo sub-20, que estava já a jogar na Europa, mas na fraca liga dinamarquesa.

A breve entrevista que deu ao site do FC Porto dá algumas indicações interessantes: humildade e sentido de excelente oportunidade que lhe bateu à porta. Tomara que não se deslumbre...

Em relação às entradas e saídas, tenho alguns comentários a fazer:
* Sapunaru - era esperada a saída depois dos incidentes do túnel (somados ao do avião na selecção) e não me admirei do empréstimo até ao final da época. O Miguel Lopes é boa alternativa ao romeno, defende tão bem como ele e ataca melhor.
* Ruben Micael - tem todas as condições para ser o novo "maestro" da equipa. E a equipa precisa de um jogador como ele. Bem contratado, espero que corresponda ao que tanto esperamos dele.
* David Addy - não esperava que entrasse nenhum defesa esquerdo, mas se não foi caro pode vir a ser um bom negócio desportivo e financeiro, vamos aguardar para ver.
* Prediguer - o segundo trinco consecutivo argentino que não vinga, não sei se no Dragão se com o treinador. Aliás, médios que não servem para o Jesualdo e que depois fazem sucesso são alguns, os mais recentes o Ibson (transferido por uns milhões no inicio da época para o CSKA depois de ter sido um dos melhores do Brasileirão) e o Bollati (que chegou à Selecção, foi um dos melhores do campeonato argentino e transferido agora para a Fiorentina) pelo que já não sei o que pensar se daqui a uns meses este médio mostrar credenciais ao serviço do seu novo clube. Mas era tambem expectável que saísse e pensei que viesse alguem para o seu lugar.

Tambem fiquei surpreendido por Hulk ter ficado. Pensei que acabasse emprestado a algum clube até ao final da época, de forma a rodar e até poder ser chamado à selecção que vamos defrontar na África do Sul. Chegou a falar-se do Inter e mesmo que não fosse nenhum "colosso" do futebol europeu, um clube de meio da tabela poderia ser interessante para ver o rendimento dele noutra liga. Assim, o risco de pagar ordenados a um jogador que só em Agosto deve volar aos relvados - com sorte... - é enorme: parece-me um mau negócio desportivo e financeiro manter o Hulk aqui nesta altura. Ou então será que estão a aguardar o castigo para ver até onde se estende e depois, se for caso disso, ele vai dar uma perninha para um clube do Brasil até Junho?

Tambem fiquei surpreendido por não entrar nenhum trinco. Pelo que vimos nos últimos jogos, parece que o Jesualdo descobriu no Tomás Costa o substituto do Fernando. Na minha opinião, cumpre mas não serve: é mais fraco que o Fernando e por isso não o estimula a melhorar e procurar ultrapassar-se, pelo que veremos mais do mesmo, isto é, um Fernando que no último ano piorou as suas prestações e um Tomás Costa trapalhão e pastelão.

Ultima preocupação: que se passa com o Bruno Alves? Será que ia ser vendido e por isso preservado neste jogo (depois de cumprir castigo no de sábado passado)? Espero que não haja mais histórias aqui tambem, o plantel precisa de estabilidade emocional para atacar estes ultimos 4 meses (Fevereiro, Março, Abril e Maio) com toda a força e recuperar a liderança do campeonato - e este mês é quase fundamental, com jogo contra o Braga e a primeira mão da LCE e terminando num novo jogo contra os lagartos a 28. União do plantel e concentração total nos objectivos e não dispersar atenções em castigos da Liga sobre o Hulk e questiunculas de balneário...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

OMO INFINDÁVEL

Depois de quase passar despercebido o financiamento ilícito em 65 milhões de euros (agora já entendo aquela do Orelhas em dizer que o benfas é Portugal), o OMO infindável que branqueia tudo o que não interessa na comunicação social, nomeadamente as televisões, voltou a atacar.
Veja-se aqui, entre o minuto 2:10 e 2:15, a agressão de Javi Garcia a um jogador vitoriano. O resultado estava em 1-1, perto do intervalo. Javi Garcia deveria ter sido expulso e deveria ter sido marcado o competente penalty. Não fora a internet e haver adeptos vitorianos atentos, mais um esbulho passava ao lado.

Kleber já não vem, quem virá? E será que vem?

Falhou a contratação de Kleber. Aparentemente havia um pré-contrato que dependia apenas dos exames médicos. Mas parece que o jet-lag afectou o jogador que saindo do avião achou que as condições acordadas deveriam ser alteradas - e o resultado é que foi recambiado para o Brasil.

Provavelmente, haverá um substituto já em negociações, mas haverá tempo para fechar o negócio? Em todo o caso, como ainda este fim de semana se viu contra o Nacional, não me parede que esta posição seja a preocupação maior de Jesualdo, até porque o Farias tem cumprido minimamente quando chamado e apenas o facto de não ter renovado e ser um elemento a transacionar (agora ou no Verão) o colocam fora do Dragão.

Mais grave parece-me a noticia que o administrador para a área financeira, Fernando Gomes, se demitiu por discordar da política de contratações. Isso significa que a SAD não está assim tão unida e, mais grave, que há divergências quanto à situação financeira presente (e mais provavelmente, futura) da SAD. O que significa que as coisas, apesar do aparente bom estado de saúde que os últimos relatórios e contas têm apresentado, não estarão assim tão bem quanto isso. E isso preocupa-me muito, como é evidente...