segunda-feira, 22 de março de 2010

E fazer mais como?

Esta típica expressão angolana aplica-se ao que ontem se passou.

Diz o presidente da SAD, com um claro sotaque brasileiro, "e vou fazer mais como?" se usou o dinheiro da SAD para gratificações de administradores e comissões de empresários (quer na compra, quer na venda) em relação a jogadores mais ou menos duvidosos (basta ver que a melhor contratação foi gratuita (Varela) e a 2ª melhor foi inflacionada pelo momento, depois da boa época que fez no Nacional (Rubén)) e agora não há mais dinheiro para compras, nem LCE para abonar os cofres?

Diz o treinador, enquanto deglute uma alheira da terra, "e vou fazer mais como?" se tem jogadores castigados há meses, jogadores lesionados, jogadores fora de forma e não lançou jogadores novos da formação, apesar de tanto se falar do projecto Visão 611 e agora não ter alternativas para colocar em campo.

Dizem os jogadores, que habituados a tudo ganharem e passearem superioridade em campo pela nossa liga, se perguntam "e vamos fazer mais como?" quando não sentem de cima o incentivo para fazerem mais e melhor pelos adeptos, pelo clube e por eles próprios.

O desastre de ontem anunciava-se e só me custa ver um símbolo imolado pelo resultado - se alguém não merecia o que se passou ontem, foi o Nuno, que é portista até à alma e líder do balneário.

As invenções, reduzidas ao mínimo devido à falta de matéria prima, mesmo assim acontecem e dão resultados duvidosos.

Os jogadores em campo estão perdidos, nas posições, nas tácticas e no nervo - no nervo de ser jogador à FC Porto e no nervo de não ser arruaceiro. Bruno Alves ontem merecia ter sido expulso e o treinador devia estar à espera que isso acontecesse para ter mais uma desculpa para o jogo e a época de ontem, ao não o proteger com uma substituição.

Não gosto do que se está a passar. Mais uma vez, a SAD em vez de estar preocupada com o que se passa no balneário e no campo, está nos tribunais e nos clubes nocturnos e é capa de jornais não pelas intervenções de mercado mas pelos casos de justiça e brasileiras.

O treinador continua alheio a tudo o que se passa ser de sua larga responsabilidade, pois é dele a planificação da época, dos picos de forma e cargas físicas de treino, jogadas de laboratório e preparação e lançamento de novos valores. Ele, no final de cada derrota, repete-se: jogamos bem, demos tudo, a atitude é boa... Sempre a mesma coisa, assumir a culpa é que não é com ele, demitir-se e reconhecer que já não tem mão na situação e no plantel, pior ainda. O mundo de Jesualdo é idílico, feito de alheiras a pulular verdejantes estádios com vitórias morais dos seus petiscos...

Os jogadores, apesar de tudo, ainda são os menos culpados do que se passa mas mesmo assim podem e devem fazer mais. Se o treinador não os treina em condições, eles devem ser os primeiros no final do treino a não recolher aos balneários e treinarem eles a defesa de cantos, a marcação de livres, etc. A melhorar os índices físicos se sentem que estão em má forma. E, talvez, ver alguns dvd's de jogos do FC Porto a morrer em campo, a suar pela vitória e a conquistar, não muito longínquos no tempo, para apreenderem o que é "ser Porto"!

E esperar que o Mundial comece depressa, de forma a que esta época miserável termine que as humilhações estão a ser demais.

É que não fui eu que me propus ganhar o penta sem derrotas este ano. Foi o treinador. É que não fui eu que fiz o maior orçamento da história do clube e agora nem sequer tem jogadores para o banco em condições. Foi a SAD. Eu só vivo das expectativas criadas por estes, pelo que dizem e fazem e pelo que se passou antes. E exijo sempre em função disso.

Estou triste, revoltado, desgostoso, amargurado. E o pior é que pressinto que nos próximos 2 meses vou-me sentir assim ainda muitas vezes...

11 comentários:

UNK disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
UNK disse...

Muito bem escrito e lê-se "honestidade", "sentimento"... Seria muito melhor para o FCP em vez de incitar adeptos e jogadores a pensar nos seus problemas. Virar-se pra dentro como fez noutras ocasiões...

Atitudes como as do B.Alves são inqualificáveis. É pena que só agora "alguns" tenham visto.

Também é pena que não consigam ter fairplay suficiente para ver que não pelos outros que o Porto está mal... Quanto muito os outro(s) fizeram mais por si este ano e o FCP por isso denotou mais as fragilidades.

O FCP não tem treinador nem jogadores alem de 11. Tomaz Costa, Guarin, Bellushi, Valeri, Orlando Sá, Prediger... O que é isto?... Jogadores?

Paulo Ramos disse...

«Tenho a impressão que, durante o jogo, a jogada de maior perigo contra o Benfica foi aquele remate de Kardec contra a própria baliza.»

Francisco José Viegas

em:
http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/1150322.html

Anónimo disse...

Uma verdadeira vergonha. Não sópara nós, portistas, mas para os portugueses. Atitudes como aquelas do Bruno Alves são insuportáveis. Nenhum responsável vê aquilo? Ou será que não querem ver? Como é possível que o treinador não veja que o Bellushi não estava a fazer nada e o mantenha no campo? E já agora, Valleri para quê? Não tinha mais ninguèm? Punha logo o Orlando Sá ou, pelo menos, o Guarin que sempre são melhores. Só espero que o campenato acabe depressa...

Anónimo disse...

Creio qe podem ter razão quando dizem qe a SAD perdeu o jeito para fazer bons negocios, ou qe tem outras prioridades. Se não eh assim, parece. Mas crucificar agora o Jesualdo? Eh bom ter presente qe este eh o mesmo Jesualdo qe todos os anos tem sido capaz de fazer campean uma eqipa qe vende os seus melhores jogadores. Este ano fizeram-lhe o mesmo. Acontece que este Benfica não eh o Benfica do ano passado.

Mas tenham calma. Os emprestimos qe o Benfica fez para poder comprar aqeles jogadores têm de ser pagos e ainda ninguen sabe como. Uma coisa eh certa, todo o dinheiro que possam ganhar na Champions, mesmo que qe a ganhassem, fica muito abaixo do que devem.

Por fim, eh nos momentos dificeis qe se conhecem os homens. Qe raio de homens somos nohs se crucificamos agora qem ha um ano levávamos aos ombros?

BELEN

Anónimo disse...

Andam por aí uns ressabiados lampiões que, à falta de melhor para fazer, decidiram lançar uma petição online para afastar o Bruno Alves da Selecção Nacional (em http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1666).

Os mentecaptos, para além da memória curta relativamente a outros jogadores do seu clube (Petit e afins), mostram, mais uma vez, a imbecilidade que os contamina.

Para além do discurso gasto até à exaustão de que o FCP apenas triunfava pela corrupção, com o intuito óbvio de enxovalhar o FCP menorizando as suas conquistas e vitórias, agora deu-lhes para a senilidade.

Até se compreende, na realidade mesmo nas derrotas o FCP é o clube do seu coração. Não são é homens para o admitir.

UNK disse...

lol

Acho mal o Bruno Alves ser afastado da selecçao, até porque ele na selecçao não espuma como no FCP. Tem uma conduta diferente que mais não seja porque tem um pouco de inteligência e sabe que na maioria das vezes não duraria 30min em campo.

Isso são daquelas atoardas que os adeptos cegos e parciais dizem por ódio e que outros cegos e parciais gostam de julgar como um todo do universo...

Agora que o BA deveria controlar a sua conduta, tal como o Paulinho Santos também deveria em tempos, assim como o PETIT... Isso sem dúvida... Pois são jogadores que a jogar dessa forma prejudicam o futebol, nomeadamente os artistas como os Di Marias, Hulks, Moutinhos...

miguel disse...

Sou sócio do FC Porto, mas sempre fui um critico assumido da presidência do FC Porto, sempre disse que muita gente estaria a beneficiar com a sua presença no FCP, não acredito em insubstituíveis e a longa permanecia leva a hábitos menos dignos.
A gota de água ocorreu quando o presidente do nosso clube se fez acompnhar institucionalmente por uma espécie de mulher (até ao Papa foi) senti-me envergonhado como Portista que sou.
Chega de vergonhas, é necessario eleger um Presidente com outra forma de estar e agir, sou daqueles que já estou farto de tanta tramoia e situações mal explicadas, a demissão do nosso financeiro, as gordas comissões que ninguem sabe para quem vão, o dinheiro mal gasto em jogadores menores, etc.
Por estas e por outras deixei de ir ao estádio, mas não de sócio, voltarei quando a direcção mudar.

dragaovenenoso disse...

Já li algures um conjunto de atoardas de um apaniguado dos lampiões que concerteza deve ter dois neurónios e quando um encontra o outro sai o que é esperado nesses adeptos: merda.

Pois o que disse foi que o castigo inicial ao Hulk até foi bom porque o tirou da selecção, pelo que a selecção de Portugal já não tem de o defrontar no mundial. Vejam lá o raciocínio rebuscado deste animal.

Esta é a mentalidade das hostes vermelhas: arrumar com os melhores das outras equipas para que ganhem facilmente. Se não for no campo - como aconteceu há anos atrás com o Anderson (só assistimos a meia época dele porque um jogador filho da puta dos lampiões o deixou manco e até à lesão dele os lampiões estavam a levar um banho), então que seja na secretaria. O importante é que os lampiões ganhem.

Viva o desporto!

dragaovenenoso disse...

E quanto ao Bruno Alves, não sabemos o que se passa no campo e o que os jogadores dizem, uns aos outros. A táctica fora de campo é conhecida: tentam desconcentrar os jogadores de todas as formas e feitios. As provocações vêm todas de fora. No campo, os jogadores dão um sarrafo na expectativa que os nossos reajam. Foi o que se assistiu na primeira jogada da final da taça da bejeca. O Ruben conduzia a bola para a segunda parte do meio campo lampião e foi rasteirado intencionalmente por trás, sem interesse por disputar a bola. O que o árbitro fez foi marcar a falta. O que não fez foi dar o amarelo ao sr. carlos martins que é pródigo em dar porrada. E começou assim o pagode.

UNK disse...

o dragaovenenoso é um pagode...

Critica o pensamento do adepto benfiquista e COM TODA A RAZAO, acerca do Hulk e da selecçao...
(Embora depois a generalização seja tola, mas isso já é comum)...

Mas o mesmo Tico, acha legitimo a conduta do Bruno Alves até ao min 90 de um jogo, porque no minuto 2, um benfiquista derrubou um Ruben Micael... ahahahah...

Até digo mais, não fora esse lance e o FCP tinha ganho o jogo e nem precisaria do Hulk...