sábado, 29 de agosto de 2009

Jornada 3 - Naval x FC Porto

Depois de o ano passado ter perdido este jogo, é imperioso que hoje à noite o FC Porto continue a senda de vitórias. Até porque a paragem do campenoato para sermos eliminados do próximo mundial a isso obriga, um suplemento vitaminico para o regresso daqui a 2 semanas, já com liga dos campeões à mistura, jogo grande logo à partida contra o Chelsea em Inglaterra. Muito desta época vai ser decido já em Setembro. Um bom mês de Setembro irá permitir fazer uma época tranquila. Alguns resultados menos positivos implicarão uma árdua época para recuperar tempo perdido...

Para hoje, e lendo os comentários do treinador, acredito que mantenha a equipa que iniciou o jogo contra o Nacional. Pessoalmente eu trocaria o Mariano pelo Cebola se este já estiver apto para uma partida completa, mas conhecendo o Jesualdo e os jogadores-fetiche dos treinadores, o Mariano só não joga se o árbitro não deixar!

Espero ver uma entrada forte, decidida a resolver o jogo no principio, até porque estas equipas ganham animo quando não sofrem golos, na medida proporcional dos nervos e desespero que nós ganhamos ao não marcar e é assim que depois acontecem as surpresas. Muita concentração na defesa também se impõe, de forma a não permitir num descuido estragar o jogo.

Acredito que não vai ser um jogo fácil, a Naval tem um plantel coeso e um treinador interessante, tacticamente culto, que tudo irá fazer para nos travar. Mas acredito, acima de tudo, nos nossos bravos Dragões...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FINALMENTE... OUTRA VEZ DO MESMO.

Uma vez que tenho andado afastado destas lides, vou tentar resumir o que penso desta nova temporada, até ao presente.

1. Pré-época: Foi para mim a mais estranha dos últimos largos anos.Em vez de preparar a equipa, Jesualdo optou por fazer poucos jogos. Apostou teimosamente em Hulk como ponta de lança em vez de entrosar Falcão. Apesar de publicamente dizer que Hulk rende muito mais nas faixas, a teimosia durou-lhe até ao intervalo da Supertaça, após medíocre prestação. Mais estranho ainda, nunca me lembro de, numa pré-temporada, um dos reforços ter apenas entrado duas vezes nos últimos 5 minutos para perder tempo num torneio (Valeri) e outro que custou 4 milhões, nem sequer na bola ter tocado num jogo a sério (Perdiguer). Não sei que tipo de preparação é esta, mas eles é que são os especialistas...

2. Os reforços: Não podendo ver Valeri nem Perdiguer, até ver, estou razoavelmente satisfeito com os reforços. Falcão tem pinta de matador, tem raça e suspeito que servido por Cebola e Hulk vai facturar com fartura. Juntamente com Beluschi, são, até ver os melhores reforços, a entrar direitinho no onze. O argentino não é um Lucho, mas é um excelente nº 10. Não é preciso ter carteira de treinador nem ser sexagenário para, pelos 3 jogos oficiais vistos, perceber que rende muito mais a jogar perto dos avançados, onde a sua impressionante capacidade de passe promete causar muita mossa nos adversários. Que assim seja e Jesualdo o perceba.

3. Supertaça: Exibição medíocre, com a habitual teimosia de Jesualdo. Perdeu meia parte com Hulk a ponta de lança e não teve outro remédio senão lançar Farias, que com o seu faro e a ajuda de Cássio resolveu o jogo. Pelo meio, fez as habituais imperceptíveis substituições.

4. Campeonato: Outra fraca exibição contra o Paços de Ferreira, onde Hulk se colocou a jeito para ser banido dois jogos. Apesar de não ter feito falta no segundo cartão, a língua solta custou-nos dois jogos sem o craque. Compreendo que ser alvo de sarrafada constante e impune custa, mas o salário gordo de profissional serve-lhe para aguentar e calar. Valeu o golaço de Falcão e a raça de conseguir empatar com um a menos.
O jogo de ontem foi muito melhor, onde o Nacional não conseguiu passar uma única vez com perigo do meio campo. Ao intervalo, exibição razoável, com resultado com sabor a injustiça, sobretudo depois da bomba de Falcão esbarrar na barra.
A Segunda parte foi ainda melhor, sobressaindo o festival de passes de primeira de Belluschi, e com Varela a subir de rendimento, começando a semear o pânico no lado direito da defensiva dos madeirenses. Jesualdo, como sempre, nada fez para alterar o resultado, a não ser, se calhar, rezar para a bola entrar. E graças a Deus, a bola entrou mesmo, num penalty onde os nacionalistas fizeram hara quiri depois de alguns enxovalhos ao árbitro. É curioso ver como Hulk, quando insulta, é um desbragado, um jogador de cabeça perdida, indo ao sarcófago buscar-se os cartões que viu no Japão. Quando a cabeça perdida é dos adversários (esquecendo-se que Meireles já havia levado, pelos mesmo motivos, um cartão), foi o árbitro que estragou o jogo...
Mas, dizia eu, graças a Deus que houve golo antes da substituição. Os meus companheiros de bancada, quando Cebola se posicionou para entrar, riram-se quando vaticinei que, a sair, não sairia o miserável Mariano Gonzalez, mas sim Varela, naquela altura o melhor jogador do Porto. Tinha razão, como se viu, e os adeptos fizeram questão de demonstrar a imbecilidade com um coro de assobios. Ficámos também todos a saber que, para o nosso treinador, estar empatado onze contra onze ou a ganhar 1-0, com onze contra nove é precisamente a mesma coisa, pois não alterou a substituição.
Resumindo e concluindo: exibição aceitável, mesmo sem Hulk e a jogar com Mariano Gonzalez, o intocável fetiche do treinador, que nos presenteou com mais uma da suas substituições inenarráveis. Mais do mesmo, portanto.

sábado, 22 de agosto de 2009

Jornada 2 - FC Porto x Nacional

1º teste em casa, logo com o moralizado e motivado Nacional da Madeira. Não será um jogo fácil, mas o FC Porto não só tem as condições para vencer como tem, acima de tudo, a obrigação de o fazer devido ao desperdicio de pontos da semana passada.

Acredito que a equipa escolhida seja:
Helton
Fucile, Bruno Alves, Rolando e Alvaro Pereira
Fernando, Meireles e Bellushi
Mariano, Varela e Falcao

Eventualmente, no que poderia ser uma alteração táctica, o Varela poderia ficar no banco e jogar um médio como o Tomás Costa ou o Valeri, mas acredito que o Jesualdo não vá alterar o esquema habitual.

O Nacional deverá apresentar-se cansado devido ao desgastante jogo de 5ª com o Zenit, apesar da moral pela vitória alcançada contra a forte formação russa. Deveriamos tirar partido disso e forçar um ritmo de jogo elevado, de forma a forçar o erro do adversário. E, de preferência, não errarmos como no jogo do passado fim de semana...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

2

2 pontos perdidos logo à primeira jornada. Pior ainda, 2 pontos que podiamos ter de avanço logo na primeira jornada sobre os nossos rivais.

2 jogos para o Hulk pela falta de cabeça e atitude irrefletida. Tem de aprender rapidamente a superar aquela vontade aparentemente incontrolavel de protestar sempre que sofre falta, por mais razão que tenha. E tem de parar de reagir de cabeça quente. Sob pena de começar a ter mais jogos de bancada por castigos sucessivos do que no campo com a magia do seu futebol. Por mais razão que tenha e por mais pancada que leve.

2 é a próxima jornada onde é imperioso iniciar o nosso ciclo de vitórias para sermos penta-campeões. Se conseguirmos ganhar os próximos jogos consecutivos, ficamos logo em excelente posição para esse feito, pelo que é essencial ganhar ao Nacional no Dragão no próximo fim de semana.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A época começou ontem, as vitórias também


E as nossas vitórias, nas competições que contam para o curriculo, tambem. Porque no sábado lá terminou a pré-época mais os campeões do costume com vitórias que não contam para nada...

Sobre o jogo com o Paços de Ferreira, não foi um jogo fácil. O Paços é uma equipa compacta e que já traz uma boa dose de competição nas pernas, equipa já bem entrosada e que soube vender cara a derrota.

Mas o plantel do FC Porto, apesar de alguns sustos na primeira parte, acabou por demonstrar a superioridade do seu futebol.

Farias esteve bem no primeiro golo, obtido à custa da sua persistência. Varela esteve bastante activo mas ainda demonstra alguma falta de rotina com meio campo e defesa. O Bellushi fez o seu jogo mais apagado. E o Mariano pareceu-me cansado e um pouco a leste do jogo. No global foi positiva a exibição mas, acima de tudo, e porque isso é o que mais interessa, o resultado.

Uma palavra para o grande golo do Bruno Alves, voando sobre os centrais como cantava Rui Veloso sobre um ponta de lança que fez furor no então estádio das Antas...

Obrigado, mais uma vez, ao Pedro Blue pelas fantásticas fotos que fazem as minhas delicias aqui em Angola!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

UEFA acaba com o processo ao FC Porto

E agora? Como fica a razão que os mouros e o franciú de merda tinham? Se é verdade o que é noticiado aqui e noutros sitios, o FC Porto sempre teve razão e não havia fundamento nem para o que a Federação fez (apoiando subrepticiamente a posição dos mouros) nem para a queixa que os mouros e os aliados fizeram, tentando ganhar na secretaria o que não conseguiram em campo.

Aliás, segundo o documento a que O JOGO teve acesso e onde se podia ler que "a investigação aberta devido ao caso Apito Dourado está fechada e retirada da lista de processos", razão pela qual os portistas foram "admitidos a participar nas competições europeias na temporada de 2009/10". Ainda segundo o diário desportivo, no mesmo documento, podia ler-se que, de acordo com o novo regulamento, qualquer "acto considerado ilícito deverá ter ocorrido depois de 27 de Abril de 2007", o que não terá acontecido com o Apito Dourado (se é que aconteceu de todo, visto que a Justiça Civil ilibou o FC Porto e todos os envolvidos até ao momento...) e que relata espaculativamente e fabulasticamente supostos acontecimentos ocorridos na época de 2003/04...

Por último, a frase do dia:

"O mercado português é complicado, mas o FC Porto é diferente. É um clube que está na elite do futebol europeu e um dos dez maiores clubes do Mundo."
Giuseppe Dioguardi, agente do jogador Kleber

Empréstimos v1.5

Num exercicio de memória livre, que continuará a ser rectificado nos próximos dias, gostaria de tentar listar os jogadores com contrato com o FC Porto (ajudem-me a limpar os que já não são) e que não estão no plantel, de forma a termos uma ideia de quem temos e de quanto poderiamos ganhar de duas formas: vendendo o jogador e não lhe pagando ordenados... Tenho ideia que o FC Porto tem contrato com cerca de uns 40 a 50 jogadores para lá do plantel, num total de cerca de 60 a 70 jogadores contratados. Tenho a ideia que apesar de ocasionalmente se fazerem bons negócios - por exemplo, a venda de Paulo Machado a acontecer pela verba anunciada, as passadas vendas do Hugo Almeida e do Ricardo Costa - julgo que o FC Porto deveria adicionar uma clausula qualquer ao contrato que o permitisse libertar-se de jogadores que não interessam. A partir de 23 anos de idade, não há grande interesse em manter contrato com os jogadores se não têm categoria para chegar ao plantel principal - a partir desta idade a transferencia deles deixa de estar abrangida pela clausula dos 5% do montante a distribuir por todos os clubes de formação do jogador até aos 23 anos.

Ou seja, compreendo que se segurem os jovens formados no FC Porto até essa idade, mas a partir daí deixam de ser investimento e passam a ser pesos mortos, quanto a mim.

Vamos lá começar o exercicio pelo estrangeiro:
1.Paulo Machado, médio, Sait Ettiene, França -> vendido ao Toulouse, 3,5M €?
2.Vieirinha, extremo, PAOK, Grécia -> vendido ao PAOK
3.Bolatti, trinco, Huracan, Argentina -> emprestado novamente ao mesmo clube com opção de compra
4.Ibson, médio, Flamengo, Brasil -> vendido ao CSKA, 4,0M €
5.João Paulo, defesa central, Rapid Bucarest, Roménia -> vendido ao Le Mans, 1,5M €
6.Cláudio Pitbull, extremo, Rapid Bucarest, Roménia -> emprestado ao Maritimo
7.Leandro, defesa esquerda, Fluminense, Brasil -> ?
8.Kaz, médio, Derby County, Inglaterra -> emprestado ao Setubal
9.Pele, trinco, Portsmouth, Inglaterra -> emprestado ao ..., com opção de compra
10. João Pedro, defesa, Gloria Bistrita, Roménia -> ?

Na primeira liga:
1.Bruno Gama, extremo, Setubal -> ?
2.Leandro Lima, médio, Setubal -> ?
3.Nuno André Coelho, defesa central, Estrela -> regresso ao plantel do FC Porto 2009/10
4.Diogo Valente, extremo, Leixões -> emprestado ao Braga
5.Tengarrinha, médio, Estrela -> emprestado ao Olhanense
6.Bruno Vale, guarda-redes, Setubal -> ?
7.Helder Barbosa, extremo, Trofense -> emprestado a um clube holandês
8.Renteria, avançado, Braga -> emprestado ao Cruzeiro
9.Candeias, extremo, Rio Ave -> ?
10.Bruno Moraes, avançado, Setubal -> ?
11.Monteiro, ?, Estrela -> ?
12.Edson, defesa central, Rio Ave -> em final de contrato de emprestimo, regressa ao Brasil

Na segunda liga:
1.Ukra, extremo, Olhanense
2.Castro, médio, Olhanense
3.Ivanildo, extremo, Gil Vicente -> ?
4.Zequinha, avançado, Gil Vicente -> ?
5.Stéphane, médio, Olhanense -> ?
6.Steven Vitória, defesa central, Olhanense -> ?
7.André Pinto, defesa central, Santa Clara -> ?
8.Rui Pedro, avançado, Portimonense -> ?
9.Paulo Ribeiro, guarda-redes, Portimonense -> em final de contrato, deve sair livre
10.Edson, trinco, Olhanense -> ?
11.Scoppa, ?, Covilhã -> emprestado por um clube argentino
12.Maxi Assis, ?, Portimonense -> emprestado por um clube argentino
13.Bura, defesa central, Covilhã -> ?
14.Nuno Coelho, trinco, Portimonense -> ?
15.Pedro Moreira, médio, Boavista -> ?

Até ao momento, contabilzados 37 jogadores nesta versão 1.5 e actulizados mais pontos de situação de alguns jogadores, com a ajuda do Jorge da Porta19, que confirmou a minha ideia que o Leandro ainda é do FC Porto e que o Leo Lima parece ter rescindido ou ter sido vendido, pelo que saiu da lista, tal como o Alan que tambem terá sido vendido e ainda do RicFCP e do Pedro Azevedo. Em todo o caso, ao contrário do que disse o Pedro Azevedo, não é distracção, foi um exercicio de memória livre sem recurso a pesquisas e que está a ser melhorado e rectificado com a ajuda de todos, dele inclusivé.

Neste momento, versão 1.5, alguns estão vendidos, como o Paulo Machado, o Vieirinha, o Ibson e o João Paulo com um bom resultado financeiro, especialmente atendo a que dois deles foram formados no clube - mas desconheço o valor de compra deles para ter a certeza que valeu a pena o esforço financeiro ao longo destes anos. Mesmo assim, ainda me parece que há excesso de jogadores ligados ao clube, pois os 4 vendidos chegaram a integrar o plantel em determinada altura e a jogar, coisa que a maioria dos contratados nunca fez nem terá hipoteses de o fazer. Sejamos sinceros, com excepção do Pitbull, Bruno Gama, Helder Barbosa e Candeias, poucos mais terão hipoteses de passar pelo plantel principal - e mesmos estes já lá andaram e não pegaram à primeira...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Acabou a pré-época, venha o futebol a sério...

Depois de um mês de preparação, com vários ajustes de plantel, entradas (muitas) e saídas (algumas) e muito dinheiro a movimentar-se, com um quase novo record de vendas ao atingir o patamar dos 70 milhões de Euros, com o torneio Peace Cup 2009 terminaram os testes e hoje estão já a trabalhar tendo em vista a Supertaça Candido de Oliveira contra o Paços de Ferreira no próximo domingo.

Da pré-época, algumas análises:
* Hulk é neste momento a figura maior, fazendo depender da sua presença em campo um ritmo e magia que nenhum outro consegue, nesta fase, emprestar ao futebol ofensivo;
* Meireles é o patrão do meio-campo, joga e faz jogar, executa passes "mágicos" a rasgar as defesas e dispara bombas sem avisar;
* a questão dos guarda-redes está explosiva: Nuno, o 3º gaurdião, é o que tem mais minutos nas pernas, Beto mostrou que está em excelente momento e é o melhor português da actualidade e Helton já leva a vantagem de várias épocas a titular;
* Alvaro Pereira faz o que o Cissokho fazia, parecendo-me que até defende melhor;
* Bellushi é um bom elemento e rapidamente irá estar integrado no plantel e mecanismos, penso que o Lucho não sendo esquecido, também não será assim tão recordado...
* Falcao tem pinta e julgo que em pouco tempo estará a mostrar argumentos, talvez precise de mais uns 2 ou 3 meses até poder mostrar o entrosamento e poder fogo que o trouxeram até cá;
* Varela tem muito potencial, assim como pareceu ter o Valeri, já do Prediguer vi tão pouco que não consigo emitir opinião ainda;
* Mariano continua do mesmo género, sendo dos mais aplicados tacticamente e por isso apreciado pelos treinadores, não consegue entusiasmar os adeptos...
* Cebola deverá estar apto muito em breve para continuar a boa época que fez o ano passado.

Sobre o plantel, parece-me, neste momento, muito mais equilibrado do que o ano passado, tendo tido algumas introduções cirurgicas que permitiram dotar o plantel de mais soluções para quase todos os lugares. Aliás, o ano passado, após 3 saídas de vulto do 11 principal, poucas aquisições entraram de caras no plantel. Este ano, várias delas poderão entrar directamente, o que parece atestar da mais valia delas.

Expectativas elevadas, por isso, para a época que agora se inicia. Deixemos os outros serem os campeões da pré-época, desde que no final da época os campeões seja o FC Porto...