sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Concordo

Não é normal concordar com mexidas de plantel em Janeiro, por norma não são benéficas para o clube. Porqe raramente o clube tem estofo financeiro para corrigir em Janeiro aquilo que não acertou ou desbaratou no principio da época.

Casos raros, nos últimos anos, foram o Adriano, o Anderson e o Ibson.

Mas devo dizer que esta troca de Bolatti com Andrés Madrid me pareceu boa e é alvo da minha concordancia. O Madrid já está perfeitamente adaptado a Portugal, conhece o treinador e estava "encostado" em Braga, tendo já demonstrado valor anteriormente. O Bolatti é um caso a rever, não está a aproveitar as escassas oportunidades que tem e não parece conseguir convencer o treinador. Os dois clubes conseguem assim efectuar uma troca que não desequilibra planteis (ambos da mesma posição) e terem jogadores que assim se poderão tornar mais valias até ao final da época.

Desta vez, à partida, "chapeaux"!

Quanto ao resto, estamos no primeiro lugar, inquietos, estamos nas meias finais da Taça de Portugal, intranquilos, estamos nas meias finais da Taça da Liga, sob reserva por leituras (ou falta de leitura...) dos regulamentos diversas e estamos nos oitavos de final da Champions. Mas mesmo assim, o que interessa é que estamos. Ao contrário dos outros que não estão e roem-se de inveja porque queriam estar.

Fevereiro, mês frio e do Carnaval, será decisivo para ver se quando dobrarmos o mês para Março e entrarmos na primavera levaremos ainda motivos para "sambar" ou seguiremos um "longo e gelado inverno" até à próxima época.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

EL CERDO (ACTUALIZADO)



EL Cerdo, em mais uma encomenda da gloriosa televisão estatal, meio ano depois de ter rescindido da forma mercenária em que o fez, mas sem ter ainda pago um tostão da mísera indemnização que os regulamentos prevêem (um homem sério, portanto) veio afirmar que saiu do Clube porque foi ameaçado por adeptos!!! Cerdo, tenho uma novidade para ti: essa desculpa já o Stupid One tinha inventado para sair de cá. Essa desculpa não convence ninguém (quer dizer fora dos 6 milhões). A ser verdade, era na hora que tinha que ser dada a explicação. Outra novidade: existe uma coisa chamada internet, onde podemos recolher algumas informações interessantes, com as seguintes:

"O luso-brasileiro diz-se feliz no Atlético e elogia os seus colegas: “A equipa é uma das mais fortes da Liga espanhola. Todos os jogadores são bons. Simão [Sabrosa], Maxi, Forlán, Aguero...esta equipa tem muita qualidade. Não posso destacar só um jogador. Logo, os adeptos também são fantásticos.
Antes de ir para Espanha, Paulo Assunção diz ter recebido alguma propostas de Inglaterra, Espanha, Itália e Brasil, mas acabou por decidir jogar num “grande”, ou seja, no Atlético de Madrid."

In Rascord, 21/11/2008

Portanto, as propostas todas nada tiveram a ver com a não renovação...

"Se me preocupa voltar ao Dragão? Não temo nada. Passei três épocas no FC Porto, fiz o meu trabalho o melhor que soube e sempre fui respeitado. Por isso, não tenho de temer absolutamente nada", revelou o médio defensivo do Atlético, reportando-se a ter de enfrentar um eventual ambiente hostil.
Aliás, quando soube o nome do adversário dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, Paulo Assunção ficou agradado. "Sinto-me feliz por voltar a Portugal, um país que me acolheu muito bem e onde passei muitos bons momentos".

IN O Jogo, data não apurada.

Agora fiquei confuso: foste bem tratado ou tiveste que fugir graças às seríssimas ameaças de morte?

"O empresário de Paulo Assunção, o único jogador do núcleo duro que ainda não renovou contrato, revelou ontem que o médio brasileiro tem sido aliciado a rescindir contrato com o FC Porto no final da época. Mas diz que o mais provável é até ao Verão o jogador renovar por três temporadas. Jesualdo diz que o assunto vai ser resolvido a seu tempo.

"É verdade que têm surgido muitos empresários a propor essa saída ao Paulo. Ele foi aliciado para rescindir com o clube no final da época, pedem-lhe para fazer isso, mas o jogador quer ficar".

In DN, 14/03/2008. Não, os empresários nada tiverem que ver com o assunto. O amor o joelho é que prevaleceu.

"O dia seguinte à bomba lançada por Paulo Assunção, ao ter rescindido, sem justa causa, o contrato que o ligava ao FC Porto, foi aproveitado pela imprensa espanhola para apontá-lo ao Atlético de Madrid.

O antigo camisola 6 do FC Porto até fez manchete num dos principais jornais desportivos do país vizinho. O “Mundo Deportivo” aproveitou a sua primeira página para escrever que Assunção “é o escolhido para reforçar o meio-campo” colchonero.

“Assunção, atado” ficou escrito em letras grandes no referido órgão de comunicação social, que acrescenta que o brasileiro “chega livre do FC Porto e assinará por três temporadas”.

Recorde-se que Paulo Assunção foi observado pelo Atlético em diversos jogos ao longo da temporada que agora terminou, motivo pelo qual este interesse do clube espanhol não surpreende."

In Rascord, 31/05/2008

Olha que coincidência: um dia depois da rescisão e já a imprensa espanhola relatava o negócio com os espanhóis.


"Entretanto continuam as especulações da imprensa sobre o alegado assédio do Atlético de Madrid a jogadores portistas. Depois de Raúl Meireles e Lucho González, a imprensa desportiva fala em Paulo Assunção , atestando que os responsáveis do emblema madrileno perguntaram à SAD portista o preço do passe do jogador.

O processo de renovação de Assunção com o Porto prossegue sem acordo e diz-se que o brasileiro solicita um aumento desmesurado no salário para prolongar o actual vínculo que se prolonga até ao fim da próxima época."

In relvado.com, 30 de Abril de 2008.

Mais uma coincidência. Um mês antes da rescisão motivada pelos maus que o ameaçaram, e ainda antes de ter sequer havido "ameaça" já se noticiava o interesse dos castelhanos.

SERÁ PARA DURAR?

Depois da ridícula paragem de 15 dias para que se disputasse a Taça da Liga que, tudo fizemos para não continuar a disputar, voltámos a jogar para o que verdadeiramente é a prioridade da época - o campeonato nacional. Depois do sofrimento nos 20 minutos iniciais, a equipa acalmou com o golo (mais um grande golo) do Cebola e a partir daí o jogo foi totalmente controlado, sendo a vitória mais do que justa. Como os erros da arbitragem nem o azar podem ser sempre contra nós, eis que temos a nação sarracena a espumar de raiva, a regurgitar com a azia e as tromboses a sucederem-se em catadupa. E, meus amigos, que gozo me dá. Conseguem transformar um possível penalty (o do Helton) em 3 (!!!), mesmo que nenhuma imagem televisiva consiga mostrar bola no braço e mesmo que seja visível que a queda do Alan é uma tentativa patética de cavar um penalty. Urram contra o fora de jogo do Hulk e esquecem-se do não fora de jogo de Tommy.
A pouca vergonha é tanta, que um seboso de nome Cristiano Miguel pergunta na flash interview ao nosso treinador se a vitória não fica manchada por um fora de jogo... No melhor momento desde que veio treinar o Porto, Jesualdo irrita-se, vociferando: "Tnha que haver qualquer coisa, não é? Se queria fazer a pergunta, falasse no fora de jogo do Tomás Costa". Disto isto, vira costas (obrigado Jesualdo) ao pedaço de asno deixando-o a falar sozinho, ou melhor, a espumar-se sozinho, concluindo da seguinte forma (o asno, não Jesualdo): "Bom, Jesualdo Ferreira não quis falar do penalty nãoa ssinalado a favor do Braga!!!!! Não contente, a primeira pergunta que fez a Jorge Jesus foi:"Mais uma vez o Braga com razões de queixa da arbitragem não é?"
O pagode continuou quando no Vermelho Desportivo, os irrepreensivelmente isentos Cruz dos santos e Paulo "benfiquista de Valongo" Paraty se apressavam a ver penaltys em todo o lado.
Será para continuar? O espumanço e o primeiro lugar? Aguardamos cenas dos próximos capítulos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ALGUÉM ME EXPLICA?

Acabado o jogo, que não vi, confirma-se o que temia - derrota e dependência de terceiros para atingirmos as meias finais da Taça da Liga.
O que ainda não me tinha apercebido é que o jogo contra o Braga para o campeonato é só deste fim de semana a oito.
Ou seja: o Porto tem dois jogos para disputar na Taça da Liga, antes desse jogo importante. Um jogo fora, contra uma boa equipa e um em casa contra uma fraca equipa. Se ganhasse à boa equipa, provavelmente o apuramento já não escaparia e até podia jogar com os infantis contra a Académica. A probabilidade de ganhar com a equipa remendada seria, obviamente, infinitamente superior contra a Académica em casa do que contra o Nacional fora. Jogando com a equipa principal e querendo poupar os meninos para o Braga estes teriam sempre 10 dias de descanso! O que faz Jesualdo? Para dar 15 dias aos meninos joga com uma equipa patética nos dois jogos e hipoteca uma competição. Mandaria o bom senso que metesse hoje a carne no assador para tentar garantir desde já o apuramento e depois então descansasse os meninos dez dias, jogando com suplentes.
Alguém me explica este tipo de "gestão"? Gerir é mandar às malvas uma competição de maneira estúpida? Alguém explica este senhor o que é o Futebol Clube do Porto? Já não há paciência para isto.

OXALÁ ME ENGANE

O jogo de hoje para a Taça da Liga tem tudo para correr muito mal. Tal como contra os desgraçados do Sado, Jesualdo deixa de fora a equipa titular. Claramente, esta é uma comepetição que não lhe interessa, nem à SAD. A questão é que é uma competição e um jogo que nos interessam a nós, os que nada recebem, mas pagam. Quem vai estar na Choupana é o Futebol Clube do Porto. E para nós, isso é sinónimo de entrar para ganhar a competição e todo e qualquer jogo. Ora, do outro lado vai jogar em casa, uma equipa à qual só por milagre se ganhou há 15 dias com os titulares. Com um bom treinador. Com os titulares. Que eu saiba, a equipa de Manuel Machado também vai ter jogo para o campeonato a seguir. E nem por isso o vejo a poupar jogadores. Essa ideia peregrina só cabe a Jesualdo. Melhor dito: até concordo que pontualmente se poupem jogadores mais fatigados, ou em risco de exclusão. Até que se experimente um ou outro jovem. Não concordo é com a pseudo equipa que logo vai jogar. É um desrespeito pela competição, pelo adversário e sobretudo pelos adeptos do Porto. E que pode correr muito mal, oxalá me engane.
Alias, não consigo entender porque se poupam jogadores antes da equipa estar qualificada para a fase seguinte. Teoricamente, com uma vitória hoje, o Porto pode apurar-se. O que logicamente significa que a poupança pode muito bem ser feita nos jogos a seguir, já a feijões. Mas isso sou eu a pensar, que não percebo nada disto.
Ainda por cima, palpita-me que Jesualdo, em vez de meter os que melhor se portaram contra o Setúbal, como Diogo Viana e Rabiola, vai apostar em Bollatis e afins.
Ora, mesmo que o campeonato já estivesse ganho, a Taça da Liga seria sempre para ganhar. Com o campeonato tremido e sem ambições na Champions, mandam as cautelas que se aposte tudo em todas as outras competições. Se não passarmos em Braga, começo a ver o tetra por um canudo.... Se ainda por cima se perder hoje...


PS - já me esquecia. Como se não bastasse, o Calabote, perdão, Baptista de serviço é o Cilito. Sendo que o jogo não vai ser transmitido pela televisão.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FALTA DE VONTADE, FALTA DE LIDERANÇA E FALTA DE VERGONHA

1. Falta de vontade: É certo que em circunstâncias normais, o jogo de ontem resultaria numa goleada das antigas. Só por manifesta falta de sorte (outra vez) tal não aconteceu. Mas também é verdade que a atitude da equipa, tirando a revolta de Hulk na 2ª parte, foi de total displicência, jogando 80m à espera que a fruta caísse de podre. E não caiu. Aliás, esta época toda é o exemplo paradigmático de como o Porto oferece sempre 45m a ver como param as modas.

2. Falta de liderança: O Porto não tem ninguém, como tinha o Bicho, que dê dois berros na hora certa para ver se os calaceiros se põem finos. Não há gritos de revolta. E, pior que isso, tem um treinador que, por mais que poupe os meninos de jogos aborrecidos, como são os da taça da Liga, não os consegue pôr a correr com vontade. Se pusesse a equipa a cair em cima do Trofense como se não houvesse amanhã, hoje estaríamos a celebrar uma cabazada. O problema é que ele não consegue e assim sistematicamente vemos uma parte de passeio e a segunda a tentar fazer pela vida.
Depois, não tem a coragem e o saber que se impõem. Qualquer treinador de terceira apanha vê que o Lucho não quer nem consegue fazer nada há muito tempo. Merece ir para o banco pensar na vida. Mas como de uma vaca sagrada se trata, nem sequer substituído é. Isso revela o carácter do treinador. Porque das capacidades, estamos conversados, como mais uma vez se constatou pelas magníficas substituições com que nos brindou ontem.

3. Falta de vergonha: Jesualdo devia ter vergonha na cara quando fala em árbitros. Para quem até há pouco tempo se recusava a falar em arbitragens, fico muito preocupado quando o vejo preocupado. Claro que tem razão, porquanto o penalty a minutos do fim sobre o Lisandro é visível até pelo presidente de ACAPO. Agora, não se pode é ter um discurso politicamente correcto e depois sacudir a água do capote da incompetência e vir falar em árbitros. Quando essa é a desculpa para perder a liderança do campeonato, em casa, com o Trofense, temo pela vida...
Depois, estou a ter um déjà vu de 2005. Vamos oferecendo o flanco, vamos oferecendo pontos e vamos moralizando os vermelhos. Até que estes se convencem que podem ser campeões e depois é o regabofe arbitral que se vê. Investem tudo em Reforços, Baptistas e Olegários. Tal como facilmente previ, a coragem de Pedro Henriques valeu um forte passar de mensagem aos seus colegas. Desde essa altura, missões integralmente cumpridas. Dedo de Olegário em Guimarães (aqui não tenho pena), missão cumprida de Artur Soares Dias, Reforço a demonstrar que o é e exibição de gala, a pedir o prémio Calabote 2009, de Paulo Baptista.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Cissokho, Lino e os jovens

A primeira transferência do mercado de inverno está concretizada. A há muito anunciada (e desejada por mim e muitos outros) saída de Lino do plantel concretizou-se (não sei se com lucro sobre o custo da aquisição ou não, mas desportivamente foi um fracasso absoluto) e foram buscar um jovem, 21 anos, a jogar desde o inicio da época em Portugal, que ainda ninguém tinha reparado muito bem, de seu nome Cissokho um africano com passaporte frances. Confesso que apenas vi um jogo do Setubal esta época, com o FC Porto na Taça da Liga, e tenho a ideia fresca de ver o Diogo Viana fazer gato-sapato dele em 2 ou 3 lançes. Segundo li n'O Jogo, ele defende bem, é tacticamente evoluido, forte fisicamente e ataca bem. Se assim for e se conseguir adaptar-se às exigências (do clube e da massa adepta) que se lhe vão colocar teremos um defesa para alguns anos. Ou então será outro "flop"...

Já quanto aos jovens, o problema não passa por produzir jogadores de qualidade. Relembro que o FC Porto tem lançado muitos jovens no futebol (nos últimos anos, temos o Hélder Postiga, o Hugo Almeida, o Paulo Machado, o Vieirinha, o Bruno Gama...) e que o problema tem passado pelos treinadores que não apostam nos jovens e preferen contratar Lino's & Cia. Por exemplo, alguem duvida que o Hugo Almeida faria o mesmo ou melhor que o Farias? Ou que o Paulo Machado faria o mesmo ou melhor que o Bolatti? Ou que o Vieirinha ou o Bruno Gama fizessem o mesmo ou melhor que o Tarik ou o Mariano? É por isso com alguma surpresa e alguma esperança que olho agora para o Jesualdo, um homem que durante a sua fraca carreira de treinador sempre teve a virtude de trabalhar e lançar jovens na competição a doer. Será que nos próximos 2 ou 3 anos poderemos, finalmente, ver um 11 inicial do FC Porto com muitos portugueses e, ainda por cima, formados no clube? Poderemos ver uma equipa tipo Ventura, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Cissokho, Sérgio Oliveira, Josué, Meireles, Diogo Viana, Rabiola e Rodriguez? E será assim tão dificil formar um defesa direito e outro esquerdo? E outro atacante eficaz na área - já não peço um Gomes ou um Jardel, mas alguem que fossem capaz de marcar uns 15 golos por época regularmente?

Acho que este devia ser o caminho. Mais jovens da formação, menos compras. Mais portugueses e Palop's na formação que são esses, invariavelmente, que chegam ao plantel principal. Quanto ao Lino, adeus, devia ter ido contigo quem se lembrou de te contratar... Quanto ao Cissokho, bem vindo e boa sorte, bem precisamos de acertar com um defesa-esquerdo de vez. Quanto ao Ventura, ao Diogo Viana e ao Rabiola, só pelo jogo de quinta-feira já mostraram que estão mais que prontos de serem opções regulares e válidas na equipa inicial. Desilusão foi só o Candeias que estava em noite não, mas que já me mostrou nalguns (poucos) jogos que é capaz de mais e melhor, houvesse regularidade na aposta e na rodagem dele. Desconfio que vai ser mais um Paulo Machado, que mostra claramente do que é capaz mas não teve treinadores de coragem para apostar nele.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TENHAM VERGONHA

Se não querem jogar a competição, não joguem. Fazer o frete vergonhoso que acabámos de assistir é que não.
Para quê poupar toda a equipa principal? Para estarem em forma contra o temível Trofense? Como se viu pela prestação do Diogo Viana e do Rabiola, para a próxima joguem com os juniores, que esses pelo menos têm vontade. Porque dos suplentes valha a verdade, só um foi digno e se empenhou a sério - Mariano Gonzalez.
Não fora o Setúbal tão fraco e desprovido de qualquer ambição, tinha ganho o jogo nas calmas.

Para mim, as únicas coisas verdadeiramente positivas do jogo foram o penalty do Leandro Lima e o frango do Bruno Vale. Sempre nos poderemos rir com os comentários on-line nos desportivos e em vários fóruns, onde certamente não se vai falar de outra cosia que não corrupção e frete.


PS - com a miserável exibição de hoje, Sapunaru berrou bem alto que quer ser dispensado. Deplorável a segunda parte, onde apenas se divertiu a fazer de Leandro Lima um saco de pancada.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

TIRO PUBLICAMENTE O CHAPÉU A UM LAMPIÃO

Calma, antes de me enxovalharem, leiam isto

Graças a Deus, por cada vermelho inteligente destes, há 5.999.999 iguais ao Barbas.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PARA VER E REVER...

ANO NOVO, VIDA VELHA...

E lá estamos nós no primeiro lugar!!! O primeiro lugar que é nosso por mérito próprio.
Os campeões de Inverno, o tal título que o Orelhas vai tentar que dê acesso directo à Liga dos Campeões, já estão no seu velho e habitual lugar, apesar de todas as tentativas possíveis e imaginárias para que tal não aconteça.
O Mágico Porto fez um jogo banal, com vontade e com as deficiências e virtudes do costume.
Cebola mostra mais uma vez que á um grande jogador. Hulk demonstra aquilo que esperamos dele. Lisandro, apesar do azar, é dos melhores jogadores e parece que a baliza não quer nada com ele apesar do seu esforço.
Quanto às deficiências, aquilo que já temos dito. Pedro Emanuel apesar de ser o jogador que todos conhecemos, não pode actuar a lateral esquerdo. A equipa perde profundidade na ala e na defesa a sua falta de velocidade é por demais evidente, apesar da sua enorme vontade.
Mariano!!! O que dizer deste rapazinho!!! Mesmo antes de cair sozinho no lance do segundo golo do Nacional, já todos estavamos à espera que tal acontecesse. Falhou quase todos os passes que vi e não trouxe nada de novo à equipa, aliás como é habitual.
Meireles está em baixo de forma, claramente, aliás como Lucho Gonzalez. No entanto o querer, a vontade e a mística do Dragão conseguem disfarçar o período menos bom que atravessam.
Melhor jogador em campo? Cebola. Que jogão. Claramente um jogador à Porto e que sabe o que faz quando tem a bola nos pés.
Mas o que interessa é que o Campeonato segue com a ordem natural das coisas. Com o campeão da comunicação social a ser a vergoha que nós sabemos que são e nós a passar para a frente do Campeonato. E que lindo é ver o Rui Bosta a chorar no banco...


P.S.- O Cabelinho do Helton. Porra, ninguém lhe diz o quão ridículo o homem fica com aquela gadelha??

domingo, 4 de janeiro de 2009

ANO NOVO, VÍCIOS VELHOS

De volta às lides, neste ano novo. No que ao futebol diz respeito, tudo na mesma. Vira o disco, toca o mesmo.
Aliás, as férias natalícias fizeram-me lembrar a silly season desportiva. Enquanto os Avantes se degladiavam na propaganda ao clube do regime, fotografando jogadores com taças de champanhe, a pedir o título (como se um desejo formulado muitas vezes se tornasse realidade), na secretaria o Glorigozo mostra que é esse o seu campo de eleição. Assim, habituados aos golos e penalties aos 94m (nem que seja com uma bola na cabeça), ficaram possuídos por um árbitro ter tido uma atitude de enorme coragem, ao anular, e muito bem, um golo por evidente mão. Convenhamos que não é todos os dias que um árbitro, em pleno estádio da Luz (estádio onde fiscais de linha são agredidos e depois sancionam golos que não se sabe se entram) anula um golo daqueles. Demonstra, passe a boçalidade, tê-los como um touro de cobrição. Vai daí, começam os bastidores a funcionar. Pedro Henriques, para aprender, é encostado, devendo reflectir no mal que fez à nação. Entretanto, passa-se a mensagem para os outros árbitros - ponham-se finos quando apitarem o Glorigozo, senão... Cautelarmente, o sócio de cativo, também conhecido como Palhaço do Gel, é, obviamente nomeado para apitar o nosso jogo da Choupana, jogo esse já por si tradicionalmente difícil. Espera-se, por isso, atitude, raça e competência para pormos tudo in su sitio. Ano novo, há que manter o velho vício de ganhar.