segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jornada 5 - nova derrota!

E não é do adversário, é nossa.

Mais uma vez, estamos a demonstrar fragilidades onde não devemos: nas rotinas de jogo e na mentalidade com que abordamos os jogos.

E isso acontece a partir do banco. Porque a saída do Bellushi e a entrada do Guarin tem muito a ver com a questão da equipa carburar menos e é o elo de ligação entre as derrotas de Stanford Bridge e Braga. Bellushi é essencial para programar e pensar o jogo ofensivo, para o último passe, para dar a criatividade que o meio campo sem ele não tem. Guarin pode ter sido importante para dar musculo à equipa, mas muito músculo e pouco cerebro nem sempre resulta.

Como bem diz hoje o comentário do'O Jogo, perdemos em Braga por falta de comparência, por ausência do jogo. E isso é falta de atitude, é falta de vontade. E isso também é do banco e da bancada (direcção) que tem de vir.

A equipa a espaços já demonstrou que está tão bem como o ano passado, talvez até melhor nalguns pormenores. Não pode é estar intermitente nem alhear-se totalmente do jogo. E o treinador não pode dar baldas destas. Sob pena de hipotecar a época. Temos fortes adversários este ano, a saber e por ordem: árbitros, liga, comentadores/imprensa, benfas e Braga. Temos de ser mais fortes que nós próprios, superar-nos, para levar para os louros no final da época.

Jogos como o de sábado é que não. Este fim de semana, contra o Sporting (que desde a celebre proclamação do Mourinho, tem pago as "facturas") é o ideal para inverter tendências. Ganhar, desde logo. Jogando com muita atitude e personalidade. E com os melhores, claro está.

De notar que há jogadores que estão a precisar de trabalho especifico, fisico e psicológico. Nomeadamente o Bruno Alves e o Meireles, que ainda não estão a 100% nestes dois capitulos e que, sem isso, a equipa nunca atingirá valores superiores. São duas peças fundamentais na engrenagem e sem eles perfeitamente oleados, o motor "gripa".

Assim, para sábado, eu procedia às seguintes alterações: Beto na baliza, Bellushi no meio campo ofensivo e o Cebola no ataque, retirando o Helton, o Guarin e o Hulk. Eu sei, o que vão dizer, mas acho que o Beto merece a oportunidade e estes jogos são optimos para arrancar estas oportunidades, o meio campo é de uma evidência total e o Hulk seria para preservar o jogador e lançar durante o encontro, até porque a boa forma do Varela permite fazer rotação entre o Varela, o Hulk e o Cebola.

6 comentários:

GdI disse...

Completamente de acordo. Veremos se há "coragem" para tal...

Ricardo de Sousa disse...

Concordo no geral.

Helton para o banco já.
Quanto ao Hulk não. Vamos ter mais calma com o incrível. Ele precisa de jogar para aprender com os erros.

Abraço

Ricardo de Sousa disse...

Já agora, espero que isto
seja uma brincadeira!

dragaovenenoso disse...

Eu também concordo. Não percebi a táctica, pareceu que se estava a jogar com algum clube da CL, para apresentar um meio-campo de contenção. Quando quis agarrar o jogo, pasme-se aos 65 minutos, teve o galo de sofrer um golo. Foi galo de facto. Inicialmente achei que o Helton poderia fazer mais. Agora não sei. Mas umas férias no banco não lhe fazem mal, servem para recordar que não é insubstituível.
Acho que o Hulk anda perdido neste onze. E desmotivado. è preferível ter o cebola a jogar de um lado e o Varela do outro. E o Hulk entra se for necessário.

António Pista disse...

Este blog tem a valia de condenar os seus próprios erros, ao contrário da maioria dos portistas que em vez de olharem para dentro, atacam sem pudor algum o SLB.

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Anónimo disse...

Muito shoWWW!!! de grande utilidade!!Parabéns!!!Adorei as informações, a criação e desenvolvimento desse site!!!

http://empresadecriacaodesites.com