sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Descida vertiginosa à terra, como é hábito...

Preocupante

A novela em redor do Lisandro não está, felizmente, a ter repercurssão em campo e no rendimento dele.

Mas para os adeptos começa a ser preocupante o notório divórcio entre o clube e o empresário e, como já vimos anteriormente, sempre que tal sucedeu, acabamos por perder o jogador, por muitos proveitos financeiros que tal possa gerar futuramente (ver casos Feher e Paulo Assunção) porque desportivamente a saída de Licha é um desastre, como é evidente.

Por isso, espero que a administração da SAD saiba gerir com maior destreza e delicadeza o processo deste activo - um dos mais valiosos financeiramente e talvez o mais valioso desportivamente, a par com o Lucho - e mantenha o Lisandro por cá durante mais algum tempo.

Mas, pressentimento meu e espero estar errado, desconfio que em Janeiro o Lisandro muda de ares...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Asneira...

Já cá faltava. Mesmo depois da vitória, do seu ajoelhar a agradecer aos deuses, conseguiu abrir a boca e dizer asneiras. Ou então, sabendo nós que não é portista desde criancinha, não está habituado a ter objectivos maiores.

O objectivo do FC Porto não é, não pode ser nunca, apenas passar da fase de grupos. Tem de ser chegar no mínimo aos quartos de final. Quem quase sempre passa da fase de grupos como o FC Porto (só falhou uma vez nas últimas 6 participações) tem de ser mais ambicioso. Isso é objectivo de lagartagem, que raramente vem à Liga dos Campeões e que pela primeira vez esta época passou dessa fase. Caro Treinador, levante-se, não se ajoelhe e seja mais alto, chegue mais longe.

Os oitavos qualquer um faz. Entre na história e vá mais longe...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

2ª parte: quase perfeito

Não fosse o golo consentido e teria sido uma 2ª parte perfeita de contenção da armada turca e se o ataque tivesse 50% da eficácia teria pelo menos marcado mais um golo, o que não teria sido injusto de todo.

Grande jogo do Hulk e do Lisandro, não só os melhores atancantes como também os melhores defesas! O Meireles está em boa forma, sobe bem e se afinar a pontaria... O Fernando não esteve mal, o Mariano, o Guarin e o Pelé não entraram mal no jogo.

Foi, acima de tudo, uma vitória do colectivo que foi forte, unido. E mereceu, com 2 vitórias fora consecutivas, o lugar nos oitavos de final, a 6ª vez nas ultimas 7 edições em que participou. 5 jogos, 9 pontos, 2 vitórias fora, falta apenas vingar a derrota de Londres na ultima jornada quando recebermos o Arsenal em casa...

1ª parte

Na 1ª parte tivemos, como eu esperava, um grande FC Porto. Os primeiros 10 minutos foram dificeis, mas acabamos por resistir a essa entrada turca e paulatinamente começamos a tomar conta do jogo.

Com o golo os turcos tremeram e depois com o 0-2 foram ao tapete. Lisandro em grande. O 0-3 podia ter acontecido em grande estilo não fosse o Tomás Costa ter acertado na base do poste, uma aba de chapéu um tudo nada larga de mais...

Sobre a equipa, o Jesualdo meteu o Pedro Emanuel à esquerda (por onde entraram os turcos na primeira parte) e felizmente que colocou o Hulk na frente, que tantos calafrios causou à defesa. O Meireles também esteve bem, mas precisa de calibrar as botas. O Cebola não jogou mal, mas de vez em quando foi algo trapalhão. Fucile subiu bem, o Tomás Costa também não esteve mal. No global, a equipa esteve bastante bem e acima de tudo esteve muito unida a defender (várias vezes vi o Cebola e o Licha na defesa e o Licha e o Hulk a pressionarem alto) e quase sempre concentrada (duas desconcentrações, 1 podia ter dado golo).

Esperemos que a 2ª parte continue assim, a nosso favor.

Prognósticos só no fim!

Como diria o maior filósofo que alguma vez envergou o nosso jersey, o nosso mítico capitão João Pinto, hoje temos um jogo de "prognósticos só no fim"!

Porque se a vontade de vencer e garantir a passagem de fase é enorme, se a tradição diz que o FC Porto sempre ganhou na Turquia, por norma sabemos que os jogos lá são sempre complicados, que os turcos estão a precisar de uma vitória moralizadora para a época menos conseguida que estão a ter e que temos a falta do Lucho e do Sapunaru que implica muita adaptação na nossa equipa.

Provavelmente o Jesualdo vai optar por uma equipa composta por Helton na baliza, Fucile, B. Alves, Rolando e Pedro Emanuel na defesa, Fernando, Meireles e Tomás Costa no meio, Licha, Hulk e Rodriguez na frente. No entanto, porque o Pedro Emanuel andou lesionado boa parte destas mini-férias, poderá entrar o Lino ou, eventualmente, o Fernando à direita e manter o Fucile à esquerda, o que implicava outra alteração de meio campo, neste caso, o Pelé a trinco. Mesmo o Hulk não é certo que seja titular, como se sabe o Mariano tem sido opção do Jesualdo e o Tarik, apesar de ainda não ter pulmão para um jogo completo, tem sido aposta (cada vez mais) regular. Seja como for, vai ser uma equipa mais fragilizada hoje do que aquilo que gostaríamos. Mas também sabemos que o FC Porto costuma fazer das fraquezas, forças. E por isso espero também ver em campo uma entrega e concentração total, de forma a nem dar 45 minutos de adianto como por vezes tem acontecido, nem a sofrermos golos infantis por desconcentração dos jogadores.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PONTO DA SITUAÇÃO

Com mais uma disparatada pausa no campeonato, desta feita voluntária, pouco há a dizer, a não ser fazer o ponto da situação. Cada vez que paramos, a equipa, em vez de se apresentar fresca e em forma, parece que jogou na véspera. Estou para ver amanhã, no inferno de Istambul, os benefícios de uma semana de exclusiva preparação e qual as surpresas que nos reserva o sempre inventor destreinador.
Na ausência de El Comandante devido a expulsão estúpida, a minha equipa seria a seguinte:
Helton (o Nuno não soube agarrar a oportunidade e como o Ventura não vai...)
Fernando, B. Alves, Rolando e Fucile
Pelé R. Meireles e Tomás Costa
Licha, Hulk e Cebola.

Entretanto, por manifesta falta de tempo, não me pude pronunciar sobre a vitória contra as desbotadas marionetas dos lampiões. Em primeiro, deixo um sorriso irónico. A pior equipa das que passaram este ano no Dragão queria jogar na Liga dos Campeões. Nem à Uefa foram... há justiça no futebol, a bem dos amantes do desporto - rei. Ainda tiveram direito a enxovalho merecido sendo despedidos ao som da música da liga milionária. Quem se comporta como eles se comportaram não podia esperar fair play e bolachinhas com caviar. Quem não sente não é filho de boa gente. E eles ainda achavam que iam ter bilhetes baratos. Ou é estupidez ou cara de pau. Para mostrar quem manda, o agora aliado presidente do Braga sentou-se ao pé do Presidente - afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Ao que consta, ficaram chateadinhos. Se e da próxima vez que disputarem um jogo europeu, convidem de novo o Kadhafi do cautchú e renovem o protocolo. Afinal, cada um escolhe os seus amigos. Eles escolheram o deles, nós escolhemos o nosso.


Ps - por favor, alguém cale o Parolo Bento.

sábado, 22 de novembro de 2008

Ainda o Brasil x Portugal...

Não, não vou crucificar o seleccionador, por mim ainda está na fase do beneficio da dúvida. Afinal de contas, quem vir e defender os defensores de Scolari a atirarem pedras e esquecidos do que foi o 1º ano desse brasileiro na selecção deve estar esquecido dos desastres consecutivos dele nos jogos treino, incluindo uma humilhante derrota com Espanha em Guimarães que levou ao afastamento de jogadores como o Meira e o Maniche e que só a partir do 2º jogo do Euro, depois da 1ª derrota com a Grécia, é que a coisa começou a melhorar. Por isso, dou o tempo ao tempo. Primeiro o Queiroz tem de desmontar a selecção do gaúcho, encontrar alternativas para alguns lugares que o outro nunca encontrou (nem procurava, como se sabe das análises a jogos do sofá de casa) como seja o defesa-esquerdo, o trinco, o médio ofensivo... Depois, tem de criar a coesão no grupo, coesão de métodos e formas de trabalho, fio de jogo, etc. E isso demora tempo, mais ainda numa selecção. Depois então poderemos aferir do trabalho dele.

O que eu reparei foi noutra coisa... Reparei, quando li nos jornais os jogadores que actuaram no encontro. É isso que quase justifica a hegemonia do FC Porto no futebol nacional. Vejamos: por Portugal actuaram Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles, Bosingwa, Pepe, Paulo Ferreira, Deco, Maniche, César Peixoto e Hugo Almeida e pelo Brasil actuaram Luís Fabiano, Anderson, Thiago Silva e Diego. Em comum, todos vestem ou vestiram nos últimos 5 anos a camisola do FC Porto, sendo que alguns mal a suaram ou nem chegaram à equipa principal!

E ainda poderíamos juntar mais alguns nomes que regularmente passam por estas selecções, como Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Quaresma, Postiga, Helton...

Ou seja, quase todos os principais defesas foram ou são do FC Porto. Boa parte da linha média ainda é aquela do Mourinho ou os seus substitutos naturais. E o ataque é bem recheado de portistas, nas alas e no centro.

E esse é que é o "apito dourado". É que mesmo entre flops como o Mariano, o Lino, o Kaz e tantos outros, conseguimos encontrar 14 atletas que por cá se elevaram um pouco mais É o que os treinadores, por mais fracos que sejam, usam nos treinos diariamente, para tornar a cada dia os elementos do plantel melhores. Como diz hoje o Rolando n'O Jogo: "Aqui posso tornar-me um jogador melhor, porque é o que fazem nesta casa: tornam-te melhor. E eu tenho a ambição de ser reconhecido pela qualidade do meu trabalho. Vim para ser o melhor."

E é isso que custa a admitir aos lampiões e lagartos e que não conseguem explicar aos seus sócios e leitores dos jornais al-record e al-bola porque raio é que não quantidades similares de conotados vermelhos ou verdes nestas duas selecções...

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Brasil, 6, Portugal, 2, Fabiano, 3



Lembram-se dele? Eu não me esqueço... E o Queiroz tão cedo também não...


Nota - Para esclarecer mal-entendidos, este post é uma critica à venda precipitada e absurda deste jogador e não ao jogador. Que como alguém mencionou nos comentários, terá provavelmente o record de bolas ao ferro numa época, só num jogo naquela época miserável tenho a ideia de ter mandado umas 3, acho que na Liga dos Campeões... Ele mostrou poder de fogo muito grande, mostrou facilidade de execução, instinto de golo. Os condimentos estavam lá, era só deixar apurar...

domingo, 16 de novembro de 2008

Assim está muito melhor

O jogo de ontem, em especial a primeira parte, foi bastante mais do meu agrado. Ontem viu-se um FC Porto atacante, pressionante, trocando a bola e encontrando espaços, um Rodriguez ainda trapalhão mas bastante mais acuticutilante, um Tarik que mesmo caindo em fora de jogo regularmente criava perigo nas alas, um Lisandro mais inspirado, um Meireles muito interventivo, um Fernando mais acertado nas marcações, um Sapunaru mais inteligente a defender. Se a equipa tivesse actuado sempre assim, nunca teriamos passado pela crise de Outubro, mesmo que nem sempre tivessemos ganho.

O importante é que estamos a recuperar terreno e o fenómeno Leixões, acredito eu, será esporádico - bastará chegar a época das lesões, castigos e transferências e tudo regressará ao "normal".

Por isso o jogo de ontem foi importante e bom. Foi a sapatada na crise e não há lugar para mais crises este ano, o capital de desperdício do FC Porto já foi desbaratado em Outubro. Agora, quero mais vitórias e mais jogos como o de ontem.

Fundamental é pensar também como é que num clube que ganha a maior parte das vezes que joga, o treinador consegue um satisfaz menos com a 50ª vitória em 100 jogos, o que significa que está mesmo mesmo no limite da aceitabilidade. É muito pouco e muito fraco para um FC Porto, tricampeão e claramente a mais forte equipa de Portugal. Qualquer número abaixo dos 60% de vitórias é um fraco resultado e deveria fazer soar as campainhas de alerta da SAD.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

2 ideias

A primeira é que agora é tarde para a SAD vir com a história que não aceita prémios pelo 2º ou 3º lugares. Isso deveria ter sido imediato à proposta da Comissão e não após conhecimento público e critica unanime à situação.

A segunda é que o Carlos Azenha, ex-adjunto do Jesualdo e conforme este ano se nota, a "cola" para garantir a unidade e bom funcionamento da equipa técnica e plantel, deu hoje uma clarificadora entrevista ao Diário de Noticias, onde se percebe pelo que não diz onde está o problema do FC Porto esta época. E um dos sitios onde está o problema é, claramente, no Zé Gomes.

E mais não digo...

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Defesa-esquerdo, o que fazer?

Hoje deixo uma questão. Meio sondagem, meio desafio aos colegas que aqui escrevem e também aos comentadores deste blog.

O que deve fazer o FC Porto em Janeiro em relação à questão do defesa-esquerdo?

É sabido que esta é uma das maiores lacunas do plantel há vários anos. Desde a saída do Esquerdinha e do Nuno Valente passaram por cá jogadores como o Ezequias, o Leandro, o Areias, o Diogo Valente, o Cech, o Lino, o Benitez e se calhar mais alguns que nem me lembro agora. Com mais ou menos evidente insucesso, desde logo pela quantidade de aquisições e depois pelo facto do melhor de todos eles ser o defesa-direito Fucile.

Assim, quanto a mim, há 4 opções:
a) mantemos quem está e no final da época tratamos do assunto;
b) contratamos um jogador vindo de um campeonato estrangeiro;
c) contratamos um jogador vindo do nosso campeonato;
d) mandamos regressar um dos emprestados.

Conforme já aqui escrevi, a opção a) não faz sentido neste momento. O Lino não serve e o Benitez acho que se servir ainda se tem de adaptar ao futebol europeu e precisa de rodar num clube com outras exigências, que lhe permita jogar com regularidade e evoluir um pouco mais para então poder regressar como opção válida e rotinada para o lugar.

A opção b) é um enorme risco, atendendo às contratações que têm sido feitas. E ou é um valor seguro e o preço será mais próximo de um Hulk ou de um Rodriguez, ou então não vale a pena, pois a necessidade de ter alguem é muito grande e a margem de erro muito pequena. Um risco menor seria contratar um português a jogar no estrangeiro, o que também não é facil porque são poucos e sem grandes garantias de sucesso e só me estou a lembrar de um ex-Paços de Ferreira, o Antunes - mas o Costinha também nunca tinha jogado em grandes clubes e foi um grande jogador no FC Porto, por exemplo.

A opção c) é um risco menor, mas o mercado é tão reduzido que quase não há grandes alternativas. Do que tenho visto, chamou-me a atenção o Luciano Amaral do Vitória e o Evaldo do Braga (que até foi nosso jogador na equipa B do tempo do Mourinho). Confesso que tenho algumas dúvidas se algum deles seria jogador para o FC Porto, mas pior que o Lino e Benitez é dificil...

A opção d), atendendo a todos os que têm por cá passado e pelo que me lembro deles, também não me parece grande coisa. Concedo que há um que não me tendo enchido as medidas, também não me pareceu assim tão mal, que foi o Leandro. Chamar o Leandro?

terça-feira, 11 de novembro de 2008

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Assim está melhor!

Mesmo com as invenções do Jesualdo (o que trouxe Mariano à equipa?) viu-se ontem uma equipa com mais garra, com mais querer, com mais vontade e com mais entrega.

Não fez um jogo excepcional e está ainda muito debilitada, como se percebeu após sofrer o golo, os processos defensivos ainda apresentam imensas falhas - prova evidente é o golo, mais um falhanço colectivo da defesa - mas mesmo assim, caso a progressão continue no sentido iniciado na Ucrania, poderemos estar de volta ao nosso mínimo aceitável e estaremos de volta à discussão do titulo porque o FC Porto de rendimento mínimo chega para consumo interno.

Em todo o caso, como ontem ficou comprovado, o Pedro Emanuel também não é a solução que precisamos à esquerda. Por muita, raça, experiência, transpiração e entrega que ponha nos lançes, nem é o seu local de eleição, nem a sua velocidade lhe permite grandes feitos, como o demonstram os amarelos e a expulsão de ontem. Por isso é imprescindível que em Janeiro o Lino saia, tal como o Benitez (este talvez emprestar para rodar, pode ser que com 1 ano de adaptação ele mostre qualidades ainda desconhecidas) e que o sejam contratados/repescados 2 laterais, um esquerdo e outro direito, porque o único aceitável até ao momento é o Fucile e o Sapunaru, mesmo mostrando alguns bons pormenores, ainda está muito verde e tem de ser resguardado.

Outro caso semelhante são os extremos. Se o Rodriguez será uma questão de tempo até ser um dos principais e influentes jogadores da equipa e se o Tarik é sempre uma opção, os restantes jogadores ou não servem para a função ou são, aparentemente, ainda muito verdes (o Candeias, apesar de bons pormenores mostrados) pelo que é fundamental ajustar essa posição também.

Mas o importante mesmo, hoje, é celebrar o afastamento do Sportem da Taça, o borrego está finalmente morto, nem que seja por pénalti!

PS - Ridiculas os comentários sobre a arbitragem no final dos jogadores do Sportem sobre a arbitragem, porque ambos podem se queixar dela - o Liedson agrediu o Fucile e ficou em campo logo no inicio do jogo, ficaram dois pénaltis reais por marcar sobre o Hulk (e não conto com a simulação que valeu o amarelo) e a expulsão do Rochemback. Por isso, não se ponham a rugir que foram eliminados porque tiveram mais azar que nós, ou menos sorte, porque até jogaram bem e proporcionaram um bom espectáculo, mas o futebol em Portugal costuma ser assim, são 11 de cada lado e no final vence o FC Porto...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Quanto mais alto os põem os pasquins...

E mais acreditam os jumentos, maior é o tombo...
Convencidos de que eram favas contadas e a mandar postas de pescada por tudo quanto é buraco, hoje ninguém os ouve...

MAMEM E POUCO BARULHO... NINGUÉM PÁRA O QUÊ???

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cumpriram-se as minhas preces...

Arre porra,

Nem sempre o azar também tem de nos bater à porta.
Após um jogo nada de especial, em que os Ucranianos nada fizeram para ganhar, e em que nós, por vezes, também andamos à deriva, o querer e a vontade dos jogadores foi muito grande.

Vi um querer enorme na equipa. Vi união no ínicio (quando davam as imagens do túnel) e aquando do golo.
Ouvi as palavras de Lucho Gonzalez no final do jogo e, sinceramente, parece que estamos de volta.

Ontem também tirei algumas ilações suplementares. Que Pelé deve jogar de início. Que Hulk é, peremptoriamente, uma mais valia para a equipa.

Porra, sofri mas valeu a pena. Este sim, é o meu Porto. Não por ter ganho, mas por ter querido ganhar, por ter lutado e por ter demonstrado garra. Nem sempre as coisas saiam bem, nem o estilo de jogo é o mais adequado e que critico muito (excesso de lançamentos desde os centrais para os avançados). Mas com este querer e com esta vontade, não há duvida que estamos de volta, apesar de (e continuo a dize-lo) o treinador ser banal e não merecer o banco onde se senta.

Arre, também já chegava de azar. Um pouco de sorte também já era merecido.

Ganhamos, isso é que interessa e o resto é conversa. Nem que para isso tenha de continuar a aturar o "Jesualdo".

Opssss (2)

Criticar é dizer o que está mal e quando tem de ser dito. Denegrir é dizer mal sem razão. Criticar é fácil quando se está na mó de baixo, mas como tambem se criticou aqui quando havia 20 pontos de vantagem, quando se foi campeão, bi-campeão e tri-campeão, há moral para o fazer agora. E nunca aqui se denegriu, se disse mal sem razão. Pode ser questionado se este é o local para se dizer que algo vai mal. No meu, no nosso entender, é. A internet e os blogs são locais por excelência para que as pessoas discutam e debatam estas coisas, livremente e abertamente. E é isso que temos feito. Elogiamos muito em 2003 e 2004, criticamos mais de 2005 para cá, sem deixar de ficar satisfeitos com as vitórias que se conseguiram e muito tristes com as derrotas que aconteceram. Por isso pedia que os leitores aceitem, democraticamente e civilizadamente, que há adeptos que não vêm tudo azul e branco, isto é, perfeito. E que quando notam alguma alteração na cor, alertam para que o perigo de se suceder o que se tem sucedido nos nossos rivais pode acontecer a qualquer equipa, a qualquer momento e têm a coragem de dizer "o rei vai nú" num grito de alerta.

Sobre o jogo em Kyev, e apesar da vitória de ontem, que a todos nos soube bem, não vamos tapar o sol com a peneira. O FC Porto teve sorte, muita sorte, no resultado obtido. Porque se ao intervalo plasmei o que me ia na alma, a mim e a milhares de outros portistas, logo a seguir no recomeço do jogo vi a coisa ainda mais negra, uma hecatombe quase a acontecer, tamanha era a aflição da defesa. O resultado, por melhor que nos saiba, tem sempre o travo do fortuito. E a equipa continua perdida em campo, desorientada, com os nervos à flor da pele, como se comprova com todos os cartões amarelos que levamos, todos eles por protestar com o árbitro e o último por comemorar de raiva o golo sem a camisola e que lhe valeu a expulsão.

Porque a realidade é que o treinador, depois de mais de uma dezena de jogos oficiais, ainda anda a fazer experiências e a tentar encontrar soluções para tapar buracos na equipa. Vejamos, defesas esquerdos esta época já são 5: Fucile, Benitez, Lino, Tomás Costa e Pedro Emanuel. Extremos direitos, 6: Mariano, Rodriguez, Tomás Costa, Tarik, Candeias e Hulk. Ainda não encontrou local para o Hulk, que ora joga em cunha no ataque, ora joga atrás do Lisandro, ora joga ao lado do Lisandro, ora joga nas alas. O Tomás Costa só não jogou à baliza e a central, fora isso até de ponta de lança já fez no desespero das derrotas. O meio campo varia quase todos os jogos.

Porque a realidade é que ontem não havia equipa, andaram perdidos em campo durante grande parte do tempo. Mesmo o Lisandro e o Lucho não fizeram nada o jogo todo, felizmente que são jogadores que têm por vezes um único rasgo num jogo e que o decidem com isso.

Mas não percamos a noção da realidade. Estamos em crise, estamos com muitos problemas e o treinador é a causa directa de muitos deles. Por isso, confiantes que este jogo pode ter sido a viragem e o pontapé na falta de confiança que a equipa atravessa, vamos ser serenos e aceitar que quando há adeptos e sócios que criticam a equipa, apenas estão a expressar o amor e precupação que sentem e não a comemorar derrotas, como por vezes dão a entender nos comentários que aqui deixam. E só espero que no fim de semana, mesmo a jogar mal e com sorte à mistura, voltemos a ganhar aos lagartos, nem que seja meio a zero...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Opsss...

Até quando pensas continuar? 4 seguidas? Prova de vitalidade, tantas com essa idade... Ai ai ai, onde vamos nós parar? Quando vamos nós parar? E não se pode extraviar o treinador na Ucrania? Ou talvez no terminal 2 da Portela, como sucede habitualmente às malas de quem lá tem que passar de regresso à Invicta... Arre...

Hoje temos a última e derradeira hipótese...


Queremos e exigimos uma vitória.
A bem do prestígio e da nossa felicidade.

Para isso precisamos que não se invente. Ontem deu na RTP memória o jogo de Kiev de 1987. E com que equipa o Porto jogou???
Mlinarczick, João Pinto, Eduardo Luis, Celso e Lima Pereira. André, Quim e Jaime Magalhães. Futre, Madjer e Gomes, ou seja, uma equipa para ganhar perante aquele poderoso colosso Soviético que tinha a seguinte equipa: Dínamo de Kiev: Tchanov; Baltacha (Gorily), Bessonov, Kuznetsov e Demianenko; Yakovenko, Zavarov, Mikhailitchenko e Rats; Belanov (Evtuchenko) e Blokhine.

Hoje nada mais se espera. Como disse, é a última e derradeira hipótese.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O QUE TÊM EM COMUM O PEDAÇO DE ASNO, O PAVÃO AFLAUTADO E A MIZÉ TUNG?







E não vale dizer que é o facto de serem todos lampiões...



"Apito Final: tribunal manda retirar escutas dos elementos de prova.


O Supremo Tribunal Administrativo considerou inválido o uso das transcrições das escutas telefónicas a João Bartolomou no processo Apito Final.

A informação foi adiantada ao Maisfutebol por Paulo Samagaio, advogado do presidente da U. Leiria, e confirmada por fonte da Federação Portuguesa de Futebol.

Ora esta decisão do Tribunal vem introduzir um dado novo, uma vez que as decisões de suspender João Bartolomeu por um ano e de subtrair três pontos à U. Leiria se baseavam em grande parte nas escutas telefónicas retiradas das certidões do processo Apito Dourado. Sem as escutas, perde-se uma prova importante para a condenação.

Numa altura em que os recursos dos arguidos do Apito Final estão em apreciação no Conselho de Justiça, a subtracção das escutas como elementos de prova pode ser um factor decisivo na defesa de João Bartolomeu e da U. Leiria.

A decisão não tem aplicação imediata nos recursos de Pinto da Costa e do F.C. Porto, do Boavista e de João Loureiro, mas «quem apreciar esses recursos vai ter, naturalmente em conta que já houve uma decisão num determinado sentido», explicou ao Maisfutebol o especialista em direito do desporto, José Manuel Meirim.

No entanto, acrescenta, os juízes não são obrigados a seguir as posições dos seus colegas e «quem apreciar outros recursos sobre matéria idêntica até pode decidir de maneira diferente». Perante decisões diferentes sobre matéria idêntica, os visados poderão apresentar um pedido de «uniformização de jurisprudência» para que o Supremo Tribunal Administrativo decida qual a posição a adoptar.

Na decisão do Supremo Tribunal Administrativo, segundo contou Paulo Samagaio, foi considerado que o uso das escutas telefónicas constituiu «uma devassa da vida privada» e por isso «um atropelo grave a um princípio fundamental da Constituição».

Ainda segundo o Tribunal, as escutas telefónicas poderão ser utilizadas apenas em casos especiais de processos criminais e não em processos desportivos. O que quer dizer que podem ser utilizados no processo Apito Dourado, mas não no processo Apito Final.

Este novo dado poderá revelar-se importante na defesa do F.C. Porto, uma vez que a decisão do Conselho de Justiça será determinante na apreciação do caso pela UEFA."

in maisfutebol, 03/11/2008



RESPOSTA: são incompetentes, teimosos e não apresentam a demissão.

domingo, 2 de novembro de 2008

À CAUTELA...

Homem prevenido vale por dois. É melhor reservarem 20% ou 30% do salário bruto anual, caso a performance seja um 6º ou 7º lugar...

Os alcatruzes da nora

Hoje é dia de fiéis e defuntos.
Parece o dia adequado ao momento que vivemos no nosso clube. À fidelidade dos adeptos, à sua paixão e crença, parece contrapor-se uma sucessão ininterrupta de péssimos resultados, o prenúncio de um descalabro verdadeiramente nefasto e assustador; à euforia desmesurada dos últimos anos com êxitos desportivos intra e extra muros,( não só no futebol, mas noutras modalidades emblemáticas), parece que se aproxima uma fase recessiva em termos de resultados e de conquistas.
Eu, que sou dos tempos, felizmente longínquos, em que os fracassos futebolísticos eram apenas compensados com as vitórias do ciclismo na volta a Portugal: o tempo do Fernando Moreira, dos irmãos Moreira de Sá, do Dias dos Santos ( «lá limpámos o sebo à gajada de Lisboa»), do José Pacheco, dos Sousa Santos e Cardoso, do Mário Silva, e de tantos outros que ajudaram a manter viva a chama do nosso portismo ou com as conquistas sucessivas do andebol de onze, sim, do andebol de onze, onde pontificavam jogadores como o Fabião e o Armando Campos e muitos mais e dávamos cartas na modalidade…eu, que sou dessa época, vejo com muita preocupação os tempos que se avizinham. Isto, apesar de haver consócios e adeptos que teimam em reconhecer que a fase é apenas passageira e os tempos áureos estão aí ao virar da esquina. Antes fosse assim e eu estivesse profundamente enganado.
A meu ver razões de vária ordem contribuem para o meu pessimismo:
Em primeiro lugar, o plantel – muitos analistas apontam e na minha perspectiva com razão para a falta de qualidade dos jogadores. Creio, porém, que não é só a substituição de três jogadores (apesar de importantes) que condiciona o rendimento dos restantes. Muitos jogos houve nas épocas transactas em que não jogaram os três ou mesmo dois simultaneamente e nem por isso a equipa se ressentiu tão notoriamente como agora. Julgo que o problema se prende mais com razões de ordem táctica e de estratégia para não falar nos índices físicos e de autoconfiança que são baixíssimos. Além disso é notório o abaixamento de forma em jogadores como o Lucho, o Lisandro e o Bruno Alves, por exemplo…Eles que foram fulcrais no outro ano!
Em segundo lugar, a componente da orientação técnica muito badalada e com toda a justeza aqui no Dragão. Têm sido constantes os erros tácticos e de estratégia do treinador e adjuntos. Para começar, o treinador deveria ter saído no final do último campeonato, pois, apesar de alguns falhanços, teria saído pela porta média, com dois títulos conquistados…Não quis e arrisca-se ir embora pela pequenina sem qualquer honra nem proveito. Mas cada um sabe de si! Depois, a constituição da equipa técnica que me parece demasiado grande, com pouca relevância e nada homogénea. A substituição do adjunto foi para mim um autêntico tiro no pé. Os erros de casting foram um perfeito disparate. A equipa, feita de acordo (?) com o treinador, tem-se revelado uma desgraça. Por culpa de quem? No tempo de Mourinho eram quase todos portugueses com três ou quatro estrangeiros Agora é ao contrário!
Em terceiro lugar, a gestão administrativa, para mim a principal responsável por tudo quanto de mau está a acontecer no clube. Presidente e SAD são os protagonistas da progressiva derrapagem que se vem processando no FCP. O Presidente e todo o seu staff, têm vindo a entrar num processo autista que lhes dá, a eles, lucros fabulosos e escandalosos, mas vem prejudicando seriamente o clube. Quando saírem e forem feitas as auditorias que necessariamente hão-de ser feitas se verá os milhões em que o clube foi prejudicado por erros de gestão. Aliás, e já o referi por diversas vezes, Pinto da Costa teve oportunidade de ter saído pela porta grande, com o respeito e consideração de todos os portistas e portuenses.
Assim!... Pode sair rico, mas sem glória!
São os alcatruzes da nora!

SILÊNCIO CHOCANTE

Acordei, liguei o computador, liguei-me à internet. Nada. Absolutamente nada. Nem uma palavra do Presidente, nenhuma declaração da SAD, nada. Silêncio absoluto. Noutros tempos, pelo menos uma palavra de conforto e esperança da parte de Pinto da Costa era norma. E, de facto, ficávamos confortados e esperançados numa reviravolta. Que, também era norma, acontecia. Agora, Pinto da Costa não nos conforta, não nos dá esperança e, sobretudo, não manda nem gere. Não corre como devia com o pedaço de asno. Não vamos ter outro treinador para Kiev, com os efeitos psicológicos sempre positivos que tal traria. O treino de hoje já foi ministrado. O descalabro seguinte está aí à porta e no fim de semana acaba a época. Sempre em silêncio, como se nada fosse. Tal como um cancro que lenta mas seguramente vai corrompendo um corpo outrora com saúde. E nós vamos comendo, sofrendo e passando noites em claro. E a SAD?

sábado, 1 de novembro de 2008

E dizer o quê?

Que palavras poderemos ainda escrever sobre o momento actual? Sinceramente, ainda estou em choque. E pior fiquei com as palavras do ex-treinador (ainda não é oficial, mas vai ser não tarda nada) a dizer que mais não podia ser feito nem se podia apontar nada...

Então é assim... Já se sabe que, segundo a carneirada que acha que está tudo bem, a critica ou o desvio do pensamento é interdito, mas se ele ainda acha que dizer que os jogadores correram e lutaram e criaram inúmeras oportunidades fazem com que isso seja verdade, então desengane-se porque tudo isso é falso. Alguns, poucos, correram e entregaram-se, outros passaram ao lado do jogo. Oportunidades de golo lembro-me de uma e nem sequer foi daquelas para me levar a levantar do sofá... O FC Porto voltou a ser banal, ridicularizado por uma equipa menor e sobre a qual deveria ter dominado e vencido sem apelo nem agravo.

O problema do FC Porto está identificado: está na SAD manietada e silenciosa e conivente com o estado de coisas, que apenas se mexe para receber os chorudos ordenados e prémios e está numa equipa técnica de baixíssimo nível e qualidade técnica. Está tambem num plantel descarecterizado e amorfo, a precisar de levar uma tremenda volta. Desde logo, chamar os portugueses que andam a rodar por aí e tão bons ou melhores que os estrangeiros que cá andam e despachando estes estrangeiros daqui para fora.

Mais uma vez, estou em choque. Não estou habituado a ver o FC Porto passar por isto. E sofro muito cada vez que passamos por convulsões assim, cada vez que oferecemos de mão beijada campeonatos e prestigio aos porcos, quais pérolas, aos burros, qual pão-de-ló...

Soluções imediatas impõem-se, antes que seja demasiado tarde... Na SAD, varridela total e nova equipa. Baia a presidente da SAD, já! (reparem que digo na SAD, não no clube, são coisas diferentes e exigem pessoas diferentes neste momento) Na equipa técnica, Jesualdo para a rua, juntamente com o José Gomes. Jorge Costa a treinador, Carlos Azenha a adjunto, Rui Barros e João Pinto sim! Na equipa, imediatamente preparar os regressos de Paulo Machado, Luiz Aguiar, Ibson, Bruno Gama e Helder Barbosa e dispensar Lino (alguma vez teve nível para vestir a nossa camisola?), Bolatti (desperdiçou a oportunidade), Fernando (não tem estaleca nem classe), Benitez (não sabe defender), Mariano (flop), Guarin (falta classe e dimensão de jogo) e Farias (não se impõe). E contratar um defesa esquerdo em condições, o dinheiro destes acima chegava e sobrava para isso...

DANEM-SE OS CRÍTICOS

Ora bem, a supertaça já era. O campeonato idem. Dentro de uma semana, bye bye taça e competições europeias. Feito ímpar no futebol nacional, a época acaba para nós muito antes do Natal.
Assim seja, o único objectivo realista que resta, é lutar pelo 3º lugar. Não vai ser fácil.
Afinal, mais uma vez calando os críticos, tenho que reconhecer o quão visionária é a SAD. Depois de escangalharem o plantel, depois de pagarem 1.000.000€ para porem Burrualdo a ajudar a estragar o que de bom ainda havia, será uma grande façanha atingir tal desiderato. Merecerão, pois, os chorudos prémios que se destinaram se o alcançarem. Quem disse que, para o ano, 3º lugar não dava acesso aos milhões?



PS - parabéns ao Bicho pela vitória no derby e por alcançar o 1º lugar.

Que mais será preciso...

Mais um precioso contributo da amada besta, o treinador para a derrocada.

Não escreverei muito, porque penso que não é preciso. Brilhante substituição ao intervalo, a retirar um homem do meio-campo para o meter a defesa-esquerdo, isto porque o Argentino Benitez estava a fazer um jogo miserável, como de costume, mas que mais uma vez recebeu a confiança do treinador.

Estou agora mesmo a ouvir a besta amada. Não apresenta a demissão e diz que nada tem a apontar aos jogadores. Diz que teve inumeras ocasiões de golo.
Perante a pergunta se afasta o cenário de crise, diz que não, que não existe e que há que trabalhar muito para ultrapassar estes maus resultados.

Mais um record negativo batido pela besta. Três derrotas seguidas já não acontecia há muito tempo.

Sempre acreditei que, após a derrota, tivesse a hombridade e dignidade de apresentar a demissão. Não o fez e ainda desvalorizou a derrota.

Se outros não o fazem, eu já comecei a cumprir o meu protesto, por muito que me custe. Não assisto ao vivo a um jogo do Porto enquanto se mantiver a Besta. Se todos fizessem como eu, talvez tivessemos a decisão adequada ainda este fim-de-semana.

Mas como vejo tudo conformado, pelo menos assumo a minha parte do protesto. Porque prefiro ficar em casa a ter que enxovalhar o treinador do meu clube durante 90 minutos. E se calhar não só o treinador.

Pinto da Costa, se castigado pela Liga, não se encontra impossibilitado de cumprir as suas funções. Manter a Besta é não estar a gerir os destinos do Porto conforme a vontade dos seus associados, pelo menos de encontro ao minha visão.

Aquilo que já digo há três anos, demonstra-se semana a semana. De derrota em derrota, apenas escondida pela vitória em Alvalade, o lampião do treinador tenta fazer aquilo que Artur Jorge fez na Lampiolândia. Para isso e para carneirismo, não coném comigo.

Uma palavra final para jogadores: Sapunaru provou mais uma vez que no Salgueiros não tinha lugar (3 milhões). O Benitez provou mais uma vez que não serve nem para arrumador de carros. Hulk mostrou algo mais.

Aguardo pelas próximas horas...

Vamos dar uns tiros no couraçado?

E para hoje, na batalha naval a decorrer na Figueira, nada menos espero que uma vitória, meio a zero chega-me bem, hoje até nem me importo que se jogue mal, quero é que o FC Porto ganhe.

E depois de estar visto que o 433 não resulta com os jogadores que temos e dos breves momentos em 442 contra o Leixões terem resultado no que se viu, pergunto-me se será de manter a aposta neste meio-campo com Meireles e Lucho ao meio e Rodriguez e Mariano (sim, pois o Jesualdo gosta do Mariano, que posso fazer?) nas alas e a flectirem para o centro (e que me parece mais adequado a este plantel) ou se deve regressar à versão anterior. E já agora, porque não regressar ao 343? Afinal de contas os laterais são fracos, não seria razoavel apostar no Pedro Emanuel e ter 3 centrais bem abertos na defesa com o Fernando mais à frente e manter o resto da estrutura do 433? Neste momento, estou por tudo...

E sobre o guarda-redes, acho que o Helton vai voltar, mas se fosse eu continuava no banco e apostava no Nuno. Pelo menos até a equipa estabilizar e então lançava o "puto" Ventura...

Ideias...

O que interessa é que hoje o FC Porto ganhe. Ou então a época começa a estar seriamente ameaçada, à imagem e semelhança de 2004-05, sendo que nesse ano ainda havia a desculpa da saída do Mourinho e da troca do Del Neri sem mais nem menos... E desta vez, temos uma equipa tri-campeã que perdeu 3 jogadores mas que viu entrar para o onze muitos mais novos (normalmente, entre 4 e 7 novos) pelo que muito ainda haverá a escalpelizar sobre responsabilidades do treinador neste péssimo arranque de época. Que tem uma coisa de bom: é que as expectativas baixaram e agora é sempre mais fácil fazer melhor! E espero que começem hoje mesmo - e não vai ser fácil, pelo que vi do jogo da Naval contra quem nós sabemos...