terça-feira, 30 de setembro de 2008

Humilhados

Só não foi a escandaleira dos lampiões em Vigo, porque não calhou.
Na forja uma grande equipa, Senhor Jesualdo!
Confrangedor!
Estou a ver o que nos espera em Alvalade!

TUDO NORMAL

Tal como estávamos todos à espera fomos humilhados em Londres. Tudo normal, por isso. A SAD continua muda e queda a achar que Jesualdo é bom treinador. Tudo muito normal. Cada jogo europeu com equipas decentes traz uma humilhação pior que a anterior - há, pois, uma continuidade normal de resultados. Noutros tempos não muito longínquos, a equipa e sobretudo o pedaço de asno caquético, era recebida com apupos no Sá Carneiro. Hoje em dia, vão descansadinhos para casa e vão ser aplaudidos no próximo jogo. Se alguém assobiar, o brilhante treinador poderá confortavelmente insurgir-se.
Nesses outros tempos, ainda hoje alguém punha o lugar à disposição. Amanhã tínhamos outro treinador. Mas como esses eram tempos anormais, tempos em que ganhávamos em Milão, espetávamos 5 em casa do campeão da Alemanha e levávamos para casa todas as supertaças, hoje o normal é sermos goleados. E por isso, os adeptos, os que antigamente eram os verdadeiros donos do clube, não vão assobiar Jesualdo, não vão abanar lençóis brancos e exigir mudanças. E domingo, muito normalmente, haverá mais.
Eu, como sou um anormal, não porei mais os pés no estádio nem verei mais nenhum jogo. E não o faço não é porque temos o pior treinador da história do clube. Não o faço enquanto não vir um forte levantamento de massas que se mobilize para correr com este geriátrico incompetente e, de passagem, a SAD que o colocou lá e que lá o mantém. Porque, não tenhamos dúvidas, enquanto os adeptos não se juntarem caminhamos para o precipício. A culpa é de todos nós, massa de adeptos apática que tudo engole sem reclamar. Eu não estou habituado a ver o Porto ser desfeito desta forma. Eu não me conformo com o facto de todos os anos ser normal levar goleadas na Liga dos Campeões. Mas sobretudo não me conformo com o facto de ser possível que um treinador (?) do Futebol Clube do Porto, depois de levar vergonhosos 4-0 possa, impunemente, proferir as seguintes declarações, como se fosse tudo muito natural:
«Fica o resultado negativo, mas apenas isso. Tivemos um mau resultado, porque a equipa do Arsenal é forte. Houve períodos durante o jogo que mostrou que temos capacidade para melhorar. Sobretudo do ponto de vista táctico podemos crescer. Num futuro próximo podemos ser mais competitivos e conseguir melhores resultados. O que fica de importante para além do resultado é que perdemos três pontos, apenas isso. Perder por 4-0 ou outro resultado é igual. Houve muito Arsenal e pouco F.C. Porto. Tínhamos consciência que era um adversário muito complicado. As três primeiras oportunidades de golo foram do F.C. Porto e se tivéssemos marcado o jogo seria diferente. Galvanizava o F.C. Porto e mexia com o Arsenal, que perdeu no último fim-de-semana aqui. Mas aconteceu um golo, depois outro e no início da segunda parte outro, que matou o jogo. Fica a ideia que o jogo poderia ter sido outro. O Arsenal poderia na mesma ter ganho, mas teria ganho de outra forma. Às vezes perde-se um jogo, mas pode ganhar-se uma equipa. Vamos trabalhar no que correu mal para melhorar».

Se é este o Porto que os adeptos querem, estou fora. Se quiserem o PORTO de volta, comecemos desde já, de forma ordeira, mas vigorosa, um levantamento popular. Já amanhã e até que haja mudanças profundas.

Já o venho dizendo desde o início da Liga...

que o nosso Mágico Porto prepara-se para ser gamado até ao tutano este ano.
Mas parece-me que toda esta máfia já perdeu toda a vergonha...

Para o jogo de Domingo, nem sequer disfarçam.
Lucílio Calabote é o árbitro escolhido a dedo...

Uma vergonha...
Por mim já nem vale a pena ver o jogo...

É O QUE PRECISAMOS....

SEM FÉ

Ao contrário de outras ocasiões, não tenho fezada nenhuma para logo. O triste palmarés que apresentamos contra equipas inglesas não é fruto do acaso. É fruto da superior qualidade dos britânicos e da mentalidade conservadora, triste e derrotista dos treinadores portugueses. Não é por acaso que o único resultado positivo conseguido em Inglaterra tenha sido alcançado por José Mourinho.
Assim, para além da excelente equipa do Arsenal, vamos lutar, como sempre, contra a própria equipa que Jesualdo vai inventar. Com certeza estaremos todos à espera de Tomás Costa à direita, como pudemos observar contra o Paços de Ferreira. Sendo que essa nem vai ser a solução mais duvidosa que Jesualdo vai tomar. Vai encher o meio campo de médios e o jogo do Porto vai ser o de sempre nestes jogos: a defesa a tremer por todos os lados e a despachar a bola seja de que forma for, Helton a causar enfartes do miocárdio em cada ataque inglês, os centrocampistas a largarem a bola que invariavalemente vai queimar e, por fim, o Cebola e o Lisandro a correrem feitos malucos para ver se chegam aos biqueiros mandados pro Bruno Alves.

Não é que interesse muito, mas o meu onze seria: Nuno, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Lino, Lucho, Raul Meireles, Tomás Costa, Cebola, Candeias e Lisandro.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

NAO GOSTA DE ASSOBIOS?



Presumo então que devamos bater palminhas ao facto de sistematicamente começarmos o jogo com 10, ate ao minuto 60. E pelo facto de so a partir dai se jogar a jogar.
O facto de a nulidade do Mariano Gonzalez ser titular deve ser um fetiche seu. Devemos gostar? Aplaudir?

Quando, como sempre, levar no pelo dos lagartos e disser adeus ao campeonato a 5ª jornada, não podemos ser mauzinhos pois não? Não vá o Marianinho chorar...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Trés pontos... Primeiros do Grupo..



Primeiro jogo na edição da Champions deste ano, três pontos e um jogo completamente atípico...
Uma entrada de Dragão permitiu não só ao nosso Porto se pôr em vantagem, como também manietou completamente os Turcos, que andaram completamente à deriva durante aquele tempo.
Tinhamos os turcos completamente na mão, falhamos um golo escandaloso (numa situação e comportamento nada habitual no Lisandro) que nos permitiria matar logo aí o jogo. Como não matamos, acabamos por sofrer um golo e por os Turcos outra vez no jogo.

Acabamos por ganhar, são três pontos, estamos na frente do Grupo. O resto são cantigas de amor.

No entanto, do jogo de ontem, não poderei deixar de tirar algumas ilações quanto a jogadores.

Rolando - Que jogador. Jogo sem mácula, eficaz, sem faltas e sempre no local certo. É titular e deve continuar. Grande dupla que ali temos.

Benitez - Deus me livre. O homem não acerta uma. Aos três minutos de jogo já tinha dois passes errados e uma fora mal marcada. Se este tem oportunidades de continuar a jogar, não sei por que é o Mareque, também Argentino, foi recambiado logo à primeira. Não me parece ter qualidade nem estofo para jogar no nosso Porto. Lino parece-me muito melhor.

Sapunaru - Uma incógnita. Alterna entre o mau e o bom. Esteve bem no lance do terceiro golo, mas tal não chega. Tal como em jogos anteriores deixou mais uma vez o adversário centrar da linha de fundo. Erra passes, como por vezes é certinho. Deixa, ainda, o benefício da dúvida, mas...

Fernando - Grande jogo a comprovar o que vinha analisando em outros jogos. Certinho, não inventa, dos melhores jogadores em campo. Assunção está bem esquecido e sendo certo que este miudo tem apenas dezanove anos de idade e com uma margem de progressão fantástica. Pelé vai ter muito que se coçar para entrar na equipa.

Helton - Já cá falei muitas vezes dele. Mais uma vez saiu da baliza a catar moscas e só não deu golo porque Rolando nos safou. Grande guarda-redes para o Leiria, mas não aqui. Como sempre, enterra nos grandes jogos, ou seja, quando mais precisamos dele.

Mariano - Já não sei mais o que dizer deste Argentino. Trapalhão, falha passes a rodos, enfim... Não tem lugar nesta equipa titular. Pirque é que que Jesualdo aguentou tanto tempo com ele em campo?

Cebola - O que fez não chega. Fez uma belíssima jogada e passe de morte para Lucho marcar o segundo golo. De resto, andou em campo sem nad que o evidenciasse. Espera-se muito mais dele.

Os primeiros pontos já estão. Viremo-nos então para a Liga Super-Bock. Role a bola...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A JOANA D'ARC QUEIMOU-SE... OUTRA VEZ...

Como aperitivo para o banho turco, sucedem-se em catadupas as vitórias judiciais. Agora é, de novo, a Santa Joana D'Arc, virgem e mártir, a agudizar o seu martírio. Deus não permitirá. Querem-na queimar na fogueira, mas hão de ser queimados no Inferno! Crime hediondo este, a justiça dos homens quer julgar a Santa!

CHAMPIONS: DIA 1

Perante um Fenerbahçe bastante mais forte que o Besiktas da época anterior, nada como entrar a matar e conseguir o que não se consegue há 5 anos, ou seja, vencer. Ainda por cima os turcos vêm desfalcados e em crise, por isso exige-se os 3 pontos. Esperemos que o nosso treinador não invente como é seu péssimo hábito e que a ridícula paragem de 15 dias não faça mal aos jogadores.
O meu onze seria o seguinte: Nuno, Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Benitez, R. Meireles, Lucho, Tomás Costa, Cebola, Lisandro e Hulk.
O de Jesualdo será algo como: Helton, Sapunaru, B. Alves, Rolando e Benitez, R. Meireles, Lucho, Fernando, Cebola, Mariano e Lisandro. Se assim for, as invenções nem serão muitas. Rezemos para que fique por aqui.
FORÇA PORTO!


PS - Uns contratam um jogador num sábado, colocam-no a jogar numa final na quarta seguinte e vêm-no marcar um golaço e ser o melhor em campo. Outros contratam um jogador para uma posição nitidamente carenciada, treinam com ele 3 semanas e não o convocam para o 1º jogo oficial "por estar no clube há pouco tempo." Burro velho não aprende línguas...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ei-lo...

Ao vivo e a cores... na íntegra...
Em resumo, a Fundação Platini a entrar pelo cano...
Acordão.pdf

A CORRUPÇÃO NO SEU MELHOR: MAIS UMA OBRA PRIMA DE PINTO DA COSTA.

Acabámos todos de saber os fundamentos plasmados na decisão do TAS, que validou a nossa presença na Liga dos Campeões. Não vale a pena reproduzi-los, pois a esta hora já terão todos lido o quão demolidor é este acórdão para os justiceiros da LPFP e para os merceenários da FPF. A clareza do raciocínio e a perfeita leitura dos factos podia levar-me a concluir que os juristas do TAS são, para além de bons tecnicamente, isentos. Conhecendo o nosso Presidente, o que se passou torna-se óbvio. Pinto da Costa corrompeu os juízes do TAS com 30.000€. Por via do acórdão, vai recebê-los de volta, cabendo 10.000€ a cada um dos clubes de secretaria e também à própria UEFA. Simples e brilhante. Conseguiu assim pôr os sarracenos e o derrota a pagar para serem roubados...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PONTO DA SITUAÇAO

Nestes disparados 15 dias sem campeonato, não havendo futebol também não houve posts. E sinal de que a nos, ao contrario de outros, só nos interessa o futebol com bola.
De qualquer forma, urge fazer o ponto da situação.
Assim, acabo de ler que o Estado acaba de ser condenado a indemnizar Pinto da Costa pela celebre detenção ilegal. Mais uma vez percebemos que há a justiça do pavão aflautado e da Mize e depois há a outra. A Justiça. Por estas e por outras, foi recentemente publicado um diploma que responsabiliza magistrados pessoalmente por erros grosseiros. Para que não sejamos todos nos a ter que pagar pelos ódios dos outros. Por agora são 20 mil euros, a acrescer a pesada factura da protecção policial a rameira virgem. Seguir-se-ao as indemnizações subsequentes aos arquivamentos de todos os processos (so falta um) ao Presidente e sobretudo as que se seguirão nos Tribunais Administrativos aos vómitos do pavão aflautado, aqui se incluindo a ignomínia da descida do Boavista. Resumindo e concluindo: para contentar e apaziguar 6 milhões, 10 milhões pagam e não bufam. E o miserável pais lampião que temos. O pais cujas televisões se prestam a serem canais difusores de propaganda e intoxicação de opinião publica, como ainda agora constatamos no ridículo episódio da "agressão" do Cebola
Entretanto, há uns dias atrás, o presidente do Guimarães calmava aos sete ventos que não tem nenhuma aliança com os vermelhos. E verdade. Eu não chamaria aliança as cabazadas que levam de cada vez que jogam com eles. Nem a previsível debandada de júniores de Guimarães para Lisboa (um já foi). Pena? Não tenho nenhuma. Pode ser que a quarta eliminação de competições europeias na mesma época, que ai se aproxima, lhe faça alguma luz.
Por ultimo, chegamos todos a conclusão que compensa agredir árbitros em pleno jogo. Custa meia dúzia de tostões e pode valer uns penalties. Ou a validação de golos que não se sabe se entram.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Se dúvidas houvesse...

O pavão aflautado pensa que engana pategos com brincadeiras de trazer por casa. Aplica um sumaríssimo a um jogador fraco, para poder escamotear aquilo que se previa. Pois bem, aqui está a gr4ave sança aplicada à associação mãos limpas:

"A Comissão Disciplinar da Liga puniu o Benfica com uma multa de 3.500 euros por um adepto fantasiado de Diabo ter agredido um dos árbitros auxiliares durante o jogo do passado sábado no Estádio da Luz, com o FC Porto. A Comissão Disciplinar entendeu que, neste caso, por não ter havido lesão grave ou interrupção da partida, deveria aplicar-se apenas o artigo 148º. do Regulamento Disciplinar menos penalizador do que outros que tratam de matéria semelhante. Além da agressão que foi vista através das câmaras da SportTV, os árbitros relataram ainda uma outra. Aconteceu do outro lado do estádio, quando uma garrafa atingiu o outro árbitro auxiliar. Tudo somado, o Benfica foi punido com 4.000 euros de multa. "

terça-feira, 2 de setembro de 2008

IN "PORTISTAS DE BANCADA"

Será que, como Veiga no Estoril, o Vieira vai ter de pedir a ajuda do major por causa de uma multa? Mas a Luz terá interdição ou o Benfica desce de divisão? Pode-se contar com uma vitória na secretaria para o FC Porto?

Uns abnegados cronistas do regime branquearam a situação da agressão ao árbitro-auxiliar José Ramalho na Luz. Foi a imagem do fim-de-semana, de resto complementada com a coação que, posteriormente, se percebeu existir, com o auxiliar a ajuizar que a bola cortada por Bruno Alves estava dentro da baliza.

Logo pulularam na Imprensa os artigos menos nefastos do Regulamento de Disciplina, aqueles que falam de multas e, na pior das hipóteses, interdição de duas formas: jogos à porta fechada ou jogos com público a x quilómetros de distância.

Como temos o Benfica em casa a seguir contra o Sporting e é absurdo que o dr. Costa da Justiceira Liga onde reina o influenciado Taberneiro Hermínio, é claro que tudo deve passar com uma multazita. Porque um Benfica-Sporting à porta fechada é inimaginável, quando muito vá-se para o Allgarve que o António Boronha agradece...

Claro que não se põe a hipótese de o artigo 54º do RD, tão arremessado contra o Boavista por coacção por telefone, seja aplicável na terra do nunca: nunca prejudicar os interesses instalados, claro está lisbonenses também.

"Artigo 54.º
Coacção1. Os Clubes que exerçam violências físicas ou morais sobre delegados da Liga, observadores de árbitros, dirigentes, jogadores, treinadores, secretários ou auxiliares técnicos, médicos, massagistas e delegados ao jogo do Clube adversário, que ocasionem inferioridade na sua representação aquando dos jogos oficiais e contribuam para o desenrolar deste em condições anormais, serão punidos nos termos do n.º 2 do Art.º 51.º.
2. Se os factos referidos no número anterior forem cometidos sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro com consequências no resultado ou levem o árbitro a falsear, por qualquer modo, o conteúdo do boletim do encontro, o Clube serão punidos nos termos do n.º 1 do Art.º 51.º.
3. Os factos referidos nos n.ºs 1 e 2, quando na forma de tentativa, serão punidos com pena de derrota e multa acessória de € 12.500 (doze mil quinhentos euros).
4. Os Clubes são considerados responsáveis, nos termos dos números anteriores, pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, sócios e funcionários."

Portanto, espera-se uma vitória do FC Porto na secretaria: um árbitro foi agredido e esse mesmo quis ver uma bola na baliza do FC Porto a dar o empate ao Benfica. Não é preciso o Miguel "parece-me claramente que a bola entrou" Prates. Em 2004 (o lance Petit-Baía), o lance polémico, como agora, não foi conclusivo no visionamento das imagens.

A Lei 16/2004 foi criada por causa e em vésperas do Europeu em Portugal. Sabemos como somos um País de Leis impossíveis de cumprir. Como os regulamentos da tropa, quem os inventou teve de suicidar-se por ser incapaz de os respeitar... Um país de malucos, com corninhos como o diabo nem que ande a passo de caracol das bancadas à linha lateral, que os polícias - onde estavam os snipers? - quase deixavam o homem de Gaia (a sul do Douro, entenda-se) voltar tranquilamente, ufano e vitoriado pela turba ululante, para o seu poiso ardente.

Curiosamente, a 3 jornadas do fim da época 2003-2004, o Sporting-Benfica teve um energúmeno dito líder da Juve Leo, Fernando Mendes como é conhecido, a invadir o campo, com um pau, travado a custo por José Eduardo Bettancourt.

O Sporting não levou interdição alguma, o rapazola não foi preso e continuou, impunemente, a entrar em estádios. Isto estava a Lei fresquinha, mas era só para ingleses e outros camones verem quando assistissem ao Europeu nesta terra de brandos costumes.

Tivemos, porém, o abuso da coacção pelo Boavista a ditar a sua despromoção. O dr. Costa, da Justiceira Liga, tem agora o seu momento zen que não faltarão microfones e câmaras de tv para enaltecer a sua figura modelar: aplique os mesmos ditâmes que norteou a sua conduta nos acórdãos da Liga que puniram o Boavista ou os axadrezados saberão que, por coacção, mais vale bater que telefonar aos árbitros.

Os justiceiros da Imprensa não terão duas caras para contrariarem o sentido ético e moral que os norteia, um futebol limpo e sem violência.

Será desta que o campeonato da I Liga ficará com número ímpar de concorrentes?
E o Benfica não ganhará um campeonato nas calmas lá pela II Liga, justificando o investimento louco, desesperado, desta época?
Só a coacção por telefone despromove?

O Freitas do Amaral, em vez dos 65 mil euros do parecer fantoche, vai receber 6,5M por outra opinião a divagar sobre o Português e o entendimento de situações agressivas, ainda que "normais mas fora do comum", num contorcionismo a que forçosamente terá de juntar-se doutas opiniões de eminentes magistrados?

Venha de lá essa douta interpretação da CD da Liga. Até o Rui Santos já amenizou as coisas a remeter para José Ramalho o ónus de poder despromover o Benfica...

Delgado, belzebú onde estás tu?

Nã, foi só um folclore de final de Verão.

p.s. - parece que o empate da Luz foi justo. Uma plêiade de jornalistas o sentenciou, ilibou até o árbitro de influências no resultado. O Governo retira ênfase à onda de violência. Até se enaltece o apagamento dos fogos de Verão. Não vivemos no País em que estamos...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

UMA JUSTA REFERÊNCIA

Lucho Gonzalez fez um grande jogo em Lisboa e é claramente o jogador mais importante do plantel. O jovem Fernando estreou-se a doer e fez um bom jogo, enfrentando agora a salutar concorrência de Pelé. Mas quem mais me encheu as medidas no sábado foi Rolando, a confirmar tudo o que já se sabia dele. Imperial, nada faltoso, ganhando muitas bolas em antecipação, sempre com elegância. O lugar ao lado de Bruno Alves é dele, com todo o mérito.