sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ENLOUQUECEU DE VEZ?

Acabo de ler a convocatória para o jogo de amanhã, contra os trauliteiros da Avenida. Com estupefação, constato que Fucile, o único dos 15 reforços de Jesualdo que costuma jogar, ficou de fora, por opção técnica.
Fucile de fora? Sé eu sei porque fico em casa...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Insiste, insiste...

De facto, há coisas que só podem ser milagres. O nosso treinador, altamente competente e de vasto curriculo em eliminação por pequenas equipas, não só não aprende com os erros como ainda é capaz de se exacerbar e superar-se a cada competição que disputa em cada ano. Uma prova viva de que há seres humanos que só conseguem ser superiores à inteligência que dispõem numa única coisa: na burrice que fazem gala em exibir!

Nem tenho palavras para descrever o que sinto. Talvez seja da hora, manhã bem cedo. Talvez esteja ainda atordoado com este milagre. Talvez seja só falta de palavras pelo simples facto de há 3 anos andar a usar tantos adjectivos criticos sobre a gestão do futebol, os treinadores e alguns jogadores. Não sei, o que sei é que já me começa a faltar a paciencia para ver jogos como este, onde começando pelo treinador e acabando nos jogadores a falta de empenho e profissionalismo é gritante.

Volta Yustrich, anda cá fazer ver a estes rapazolas a massa da qual são feitos os verdadeiros homens e profissionais do FC Porto!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

OBVIAMENTE, DEMITAM-NO

-Taça de Portugal - eliminado em casa pelo Atlético na 1ª ronda por ter apresentado os reservas.
- Taça da Liga - eliminado pelo Fátima na 1ª ronda. Apesar de relembrar o Atlético, jogou com as reservas outra vez.
- Supertaça - perdida.
- Futebol apresentado desde que chegou - miserável.
- Contratações - miseráveis.
- Vergonha sentida pelos adeptos- em níveis inusitados.

O campeonato ganho aos trancos e barrancos não chega.

OBVIAMENTE, DEMITAM-NO!

sábado, 22 de setembro de 2007

Empatas

O Jorge Maia, d'O Jogo, tem por vezes editoriais muito bem escritos e pensados. Hoje, os "Empatas", é um desses casos.

Com um bom humor nas suas escritas, pôs o dedo na ferida. Em 6 clubes portugueses e 1 marroquino, o melhor que se conseguiu nesta jornada das taças europeias foi o empate do nosso mágico FC Porto. E mesmo assim, todos esperavam mais e melhor do mesmo FC Porto que conseguiu o único resultado não negativo, pois todos os restantes perderam!

Mas se a ironia do Jorge Maia se revela mordaz, ela não deixa de reflectir um pouco o estado de espiríto dos adeptos dragões, onde mesmo um empate contra o vice-campeão europeu não enche a barriga! Já o escrevi aqui uma vez, pelo menos, que fui habituado e cresci a ver o nosso mágico FC Porto a jogar de cabeça levantada, para ganhar sempre, em qualquer lado e que por isso não gosto nem admito que jogue de forma diferente desta. Até porque foi a jogar assim que obtivemos as nossas maiores vitórias.

É por isso que a brincar é que se dizem as verdades. E a verdade é que se para os outros a derrota tem sabor a vitória moral e basta-lhes, para os adeptos do mágico FC Porto o empate com o vice-campeão europeu tem sabor a pouco e deixa um travo de amargura... É por isso também que o FC Porto é hoje um clube ganhador, com um espirito diferente dos outros, porque este sentimento dos adeptos, de uma forma ou de outra, acaba por se transmitir aos jogadores também, que sabem que não chega apenas ganhar, têm de ser superiores em tudo!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

PELO MENOS A MIM NÃO ME CALAM

Continua o regabofe no Ministério Público português. A Inquisição continua a atropelar todas as normas que se relacionem com transparência, bom senso, imparcialidade e naturalmente, justiça. Tem um único objectivo, não importam os meios para o alcançar. A comunicação social, na sua esmagadora maioria, pode censurar e filtrar as notícias que quiser. Até arranjarem meio de fechar este blog e outros, colocarei tudo o que descobrir relativamente à actuação de Maria José Morgado, aka Mizé Tung e seus acólitos.
Assim, todos ficámos a saber recentemente que o Inquérito contra o cadastrado dos pneus, relativo à transferência de Mantorras, foi arquivado. O que nós não sabiámos é que a PJ, que certamente ainda tem elementos honestos, descobriu factos comprometedores e que, para prova dos mesmos, se tornava necessário o levantamento de sigilo bancário. Ora, o DIAP de Lisboa impediu esse fundamental meio de prova, sem o qual foi proferido o tal despacho de arquivamento. Agora adivinhem quem é a responsável pelo DIAP de Lisboa. Dá-se uma pista: é casada com o consultor financeiro do arguido nesse processo. Podem ler toda a notícia aqui.
Percebemos todos agora porque recentemente um Inspector da PJ deixou a equipa de Mizé.
Um dos bicos de obra de Mizé prende-se com o volte-face recente dos acontecimentos. Com o início do apito "avermelhado", o político nomeado por Sócrates que ocupa o cargo de Procurador Geral da República não podia deixar de nomear uma equipa nova para "investigar" esses factos. E o que faz esta equipa? Em vez de investigar os factos aí relatados, começa a investigar os magistrados do Porto que cometeram a desfaçatez de acusar a Imaculada Carolina. Sem a Imaculada não há apito dourado, sem apito dourado não há condenação a Pinto da Costa e ao Porto. Ora, a Imaculada tem que permanecer Imaculada. Por isso, mancha-se o nome dos "morcões" do MP do Porto, que certamente estão todos corrompidos por Pinto da Costa e ousaram atacar a sua virgem vestal de serviço.
Meus amigos, é este o País e a democracia que temos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Idem, idem, aspas, aspas

Não o diria melhor, diria talvez de forma mais corrosiva... Mas não vale a pena, de tão eloquente que foi o Azulão no post anterior.

Nem um presente de aniversário do meu FC Porto a jogar contra 10 do Liverpool eu tive, que tristeza!

Enfim, é aquilo a que estamos sujeitos com a navegação à vista (das comissões, claro!) que a SAD vai tendo...

A GESTÃO DO DINHEIRO E OS AVALES DE JESUALDO

Se a memória não me falha, desde que Jesualdo Ferreira chegou ao Porto, contratou-se os seguintes jogadores, obviamente avalizados por ele:

- Lucas Mareque
- Renteria
- Nuno
- Lino
-Stepanov
-Bolatti
- Kaz
-Leandro Lima
- Mariano Gonzalez
- Edgar
- Farias
- Luis Aguiar
- Fernando
- Eliézio

Isto perfaz um total de 14 jogadores, ou seja uma equipa e três suplentes. 3 destes jogadores (Eliézio, Fernando e Luis Aguiar) foram de imediato emprestados a outros clubes, sndo que o primeiro nem sequer pisou a relva do Dragão.
Quanto a Renteria e Lucas Mareque, foram contratados em Dezembro de 2006. Supostamente, este período intermédio de contratações serve para se ajustar o plantel, ou seja, para se contratar jogadores que peguem de estaca no onze. Meio ano depois foram sumariamente dispensados.
Com isto sobram 9 jogadores. Destes, os portentosos Lino e Edgar nem convocados são. Sobram 7 - KAz, que ora é convocado ora não e mais 6, que estão sistamaticamente no banco, sendo que só Mariano e Leandro Lima são suplentes regularmente utilizados.
Conclui-se assim que em ano e meio, aquele a quem chamam treinador do Porto, avalizou ou pediu a contratação de 14 jogadores e não utiliza um único a titular. Joga assim, com a mesma equipa do ano passado, desfalcada de Pepe e Anderson. Obviamente, o onze está mais fraco.
Em termos de gestão financeira, gastou-se só este ano 13 milhões de euros (aos quais se soma 6,5 milhões do restante passe de Lucho). A esse valor acrescem os passes de Eliézio, Mareque e Renteria, dos quais desconheço o valor. Devemos estar a falar num total de 16 ou 17 milhões de euros gastos, para tirar uma rentibilidade igual a zero.
Este é o balanço da política conjunta da SAD e da visão única de Jesualdo - plantel pior que o do ano passado, apesar das condições financeiras únicas face às vendas efectuadas. Pelo meio, as dispensas de Ibson (um crime) e recentemente de Jorginho, passando pela tentativa de dispensar Adriano, o salvador, em Dezembro último.
É a realidade que temos. Em qualquer outro ramo de actividade, Jesualdo Ferreira há muito estava a receber subsídio de desemprego, com uma acção cível em cima por gestão ruinosa de recursos. Eu acrescentaria a tal acção um pedido de indemnização por danos morais, causados pelo paupérrimo futebol praticado e pela triste imagem de coitadinhos cheios de medo que sistematicamente passamos na Liga dos Campeões.

Porque será que não queremos ganhar???

A pergunta que pus no título, diz bem aquilo que se me passou pela cabeça durante o jogo de ontem. Afinal o treinador não mudou a tática mantendo tudo na mesma. Começamos bem e pressionamos nos primeiros minutos. A partir do momento em que sofremos o golo do empate tudo ficou estático, sem reação e com medo... Então na segunda parte, tudo parecia bem e sem necessidade de alterações. Após a expulsão de Pennant, o treinador deveria dar um sinal para dentro do campo. Um sinal de confiança e de motivação para a vitória. O que aconteceu foi que se manteve tudo calmo e sereno. A equipa do Porto atacava com seis homens atrás da linha da bola, tentando meter as bolas nas alas, único local por onde se tentava atacar, rezando a S. Quaresma e a S. Zé Bosingwa. Faltava um organizador, um pensador, um homem que fizesse a posição 10. Notava-se ao longe. Junto a mim, no estádio, comentava-se a cada jogada do Porto que fazia falta alguém naquele local, ainda para mais quando se jogava contra dez. Naquela altura, olhando para o banco, tinhamos o Kamikaze, o Bolatti, o Marek Chec e o Stepanov. Quatro homens que não serviam. Mas olhei para a bancada e via o pequeno Leandro Lima, que daria um jeito bestial, mas que não sei porque estava no banco da bancada e não nos suplentes. Ou melhor, até sei, porque temos um treinador que não foi feito para guiar um Ferrari e que é capaz de dizer que foi um resultado positivo. Faltou ambição!!! o Treinador nem sequer mandou avançar a equipa (jogamos até final sempre com seis jogadores atrás da lonha da bola), não mandou pressionar, como tirou Raul Meireles que estava a fazer um grande jogo em termos de pressão ao meio-campo defensivo do Liverpool. Se verificarem bem, durante todo o jogo não tivemos uma jogada com cabeça, tronco e membros que nos tivesse dado uma grande ocasião de golo (excepto a do penalti). Aos 2 minutos foi uma entrega do adversário. A do Quaresma na segunda parte é um ressalto. Parece-me por mais evidente que perdemos uma grande oportunidade para mandar o Liverpool para casa de cabeça baixa. Foi muito pouco. E não se pense que estou com a mania das grandezas, que devemos ganhar a tudo e todos. Devemos é ter postura para tal e, conforme decorreu o jogo ontem, deveriamos ter tentado, ter tido ambição, a ambição que se notava nas bancads entreos adeptos mas que o treinador não consegue assimilar e que lhe deve advir de tantos anos a sofrer pelos lampiões. Mais uma vez perdemos uma grande oportunidade. Porque quem se contenta com 8, nunca chega a oitenta. E revolta-me ouvir alguns jogadores e o próprio treinador a dizer que foi um resultado positivo. Porque este é um comodismo que me incomoda e que revela falta de ambição. A ambição de ganhar, mesmo quando todos os outros são melhores. Queria mais, poderiamos ter feito mais e deveriamos ter feito mais. No entanto, com este treinador, já sei que não posso aspirar a mais, pois quem diz (como ele disse) "não ganhamos, mas também não perdemos", revela muito bem o que pretendia do jogo de ontem. Nas bancadas, queria-se mais... Eu queria mais... Começo a ficar resignado, o que não é bom sinal...

O DESTAQUE DO PORTO vs LIVERPOOL

Esteve uma belíssima noite para a prática da modalidade. Infelizmente, a modalidade não foi praticada.

CRÓNICA DO PORTO vs LIVERPOOL

Confrangedor.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Começam os jogos a sério...

Hoje o Mágico Porto dá o pointapé de saída na Liga dos Campeões contra o Liverpool.
No meio de notícias de uma nova revelação no futebol lampionês, de nome Rui Bosta, e as queixinhas aos árbitros por parte dos lagartos, o Mágico Porto lá vai levando a água ao seu moinho.

Apesar de exibições pouco conseguidas e, a meu ver, de erros de palmatória do treinador, lá vamos ganhando os joguinhos necessários para nos matermos em primeiro. Mas hoje tudo será diferente. O nosso adversário é uma grande equipa, com grandes executantes (Gerard é um jogador que regala as vistas) e muito venenosa.
Trata-se de uma equipa que defende muito bem e que ataca muito rápido.

Pelo que vi hoje, parece-me que o treinador vai dar mais uma das suas, mudando o sistema tático, ao estilo do velho treinador português.
Assim espero que não aconteça, porque sempre que tal é feito o resultado é sempre o mesmo: não ganhamos o jogo.

O treinador tem de se habituar que o discurso que apregoa tem de ser levado à prática. Que o Porto joga para ganhar e impor o seu jogo contra qualquer equipa. Não digo que não deveremos ter as cautelas defensivas necessárias, mas tal não pode acontecer com a alteração do sistema tático e com entrada de mais um jogador para o miolo. Só confunde a equipa e, normalmente, dá desastre.

A ver vamos. A esperança no azul é sempre muita.
Aguardo serenamente o jogo... Lá estarei com todas as minhas forças...
FORÇA CAMPEÃO...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

OS LOBOS, OS RATINHOS E O ESCROTO LUSITANO

É certo que o rugby é um desporto elitista, como muito bem refere Miguel Sousa Tavares. Não é menos verdade que na sua esmagadora maioria, os jogadores nacionais são oriundos de famílias ricas, o que lhes permite poder praticar a modalidade sem pensar na questão financeira. Todavia, a forma como entoaram, ou urraram o hino nacional não foi comprada nem aprendida nas universidades finas em que eles estudaram. Veio-lhes do fundo da alma e comoveu toda uma nação. Aí, um País adormecido aprendeu o que é amor ao desporto e amor a Portugal. O troféu mais importante já o ganharam. Depois de nos oferecerem uma presença histórica no Mundial, ofereceram-nos este momento inesquecível. Obragado Lobos.
Quase sem darem por eles, os Ratinhos passaram de joguete e bombo da festa do Euro, na imprensa espanhola, para equipa que pratica bom basquetebol e com uma alma e uma garra sem limites. Para quem conhece a dita imprensa, isto trata-se de um enorme elogio. E de facto, merecem-no. Depois da qualificação histórica, pude, realizando um sonho de sempre, apreciar a selecção nacional de basquetebol ombrear com as melhores selecções - aquelas que antes víamos na televisão jogarem umas com as outras, de repente estavam a jogar com Betinho e Cª. E, da mesma forma sorrateira como entraram no Euro, por lá continuaram, até ao dia em que cilindraram Israel - a histórica Israel. Com afundanços, triplos de toda o lado e alley-oops. Saíram de Madrid com o nono lugar e perante a quase total e vergonhosa indiferença dos órgãos de comunicação portugueses, mais preocupados com o SENHOR Camacho.
E eis que chegam os dias de jogo do Escroto Lusitano. Capitaneados pelo Abominável Homem Gaúcho, vinham moralizados pelo precioso empate arrancado a ferros na capital da poderosísma Arménia. As contas Escarrolarianas batiam certo - emapte fora, vitória em casa. Eis que senão, o Aviário do Montijo torna a escancarar a capoeira. Perante a corda no pescoço, afinal pudémos constatar, nos Avantes, que os frangos de Ricardo afinal são... frangos. 4 anos depois, finalmente abrem os olhos. E, heresias das heresias, Cristiano Ronaldo não jogou nada! Terei lido bem? Quaresma deve jogar de início? O tempore...
Culminando a quarta exibição miserável consecutiva, com os lugares cativos do costume, eis que finalmente o Abominável se revelou (para os apoiantes da equipa de todos eles, porque para mim já se tinha revelado há muito) e "tapeou" um sérvio. Com a cara de pau costumeira e que eles antes aplaudiam, mentiu, disfarçou e sacudiu a água do capote. Teve azar - já não os tem do lado dele. Ficamos a aguardar agora serenamente o que Madaíl vai fazer. Ele que, recentmente, castigou um miúdo de 19 anos, por ter arrancado os cartões ao árbitro, com 12 meses de suspensão. E assim vai o Escroto Lusitano, a gloriosa equipa de todos eles. O verdadeiro orgulho da nação!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Uma grande Homenagem...

aos nossos bravos do Raguebi!!!
Só pela forma como cantaram o hino, já nem precisavam de jogar...
Que vontade, que garra, que exemplo...
A minha sincera homenagem...

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Eis o que a Equipa do Apito Minado considera uma testemunha credível e fundamental:

"Carolina acusada de fogo posto e ofensas corporais
Ex-companheira de Pinto da Costa vai requerer a abertura da instrução

Carolina Salgado foi acusada pelo DIAP do Porto (Departamento de Investigação e Acção Penal) por um crime de incêndio e um crime de ofensa à integridade física qualificada, na forma tentada.

A notícia foi avançada pelo semanário «Sol», na edição electrónica, e confirmada ao PortugalDiário pela defesa da arguida, que pretende requerer a abertura da instrução.

Em causa estão os incêndios ocorridos nos escritórios de Pinto da Costa e de um seu advogado, Lourenço Pinto, bem como de um solicitador, em Junho de 2006.

Carolina é ainda acusada por uma tentativa de ofensas corporais graves ao médico Fernando Póvoas.

Segundo a acusação, Carolina Salgado deslocou-se à casa de Pinto da Costa, em Vila Nova de Cerveira, quando já se encontravam separados, com dois indivíduos. A intenção era retirar dali alguns objectos de valor.

Mas, ao verificar que o carro do presidente do FCP e o do médico Fernando Póvoas se encontravam estacionados, terá incitado os indivíduos a incendiarem a casa, tendo os mesmos recusado.

Mais tarde terá convencido os mesmos indivíduos a agredirem o médico à saída do escritório, na zona das Antas. Os dois indivíduos chegaram a deslocar-se às imediações do consultório, mas convencendo-se de que teriam sido filmados, acabaram por desistir. A ideia era simular um assalto.

Um deles terá acedido porque, segundo a acusação, na altura mantinha uma relação amorosa com a arguida, o outro porque aquela lhe teria prometido um dose de estupefacientes.

Por seu lado, os incêndios nos escritórios de Lourenço Pinto, Pinto da Costa e Jorge Vieira Pinto (solicitador) teriam sido motivados pelo facto de Carolina ter sido informada de que o presidente do FCP possuía documentos assinados por si em que esta admitia ter recebido dinheiro emprestado para adquirir o carro e o apartamento.

Segundo a acusação, Paulo Lemos incendiou os escritórios, mas não provocou grandes estragos. O prejuízo é estimado em 5000 euros e colocou em risco bens no valor de um milhão de euros.

De acordo com a defesa de Carolina Salgado, esta arguida foi a única acusada no processo.

A autora de «Eu, Carolina» está sujeita a termo de identidade e residência, a mais branda medida de coacção, mas o Ministério Público já pediu ao Tribunal de Instrução Criminal que fixe outra medida de coacção. "

EIS O CONCEITO DE MARIA JOSÉ OCTÁVIO MORGADO PARA IDONEIDADE...

ESTATÍSTICA INTERESSANTE

Acabo de ler esta reportagem
Deveras interessante, sem dúvida. Li com especial atenção, e tomei a devida nota, acerca do "dízimo" que a FPF, desta forma, entrega aos clubes de Lisboa. Seria agora interessante também saber os montantes das receitas desses jogos.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

A CENSURA

Este não é um espaço para se falar de política. Por esse motivo, não vou discorrer sobre o clima de medo que se vive nalguns (todos) sectores da sociedade. Apenas me debruço sobre o futebol.
Como todos sabemos e sentimos diariamente, 90% da comunicação social generalista e desportiva presta nojenta e caduca vassalgem aos clubes da capital, e, verdade se diga, 90% desses 90% ao ex Clube do Império. Como meio para alcançar tal desiderato, utilizam as estafadas armas do costume: exacerbar sem qualquer pudor qualquer feito, ou suposto feito que, noutro clube qualquer não redundaria senão numas linhas em rodapé. Veja-se, por exemplo as capas de hoje dos suspeitos do costume. Isto relativamente aos seus. Relativamente aos "outros", leia-se Futebol Clube do Porto, o inverso. Ausência de primeiras páginas e branqueamento dos feitos gloriosos, já que estes estão exclusivamente e por direito divino, reservados ao "Glorioso". Isto, como disse, já sabemos há muito tempo, e é uma realidade com a qual aprendemos a viver e da qual extraímos às vezes forças para suplantar as adversidadades. Os não portistas não sabem, nem podem saber, o pulsar dum dragão e a alegria redobrada que sentimos quando somos campeões. É um genuíno "contra tudo e contra todos".
Todavia, a censura e a vassalagem de que falei conseguiu minar todos os pilares da democracia. O futebol é importante, é o ópio do povo, mas não passa dum desporto. Apesar deste facto, o ódio acumulado desde o dia 25 de Abril de 74, que coincidiu com a reviravolta no panorama desportivo português, culminou numa cegueira histérica que se alastrou a magistrados, agentes da PJ e mais jornalistas. Todos juntos, usados por um cadastrado, cozinharam o infame "apito dourado". Procuradores e agentes da PJ direccionaram um inquérito que de isento nada tem, pisando todas as normas processuais, penais e constitucionais vigentes. Este inquérito é uma autêntica inquisição e, tal como esta, apenas serve para queimar na fogueira os inimigos ímpios da fé (vermelha, claro está). Pelo caminho afastam-se os agentes e magistrados isentos, nomeando-se a Torquemada de serviço. Portugal perdeu o seu estatuto de Estado de Direito, acabou-se a confiança na Justiça e começou um período negro de terror. Agora, ninguém está seguro. Hoje é o Futebol Clube do Porto, amanhã serão os morenos, os loiros ou os anões. Ou os de partido estranho.
O mais grave, porventura, é que ninguém se incomoda com isso. Como a bruxa que pretendem queimar é Pinto da Costa, o ódio do povo, o país bate palminhas enquanto se espuma. Coitados, não alcançam os bons chefes de família que amanhã poderão ser eles.
Enquanto os órgãos de polícia criminal vilipendiam tudo o que de bom alcançaram em muitos anos e lá vão, cantando e rindo, outro dos pilares básicos de qualquer democracia fecha os olhos e assobia para o lado. A imprensa livre já não o é. E não falo da imprensa desportiva. Falo das televisões, dos semanários e dos diários. Se são céleres a trucidar todo e qualquer segredo de justiça, publicando escutas e peças processuais do "apito douado", de repente perdem o acesso ás fontes jornalísticas do "apito encarnado.". O que vem no documento anónimo é de gravidade extrema. Há que investigar e apurar a verdade. Mas, jornalisticamente falando, deveria ser uma "bomba". Porque lá se fala na condenação anterior do Chefe de Família - Mor. Porque vêm lá nomes reais, factos concretos e comparações de actuação da PJ e Ministério Público. Porque se fala em tráfico de influência e de estupefacientes.
Uma coisa, todavia, não podem calar. A Persistência dos Dragões. Ajudados por essa arma de liberdade chamada internet, podemos todos ter acesso ao que se escreve na denúncia anónima. É um dever de portista, de português e de democrata espalhar esse conteúdo. Para que as armas sejam iguais. Para que os pratos da balança se equilibrem. Para que se expurgue a Inquisição. Dentro desta óptica, devemos substituir-nos à televisão paga por nós, e a todos os jornalistas deste País que venderam a alma ao diabo por muito menos que treze dinheiros.
Eis aqui o que eles escondem.