terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

A minha colherada

Francamente, amigos, estranham a onda de contestação erguida em torno do resultado obtido no Mário Duarte? De estranhar seria que aplaudissem. Espantam-se com os comentários da TVI, da SPORTV, dos Records? De espantar seria que dissessem bem.
Não esqueçam que o idiota director dessa vergonhosa estação de TV na recente "gala", vestido de imperador ( da saloíce nacional?), proclamou alto e bom som vivas aos lampiões e uma das rábulas do espectáculo (tenho tanta pena por ver o Júlio Magalhães metido no meio daquela corja!!!) mais não era do que pretender denegrir o nosso presidente.
Não esqueçam que por parte dessa estação ( e das outras também) o objectivo principal é fazer campanha contra o F.C. do Porto. O ódio é proporcional à frustração. A afronta é proporcional ao desespero.
O que aborrece e intriga é que não haja jornalistas ou comentadores capazes de questionar directamente, olhos nos olhos, os autores dessas insidiosas campanhas. Capazes de os enfrentar e desmascarar . Parece que ficaram todos reféns desses mentecaptos, anestesiados pelas atoardas que impunemente nos lançam. Tenho saudades dos murros na mesa do Pedroto, do Oliveira, do Mourinho... Das farpas do Jorge Nuno... Das réplicas do Pôncio Monteiro... As hienas rosnavam, mas agachavam-se, faziam campanhas, mas tinham receio...
Agora!!!
Se até qualquer "bardamerdas" lampião vem meter o bedelho neste e noutros blogs do nosso clube!
Que vão todos para a "pata que os pôs"!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Uma mão cheia...

...de golos, mas que se não tiverem seguimento poderão ser uma mão cheia de nada, pelo que se pede à equipa total concentração e empenho para este mês de Março que será tão ou mais importante como o foi o de Janeiro, que tão mal nos correu então.

Em todo o caso, a marretada que o Beira-Mar levou ontem foi merecida e nem sequer faltou o já tradicional penalti por marcar, novamente em carga sobre o Postiga, isto apesar de pela primeira vez em muito tempo (uns largos meses, tenho essa impressão) um árbitro ter assinalado um penalti a favor do FC Porto na Liga Bwin.

Gostei muito do Quaresma ontem, mais uma vez o "saca-rolhas" que abre defesas com fintas, dribles e passes que baralham qualquer um. Felizmente que para além dele, tivemos ainda um Raul Meireles em grande, com mais um grande golo de meia-distância, além de um Pepe que agora além de defender com a qualidade que se lhe é reconhecida também ataca muitissimo bem - no último jogo cruzou para um golo, neste ganhou um penalti, não contando com o lançe de bola parada que abriu o marcador...

Portistas, quando o FC Porto joga assim e marca como parece estar outra vez a marcar, podemos sempre esperar algo mais da equipa. O que não se percebe é estas alternancias de estado de espirito e forma, esta instabilidade exibicional que vem apresentando: ora na mó de cima, ora na mó de baixo.

Ultima nota: gostei de ver o Renteria, mexido, com apetência para o remate e interventivo. Para confirmar mais tarde indicações dadas nos poucos minutos que até agora actuou.

Pavão

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Marreta(da)

Marretada merece levar o Beira-Mar hoje à noite, clube vendido aos espanhóis e ao serviço de S.Majestade El-Rei D. Juan Carlos!

Marretada merece levar este futebol português cuja justiça é cega - não no sentido de que deve ser isenta, mas no sentido que só vê aquilo que quer ver, sejam agressões, sejam penaltis... Nas últimas 3 jornadas vimos o nosso principal jogador cumprir pena de suspensão em duas por alegada agressão cujo recursso, apesar da pena cumprida, ainda não foi analisado e vimos pelo menos 3 penáltis roubados de forma clara, ao não serem assinalados e a respectiva penalização disciplinar ser mostrada ao infractor. Ainda estou para ver o que se vai passar hoje (será que à terceira é de vez?) e aquilo que o Conselho de Justiça vai decidir quanto ao recurso interposto pelo Quaresma.

Marreta é o espanhol mediano como jogador e que nunca treinou na vida que vem dizer, IMPUNEMENTE, que só à marretada se trava Quaresma! Qual é a mensagem, nada subliminar, que está a transmitir? Quem assistiu ao último jogo da Liga dos Campeões viu a forma como Diarra travou diversas vezes o Quaresma. E a violenta entrada do Essien. De facto, esses usaram a força bruta. Com a complacência do árbitro diversas vezes, verdade seja ela também dita! Com toda esta situação do apito dourado a condicionar os árbitros, com o pedido expresso do coño do gallego para travar o Quaresma, pergunto-me se a alteração que o (às vezes) marreta do nosso treinador deveria fazer não seria começar com o Quaresma no banco?!

Enfim, espero que o FC Porto ganhe hoje, nem que seja à marretada - que é para os nossos adversários e em particular os nossos inimigos provarem do veneno que andam a cuspir para o ar.

Pavão

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Empate técnico

De facto, como bem diz o Francisco, nem tudo está perdido.
Do jogo resultou um claro empate, não só no resultado como também no campo da táctica e técnica.
Se o FC Porto iniciou algo nervoso o jogo, ao fim de poucos minutos começou a controlar as operações, com a devida autorização do Mourinho que fiel ao seu 442 defensivo europeu, deixou que fosse o FC Porto a fazer as despesas atacantes.
E na primeira parte, com um bom apoio do Fucile, o Quaresma fez gato-sapato do Diarra - a quem muitas faltas foram perdoadas - e do Mourinho, os seus defensores directos.
O golo foi algo de sorte e algo de raiva do Meireles, mas entrou e valeu. O remate ao poste do Quaresma, em grande jogada de envolvimento, foi fantástico (outrageous e dramatic shot, na versão dos comentadores ingleses do ESPN) e merecia o melhor final.
O golo do Schevechenko foi algo consentudo pela defesa e meio campo que deixou que progredissem em tabelas sem que ninguém assumisse fazer a falta que poderia valer o amarelo mas evitaria, provavelmente, este desfecho. É por isso que o Mourinho pode usar esta táctica: com jogadores atacantes como o ucraniano ou Drogba, uma oportunidade num jogo pode ser o bastante para marcar...

Quanto à alteração táctica que o Jesualdo fez a meio da segunda parte, não lembrava a mais ninguém e foi um acto de desespero de quem queria ganhar porque disse que o ia fazer mas não sabia naquele momento como o fazer. De facto, como muito bem referiu o Dragão, a saída do Fucile foi um erro que mais se fez notar depois da entrada do Bruno Morais para re-editar o 442 vitorioso da última sexta. Quaresma não tem perfil de nº10 nem de atacante centro, pelo que a partir do minuto 65 desapareceu do jogo. E o Chelsea não é, nem de perto nem de longe, uma equipa do calibre da Naval...

O que de facto me deixou algo pensativo foi o facto de não haver centro-campistas no banco: Ibson estava na bancada, Jorginho continua de molho. Ora se por acaso havia alguma lesão durante o jogo, a táctica teria sido alterada muito mais cedo e provavelmente em vez de um empate técnico teríamos um KO ao primeiro round.

Para a segunda mão, em Londres, estou neste momento pessimista, porque temo que o Jesualdo tenha uma recaída "arsenalista" e se ponha todo à defesa - ou seja "pragmático" como disse o Mourinho no final ontem sobre o jogo defensivo do Chelsea - o que é meio caminho andado para ser eliminado sem apelo nem agravo.

Estou como o Dragão: de facto, o Jesualdo não é treinador para o nosso mágico FC Porto. Para consumo interno vai servindo, conheçe os adversários e os treinadores opositores, sabe minimamente como levar a equipa ao título. Mas sempre que tem uma barreira mais complicada de transpor, que é como quem diz um jogo que não seja contra uma equipa da 1ª Liga, falha tactica e tecnicamente muitas vezes.

Pavão

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Nem tudo está perdido

Apesar de algumas deficiências foi, quanto a mim, um jogo interessante, pois é preciso não esquecer que o Chelsea tem uma grande equipa. No entanto, podíamos perfeitamente ter ganho.
Tivessem jogado assim com esta vontade e este querer e não tinha havido Atléticos, Leirias e Estrelas. Isto é que me faz raiva.

55, 65, 75

Estes podiam ser alguns dos números do euromilhões. Ou então, os minutos dos golos do Porto. Mas, infelizmente, não são. Faça sol ou chuva, seja para a taça ou para o campeonato, esteja a ganhar ou a ser goleado, jogue em casa ou fora, contra o Carcavelinhos ou o Chelsea, Jesualdo Ferreira faz sempre as substituições nestes minutos de jogo. E, regra geral, mal.
Depois de uma incompreensível convocatória, com 8 defesas e apenas 3 médios, não se esperaria grande vitória esta noite. Se, por acaso, Lucho se lesionasse aos 10 minutos, jogaríamos com um meio campo com Cech, Assunção e Raul Meireles? Deus me livre... A pergunta volta à baila? Onde pára o Ibson?
Apesar de tudo, mesmo com 10 jogadores e um estorvo, nem se jogou mal. Mais não era esperado quando o nosso ponta delança (?) dá pelo nome de Postiga. Se a isso acrescermos que o mesmo é sempre o último a sair (claro está, aos 75 minutos), está tudo dito. Se, ainda por cima, com as trocas e baldrocas ficámos numa posição suicida de apenas dois médios, sendo um deles o Lucho todo roto, melhor ainda se torna o resultado.
O Sr. 55, 65, 75, não contente por ter decorado na escola de futebol onde estudou que estes são os minutos para se operarem substituições, ainda por cima conseguiu tirar o Fucile, principal apoio para a boa exibição do Quaresma. Desde que o uruguaio saíu, Quaresma ficou sem apoio e desapareceu. Cech saiu do meio campo e foi para lá, sem atacar. Devemos agradecer o facto dos ingleses nada mais quererem do que o empate, pois caso contrário os últimos 15 minutos teriam sido um massacre...
Isto leva-me a outra questão. No período de Inverno contratou-se dois jogadores para não jogarem. O lateral argentimo pareceu-me até bom jogador. Chegou e foi lançado às feras e, num ápice, nem convocado é mais. A questão é legítima. Se não presta, porque foi contratado? Se o 55, 65, 75 não conta com ele, porque avalizou a contratação? De Renteria, a mesma coisa. Ou é bom, ou não. Jogador de alta competição não precisa de meio ano de adaptação. Se existe um claro défice de finalização, não se entende a sua não convocatória e a insistência na nódoa 23. Poderia ainda falar na bárbara ostracização de Adriano, mas tal ingratidão fica para outro post...
Agora "resta" ganhar em Londres. Com a boa equipa que temos, precisávamos dum treinador mais do que banal. O 55, 65, 75. claramente não é esse treinador. Seria preciso alguém com coragem e sabedoria suficiente para potenciar os bons jogadores que temos, de forma a atenuar-se a diferença colossal de orçamentos existente entre o nosso Clube e o Chelsea (50 milhões contra 330 milhões). Como não temos tal treinador, prevejo o atropelo de trincos e centrais em Stanford Bridge, com o bombear de bolas para esse portento chamado Hélder Postiga. Como milagres não há...
Para não me acusarem de só falar nas coisas más, aqui fica o elogio da noite para esse fabuloso jogador chamado Pepe. Meteu Drogba no bolos, obrigando-o a fazer a pior exibição da época. Faz lembrar Ricardo Carvalho quando cá estava. Temos aqui a nova galinha dos ovos de ouro!


PS - O stupid one não merece mais do que este post scriptum. Fez a sua exibição nojenta do costume, metendo-se com Quaresma na primeira parte, cada vez que este partia os rins a um defesa. O espalhafato usual, castigada com mais vaias do que palmas. Estava à espera de quê? Não somos todos os mentecaptos que julga...

GRANDE DIA

Chegou o dia por que todos esperamos.
Um jogo cheio de condições para ser o jogo da época, em que temos do lado contrário um treinador que esteve presente em quase todas as grandes conquistas do Mágico Porto dos últimos anos.
Não quero dar muita publicidade a este treinador, pois isto é o que ele pretende. Mas não posso deixar de transcrever a forma como o vou receber logo à noite. O treinador da equipa adversária vai ser recebido por mim exactamente com a mesma indiferença com que recebo qualquer outro, isto porque apenas lhe vou fazer aquilo que ele fez quando ganhou a Liga dos Campeões pelo Mágico Porto.
Nesse dia, ignorou quem tanto o apoiou e apenas se interessou por si e pelo dinheiro, tanto como confirma agora quando diz que tem menos pressão do que quando estava no Porto, pois já ganhou a Liga dos Campeões e na altura ainda não havia ganho. Será que o Russo, que lhe paga principescamente para ele ganhar, gostou de ouvir estas palavras? É que o clube que lhe paga ainda não ganhou essa taça e paga-lhe rios de dinheiro para a ganhar. Mais uma vez o treinador olha para o seu umbigo, ignorando quem lhe paga e lhe proporciona todas as suas vitórias, nãoquerendo eu lhe tirar o mérito de grande treinador que é.
E não sou capaz de ouvir este treinador dizer que os Portistas que têm memória o aplaudirão de pé, porque ninguém apaga aquilo que ele fez no Porto e porque estes sabem que ele teria que ir à sua vida à procura de novos objectivos. E não sou capaz porque eu sou dos que têm memória e até entenderia que ele fosse à sua vida após ganhar a Liga dos Campeões. Todos sabíamos que ele iria sair.
O que não precisava era daquele fait divers para o efeito. Festejava com aqueles que o ajudaram, respeitando todos, tal como o fez Artur Jorge em 1987 e sairia pela porta grande tal como este saiu no ano de 1987, após ganhar aquele maravilhoso caneco. Também Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco festejaram junto com aqueles que o apoiaram e gastaram o seu dinheiro em viagens para os apoiar e sairam para clubes estrangeiros, que todos sabiamos inevitável, e sairam para outros clubes, não precisando daquele choradinho de quem se acha o melhor do mundo.
Logo, de um lado estarão os meus, os Dragões. Do outro os Ingleses.
E de um lado estarão aqueles que fazem tudo para eu me sentir content6e e do outro lado aqueles que querem que eu fique triste.
Como tal, logo será gritar Porto até que voz me doa...
E no fianl espero ter uma boa prenda...

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Vai uma partida de Bridge?

Pois é, quase estive para não escrever este post, por causa de uma partida de bridge que tinha aprazada... Mas achei que o joguito, na minha lista de prioridades estava depois do blog!

Já o mesmo parece que não pensou o Presidente do Conselho de Justiça da Federação que em vez de ouvir a leitura da proposta de acordão sobre o "Caso Quaresma" terá preferido adiar a mesma para data oportuna (para ele, que a (in)justiça aqui é secundária) de molde a não interferir com a jogatana de sexta à tarde...

Aliás, só isso já diz tudo sobre a nossa justiça: juizes que à sexta à tarde vão jogar bridge, que se revoltam por as férias juduciais deixarem de ser de 2 ou 3 ou lá quantos meses por ano eram... É claro que estas coisas não vão ser investigadas... A PGA MJM sobre isto nada terá a dizer nem, provavelmente, achará estranho tal comportamento! Quem sabe se a jogatana não a incluiria a ela também num dos cantos da mesa de bridge...

Está visto, que como a tarja dizia, este ano será "contra tudo e contra todos"... Para além dos 11 adversários, dos 4 juízes, do Conselho de Disciplina da Liga, também agora o Conselho de Justiça da Federação e até a própria Justiça com a PGA MJM à cabeça! Se ganharmos este ano, será muito mais que um milagre, será uma prova de fé e crença em forças superiores... que só os verdadeiros Dragões podem superar!

Pavão

sábado, 17 de fevereiro de 2007

TOMÁMOS A DEVIDA NOTA

Depois do Conselho de (In)Justiça da F.P.F. ter designado a pretérita sexta-feira para se reunir e deliberar sobre várias matérias, logo os vassalos jornaleiros começaram a sua sórdida tarefa, com o Rascord (Avante LAgartão) à cabeça. Um qualquer iluminado escriba escrevinhou algo sobre "estranheza" no seio da Liga, motivada por tal celeridade. Sim, porque celeridade na justiça, é coisa que ninguém quer... A ideia era lógica e simples - seria para despenalizar Ricardo Quaresma. Não importa que houvesse outros pontos na agenda, como por exemplo o recurso do Zé Pedro. Não, a reunião, segundo os jornais, seria tão somente para decidir o recurso de Quaresma.
Ora, o que fez então o CJ? O que todos sabemos. Deliberou sobre todos os pontos da agenda, menos o recurso de Quaresma. Mesmo o recurso de Zé Pedro, que podia ter sido decidido para a próxima semana, uma vez que o jogo a retirar seria precisamente esse e não o deste fim de semana, foi decidido. Do ponto de vista legal, não há qualquer legitimidade. Não podem os Senhores Juízes (sim, são Juízes de tribunais superiores) pura e simplesmente não deliberar. Do ponto de vista da justiça (sim, os Juízes existem para fazer justiça), esse conceito supremo que deve sobrepor-se à mera legalidade, o desagendamento é ainda mais escandaloso. Se fosse uma questão de sobrecarregamento de agenda, torna-se evidente que o recurso de Quaresma devia ter prioridade sobre o do Zé Pedro.
Ainda mais grave, a não justificação. Todas as decisões judiciais, disciplinares, contra-ordenacionais, ou outras quaisquer, têm que ser justificadas, de forma a haver transparência e controle. Uma decisão não justificada não é uma decisão. É uma arbitrariedade cometida por quem menos a pode cometer.
Tudo isto que acabo de escrever são, obviamente, dissertações sobre moral e justiça. Não tenho a veleidade de insinuar que o CJ foi arbitrário e cometeu uma ilegalidade. Não, eu vou mais longe.
Afirmo claramente que tudo isto foi um cenário premeditado. Depois de se criar uma alínea de exclusão nas leis do jogo, mais concretamente no artigo que regulamente a marcação de grandes penalidades, de forma a que tal castigo não seja aplicado a favor do Futebol Clube do Porto, a mensagem de toda esta encenação é simples - "vocês não têm qualquer direito". Marcaram assim, mais rapidamente do que é habitual a reunião, de propósito para poderem fazer o que fizeram e passar claramente a mensagem que, nem no relvado, nem na justiça desportiva, há qualquer comtemplação ou aplicação igualitária das Leis. Tomámos a devida nota, Srs. Drs.



PS - não me admirará rigorosamente nada que Quaresma seja despenalizado.

Perdigão partiu

Com 77 anos de idade, Perdigão é mais uma glória portista que nos deixou. Perdigão foi um dos campeões de Yustrich em 1958/59, peça fundamental na equipa.

A ele o meu aplauso sentido. À familia as minhas sentidas condolências.


Imagem retirada do blog Xafarica.

Pavão

Contra tudo e contra todos vence(re)mos

Mesmo com mais um penalti perdoado, demos o pontapé na crise.
1-L, 2-G, 3-L e 4-A foram os lançes que deitaram os 4 submarinos da Naval ao fundo, oferecendo-nos a vitória nesta batalha naval.

A reter a alteração do esquema táctico da equipa, que apesar de algo perro, parece ser mais interessante quando não há Quaresma. Este 442 em losangulo funcionou amíude bastante bem, com Bruno Morais a play-maker atrás de Postiga e Lisandro, com Lucho à descaído pela direita e Cech sobre a esquerda. Paulo Assunção esteve bem lá atrás e a entrada de Pepe dá, de facto, outra consistência à defesa.

O problema é que com Quaresma este esquema não deverá funcionar tão bem, pois ele é um extremo à moda antiga e não deverá conseguir desempenhar o papel do Lucho ou do Lisandro da mesma forma que desempenha o de extremo.

Fica o moral mais em alta para o importante embate de quarta-feira contra o Chelsea, esperemos que os jogadores mantenham a atitude que lhes vi ontem de troca de posições constantes, circulação de bola, desmarcações e bastante movimento, não ficavam parados à espera do dia de ontem.

Depois do jogo de ontem, estou mais confiante. Para quarta-feira, mas também para o resto do campeonato.

Pavão

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Trio de Ataque

Começo por dizer que não costumo ver o programa. Aliás, desde que em tempos idos, começou a mais nojenta e abjecta das campanhas anti-FCP com os donos da bola e, face à parcialidade e falta de idoneidade da generalidade dos programas desportivos, arrastados para facciosismos desconchavados por parte dos comentadores e jornalistas da matéria, tenho por hábito mudar de canal quando, por acaso deparo com um dos tais programas. Mete-me nojo deparar com figuras sinistras como o Seara, o Rui Santos e tantos outros e não haver ninguém com a estirpe de um Pôncio Monteiro que, como ele, os ponha em sentido, indiferente às ferroadas, porque senhor da razão e conhecedor dos factos e daquilo que dizia. É verdadeiramente confrangedora a figura de parvo que o autarca de Gaia, o Sr José Aguiar, faz em defesa do FCdo Porto.
Vem isto a propósito de ter lido hoje no JN uma síntese das intervenções dos três paineleiros do "trio de Ataque" que, presumo, ter tido ontem lugar, síntese essa onde os três intervenientes devem ter perorado sobre a qualidade do nosso futebol e, também presumo, sobre a ausência de público nos estádios, tudo isto na alta qualidade de especialistas na matéria.
Da genial intervenção do genial António Pedro de Vasconcelos, figura ímpar da boçal intelectualidade portuguesa ("made in Lisbon") a par de outros sevandijas da mesma espécie, Botelhos ou Leonores Pinhão (D. Afonso Henriques ainda deve estar às voltas no túmulo a remoer se foi para ter panegírios como o dela que deu o corpo ao manifesto!!!), desse eloquente testemunho respiguei a delirante conclusão que passo a trancrever: «Todos assobiam para o lado. A Federação e a Liga devem propor um período de reflexão. A suspeição na arbitragem continua a limitar a presença de público nos estádios. O Apito Dourado será dramático se não chegar a conclusões ou dê a entender às pessoas que o desfecho não foi justo».
Sensacional não é? Isto é o brilhante raciocínio de um laureado com óscares de 1ª grandeza.
1º - O público não vai aos estádios, porque suspeita das arbitragens, diz o iluminado. Aqui há dois anos os mesmos imbecis diziam que era porque os lampiões não ganhavam um campeonato. Ganharam-no da forma que se sabe e agora é por causa das arbitragens!!! Grande paineleiro, não haja dúvida!
2º - A conotação com o Apito Dourado então é sublime. Este processo será dramático se der a entender às pessoas que o desfecho não foi justo. E qual é o desfecho justo? A condenação (se calhar é pouco, a pena de morte seria mais indicada) de Jorge Nuno Pinto da Costa e a irradiação pura e simples do F. C.do Porto. Então, sim. os estádios voltariam a estar repletos. O futebol voltaria a ser de primeira água.E Lisboa, ó maravilhosa Lisboa, poderia enfim dormir descansada.
Senhor jornalista Carlos Daniel, seria muito difícil perguntar ao ilustre paineleiro, cinéfilo de eleição, se era nesse desfecho que estava a pensar quando fez a tal afirmação?
Senhor Rui Moreira, seria muito desajustado procurar saber junto do seu colega paineleiro a quem e a que aludia quando referia o tal "desfecho justo"? Aí, sim, estaria a fazer um bom serviço ao seu clube.
E nós ficaríamos muito mais elucidados.
Era assim que o Pôncio Monteiro actuava e, quando o fazia, o hipócrita do Seara e alarve do Dias Ferreira até rabeavam!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Batalha Naval

Nunca pensei que este jogo viesse a assumir contornos decisivos nesta guerra em que a Liga Bwin se está a transformar, mas facto este jogo será uma batalha fundamental.

Para lá dele poderá estar um mar chão, calmo e tranquilo, ou uma tempestade. Depende de passar este jogo saber se dobramos o cabo das Tormentas ou estamos a passar o cabo da Boa Esperança...

Quero acreditar que levaremos de vencida esta batalha.

Quero voltar a acreditar no FC Porto como fiz no final do ano passado quando assisti ao derrube do Paços de Ferreira, quase atropelamento...

Penso que o treinador deverá voltar a apostar quase na mesma equipa, não é costume dele fazer "revoluções". Pepe deve retornar à defesa e dar nova segurança à equipa (mas não é remédio santo pois jogou na derrota de Leiria, por exemplo) e estaremos dependentes do "recurso-Quaresma" até não sei quando, mas o mais provavel é que ele não jogue mesmo, pelo que ou o Jesualdo mantém o Vieirinha ou entra algum jogador novo. Desconfio que ele poderá optar pela entrada do Jorginho. Mas eu preferia manter a aposta no Vieirinha, que para além de precisar de sentir a confiança como qualquer jovem jogador, precisará também de mais minutos nas pernas para perder a "verdura" que ainda demonstra.

De resto, não sei se não seria de voltar a apostar no Fucile à esquerda. Gostei do Mareque, mas acho que ainda precisa de muitos treinos para se "mecanizar" na equipa.

O resto não há grandes alternativas, com a excepção do Ibson que é claramente o único suplente de categoria para ser titular.

A questão do atacante centro também é polémica, mas eu mantinha a aposta no Postiga. O Renteria acabou de chegar da pré-época dele, o Sokota não conta para o totobola, o Bruno Morais esteve lesionado (novamente) e o Adriano deve estar sem ritmo e confiança, depois de quase proscrito. Parece-me que não há grandes alternativas.

Pavão

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Últimas notícias

Notícias de última hora dão-nos conta de que a já célebre "Morgadinha dos vieirais e de outros que tais", em virtude de mais uma denúncia da mais recente e distinta escritora da nossa praça, mandou instaurar um inquérito a dois porteiros do Estádio do Varzim por, alegadamente, terem sido subornados pelo presidente do clube azul e branco a fim de o "maior clube do mundo" ser eliminado da Taça de Portugal pelo clube anfitrião.
Não foram adiantadas mais notícias, porque o processo decorre em segredo de justiça, mas, amanhã, o Correio da Manhã trará, em exclusivo , uma reportagem completa sobre mais esta candente informação.

P:S: Para os meus distintos colegas de Blog e para todos os consócios, adeptos e simpatizantes azuis e brancos um abraço amigo aqui da Póvoa de Varzim.
Deus não dorme!

Mais folgas...

E não, não foi apenas uma mas sim uma dupla folga de fim de semana, talvez prémio de quem tem feito tantos nestas semanas de 2007...

Parece que há gente que não aprende com os erros, ainda para mais tão recentes e frescos na memória. Como diabo lembra a alguém dar 2 dias de folga ao plantel depois de quase um mês no Natal sem competir, depois de terem já um fim de semana sem competição este devido à eliminação da Taça e depois dos jogos miseráveis que têm feito - já não falando dos resultados mais miseráveis ainda! Não entendo, não percebo e não sei onde têm a cabeça os dirigentes e a equipa técnica!

De resto, os mais sinceros parabéns ao "Turco", ao nosso capitão Pedro Emanuel, que cumpre hoje mais um aniversário. Tens feito muita falta em campo, mas pelo menos no balneário continuas em grande! Os meus votos de uma rápida recuperação porque a tua garra, entrega em campo e cultura táctica fazem muita ainda muita falta nos relvados onde o FC Porto joga.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

OS DROGADOS

Os paladinos da verdade desportiva (e da reabilitação de meretrizes) acabam de nos presentear com mais um exemplo daquilo que entendem por esse conceito tão bonito.
Depois de Nandrolona Assis, agora António "careca" Tavares, jogador de basquetebol, acaba de ser apanhado nas malhas do doping. Se no primeiro caso se tratou duma deficiência no organismo do jogador, potenciada por uma perseguição política do CNAD, desta vez estamos perante um erro médico. Na verdade, segundo versão credível e, por isso, inquestionável dos bons chefes de família, o médico da agremiação receitou um medicamento contra a queda de cabelo ao jogador. Tal medicamento contém uma substância proibida, coisa que o médico, obviamente, desconhecia e não tinha obrigação de conhecer. Por mim, estou esclarecido. Assunto encerrado. Continuem lá a pugnar por tão nobres princípios. Fico é curioso e à espera que um jogador de andebol seja apanhado com uma substância provocada por um spray contra o chulé.

O VENDIDO

Há apenas 15 dias em terras de Maomé, o Vendido acaba de renegar todo o seu passado de Crente. Depois de ganhar campeonatos, taças, taça Uefa e Liga dos Campeões e de, graças à mítica camisola azul e branca, ser transferido para Moscovo, onde foi encher o bandulho de rublos, com 30 anos de idade, O Vendido, não contente em assinar contrato com os infiéis, acaba de dizer hoje aos Avantes mais ou menos o seguinte:
"O benfas é de outra dimensão. Só quem cá está é que se apercebe. O benfas é o clube das massas, do povo. Apesar de já ter jogado noutro grande clube este é de facto duma dimensão superior, o que dá para perceber em apenas 15 dias."
Como presumo que o Vendido não se esteja a referir ao facto de esses 15 dias darem para entender que dar chapadas de vermelho não é o mesmo que dar chapadas envergando o azul, só posso concluir que o Vendido acaba de cuspir de novo em quem fez dele alguém na vida.
Não deixo de registar tal facto, porque convém não esquecer. Espero que o Vendido esteja cá na próxima época para ver como num clube de dimensão inferior se recebe os traidores.

"Eu acredito. E tu?"

Este título é de um post da autoria dos nossos amigos do http://portogal.blogspot.com/

Eu assino por baixo...

O Dragão

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Mais uma prova do que eu digo



E UM MILAGRE
A Comissão de Disciplina da Liga decidiu abrir um processo sumaríssimo a Derlei, pela alegada agressão ao polaco Grzelak no Benfica-Boavista da passada sexta-feira. Os acórdãos, assinados pelo presidente da CD, Ricardo Costa, e outros dois elementos do órgão, também foram tornados públicos, o que permitiu ficar a conhecer, para além de alguns esclarecimentos importantes, a interpretação que os novos juízes do futebol profissional fazem da figura do processo sumaríssimo, bastante diferente da dos seus antecessores: é aplicável "quando a bola já não for pretexto", isto é, quando o ilícito se der fora "do âmbito da discussão pela bola".

Apesar do milagre, claro que não deram provimento ao Recurso do Porto, pois não podiam recorrer às imagens de televião porque não saõ 5.º árbitros, segundo eles. Esquecem-se é que alguém despenalizou um amarelo a um jogador dos Lagartos, por recurso a essas imagens.

Enfim, já se prevê sumaríssimos aos jogadores do Porto pelo facto de respirarem junto do adversário e coisas que tal.... Esperem que eles vão atacar forte. Esta corja não sá ponto sem nó...

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Engraçado que...

Os que apontam o dedo ao Brasileiro Diego...

Agora se resignem com este Bostiga...

Eu sempre disse que mais jogo, menos jogo, voltaria tudo ao que era dantes...

Infelizmente, não me enganei...
Não vale a ponta dum chavelho...

7 oportunidades de tiro?

Li no pasquim Rasca uma estatística que me intriga. Como é possivel que o ponta de lança do FC Porto nos últimos 3 jogos tenha tido apenas 7 oprtunidades de rematar à baliza adversária. Gostaria de ter mais algumas estatísticas, como nº de fora de jogo ou de faltas cometidas por ele no ataque, para perceber quantas vezes esteve ele em jogo nos últimos 270 minutos.

É que o problema do Postiga não marcar neste momento, para além da tradicional capacidade de falhar golos de baliza aberta que lhe é reconhecida, é um problema de produção da equipa e do meio campo, em particular.

O tandem Lucho-Meireles que tão bons resultados deu na maior parte da época pós-lesão de Anderson está, neste momento, em baixa. Lucho ainda está pisca-pisca. Meireles está em baixa rotação.

Se lhe juntarmos a falta da criatividade do Quaresma, é mau.

Se lhe juntarmos a falta da segurança do Pepe, é pior ainda.

Mas de facto, o que é grave é que o motor do jogo, o meio campo, anda a falhar mesmo com o Quaresma em campo. E enquanto assim for, não há bons augurios no horizonte.

Temos 15 dias para afinar e lubrificar o motor, de forma a embalar novamente para uma potência a que nos habituou a render e que permitia, pelo menos internamente, ganhar e dominar com relativa facilidade.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

O Polvo

Uma das tácticas preferidas dos beligerantes é desviar a atenção do adversário com manobras de diversão de molde a entretê-lo em permanentes guerrilhas acessórias e, simultaneamente, procurar cercá-lo para o derrubar em definitivo com o golpe decisivo e letal.
Temos que convir que a escumalha benfiquista, beneficiando do apoio declarado ou encoberto de quase toda uma comunicação social miserável, facciosa e desonesta tem aproveitado bem o tempo e, à boa maneira do Polvo mafioso, vai estendendo os seus tentáculos para poder dominar a seu bel-prazer o panorama desportivo português.
O seu "angelical" presidente que, apesar de burgesso, não dá ponto sem nó (ainda estou para saber se não é um pau-mandado de outros interesses ou de outros interessados estrategicamente na sombra!), lá vai urdindo a sua trama para atingir os objectivos, contando sempre com a presença de sequazes para quem maquiavelicamente todos os meios servem para atingir os fins. Reporto-me evidentemente a toda aquela horda que gravita em torno do chefe e aparece nas revistas, nos eventos sociais, nas fofocas e nos meandros da pelintrice, do basbaque e do piroso.Que até escreve livros, vejam lá. E não estou a referir-me só à pindérica que está quase a tornar best-seller o pasquim que uma douta(?) magistrada, prenhe de isenção(!!!) e de coragem(!!!), decidiu, sob os estrondosos aplausos da pandilha costumeira, considerar como elemento fundamental para apreciação do processo em que ela se assume como a "justiceira"-mor.
Pois, como ia dizendo, o Polvo tem vindo a estender os seus tentáculos. Já não lhe bastava a forma vergonhosa como nas épocas anteriores manipulava a Liga e a Federação! Todas as pessoas isentas e de boa-fé se recordam e sabem bem da forma persecutória como os órgãos ligueiros e federativos actuaram ao longo dos últimos anos, mas, por incrível que pareça, o corruptor é para os "fazedores de opinião" quem nem sequer tinha assento em qualquer deles. O que afirmo não é invenção minha pois, para lá de serem sobejamente conhecidas as intervenções do sr Cunha Leal, isso foi confirmado pelo senhor presidente lampião, quando em conversa telefónica com o Major, lhe disse que, para determinado desafio, ele trataria do árbitro por outro lado. Se tivesse sido PdC a proclamar isto, caía o Carmo e a Trindade, mas assim, a srª magistrada, aliás, a exemplo da celebrada comunicação social, não consideram tal facto relevante. É muito mais notícia se se tratar de outra pessoa. Com detalhes fornecidos por uma prostituta ressabiada.
Há dias afirmava António Tavares-Teles e passo a transcrever «para além de eu estar convicto de que há gente no futebol que tem fora do futebol negócios bem mais escuros e lucrativos do que dentro dele. Mas desses não se fala, ou fala-se pouco,é claro...». Também eu entendo que se se quisesse investigar a sério, o "arauto cruzado" da transparência no futebol e os seus acólitos há muito que tinham sido "engavetados". Digo eu. A não ser que a fortuna lhes tenha caído do céu.
Este meu post, porém, prende-se com os tentáculos do Sr Polvo que, no caso vertente, pede meças à Mafia siciliana: Li há dias numa breve de um jornal desportivo que o Sr Paulo Gonçalves, ex-director geral da SAD boavisteira, já faz parte dos quadros benfiquistas. Há tempos foi o Sr Eládio Paramés a instalar-se no Sporting de Braga, agora é o Sr Gonçalves quem vai para a Luz. E se calhar este estranho fenómeno está a passar-se noutros clubes, só que ainda não sabemos.
Ai que tão axadrezado me saiu o Sr Paulinho Gonçalves ( este Boavista, este Boavista, como é que saiu tão gato escondido com rabo de fora!). E não é espantoso que de um momento para o outro o Sr Eladiozinho tenha virado arsenalista?! «(Ai Braga, Braga, é assim que queres ser grande?Valha-te Deus!).
Estou como diria o saudoso Fernando Pessa: "E esta,hem?".
Mas o que é verdadeiramente importante e patriótico é que, para deitar poeira nos olhos dos incautos, se faça o périplo dos partidos (os líderes dos mesmos são todos da mesma corja lampiónica) , acenando com o caso do Nuno Assis e se procure fazer crer que se não tem sido o intrépido "orelhas" a denunciar o "apito doirado"...!
O Polvo estende os tentáculos.
Quando abrirmos os olhos, estamos no antigamente.
Mas não há problema: o nosso presidente vai-se entretendo com prostitutas de alterne! Também está bem.

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Ainda não estou em mim!

Aprecio e admiro este blog, porque é um espaço onde os PORTISTAS podem exprimir o que lhes vai na alma. É óbvio (e só podia ser assim,como, aliás, em tudo na vida) que nem todas as vozes são concordantes, que há pessoas mais optimistas, outras mais pessimistas, uns mais idealistas, outros mais pragmáticos e realistas, mas o que é básico é que, no geral, estamos todos unidos pelo mesmo desejo comum: QUERERMOS o melhor para o NOSSO F.C.PORTO.
Vem isto a propósito do meu irritado desabafo após o jogo com o Estrela da Amadora,mesmo sem ter lido previamente o post do Azulão e os comentários subsequentes.
Com sessenta e seis anos de idade, sou entranhadamente PORTISTA desde que me conheço e passei pelas muitas vicissitudes do meu clube ao longo deste meu trajecto temporal.Sou do tempo de campanhas gloriosas e de fracassos tremendos,no entanto sempre portadores da mística que grassava dentro do clube, mística essa que admirávamos e os adversários temiam. É certo que, quando passávamos a ponte de D. Luís, começávamos logo a perder, por complexos, más arbitragens, proteccionismos escandalosos aos clubes lisboetas, etc. etc. Mas quando os outros vinham ao nosso reduto também tremiam e bem. Purgámos longas temporadas até que Pedroto e Pinto da Costa souberam dar um safanão neste estado de coisas e pudemos entrar no período glorioso das últimas décadas.
E eu senti-me orgulhoso, porque, apesar das campanhas inconcebíveis contra nós,tínhamos um timoneiro que sabia gerir o clube com poucos recursos, contra tudo e contra todos. Era um dirigente inteligente, culto, incisivo e mordaz que ajudou a projectar o nosso clube além fronteiras. no entanto, como vem nos livros, o poder corrompe e as companhias atraiçoam. Desde que se instituiu a SAD, desde que passou a frequentar bares e casas de alterne, o presidente mudou e o clube começou a ressentir-se. Ainda tivemos o fogacho "Mourinho", só possível,porque, depois de ter saído do Benfica, o Sporting o recusou. Ainda tivemos a dobradinha do ano transacto, porque, em verdade, os adversários não valiam um caracol, mas,temo que tudo esteja a esboroar-se. E quando íamos tão bem lançados!
Para lá do fenómeno "apito dourado" e das suas inevitáveis sequelas advenientes (e para as quais uma SAD atenta e um treinador arguto deveriam prevenir e arranjar o conveniente antídoto, em vez de lamuriar - se até agora para o PORTO ganhar precisava de jogar muito mais e muito melhor que os outros - neste momento com a inqualificável cruzada de pressão levada a cabo pelas hostes inimigas, acolitadas pelos órgãos de informação, era previsível que as arbitragens se volvessem contra o nosso clube, já que isenção foi coisa que nunca houve nos meandros federativos e ligueiros!), para lá de tudo isso era fundamental um espírito de grupo forte e coeso, disciplinado e cumpridor, capaz de se esfarrapar em campo, mas sem dar trunfos aos adversários. Um grupo de jogadores que lutasse com força, coragem e determinação, mas a não fazer faltas estúpidas como aquelas que o Postiga às vezes faz e que só merecem um par de chapadas. Um profissional de futebol do nosso clube não pode dar-se ao luxo de estar sempre a cair na esparrela do fora de jogo e estar sempre a protestar.
Um profissional do nosso clube,depois das longas férias intercalares que tem gozado, não pode jogar com a displicência com que jogou nas derrotas sofridas, independentemente das razões de queixa das arbitragens que possa ter. (Estou a lembrar-me dum jogo em que o Mourinho, após perdemos nas Antas com uma equipa grega para as competições europeias, no fim do jogo sossegou os adeptos, dizendo que a eliminatória ainda não estava perdida. E não estava!) Era este espírito que agora era necessário.Era essa vontade indómita, esse carisma que agora estão a faltar.
Um dia destes procurarei dizer o que vai na alma em relação a esta equipa e à forma como é gerida e/ou conduzida e o que me vai na alma em relação à governação do meu clube. Já sei que vou ter um coro de vozes discordantes, mas, como PORTISTA, tenho de o dizer.

E vão seis...

Se isto é uma equipa de futebol que quer ganhar um campeonato, vou ali e já venho!
Se o que temos para substituir o Pepe é só o Ricardo Costa,vou ali e já venho.
Se não temos melhores avançados do que aqueles que asneiraram hoje, vou ali e já venho.
Se o Postiga é melhor que o Adriano,vou ali e já venho.
Se a grande contratação é o Lucas Mareque,vou ali e já venho.
Se a linha média só joga o que jogou hoje,vou ali e já venho.
Se a SAD não é uma merda, se o treinador não é outra merda,se o presidente putanheiro não anda a destruir em pouco tempo o que demorou anos a construir,vou ali e já venho.
Se querem continuar a dar férias aos jogadores a todo o momento (as lições passadas não serviram para nada e agora a embalagem que se adquiriu ruiu como um castelo de cartas!) em vez de lhes proporem torneios e competições que os mantivessem em actividade contínua, vou ali e já venho.
Se acham que a culpa é só dos árbitros e que os jogadores que deviam estar avisados da perseguição que lhes movem nada fazem para evitar as esparrelas que lhes armam e teimam em fazer faltas verdadeiramente idiotas (o Postiga,então é um verdadeiro imbecil), então vou ali e já venho.
Olhem, amigos, vou ali e já venho, porque sinto uma raiva surda tão grande, tão grande, que estou quase a explodir! Quem se está a rir é o Co Adriaanse!
Atlético, Leiria, Estrela!... Qual é o senhor que se segue, Mr. Jesualdo? Se você nem no seu clube conseguiu fazer nada de jeito, há-de ser num clube que sempre detestou que o vai fazer?!
Vai ser lindo com o Chelsea, vai,vai!!!

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Incrédulo!

É como ainda me encontro, depois de assistir a mais um desaire do nosso FC Porto.

No meu último post, "Rescaldo e Antevisão", tinha alertado para o facto - fundamental, quanto a mim - de o FC Porto ter de vencer estes dois jogos que tinha em casa para moralizar e ultrapassar os maus resultados anteriores.

Infelizmente, como constatamos pesarosamente hoje à noite, falhamos o primeiro objectivo e estabelecemos um record negativo, com toda a certeza: 3 derrotas consecutivas é coisa que não deve acontecer desde os idos da "outra senhora"!

O árbitro, mais uma vez, foi influente no resultado, talvez fruto da pressão que o caso "Apito Dourado" está a ter. Dois pénaltis não assinalados (uma mão clara do Fonte num lançe junto ao Ricardo Costa e vários empurrões ao Postiga logo de seguida) e uma expulsão perdoada ao Tiago Gomes por entrada violenta sobre o Mareque. Mas para mim isso não justifica nada. Desde míudo que me habituei a ver o FC Porto vencer jogos contra os adversários e os árbitros. Não vi hoje garra nem vontade de vencer na equipa, que parecia estar em campo ou a fazer o frete de ter de jogar, ou e mais grave, convencida que eram favas contadas e que o golo iria aparecer a qualquer altura. Não apareceu, sofreu!

O Prof. acabou por utilizar o Vieirinha à direita e o Ricardo Costa ao centro da defesa, ao contrário daquilo que eu pensava que iria fazer. E infelizmente fez mesmo isso, pois o Vieirinha apesar de se entregar ao jogo não produziu o que dele se esperava (na retina ficou aquele passe de primeira a isolar o Lisandro que tentou e falhou o chapéu ao guarda-redes) e o Ricardo Costa que esteve em vários dos lances de perigo criados pelo Estrela. Mas pior que eles esteve o Sokota: alguém se lembra de ele ter feito alguma intervenção ou sequer ter tocado a bola?

Enfim, o FC Porto voltou a claudicar, a perder terreno para os lampiões (neste momento os lagartos perdem em casa com o Nacional, menos mal...) e perder não só o jogo como também a oportunidade de se voltar a destacar na liderança da Liga. Ganhando os dois jogos da Liga e próximo, eu apostava que eramos campeões. Neste momento, já nem sei o que vai acontecer na próxima jornada e estou assaz preocupado com o jogo do Chelsea.

E nem acredito que perdemos contra os ceguinhos do Estrela da Amadora!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

AMANHÃ LÁ ESTAREI...

VAMOS TODOS APOIAR EM MASSA O NOSSO CLUBE..

Eu já o dizia há muito tempo...

Mas aqui ficam as palavras de alguém insuspeito..

Melhor do que Ronaldo
"Quaresma é melhor do que Cristiano Ronaldo". A frase pertence a Camacho, antigo treinador do Benfica, e estava ontem estampada no diário espanhol El Mundo Deportivo, como que a justificar, uma vez mais, a pretensa intenção do Atlético de Madrid em contratar o jogador. Camacho utilizou ainda a palavra "impressionante" para descrever a forma como Quaresma joga, recordando os tempos em que esteve em Portugal. "Já na altura dizia muitas vezes ao meu adjunto que ele era um jogador fantástico, capaz de fazer coisas que os outros jogadores nunca conseguiriam. Estive em Portugal quando ele estava no Sporting com o Cristiano Ronaldo e já nessa altura eles deslumbravam. Cada um seguiu o seu caminho e o Ronaldo acabou por se destacar mais por aquilo que fez no Manchester United. O percurso de Quaresma foi diferente, mas tem uma qualidade infinita". Camacho recordou que a experiência falhada no Barcelona se deveu à "juventude" do jogador, referindo ainda que Quaresma precisa de ser "bem acompanhado". No final do texto, o treinador deixou ainda um conselho aos dirigentes do Atlético: "Não vai ser fácil contratá-lo, porque o presidente Pinto da Costa diz que o vende por quarenta mas a seguir pede sessenta..."

In O Jogo