quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

É HORA...

Depois do que tem acontecido ao longo de todo o campeonato e mais deliberadamente nesta jornada, chegou a hora de todos nós, Portistas de alma e coração, darmos as mãos e unirmo-nos à volta da nossa equipa.
Porque o que é demais é erro e já sabemos que somos o alvo a abater.
É ver os comentadores de meia tigela a defender o indefensável.
É ver um Presidente da Associação de árbitros dizer que a arbitragem foi normal e que os clubes apenas se têm de conformar.
É ver os Kadafis e os corruptos Veigas calados que nem ratos.
É ver um CD da Liga remodelado, em que mudam os palhaços mas o esterco continua lá.
É ver um Presidente da Arbitragem com cara de virgem imaculada, mas que sempre ROUBOU o Mágico Porto enquanto árbitro, principalmente nos jogos com os Mouros.
É ver uma menina cujo nome acaba em Gado ser considerada credível em despacho judicial por uma procuradora parcial, de forma a que se consiga aquilo que os adeptos do Futebol Clube Contra o Porto (o maior clube português) mais desejam, ou seja, arrumar com o Pinto da Costa.
É ver o processo Mantorras escamoteado e silenciados nos jornais.
Por tudo isto e por muito mais
Se bem conheço o nosso clube, está na hora de cerrar dentes e virarmo-nos para a luta contra tudo e contra todos.
E nós, adeptos, também o temos que fazer. Unirmo-nos em volta da nossa equipa e lutar contra eles, para no final, como dizia o Azulão, esfregarmos nas "bentas" desta cambada mais um título.
Por isso o meu apelo é que ninguém falte ao próximo jogo do Dragão. Vamos dar uma demonstração de amor ao clube enchendo aquele estádio e gritar do primeiro ao último minuto pelo nosso Porto.
E mais, desculpem-me, mas sinto que o tenho de dizer. Desde que aconteceu o livro daquela senhora, nunca demonstramos em público solidariedade com com o nosso Presidente, como o sempre fizemos, gritando o mítico: PINTO DA COSTA, ALLEZZZ, PINTO DA COSTA, ALLEZ... PINTO DA COSTA, ALLEZ, ALLEZ...
Penso que é hora de o fazermos para que ele se sinta ainda mais motivado a desmacarar estas vergonhas que faz em à nossa equipa e para que saiba, de viva voz, que estamos com ele nesta luta.
Divulguem por blogs, sms, cartas, de viva voz, façam-no de qualquer forma. Porque não podemos calar esta revolta que vai dentro de nós e o mundo inteiro precisa de saber que estamos todos juntos na luta que se avizinha.
Têm de tremer e nós seremos os primeiros portadores deste grito.
Este é o meu apelo...

P.S.: Estas são mais duas provas de que precisamos de fazer algo:
1 - Jorge Maia no Jogo
"DESCULPEM? Sem comentários

Perguntaram a Derlei, durante a sua apresentação como jogador do Benfica, se houve verdade desportiva no FC Porto enquanto o brasileiro lá esteve.
Derlei não comentou, o que não deixa de ser uma resposta simpática para uma pergunta inqualificável.
O inquiridor estava à espera de que resposta?
"Não, não havia verdade desportiva. Eram os árbitros que resolviam tudo, tanto no campeonato como na Taça, na Taça UEFA e na Liga dos Campeões. Qual Mourinho, qual Deco, qual... Derlei. Eram os árbitros. Aliás, o Benfica acaba de contratar um jogador medíocre que nunca teria ganho nada em toda a sua carreira se não fosse a falta de verdade desportiva que tornou o FC Porto no melhor clube europeu enquanto lá joguei".
Não há paciência.
"

Eu diria mais: não há paciência para esta cambada de filhos da puta!!!
2 - "Tixier iliba Quaresma
O francês Tixier, pretensa vítima da cotovelada de Quaresma que originou os dois jogos de castigo, considerou, em delarações à Rádio Renascença, pesada a penalização do portista, tanto que diz ter visto "o lance na televisão" e confirmado a ideia com que ficara no relvado: "Penso que não houve intenção de me magoar. Para mim, ele segura a bola e depois houve um contacto normal em futebol", considerou o francês, entretanto regressado ao seu país, para ingressar no Lens. O confronto com os portistas foi o último que realizou ao serviço do Leiria. "


Para os Tedeias, Coroados, Santos e afins, cujo único olho que lhes funciona se encontra posicionado bem no fundo das costas...

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

por ANTÓNIO SIMÕES

"Lacroix e Quaresma nutrem velho "ódio de estimação"

Sérgio Lacroix e Quaresma uma relação antiga da qual o avançado do F. C. Porto sempre saiu a perderAlmiro FerreiraJesualdo Ferreira passou-se com a arbitragem de Leiria e, talvez porque esteja na moda, sugeriu "Investiguem!".

Antes dele, outro treinador do F. C. Porto, José Couceiro, já avisava: "É evidente que há muitos condicionalismos dos árbitros em relação ao F. C. Porto. Temos sido muito prejudicados e sabemos que os árbitros têm problemas em actuar nos nossos jogos, principalmente desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado".
O treinador que chegara de Setúbal falava assim após um jogo no Estoril, onde fora descoberto um absurdo penálti por mão involuntária de Costinha, assinalado por... Sérgio Lacroix, o mesmo árbitro auxiliar que, nessa época de 2004/2005, expulsou Quaresma de um jogo em Moreira de Cónegos, por dá-cá-aquela-palha.

O mesmíssimo que anteontem voltou a cruzar-se no caminho do extremo portista.
O "liner" que comunicou a Elmano Santos a susposta agressão de Quaresma a Tixier é o mesmíssimo Sérgio Lacroix que, a 2 de Dezembro último, passou pelo Estádio do Dragão, à 12.ª jornada da liga, e não viu um violento pontapé de Linz num joelho de... Quaresma. Elmano também não viu.
Usou "um critério largo", como se diz agora, e a equipa do Boavista lá escapou com três singelos cartões amarelos.

Esta época, Sérgio Lacroix foi nomeado para cinco jogos e três deles do... F. C. Porto. Tanta atracção, só com Elmano (seis jogos na primeira liga e três a apitar o... F. C. Porto).
O magnetismo entre o assistente da Madeira e o Dragão voltou a cruzá-los à nona jornada, em Setúbal. Os jogadores do Vitória viram nos do Porto canelas até ao pescoço. Lucho, Paulo Assunção e Quaresma foram alvo de entradas violentíssimas, mas em nenhuma ocasião Lacroix alertou o árbitro Duarte Gomes.

Para o início da segunda volta, a dupla madeirense lá reapareceu, em Leiria. Postiga foi o primeiro a queixar-se de um penálti e Lisandro fez ar de espanto por Elmano não ter visto a mão de Renato impedir que a bola chegasse às redes.
Lacroix também não viu, ele que, no tal Estoril-F. C. Porto, em Fevereiro de 2005, descortinou e assinalou uma mão irreflexa de Costinha mas não enxergou que o lance procedia de uma mão grosseira e voluntária do avançado Moses.Anteontem, quando saiu do campo, Quaresma deve ter-se lembrado que Lacroix lhe anulou um golo limpo nesse mesmo jogo do Estoril.

A expulsão de Quaresma relembra outro episódio, ocorrido na primeira jornada desta liga, no Estádio do Dragão, com a mesma Leiria e outra vez com Tixier.
Nessa ocasião, o francês atingiu violentamente Quaresma, fracturando-lhe um maxilar.
O árbitro Duarte Gomes nem falta marcou. O jogador do F. C. Porto parou duas semanas e falhou um jogo da selecção.

Quis a ironia que Tixier e Quaresma voltassem a encontrar-se e que o juiz da refrega fosse o intrépido Lacroix, com a sentença que se conhece.
À falta de cadafalso nas leis da bola para jogadores do F. C. Porto, outros julgadores antecipam a sentença dois jogos de suspensão! Se assim for, Quaresma só voltará a jogar com o Chelsea."

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

A traição tem mais um rosto

(que me desculpe o autor do post, o Azulão, mas como isto é um blog de gente séria, fui obrigado a retirar a fotografia que aqui figurava e a por uma mais condizente com a pessoa em causa.
Ass: O Dragão)



Depois de mais um choradinho, semelhante ao de Nuno e Maniche, no sentido de que a vida em Moscovo, afinal é muito difícil, porque neva e, pasme-se, porque lá falam russo, algo que desconheciam por completo (tal como não sabiam que o Dínamo não vale nada), eis que Derlei resolve dar um novo rumo à sua carreira de jovem futebolista. Vai daí,ainda amargurado com os 250mil euros mensais que em nada pesaram na sua saída do Campeão do Mundo Futebol Clube do Porto, resolve assinar por 6 meses com o inimigo. Depois de se tornar heroí em Sevilha, depois de ser um dos obreiros de Gelsenkirchen, depois de se abarbatar com os ditos 250 mil mensais (em dois anos dá 6.000.000€), aos 32 anos tinha mesmo necessidade de ir parar a Tunes. O fim dele vai ser igual ao de Drulovic e de Zahovic e, para mim (bem como para muitos outros portistas), de herói passou a traidor e como tal o irei recordar.

Rescaldo e antevisão

Ainda sobre o jogo com o Leiria e a péssima arbitragem, em particular do Lacroix, ficam 4 videos disponiveis no site do FC Porto e que mostram bem os dois pénaltis que ele não viu (video 1 e video 2), a carga que o Quaresma sofreu antes da pseudo-agressão (video 3) e a inexistência de falta no lançe que deu origem ao livre a favor do Leiria, do qual resultou o golo (video 4).

É claro que se estes 4 lançes prejudicassem o Leiria e favorecessem o FC Porto, a equipa da arbitragem saía do estádio do Leiria directamente para os calabouços da PJ para uma entrevista com a Mizé...

Em antevisão ao jogo de sábado com o Amadora, acaba por ser de relevância quase transcendental.

Depois dos resultados negativos deste inicio de 2007 e perante a pressão dos lampiões que fizeram 19 em 21 pontos possiveis nas últimas 7 jornadas, resta ao FC Porto ganhar e convencer e moralizar-se para o mês de Fevereiro, que será fundamental para o resto da época - jogará nestes primeiros 2 jogos do campeonato em casa e na Liga dos Campeões o sucesso (ou não) desta época.

Para já, várias contrariedades: Pepe e Quaresma ausentes por castigo disciplinar. Dois dos mais fundamentais jogadores estão fora, tal como Anderson e Jorginho ainda lesionados. Em pricipio, Bosingwa poderá ser opção para a direita, libertando o Fucile para a esquerda se o treinador quiser optar pela maior rotina de equipa deste em detrimento da novidade Mareque. Renteria poderá ser opção, mas penso que nem será convocado, visto que apenas chegou hoje e segundo li esteve parado uns dias em Dezembro.

Por isso, tenho ainda dúvidas quem o Prof. irá utilizar quer no lugar do Pepe, quer no lugar do Quaresma.

O Ricardo Costa seria a opção natural para o lugar do Pepe, mas tenho a impressão que ele não conta para o Prof.. Desconfio que o João Paulo vai ocupar essa vaga.

Já para o lugar do Quaresma não há substitutos, por muito que eu aprecie o futebol do Vieirinha e acho que o Prof. também não tem ainda o Vieirinha em conta como uma real alternativa e para titular muito menos. Podendo enganar-me, acredito que a opção poderá passar por fazer entrar o Bruno Morais ou o Sokota e encostar o Postiga um pouco mais à linha, actuando com uma formação que durante o jogo varia entre o tradicional 4-3-3 e o agora pouco habitual 4-4-2. Mas seja em que esquema e com que jogadores for, o essencial é ganhar esse jogo, ganhar e convencer, não chegará a banal vitória por 1-0 com os serviços mínimos...

domingo, 28 de janeiro de 2007

DAY AFTER

O day after do esbulho, confirmou aquilo que escrevi. Nada a que não estejamos habituados, mas convém agir como se fosse a primeira vez. É precisa união, atenção e, os melhores jogadores, precisam de fugir a tudo que potencialmente dê origem a expulsões. Eu sei que é difícil furtar-se ao contacto. Sei também que roça o ridículo isto que vou escrever a seguir. Mas é preferível o Quaresma ter os queixos partidos ou o Anderson o joelho trucidado do que serem expulsos e sumariamente castigados por respirarem para cima dum adversário.
Estamos de volta aos tempos do "Donos da Bola". Ou pior ainda. A união dos adeptos em torno da equipa é cada vez mais necessária. A missão dos capitães e da Direcção é mais premente do que nunca.
Atentemos no que se passou ontem, o day after. Nos resumos que vi na SIC e na RTP, nem um penalty mostraram, nem comentaram a expulsão. Escamotearam também o lance da inexistente falta que deu origem ao golo leiriense e os dois foras de jogo que assinalaram mal a Postiga quando este ia isolado para a baliza. O costume. Mas, houve pior. Houve quem escrevesse que o Porto não tem direito a falar sobre arbitragens vergonhosas. Para quem não acredita, vejam.
Isto é claramente uma consequência do "apito dourado". O desejo secreto deles (eles é sinónimo de país não portista) é, claro, a prisão de Pinto da Costa e a descida do Porto aos regionais. Mas como sabem que alcançar tal desiderato é impossível, contentam-se com consequências mais tangíveis e imediatas. Veja-se o que nos aconteceu já esta época. O líder do campeonato, com o ataque mais mortífero, praticamente não tem penalties assinalados a favor. Já tivemos bolas um metro dentro da baliza sem que fosse marcado golo. As entradas assassinas, com maxilares e joelhos fracturados não foram sancioandas sequer com falta. No entanto, ao primeiro encosto de cotovelo dum nosso jogador, o resultado foi o que se viu. Sabem quem foi o Calabote de serviço no PortovsBoavista? Ele mesmo - Elmano Santos. Que deixou Roland Linz e Cª oferecer um autêntico festival de pancadaria e agressões, sem expulsar ninguém.
O esquema é simples. Os árbitros, uns, corruptos, outros, por amor ao seu clube, outros apenas para se protegerem, prejudicam sistematicamente o Porto. A comunicação social escamoteia e a CD castiga. Simples e eficaz. O site maisfutebol ainda antes do jogo acabar, já escrevia que Quaresma ia falhar dois jogos. Sim, antes que alguém se lembrassse que o reincidente Nuno Gomes recentemente só fora punido com um jogo. Alguém acredita numa punição inferior?
No meio de tudo isto, um detalhe de somenos importância. Valha a verdade, Tixier, no final do jogo disse algo como: "Vi as imagens e não acredito que Quaresma me tenha agredido". Tu não Tixier. Mas o Calabote e a imprensa não tiveram dúvidas de que foste alvo duma bárbara agressão.
Não tendo já entre nós o Bicho, o Comendador ou outras grandes referências, e tendo o nosso Presidente mais ocupado em dar trabalho a meretrizes ou a tentar defender-se do Apito Dourado, a nossa resposta é hoje mais difícil do que em outras ocasiões. Esperemos que a consigamos dar e que, no fim e tal como escrevi ontem, no final esfreguemos mais um título nas ventas desta escumalha ressabiada.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

ORA ADIVINHEM LÁ...

...quem, sem sequer levar cartão amarelo, partiu o maxilar a Quaresma, na 1ª volta?
E adivinhem o que disseram os comentadores acerca desse "lance normal num jogo de futebol"?

ANO NOVO, NOJO ANTIGO

.

Depois do que este sério candidato a águia d'ouro fez hoje, não nos resta senão unirmo-nos, apoairmos sem limites o nosso clube e no final da época esfregarmos o caneco nas ventas deste e dos outros calabotes e seus corruptores, que hoje, para variar, vão ter uma boa noite de sono. Amanhã há Pedro Proença, por isso podem dormir tranquilos.

Até a barraca abana...

Mais uma vez, barracada!

Espero que ao fim de tantos anos consecutivos com maus resultados após as férias prolongadas de Natal que sistematicamente oferecem ao plantel, tenha a administração do FC Porto percebido que tamanha paragem de treinos e jogos dá, sempre, mau resultado. Ainda me lembro no tempo do Fernando Santos isto já ter acontecido, e daí para cá sempre houve profundas quebras de forma e ritmo de jogo no inicio de Janeiro de cada novo ano.

Este ano, o resultado está à vista: eliminação da Taça e agora derrota com o Leiria.

O jogo foi muito fraco, tal como a arbitragem - o processo "apito dourado" começa a produzir efeitos, se não legais, deportivos: em caso de dúvida, prejudica-se o FC Porto para mais tarde não se vir a ser acusado de ter benefeciado o FC Porto...

O Bruno Alves, mais uma vez, ficou pregado ao chão no lançe do golo do Tixier. O Quaresma podia ter evitado o bailado com o braço, mas não era também motivo para expulsão. O Raul e o Lucho estiveram uns furos abaixo do costume, lentos e sem imaginação. O Postiga complicava. O Mareque ainda está em integração na equipa. Safaram-se com nota mínima acima da mediania o Pepe, voluntarioso, e o Lisandro.

Para o ano, mesmo que a Liga seja interrompida outro mês como vem sendo hábito, acho que o FC Porto apenas deveria dar aos jogadores e treinadores um período de 2 dias antes e 2 dias depois do Natal, no máximo. Após o Natal, podiam ir estagiar (para o Algarve, por exemplo) e realizar alguns jogos treino com equipas que ocupam as unidades hoteleiras do sul do país para estágios de principio de época (equipas russas) ou de interrupção de época (alemães e franceses). Mantinham o ritmo de treinos, de jogos e de certeza que o re-inicio de época em Janeiro seria menos penoso.

Quanto ao resto, vamos lá torcer para que o Belenenses e os trauliteiros da avenida se façam de grandes também e permitam ao nosso mágico FC Porto manter a diferença pontual na tabela classificativa...

A nova aquisição...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Depois de Lucas Mareque, Wason Rentéria

E também Eliézio, jovem central de 19 anos e internacional sub-20 pelo Brasil, se bem que aparentemente este seja emprestado até ao final da época e não vá, por isso, integrar o platel portista imediatamente. Isto, acreditando naquilo que O Jogo tem hoje escrito como confirmado.

Mas o fundamental é que, a ser verdade, o plantel foi reforçado em dois pontos nevrálgicos - faltando apenas aquele central de qualidade extra, depois de um lateral que aparenta ser, segundo as crónicas, consistente a defender e bom de bola no apoio ao ataque e agora com um atacante colombiano jovem e de peso (fisico e muito atlético, facilidade de remate com os dois pés, pelo que li) que poderá fazer a diferença num campeonato como o nosso com marcações muito fortes.

Penso que com estas aquisições temos um plantel um pouco mais equilibrado e apto a enfrentar o resto da época. Confio que estes jogadores, desconhecidos para mim e para 99% dos adeptos, terão sido observados várias vezes e a sua contratação tenha passado também por critérios extra-futebolisticos como a sociabilidade, a facilidade de integração em grupos ou a capacidade de trabalho.

Um deputado como mandam as regras...


quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Não vi o jogo...

mas pelos vistos houve nova "brilhante" actuação do Calabote:

"(-) Uma decisão que é uma barbaridade. Aliás, foi mais uma, entre muitas, decisões caseiras tomadas pelo senhor árbitro, de cartões amarelos a pequenas faltas, sempre em prejuízo do Leiria. Harison levou um vermelho – e nem sequer falta fez. "

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

De faca na Liga

Mudaram as moscas, é verdade! Mas as fezes, os excrementos, continuam lá todos em exposição e ao serviço de quem lá manda... e não, não é Pinto da Costa quem lá manda!

Depois da "velha" Comissão Disciplinar ter exarado diversos casos de estudo de Direito, sempre ractificados pelo amigo Cunha, temos agora um rapazote com uns trejeitos estranhos que vem explicar em conferências de imprensa como a justiça (não) foi feita.

Então a entrada do parte-pernas que nem falta foi é arquivada? Tadito do grego, até nem queria magoar muito, eu compreendo, era só tirar o Anderson do jogo. E depois, quem manda o míudo andar a correr assim pelo campo todo com uma bola? É claro que podia magoar-se, escorregar na relva, pisar um buraco, sei lá... Isso ia acontecer mesmo, não houve maldade nenhuma naquela entrada! Aliás, o "puto" é que fez perigar a perna estendida do grego quando quase caiu em cima dela... Não fosse a lesão afastar tantos meses da competição e até quem deveria ser castigado era o Anderson...

E depois, claro, não se passou nada entre os apoiantes dos lampiões, que toda a gente viu que arrumaram tudo o Estádio do Dragão no final, há até quem afirme que os viu de vassoura a varrer o chão enquanto outros recolhiam os copos de gasosa e das pipocas para deitarem nos baldes do lixo...

Enfim, a palhaçada continua e povo anda entretido com a mulher do contabilista a brincar aos tribunais... Digo-vos uma coisa: a distância que me separa do nosso país cada vez mais serve-me para aumentar o nojo que tenho de muitos que aí ficaram... Estou num país de terceiro mundo, mas ao menos aqui tudo o que é negativo é realidade pura e dura e qualquer coisa de positiva parece-nos uma coisa imensa. Aí, nesse Portugal dos compadrios e Cunhas e Comichões, perdão, Comissões e rameiras que escrevem livros e mulheres de contabilistas metidas a policias, tudo é falso e aparente - queremos parecer um país da Europa mas estamos cada vez mais próximos de África, queremos parecer sérios mas estamos cada vez mais vigaristas.

Valha-nos o nosso mágico FC Porto para podermos comemorar alguma coisa porque cada vez mais só temos motivos para tristezas.

domingo, 21 de janeiro de 2007

Balanço

Finalizada a primeira volta, temos, globalmente, que estar satisfeitos. Em primeiro destacados na Liga e com 7 e 8 pontos de vantagem para os primeiros dos últimos; estamos nos oitavos de final da Liga dos Campeões e vamos defrontar o Chelsea que se apresenta na pior forma desde que o Mourinho lá chegou e com problemas internos graves.

Apesar do precalço que foi a eliminação da Taça de Portugal às mãos (pés?) desse colosso que é o Atlético, julgo que temos motivos para nos sentirmos algo optimistas em relação ao futuro.

De negativo, para além da já referida má prestação na prova menor da nossa época (ou será a Supertaça?, que até ganhamos...) fica os casos extra-futebolisticos que continuam a assediar as portas do nosso clube, agora pelas mãos da mulher do contabilista do Luis dos Camiões... É claro que isso acontece também porque o nosso presidente abre o flanco a pessoas como a Carolzinha... e ao Madureira... e ao Teles... tudo gente do mais alto estrato social e recomendável... Enfim, quem não quer ser gaiteiro não abre uma loja na rua dos Gaiteiros... ele meteu-se com o diabo e queimou-se, como seria de esperar! O que não me interessa nada até ao momento em que as queimadelas deles atingem o nosso clube (mais uma vez...).

Já antes o disse e volto a repetir, não é pelo livro da rameira que ele se deve demitir. Mas por tudo o que se vem passando nos últimos anos, nomeadamente com a SAD e as suas constantemente defecitárias contas, ele devia ponderar - mesmo! - em retirar-se, talvez no final do ano, aproveitando a paragem de Dezembro da nossa Liga para ceder o lugar a outro, de preferencia muito mais novo, com formação de gestão de empresas - que é o que a SAD é - mas que saiba reconhecer as especificidades de uma empresa de futebol.

Por último, o plantel.

Que continua com alguns desequilibrios. Parece-me que o problema dos laterais está resolvido, não com nenhum fora de série mas com 4 jogadores regulares e que asseguram a qualquer momento os serviços minimos.

Já no centro da defesa, e com o final da carreira do capitão Pedro Emanuel a aproximar-se depois da operação desta semana, acho que precisamos - mesmo! - de um novo central de qualidade. Foi um erro libertarmos o Tonel, que seria para mim o par ideal do Pepe. O Bruno Alves continua a despachar as bolas para onde está virado, não tem classe nem categoria para jogar no mágico FC Porto. O Ricardo Costa tem estaleca mas falta-lhe qualquer coisa... O João Paulo é voluntarioso mas é mais opção para médio defensivo do que para central. Por isso, a ser verdade o que vem hoje n'O Jogo (um central americano com 1,90m de altura, 24 anos e a jogar no Standart de Liége), essa poderá ser uma hipótese mas o ideal é que fosse já em Janeiro e não no final da época. O ataque também carece de um verdadeiro matador, na senda do Gomes e do Jardel, mas esses não aparecem com facilidade e não me parece que seja um míudo frances que marcou 3 golos esta época que venha fazer a diferença. Nem o Sokota, que milagrosamente jogou 45 minutos sem se lesionar, marcou o golo, festejou e nem sequer se lesionou aí! E continuam a ser princepescamente pagos com as minhas quotas e as minhas acções essas pérolas do Alan e do Tarik, que para além disso ainda tapam espaço de afirmação de jovens talentosos como o Vieirinha.

Enfim, espero que no final da época possamos comemorar mais um titulo nacional (e então eu que estou em Angola mais ainda anseio por isso...) e uma boa presença na Liga dos Campeões (mesmo com o optimismo do Prof. aqui plasmado pelo Dragão acho que uma ida aos quartos de final já é um enorme sucesso) e que não se repitam contratações de Tariks a gosto do treinador e que os jovens dos escalões de formação voltem a ser mais aproveitados do que estão a ser actualmente.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Uma apitadela que se impõe...

Face à manchete do Público, Maria José Octávio Morgado resolveu reabrir o processo O processo relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora da época 2003-04 e assim Pinto da Costa volta a ser investigado.

Em primeiro lugar analisaremos a coerência da magistrada.
E pego numa situação em que Paulo Portas alerta hoje, e bem, para a participação da Magistrada num debate sobre o aborto organizado pelo PS em que mesma toma posição sobre a lei em vigor, sugerindo o voto numa das opções (ver notícia aqui).

Confrontada com esta posição de Paulo Portas, a magistrada mostra-se surpresa e indignada porque, segundo ela, "apenas se limitou a fazer uma intervenção técnica sobre o código penal na parte respeitante ao aborto, uma matéria que, do seu ponto de vista, nada tem de partidária."

Bem, então analisemos as palavras da mesma, no referido debate:
1 - defendeu o «sim» no referendo ao aborto, porque a actual lei é «injusta e excessiva», repito, «injusta e excessiva».

2 - A alteração da lei é uma necessidade social, moral e jurídica.

3 - Defende ainda que o voto «sim» no referendo será também um voto na luta contra a corrupção, tendo em conta que «o aborto ilegal é um negócio que produz dinheiro sujo», não tributado e «que circula em canais clandestino».

4 - Deixou ainda algumas críticas aos médicos, lamentando que não muitos não reconheçam o perigo para a saúde psíquica da mulher como um motivo para a realização de aborto legal
(ver aqui).

Sem dúvida que não é mais que uma intervenção técnica, sem qualquer dúvida. Em todas as suas palavras, tudo se insere na qualificação técnica.
Será que esta senhora pensa que somos todos pategos?
Quanto à coerência e forma de estar desta senhora, estamos esclarecidos.

Como bem diz Paulo Portas aos microfones da TSF, a Magistrada goza em Portugal de um endeusamento.
E agora todos esperam que ela condene Pinto da Costa, dê por onde der.

Ora, e qual o caso da investigação?
Em 2004, o FC Porto de José Mourinho, já virtual campeão nacional, com alguns onze pontos de avanço sobre o segundo classificado, os lampiões, a semanas de se tornar campeão europeu, terá subornado, com recurso a "meninas" o árbitro do encontro no Dragão contra o E. Amadora, em vias de despromoção, como forma de garantir a vitória no jogo - parece que, de outra maneira, não conseguiriam ganhar.

É isto, meus caros, é isto.
Pelos vistos já não é o Bexiga. Pelos vistos já não mexe com mais nada.
J´+a não é nada de mais, como dizia o Semanário Sol a semana passada, pois a dita testemunha, afinal, mandou muitos tiros pela culatra.
Afinal voltamos ao que era dantes para ver se lá chegamos.
Um "super" jogo, deveras difícil para o nosso Porto quando já eramos campeões.

É por isso que não saímos da cepa torta.
Enquanto o País endeusar certos tipos de pessoas que não têm provas dadas em nada, a não ser na perseguição política.
Enquanto o sucesso dos outros é o maior motivo de inveja deste País em vez de motivação para sermos melhores.
Enquanto o nível cultural deste país faça com que um livro, que vocês conhecem, esteja na 12.ª edição e dos mais vendidos em Portugal.
Enquanto muitas outras coisas do tipo acontecerem e o País se divertir... Não há dúvida que, como País, não passaremos do terceiro mundismo, com tiques de rico...

E mai nada...

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

E esta hein?

Afinal parece que...

Isto é ambição...

Jesualdo Ferreira apresenta ambição...
Numa pequena entrevista de Tavares Teles:
"- Qual a equipa que te parece com mais hipóteses de ganhar a Champions?
- Depois dos oitavos-de-final, as oito equipas que se apurarem, ainda por cima com os jogos a serem decididos por sorteio, terão todas hipótese de chegarem ao título.

- O FC Porto inclusive...
- Sim, se passar dos oitavos-de-final. Nessa altura, as equipas serão todas muito iguais."

Assim gosto, Mister. Somos do melhor que há e não há que ter medos...

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Novo conceito: «Drag.on.Tour»

«Drag.on.Tour» é um dos mais recentes conceitos criados pelo F.C. Porto, funcionando desde o início da época com o objectivo de mobilizar adeptos para acompanhar a equipa de futebol, quer no Estádio do Dragão quer nas deslocações do Campeão Nacional.

O método de aglutinação é feito, para já, através do contacto directo às 113 filiais e delegações do F.C. Porto, que beneficiam de ingressos a preços vantajosos, podendo os adeptos contactar localmente as dependências azuis e brancas ou contactar a Linha Dragão (707 28 1893) para criar núcleos de apoio local.

Mobilizando cada vez mais portistas – ainda este domingo, nas Aves, estiveram vários milhares de portistas, muitos dos quais enquadrados pelo novo conceito -, o «Drag.on.Tour» poderá, de futuro, organizar viagens para acompanhar o F.C. Porto na Liga e nas competições europeias.

Mais de dois mil adeptos mobilizados pelo «Drag.on.Tour» apoiam normalmente a equipa no Estádio do Dragão, recinto que regista as médias de assistência mais elevadas da Liga e as melhores taxas de ocupação, e muitos outros acompanham regularmente o líder nos jogos fora, como ainda ontem se constatou. O apoio aos Campeões Nacionais não pára de crescer e tende a fixar-se em número cada vez mais impressionantes.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Ó Lucho consegues ver os Mouros?



LG: Não, pá, os gajos estão mais preocupados com a carreira do atlético...

- Mas tens a certeza que não os consegues ver? É que pelo que leio, eles devem andar perto!!!

LG: Não, pá, não vejo nada... Eles falam, falam, mas deles não se vê nada...

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

O PESETEIRO, O SACANA E MAIS UM BOM CHEFE DE FAMÍLIA

Esta semana, o peseteiro tornou a brindar-nos com mais uma pérola. Bem ao seu jeito, com toda a desfaçatez deste mundo, declarou convictamente que não foram os pornográficos barris de pesetas que lhe ofereceram que o fizeram convencer a mudar-se para as Arábias meio ano. Claro que não. Foi, repare-se a oportunidade de ir jogar num futebol "mais calmo". Claro que foi, castelhano. Eu diria que foram as duas coisas. Vai passar férias no paraíso e vão enchê-lo de pesetas, ainda por cima... É fantástica a falta de respeito do peseteiro por quem lhe paga - "futebol mais calmo"...

Entretanto, tal como já o fizera no benfas e tal como nos fez a nós, José Mourinho começou a entrar (melhor dito, a criar) em rota de colisão com o Chelsea. Com a mesma cara de pau do peseteiro, declarou que não tem a sorte de outros treinadores, e por isso não pode ir às compras. O fim desta história já nós sabemos - no fim da época sai e a culpa é do Abramovich. Ele sai sempre impoluto. Primeiro foi o malandro do Vilavinho que não lhe quis aumentar o salário. Depois, foi o malandro da claque que lhe queria fazer um dói-dói. Agora é o sovina do russo que não o deixa estourar mais 44 milhões num jogador... Por causa disso, lanço aqui a maldição de Bella Guttman, mas ao contrário - fora do Porto, nunca mais há de ser campeão europeu!

Para acabar bem a semana, esse mito de jogador chamado Luisão, resolveu aderir ao bom benfiquismo. Para o efeito, ingeriu em excesso aquilo de que mais gostam para aquelas bandas. Depois dum presidente alcoólico, dum treinador que sua bagaço, nada melhor que um jogador "com'ó aço". Drogas e alcóol - eis o que faz um bom chefe de família.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Depois da vergonha...

Foi uma vergonha o que aconteceu no fim-de-semana passada.
Apesar de concordar com aqueles que dizem que deveríamos aproveitar o jogo da taça para começar a rotinar a equipa após um mês de férias, não é menos verdade que com a equipa que entrou em campo também deviamos ter cilindrado aquela equipinha de bons moços.

Mas como de coisas tristes não reza a história, falemos do futuro, que é falar do campeonato e da Liga dos Campeões.
No próximo fim-de-semana temos uma deslocação às Aves. Uma deslocação que parece fácil, mas que se poderá tornar complicada se nós quisermos.
Recordo-me bem que, num jogo importante, há dois anos, empatos com os vizinhos do Aves, o Moreirense, num jogo em que falhamos golos atrás de golos e acabamos por ceder o campeonato.
Neste momento não temos mais hipóteses de falhas, até porque acabar este campeonato com 15 pontos de avanço destas equipinhas medíocres, cujos adeptos se vangloriam pela vitória do atlético dias a fio, não pode deixar de ser yum objectivo.

É que apesar da alegria que lhes foi dada por este jogo, em que concluem que uma equipa que perde com o Atlético não pode ser grande equipa, esquecem-se que quando lá passaram levaram na bilha como gente grande, apesar de terem lesionado o nosso pequeno grande jogador quando estavam a levar um baile dos grandes.

Confio que este foi um pequeno tropeção, numa época que espero cheia de vitórias, e neste fim-de-semana lá estarei a apoiar o nosso grande Mágico Porto nas Aves.

domingo, 7 de janeiro de 2007

VERGONHA

Graças a Deus não fui ver o jogo, nem me interessa ver qualquer resumo. Não há desculpas - foi uma VERGONHA esta eliminação e o desperdiçar estúpido dum troféu. E agora?

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Será que não tem dedo do Pinto da Costa?

Ontem ao ver aparecer o Kadafi dos Pneus no telejornal, imaginei por momentos que o Pinto da Costa havia de ser envolvido no castigo do Nuno Assis.
É que, como normalmente o homem tem culpa a tudo quanto acontece aos lampiões, sempre pensei que haveriam de arranjar qualquer indício de que o Pinto da Costa haveria influenciado a decisão.

E, por segundo, ainda imaginei que fosse apresentada qualquer passagem de um livro de ficção criado por uma "menina" em que se falaria de pressões e outras coisas que tal para que o "Maradona" Assis fosse castigado.
Mas não. Desta vez o culpado não foi o do costume, contra todas as expectativas.

Desta vez o culpado foi o Governo e mais concretamente o Secretário de Estado do Desporto. Segundo o Kadafi, foram pressões exercidas pelo Governo em forma de vingança para com os lampiões, pois segundo ele ninguém se esquece o que aconteceu aos lampiões no antigo Governo PS!!!
Bem, eu cá não me lembro nada do que aconteceu, mas enfim tudo serve para atirar areia para os olhos dos sonsinhos dos lampiões, de forma a esconder a diferença de pontos para o Campeão Nacional Mágico Porto bem como a eliminação da Liga dos Campeões.

Depois lá apareceu o iluminado Vice-Presidente Cervan, qual jurista dos sete costados, a dizer que respeitaram a decisão da primeira instancia mas que não concordavam e por isso recorreram.
Disse ainda que, ao contrário de outros, respeitaram a decisão da segunda instância, que mandava arquivar o processo.
Pois, mas esqueceu-se de dizer que outros por não concordarem, também podem recorrer e que foi isso que fizeram ou será que a legitimidade de recurso só se encontra na posse dos meninos lampiões? Pelos vistos é o que querem...
Ainda acrescentou que como não concordam com a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, entendem que têm possibilidade de interpor uma acção de anulação no Tribunal Federal suíço e que haviam começado a preparar a acção ainda ontem, apesar de só terem sido notificados da decisão e não da sua fundamentação, ou seja, este iluminado jurista diz que começaram a preparar a acção de anulação de uma decisão, para a qual é decisivo contrapor os fundamentos que levaram à decisão, mas sem os conhecer.
Pois eu apoio a atribuição do prémio Nobel da estupidez jurídica a este senhor, que bem a merece...

E ficarei à espera da interposição de Recurso no Tribunal Suíço. Mas esperarei sentado para ver se o irão efectivamente fazer. É que atirar areia para os olhos dos lampiões, ainda vá que não vá, porque comem tudo, agora para os outros não.
Como é sabido, o referido Tribunal Federal Suíço é um Tribunal Comum e se recorrerem para este tipo de Tribunal já sabem o que lhes acontece. Se não sabem ou não se lembram, perguntem ao Gil Vicente que eles explicam... e neste caso não estarei sentado, mas de pé a aplaudir.

Mais, o iluminado ainda veio dizer que irão até ao fim para provar a inocência do "Maradona" Assis (sim, porque parece que estamos a falar num fenómeno de jogador) tal como já foi provado. O que não diz, porque não compreende e porque não lhe interessa é que o processo foi arquivado não por qualquer prova da inocência do jogador, mas sim por questões processuais.
Jorge Maia também mete o dedo na ferida, hoje, no jornal o jogo:

(sic)
"A última parte da herança deixada pela Comissão Disciplinar dirigida por Gomes da Silva fez ontem a sua última vítima na pessoa de Nuno Assis. Os
óbvios erros processuais cometidos pela CD e a que o Benfica tão afanosa e avisadamente se agarrou para o recurso apresentado na Federação, acabaram por resultar no afastamento de Nuno Assis até ao final da presente temporada por decisão do Tribunal Arbitral do Desporto. Já agora, ninguém reparou na presença de Gomes da Silva entre os convidados do Benfica durante as deslocações da última campanha dos encarnados na Liga dos Campeões, enquanto processo de decidia no CD? Por falar em tráfico de influências...
"

Tanta estupidez, se pagasse imposto, dava para cobrir o défice...

Mas pelo menos desta vez, o Pinto da Costa não está metido nisto... até ver...

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Já com algum tempo...

Mas com toda a actualidade...
Aqui vai republicado...
Dedicado a todos os lampiões...



CARREGUEM EM CIMA DA IMAGEM PARA TAMANHO ORIGINAL

Disto não falam eles...

Se em Portugal se vergam todos perante os lampiões, arranjando sentenças à medida, arranjando comunicados para tentar explicar a aplicação de um jogo de castigo a um lampião com um fundamento muito sui generis, arquivando processos de doping como em nenhum outro local do mundo, eis que as instancias estrangeiras fazem o que têm de fazer.

Eis a notícia TSF:

"Nuno Assis suspenso por um ano
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) suspendeu, esta quinta-feira, Nuno Assis por um ano, período ao qual serão deduzidos os 161 dias que o futebolista do Benfica já cumpriu na sequência do seu caso de doping.

A decisão do tribunal , que não é passível de recurso, deixa o médio benfiquista fora dos relvados até 26 de Julho, inclusive.

O TAS anunciou que deu «provimento parcial» ao recurso apresentado pela Agência Mundial Antidopagem - que pedia uma pena de dois anos -, contra a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que revogou a suspensão anteriormente aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes.

Nuno Assis teve um controlo positivo por 19 norandrosterona em 3 de Dezembro de 2005, no final do jogo Marítimo-Benfica, tendo sido suspenso por seis meses pela Comissão Disciplinar da Liga, castigo que não cumpriu na íntegra devido ao arquivamento do processo."

Afinal foi o menino de ouro que abarbatou o arame

Pois é!!!
O menino de ouro de outros tempos, afinal levou consigo os ensinamentos dados no clube.
Abarbatou o dinheiro, não disse nada ao Fisco e ainda por cima andava calado que nem um rato.
Não há dúvida que os lampiões escolhem bem os seus ídolos...

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Justiça

JORGE MAIA in "O JOGO"

"Maria José Morgado tem um pau de dois bicos nas mãos. Ora, o problema dos paus de dois bicos é que se espetam em todo o lado, podendo tornar-se muito desconfortáveis quando manuseados sem as devidas precauções. Mas vamos por partes, ou por lados, para continuarmos fiéis à metáfora. Ora, por um lado, Maria José Morgado sabe exactamente o que a maior parte da opinião pública espera de si e não é justiça: é um linchamento. Afinal, ninguém tem dúvidas de que os arguidos do Apito Dourado são tão culpados como Judas e tudo o que a procuradora-adjunta precisa de fazer é encontrar as provas que finalmente sustentem as acusações. Não deve ser muito difícil, basta pedir conselhos aos entendidos que traçam sentenças em colunas de opinião mais ou menos como esta. Afinal, se o julgamento é feito diariamente por quem não tem habilitações para isso, imagine-se o que não pode fazer alguém que realmente perceba do assunto. Por outro lado, Maria José Morgado sabe exactamente o que a opinião pública espera de si e não é justiça: é um linchamento. Bem sei que parece a mesma extremidade do pau, mas não é. Se a procuradora-adjunta não conseguir encontrar as tais provas que toda a gente sabe existirem, mas ainda ninguém encontrou, se não conseguir acusar quem meio mundo sabe ser culpado, se não conseguir o tal linchamento que acalme uma azia com três décadas, ninguém vai acreditar que se fez justiça. Como ninguém acredita que se tenha feito justiça até agora. Porque o que meio mundo quer não é justiça: é vingança. E Maria José Morgado não pode querer a mesma coisa, pois não? "