terça-feira, 31 de janeiro de 2006

AS COMENDAS DE SAMPAIO II

O futuro ex-presidente de Portugal, arrumando a trouxa do Palácio de Belém, descobriu no caixote das comendas uma última que lhe sobrou. Consultando a sua lista de amigos, parentes, boys e costureiros, constatou que estavam todos servidos. Lembrou-se então de José Mourinho.
Na cerimónia de entrega da comenda esteve presente o nosso jornalista, regressado do Japão.
À saída, abordou Jorge Sampaio sobre o assunto:
Jornalista: Sr. Presidente, muita gente quer saber se um título inglês vale mais do que a Liga dos Campeões e a Taça Uefa juntas.
J.S.: Ora essa, que raio de pergunta. Não estou a perceber. Quem ganhou a Liga dos Campeões e a Taça Uefa? O que é a Liga dos Campeões? E a taça Uefa?
Jornalista: José Mourinho, ao serviço do Futebol Clube do Porto, ganhou a Taça Uefa e a Liga dos Caampeões, que são os dois mais importantes troféus europeus e mundiais a nível de clubes de futebol e nessa altura não foi agraciado com coisa nenhuma...
J.S.: Meu caro amigo, estou aqui numa missão importante e o senhor vem-me falar de futebol? Ganhe juízo...
Jornalista: Mas, Sr. Presidente, José Mourinho é um treinador de futebol...
J.S.: O seu tempo esgotou-se. Para além do mais, a Direcção do Sporting está à minha espera para me agraciar no seu centenário. Passe um bom dia.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Ao soco e pontapé, NÃO!

Que se assobie, vaie, mostre lenços brancos. Que se insulte até oralmente, até posso aceitar! Mas agredir, condicionar fisicamente, danificar património (que provavelmente até é do clube e não dele...) isso não posso aceitar.

Isso é descer ao nível mais baixo da condição humana, é não saber fazer prevalecer o intelecto e a razão sobre tudo o resto.

Que ele não presta, já aqui no blog o sabemos há muito tempo. Que as suas opções já nem discutiveis são, que o seu autismo e mutismo prejudicam a equipa, também aqui já o percebemos há muito. Que as suas tácticas têm sido motivo para perdermos muitos pontos e contos, já o haviamos alertado bastas vezes.

Conforme conversa que tive ontem com o Dragão, só nos faltava a nós, adeptos do FC Porto que fomos os primeiros a perceber o abominável homem gaúcho que comanda a selecção e os prejuizos que nos iria trazer, levar com uma TULIPA NEGRA ou LARANJA PODRE que é um "clone" dele quando se fala de personalidade, conhecimentos futebolisticos e ideias feitas quanto a tácticas e jogadores.

Por mim, estou a ficar saturado. A época passada, mesmo com os desastres sucessivos, nunca deixei de ir ao estádio apoiar o clube. Tive crises de fiagdo por isso! Tive que engolir elefantes! Mas não falhei quase um jogo a época toda. Porque reconhecia que a equipa estava em transição, tinha jogadores contrariados e vivia da pior pré-epoca planificada de que tenho memória. Mas este ano a coisa era diferente. Apresentaram-nos alguns dos melhores jogadores dos últimos anos - Lucho, Lisandro, Jorginho - e prometeram-nos um treinador de ataque que seria capaz de levar estas estrelas todas a practicarem um futebol de perfume enebriante, que nos iria seduzir a todos novamente. Prometeram-nos novamente o paraíso, deram todas as condições ao treinador para isso.

Infelizmente, em pouquissimo tempo, tudo se esboruou, se desfez como a espuma do mar na areia. Estamos já no purgatório e com o selo do inferno pronto a marcar novamente esta época. Temos feitos exibições tão miseráveis que nem no ano passado me lembro de um jogo tão fraco como estes dois últimos. As humuilhações que tem feito aos jogadores, afastando-os de forma ostensiva da equipa e do plantel, não fica bem a um treinador de uma equipa de topo. Quero um treinador autoritário e respeitado pelo seu caracter. Não quero autoritarismos e tiques ditatoriais de um homem que se fecha no seu bunker, que não fala, não ouve e não quer ver a realidade que o envolve.

Por isso estou a começar a ponderar se vou para a semana ver o Braga ao Dragão. O ano passado fui e saí mais cedo, mas felizmente que também o treinador saiu nessa altura. Se for, quero ver o FC Porto regressar "à normalidade", se é que isso ainda é possivel. Porque se voltar a ver uma exibição como esta, com tácticas como estas, garanto que, tal como fiz com o Fernando Santos, não ponho lá mais os pés enquanto a TULIPA NEGRA for o pseudo-treinador. Porque o futebol é para me divertir e para me alegrar os sentidos. Para me chatear já me basta o trabalho, a crise e todas as pequenas coisas da vida pessoal...

Agora, violência, NÃO! Isso não é correcto nem resolve nada, antes pelo contrário. Quem conhecer o Pinto da Costa sabe que agora ele nunca irá mandar embora o treinador, se calhar nem no final da época. A resposta tem de ser dada no estádio, assobios ao homem, lenços brancos, o que quiserem. Violência, não!

E a tulipa negra volta a atacar...

Quando tudo se torna mais fácil, eis que temos quem goste de complicar o que é fácil.
O jogo do Porto foi uma autêntica miséria, apenas palmilhada por pequenas magias individuais de algum dos maestros.
Há quem não aprenda com os erros, apesar de eles se tornarem demasiado evidentes. É cada vez mais tenho mais a certeza que estamos perante o Abominavel Homem Gaúcho II.
Ontem, na TSF, um comentador antes do jogo, disse e bem, que se havia "qualidade" que Co Adriansse havia mostrado desde a sua chegada a Portugal, era a de teimoso.
Mas para mim ele não é teimoso. É casmurro mesmo. Daqueles que insistem, insistem, mesmo que vejam que não está certo.
Assim foi com o Jorginho, agora é com a tática.
Há coisas que se vêm da bancada sem ser preciso ser treinador. 4 médios centro de uma só vez (Paulo Assunção, Raul Meireles, Ibson e Diego) dá para ver que até se vão esbarrar no meio e que descaindo nas alas, não terão as características necessárias para o efeito.
Três defesas, são certeza de que os laterais não poderão subir à sua vontade e ajudar os extremos. Assim se viu que Quaresma se encontrava muito pouco acompanhado do seu lado, bem como Lisando do lado contrário.
Acresce que, mais uma vez este holandês leva-me para o banco 2 defesas centrais, que salvo opinião fundamentada em contrário, não sei para que servirão.
E já me parece que quem defende este treinador, também o faz por casmurrice e não por qualquer outro motivo. Não é possível que defendam um treinador que muda de tática e meia equipa apenas por ter perdido um jogo, quando o esquema se mostrava já meio mecanizado, em franca evolução e pernas para andar.
Defender a revolução que fez com o Naval e que continuou com o Rio Ave, não tem o mínimo de senso.
E não posso terminar sem dizer que crucificar jogadores para encontrar justificações para um desaire, é do pior que tenho visto. É comportamento de fraco, que gosta de sacudir a água do capote.

P.S.: não vou comentar o que fizeram ao treinador à saída do Olival, porque acho que não são formas de se actuar. Que o critiquem, tudo bem, mas isto ultrapassa o razoável.

sábado, 28 de janeiro de 2006

VAMOS ESTAR ATENTOS.

Tirado d'O Pato (Jornal o Jogo) de hoje:

Hélio Santos, Luís Guilherme, os amarelos e os maus critérios antes do Leiria-Benfica


... A arbitragem continua em polvorosa e, quando toda a gente parece desconfiar de toda a gente, os critérios de nomeação não ajudam nada a evitar que não se monte o cavalo da suspeição. Há, aliás, casos em que os avisos acabam por ser profilácticos, o que se espera venha a acontecer, por exemplo, este fim-de-semana na Madeira com a arbitragem de Hélio Santos no Marítimo-União de Leiria, jogo que não será televisionado.

É evidente que não é nenhum defeito que nos seus tempos de "terreno" tenha sido Luís Guilherme, o presidente da Comissão de Arbitragem, árbitro-assistente de Hélio Santos; muito menos que na relação de amizade tenham garantido a O PATO que Hélio Santos até seja compadre de Luís Guilherme, porque padrinho de um dos rebentos do primeiro. Agora, quando se recorda que Hélio Santos foi o árbitro do célebre Estoril-Benfica disputado no ano passado no Algarve - esse mesmo, em que até teve de pedir botas emprestadas ao Benfica... - a coisa já fia mais fino. Porquê?

Simples. O Leiria tem quatro jogadores no limite dos cartões amarelos (Fábio Felício, Ferreira, Maciel e Paulo Gomes) e na próxima semana recebe... o Benfica! Ou seja: Hélio Santos está no fio da navalha e se mostrar algum amarelo sem tom nem som a algum dos do quarteto leiriense logo se montará uma algaraviada a argumentar que o sistema é exactamente o de se ser cirúrgico à distância de jornadas seguintes.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

AS COMENDAS DE SAMPAIO

O futuro ex-presidente Jorge Sampaio, porque ainda lhe sobravam umas comendazitas na gaveta, resolveu agraciar os abichanados José António Tenente e Augustus pelos relevantes serviços prestados ao País. Esses serviços consistiram em, à custa do erário público, terem vestido Maria José Ritta. De facto, concedo, nada há mais importante para o prestígio de uma nação do que ter costureiros com trejeitos de fêmea a vestir a 1ª dama. Por isso mesmo, um jornalista português em périplo pelo Japão resolveu fazer mini-entrevistas de rua, que confirmaram que os dois referidos sujeitos de facto dispensam apresentações do outro lado do Mundo. Mais ainda, estes dois nomes são os que mais directamente ligam a Portugal:
Jornalista: Boa tarde. Gostaria de saber se conhecem Augustus e José António Tenente.
Nakata Hiroshi: Clalo que sim. São os dois costuleilos que confecionam a loupa de Malia José Litta, plimeila dama de Poltugal. Aqui no Japão são muito conhecidos. Quem nos dela que fossem japoneses, pois é um olgulho para qualquel nação ter costuleilos desse gabalito.
Jornalista: E por falar em Maria José Ritta, sabiam que ela é adepta confessa do Futebol Clube do Porto?
Nakata Hiroshi: Futebol Clube do Polto? O que é isso? Nunca ouvimos falal! É algum lutadol de sumo?

Agora é que são elas...

"Lucho tem desempenhado papel de destaque na equipa de Co Adriaanse, sendo mesmo o jogador mais utilizado pelo treinador holandês (26 jogos), mas a distensão do ligamento lateral interno do joelho direito, contraída no treino de hoje, deverá deixá-lo arredado dos relvados por um período considerável."

Lucho González contraiu lesão

Lucho González efectuou uma distensão do ligamento lateral interno do joelho direito durante os trabalhos da equipa azul e branca, que hoje realizou duas sessões de treino, tendo em vista a preparação do encontro do próximo domingo com o Rio Ave.

Ao cuidado do Departamento Médico do F.C. Porto estão César Peixoto e Ricardo Costa, que fizeram tratamento, Sokota que voltou a desenvolver treino condicionado e Bruno Moraes que manteve o treino integrado condicionado.


E pronto, depois da lesão do adaptado defesa esquerdo, do adaptado defesa direito, dos joagdores convocados para a selecção B, do Mac na CAN e dos paranços cerebrais do treinador (grande texto que encontraste, Dragão, aquilo que a Júlia sente e ali escreve é exactamente aquilo que eu e muitos outros sócios e adeptos sentem) só nos faltava perdermos o Lucho para uns tempos (umas semanas, provavelmente, na melhor das hipóteses, uns meses até ao fim da época a correr mal...). Já passei a fase do medo, nesta altura um jogo do FC Porto já se parece mais com um filme de terror mesmo! Que os deuses do futebol nos protejam no domingo com o Rio Ave...

Colunista Júlia Guimarães

in www.fcporto.ws

Simplesmente Fantástico...

"Addio, Adieu, Auf wiedersehen, goodbye... ...
amore, amour, meine liebe, love of my life!
Se o nosso amor findar,
Só me ouvirás cantar,
Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye,
Amore , amour, meine liebe, love of my life.
"(José Cid, «Um Grande, Grande Amor», 1980 DC)

Sei reconhecer quando erro.
Sinto em mim areliadoras forças cóceguinhas que me tiram qualidade de vida. Sei também reconhecer quando erro estrondosamente. Custa-me manter a espinha dorsal direita, as pernas vacilam e parecem gelatina, ganho aftas na boca, choro como uma madalena arrependida, e fungo desde a primeira até à última luz do maldito dia.É assim que me sinto.

É assim que me vêem hoje.
Iludi-me, enamorei-me... escrevi prosas, tácticas incríveis de 3-3-4, 4-3-3 e 5-3-2 e poemas de estrofes de quatro versos ou quadras para só nós dois vermos. Juntos falávamos de jogadores, costumávamos ir de mãos dadas vêr o sol a pôr-se na praia, depois de mais um dia cheio de promessas e lances magistrais de ataque envolvente...

Mas as coisas são o que são e as coisas são assim mesmo e o que era amor pueril e inocente, rosas, magnólias, pétalas de jasmim e coloridas partículas de perfume floral atiradas à brisa fresca da verde alvorada transformou-se... assim... Nisto. FC Porto-Naval. 1-0, auto-golo infeliz do pobre do desgraçado do jogador dos rapazes da Figueira que devem ser também dos mais fraquinhos da alegre Liga Portuguesa.

Co, não adianta. Nem precisamos de tradutores. A coisa não ia mesmo resultar. Lembras-te do primeiro amuo? Daquela primeira zanga a sério, quanto não resisti e te assobiei? Recordas o momento infame em que te insultei depois do 0-2? Perdi-te o respeito. Partiu-se aí o feitiço.

Desde então foi um caminho de maus, anedóticos episódios e de algumas boas paragens. A ruptura há muito que se anunciava. Claro que dói ver. Ouvir o som dos sonhos a ruir. Os teus e os meus.

Co, convenhámos: errei, errámos.
Não percebes pevas de futebol. És um nabo.
Holandês, altivo, estudioso, mas nabo ainda assim.
E confirma-se: sinto terror, medo, drama pelo que há-de vir.
Temo o amanhã. O próximo jogo. Os confrontos iminentes frente aos arqui-rivais. Porque sei que não vamos ganhar. Assim não.

Erras pecamonisamente, asneiras barbaramente, polvilhas de doce inferno os minutos dos nossos jogos, metes água a todo o sagrado nanossegundo e de toda a escabrosa forma e escandaloso feitio e sacodes sistematicamente a imensa tromba de água do sempre imaculado capote: quem tira Baía, Pedro Emanuel e PAULO ASSUNÇÃO(!Argh!) da maneira estúpida e imperdoável e irresponsável com que o fizeste no último Sábado, Co, Querido, Querido Co, não tem perfil para treinar o grande FC Porto que não perde nem a feijões, lentilhas ou rebentos de soja.

De desilusão em desilusão, esta foi para mim a última, ENORME, gotinha. Esgotei a pachorra.
Adriaanse: tu és o elo mais fraco. Adeus.

P.S. Mas não é um adeus imediato. Somos ou não adultos? Arruma as tuas coisas. Todas. Ainda vais precisar de algum tempinho, imagino.

Os teus subterfúgios, as desculpas esfarrapadas, os pedacinhos de todas as coisas preciosas que partiste e fizeste partir para a Bélgica, a tua gigantesca falta de critério, os teus flops, a dose industrial e generosa e sempre (haja coerência!) egoísta de obtusidade.

Pelo meio, só terás de ganhar o campeonato e a Taça. Vês como não exigimos muito de ti? Cumpres a tua obrigação e sais.

Eu? Eu fico com o meu Clube de sempre e que é mesmo o mais importante, e com alguns momentos do bom futebol com que nos brindaste ocasionalmente que pairam e ecoam nas escuras galáxias da minha desilusão. (WOW! Esta foi profunda. Como tu, afinal, Co.).
"

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

"25 de Abril sempre" por MST

" 1 -
(...)
Anteontem, tal como milhões de outros portugueses, fui votar nas eleições presidenciais.
O meu 25 de Abril.Meio a sério, meio a brincar, costumo dizer que o 25 de Abril só se cumpriu verdadeiramente quando a democracia chegoutambémao futebol.
Quando, em1978, o FCPorto pôde, enfim, ser campeão e pôr fim ao oligopólio lisboeta do Benfica- Sporting, instalado nos hábitos e cultura do Estado Novo e doPaís.
Nesse dia o país futebolístico democratizou- se também, abriu-se a uma nova fronteira—o Porto e o Norte—a que, mais tarde, se juntou também o Boavista. Não aceitarei em silêncio que ninguém mais me volte a tirar isto. E se hoje o escrevo, tendo como ponto de partida de reflexão as eleições de domingo passado, é porque sinto que anda no ar uma atmosfera do antigamente, umprojecto subliminar de subversão das regras democráticas do jogo, para regressar aos pacíficos tempos em que o mais forte mandava e os outros obedeciam.
Há um nevoeiro de arrogância reencontrada e subserviência correspondente, um todo-poderoso que atropela as regras, reclama privilégios de autoridade e exige dos outros silêncio, medo e obediência. Sabem a que me refiro: os sinais estão todos aí.
2 - Perguntava Maló que interesse poderá ter tido um clube como aAcadémica eme mprestar um jogador ao Benfica. O contrário sempre se viu, agora um clube pequeno emprestar um jogador a um grande nunca se tinha visto. Tentemos perceber olhando mais de perto uma história contada com grandes cerimónias e dúvidas silenciadas.Marcel era o melhor jogador da Académica. Em 15 jogos tinhamarcado nove dos 14 golos da equipa. Depois dele julgo que a Académica não voltou a marcar.
Custou caro aos estudantes, em Julho passado, e tinha uma cláusula de rescisão de 3,5 milhões de euros. Quinze dias antes do jogo comoBenfica deixou de comparecer no clube, com quem tinha contrato válido e, que conste, salários em dia e nenhum motivo de conflito.
No dia seguinte ao jogo com o Benfica, a que não compareceu, apresentou-se na Luz, como novo reforço benfiquista e declarando que tinha sido contactado «oficialmente» pelo Benfica... 15 dias antes — ou seja, exactamente quando desapareceu de Coimbra.
Já José Fonte, doVitória de Setúbal, tinha feito semelhante: rescindiu unilateralmente com o Vitória na véspera do jogo com o Benfica e apareceu na Luz, como novo reforço, no dia seguinte ao jogo.
E ambos confessando-se benfiquistas desde a infância.
Transparente. Mas o negócio de Marcel é, de facto, curioso. A Académica ficou sem ele, teve de ir ao mercado comprar um substituto e não viu umtostão do Benfica pelo negócio. Foi emprestado, com direito de opção em Julho próximo. Quer isto dizer que,mesmo que o Benfica pague a totalidade dos seus salários até Julho, a Académica só pode sair a perder do negócio: ou o Benfica o devolve em Julho, porque não gostou dele, ou exerce o direito de opção, mas de certeza que por menos que os 3,5milhões, porque nessa altura tanto o Benfica como o jogador estarão numa posição de força privilegiada (e que agora já demonstraram) para forçar o desconto que quiserem.
Que ganhou a Académica? E, se cair na II Divisão (como caiu o Estoril no ano passado, depois de ter sido forçado ao negócio da troca de campo no jogo com o Benfica), quanto lhe terá custado o voo de rapina da águia?Veja-se o Vitória de Setúbal: já sofreu tantos golos em três jogos sem o Moretto como os que tinha sofrido em 15 com oMoretto.
E foi forçado a vendê-lo tão barato que o próprio presidente do Benfica se comoveu e decidiu acrescentaruma gorjeta ao preço pago (?). E o patético Chumbita ainda se prestou a uma coisa inédita, que foi participar na cerimónia de apresentação do jogador aos sócios do Benfica.
Agora a única esperança de viabilidade doVitória é esperar que oGoverno aprove um projecto de urbanização que é uma vergonha pública mas permitirá salvar um clube que está falido por actos de gestão como este.Este fim-de-semana, pelo menos, houve uma alteração de métodos. Na véspera de jogarcomoGil Vicente o Benfica não tratou de seduzir ou desviar nenhum jogador do adversário (não havia nenhum que o justificasse): desta vez limitou- se a prometer que, depois do jogo, lhe emprestaria dois jogadores.
Uns cavalheiros.

3 - Em Braga, quando se viu derrotado, Nuno Gomes sugeriu por gesto explícito que os adversários estavam drogados. O País inteiro viu na televisão e percebeu a mensagem.
Na Figueira da Foz, contra a Naval, Co Adriaanse terá exclamado para dentro do campo «é falta!», a propósito de uma jogada qualquer.
Ninguém viu nem ouviu, excepto o árbitro.
Nuno Gomes levou de castigo 450 euros de multa; Co Adriaanse levou dois jogos de suspensão.
Que falta que têm feito este ano as cotoveladas do McCarthy!
Desde que ele recolheu os cotovelos, já repararam que nunca mais houve uma cotovelada no futebol português?
Anda tudo tão santinho que até um tipo dizer «é falta!» é considerado uma ofensa grave...

4 - Mas, à falta de cotovelos portistas, temos mãos. Uma abundância de mãos, de adversários benfiquistas. Encomendei uma sondagem à Euroteste: nos últimos 30 jogos da Liga (o que abrange também a parte final do campeonato do ano passado), 90 por cento das mãos ou supostas mãos sancionadas dentro das áreas resultaram em penalties a favor do Benfica.

5 - O campeonato está na sua fase decisiva, em que quem se destacar agora tem todas as possibilidades de já não ser alcançado. Sábado joga-se o Benfica- Sporting, domingo o Rio Ave- FC Porto. Pois foi justamente nesta altura que a FPF engendrou um acontecimento chamado Torneio Vale do Tejo, em que a Selecção B de Portugal (uma coisa que nem sabíamos que existia) vai ter de defrontar, entre quarta e sexta-feira próximas, umas obscuras selecções do Leste. Convocados para este importantíssimo torneio estão quatro jogadores do Sporting, todos eles titulares habituais, e cinco do FC Porto, entre os quais o decisivo Ricardo Quaresma.Do Benfica... nenhum. Segundo explicou o seleccionador, oManuel Fernandes, por exemplo, «está debilitado fisicamente e nos próximos tempos nem sei se posso contar com ele». Será o mesmo Manuel Fernandes que, no sábado passado, jogou a partida inteira contra o Gil Vicente?Que torneio irão inventar na semana do Benfica-FC Porto — o Torneio Segunda Circular ou oTorneio Benfica Campeão?"

domingo, 22 de janeiro de 2006

Je kan de pot op, Jacob! *

Miserável, diz muito bem o Azulão! Os meus maiores receios tornaram-se realidade... Só faltava o Freddy Krueger e era um verdadeiro pesadelo!

Mais a sério: alguns factos, para começar. Em 2006 todas as exibições do FC Porto foram medíocres ou pior que isso. Os resultados têm sido razoáveis em 2006, excluíndo a derrota com o Estrela na semana passada, mas nunca a equipa convenceu - contra o Boavista notou-se a falta de pernas e ritmo, contra a Naval para a taça idem-idem, perdemos com o Estrela e hoje foi o espectáculo degradante que tive o desprazer de assistir! Outro facto, que também o Azulão mencionou: a equipa está desconjuntada, parecem um grupo de amigos que se junta ao fim de semana para dar uns pontapés na bola! Não há trabalho de conjunto, não há rotinas de jogo. Apenas e só o "futebol directo", nome moderno que é dado ao famoso e antiquado "kick and rush" dos ingleses dos anos 80. Muito pontapé dos centrais e laterais à procura da corrida dos avançados.
Algumas conclusões: as férias de 10 dias, somadas às folgas consecutivas, retiraram ritmo competitivo e velociadde à equipa. Salta aos olhos isso a cada jogo... Mais: as alterações que promoveu esta semana são um disparate total, tinha a equipa a jogar sobre brasas, com muita tensão e total falta de rotina entre jogadores e dos jogadores às novas posições. Por exemplo, o Lucho hoje esteve uns furos abaixo porque não jogou na posição dele e faltou-lhe o já habitual apoio do Paulo Assunção. Para além disso, estamos muito dependentes do Quaresma. Nos últimos 5 jogos, sempre que o novo Mágico não marcou, o FC Porto não ganhou... Por último, e como muito bem salientou o comentador da TSF, faltou liderança em campo ao FC Porto. Não havia Baia, não havia Pedro Emanuel, Jorge Costa nem chegou a estrear o equipamento este ano, o Ricardo Costa é um capitão imberbe e o sub-capitão é o Lucho, acabado de chegar ao reino do Dragão! Nunca visto...

Para além disso, ficou-me ainda no ouvido um dos comentários do dito comentador da TSF (Costa Pereira, salvo o erro) que deixou passar a ideia, claramente, que esta "revolução" que foi hoje operada terá alguma coisa a ver com algumas conversas de balneário mais duras e demonstrações de poder de parte a parte, algo que privado e que não pode vir a público mas, percebe-se perfeitamente pelas palavras dele e pelos joagdores afastados esta noite, que terá havido um tomar de posição por parte dos jogadores mais experientes do FC Porto, aqueles que ganharam tudo e sentem a camisola e estão a ver o trabalho de uma época a ser desperdiçado desta forma absurda por causa de um pseudo-treinador que se julga de top mas que na verdade nem para a Liga de Honra terá grandes capacidades! E o resultado é que mais uma semana ou duas e desconfio que deixamos a liderança, sendo que os lampiões da forma como "trabalham" na Liga à semana e nos relvados ao fim de semana são, neste momento, os favoritos a ganharem o título - e não nós!



*
Graças à pronta assitência do nosso leitor António Duarte, fiquei a saber que quando quiser mandar o nosso holandês de estimação ao penico, que é como quem diz, ir à m***a, basta usar a expressão que titula este post!

sábado, 21 de janeiro de 2006

MISERÁVEL

O miserável destreinador, tal como temia o Pavão, resolveu asneirar mais uma vez, compondo um onze inicial de que só ele se lembraria. Assim, depois de sanear um dos dois símbolos resistentes do Clube, resolveu começar a fazer o mesmo a Baía. Quando este se preparava para atingir a mágica cifra de 400 jogos, resolveu deixá-lo no banco, fazendo toda a gente supor de que se trata de um castigo pela fífia do jogo passado. O problema é que Baía não é ralé como ele. Baía é o jogador mais titulado da história do futebol e não é certamente uma fífia que deita tudo o que demonstrou ao longo da vida a perder. O segundo problema é que os castigos aleatórios do laranja podre aos jogadores nem sequer são coerentes. Se fossem, o seu amante Jorginho teria que ser chicoteado no tronco todos os dias pela miséria que já demonstrou. Se o Baía é impedido de jogar pelo golo sofrido na Amadora, o que fazer a Jorginho pelo golo falhado em Guimarães? Depois de Diego e Ibson, agora Baía. Já estou à espera que ele castigue Quaresma pelos centros falhados de hoje.
Depois, não fora o adversário de hoje tão fraquinho, e o suícidio de táctica voltaria a fazer mossa.
Acho verdadeiramente espantoso que as suas insistências do início de época, que levaram à humilhação da Liga dos Campeões só levassem a mudanças quando o seu lugar esteve em perigo. Agora que finalmente acertara na equipa, com resultados positivos evidentes, entendeu por bem mudar tudo outra vez, a meio da época, só porque perdeu um jogo. O que ele conseguiu? Pois bem, uma vitória suadinha, com uma exibição miserável como ele. Conseguiu que 30 mil o assobiassem e acabou o jogo a meter, nos descontos, o amante para perder tempo. Em casa contra a Naval. É confrangedor que um plantel destes esteja confiado a um amador prepotente, habituado a treinar jogadores medíocres. Nunca na vida apanhou atletas do calibre do Lucho, Diego, Quaresma e Ibson (o melhor em campo), a não ser quando apanhava o Ajax ou o PSV em anos sim, como opositores. É o velho problema de não se ter unhas para tocar guitarra. O mínimo que se pede a um incompetente é que não invente. Não inventando, há sempre hipótese séria das coisas correrem bem. Agora, quando um incompetente (a ignorância é atrevida) acha que é o mais genial dos treinadores e que todos os adeptos são metecaptos como ele, não se augura nada de bom em termos de conquista de campeonato. Sobretudo quando o adversário é bafejado pela "sorte" arbitral, jogo após jogo, após jogo.

Revolução?

Após leitura a vários diários (desportivo e generalistas) estou com medo... Porque, se bem percebo o que os jornalistas querem transmitir, vem aí mais uma revolução no onze, semelhante àquela sucedida depois da derrota humilhante com os lampiões no Dragão e mesmo antes do jogo com o Inter.

Assim, rezam as crónicas de antevisão do jogo de hoje que tanto poderemos ter apenas a novidade "Adriano" como poderá acontecer uma autentica revolução, voltando à táctica suícida do principio da época de tracção à frente. Para começar, 4 atacantes: Quaresma e Lisandro nas alas, Adriano no meio (e até aqui tudo bem...) e depois o Jorginho atrás do ponta de lança (aqui é que a porca começa a torçer o rabo!). No meio campo, estarão o Marek Cech à esquerda e o Bosingwa à direita, o Lucho (se recuperar da lesão por utilização desnecessária a meio da semana...) e o Diego, na defesa 3 centrais, sendo que só dois deles o são de facto (Pepe e Ricardo Costa) já que o Ibson irá funcionar na posição entre trinco-defesa central! Por último, e mais grave, o Hélton deverá ser o guarda-redes, confirmando as suspeitas do principio da época que o Baia era para encostar... E se não o fez antes, só alguem o SADerá...

Estou com medo, digo-o novamente... Espero que isto seja só ideia dos jornalistas e "bluff" da equipa técnica do FC Porto aproveitando o black-out em vigor há umas semanas... Mais uma vez, lá vou eu para o estádio com o credo na boca!

As contas do Avante Lampião, antes do Porto jogar...

CLASSIFICAÇÃO – LIGA



Clube Pts J
1. Benfica4019
2. FC Porto4018
3. Sp. Braga3619
4. Nacional3518
5. Sporting3318
6. V. Setúbal3018
7. Boavista2618
8. E. Amadora2518
9. U. Leiria2418
10. Marítimo2318
11. Rio Ave2318
12. P. Ferreira2218
13. Gil Vicente2119
14. Belenenses2018
15. Académica1918
16. Naval1518
17. V. Guimarães1518
18. Penafiel819
Completa





CLASSIFICAÇÃO DOS 3 GRANDES

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

FANTÁSTICA JUSTIÇA DESPORTIVA II

Como se lê na imprensa de hoje, Adriaanse foi punido com 15 dias de suspensão por ter dito: "É falta!" É o que está escrito no relatório de Bruno "3 penalties" Paixão.
Sendo esta decisão pública 3 ou 4 dias depois da menina Gomes ter sido severamente punido com 450€ de multa, podemos concluir com toda a legitimidade que dizer-se "é falta! (dito em inglês presume-se que seja uma circnstância agravante) neste país é muito mais grave do que insinuar que alguém se dopa.
Enfim, a paixão do Bruno e dos juízes desportivos deste país é a mesma, pelo que se compreende. Como alguém disse, até BIBI vai pedir para ser julgado por estes juízes. Uma vez que, sempre que aparece na televisão, ostenta um casaco vermelho, tem sérias hipóteses de ser absolvido.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

"Temos homem"!*

O F.C. Porto derrotou esta noite o Dínamo de Moscovo por 4-1 no treino que teve lugar esta noite, no Estádio do Dragão. Os adeptos azuis e brancos (15.116) animaram as bancadas e puderam assistir a uma sessão bem disputada, recheada de bons pormenores técnicos. Os golos foram apontados por Raul Meireles e Adriano, que bisaram no apronto.

Co Adriaanse preparou dois onzes distintos para cada uma das partes do desafio, no entanto, a superioridade azul e branca ficou patenteada ao longo de todo o jogo. O marcador foi inaugurado por Raul Meireles, que substituiu Lucho no final do primeiro quarto de hora. Foi através de um bom remate de longe que o médio portista abriu o activo. Até ao intervalo sucederam-se mais oportunidades e bons pormenores, mas o resultado não se alterou.

No segundo tempo os Dragões marcaram por três vezes. Adriano, ao minuto 50, respondeu da melhor forma a um cruzamento de Raul Meireles, e estreou-se a marcar no palco azul e branco. Minutos depois, Hélder Barbosa numa jogada de elevado recorte técnico, cruzou para a entrada de Raul Meireles que, na passada, não deu qualquer hipótese para Ovchinikov.

Adriano num bom cabeceamento, após um centro de Sonkaya, fechou a contagem para os azuis e brancos, que ainda viram Ivanildo, de livre directo, obrigar o guardião russo a uma boa intervenção. A fechar o Dínamo reduziu, em nada afecta o bom desempenho dos atletas do F.C. Porto, que corresponderam na perfeição ao exemplo dado pelo público presente no estádio.

Sob a arbitragem de Paulo Paraty, as equipas alinharam da seguinte forma:

F.C. Porto: Helton; Ricardo Costa, Pepe e Cech; Bosingwa, Lucho e Ibson; Alan, Quaresma, Lisandro e Hugo Almeida
Jogaram ainda: Pedro Emanuel, Bruno Alves, Raul Meireles, Jorginho, Paulo Assunção, Diego, Sonkaya, Ivanildo, Adriano e Hélder Barbosa


Dínamo de Moscovo: Ovchinikov, Seitaridis, Kolodine, Tochidine, Polovinchuk, D. Kombarov, Costinha, Ohokhlov, Semchov, Danny e Bulikine
Jogaram ainda: Chelest, Yachine e K. Kombarov

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Raul Meireles (2), Adriano (2) e K. Kombarov

* Citação de Gabriel Alves sobre um ponta de lança lampião que, por acaso, meteu um golo. Neste caso, quero acreditar que tendo o Adriano marcado 2 golos, isso não é um acaso e temos efectivamente homem para a frente de ataque.

Viva a verdade desportiva!

Mais uma vez estou em total acordo com o teor deste comunicado que está on-line no site do FC Porto, tal como estive na denuncia do gesto do panilhas lampião que vai em primeiro na lista de melhores marcadores - e que hoje mesmo foi RIDICULAMENTE punido com multa de 450€ quando os regulamentos faziam crer que no mínimo levaria um jogo de suspensão... Mas como não veste de azul e branco, viva a verdade desportiva!

"«As regras têm de ser iguais para todos». Dito assim, sem máculas, soa muito bem. É um mandamento futebolístico, um princípio fundamental para quem anda de rosto erguido. A frase, porém, não pode ser proferida de forma desabrida. O decoro é exigido a quem não tem legitimidade sequer para a sussurrar. Muito menos para a gritar com tiques de ofendida. Mas o curioso é que o faz, do alto de um pedestal tão frágil como os seus telhados de vidro.

A questão é simples: ou se é sério ou não se é. Não há meio termo, nem importa tentar emendar a mão ou recorrer a cosméticos de loja dos 300. É muito feio querer ficar bem na fotografia com gestos de falso samaritano, é escabroso apregoar o que não se tem. Neste caso, bons princípios.

O que se passou no Estoril-Benfica da temporada passada tresanda a intrujice. Com que fins é que uma equipa dá um tiro no próprio pé? Por que será que faz questão de alargar uma sepultura da qual até se podia salvar? As falsas ofendidas dirão que aqui não se detecta o aroma do esturro. Mas também só sabem mentir, enganar e enlear. Até são capazes de dizer que já não têm interesse directo no emblema rival quando, na realidade, como ainda recentemente se percebeu, continuam bem emaranhadas na sua sociedade moribunda. De pudicas, como se constata, nada têm.

Mas a bizarria projecta-se em episódios repetidos. Onde é que ficam os princípios, a transparência e a verdade desportiva quando se contrata atletas de um adversário imediato? É claro que podem jurar de forma pungente que Fonte rescindiu unilateralmente o seu vínculo com o V. Setúbal sem ser espicaçado por ninguém. Mas será que alguma alma acredita? Que atleta prefere o desemprego a um contrato de trabalho? E o guarda-redes de que tanto se falou? Apenas foi abordado no dia da famosa e, aparentemente, impune bofetada?

«O que conta é o futebol português e a sua própria credibilidade». Dito assim, sem máculas, soa muito bem. Mas será que os três pontos averbados na tal vergonha algarvia não podem ter decidido o campeonato transacto? E como teria finalizado o V. Setúbal-Benfica se Fonte estivesse no posto onde se tornou visível na Liga 2005/06? São questões em aberto, desafios aos quais ninguém de boa fé poderá responder com uma verdade firme e definitiva.

O despudor prossegue. E, assim sendo, ano novo, procedimentos... velhos! Marcel, o melhor atleta da Académica, recusa-se a treinar e arrisca penalizações. Alguém crê que, pura e simplesmente, acordou mal disposto ou fartou-se que lhe chamassem estudante? É lógico que não! Era demasiado óbvio. Só podia ir para o Benfica. Viva a verdade desportiva!"




NOTA - Quanto aos anónimos que de vez em quando aqui mandam uns bitaites, um conselho: não gostam, não leiam! Porque podem concordar ou não com o que é dito, podem argumentar muitas coisas, mas com o argumento de que quem aqui escreve não é bom adepto, caros amigos, isso é de total falta de intelecto e não há ainda nenhum medidor de portismo! Sou eu, como os meus colegas de blog, no mínimo tão bons adeptos e portistas como qualquer um dos outros milhares, mas provavelmente até somos melhores dentro desse prisma de análise porque não somos nem cegos nem seguidistas!

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

FANTÁSTICA JUSTIÇA DESPORTIVA!

Nuno Gomes deve estar arrependido. Por esta altura, maldiz o momento em que, por falta de fair play, insinuou que os atletas do Braga se dopavam, só porque cometeram o crime de ganhar o jogo. Na altura pensei que tal gesto se dirigira ao Calabote de serviço, que acabara, momentos antes, de oferecer o empate em mais um penalty fantasma. De facto, só um corrupto ou um toxicodependente assinalava um penalty daqueles. Mas não. A ofensa era para os atletas do Braga. Na sua própria confissão, Nuno Gomes disse ter-se dirigido apenas a Nem.
Agora, ao ter conhecimento do implacável castigado aplicado pela Comissão Disciplinar, certamente não voltará a ter gestos irreflectidos daqueles. Afagar os tarecos, como o fez Costinha em Guimarães, rende um jogo de suspensão e uma multa de centenas de contos. Uma ninharia, comparado com o castigo que a dita Comissão, sempre a zelar pela justiça, lhe aplicou. Com a enormidade do castigo, visou tal nobre Comissão avisar todos os jogadores em Portugal que não admite insinuações sobre a falta de seriedade de colegas de profissão. Ficámos todos nós, amantes do desporto, a saber que o fair play é um valor supremo do desporto rei em Portugal. Os 450 euros aplicados dois meses depois do jogo (para que não restem dúvidas, cá vai, por extenso: quatrocentos e cinquenta euros) certamente vão doer a Nuno Gomes, pois dessa forma vê substancialmente reduzido o seu salário no final do mês. Quanto aos jogadores do Braga, dormirão hoje mais tranquilos, pois sabem que a sua honra foi avaliada nesse valor colossal e está, assim, lavada. Graças a Deus, Nuno Gomes não faltou a nenhuma flash interview, pois esse crime hediondo é punido com uma multa dez vezes superior!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

PORQUÊ INSISTIR NO JORGINHO?

É a pergunta que faço.
Porquê?
Não está visto que o rapaz está mal psicologicamente e que não dá uma para a caixa.
Porque será que temos que jogar com 10 todos os jogos?
Sou sincero, até acredito o Jorginho tem capacidades para se afirmar como jogador do Porto, mas se está mal deve ir para a jarreta como os outros e não se deve insitir. Mesmo para própria protecção do jogador.
Porque cada vez ficamos com menos paciência com ele e o rapaz até nem tem culpa, porque se esforça.
BASTA...O que é demais é erro...

O cúmulo do absurdo!

Absurda foi a primeira parte do jogo de ontem! Tenho para mim que esse é oresultado das férias de Natal... (Quando era míudo o meu sonho era ser jogador do FC Porto por razões emocionais óbvias! Agora que sou graúdo, o meu sonho continua a ser jogar no FC Porto por razões profissionais ainda mais óbvias: bons ordenados, horário de trabalho reduzido, bons prémios por objectivos e muitas férias!) Ver 10 homens que se juntaram para dar uns pontapés na "chincha" - sim, porque um deles nem para isso lá devia andar, o da camisola 17... - é confrangedor!

Absurda foi a táctica suícida, duplamente suícida, da segunda parte! Fazer as 3 substituições de uma vez (não deixou uma para emendar a mão se necessário fosse, para refrescar a equipa ou para suprir uma lesão, por exemplo) e lançar-se num ataque desenfreado e sem cabeça estava condenado, evidentemente, ao fracasso. Ainda estou para saber é como é que não sofremos nenhum golo...

Absurda foi também a exibição do palhaço de amarelo que deixava os mouros darem pancada como quisessem nos Quaresma, Diego e Lisandro, em especial, e nos outros todos quando calhava. Resultado: ao intervalo, Quaresma "out"! Amarelos aos mouros: poucos; vermelhos: 0!

Absurda ainda foi a declaração final do "mister"! Então "mau demais seria perder 5-0"? Perder 2-1 não é mau demais? É só mau? Será assim-assim? Ouça lá, ò posta de pescada mal arrotada (um dia destes pergunto a um amigo meu que vai amíude à Holanda como é que se insulta o homem em holandês de gema!) que usa a braçadeira de treinador do glorisoso FC Porto, perceba lá de uma vez por todas que qualquer resultado que não seja uma vitória do FC Porto é sempre um resultado mau demais! A única diferença entre o 2-1 de ontem e um hipotético 5-0 é que com o resultado de ontem V.Ex.a dormiu em casa e com uns 5-0 poderia ter chegado a Gaia mas não passava em nenhuma das pontes que a ligam ao Porto! Get it?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

ADRIANO NO MÁGICO PORTO

Segundo o jornal "o Jogo" o Mágico Porto contratou o ponta-de-lança Adriano.
Mais, segundo este jornal, Adriano estará por empréstimo por seis meses e opção de compra no final do contrato.
Pois bem, acho que foi um bom negócio e passo a explicar porquê.
Quando Adriano esteve no Nacional da Madeira demonstrou ser um ponta-de-lança talentoso, que marcava muitos e bons golos. Depois, Adriano já conhece e bem o futebol português.
Porém, também não saberemos o que pode render numa equipa de top como o nossa.
Na minha opinião, o Mágico Porto faz um bom negócio porque garante um ponta-de-lança durante um período em que Mc Carthy está no CAN, Sokota a recuperar de lesão, Bruno Moraes a recuperar de lesão e Hugo Almeida o único disponível e que não tem sido acompanhado pela sorte, pois o miúdo vale bem mais do que aquilo que tem demonstrado, apesar de, justiça lhe seja feita, correr Kms e ter um comportamento exemplar e profissional dentro do campo.
E, claro, não tem que pagar a transferência desde já, adiando a decisão sobre uma compra definitiva após um períodeo de experiência e se poder verificar como andam as modas, isto é, saber se o Postiga rende os 5 milhões de euros da opção de compra do clube Francês. Saber se o Mc Carthy sempre rende 5 ou 6 ou quanto milhões de euros são, pela sua ida para Inglaterra.
Ao mesmo tempo não contrata um jogador que, caso não dê certo, depois teria que andar a tentar emprestar, pagando-lhe os ordenados como muitas vezes acontece.
Mais, sou mesmo apologista que a maioria dos negócios assim deveriam ser feitos, para não termos que levar com alguns embustes, a quem depois temos de pagar ordenado enquanto andam a jogar por outros durante anos.
E o mesmo faria em relação a um defesa direito desde já.
Proporia este tipo de negócio pelas mesmas razões invocadas.
Concordo, assim, com a decisão acertada da SAD.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

QUESTÃO LATERAL

A questão lateral do momento, ou melhor dito, questão dos laterais, parece-me estar a ser encarada (mais uma vez) de forma errada.
Vejamos: no lado esquerdo, o problema não residia na ausência de um jogador de raíz com qualidade para jogar sem comprometer. Residia antes no facto de Marek Cech, incompreensivelmente ficar no banco, jogando no seu lugar o proxeneta futebolístico César Peixoto, agora azarado com mais uma lesão. Peixoto é daqueles casos paradigmáticos de quem tem sorte na vida, sem fazer por o merecer. Nasceu com o traseiro virado para a lua. Sem saber como, passa do Taipas para o Belenenses e, num ápice, para o Porto de Mourinho. Quando é posto no seu devido sítio (emprestado ao Guimarães), toda a gente pensou que estava terminada a sua imerecida sorte, até porque foram miseráveis as suas actuações na cidade berço. Mas César, qual Gastão da banda desenhada da minha juventude, aproveita o seu desterro para conhecer a Isabel Figueira. O comum mortal diria que tanto lhe fazia. Ser jogador do Porto ou ser namorado da Isabel Figueira. Qualquer uma das alternativas faria a felicidade de todos. Mas César não é um homem comum em matéria de sorte. Vai daí, tem a felicidade do Porto contratar uma amostra de treinador que o põe a jogar a titular, ainda por cima fora da sua posição. Marek Cech, belíssimo jogador, como demonstrou quando foi lançado às feras contra o Inter, tão depressa apareceu como sumiu. Agora que a infelicidade de César lhe faz a devida justiça, dúvidas não restam que não precisamos de lateral esquerdo. Nem de Miguelitos, nem de Leandros nen de ninguém. Se Cech for castigado ou se lesionar por 1 ou 2 jogos, Ricardo Costa tapa o buraco. Quanto a Peixoto, com a sua sorte, desta felicidade há de conseguir alguma coisa de bom. Há de conseguir fecundar a Isabelinha e ser pai de trigémeos, para compensar. Quando estiver bom, o Porto vende o Cech por 15 milhões e o lugar será de novo seu.
Tudo isto para dizer que não percebo os esforços da direcção para contratar um defesa esquerdo. Mal César se lesiona, deu-lhes a febre. Febre essa que não vejo para contratar um lateral direito, essa sim uma contratação premente desde o início de época. O tapa buracos Ricardo Costa não serve para o lugar. Bosingwa, para mim é francamente melhor na posição e tem noção do que é atacar (lembro-me de cruzamentos para golos do Lisandro contra a Académica e o Rangers). Misteriosamente, Adriaanse, com a sua inata capacidade de desmoralizar jogadores, relegando-os da titularidade para as bancadas num piscar de olhos, acabou-lhe com a raça. Mas também Bosingwa não é solução. Para mim, esta é a prioridade mais premente do plantel e não vejo movimentações nesse sentido. Por mais que o Miguelito seja bom jogador, não é preciso.
A outra necessidade fundamental é um goleador. Benni é carta fora do baralho, pela sua auto-exclusão e Hugo Almeida desperdiça oportunidades que lhe são dadas. Lisandro não é ponta de lança e é muito melhor a fazer de Derlei. Já agora, se arranjassem outro central, também não era mau, embora reconheça que Pepe cresce a olhos vistos.
Por isso, espero que o Nacional abra muito a boca pelo Miguelito e que não haja nenhum lateral canhoto à disposição na europa. Deixem o Cech jogar e daqui a dois ou três jogos a discussão acaba. Contratem mas é o que é preciso e não esbanjem o dinheiro que não ganharam com a Liga dos Campeões. Vendam o Benni e comprem outro, com menos de 34 anos se for possível.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

MAIS UMA LANÇA EM ÁFRICA - OU COMO CONVERTER INFIÉIS EM CRISTÃOS-NOVOS

Por mais inacreditável que pareça, isto veio no Avante Lagartão de hoje.


"“Para o FC Porto, tudo!” A determinação de Jorge Alexandre ilustra o espírito de todo um concelho. O presidente do Tourizense até era sportinguista mas, quando há três anos José Mourinho lhe apresentou Antero Henrique e Pinto da Costa, tudo mudou. “Agora é pelo FC Porto que faço tudo. São pessoas extraordinárias e eu e o Tourizense devemo-lhes muito. O clube só pode estar grato ao FC Porto”, frisa.

E parece estar. Os benfiquistas são a esmagadora maioria do concelho, mas o antiportismo não existe. “Ninguém lhes negaria nada. Penso que aqui já todos são portistas”, opina.

Esta é mais uma área de total sintonia entre presidente e treinador. Tó Margarido é um dos tais benfiquistas convertidos. Mas há mais. “Até os jogadores que chegam benfiquistas, pouco depois já são azuis”, revela. “Ainda bem que nos calhou o Benfica. Contra o FC Porto seria estranho”, admite.

Amizade

O empréstimo de jogadores é a área onde a cooperação é mais visível. Mas há mais. “Jogos-treino, contactos, apoio logístico e disponibilidade”, enumera o presidente, que não esquece a solidariedade. “Pinto da Costa disponibilizou-se logo para ajudar depois do acidente do Humberto e do Mauro. O Benfica por exemplo... nem quero comentar”, lançou. “É nestes gestos que se vêem as grandes pessoas e clubes”, conclui."

DUDA, o miúdo do Málaga

Este miúdo, por mim, já estava a assinar pelo Mágico Porto. Quem fala assim, merece a nossa camisola...

P Pode saber-se de que clubes fala?
D Há dois grandes de Espanha que jogam habitualmente na Liga dos Campeões ou na Taça UEFA. As propostas de Inglaterra e de Itália não me seduzem muito porque prefiro as propostas daqui. Mas só trocaria Espanha pelo FC Porto, caso contrário prefiro deixar-me estar.

P Então confirma-se a sua ida para o FC Porto...
D Adorava jogar no FC Porto! Sou portista desde sempre, a minha família também e seria um sonho para mim. O FC Porto é a equipa portuguesa mais respeitada na Europa e a jogar em Portugal, só no FC Porto!

P Parece que já foram dados alguns passos nesse sentido...
D Bem, tudo o que sei é o que tem saído na Imprensa. Até algumas pessoas da minha família me ligaram, no dia em que O JOGO fez uma primeira página com isso, mas que eu saiba não há nada de concreto. Espero sim que um dia o FC Porto me faça uma proposta, porque é um sonho meu. Quem sabe se não será para breve...

P Quer dizer que regressar a Portugal ainda cabe nos seus planos?
D Sim mas só para o FC Porto. Estou bem em Espanha e se não for para o clube do meu coração prefiro ficar por cá, porque a Liga espanhola é uma das mais fortes do Mundo e já estou adaptado ao país. Respeito muito os outros clubes portugueses, mas como portista, só deixaria Espanha para jogar no FC Porto. Tenho a minha família no Porto, sofrem muito pelos azuis e brancos e assim estaria em casa, perto de tudo.

P Quer dizer que ia a correr para o FC Porto?
D Espero bem que um dia o presidente do FC Porto se lembre de mim. Negociaria com ele o mais rapidamente possível.

P E fazia a vontade ao seu irmão que sabemos ser um fanático dos azuis e brancos...
D (risos) Fui sócio do FC Porto, sempre apoiei o clube e não ficava nada bem chegar um dia a casa com a camisola do Benfica vestida!

Dragão procura reforços

Noticia Bola Branca/Rádio Renascença:

"O FC Porto está no mercado por um avançado, mas também tem três nomes em ponto de mira para o lugar de lateral esquerdo.

O interesse na contratação de um defesa aumentou com a lesão grave que vai afastar César Peixoto dos relvados até ao final da época.

A Renascença sabe que o FC Porto tem três jogadores referenciados para a lateral esquerda: dois do mercado brasileiro e o português Miguelito, do Nacional da Madeira.

Um dos nomes do mercado brasileiro equacionado pelos "dragões" é Leandro, lateral do Cruzeiro, que há um ano chegou ao Porto por dois milhões de euros e que actuou em apenas dez jogos.

O jogador não vingou em Portugal e acabou por regressar ao Cruzeiro no último Verão.

Questionado sobre um possível regresso de Leandro ao FC Porto, Valdir Barbosa, director de comunicação do Cruzeiro, garante que ainda não houve qualquer contacto nesse sentido e lembra que o lateral tem contrato com o clube de Belo Horizonte.

Relativamente a Miguelito, um empresário apresentou números ao presidente do Nacional da Madeira, Rui Alves, para a transferência do jogador.

A proposta foi de um milhão e meio de euros, mas Rui Alves só aceita vender por dois milhões, sendo que o Rio Ave em detém 45% dos direitos desportivos de Miguelito.

Em declarações à Renascença, o presidente do Nacional acha que esse empresário estava mandatado pelo FC Porto e as negociações mantêm-se em aberto.

Miguelito foi apanhado de surpresa com esta declaração de Rui Alves. O lateral esquerdo do Nacional da Madeira vê com agrado a cobiça do FC Porto, clube que gostaria de representar.
"


Vale o que vale, mas parece que sempre vai haver um defesa-esquerdo novo. E um avançado, pelo visto. Só faltam novidades sobre o defesa-direito.

Por mim, avançado, o Marcel seria interessante, já demonstrou que é bom jogador. Mas não me parece o ideal... apesar de ainda não saber quem seria o ideal... Já ouvi uns rumores que não há avançado agora em Janeiro porque chegará um a custo zero ali de Alvalade em Julho...
Defesa-direito, português, para mim, só se for o Frechaut ou o Abel. O primeiro, segundo ouvi dizer, vai para o Vitória de Guimarães por troca com o Targino (e ainda levam o Jorge Ribeiro também, pelo que deixará de ser alternativa para o FC Porto). O segundo já está no reino da lagartagem... Por isso, só se for um estrangeiro. Tenho lido umas coisas sobre o Trabelsi, tunisino do Ajax, mas confesso que nunca o vi jogar... Cá por mim apostava no João Dias da equipa B! Pior que o Sonkaya não é de certeza absoluta! Quando muito, fazia o mesmo que o Bosingwa ou o Ricardo Costa...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

A lesão de César Peixoto

Segundo o site do FC Porto, "César Peixoto, entretanto, cumpriu exames de reavaliação clínica que lhe detectaram uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, lesão semelhante à que sofreu no Marselha-F.C. Porto, partida da UEFA Champions League 2003/04 que os Dragões viriam a conquistar".

O que significa que a época dele acabou, deixando o FC Porto apenas com um defesa esquerdo, Marek Cech.

O que fazer, então?

A minha opinião é que, aproveitando o período de mercado que se encontra aberto, deveriamos contratar um defesa esquerdo, protuguês de preferência. E a minha ia direitinha para o nacionalista MIGUELITO.

Em jeito de sondagem de opinião, deixo algumas opções para aferir da ideia dos nossos leitores.

a) Miguelito;
b) Jorge Ribeiro;
c) outro defesa português;
d) defesa estrangeiro já "feito", para entrar directamente na equipa, internacional A;
e) defesa estrangeiro para "fazer", internacional dos escalões jovens;
f) subir o defesa esquerdo da equipa B quando fosse necessário, pois em jogo o Ricardo Costa também pode fazer essa posição.

Ano novo, vida... velha?

Apesar dos "desvarios" técnicos e direccionais, o nosso FC Porto conseguiu terminar a 1ª volta na frente e com 6 pontos de avanço sobre os mais directos perseguidores.

Pelo menos, por isto, estamos todos de parabéns... Agora, é preciso nos próximos 17 jogos manter e consolidar esta vantagem!

Quanto ao jogo de hoje, a primeira parte, enquanto houve pernas, foi boa, do melhor que o FC Porto produziu nos últimos meses. Mas depois do intervalo notou-se claramente o efeito dos 10+1 dias de férias e folga que foram dados aos jogadores, perdendo claramente a posse de bola para os trauliteiros da avenida, que com a complacencia do "palhaço" de serviço de amarelo continuavam com 11 kick-boxers em campo, levando claramente a melhor no capítulo fisico em toda a segunda parte.

De resto, e para reconhecimento/gáudio d'O Dragão, após a substituição do César Peixoto pelo Marek Cech, o FC Porto conseguiu, pelo menos, suster as investidas do Manuel José - o que confirma a minha teoria que quando não há um extremo de qualidade dos adversários o César é uma boa solução, mas quando isso acontece a melhor opção é claramente o Cech.

Por último, o nosso enorme Vitor Baia. 90 minutos em campo, 3 minutos de intervenções, 2 defesas de altíssimo grau de dificuldade, garantindo o resultado final! Se este não é o melhor guarda-redes de Portugal, um dos melhores da Europa e do Mundo, não sei quem será... Só sei que não é o Quim (relegado para o banco pelo Moretto!) nem o Sr. Frango da Guia!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Alguém escreve direito por linhas… atrasadas…

A Justiça tarda mas não falha.
Depois de se terem vendido aos lampiões eis que o dinheiro com que se venderam não chegou, pois sob a desculpa da receita de um jogo, hipotecaram as receitas de uma época inteira,
O Estoril acabou e eu regozijo-me com tal situação. Só foi pena que não tivesse acontecido antes.
Depois daquele corrupto comportamento a céu aberto praticado na época passada, eis que, como já não são precisos, os canarinhos da linha acabam com o futebol profissional.
Com ex-dirigentes lampiões como presidentes (Manuel Damásio e Jorge Figueiredo) deste clube capacho dos lampiões, eis que neste Portugal pequenino os possíveis investidores resolvem mandar às malvas quem engana, quem é corrupto, quem não defende a verdade desportiva.
Mas mais, na hora da morte, zangam-se as comadres e sabem-se as verdades.
Como? pois bem, embora aqui o Dragão já tivesse conhecimento desta situação e de já a ter relatado, Jorge Vendido Figueiredo, vem hoje dizer à boca cheia que afinal, o corrupto Veiga, aquele que na época passada nada tinha a ver com o Estoril, é que é o "Coveiro do futebol profissional do Estoril".
Segundo este palhaço, afinal Corrupto Veiga é o accionista maioritário da SAD dos Lampiões Canarinhos, tento-lhe tentado comprar as mesmas, comprometendo-se a dar-lhe 49 por cento do lucro de uma eventual mais-valia. Esqueceu-se, o vendido Figueiredo, é que Veiga não tem as acções em seu nome, mas em nome de uma off-shore em que ele é o procurador único.

E se calhar não sabe, o vendido Figueiredo, é que sobre o corrupto Veiga, foram emitidos despachos de penhora pelas Finanças no valor de 5 milhões de Euros, pelo que nenhum dinheiro fresco pode entrar nas contas dele.
Se calhar ele não sabe, mas cá o Dragão sabe… E sabe até muito mais…
Esta notícia dos Lampiões Canarinhos é de todas as maneiras uma grande notícia, senão vejamos:
Corrupto Veiga é accionista maioritário da SAD do Estoril. Resultado? Faliu.
Kadafi dos Pneus era o accionista maioritário da SAD do Alverca e presidente do Conselho de Administração. Resultado? Faliu.
Como não duas sem três….
Esperemos pelos próximos capítulos…

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Bem feito, mal dito!

Bem feito!
O regresso do mitíco FRASCO ao FC Porto, integrado nos escalões de formação é uma excelente noticia. Porque são jogadores como o Frasco, um antecessor de Vitor Baia e Jorge Costa com a braçadeira de capitão (por vezes, já que os capitães à época dele no glorioso eram Fernando Gomes e João Pinto) mas cujo amor à camisola se entranha na pele como uma tatuagem que constroem os grandes jogadores que o FC Porto tem formado ao longe de gerações. De parabéns a Direcção da SAD e do Clube por isso.

Mal dito!
Do comunicado da SAD no site do Clube: "Neste sentido, depois de terminado o jogo V. Guimarães-F.C. Porto, em conversa telefónica, a Vitória, SAD acordou ceder ao F.C. Porto o atleta Moretto, tendo a F.C. Porto, SAD feito saber que, visto ter ao seu serviço os dois melhores guarda-redes a actuar em Portugal, o interesse no referido atleta não era imediato, pelo que este poderia permanecer em Setúbal durante um ano e meio, na condição de emprestado. Isto independentemente das contrapartidas financeiras a prestar, bem como da cedência de atletas à Vitória, SAD, o atleta Sandro de imediato e outros posteriormente;"! Mas o que é isto? A SAD Casa da Misericórdia? Andar a gastar o dinheiro do Clube em jogadores que não são para jogar para ajudar clubes cuja gestão danosa é por demais evidente? A SAD do FC Porto é paga para gerir, muito bem, o futebol profissional do FC Porto e, de preferência, não apresentar prejuízos mas ganhando títulos! Não é com atitudes destas aumentando as despesas desnecessáriamente, contratando um jogador que não interessa senão num prazo de uma época e meia mas arcando com o pagamento de salários para ele jogar noutro clube que a coisa funciona.
O Setúbal tem problemas? Tenho pena, mas eles que resolvam internamente a coisa, não é a SAD do FC Porto que tem de fazer o papel de Santa Casa da Misericórdia ou de Banco de Portugal para acudir...

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Moretto, Marco Ferreira, Andersson e outras (não) contratações...

1. Moretto
Para mim, o grave de toda esta rocambolesca história é o (quase) inexplicável interesse do nosso grande FC Porto num guarda-redes que do ponto de vista técnico ainda não provou nada e do ponto de vista humano já está a mostrar todas as suas qualidades (ou mais propriamente, a falta delas...)! É que não é na baliza que se situa o problema do FC Porto! Temos lá o melhor guarda-redes de Portugal e no banco o 2º melhor guarda-redes de Portugal. Para além disso, temos ainda em rodagem o melhor guarda-redes jovem de Portugal e aquele que mais potencial revela desde que Vitor Baia substituiu o Mlynarzick e o Zé Beto na longinqua época de 87-88... Portanto, pergunto-me eu: para quê contratar o Moretto? Para ajudar o Setúbal? Para chatear os lampiões? Para vender o Helton? Quanlquer uma destas hipóteses é absurda, pelo que continuo a não perceber para que iria servir este senhor...

2. Marco Ferreira
Depois de nada ter provado com Mourinho, depois de nada ter provado o ano passado no Guimarães e este ano no Penafiel, o FC Porto fez aquilo que já deveria ter feito há mais tempo: libertou-o do contrato. Ele foi imediatamente a correr para os lampiões... e eu fiquei todo contente, já que assim são eles que lhe pagam ordenados (ou não!...) e com toda a certeza não vai fazer melhor lá do que fez cá neste últimos 3 anos e meio!

3. Andersson
Porque está a demorar tanto tempo a chegar? Já não poderá jogar este fim de semana, e pelo que li hoje, apenas vai ser apresentado no dia 18 contra o Dinamo de Moscovo... Afinal ele vem para jogar ou não?

4. Outros...
E o defesa direito? E o defesa esquerdo? E o ponta de lança? Vamos continuar com as adaptações e com pontas de lança a pastarem em campo? Estou a ficar preocupado...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

O GANG DO KADHAFI - OU UM ATENTADO À INTELIGÊNCIA

O kadhafi dos pneus, também conhecido como Orelhas, aterrou hoje na aerogare de Marraquexe, exultante por trazer consigo o guarda-redes que sempre desejou - O Toldo do Sado. Claro que a confiança que apresentava se devia sobretudo ao facto de estarem seis capangas à espera do obscuro emigrante amigo (?) do dito Toldo dos pobres para o mimarem com uma chapadinha carinhosa. Tudo isto perante as câmaras da televisão. Ora, com a desfaçatez que se lhe reconhece, Kadhafi perante as mesmas câmaras conta uma qualquer história sobre agressões por ele sofridas no Brasil (e que, curiosamente ninguém testemunhou) pelo referido emigrante (ao que se saiba, esse sujeito não trazia mais cinco armários com ele). Tudo ao melhor estilo dos tempos da Lei Seca estadunidense e seguramente a dar inteira razão ao mote várias vezes papagueado de que "quem não é benfiquista não é bom chefe de família". Claro que, no conceito de tão boa e numerosa gente, "família" tem o mesmo sentido da palavra "famiglia" dos nossos amigos sicilianos. Quanto a chefe, depois do que vi hoje e depois de recentemente ter revisto a triologia de Francis Ford Copolla, percebi finalmente que na 2ª circular há mesmo relações estreitas com Palermo e, portanto, devemos ler "padrinho" em vez de "chefe". Por fim, ao cabo de mais de 30 anos, entendi o significado exacto do mote salazarista. Quanto ao Toldo de Vera Cruz, o moço tem jeito para a paródia. Segundo nos conta, sempre quis ir fazer parte da "família". Todavia, vá-se lá saber com que espécie de magia negra, de repente viu-se, contra a sua vontade e certamente de forma involuntária, na Torre das Antas. Com o recurso à hipnose e sem o deixar assistir a todos os canais televisivos que só falavam da sua ida para a Palermo lusitana, convenceram-no que aí já não o queriam e que o seu destino era ser suplente do Baía, do Helton e do Bruno Vale. Culminando os seus desígnios obscuros e criminosos, os dirigentes do Porto pegaram na sua mão à força e fizeram-no assinar um qualquer acordo escrito. Mas, com o que os dirigentes azuis/brancos não contavam era com a sua resistência heróica quando o quiseram forçar a aceitar um cheque de 100.000€. Chegou a uma altura em que estiveram quase a sucumbir e não fora a preciosa ajudo de Alexandrino, que o pôs firme e hirto, não tinham conseguido colocar-lhe o cheque no bolso.
Liberto das garras maléficas do clube do Dragão, em Portugal ninguém lhe soube explicar que afinal era desejado pelo Kadhafi. Só descobriu esse facto no Brasil, após ler os 3 diários desportivos aí existentes. Aí, arrependido por ter soçobrado à tortura, voou para os braços do chefe de(a) famíla. Devidamente escoltado por seis bisarmas, claro, ou não fora ele a melhor contratação de todos os tempos neste rectângulo à beira-mar plantado, só assim se compreendendo tanta guerra por ele...

Um bom ano a todos os Dragões

Em primeiro de tudo, deixem-me desejar um grande ano a todos os Dragões.
Quanto ao resto, a surpresa de hoje foi a contratação do Marco Ferreira pelos Lampiões.
Um jogador que já passou pelo Mágico Porto e que não deixou saudades a ninguém, é apresentado com pompa e circunstância no reino dos lampiões.
Até gostei, pois trata-se de um jogador de que nunca gostei.
Jogador que não fintava um pinheiro e que penasava que era vedeta. Frequentador assíduo da noite e companheiro de copos com César Peixoto e Hélder Postiga.
Não me deixa pena nenhuma e bom negócio fez o Porto quando o deixou livre, deixando de lhe pagar ordenados.
Apresentaram também o Moreto, o que me faz também muito contente. Primeiro porque é sinal que o Helton não sai, depois porque é sinal que no Mágico Porto não vamos andar a gastar dinheiro desnecessariamente.
No Mágico Porto, tudo calmo e sereno. Entrará o puto maravilha Anderson, apesar das tentativas para o manter no Brasil e por enquanto não se revelam grandes movimentações.
Espero que o meu presságio de há dias se mantenha e não haja grandes movimentações... até porque a continuar como estamos e tendo Co Adriansse aberto um dos olhinhos (refiro-me à entrada do Diego na equipa) isto não vai ser nada difícil...