terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Recebido por email...

por quem sente

"Lembro-me há uns anos atrás de correr para o meu quarto, fechar a porta e desatar a chorar, porque o Porto tinha acabado de perder com o Farense, num jogo importante onde o Hilário (que nos enterrou nessa época) deixava um daqueles frangos habituais.

Hoje, na era Adriaanse eu não consigo ter sentimentos. Já nem vergonha sinto. Saio do estádio com a mesma indiferença com que lá entrei. Não me revejo neste Futebol Clube do Porto, desde direcção até à claque. Certas e determinadas atitudes revoltam-me e outras pura e simplesmente não compreendo.

Comecemos pela direcção: Deixem-me continuar na minha ingenuidade de pensar que eles tomam decisões em benefício do FCP e não para encherem os próprios bolsos.

Em relação à claque: Coitadinhos, que só estavam junto ao centro de estágio de Olival para pedir autógrafos. Para mim uma claque que grita no final de um golo do Futebol Clube do Porto "SLB, SLB, SLB, fdp... SLB" não pode ser uma claque, pelo menos do futebol clube do porto.

Por fim Adriaanse: Lembro-me perfeitamente de comentar com uns amigos no fim do jogo AzAlkmar-Sporting da Taça Uefa: "Para o Miguel Garcia marcar um golo é porque a outra equipa não é grande coisa.".

Mourinho diz e com toda a razão: para jogar no sistema 3x4x3 é preciso ser grande treinador. Mas Mourinho não joga com essa táctica. Só a utiliza quando precisa de cair em cima do adversário para dar a volta a um resultado. E isso ele sabe fazê-lo bem. Nos momentos em que a equipa precisa que alguém tome uma decisão, Mourinho está lá. No Porto, no momento em que a equipa precisa de uma ordem superior, Adriaanse esconde-se no banco. Não tem capacidade de decisão em tempo real.

Não vou discutir o facto do Jorge e o Vitor terem sido afastados. Isso abriria a discussão sobre a verdadeira importÂncia de ter em campo jogadores com carisma em deterimento de jogadores com melhores capacidades técnico-tácticas.

Mas vou discutir o facto de em Bratislava (Rep. Checa) contra o Artmédia ele ter colocado o Bosingwa a defesa esquerdo quando tinha um defeso esquerdo checo de raíz no banco. Vou discutir o facto de ao fim de 18 jornadas ter decidido mudar completamente a táctica. Mas que raio andou ele a treinar durante esse tempo todo? Porque outro problema é a falta de comunicação. Eu nem ninguém sabe o que os jogadores fazem durante o treino.
Black-out e treinos à porta-fechada devem resultar numas boas partidas de SUECA. "

4 comentários:

Pavão disse...

Ò Pedro Bessa, ou não tens lido o blog ou estás a tentar fazer futurologia "à Maya"! É que as criticas ao Adriaanse já vêm de há muito tempo, fundamentadas e consubstanciadas com diversas evidencias que jogo após jogo ele próprio tem dado confirmação dessas debilidades. Não é um resultado circunstancial que retira a validade às criticas que fazemos. E não será, com toda a certeza, uma hipotética vitória na Liga no final da época que nos (ou pelo menos a mim, mas acho que falo bem pelo Dragão e pelo Azulão) fará dizer que ele é o maior. Em primeiro, porque não é. Em segundo, porque somos coerentes e consequentes. Há vitórias por mérito próprio e vitórias por demérito alheio. Os lampiões foram campeões na última época por demérito nosso nos jogos em casa. Este ano, se formos campeões, será por demérito deles que nem alavancados na liga de clubes e no apito dourado lá terão hipoteticamente chegado...

Paulo Marcelino disse...

Eu como Benfiquista espero que este treinador se mantenha por muitos anos no vosso clube.
"Pedro Bessa": Espero que tenhas razão e o Porto esteja mais 6 anos (pelo menos) sem ganhar nada. Quem sabe não virá um dia a ser o clube mais rico....

Aníbal Letra disse...

Boas! O FêCêPê está a realizar uma votação para a eleição da equipa de estrangeiros dos últimos 25 anos no F.C.Porto. Passem por lá e votem!!!
Abraço!

http:\\fecepe.blogspot.com

Mord Mckee - Villas Boas Exec. Coach disse...

Uma vergonha!