quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Viva a verdade desportiva!

Mais uma vez estou em total acordo com o teor deste comunicado que está on-line no site do FC Porto, tal como estive na denuncia do gesto do panilhas lampião que vai em primeiro na lista de melhores marcadores - e que hoje mesmo foi RIDICULAMENTE punido com multa de 450€ quando os regulamentos faziam crer que no mínimo levaria um jogo de suspensão... Mas como não veste de azul e branco, viva a verdade desportiva!

"«As regras têm de ser iguais para todos». Dito assim, sem máculas, soa muito bem. É um mandamento futebolístico, um princípio fundamental para quem anda de rosto erguido. A frase, porém, não pode ser proferida de forma desabrida. O decoro é exigido a quem não tem legitimidade sequer para a sussurrar. Muito menos para a gritar com tiques de ofendida. Mas o curioso é que o faz, do alto de um pedestal tão frágil como os seus telhados de vidro.

A questão é simples: ou se é sério ou não se é. Não há meio termo, nem importa tentar emendar a mão ou recorrer a cosméticos de loja dos 300. É muito feio querer ficar bem na fotografia com gestos de falso samaritano, é escabroso apregoar o que não se tem. Neste caso, bons princípios.

O que se passou no Estoril-Benfica da temporada passada tresanda a intrujice. Com que fins é que uma equipa dá um tiro no próprio pé? Por que será que faz questão de alargar uma sepultura da qual até se podia salvar? As falsas ofendidas dirão que aqui não se detecta o aroma do esturro. Mas também só sabem mentir, enganar e enlear. Até são capazes de dizer que já não têm interesse directo no emblema rival quando, na realidade, como ainda recentemente se percebeu, continuam bem emaranhadas na sua sociedade moribunda. De pudicas, como se constata, nada têm.

Mas a bizarria projecta-se em episódios repetidos. Onde é que ficam os princípios, a transparência e a verdade desportiva quando se contrata atletas de um adversário imediato? É claro que podem jurar de forma pungente que Fonte rescindiu unilateralmente o seu vínculo com o V. Setúbal sem ser espicaçado por ninguém. Mas será que alguma alma acredita? Que atleta prefere o desemprego a um contrato de trabalho? E o guarda-redes de que tanto se falou? Apenas foi abordado no dia da famosa e, aparentemente, impune bofetada?

«O que conta é o futebol português e a sua própria credibilidade». Dito assim, sem máculas, soa muito bem. Mas será que os três pontos averbados na tal vergonha algarvia não podem ter decidido o campeonato transacto? E como teria finalizado o V. Setúbal-Benfica se Fonte estivesse no posto onde se tornou visível na Liga 2005/06? São questões em aberto, desafios aos quais ninguém de boa fé poderá responder com uma verdade firme e definitiva.

O despudor prossegue. E, assim sendo, ano novo, procedimentos... velhos! Marcel, o melhor atleta da Académica, recusa-se a treinar e arrisca penalizações. Alguém crê que, pura e simplesmente, acordou mal disposto ou fartou-se que lhe chamassem estudante? É lógico que não! Era demasiado óbvio. Só podia ir para o Benfica. Viva a verdade desportiva!"




NOTA - Quanto aos anónimos que de vez em quando aqui mandam uns bitaites, um conselho: não gostam, não leiam! Porque podem concordar ou não com o que é dito, podem argumentar muitas coisas, mas com o argumento de que quem aqui escreve não é bom adepto, caros amigos, isso é de total falta de intelecto e não há ainda nenhum medidor de portismo! Sou eu, como os meus colegas de blog, no mínimo tão bons adeptos e portistas como qualquer um dos outros milhares, mas provavelmente até somos melhores dentro desse prisma de análise porque não somos nem cegos nem seguidistas!

5 comentários:

Apre disse...

Lá seguidistas não são.

O comunicado é exemplar, os lampiões já nem vergonha têm.

Uma palavra para a bela sondagem do Ricardo.

Miguel S. disse...

Próximo adversário? Gil Vicente. Se os de Barcelos se portarem bem e não dificultarem, ganham o João Pereira de empréstimo...

Alex disse...

E não é que "curiosamente" na semana anterior à do jogo com o Gil Vicente o recreativo lhes "fornece" 2 ou 3 jogadores (Nuno Assis ainda em equação...)...

Mas é claro q tudo isto são..."coincidências" de calendário...

Miguel S. disse...

Ora bem... Gil Vicente - 1 x Benfica - 3. Dois golos do SLB nascem de duas faltas não forçadas como se diz no ténis: uma mão na bola e um auto-golo extraordinário.

Realmente, como diz o Nuno Santos (mas o que leva um benfiquista a perder tempos nos blogues portistas?), não há santinhos. Falo por mim...

Miguel S. disse...

Quero cumprimentar o Nuno Antunes pelo elogio feito a' "O Dragão" (!) e por demonstrar que os benfiquistas não são todos iguais. Eu é que não tenho motivação para visitar blogues "encarnados".

Relativamente ao(s) assunto(s) em discussão, concordamos que não há santinhos. O que há é um branqueamento escandaloso e sistemático de uns relativamente a outros e isso tem sido denunciado objectivamente aqui n'"O Dragão".