terça-feira, 31 de maio de 2005

ELE ESTÁ DE VOLTA...



O numismata das pesetas está de volta, com pompa e circunstância, à selecção de todos eles. No início da época, porque tinha mais do que fazer, nomeadamente enriquecer o seu espólio peseteiro e garantir que não aquecia mais cedo o banco dos lampiões de Castela, rejeitou a selecção. Com total falta de pudor, nem sequer arranjando uma qualquer desculpa - como por exemplo questões familiares. Disse-o preto no branco - quero-me dedicar ao clube e por isso deixo a selecção. Ora agora, porque o Luxemburgo, apesar de brasileiro é pago para não ser burro, acabaram-se sem glória os seus dias de peseteiro. De banqueiro passou para dispensado. A ser assim, já não há problema. Pode voltar à selecção, agora que o apuramento está garantido e faltam apenas dois jogos. Quase todo o País aplaude, recebe a bracadeira de capitão e tem garantido que há de ser sempre considerado o melhor em campo. Nada melhor para um ego ferido e , já agora, para arranjar um chorudo contrato com quem não tiver visto os seus últimos jogos. Como a selecção é ele e mais os dez que ele quiser que joguem, volta a ter a maior cara de pau do mundo e afirma publicamente: agora que o clube já não conta comigo posso voltar. Madaíl e o Abominável Homem Gaúcho têm orgasmos e estendem-lhe a passadeira vermelha. Enquanto isso, o jogador com mais títulos mundiais, enxovalhado e re-enxovalhado por FPF e supra citado destreinador, sempre manteve uma postura elegante e sempre se mostrou disponível para servir o seu País, sem qualquer apoio da comunicação social, que preferiu endeusar como justificação o pior guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola das quinas.
Não há dúvida. O País quase todo merce a selecção que tem e merece não ter vencido o Euro, apesar de lhe ter sido servido de bandeja. Eu, por mim, serei eslovaco, do Burkina Faso e de tudo o que jogar contra a selecção dum País que rejeita os grandes jogadores que nela querem jogar e se onaniza com os acabados que só se dispõem a jogar quando lhes convém. Pode ser o meu País, mas não é a minha selecção.

Há dúvidas?

Porque será?

Liga dos Campeões:F.C. Porto no primeiro pote, Benfas no último

O F.C. Porto deverá entrar no primeiro pote da fase de grupos da Liga dos Campeões, o das equipas mais cotadas, enquanto os Lampiões estão apenas no quarto e último.
O Sporting deverá entrar no segundo pote, se ultrapassar a terceira pré-eliminatória e chegar a esta fase.
Os «dragões» são por agora a oitava equipa com melhor coeficiente (93.740), portanto a última a ter lugar no primeiro pote.
Esta lista presume que se apurarão para esta fase Manchester United e Inter Milão, que vêm da terceira pré-eliminatória, e têm melhor coeficiente que o F.C. Porto. Se não se apurarem haverá alteração do equilíbrio de forças, uma vez que as equipas que os eliminarem terão seguramente pior «ranking» e entrarão mais abaixo na divisão pelos quatro potes.
Neste cenário, o F.C. Porto evitaria à partida defrontar Real Madrid, Milan, Barcelona, Bayern Munique e Arsenal. Manchester United e Inter são as tais equipas que estão provisoriamente nessa lista, mas terão de passar pela pré-eliminatória.

O Sporting (coeficiente de 55.740) é também a última equipa na lista provisória para o segundo pote. Também aqui se assume sempre a presença das equipas com melhor «ranking», critério igualmente adoptado pelo site «UEFA European Cup football», a página que faz há muito o levantamento exaustivo de rankings e coeficientes das competições europeias, base para esta análise. Neste cenário os «leões» evitariam Chelsea, Juventus, PSV Eindhoven, Lyon e, à condição, Panathinaikos, Celtic e Villarreal.

Quanto aos lampiões (coeficiente de 36.740), é a quarta equipa a contar do fim. Para escapar ao último pote, o Benfica precisava que fossem eliminadas cinco das 14 equipas que estão à sua frente e vêm da terceira pré-eliminatória. E ainda que os adversários que as afastassem tivessem pior «ranking» que os «lamps». Além de Manchester United e Inter, estão nessa situação o Mónaco, Ajax, Brugge, Anderlecht, Panathinaikos, Celtic, Villarreal, Sporting, Glasgow Rangers, Dínamo Kiev, Werder Bremen e Lokomotiv Moscovo.

segunda-feira, 30 de maio de 2005

NEM S. CALABOTE LHES VALEU NO PRÓPRIO CAMPO DE TREINOS

A festa rija estava preparada nas televisões. O benfas jogava no seu campo de treinos contra o Setúbal. O Calabote de serviço fez o que lhe competia e completa uma série histórica de penalties falsos como Judas.
Todavia, um bravo Setúbal não quis entrar na festa. Em vez de falar, trabalhou e preparou a final, enquanto os adversários, quais profissionais sérios, festejavam a semana toda e tentavam gerir agendas para ver como se distribuiriam pelas várias televisões para falar da dobradinha. Saiu-lhes pela culatra e apresentaram o futebol do costume. Logo e muito naturalmente foram dominados e perderam. A TVI continuou a programação como se nada fosse, apenas dando a notícia no telejornal. Sic e RTP deram um pouco dos festejos, mas tudo acabou à hora do telejornal. Nem a chegada dos jogadores a Setúbal transmitiram. A Sportv, vergonha e silêncio absoluto, optando por transmitir um qualquer rallye no deserto.
Gozo supremo foi oferecido pelo sexualmente dúbio e oxigenadamente loiro apresentador do trash-show de domingo à noite na SIC. Contado com o ovo no dito cujo da galinha, encheram o programa com chamados notáveis lampiões, explorador de espécie protegida que costuma praticar crimes na 2ª circular incluído. Não tiveram tempo para reformular o programa e, por isso, foi ver as trombas deles, com cachecóis e camisolas vestidos, a tentar disfarçar. Do Setúbal, ninguém. E assim, a nossa comunicação social deu mais um brilhante exemplo de seriedade e isenção.
Estivessem os deuses do futebol desatentos e o Calabote de serviço mais empenhado e teria sido mais uma noitada a falar do "tsunami vermelho que engoliu o País". Eu até gosto que eles sejam assim. Só de imaginar a azia fico feliz para o resto da semana.

100.000 visitantes...

Pois é, aí está outro número mítico atingido pelo nosso blog.
Um blog que irá fazer o seu 2.º aniversário em Agosto, mas que atingiu, graças a vocês, uma popularidade que nem nós contávamos.
E como prenda, os lampiões resolveram brindar-nos com mais uma derrota na final da fruteira.
Uma final que contou com o penaltizinho da ordem inventado a favor dos lampiões para ver se os empolgava.
Com mais um jogo mediocrezinho conforme nos habituaram.
Com um primeiro-ministro, que no alto da sua isenção e pose (representando o Estado, mas aparecendo sem gravata, qual adepto de bancada) disse no final que esperava mais dos Lampiões.
E finalmente, a festa, desat vez, não teve honras de transmissão televisiva toda a noite e tudo pintado de vermelho.
Por mais que tentem, ainda não se aperceberam da maneira que foram campeões e entoavam um cântico de que ninguém os parava.
Pois bem, depois daquela maravilhosa final da Liga dos Campeões em que mais um Lampião soube o amargo sabor da derrota depois de ter dito "a festa já começou no Domingo com o campeonato do Benfas, agora continua na quarta e na Final da Taça", nada melhor que os ver sair de orelha murcha e sem honras de vermelhice na televisão a noite toda.
Esta final foi mais uma prova da mediocridade deles...
E nós, aqui no Blog, agaredecemos a todos os DRAGÕES que nos visitam e motivam a continuar a escrever.
100.000 é um número mítico, mas este blog, acima de tudo é grandemente visitado devido ao nosso tão amado MÁGICO PORTO...

quinta-feira, 26 de maio de 2005

Mas qu'é qu'é isto, ò meu?

O malogrado Jorge Perestrelo (fica aqui assim a minha homenagem) é que usava esta expressão, entre outras menos recomendáveis, para exprimir a sua indignação perante uma asneirada de alguém.

O que ele diria se visse o FC Porto a propor ao Zé Couceiro ser adjunto até 2010 depois de ter lutado pelo título até aos útlimos minutos desta época com uma equipa que ninguém em perfeito estado acreditava poder fazer isso.

O que ele diria se visse o FC Porto contratar um estrageiro de 57 anos que nunca teve grande reconhecimento internacional (a bem dizer, nem nacional...) e que vai fazer a sua primeira experiência no estrageiro um ano depois de ter contratado um estrageiro de 56 anos que nunca teve grande reconhecimento internacional (a bem dizer, nem nacional...) e que ia fazer a sua primeira experiência no estrageiro.

O que diria ele se visse o FC Porto continuar a não apostar na prata da casa que tantos sucessos deu ao clube (a equipa da final do Prater era maioritariamente criada nas camadas jovens, a equipa das meias finais de Barcelona era maioritariamente criada nas camadas jovens, a equipa de Gelsenkirshen era maioritariamente criada nas camadas jovens) para apostar em "paletes" de estrangeiros, ora brasileiros, ora argentinos, ora italianos (que não vieram porque o treinador não teve cá tempo suficiente para isso), ora holandeses (parece que vem aí um pacote deles) ora outros quaisquer! Porque não renovar e apostar no Bruno Vale? Porque andar meio mundo atrás de um extremo esquerdo quando no Olival está um míudo com as qualidades e potencialidades do Ivanildo? Porque ir buscar extremos a preços proibitivos em trocas discutiveis como o Quaresma quando temos dois no Olival de grande futuro, o Bruno Gama e o Vieirinha, muito mais bem comportados? Para que estão interessados num georgiano na pré-reforma quando há um Hugo Almeida a esperar por oportunidades que não lhe dão? E o Paulo Machado? E o Ricardo Costa vai ser vendido, um rapaz que sente a camisola e que demonstra já ter capacidade para brevemente liderar o balneário do FC Porto e impor a mistica do jogador à FCP?

Não sei o que se vai passar na próxima época, mas os sinais que ando a ler nos jornais não auguram nada de bom...
Espero estar enganado. Espero estar no Dragão a comemorar muitas vitórias e um futebol atacante vistoso, como nos foi prometido. Espero que seja campeão ou que, pelo menos e não o sendo, que se veja empenho e dedicação nos jogadores para isso, coisa que não vi muitas vezes esta época (por exemplo, em Moreira de Cónegos, contra o Braga, contra o Boavista ou contra o Beira Mar) e que até obrigou o Presidente a admitir que ninguém (logo, nem o prórpio FC Porto) merecia ser campeão este ano.

Dói-me muito ver o FC Porto fazer estas figuras tristes que fez este ano, coisa que me habituaram a nunca acontecer no FC Porto e apenas a assistir, divertido, a acontecer nos outros clubes.

Épocas como esta, nunca mais!

quarta-feira, 25 de maio de 2005

JÁ COMEÇAM AS ASNEIRAS?

Leio hoje, com estupefacção, que o Porto roubou, à última da hora, Helton ao Corinthians. Desde logo me interroguei porquê, estando o Baía para lavar e durar durante mais uns anos e tendo nós na equipa B o sucessor natural - Bruno Vale. Isto porque a notícia referia o facto de Nuno ir para o Dínamo de Moscovo.
Não que Helton não seja um grande guarda-redes - que o é. Mas esta contratação sugere que Bruno Vale vai ser 3º guarda-redes ou continuar na equipa B.
Não refeito da surpresa, leio noutro jornal que Bruno Vale está em último ano de contrato, não tendo qualquer proposta de renovação. Tal notícia diz ser quase certa a sua saída do clube.
A confirmarem-se estas notícias, fica definitivamente implementada uma política de delapidação de património do clube, arrumando-se com grandes jogadores das camadas jovens em detrimento de estrangeirada. Mais grave ainda, isto está a ser feito sem que o novo treinador tenha sequer a oportunidade de dar o seu aval.
Vou esperar pela confirmação, mas isto não augura nada de bom...


PS - outras notícias falam em Arveladze.Este georgiano tem 32 anos. Não posso acreditar, por isso vou fingir que não li.

segunda-feira, 23 de maio de 2005

OBRIGADO JOSÉ COUCEIRO

Agora que a época da vergonha acabou em beleza (mais um penalty à benfica, mais um clube a abrir o seu estádio aos adeptos adversários), queria deixar uma palavra de apreço a José Couceiro.
José Couceiro aceitou um enorme desafio. Pegar no destroçado campeão da europa, deixando um cargo tranquilo no Setúbal. Quando chegou, os índices de confiança estavam no mais baixo nível desde que me lembro e a equipa estava em quarto lugar. Ele não escolheu nem dispensou um único jogador do plantel.
3 meses e meio depois, a equipa sonhou até ao último minuto ganhar o campeonato. Voltou-se as vitórias em casa (o empate de ontem já nem contava para nada) e começou finalmente a ver-se algum bom futebol. José Couceiro teve ainda o mérito de recuperar Hélder Postiga e lançar o Ivanildo. Apostou também no Ibson. Com ele, acabaram-se chapadas e cotevaladas e os jogadores começaram a preocupar-se em jogar à bola.
Por tudo isto, acho extramamente injusto terem contratado um treinador nas suas costas, com a disputa do título ainda acesa. Oferecer-lhe um cargo de adjunto é não só injusto como achincalhante e de extremo mau gosto. Obviamente, teve a dignidade de recusar.
Não entendo como não lhe dão a oportunidade que deram ao Mourinho. Quando este pegou na equipa, ficámos em 3º lugar - e não estávamos tão destroçados como este ano. Couceiro podia e devia ser o treinador da próxima época.
E tudo isto para quê? Oxalá me engane, mas para se ir buscar a versão holandesa do Gigi... Um treinador com mais de cinquenta anos, do qual só agora se ouve falar - por ficar em 3º no campeonato e levar o Az Alkmaar às meias finais da Uefa.
Pensei que o Presidente poucas vezes se enganava e nunca duas vezes seguidas. Não quero ser agoirento, mas um treinador com este perfil, ainda por cima desconhecedor absoluto do futebol português e das suas idiossincrasias - leia-se sumaríssimos e árbitros sócios de clubes que lutam pelo título - só pode redundar em fracasso. Como digo, espero chegar ao fim da próxima época a bater-lhe palmas. Vou deixar o homem trabalhar sossegado, dando-lhe o benfício da dúvida, mas tenho o direito de duvidar, após o que se passou esta época.
Por agora, só me resta entrar em férias futebolísticas e dizer: obrigado e boa sorte, José Couceiro.

sexta-feira, 20 de maio de 2005

PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS

Uma vez que em comentários a posts anteriores se afirmou que a doença do malogrado João Manuel não foi tratada de forma digna, dirigindo-se tais comentários a um post meu, resolvi republicar o que escrevi na altura:

"Antes de mais, convém dizer-se que estou obviamente solidário com o João Manuel, assim como com qualquer outra pessoa que por motivos de saúde não possa mais exercer a sua profissão. Não é isso que está em questão. O problema é o seguinte: qual a justificação encontrada pelo Sr. Presidente da República para homenagear um jogador mediano de futebol, cujos 5 minutos de fama nfelizmente são devidos a uma doença incapacitante e não homenagear o clube campeão da europa e do mundo na mais importante modalidade desportiva a nível internacional? Mesmo que o Porto não tivesse ganho o que ganhou nos últimos tempos, já acharia ridículo, pela pieguice injustificada, que o Chefe de Estado se prestasse a estas cenas sem justificação, só porque acha que lhe dá um ar mais humano. Agora, marimbar-se por completo para êxitos assinaláveis de um clube nacional, que muitas potências estrangeiras invejam e derreter-se todo com o infortúnio de um desgraçado da mesma área, não pode ser visto como um descuido. Sim como mais uma constatação de que semos indesejados no nosso próprio país."

Penso que facilmente se constatará que em nada se beliscou o João Manuel, até porque a crítica era dirigida ao presidente da República.
Depois, basta atentar-se às sentidas homenagens feitas neste blog a outras malogradas figuras do desporto, como Miklos Feher e Jorge Perestrelo.
Uma coisa que este blog nunca fará é gozar com situações semelhantes. Futebol é uma coisa insignificante comaprada com o sofrimento humano.

quinta-feira, 19 de maio de 2005

E O PRÉMIO PARA O JOGADOR MAIS GENEROSO DO ANO VAI PARA...

...Ricardo Coração de Capão!

Num sábado consegue praticamente oferecer um capeonato a um rival, quebrando-lhe um longo jejum.
Não contente, quatro dias depois, resolve oferecer ao humilde povo russo a sua primeira taça europeia. Tanto altruismo merce ser evidenciado neste blog, pelo que fica aqui o devido destaque. Como prémio, ODRAGÃO.BLOGSPOT.COM oferece-lhe jantar para duas pessoas durante um mês mo Frango da Guia.

A CLASSE E A FALTA DELA

A lagartagem perdeu ontem oportunidde quase única de ganhar um troféu europeu, apesar de ter tudo a seu favor. Em primeiro lugar, tem a melhor equipa de que me lembro ver naquele clube. Depois, jogava em casa com 90% de adeptos do seu lado. Apesar disso perdeu. E perdeu bem. Porque não tem, nem teve classe. Tal como a selecção do Peseteiro e do Abominável Homem Gaúcho no Euro 2004 não a teve.
Não fiquei minimamente triste com a derrota até porque, não sendo hipócrita nem politicamente correcto, estava a torcer pelos russos. Se a lagartada é nossa rival no que concerne a conquista de títulos nacionais, também o é em termos internacionais. O mesmo motivo que me leva a torcer pelo Setúbal na Taça de Portugal fez-me torcer pelo CSKA. Depois, a derrota ainda valoriza mais as nossa conquistas. Em 87, desconhecidos na Europa, a jogar com 80% de público adversário, contra uma das maiores equipas da Europa e depois de estar a perder, demos a volta, da forma exuberante que toda a gente sabe. Porque havia qualidade e classe na equipa. Em Sevilha, também com esmagadora maioria de público adversário, com Postiga castigado, com a lesão de Jankauskas na véspera do jogo, com a lesão do Costinha nos primeiros minutos, com duas vantagens perdidas, arranjámos forças para uma definitiva vantagem no marcador. Esbanjávamos classe. Por fim, na última final e a primeira em que éramos claramente favoritos e dominávamos em termos de públicos, cumprimos a obrigação com à vontade. Assumimos e cumprimos.
A lagartagem e a selecção chegaram aos trancos e barrancos à final, com teimosias à mistura. Jogando em casa e claramente favoritos, claudicaram. Graças aos treinadores e seus disparates e ao Aviário do Montijo - ele próprio exemplo máximo das referidas teimosias e disparates.
A perda da Uefa pelos lagartos é merecida sobretudo por 3 pessoas. Em primeiro lugar, o Sr. Alzheimer. Anda de mão dada com o Kadafi, é comido todos os dias por lorpa e não percebe, cego que está de ódio pelo Porto. Em segundo, pelo Servente do Capataz Moçambicano. Merece-o porque resolveu armar-se em Mourinho e inventar, sem saber, nem sequer tendo estudado minimamente o adversário. Mas sobretudo mereço-o por ter oferecido de bandeja o título aos lampiões. Em vez de pensar num título de cada vez, resolve poupar-se, resolve criar a vergonhosa rábula do 10º amarelo do Enganador e resolve jogar à defesa 85 minutos. Teve o que acontece na maior parte dos casos. Perdeu o título no qual jogou à defesa e perdeu aquele para o qual se poupou.
Por último, a semana negra é merecida pelo Aviário do Montijo. Em bom rigor, a culpa não é dele. É mais do destreinador da selecção, do Madaíl e da comunicação social que o endeusa, só para justificar o injustificável - a não convocação do Baía. Podia ser o Marco Tábuas, o Hilário ou outro qualquer. Calhou ser ele estar mais a jeito para esse efeito. Ele não tem culpa disso, nem de ser frangueiro. Mas não deixa de ser curioso que tenha enterrado na final do Euro, no jogo do título (tal como já havia feito no Dragão) e na final da Uefa. 3 títulos a menos graças a si - dois em 4 dias. O prémio foi a convocatória para a selecção. Já sabemos que o Baía não vai, tal como não iria o Jorge Costa, por serem testemunhas do Oliveira no processo contra a FPF por despedimento ilícito. Foi condição sine qua non para o brasileiro vir destreinar a selecção. Por isso, cada frango decisivo torna-se num momento orgástico para mim. Ontem então, foi uma orgia! Parece que o resto do País, a avaliar pelas reacções de hoje, começa, mais uma vez, a dar-nos razão nesta matéria. Hoje, só hoje, o Aviário é crucificado. Pode ser que daqui a uns tempos se insurjam contra o affair Baía...

terça-feira, 17 de maio de 2005

A Final da UEFA... (mensagem em especial ao furball)

Amanhã mais uma página memorável do futebol português pode ser escrita.
Os lagartos podem, e devem, ganhar mais uma Taça Europeia para Portugal. Seria inédito e impossível de acreditar há uns anos atrás que tal sucederia. O Mágico Porto mostrou que não há impossíveis, fazendo com que outros também o marcassem como objectivo no início de uma época e o tivessem atingido.
Na mesma época o CSKA desloca-se a Portugal pela terceira vez. E de cada vez para disputar jogos com duas equipas e outra com uma associação. Nunca perderam cá e eliminaram os coitadinhos da associação.
Desejo uma vitória da equipa dos lagartos e do furball que a esta hora já deve tremer de ansiedade por todos os lados. Eu sei o que isso é por experiência própria.
Como tal desejo-lhe um grande jogo para ele. Que disfrute, porque não existe sensação como a primeira vez ao vivo.
Força aí...

domingo, 15 de maio de 2005

I still believe!

Eu ainda acredito, apesar de tudo, que será possível cumprir o sonho.

Eu acredito, mesmo. Porque a mãe do Fabiano foi libertada. O Mac já marca golos outra vez. O Postiga está com garra. O Maniche regressou e deve querer despedir-se do Dragão em grande. O Costinha também. O Diego está um senhor a organizar o jogo. O Baia é grande, cada vez maior.

Eu acredito que os trauliteiros da avenida vão ser capazes de derrotar as águias. Porque afinal, ver os mouros virem fazer a festa à Inviscta deve custar-lhes tanto a eles como a nós...

sexta-feira, 13 de maio de 2005

quinta-feira, 12 de maio de 2005

As saídas...

Pelo que li hoje e pelo que consta, o maganata russo do Dinamo de Moscovo anda a assediar o Mágico Porto com vários milhões de Euros pelo Costinha, Maniche e Seitaridis. Em concreto e pelo que lemos, serão cerca de 33 milhões de euros pelos três.
No entanto, parece que outros colossos do futebol europeu (colossos financeiros) também já se mostram interessados na contratação do Maniche.
Pois bem, cumpre-me dizer que me deixa pena que vão embora, pelos êxitos e glórias que deram ao Mágico Porto. No entanto também penso que outras motivações e outras ambições terão e que como tal, mais vale deixa-los sair.
Sabemos que, humanos como somos, muitas vezes reagimos emocionalmente após um jogo e após uma derrota. Que muitas vezes acusamos Costinha e Maniche de estarem com a cabeça noutro lado. Porém, parece-me mais que não deram mais este ano porque não conseguiam.
Fisicamente estão mal e, como tal, o seu rendimento não poderia ser maior.
Seitaridis, esse não confirmou os créditos que trazia da selecção Grega. O grego parece uma sombra do jogador campeão da Europa.
Por mim, todos podem rumar a outro lado.
Bosingwa poderá muito bem fazer o lugar do Costinha. Ibson tratará muito bem do lugar do Maniche e falta-nos um lateral direito de grande categoria, que não temos e que bem precisamos.
Venham de lá os 33 Milhões, desde que não sejam para desbaratar, que me parece que já é hora de ter aprendido com os erros de mandar dinheiro ao ar e que, como tal, será bem aplicado.
Não sou da opinião que não devíamos contratar Luchos, nem Lisandros...
Se eles confirmarem o valor que lhes é atribuido, tal como começa a fazer o Diego, penso que temos motivos para estar motivados para uma nova época de sucesso. Desde que tenhamos um treinador desde início, tudo preparado a horas, com pré-época normal e tudo o mais.
A ver vamos, mas eu estou confiante...

terça-feira, 10 de maio de 2005

PEDIDO DE AJUDA

Alguém sabe como resolver isto?!?!

Tenho um problema com o corrector ortográfico do Word.

Cada vez que escrevo "Benfica campeão", ele pergunta-me:
"Tem a certeza que quer manter as duas palavras juntas?"

Clico no "Sim" e o computador continua:
"Um momento. A instalar o Word 1.0, versão 93/94."

O HOMEM VAI MONTAR UM MUSEU SÓ PÔR OS TROFÉUS

Vítor Baía vai receber mais uma distinção de carreira, desta vez entregue por quem percebe muito de guardar balizas, como é o caso do italiano Stefano Tacconi, antiga figura da Juventus e da selecção de Itália.
O prémio, denominado Saracinesca d'Oro, destaca o guardião portista como o número 1 da Europa.
As mãos de Baía vão assim agarrar mais um galardão, ele que é o futebolista com mais títulos conquistados do Mundo, campeão europeu e mundial pelo FC Porto, um senhor do futebol que, aos 35 anos de idade, continua a ser decisivo na baliza azul e branca, como ainda anteontem o provou no desafio frente ao Moreirense.
Mas foram os desempenhos do 99 portista no inesquecível ano de 2004 que encantaram quem percebe muito do serviço do guardião dos dragões, o italiano Stefano Tacconi, antiga glória da Juventus e da selecção da Itália.
Com o apoio de vários patrocinadores, entre os quais o diário transalpino Tuttosport, Tacconi premeia anualmente os guarda-redes que se notabilizam no campeonato italiano mas também nas provas internacionais.
E a actuação de Baía na carreira brilhante do FC Porto na Liga dos Campeões da época passada, decisiva ainda para a presença dos dragões na final da Taça Intercontinental, em Dezembro, foi motivo mais que suficiente para convencer Stefano Tacconi a eleger o guarda-redes portista como o número 1 da Europa.
A gala dos Saracinesca d'Oro, onde o brasileiro Dida do Milan, vai ser distinguindo como o melhor guardião da Série A italiana, está marcada para dia 30, no casino da cidade de Como. Vítor Baía, em princípio, não poderá comparecer no evento, devido à participação na digressão que o FC Porto vai realizar no final da temporada.
Mesmo sem a presença do 99 dos dragões, a distinção de Baía como o melhor da Europa será um dos pontos altos da cerimónia.

Já está...

Já foram destronados do primeiro lugar.
A equipa da farsa, dos empurrões, do CD da Liga, das arbitragens já foi destronada do primeiro lugar.
Resta-nos esperar o que dará o jogo do próximo fim-de-semana. Vamos esperar para ver quem vai ser moço de recados que ainda os pode ajudar.
Para mim, só quero um resultado. A vitória do Sporting, pois esta deitará definitivamente por terra o sonho dos lampiões em ganhar uma Superliga em que tudo é feito á medida deles.
A ver vamos...

segunda-feira, 9 de maio de 2005

A DEVIDA HOMENAGEM A UM SENHOR DO FUTEBOL



Jorge Perestrelo é dos poucos que merecem todos os elogios fúnebres que lhe têm feito.
Quem gosta de futebol, não pode deixar de admirar este ícone dos relatos radiofónicos.
Jorge Perestrelo maravilhou, anos a fio, uma multidão imensa de ouvintes com expressões tão suas como a célebre: "Comigo, ripa na rapaqueca!". Nenhum relatador conseguiu transmitir semelhante paixão pelo futebol em apenas 90 minutos de relato. Ele amava o futebol. E por isso tinha o desassombro de não ser politicamente correcto. Desfazia nos jogadores que tinha que desfazer, mesmo os amados pelos seus colegas de profissão. E o maior elogio que se lhe pode fazer é mesmo esse - destoava, e de que maneira, dos seus colegas. Jorge Perestrelo era, confirma-se agora, benfiquista. No entanto, nunca o deixou transparecer. As sua últimas palavras, enquanto relatador foram: "eu te amo, Sporting"!. Acompanhadas de lágrimas de felicidade. As mesmas lágrimas que lhe escorreram no rosto com todas as conquistas do Porto. Lágrimas sinceras. Um Senhor na isenção que se impõe a qualquer jornalista que se preze de o ser. Todos os colegas que lhe gabam esta faceta deviam corar de vergonha. Nunca hão de ser iguais a ti, Jorge Perestrelo. Os adeptos nunca te esquecerão. Futebol sem ti, é como gindungo sem sal.

Quem não ganha ao Moreirerense...

Não merece ser campeão. Esta é que é a realidade.
E hoje não digo mais nada...

sexta-feira, 6 de maio de 2005

O MITO DO MOURINHO

A derrota do Chelsea ante o Liverpool confirma várias coisas. Antes demais, confirma o que já toda a gente sabia, mas que ninguém ousava dizer, muito menos os escribas avantinos. Confirma que o clube londrino, seja em qualidade e beleza de futebol, seja em resultados ainda está a anos-luz do Porto dos dois últimos anos. A beleza do nosso futebol do ano da Uefa é inigualável, mesmo por nós próprios. O Chelsea joga feio. O seu futebol é inestético. A sua grande qualidade reside numa defesa de betão e no aproveitar, à italiana, qualquer meia oportunidade de golo. Porém, a eficácia nem sequer é aquela que ora apregoam aqueles que antes lhe zurziam. Veja-se que nós ganhámos a Liga dos Campeões apenas com uma derrota e mesmo essa em início de época e com a ajuda do Colinna. Nunca passámos uma eliminatória por diferença de golos (como o Chelsea, em duas ocasiões). Empatámos em casa com o Corunha e fomos ganhar fora, coisa que Mourinho não conseguiu fazer agora contra um Liverpool que lhe copiou a estratégia.
A outra grande conclusão pode-se colocar em forma de pergunta. Afinal foi o Porto que ganhou tudo graças ao Mourinho, ou este é que ganhou por estar no nosso Clube? A resposta séria tem que apontar no sentido de ter sido a conjugação de esforços. Mourinho é o melhor do Mundo, mas não ganhou no Chelsea... Ganhou num clube que gastou em dois anos, como orçamento total, 20 milhões de contos. Abramovich gastou em aquisições em dois anos 60 milhões de contos. Ou seja, apesar de teoricamente ser mais fácil, muito mais fácil de ganhar no Chelsea com esse poder de compra ilimitado, ele não ganhou. E assim acabaou-se o mito de que o Porto só ganhou graças a ele. Mesmo que assim fosse, o mérito final seria sempre do Porto. Ele não nos veio treinar porque quis. Nós é que o fomos buscar e lhe demos a oportunidade.
Uma palavra final para aquilo que penso do Mourinho actualmente. Enquanto ele cá esteve, o seu estilo cabia às mil maravilha no nosso clube. Todos contra nós, nós contra todos. Esse estilo dá alguns frutos em Inglaterra país, chauvinista e avesso a estrangeiros. Portanto, o que vou dizer nada tem a ver com isso.
José Mourinho, por alturas da meia final e sensivelmente há um ano, jantou no Restaurante Camelo, em Esposende, com dirigentes do Chelsea, tendo-se comprometido com eles nessa altura. Altura em que o Chelsea poderia ainda vir a ser adversário na final. Esse facto demonstra o que amigos meus não portistas me diziam - que ele se borrifa para o clube, só pensando nele. Demonstrou com essa atitude ser verdade. Confirmou-o, para todo o Mundo, espantado, ver, quando ridiculamente não festejou a conquista. Quando fugiu para Setúbal à chegada, sem um aceno sequer para os adeptos. Quando se refugiou na patética desculpa das ameaças. Aí, para mim, o mito acabara de cair. Palpita-me que brevemente os adeptos dos Blues venham a pensar assim. Ele já começou a ameaçar sair do clube. Qualquer dia vai para Itália, usando a desculpa de não lhe terem dito bom dia. A não ser que deixe de ganhar. O que também não me parece que vá acontecer.

Parabéns, caros lagartos

Aí está, mais um clube português na Final das competições da UEFA.
Ao contrário dos que se apregoam os melhores do mundo, verificamos que apenas os outros conseguem boas campanhas internacionais.
O Boavista, com a sua meia-final da Taça UEFA de há dois anos. O Mágico Porto com as campanhas internacionais sobejamente conhecidas e agora os Lagartos com o acesso à final da Taça UEFA (o nosso adversário, mas amigo, Furball, deve estar como um cuco e daqui lhe mando um grande abraço).
Ontem dei por mim a torcer pelos lagartos, tal como o havia feito contra o Newcastle (jogo que assisti num bar em terras de Lampiolândia, por deslocação por motivos profissionais). E também por este jogo, no local em que assisti, vi a azia dos lampiões.
Como deve ser difícil verificar que são os únicos com campanhas vergonhosas nas competições europeias. Como dever ser difícil verificar que, afinal, são daquelas equipinhas que só vão às competições europeias para vender ursinhos e tentar jogar uma ou duas eliminatórias.
Enfim, como deve ser difícil dizerem que têm um Ferrari na garagem e depois aparecerem sempre com uma lata e ainda assim não terem dinheiro para a gasolina nem para as portagens da auto-estrada.
Por isso e por muito mais, ontem quis que o Sporting passasse. Pois tenho muitos amigos Lagartos que não têm a arrogância dos lampiões e que torceram pelo Mágico Porto durante estes anos.
Nem que não fosse por outra coisa, sentia-me na obrigação de lhes retribuir e assim o fiz com alguns telefonemas no final do jogo. Não vou dizer que estava a sofrer muito com o Sporting. Não, não sou hipócrita. Queria que o Sporting chegasse à final, mas se perdesse não iria para a cama sem sono, como devem perceber.
No entanto, estava do lado deles, sinceramente. E já agora, fiquem com a taça. É que ganhando essa final, terei uma alegriazinha extra. É que na mesma época, os únicos que haverão alombado dos russos do CSKA, serão os lampiões. Aqueles, os tais dos 14 milhões em todo o mundo e dos 4,75 em Portugal...
Por tudo isto, os meus parabéns aos lagartos.

terça-feira, 3 de maio de 2005

ELES CONTINUAM A TRABALHAR...

Na próxima jornada da SuperFarsa, adivinhem lá os árbitros para os jogos de Penafiel e Moreira de Cónegos. No primeiro, foi escolhido o sócio de cativo dum dos intervenientes, que não o Penafiel. Nada mais nada menos que um dos membros da Santíssma Trindade do Roubo - Pedro "palhaço do gel" Proença. No nosso jogo, o de Moreira, outro dos elementos dessa Trindade - Bruno "demente" "3 penalties" Paixão.
Realmente, toda esta escumalha que forma o Grande Desígnio Nacional - SLB A Campeão não deixa os seus créditos por mãos alheias...

JORGE MAIA N'O JOGO: BRILHANTE.

Uns dias de atraso
JORGE MAIA


Portugal descobriu este ano que José Mourinho é o melhor treinador do Mundo. Todo Portugal? Bem, todo não. Há uma imensa minoria de portistas que estavam fartos de saber que José Mourinho é o melhor treinador do Mundo há pelo menos um bom par de anos mas, retorcidos como são, guardaram segredo. O resto do país andava com a cabeça enfiada na areia até ao pescoço para não ser obrigado a ver, deixando outras partes da respectiva anatomia desprotegidas. Ora, desde que deixou de ser treinador do FC Porto, Mourinho passou a ser visto com outros olhos pelo resto do país. Hoje, depois de ter ganho um campeonato em Inglaterra, é unânime em Portugal. Por cá, não lhe chegaram dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Supertaça para ultrapassar esse estigma de treinar o FC Porto mas José Mourinho também não é o primeiro português a ter que sair do país para ser devidamente reconhecido. Já aconteceu antes, e há-de acontecer depois. Ora, por sinal, Mourinho foi campeão em Inglaterra pelo Chelsea um clube que não recolhe os favores da imprensa nem do público. Lá, como cá, só é amado pelos "seus" e odiado por todos os outros. Um dia, inevitavelmente, há-de deixar o Chelsea como deixou o FC Porto. A partir desse dia haverá um ror de ingleses a tirar a cabeça da areia, a sacudir os restos do cabelo e a respirar de alívio. Um ror de ingleses que hão-de admitir que José Mourinho é o melhor do Mundo. Até lá, provavelmente vão continuar de quatro, com a cabeça tapada e o traseiro descoberto, à mercê dos elementos e das intempéries. Depois ainda se queixam que ele tem mau feitio quando sentirem formigueiro lá onde o sol não brilha. Eu sei. Já vi acontecer antes.

UM SARRACENO SÉRIO E COM CÉREBRO FUNCIONAL!?!?!?!? VER PARA CRER!!!

Quando pensava que já nada me surpreenderia neste mundo, mesmo não tendo visto um porco a andar de bicicleta, eis que me deparo com um otomano sério e com o cérebro não toldado por sumo de uva. Talvez seja da ascendência portista a que ele alude...
De todos os modos, este lampião merece estar certamente, tal a raridade, no Jardim Zoológico da Maia. Ora vejam!

Cásar Peixoto "gay"? Não, tem a mulher que todos desejamos!

Hoje fui a Guimarães jantar e qual é o jogador ligado contratualmente ao nosso FC Porto que lá vi, bem pela noite dentro, perto das 3h00, a beber sangria como gente grande e agarrado à Isabel Figueira? O nosso César Peixoto, que depois de uma fraca exibição no relvado, pelo que fui vendo na Sport TV, foi procurar consolo nos braços (peitos?) daquele porta-aviões...

Sapos a assobiar para o ar

Comunicado do site do FC Porto:

"Há quem esfregue as mãos de contente, há quem destape paixões que até aqui tentou camuflar, há quem desvie o olhar das evidências e há quem dispa o fato da ética e exiba a alma (podre) que carrega. É este o cenário actual do futebol português. Entre o forte aroma da naftalina libertado, ao fim de uma década de penúria, pelos precipitados, detectam-se desatinos e falsidades a um ritmo alucinante, aleivosias e mentiras ardilosas capazes de fazer corar até a mais maquiavélica das criaturas.

A despistagem destes focos infecciosos é fácil. Basta uma dose mínima de atenção. Ao que tem sido dito e feito, às ocorrências semanais e aos escritos acicatados por uma paixão que devia ser contrariada. Não é requerida qualquer composição química especial. É só olhar e ver. Está tudo lá. Escarrapachado. Mesmo assim, há quem não veja. Ou melhor, quem não queira ver. E não seja leal aos princípios que diz ter.

Neste clã invisual, todavia, encontram-se fenómenos mais complexos, espécimens com comportamentos obtusos, desviantes aqui e ali, anedóticos quase sempre. Estas amostras também estão disseminadas pelos diversos sectores. Podem dirigir ou relatar, arbitrar ou comandar. Detectam-se à primeira vista. Percebê-los é que se apresenta um pouco mais complicado.

Peguemos, a título de exemplo, nas declarações de ontem do presidente de um emblema verde e branco. Juntando as peças do seu discurso de sentido múltiplo, liberta-se uma série de deduções, de tentativas de decifração bastante válidas.

O que é um sapo? Será uma grande penalidade favorável ao adversário bracarense que ficou por assinalar? E porque é que é difícil de engolir? Será porque o resultado estava 0-0 e a ocorrência cambiaria fatalmente os destinos de um desafio decisivo? Ou será porque, horas antes, tinha havido referências a outros «escandalosamente ajudados», num tom virginal, mas, como viria a confirmar-se, completamente descabido? E quem é que fica a assobiar para o ar? Será o próprio, que tira benefícios do batráquio? Ou será, em alternativa, quem zela pelo bom funcionamento do jogo e nada faz? Ou, em terceira opção, quem tem a missão de analisar e escreve como se nada tivesse sucedido? Neste limbo entre o real e o imaginário, neste mundo virtual que não pára de nos surpreender, há espaço para todas as possibilidades. Nada é novo, mas tudo é espantoso.

Ainda há uns dias, o mundo do sapo que assobia para o ar gerou mais uma pérola. O que dirá a nossa sanidade mental quando o mesmo presidente verde e branco grita que é a pior das promiscuidades uma SAD concorrente mudar um jogo para a ponta soalheira do país e depois comparece numa reunião de intenções edificantes com o principal beneficiado dessa maquinação? O que pensarão os seguidores da sua causa? Não é caso para o sapo se transformar em elefante? Ou será esta a deixa para todos os outros assobiarem para o ar?
"

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Eis a nova tarja

NOVO FORMULÁRIO DA L.P.F.P.

Enviaram-me por e-mail o novo formulário elaborado pela Liga. Tudo em prol da simplificação de processos e da melhor produtividade por parte dos árbitros.

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL


Ao SLB
Estádio da Luz
Lisboa


Tendo V Exas de se deslocar ao terreno de um adversário dentro de 2 semanas, agradecemos o preenchimento do formulário em anexo, a fim de que possamos tomar as necessárias providências :

1. Em que Estádio desejam V.Exas jogar ?
No estádio do adversário __
Num estádio a mais de 100 Kms da terra do adversário __
Num estádio a mais de 500 Kms da terra do adversário ­­__
Num estádio de basebol nos Estados Unidos __
No estádio da Luz __

2. A partir de que minuto do primeiro tempo desejam V.Exas o primeiro cartão vermelho para um jogador adversário ?
Primeiro minuto __
Vigésimo quarto minuto __
5 minutos antes do intervalo __
Depende de como estiver a correr o jogo, informaremos o árbitro no local __

3. Pretendem V.Exas marcar o primeiro golo através :
De um livre causado por uma falta marcada ao contrário __
De um fora de jogo do senhor Mantorras __
De um livre marcado por uma falta inexistente __
De um penalty fantasma __
Depende de como estiver a correr o jogo, informaremos o árbitro no local __

4. A fim de não dar muito nas vistas, sugerimos que o senhor Petit ou o senhor Simão sejam punidos com um cartão amarelo. Agradecemos que nos digam em que momento :

Quando o senhor Petit fizer a octogésima terceira falta dura __
Quando senhor Petit fizer a décima quarta tentativa de homicídio __
Quando o Senhor Simão simular a sexagésima quinta falta __
Quando o Senhor Simão empurrar o árbitro pela nonagésima segunda vez __
Nunca, era o que faltava, mostrarem cartões aos nossos jogadores __

5. A fim de não cometermos erros agradecemos nos indiquem a composição da equipa de arbitragem para o jogo em questão :
_________________
_________________
_________________
_________________

Com os nossos cumprimentos ao campeão nacional 2004/2005

Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Vale tudo, até mesmo arrancar olhos...

"Não vou discutir se é penalty ou não, só sei que o Benfas venceu por 1-0." - Kadafi dos Pneus
"Penalty? Se o árbitro marcou é porque é penalty..." - Simulão
Eis duas afirmações de lampiões sobre o jogo de sábado. Agora já não vale a pena discutir nada. Anda tudo caladinho como ratos.
E é esta a vergonha de um País.
Não é à toa que temos um País em que o Presidente da República dissolve um parlamento com maioria, só porque os amiguinhos do Partido já estão organizados e sabendo que o Governo em funções está fragilizado e na pior fase da legislatura.
Não é a toa que os mesmos que deixaram Portugal numa situação económica terrível, voltam ao Governo com uma maioria absoluta e com o apoio descarado de quem disse que "vou-me embora que isto é o pantano".
Não é à toa que neste País temos um ministro fundador de um partido de ideologias opostas ao do Governo, apenas porque lhe deu o seu apoio, quando nas eleições anteriores havia pedido maioria absoluta para um outro, porque o Presidente desse partido lhe havia concedido o cargo de secretário-geral da ONU.
Não é à toa que vivemos num País de faz de conta, em que o Governo que saiu deixa um despacho que decide não tocar nos clubes até 2010 por causa das dívidas ao fisco.
Não é à toa que tudo se passa num País destes e a maioria do povo nada diz.
Só acontece porque somos um País atrasado, de lobbies, de interesses, em que tudo se passa à vista desarmada e ninguém diz nada.
O jornalista da TSF, no sábado, que relatava o jogo dos lampiões, logo a seguir ao golo falso como judas do Simulão pediu para fazer um aparte "Nunca vi disto. Os jornalistas aqui ao meu lado gritam golo como se fossem adeptos".
Tudo se passa normalmente e nada se faz.
Como tal, não sei como nós os Dragões ainda nos admiramos com o que se passa no nosso futebol.
O Pavão teve um sonho, mas para mim esse sonho não existe. Não existe porque, como disse, no meu País vale tudo e o povo não reage.
Haveremos de ver tudo isto e muito mais até final da Superliga. E só por isto eu não acredito no sonho do Pavão.
Porque fora os sonhos, na realidade, temos uma equipa que já joga futebol, que já se impõe e que acredito que, pelo futebol, conseguirá ganhar todos os jogos.
Mas existe um pequeno objecto que não depende dos remates. O apito. Esse está manietado, tal como todo o nosso País.
Enfim, já aquando do tempo das nossas vitórias o dizia. Tenho vergonha de ser deste País.
Para culminar, só falta o presidente da república agracia-los com medalhas, tal como nunca fez depois das nossas grandes vitórias.

domingo, 1 de maio de 2005

Eu tenho um sonho...

Eu tenho um sonho...

Dia 22 de Maio. Estádio do Dragão. 18h47. O árbitro apita uma, duas, três vezes... Os jogadores do FC Porto correm em loucura total. O golo que Luís Fabiano acaba de marcar aos 89' de jogo sobre a Académica incendeia um estádio e uma cidade com o tri-campeonato!

Depois de na jornada anterior os dois grandes da mouraria se terem empatado um ao outro e depois dos grandes Vitória de Guimarães e Penafiel lhes terem ganho nas jornadas anteriores, o nosso FC Porto com a sua sexta vitória consecutiva, após os dificeis embates frente ao Moreirense e Rio Ave, ganha.

E eu estou lá. No meu lugar, de novo de bem com o clube. E choro como uma criança a quem o Vitor Baia acaba de oferecer a sua mítica camisola 99.

Eu tive um sonho.

Mas a realidade está aqui tão perto que quase lhe posso tocar... Já cheira a título!