sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Mais um fim-de-semana!!!

Eu gostava de estar na Madeira.
Pois apesar das críticas que acho que devo fazer, é nestes momentos que não gosto de falhar aos jogos.
ALLEZ, PORTO, ALLEZ,
NÓS SOMOS A TUA VOZ,
QUEREMOS ESTA VITÓRIA,
CONQUISTA-A POR NÓS...
POOOOOOOOOORTTTTTTTTTOOOOOOOO

FANTÁSTICO... Grande fotógrafo

Direito ao contraditório...

O dragão que me desculpe mas as conclusões que retira do desempenho do Victor Fernandez não são no meu entender razoáveis, e como entendo este blog como um fórum de discussão aberto a todos e com direito ao contraditório permitam-me desmontar alguns dos seus argumentos seguindo a sua própria linha de raciocínio.
1º as desculpinhas que ele dá, entendo-as como uma forma de defender o grupo de trabalho que lidera, pois se assim não fosse teria de dizer que alguns jogadores do Porto não têm qualidade ou maturidade suficiente para jogar na equipa. Não me parece que isso se viesse a traduzir em qualquer vantagem.
Na questão particular do Costinha, convenhamos, é evidente que jogar com dez não é a mesma coisa que jogar com onze, dai que aceite a desculpa como valida.
2º Importa referir que o tom da pergunta além de manifestamente provocatório dado o seu interprete ser mouro foi qualquer coisa como: “como pensa chegar aos títulos do ano passado?”. Dai se possa entender a ironia e revolta do treinador ao responder: “que eu saiba ainda não perdemos qualquer titulo dos que conquistamos no ano passado”. Desta forma conseguiu tirar o sorrisinho do palerma do jornalista. Aplaudo.
3º Se bem me recordo o próprio super-mourinho tambem apostava no Nuno para a taça de Portugal. Além do mais acho importante para a coesão do grupo a que sejam dadas oportunidades a todos. Neste caso voltamos à velha questão de criticar depois da derrota é sempre confortável para quem o faz...
Lembro por exemplo que o Baia tem vindo a fazer péssimas exibições, e seguindo a linha de raciocínio do Dragão então afaste-se o Baia que será o aviário do montijo parte dois. O seitaridis não está a corresponder, é um facto, mas quem é que o vai substituir? Também é o treinador que tem culpa?
Pepe, concordo com o Dragão não tem categoria. Mas tambem não é menos evidente que o Bicho já não tem a frescura física de outrora e que provavelmente vai ter de descansar de vez em quando. Quem teve a culpa de não contratar um central com maior capacidade? Foi o treinador?
Ricardo Costa, afinamos pelo mesmo diapasão
Areias, com excepção de ainda não ter a certeza se foi o treinador que mandou embora o rossato, estamos de acordo.
Costinha, outra vez de acordo.
Bosingwa, gostei bastante, só não sei o que viste no Raul Meireles, foi no jogo contra os que não fazem mal a uma mosca? Ele até pode ser excelente mas para já ainda não o provou. Voltamos a velha estória da critica pela critica...
Diego, voltamos ao consenso mas penso ser importante dissecar um pouco mais as razões da falta de preparação fisica dos jogadores...
Quaresma, valeu ciganito...
Postiga, concordo com a apreciação mas já não concordo com a critica da opção, todos sabemos que ele é capaz de fazer melhor, e se tivesse feito uma grande exibição o Dragão estaria a dizer que tinham de afastar o Benni... como eu digo depois da derrota é facil calcar...
Derlei, concordo com a apreciação, mas de facto quem critica a entrada do Maciel foi quem exigia a saida do Derlei. Mas então em que é que ficamos? Joga o Cesar Peixoto? Se o Azulão lê isto...
A tudo isto acresce dizer que o treinador não fez pré-época, não escolheu estes jogadores, alguns deles em manifesta falta de forma, outros lesionados, e outros com aparente vontade de se irem embora. Vive ainda com o fantasma Mourinho, pressionado diariamente com essa situação. E os Portistas não se podem esquecer das saidas de paulo ferreira, ricardo carvalho, deco, e pedro mendes que enfraqueceram dramaticamente o plantel. Roma e Pavia não foram feitas num dia caro Dragão!
Não pensem que defendo intransigentemente este treinador porque não é efectivamente o caso, o que quero demonstrar é que ele não é o responsável por isto mas sim quando muito, um co-responsável.
E os jogadores se são profissionais deveriam ter sempre a mesma atitude, e essa não se tem verificado... Culpa do treinador? Eu duvido!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2004

RANKING DA TÁCTICA DO ESTALEIRO

1º Lugar - Ruptura de ligamentos - 2 meses de estaleiro . Magnífica ceifadela. Estilo aprumado por anos de prática da melhor escola do País. Um bónus por se tratar do Ninja, o que revela que não desperdiça o seu talento com arraia miúda.

2º Lugar - Traumatismo craniano com perda de conehcimento. Tempo de paragem indefenido.
.
Esta, pelo brilhantismo da performance, é uma entrada directa para o ranking. Espeactacular joelhada no crâneo adversário. Só não alcança o primeiro lugar porque falhou o pontapé. Se tivesse acertado com o pé em vez de com o joelho, teria morto o adversário e atingiria a pontuação máxima. Mesmo assim, pelo empurrão subtil de escárneo com que ainda empurrou o adversário, ajudando-o a cair inanimado, merce uma menção honrosa. Aliás, duas, porque ainda por cima conseguiu com que nem sequer lhe fosse mostrado um amarelo.

3º Lugar. Ruptura muscular - 3 semanas de paragem.
Com um Nacional - Porto à porta e a julgar pela amostra do ano passado, estará prestes a perder o último lugar do pódio. De qualquer forma, a entrada por trás é sempre um clássico. E derby é derby, sendo que o atingido é um dos mais promissores médios do seu país.


QUO VADIS?

Onde é que isto vai parar? Bem, na taça a resposta é simples - já parou. Parabéns, Sr. Fernandez. Queria poupar os jogadores, acabou de o fazer. Sem taça, são menos 4 ou 5 joguitos. Agora só falta perder na terça feira com o PSG e poupa outros tantos jogos.
Vejo futebol há tantos anos e uma coisa desde logo aprendi. As poupanças 90% das vezes dao mau resultado. O Engenheiro catequista também o fez nas Antas contra o Toreense e foi o que se viu. Meus amigos, em alta comeptição não há poupança. Eles são pagos para jogar e ganhar. Eu se tiver que fazer horas extra faço-o, nem que esteja cansado e sem dormir. Porque é preciso. Porque é trabalho. Porque me pagam. Ponto final. Ainda por cima, com a equipa com défice exibicional e meio perdida, vai-me poupar jogadores contra uma das equipas que mais nos odeia na 1ª divisão e que tem como sua principal fonte de alegria desportiva ganhar ao Porto. Irresponsabilidade total e estava na cara que bastava entrar um golo deles para estar tudo perdido. Como tem sido sempre este ano nas nossas derrots. Não vou falar mais no Rossato e no Pedro Mendes, porque já cheira mal. Eu só pergunto é o que é que vamos fazer ao Postiga. Para o ano ninguém o quer e muito menos nós. No resto, está na cara que o Pepe tem que ser arrumado. Bem como o Areias. O Costinha e o Maniche andam a fazer o frete desde o início da época. Está na cara que o Bosingwa tem que jogar em vez do Ministro. Até come a relva se for preciso. É preciso meter quem tem ambição e não quem já a perdeu, por tudo ter ganho. Tenho é pena do Quaresma, que é o único que se safa. Mas, coitado, fazer grandes centros para o Maciel e o Postiga...
Ou isto muda, ou não sei onde vai parar...

Foi mau demais para ser verdade 2

Este FC Porto, de Victor Fernandez, é uma equipa desconcertante, difícil de entender racionalmente e mais difícil ainda de aceitar por nós.
Como dizia eu ontem por sms, do estádio e ainda na primeira parte do jogo, ao Grande Portista e ao Azulão, é mau demais para ser verdade.
Não creio que seja porque todos nós estivessemos à espera de uma época próxima das duas últimas, porque somos forçados a chegar à conclusão de que um clube português conseguir as proezas que nós conseguimos, é uma probabilidade bem menos do que razoável.
Nenhum Portista esperaria, pois, que a história pudesse continuar a seguir a direito, depois de Mourinho e depois de Deco e de Ricardo Carvalho.
Não existe outro José Mourinho, como não existe outro Deco, nem outro Ricardo Carvalho.
No entanto, não somos de vergar, nem de torcer. Temos um plantel riquíssimo, muito jovem, é certo, mas que também já tem alguma experiência.
Mas ao contrário do Grande Portista, já chega de Victor Fernandez. Está visto que não tem qualidade nem postura para ser treinador do Mágico Porto:
1.º - vive das desculpinhas quando perde, empata ou ganha e joga mal. Ou era o pouco tempo de treino, ou o cansaço e em Guimarães vem com aquela desculpa estúpida que "... depois houve mais um acidente, o de Costinha, que não nos permitiu dar a volta à desvantagem"
2.º - Ontem foi capaz de dizer que em relação ao ano passado não perdemos nada, porque a taça também não havia sido ganha;
3.º - esta equipa de trabalho de casa demonstra zero. Nem atitude, nem fio de jogo, nem nada. Mostra jogadores individualistas.
4.º - o Treinador montou uma equipa supre-desestruturada, sem o mínimo de senso.
Como bem diz um jornalista, excepto no que ao Ricardo Costa diz respeito, uma vez que deveria substituir o saco do Pepe,:
"Fernandez começou a rodar a equipa logo na baliza, trocando Baía por Nuno, continuou na defesa, com Ricardo Costa a aparecer no lugar de Jorge Costa e Areias a jogar na esquerda, e foi por aí fora até ao meio-campo, colocando Bosingwa ao lado de Costinha numa inédita dupla de trincos.
Mas a volta decisiva, a volta que fez a equipa desequilibrar-se completamente foi dada no ataque onde um inofensivo Hélder Postiga e um inconsequente Maciel reduziram a zero as possibilidades de o FC Porto marcar primeiro.
De resto, a opção por dois trincos, e o desamparo de Diego no meio-campo, tornaram evidente que a primeira preocupação de Victor Fernandez era não sofrer golos, embora não se perceba como pretendia resolver a eliminatória sem os marcar.
Apesar de tudo, apesar da aflição que se viveu no meio-campo portista durante o primeiro tempo, o jogo chegou ao intervalo sem golos.
A segunda parte começaria com Fernandez a dar mais uma volta à equipa. Bosingwa, um dos jogadores mais esclarecidos no primeiro tempo, tinha visto um amarelo e saiu para dar o lugar a Hugo Leal.

Se o meio-campo do FC Porto tinha perdido em velocidade para o Guimarães no início da partida, a entrada de Hugo Leal soube a rendição incondicional."
Quis poupar os jogadores.
Pois bem, eu pergunto, não teria sido mais racional fazer a poupança contra o Penafiel em casa? Ou será que ele não analisou os adversários para verificar que o Penafiel é uma equipinha fraquinha que não faz mal a uma mosca?
Analisemos a equipa e o (1) cansaço dos substitutos, (2) a minha reacção no começo do jogo de ontem e a (3) exibição de cada um deles:
Nuno - (1) Vitor Baía estará cansado? (2) o enterra da final do ano passado, um guarda-redes fraco, tal como demonstrou aquando do caso Baía com Mourinho. Porquê este gajo num jogo destes? (3) Culpadíssimo no primeiro. Como já tive oportunidade de dizer ao Grande Portista que não foi ao estádio, na televisão pode dar para não ver, mas aquela bola é dele com uma saída atempada a pontapé. Mas muito tempo. Fiquei incrédulo quando o vi a ficar na baliza e nem chegar próximo do adversário quando ele remata.
Cruzamentos, parece o aviário do Montijo. Uma lástima, repito, uma lástima.
Seitaridis - (1) ?????? (2) concordei (3) Será que é o mesmo jogador que jogou no Europeu pela Grécia? Será mesmo? É que é com cada imbecilidade que só visto.
Pepe - (1) Jorge Costa cansado? Não tenho visto. Dos melhores jogadores no Porto nos últimos jogos (2) Porquê este filho da p#*&%$ outra vez na equipa. Pelo que vejo, é o esteio da defesa do treinador. Sempre que está disponível, joga a titular. Mau, muito mau. (3) Um jogo ao seu nível. Fraco, muito fraco, muito mau. E agradeço a quem o lesionar até final da época.
Ricardo Costa - (1) Pedro Emanuel lesionado (2) Ricardo Costa deve ser titular, concordo (3) Não defraudou. Dos melhorzinhos.
Areias - (1) Nuno Valente lesionado, o treinador também deixou sair Rossato (2) É um camelo, prefiro um júnior (3) não insultem os camelos;
Costinha - (1) Bosingwa (2) Preferia o Bosingwa sozinho a trinco (3) Mal, está na origem do primeiro golo;
Bosingwa - (1) Maniche cansado com alternativa Raul Meireles (2) Meio-campo com Bosingwa e Raul Meireles (3) dos mais esclarecidos enquanto jogou e dos que mais deu o litrinho. Bom jogo.
Diego - (1) Hugo Leal, cruzes credo. Em 45 minutos conseguiu ter caimbras (2) Muito só naquele meio-campo de dois trincos (3) Muito desamparado e individualista. Tem de soltar a bola e o treinador tem de lhe dar na cabeça por isso mesmo.
Quaresma - (1) Não tem substituto. Maciel? cruzes, credo. (2) concordo. De pedra e cal. (3) Inconformado, lutador, o perigo do Porto saiu sempre dos seus pés, uma bola na trave. Dos melhores.
Postiga - (1) Hugo Almeida e Benni (2) o que é que este chulo está a fazer a titular. Isto não é uma passagem de modelos (3) Nulo, zero. Nem um remate, nem um ganho de bola nada. Reclamou com os outros como se fosse o maior. E a postura dele é de uma pessoa que nunca será jogador de elite. Se não mudar o comportamento, não passará de uma jovem promessa.
Maciel - (1) Derlei, manco é melhor que ele bom (2) O Derlei não está bem. Será hoje que acerta. Só após o começo do jogo verifiquei que era o Maciel, quando o vi a jogar. (3) Nulo, zero.

Após o jogo Victor Fernandez ainda tem a lata de dizer o seguinte:
"Alguns jogadores que entraram não tiveram o rendimento esperado".
...Da-se, o que é que ele estava à espera. Nós que não vimos os treinos todos os dias já sabiamos isso, ele não deveria saber?
Comece mas é a abrir os olhos, pois não há próxima oportunidade dada por nós Dragões. Apoiamos o nosso Mágico Porto até à exaustão, não as pessoas. Por isso, não goze connosco.

quarta-feira, 27 de outubro de 2004

ACORDA PORTO!!!

O que é que se passa com os nossos jogadores? Foram subitamente mordidos pela mosca tsé tsé?
È de facto constrangedor ver esta equipa jogar, pratica um futebol sofrível, apresenta deficiências a vários níveis dos quais destaco:
· genericamente a equipa perdeu a “raça”, e aqui o meu maior desagrado vai para o Costinha, o Maniche, e mesmo o Derlei, que não têm demonstrado o empenho, o querer e a fé inabalável a que nos habituaram, comportando-se como obesos burgueses sem a mínima intenção de trabalhar em prol da comunidade.
· É também de todo evidente que esta equipa está a pagar o preço da juventude nos casos do Diego, Carlos Alberto, e Quaresma, jogadores de uma técnica invejável, que protagonizam lances de génio, mas que pouco se reflectem na produção da equipa, dado o excesso de individualismo que evidenciam.
· Depois temos a nossa defesa, e ai as coisas ainda complicam mais porque jogadores como Seitaridis, que não está a fazer jus ao que o vimos fazer no campeonato da Europa. O Pepe, pelo menos nesta altura, não tem categoria para jogar na equipa do Porto. O Areias era um grande jogador... no beira mar. E o “bicho” que para mim é absolutamente imprescindível tambem já começa a pagar o preço da idade, precisa de um central de qualidade superior para fazer dupla no eixo. Para completar o ramalhete ainda temos um Nuno Valente que tarda em regressar.
· Se não é menos verdade que as lesões tem evidentemente prejudicado a equipa tambem me parece importante referir que a falta de preparação física talvez justifique em parte as exibições medíocres que temos assistido. Como se explica um Hugo Leal com aquele défice físico no final do jogo quando só realizou 45 minutos?
· Perante isto não me parece que possamos depositar toda a nossa raiva exclusivamente no treinador pese embora algumas opções não me parecerem as mais correctas. Mas tambem não é menos verdade que eu não assisto aos treinos e ao Trabalho semanal para poder avaliar essas mesmas opções, e quando perdemos é evidentemente fácil de as criticar. Dou como exemplo o caso do Maciel que em guimarães jogou a titular e eu próprio manifestei o meu desagrado, no entanto o Derlei andava-se a arrastar por esses relvados... além do mais numa época tão longa não podem jogar sempre os mesmos e tem de haver de facto uma gestão do plantel.
Onde eu critico o treinador é na falta de mecanismos, por exemplo, na marcação de cantos e nas bolas paradas è por demais evidente a falta coordenação entre os jogadores. Netes casos sim, parece-me falta de trabalho de base.
· Para terminar pergunto à direcção do meu clube como é que é possível com tantos milhões para gastar conseguirmos a proeza de não ter um plantel equilibrado. Mandar embora o Pedro Mendes e o Rossato? Contratar o Hugo Leal? Contratar o Postiga para depois ir buscar o Fabiano e contando ainda com o Hugo Almeida? Quem é o segundo defesa direito? Que central é que vem substituir ou amenizar a saída do ricardo carvalho? O Pepe? Não brinquem comigo!
Para já dou o beneficio da duvida ao Fernandez porque considero que tem ainda algumas atenuantes que de certa forma o desculpam. Aguardo ansiosamente por outra atitude da equipa como alias chegamos a ver na primeira parte do jogo contra os infieis.
E por falar em merda(infieis) desenganem-se meus caros que para o campeonato até vos dizimamos! Compreenderam que as nossas preocupações são legitimas porque afinal de contas o campeonato para um clube com os nossos galões(CAMPEÃO EUROPEU) já sabe a pouco. Tal qual eu compreendo que para vós ganhar uma taça na AF de lisboa já é motivo de festa rija, sintomático de clubes de bairro...
Portanto meus amigos vamos apoiar cada vez mais esta equipa, pois como sempre digo: TUDO O QUE NÃO NOS MATA SÓ NOS FAZ MAIS FORTES!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Os donos da verdade...

(Este post é feito com base na descoberta do amigo do blog Portista com mt orgulho).

O dono da verdade, o tal que afirmou que foi pena que o pretenso golo dos lampiões a semana passada não tivesse sido validado, para de uma vez por todas se poder deixar de criticar Scolari sobre a não convocação de Vitor Baía e para se poder valorizar a convocatória do Aviário do Montijo voltou a atacar nas páginas dos jornais.
Falo do palhaço, que se diz isento, com cara de mete nojo, do Jorge Coroado. Esse expert das arbitragens teve os seguintes comentários. A saber:

ESTORIL - SPORTING
20' Liedson está fora-de-jogo na altura que marca o segundo golo?

«...»

20' Pela televisão, pode-se verificar que Liedson já se encontra adiantado, mas de forma milimétrica. O árbitro assistente, devido à rapidez do lance, terá tido dificuldades pois no campo não dispõe de ecrãs. E seguindo as instruções da FIFA, em caso de dúvida deve deixar seguir o encontro, tal como fez.

FCPORTO-PENAFIEL
24' McCarthy beneficia de posição irregular para fazer o segundo golo do FC Porto?

«...»

24' No momento do passe de Maniche, McCarthy está ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa. Eventualmente, o árbitro assistente teve dúvidas e terá dado cumprimento às indicações da FIFA, deixando prosseguir em benefício de quem ataca.

Perguntará o querido leitor, onde está a diferença?
Pois bem, no local onde se encontram as reticências, na análise ao lance dos Lagartos o dono da verdade disse o seguinte:
JORGE COROADO: O ARBITRO DECIDIU BEM

Nesse mesmo local, em relação ao lance do Mágico Porto essa mesma besta afirmou o seguinte:

JORGE COROADO: O ARBITRO DECIDIU MAL

Mais palavras para quê...

Hey, Benni McCarthy, Faz um golo, lá lá lá lá


Dois golos do Benni, um Penafiel muito fraquinho e gestão do plantel por parte do nosso treinador.
Ontem, no Dragão, fiquei imensamente feliz. Não com o jogo ou resultado, mas pela resposta cabal do Ricardo Costa a central. Isto porque deste modo espero que o nosso treinador abra os olhos de uma vez por todas e ponha o Pepe no banquinho a semear centeio. Grande jogo do Ricardo Costa e demonstração de classe. Para mim, dos melhores em campo.
Outro que também gostei e sobre quem já tinha conversado com uns amigos há tempos, é o Zé. Sim, o Zé Bosingwa. Grande jogo a trinco a mostrar que temos jogador para substituir Costinha. Perfeito taticamente, muito bem a defender e a lançar a bola para a frente.
De resto, aquilo que a gente já sabia. Que Benni está em grande forma e que é um matador. Que o Quaresma empena os olhos a muitos adversários. Que o Derlei não está bem. Que o Maniche não está bem. Que o Jorge Costa é um patrão e que o Porto está em crescendo.
2-0 e um jogo sossegado no Dragão, que mais uma vez teve mais de 30.000 pessoas, mesmo com um jogo a horas tardíssimas de Domingo. 31.170 espectadores, mais concretamente, porque somos dos que estamos sempre presentes.

quinta-feira, 21 de outubro de 2004

O algodão não engana...

Antes de mais, o meu agradecimento ao Dragão Luis M. pela preciosa colaboração para a elaboração deste post.

Os jornalistas portugueses, são como o algodão! Não enganam. Por algum motivo é que falamos de Avantes.
Vem isto a propósito da forma como ainda hoje se fala do pseudo-golo dos lampiões no Domingo. Pois bem, aqui cumpre-me esclarecer até que ponto vai a doença destes energúmenos com constante azia.
Exactamente no dia 2 de Abril de 2000, realizou-se a 6 jornadas do fim, um jogo Lampiões-Mágico Porto que culminou com com o resultado de 1-0.
Aos oito minutos de jogo, num canto superiormente marcado por Clayton, Bossio (esse maravilhoso monstro das balizas) socou a bola já dentro da linha de golo, que ainda embateu na trave e que no entanto não foi devidamente sancionado pelo árbitro, pelo que o resultado continuou 0-0.
Pois bem, nessa altura, o histerismo da imprensa foi a mesma.
Ora vejam bem a diferença:
"Benfica 1 - FC Porto 0
...
Claro que também neste jogo houve casos: o tipo de arbitragem praticado por Martins dos Santos foi em certos momentos penosa, deixando jogar quando eram cometidas faltas claríssimas. Quis o acaso que esta filosofia desse origem a um lance ilegal determinante no desfecho da partida: o golo do Benfica é antecedido de uma falta contra a equipa da casa.
Uma falta aparentemente inofensiva, vulgar até, aparentemente inconsequente. Esperemos apenas que não se venha a tornar motivo de polémica ao longo da semana.
Outra situação controversa aconteceu quando Clayton apontou um pontapé de canto: a bola estava dentro da baliza quando Bossio a tocou contra a barra. Espera-se que os responsáveis portistas não radicalizem a atitude que tomaram no fim do jogo, quando ignoraram toda a imprensa, e comecem agora a convocar conferências de imprensa para enxovalhar o árbitro auxiliar que não interpretou correctamente o lance.
Porque a questão é esta: quantas pessoas se aperceberam de que foi golo sem o recurso às tão famosas imagens virtuais?"

Estão esclarecidos? Calma que há mais!!!
Agora no Record. Esse arauto da verdade e da justiça. Imparcial, como sempre: JOÃO QUERIDO MANHA:
" A máquina da verdade
O BENFICA-PORTO não foi apenas um mau jogo de futebol. Foi um jogo atípico, sob diferentes ângulos de observação, mas o que mais terá impressionado quem a ele assistiu foi a total ausência de polémica, de dúvida, de injustiça, de sal e pimenta. No final, não fosse o contencioso portista contra o verbo, poderíamos ter assistido até a saudáveis manifestações de “fair play”, perante um resultado aceitável em função da atitude das equipas. Pelo menos quem esteve no Estádio da Luz terá pensado assim. Mas, em Portugal, há que manter sempre o pé atrás. Lembro-me muitas vezes daquele célebre Porto-Sporting de há duas épocas quando a comitiva leonina saiu das Antas vergada ao peso de uma derrota copiosa, mas indiscutível, que se transformou em pouca-vergonha mal os mesmos dirigentes puderam apreciar o detalhe dos lances através das “câmaras lentas” e dos planos aproximados da tv. Pois foi assim que me senti quando, para lá das duas da madrugada de domingo, na qualidade de um dos 327 portugueses que via o “Último Jornal” da RTP-1, tomei contacto com as “imagens virtuais” do golo olímpico de Clayton na Luz, negado por um voo acrobático de Carlos Bossio e pelo erro de paralaxe do jovem fiscal de linha Paulo Januário. Afinal, embora ao retardador, sempre haveria polémica! E demorei a adormecer com a incomodidade de saber a minha observação (profissional) traída, no estádio, pela distância a que me encontrava, pelo vidro embaciado da tribuna de Imprensa infestada de “penetras” barulhentos e fumadores e, sobretudo, pela total ausência de referências contrárias à boa qualidade do golpe de vista do fiscal de linha em questão. A crónica que os leitores leriam, daí a algumas horas, estava inquinada pela impossibilidade técnica de um jornalista que se preze poder usar, no momento, uma infalível máquina da verdade, como a das “imagens virtuais”. Ironia das ironias, a presença do tal árbitro auxiliar chegava para me tranquilizar quanto a lances deste tipo, ou não tivesse sido Paulo Januário o protagonista, quinze dias antes, daquele “coup d’oeil” fantástico que impedira a anotação de um golo ilegal ao FC Porto em Alvalade. Mais uma vez a máquina da RTP-1 adaptou ao sistema métrico, de forma fria e inexorável, os pequenos e inocentes lapsos “de jure” que no passado eram o condimento do futebol. Começamos a desconfiar de tudo e de todos e a pensar que talvez não tenha havido na história do futebol um jogo lícito e indiscutível. A descrença é o princípio do fim!" in jornal record


Na segunda-feira foi assim:
"No entanto, não tivesse Olegário sido acometido por um súbito ataque de cegueira e o Benfica teria conseguido pelo menos o empate."

"O que se passou na área do FC Porto é que ficou sem castigo: um "penalty" (pelo menos) e um golo que só ele e o assistente não viram."

Perante isto, I REST MY CASE!!!

Foi mau demais para ser verdade

A nossa equipa desiludiu-nos. E muito.
Há muito tempo que não via um porto a jogar à Lampião.
Sem ambição, sem estrutura defensiva, sem um meio campo que se impõe e, assim, consequentemente um ataque ineficaz.
Depois, era cada um por si. Não davam a bola a ninguém e não funcionamos como equipa.
E não seria sério se não afirmasse aqui que o treinador tem culpas no cartório. Muitas culpas, direi eu.
Primeiro porque já há algum tempo que vemos que a equipa tem muitos jogadores de qualidade, mas que se excedem em individualismos. Carlos Alberto não passa a bola a ninguém e como foi possível que ontem não tenha sido castigado com a substituição. Não entendo.
Derlei, esse nosso grande jogador, não está o seu melhor. Não lhe atirarei uma única pedra porque o homem dá tudo o que pode dentro do campo, mas nota-se a olhos vistos que não está no seu melhor. Não lhe sai um passe direito, uma finta, nada. E por isso, neste momento, não merece a titularidade.
A equipa, antes de sofrer o golo, não pressionou nem atacou o PSG como deveria fazer, limitando-se a trocar a bola entre os centrais como se estivessemos a ganhar. E esta atitude tem de sofrer uma medida enérgica do treinador. Tem de ser ou não vamos a lado nenhum.
O outro reparo, que já não é de agora, é a esse defesa central chamado Pepe. Poupem-me por favor. O rapaz é novo, inexperiente, etc., etc.. Ok, compreendo isto. Mas pô-lo como baluarte da defesa do Mágico Porto como faz este treinador, já é um pouco demais.
Nunca está no local certo, parece que anda perdido no campo, não faz um passe de jeito e tem uma falta de classe que é por demais evidente. Ainda antes do golo, já estava a mandar um sms ao Grande Portista e ao Azulão a dizer isso mesmo. Por isso, não foi por termos perdido que o digo agora.
No entanto, nada está perdido. Esta é a verdade. Ainda há Liga dos Campeões pela frente e muita coisa para ganhar. Se ganharmos o próximo jogo em casa, o discurso dá uma cambalhota e lá estamos nós outra vez. Sei que temos muitas hipóteses de passar e que a equipa tem mais que valor para dar a volta por cima. É preciso é um berro e um murro na mesa do técnico. E se não for do técnico, nós sabemos que temos a pessoa indicada para o dar.
Somos os detentores daquele troféu com todo o mérito, por mais azia que isso possa dar a muita gente. A azia de saberem que eu estive presente na Alemanha, em Genselkirchen ou em Sevilha, ou no Mónaco, na final da Supertaça Europeia e que estarei em Japão, no dia 12 no Dezembro, em Yokohama, deve ser muito grande. Porque a inveja é dos piores sentimentos que os adeptos do futebol cultivam e eles saberem que nós, adeptos do Mágico Porto, lá estivemos aos vivo e a cores, nem que fosse por uma só vez (o que não é verdade), a ver a nossa equipa é por demais enervante. Porque saberem que nós lá estivemos e sentirem que nunca terão esse prazer, essa sensação, essa emoção, causa uma azia terrível e um sentimento de fustração sem igual.
E essa azia é fruto de muita dor de cotovelo e de serem uma equipinha de trazer por casa. Porque para se verem nestas andanças, só recorrendo ao canal história e a fotografias a preto e branco. E isso é que lhes custa, como também lhes custa terem levado no pêlo no Domingo e desviarem as atenções para a arbitragem, quando não jogaram a ponta de um corno. Deviam reflectir sobra a falta de capacidade que tê, mas gostam que lhes desviem as atenções.
Mas como eu digo, o Lampião é como o Zé Maluquinho, que gosta de ser enganado pela comunicação social e pelos seus dirigentes. Têm atitudes de puro ignorante, pois ouvem aquilo que lhes interessa, desde que lhe digam que o seu clube continua a ser o maior de Portugal e do mundo e desde que os seus dirigentes afrontem o Jorge Nuno.
Nem sequer um exemplo vivo que tiveram recentemente, como o João Vale e Azevedo (este homem merecia uma estátua no Dragão), os fez abrir os olhos. Um homem que foi reeleito nos lampiões, só porque rasgou um contrato, lhes dizia aquilo que eles gostavam que fosse verdade e lhes prometia as glórias que nós tivemos e que, ao contrário, os ia roubando até ao tutano e afundando cada vez mais.
Agora têm lá mais dois, os quais são sócios do Mágico Porto, e que eles seguem com unhas e dentes. Um deles disse que ia fazer dos lampiões o melhor clube do mundo em três anos e claro, lá acreditaram mais uma vez.
Mais dois que lá estão para lhes roubar o pouco dinheirinho que ainda têm, mas que eles, mais uma vez vão comendo. A ignorância tem disto, que lhes havemos de fazer?
Revoltam-se contra os vencimentos dos administradores da TAP e da Petrogal, quando estes recebem cerca de 7.000 mil contos por mês e que o merecem porque puseram a dar anualmente lucro estas duas empresas públicas que eram autênticos buracos financeiros antes de eles chegarem, num papel de extrema responsabilidade para a economia de um País, mas dizem "Amén" a um ex-empresário falido, ex-presidente e fundador de uma casa do seu principal rival no estrangeiro, que tenta reconstruir a sua vida à custa deles e que lhes chupa 20.000 contos por mês, só porque manda umas boquitas ao nosso Presidente.
Como é que é possível depois disto ainda nos chamarem saloios e provincianos. Será que o fazem quando estão em frente ao espelho?
É que estes lampiões acreditam na máxima de que "uma mentira dita muitas vezes, é verdade" e por isso eles acreditam na mentira.
Esta é que é a verdade e Deus queira que se mantenha por muitos anos. Porque enquanto isso acontece, nós vamos cantando e rindo e ganhando o que há para ganhar.
E tenham cuidado. Não se riam muito, pois se o Mágico Porto, por infelicidade, ficar em 3.º neste Grupo da Liga dos Campeões, ainda vem para a Taça UEFA para vos enfardar mais uma vez. Cá, lá e pelo caminho, num jogo dentro da camioneta, isto, claro, se vocês conseguirem passar à próxima fase....

quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Estamos a duas horas de mais um jogo!!!


Vamos a eles!!!


A VERDADE ACIMA DE TUDO!!!

Para que conste, a bola, infelizmente, não entrou!!! E digo infelizmente, porque gostava mais que ela tivesse entrado uns dois metros e que eles tivessem sido roubados. Assim espumavam-se mais...

"Técnicas vídeo defendem que bola não entrou

Os contributos são imensos, uns de carácter mais humorístico, outros de tipo mais profissional, mas a maioria consegue demonstrar, por processos vários, que a bola não entrou na baliza defendida por Vitor Baía, no último clássico na Luz. A mais séria das provas que circulam na Internet, por e-mails que correm de amigo para amigo e de conhecido para órgão de informação, parte das imagens de televisão do jogo e com a tecnologia "DivX" prova que em nenhum momento a bola ultrapassou totalmente a linha de golo, nem quanto tocou no chão, após o potente remate de Petit, nem quando Baía emendou a má defesa.
No filme pode ver-se que, mesmo no ar, a bola nunca ultrapassou o poste onde chegou a tocar. Entre as imagens reais, captadas pela Sport TV, e a intervenção tecnológica, um "paralítico" em francês e inglês indica poder tratar-se de um estudo de caso sobre a transposição, pela bola, da linha de golo com aplicação possível na utilização de sensores a laser nos postes das balizas.
Usando a tomada de imagens por detrás da baliza, o filme em "DivX" acrescenta uma "sombra" translúcida, a azul, que permite que o filme corra e se veja claramente que a bola nunca chega a ultrapassar essa "cortina" - situada na exacta projecção dos postes. Ao nível do solo, a bola toca a linha de baliza mas não a ultrapassa e, quando Baía volta a tocar-lhe - emendando o que podia ter sido um grande "frango" - ela nunca ultrapassa a mais de metade, sequer, o poste esquerdo. Quando toca no "ferro", mais de dois-terços da superfície da bola está no exterior da linha de golo.
Outras contribuições para a descoberta da verdade utilizam simples conceitos de geometria, traçando paralelas da linha de baliza e da linha dos postes, demonstrando o que os portistas alegam - NÃO foi golo -, mas os benfiquistas reclamam - FOI golo.
Há outras versões que utilizam também a tecnologia digital mas, não conseguindo provar que a bola entrou, acabam apenas por fazer humor: uns redesenham a linha de baliza de modo a que ela contorne a bola nas fotos, outros até recortam a baliza inteira e a afastam de Vítor Baía e da bola. "

terça-feira, 19 de outubro de 2004

Por Dragão Venenoso (via email)

Os comentários dos infiéis, a censura e o jogo

Realmente, o jogo do passado domingo foi dos que me deu mais prazer assistir. Só o fantástico jogo de há dois anos atrás na Luz, na época em que ganhámos a taça UEFA é que o superou. Nesse, até as lágrimas vieram aos olhos, tal a superioridade e classe do FCPorto que ESMAGOU COMPLETAMENTE esses lampiões. Só foi pena o resultado ter ficado por 1-0. Bem, recordando o jogo do passado domingo, gostaria de tecer alguns comentários relativamente à imprensa escrita, falada e não só...

Em primeiro lugar, fiquei estarrecido com o arauto da isenção da rádio, a TSF, ter impedido o envio de comentários às notícias que difundem. Mais uma vez se vê como perdem mal. Depois fiquei de uma vez por todas esclarecido que os media apenas obedecem ao número de participantes e ouvintes, que como são na sua maioria dos dois clubes da capital do império, preparam as notícias para que eles as oiçam e leiam, todos satisfeitos (ou chorosos). Habitualmente, junto às notícias do FCPorto havia muitos adeptos a fazer o seu comentário, ficando agora coertados dessa possibilidade. As notícias que aparecem online no site da TSF são de morrer: primeiro consultam as dois diários mais importantes de lá do sítio para dizer que foram roubados. Depois apenas colocam notícias sobre os governantes da 2ª circular que querem audiências com toda a gente. Com jeitinho, ainda conseguem a repetição do jogo, ou o empate na secretaria, nunca se sabe, até porque a direcção da lig a é suspeita. Ah, esqueci-me de dizer que esses adeptos dos clubes da capital são na sua grande maioria velhotes e que "convenceram" os seus filhos a serem adeptos desses clubes. Os restantes adeptos desses dois clubes vermelho e verde (mas principalmente vermelho) são de terreolas cujo clube local não tem expressão. Note-se que agora também começa a acontecer o mesmo com o FCPorto, com apoiantes por todo o lado, só que é uma geração nova, pós 25 de Abril, como aliás já foi muito bem dito neste Blog.
Continuando, a TSF (até este momento) nem sequer fala da deslocação do CAMPEÃO EUROPEU a França.

Os jornais dos avantes vão ter muito que dizer durante toda a semana a respeito deste jogo. Só não dizem que, durante a 1ª parte os lampiões foram COMPLETAMENTE dominados e manietados e só não comeram outro porque não calhou. Na 2ª parte, como era obrigação deles, pressionaram e de facto o FCPorto não jogou muito bem, principalmente do lado esquerdo, muito desiquilibrado.

A verdade é que o golo do Porto entrou sem nenhuma dúvida e do pretenso golo do benfica talvez. Até admito que possa ter entrado; se entrou, foi um frango do Vítor, o que é pena, pois estava a fazer uma exibição normal, ao seu nível habitual. Digo isto porque o Avante lagartão diz logo em letras garrafais que "Frango de Baía Salta da capoeira". Sinceramente, depois daqueles *capões* do ricardo tanto no sporting como na selecção, como é que podem fazer semelhante comentário ?!

Bem, de qualquer das formas, os árbitros não tem o privilégio de ver em replay e de vários ângulos, sem entrou ou não. Mais razão de queixa tem a Alemanha, na final do campeonato do mundo de 1966 que mandam uma bola à trave e a bola entra completamente, vê-se da única câmara disponível. Esses perderam uma taça, a de campeões do mundo! Os lampiões perderam 3 pontos e parece o fim do mundo. Lembrem-se que ainda podem vir cá ao Dragão e até *ganhar* (coisa que duvido muito).

O problema é o orgulho ferido! Sim, porque em toda a semana só se dizia, benfica a 7 pontos do Porto, etc, etc, nem sequer se equacionava outra coisa. Caros lampiões que lêem este Blog, não se iludam porque o vossa equipa não dá mais do que aquilo. O FCPorto não deu mais porque metade da equipa é diferente, os rapazes são muito novos e o Boavista encarregou-se de mancar o Derlei, que até voltar a ser o que era ainda vai demorar um bocado. O nosso clube está a formar uma equipa de futuro, para voltar a ganhar tudo, não se iludam infiéis.

Triste foi ver como esta corja de Lisboa diz que se pode organizar o jogo e depois metem todos os adeptos do FCPorto que pagaram um bilhete autêntico, ficarem amontoados num canto destinado a 1008 lugares, quando estiveram lá quase 4000. Sim, realmente nas audiências pedidas aos ministros, os dirigentes lampiões têm muita coisa para explicar, assim como a própria polícia.

Para acabar gostaria de dizer que me soaram muito bem as palavras do nosso treinador no sábado: "... há duas semanas estávamos a 6 pontos, há uma semana ficámos a 4, amanhã vamos ficar a 1..." - Esta é que é a mentalidade do FCPorto !! De um CAMPEÃO EUROPEU !! Confiança, capacidade de sacrifício, génio, e espírito de equipa.

60.000

E chegamos ao número mágico dos 60.000 visitantes!!!
Não só o Porto cresce em número de adeptos, como o blog do Dragão também cresce em número de visitas diárias.
É o que dá estar ligado a essa marca de qualidade: MÁGICO FC PORTO!!!
Obrigado pelo vosso contriuto.
O Dragão

segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Por Tiago V (contributo enviado por email)

Assunto: PROCURAM-SE MORTOS OU VIVOS

A Alta Autoridade para a Manutenção Imperial faz o seguinte comunicado:
Procuram-se mortos ou vivos os seguintes suspeitos de altos crimes anti-imperiais:

Benedict McCastrador
Responsável pelo lançamento de uma bomba no Domingo a noite num recanto famosíssimo da capital imperial Portuguesa, o individuo Benedict McCastrador vulgo- Macca dos 7-0- e procurado um pouco por toda Lisboa por danos comprovados nos corações de 6 milhões de Portugueses Continentais, e outros além-mundo, no ultra-mar e ultra-terra, e ate segundo consta, no céu, na Lua e no planeta Vénus. Queiram por favor ter cuidado com este ser de largas proporções, particularmente se tiver algum laco familiar mouro, mourinho ou pior mesmo um moureira, a única fatalidade de semelhante estrondo.

Vítor Balas
Este jovem Castrador tem como principal cúmplice o Sr. Vítor Balas Guarda-Costas melhor da Europa, e alem fronteiras. Este sujeito que nunca foi a Scola, ganhou semelhante alcunha ganhou na guerra da Coreia por ser tão rápido e com semelhantes reflexos que apanha Balas com os dentes e dedos dos pés não deixa nada passar ao lado. Não só parou todas avanços imperialistas, mas também se deu ao luxo de lançar uma bomba maligna em plena capital do império, sem deixa-la detonar, contribuindo assim para o mal-estar, frustração, enjoo e ma disposição dos ilustres imperiais Portugueses.

George Costadas
Outro procurado pela policia será o terceiro cúmplice Georges Costadas que não só contribuiu para a humilhação e para os corações destrocados de tantos e tão importantes bando de Conservados e mal-aconselhados Portugueses, mas ainda pisou e violentou diversos imperialistas não habituados a semelhante bicho a solta nas relvas ultra-especializadas da capital.

A polícia, o Governo, e o movimento LFV (La Fomos de Vez) pagarão indemnizações principescas a quem descobrir semelhantes indivíduos, incluindo uma sessão solene de esclarecimentos e champanhe com Zé Verga. Este antigo mecânico anti-imperialista antes um lutador fervoroso pelos anti-vermelhoes, foi virado do avesso desde a queda do muro de Berlim e a ultima aparição da Nossa Senhora de Caravaggio. Quiçá pelo abuso do lubrificante barato Luxemburguês usado maioritariamente na parte rectal, este antigo mecânico e hoje uma personalidade de primeiras águas imperiais e um fervoroso arco-íris futebolístico com raízes um pouco por todo o lado especialmente onde se possam semear sonhos e colher muitos (muitos mesmo) euros.

Por favor ajam rápido ou teremos mais 10 anos de humilhações imperiais no Portugal cada vez mais Sexulo XXI.

Sinceramente,
Tiago V.

A FRASE DO DIA

"O Porto vendeu muitos jogadores, mas não vendeu a mentalidade".

-Victor Fernandez-

Roubo; Segurança; Very Light; namorada; Pagar Champagne; Falências; Precisar do futebol; Lingua Portuguesa; Campeonato decidido!!!

Roubo: Foi mesmo um autêntico roubo, deixem-me que vos diga. Roubar 4.000 mil bilhetes aos lampiões quando eles não queriam vender nem um, é autêntico roubo de igreja que nem nos melhores tempos do Al Capone se podia prever. 4.000 mil almas azuis e brancas que conseguiram o bilhetinho mágico para um jogo e que fizeram a voz de milhões de portistas por esse mundo fora, é de bradar aos céus e chamar-lhes terroristas.
Se precisarem de lições de como se ama um clube, por favor, façam como o outro, peçam ao professor do menino Tonecas, que ele tem uma paciência inesgotável.

Outro roubo e este ainda maior. Adeptos do Mágico Porto conseguem roubar a voz a 55.000 melões presentes na casa de banho da Luz. Um roubo destes não é permitido nestes novos tempos de pseudo-ditadura fascista lampionica. Como é que é possível que tantos sejam abafados por tão poucos, quando ainda por cima não lhe venderam bilhetes. É um roubo.
Ainda para mais quando o Presidente do Conselho Fiscal diz na Televisão que não tem o Estádio cheio, o que significa que esconderam bilhetes na gaveta.

Segurança: Kadafi dos pneus agradeceu aos seus correlegionários pela lição de civismo que deram na arte de bem receber no seu Campo das Hortas. As imagens aque assistimos na televisão de adeptos infieis lampiões a arremessar pedras e garrafas em direcção da claque do Porto, que se encontrava perfeitamente contornada pelas forças policiais, pareceu-me um grande acto de civismo e de bem receber. Já para não falar que esse acto de enfrentar os adeptos do Mágico Porto de frente, nada teve de covardia. Frente-a-frente, nunca foi covardia.
O dirigente, claro, pôs-se ao nível dos seus e agradeceu por aquela linda recepção e disse ao Ministro que não era necessário preocupar-se com a segurança. Claro que não, essa já está confiada à polícia, porque se fosse a segurança dos lampiões, estavamos num País a saque.

Segurança e Very-Light: Os dirigentes do Mágico Porto, quando confrontados com o teor das declarações dos lampiões sobre a perigosidade dos adeptos dos Dragões, relembraram que nunca haviam matado ninguém num estádio com um Very-Light.
Infelicidade e inoportunidade do nosso Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Logo antes deste jogo em que um Very-Light teleguiado de Benni, atingiu o coração de 6 milhões de lampiões aos 9 minutos de jogo, matando-lhe as esperanças.
Pelos estragos que fez, este Very-Light mais parecia uma bomba atómica.
Meu caro Pesidente, com a humildade que lhe reconhecemos, espero que se retrate e peça desculpa pela referência e que prometa que vai fazer tudo para que estas armas de destruição sejam banidas do futebol.

Namoradas: Caro Presidente, mais outra advertência. Não namore, porque isso também influencia o desenrolar do jogo. V.ª Ex.ª tem de ser um homem casado, com filhos, netinhos, porque senão isso pode influenciar o desenrolar do resultado e fazer com que os lampiões tenham uma equipa de três à coroa. Isto a bem da Nação.
É que não percebo qual é a influência, mas se o Kadafi dos pneus o disse, é porque existe essa influência e contra factos não há argumentos. Nestas coisas, quando estamos em ditadura, só temos que estar calados e dizer "Amén".

Champagne: Pagar Champagne. Ora muito bem, o infeliz ex-empresário diz que nunca pagou champagne a ninguém. Mas também deve estar a falar de tempos recentes e não vejo qual o mal de pagar Champgne a quem quer que seja. Olhe, ainda ontem eu pagava Champagne a quem quisesse e não vejo o que isso tenha algo de mal. Ah, lembro-me também de ter pago uma garrafa de Champagne, da marca Dragões, aos meus amigos, quando o Veloso falhou um penalti num jogo contra o PSV e também me lembro do ex-empresário ter organizado um jantar para comemorar esse penalti falhado. Ora, como em todas as boas comemorações, não podia ter faltado o Champagne! ou podia?

Falência: Pois é, o Kadafi dos pneus disse que o nosso ilustre Presidente já tinha levado uma empresa à falência. Fez tais declarações, como se fosse uma coisa bombástica, como se a gente já não soubesse. É verdade, ora pois, levou o S(eremos) L(eiloados) B(revemente) à falência. A seca de títulos que lhes damos com a consequente rotação de Presidentes energúmenos que é feita naquele clube, levou-os à Falência financeira e de títulos. Mais, com a colocação estratégica do nosso treinador Campeão da Europa Artur Jorge nos Lampiões, o nosso Presidente conseguiu arrumar definitivamente com eles e dar-lhes a Falência dos títulos. Desde essa altura que não ganham o Campeonato. É por isso que essa afirmação é totalmente verdadeira. Não só vos levou à Falência financeira e de Títulos, como também conseguiu meter dois sócios do Mágico Porto a dirigir-vos.
Este homem é brilhante.

Precisar de Futebol: Kadafi afirmou que não precisava de futebol para nada e que o nosso querido Pinto da Costa precisava. Pois, cá está. O fascista lampião mais uma vez com razão. Nada tão verdadeiro. Se o Kadafi precisasse do futebol contratava grandes jogadores e fazia uma grande equipa para ver se ganhava alguma coisa. Como ele não precisa de futebol, mete lá uns rebos a empurrar a bola. E o que ele precisa é de Karatecas, conforme vimos ontem do Nuno Gomes, uma vez que ainda lhe deram o prémio de melhor jogador. Nada mais verdadeiro, Kadafi.
Pinto da Costa, ao contrário, e nós Portistas precisamos de futebol e de alto quilate para nos encher o ego e por isso contratamos dos melhores jogadores que há. Para agradar os nossos adeptos e o mundo, pois ontem até à casa de banho da Luz foram mais lampiões que o normal. Neste sentido, não é só o Pinto precisa de futebol para ter alegrias. Todos nós, portistas, precisamos e já estamos habituado a ele.

Português: Caro Kadafi, lá que o outro dê a desculpa que teve no Luxemburgo muitos anos para mandar umas biqueiradas na gramática, tudo bem. Agora, tu, que te dizes um homem cheio de nível, com dinheiro, não podias frequentar umas aulinhas extras de Português para poderes falar correctamente aos jornalistas?
"Todos vós viram"??? Que é isto? Tudo, menos português.
Um conselho: É que se não quiseres pagar do teu bolso, ao menos aproveita o tradutor do Trapalhadas para também te acessorar nas conferências de imprensa. É ques e tu és a imagem de seis milhões, não sei onde isto vai parar, ai não, não sei.

Campeonato decidido: O falido ex-empresário, disse que roubaram a oportunidade de ter o campeonato decidido ontem.
Mas, ó, ó, ó, Zé, não achas que ficou decidido? Não achas que ficou definiotivamente decidido que vocês não valem a ponta de um corno e que andais a tentar enganar o Zá maluquinho?Esse campeonato ficou completamente decidido, se dúvidas houvesse. E tens razão quando falas que roubaram as pessoas que muita dificuldade tiveram para arranjar bilhete para o jogo. É que os adeptos do Porto, para além da dificuldade de arranjar bilhete para o jogo, nem direito a uma cadeira para eles tiveram. Realmente, esse foi um autêntico roubo perpetrado por um ladrão como tu e pelo teu amigo Kadafi, que, aliás, já tem curriculum criminal nesse tipo de crime.

Uma sugestão de amigo:
KOMPEMSAM
Komprimidos Onde Mouros Podem Encontrar Milagres Saudáveis Anti-McCarthy

domingo, 17 de outubro de 2004

O TRIUNFO DA LIBERDADE SOBRE OS DITADORES DE PACOTILHA

Antes de mais, a devida vénia à Susana. O que ele postou reflecte exactamente o meu estado de espírito e tira-me metade do trabalho.
Quano ao resto, ainda estou incrédulo com o que assisti na conferência de imprensa. Depois de quererem dar 1.008 bilhetes, já não queriam dar nenhum. Ao saberem que as nossas claques tinham comprado mais de 3.000, afiançaram que eram falsos. Pelo meio, negaram a Carolina Salgado a entrada nos camarotes. Depois, não contentes e com o beneplácito dos Delegados da Liga que eles elegeram e, mais grave do que tudo, da Polícia (ou será Pide), meteram irresponsavelmente 4.000 pessoas no sítio de 1.008. Ora, partindo do princípio que o Estádio não encolheu, porque não arranjaram mais espaço? Porque deixaram que se pudessem repetir as cenas tristíssimas de Heysel Park? A resposta é óbvia. Sob a pressão ditatorial da Direcção dos milhafres depenados, queriam à força que o jogo se realizasse porque estavam convictos que eram favas contadas e que iam resolver o campeonato hoje. Só isso fez que que resultassem todos os truques inéditos qie foram usados neste jogo e quer tinham como objectivo silenciar o apoio ao nosso Clube. Tiveram foi azar que não impediram o Benni e Cª de entrar. Talvez no próximo ano se lembrem de praticar um atentado à nossa equipa.
Não contentes deram uma triste imagem no fim do jogo. Não deixaram o nosso Presidente falar na conferência de imprensa e bateram no fundo no que a classe, fair play e educação diz respeito. Eis o glorioso SLB no seu esplendor! Os amantes da democaracia que calam adeptos e presidentes contrários! Foi patético ver o ex presidente do Alverca anunciar que Carolina Salgado não é a esposa do presidente, mas a namorada! Completamente perdidos, entraram no campo pessoal. O portista ressabiado luxemburguês disse com todas as letras que o árbitro havia sido comprado. Uma vergonha autêntica. Nunca se viu disto em parte nenhuma do mundo!Os avantes certamente vão falar a semana toda, dizendo que foi um roubo. Vão falar dum penalty que ninguém viu a não ser eles e de uma bola que entrou na baliza, mas que só se vê parando a repetição, o que o árbitro não pode fazer. Vão dizer tudo o que deviam ter já dito das aebitragens de Lucílio Baptista nos dois últimos jogos em Alvalade ou na final da Taça. Vão fazer com que os 4 penalties não marcados em Alvalade sejam uma insignificância comparado com o que (não) se passou hoje. Mas vão-se esquecer do banho de bola que demos na 1ª parte e da eficácia defensiva da 2ª. E isso é que constitui mais um atentado à demnocracia. Esquecem-se lampiões e avantes duma só coisa. Que não podem destruir a nossa equipa ou pôr do lado deles os melhores jogadores. Isto porque tivemos um 25 de Abril, senão podiam.
Depois de todas as atitudes nojentas desta semana, todo o País não milhafre repudiou aquele clube de gentalha fascista. Ainda hoje tive manifestações de apoio de mais malta lagarta. Agora, cá os esperamos na 2ª volta. Esta gente nem sequer é inteligente. Esqueceu-se da história. Da história do futebol português dos últimos 15 anos. Em que estes ambientes de guerrilha e provocação criada pelos adversários rapidamente lhes explode nas mãos, com a mística e a raça portista a impor-se.

POOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO!!!!!!!!!!

LFV disse hoje ao Record "FC Porto é que tem obrigação de ganhar". E o Porto que é obediente e em nome da "velha amizade" fez-lhe a vontade. Durante a semana toda ele foi bilhetes a menos, ele foi boleias de avião que não aconteceram por causa dos macaquinhos de imitação, ele foi a expulsão da "primeira-dama" da bancada VIP, ele foi portistas feitos sardinha em lata nas bancadas. Tentaram tudo porque a jogar que é bom não conseguem lá chegar. Na hora da verdade, kaput. Só ganham mesmo é a coxos, não é? Sempre que apanham uma equipa mais a sério, bye bye passarinhos. A brincar a brincar este ano perderam pouco mas só com o Porto já perderam duas vezes. Deve querer dizer alguma coisa, não?

No aconchego do meu sofá (azul Porto!) eu vi 60 mil benfiquistas caladinhos nas bancadas (dá-me tanto gozo vê-los sofrer!!) e o azul e branco a dominar completamente a primeira parte. Na segunda houve uns trapattonis de vermelho que parece que acordaram um bocadinho mas não o suficiente. Também me pareceu que a bola do pseudo golo tinha batido apenas na linha mas se entrou melhor ainda! Fica por todos os penalties e livres inventados para o macaco Simão e o bulldog Petit marcarem mesmo à medida quando precisam do golito da praxe para os 3 pontinhos (sim porque isto de estarem há uma década sem ganhar puto deve estar a custar a muita gente).

Há uns dias atrás houve um benfiquista que teve a lata de arreganhar a taxa com aquela arrogância que só deles é própria e dizer à minha frente que iam ganhar de certeza e que se fosse com um golo com a mão, melhor ainda. Eu nem comentei, só pensei para mim mesma que a vingança se serve fria e me ia saber muito bem. Pois hoje gostava muito de ter visto este jogo com ele para o ver contorcer-se de dor, morder a língua até fazer sangue e fechar o sorriso. Pois, é que o feitiço muitas vezes vira-se contra o feiticeiro e aquilo que desejou aconteceu. Mas ao contrário. E foi LINDO. E eu ADOREI!

Pois eles que se remetam à insignificância que têm que é o que fazem melhor. E que se habituem a não cantar vitória antes do tempo. É que a procissão ainda vai no adro e as faixas que já encomendaram bem podem usá-las já mas é para limpar as lágrimas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Parabéns Vítor!

Foste, és, e serás sempre o maior guarda-redes de Portugal.
Nem o vinho do Porto aos 35 anos é tão bom.

quinta-feira, 14 de outubro de 2004

DIÁRIO DE UM JOVEM NOS IDOS DE 1964

Lisboa, 17 de Outubro de 1964. Um domingo. Hoje acordei cedo e tomei o pequeno almoço com os meus Papás, precedido da oração matinal. Vesti orgulhosamente o meu uniforme da Mocidade Portuguesa, que a minha Mamã havia engomado de véspera. Em seguida, toda a Família foi à Missa das 11 horas à Sé. Que bonita estava a fotografia do Sr. Presidente do Conselho por cima do altar! A cerimónia foi bonita e o Sr. Cardeal Cerejeira até desejou boa sorte ao Glorioso para o jogo de logo à tarde com o Porto.
Por falar em jogo, duas grandes notícias! À hora do almoço, o Sr. Presidente anunciou na televisão que o nosso querido Eusébio ficava em Portugal! Esses italianos do Inter não levariam a nossa Pantera Negra, que é património do Estado! Estavam assim reunidas as condições para o Glorioso ganhar o 14º campeonato consecutivo, só nos últimos 3 anos. A segunda boa notícia foi que eu e o meu Papá, que não arranjáramos bilhetes para o jogo, afinal sempre o iríamos ver. Num gesto de grande generosidade, o Sr. Presidente havia dado ordens para que 1008 bilhetes fossem mandados para os pobres camponeses da cidade do Porto. Estes teriam assim uma boa justificação para visitarem a Grande Capital do Império e, claro, a Catedral. Todavia, à última hora descobriram que esses campónios mal agradecidos queriam trazer com eles faixas e bandeiras subversivas, com os dizeres "Viva o Porto" e "Super Dragões". Como não podia deixar de ser, o nosso querido Presidente retirou logo os bilhetes a essa gentalha e distribuiu-os por 1008 bons chefes de família, nos quais se incluía o meu Papá. E deixou logo o aviso, para que estivéssemos atentos às infracções: caso avistássemos algum cachecol azul, que não o do Belenenses, teríamos que avisar a Pide, pois os bilhetes trazidos por esses criminosos seriam certamente falsos.
Como eu estava excitado! Depois de ir à Missa, iria ver o Glorioso! E os nossos lugares ficariam mesmo por baixo da Tribuna Presidencial, onde poderia avistar o Sr. Presidente! Que alegria transbordava do meu jovem peito! E por falar em jovem, não queria concluir sem assinalar um facto. O jogo seria arbitrado por uma jovem promessa da arbitragem, o que garantiria um jogo isento de erros. O nome do Sr., vindo do Alentejo é Inocêncio Calabote.
E pronto, está na hora de ir, que se faz tarde para a reunião da Mocidade. Cá vamos, cantando e rindo!

Meu caro palhaço, ladrão de pneus e seu amigo corrupto,

Apesar de se auto-intitularem clube dos 6 milhões de adeptos e dos 500 mil sócios, não conseguem nas vossas casas vender cerca de 60 mil bilhetes.
Conforme sei, delegações e casas vossas, principalmente as localizadas mais a Norte, venderam bilhetes para o jogo a adeptos do Mágico Porto, furando o embargo decretado por si e pelo seu pseudo-amigo.
Apesar de vocessemecê os pôr a preços de saldo, uma vez que os bilhetes aí vendidos são a 12 euros, quando os mesmos têm valor facial de 20 euros (resta saber se pagam os impostos relativos ao valor facial, pois o IVA é cobrado sobre esse mesmo valor), os bilhetes não se conseguiam vender, tendo os seus correligionários resolvido vender a quem tem sempre o estádio cheio em casa sem qualquer campanha de sensbilização especial e a quem gosta e ama o seu clube como ninguém, Nós os Portistas.
Como tal, a haver alguém que não contribui para a segurança no Estádio, esse alguém é você mais um amigo que se julgam os mais finos deste mundo e dão essa desculpa para ludibriar os Zés maluquinhos.
De tudo tentaram para não se ver a cor azul dentro do Estádio (se pudessem nem os jogadores deixavam entrar), para assim, mais uma vez poderem enganar o Zé maluquinho com essa história dos seis milhões.
Continuem com a campanha de convencer o Zé, dizendo que é impossível os Dragões terem 2 mil bilhetes ou que a tê-los que são falsos.
Não duvido que o consigam, mas só para enganar o Zé Maluquinho do lampião, tal o Q.I. deles, pois aos restantes não consegue. Isso não. Porque nós sabemos e temos a plena certeza que sem nós, vocês não conseguem nunca encher aquela casa de banho que vocês tentam que seja apenas para meia dúzia de lampiões e que os empreiteiros tanto gostaram de construir e mamar.
Mas vocemessê surpreende-me. Cada dia que passa consegue fazê-lo. Nisso dou-lhe valor. Agora tem uma nova ideia pregrina que é a de impedir a entrada na vossa casa de banho de bandeiras e tarjas na posse de adeptos do FC Porto. É que se não conseguiu de uma maneira, vai tentar por outra. Sabe-se lá?
Pois, eu sei, eu sei. Gostava outra vez de voltar ao tempo da ditadura em que os lampiões eram a equipa do patrão mor e que era proibido os outros ganharem. Já sei isto tudo. Mas não tenha tamanha prepotência.
Esses tempos já lá vão e o 25 de Abril já lá vai há 30 anos. Não pense nisso.
Mas a sua ideia original deve assentar num raio de luz que se lhe deu, não? Ora, pensou vocemessê, o Sr Kadafi: "se os Dragões vão à casa de banho, só precisam de levar papel higiénico, pois todo o resto está lá dentro. Ora, como os nossos adereços não são papel higiénico, nada melhor do que impedir que eles entrem, pois não vão para lá fazer nada.
Mais fico com esta ideia, uma vez que não proibiu as pessoas de entrar com o Avante Lampião. Tal facto só confirma aquilo que eu digo.
No entanto quem sabe vocemessê não entendeu tomar esta posição por outro motivo. Será que não foi para facilitar a tarefa do seu amigo corrupto? Pois, é que havendo muito azul lá dentro, ele poderia se tentar a juntar a eles e puxar pelo clube do qual já foi presidente da casa do Luxemburgo e isso seria uma humilhação para si para ele, não é Kadafi?
Mas tenha calma, muita calma, pois ainda vai ter que aturar os 2.000 Superdragões lá dentro. Mas mais, pelo que me foi dado a conhecer, vão ser 2.000 Superdragões e que Superdragões. Tenha cuidado e esconda-se. Olhe que quem avisa, lampião não é.
Ah, e tenha vergonha de tentar enganar esses desgraçadinhos! Isso é feio!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Já ganhamos novos aliados!!!

É por estas e por outras que os lampiões vão perdendo.
A arrogância de quem pensa que à sexta jornada já é campeão e comportamentos de canalha apoiados pela maioria dos seus adeptos, levam a isto.
Passo a transcrever aquilo que li:

"Paulo
Sou do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e é com muito gosto que vejo esta guerra entre dragões e águias, isto porque o FCP sai sempre vencedor. Era bom que o resultado final fosse 0-3 porque os benfiquistas já se acham campeões. Isso é que era bom, mas não é para todos!!!

Carlos
Sou Sportinguista. Só espero q o porto dê chapa 5."

Obrigado caros lagartos. Tudo faremos para também vos fazer felizes.

terça-feira, 12 de outubro de 2004

Agora é que são elas!!!

Afinal, o Kadafi dos Pneus e seu amigo corrupto resolveram evitar que os adeptos do Mágico Porto entrassem no ninho do milhafre (será que o amigo corrupto também não vai entrar) e não enviaram qualquer bilhete para o Mágico Porto.
Segundo aqueles bonecos de palha ou o Mágico Porto pedia desculpa ou não havia bilhetes.
Ora, o Mágico Porto nunca pediria desculpa a pessoas sem a mínima dignidade e sem carácter, pois só pessoas deste calibre podiam desejar um pedido de desculpas por estas declarações abusadoras e sem qualquer tipo de descaramento do nosso dirigente:
"se o Benfica não vai cumprir os regulamentos, isso preocupa, de uma forma geral, a indústria do futebol";
"o espectáculo do futebol é para ser vivido de forma intensa entre a equipa visitada e a visitante e coartar a possibilidade dos adeptos desta última estarem no estádio não é forma de defender a actividade";
"o FC Porto, no estrito desempenho daquilo que a si lhe cabe, fará o que está ao seu alcance para que os regulamentos sejam cumpridos".
Realmente, Fernado Gomes precisou de muita lata para dizer estes desaforos.
Ora, vão-se lá mas é montar num porco. Se querem ganhar de qualquer maneira, nomeiem o Lucílio Calabote para o jogo, mas não me venham com essas coisas, palhaços de três à coroa.
No entanto, os Superdragões lá arranjaram, pelo menos, 2.000 para a claque. 2.000 Superdragões no Estádio dos lampiões a puxarem pelo nosso Mágico Porto e a fazer sabe-se lá bem mais o quê. Isto porque à conta dos palhaços que se encontram à frente dos infieis, já o clima é de uma autêntica guerra.
Ao que consegui apurar, pelos vistos a coisa vai ser muito brava. O clima instalado só permite prever má coisa no Domingo.
O que é certo é que, ao bom estilo do Mágico Porto, estes fait divers já estão a produzir o melhor clima na nossa equipa.
Carlo Alberto já deu o mote: "Quando mais hostil for o ambiente em redor do relvado maior é o incentivo para nós".
Se algum incentivo mais era preciso, ele aí está. Estou cá com uma fezada...

segunda-feira, 11 de outubro de 2004

A BALIZA DO RICARDO

Com os cumprimentos e agradecimentos a um amigo meu pela imagem (ele sabe quem), aqui está a baliza do Ricardo.

Mais um record histórico para a selecção!!!

Um email que nos foi enviado com o título acima transcrito, aqui vai:

"Mais uma vez tivemos oportunidade de presenciar a incompetência desse pistoleiro brasileiro muito querido das hostes mouriscas. Gostaria de colocar algumas dúvidas no ar: porque razão o Miguel ficou ou chegou lesionado (muita azar em vésperas de um clássico) e porque razão o Nuno Gomes fica no banco ? Deve ser para o poupar para o jogo da semana que vem, só pode ser isso.Na primeira parte, assistimos à base da equipa do FCPorto do ano em que se sagrou CAMPEÃO EUROPEU a jogar com mais alguns elementos extra. Sempre foi funcionando alguma coisa, tanto que se chegou ao intervalo a ganhar por 2-0. Pensava eu que o jogo estava controlado. Infelizmente, o nosso Costinha sai lesionado (é terrível, sempre que há jogos da selecção vem pelo menos um jogador do FCPorto magoado, é mesmo um *azar* do caraças) e quem entra ? o Fabuloso Tiago, réplica do Rui Costa, que é o mesmo que dizer: produção nula. E defender tá quieto. Aliás viu-se como ele levou em conta este adversário nas entrevistas televisivas. A nossa equipa foi reduzindo o ritmo do jogo, até que numa sucessão de tabelas que vêm do meio campo o Paulo Ferreira tenta cortar a bola e não lhe sai direito o corte, sendo aproveitado por um adversário. Tudo bem, foi um erro do Paulo Ferreira, mas recordemo-nos que é um corte feito em esforço. Dou o benefício da dúvida ao frangueiro da selecção que mamou o remate do avançado adversário. Então, numa visão rara de jogo, o pistoleiro tem a grande ideia de tirar os alas e meter outro ponta-de-lança e o Petit. Eu percebi porque ele não entrou para substituir o Costinha, ele quer poupá-lo para o jogo do próximo domingo. Mas estava a ver-se enrascado e há que segurar o resultado. Valha-me Deus, por muito respeito e consideração pelo esforço da selecção do Liechenstein, era uma equipa que NUNCA tinha marcado um golo a Portugal, perdendo sempre. A dada altura há uma falta no meio campo defendido por Portugal e o que eles fazem é o que sabem: atirar uma bol a para a confusão. Até caí do sofá !! Então não é que aquele redes enfia o maior perú da história na sua capoeira (que já é bem grande). Não podia crer. Depois foi o que se viu, aflitos a tentar marcar um golito nos últimos minutos. Mas afinal este suposto seleccionador para que quer os jogadores em estágio ?! Não lhes ensina nada e eles depois vem desmoralizados com estes resultados. Diz ele que não tem que ter vergonha do resultado. Pois não, o gajo ganha o dinheiro na mesma, quem sofre somos nós. Como é possível ele continuar a chamar um gajo que mama cada vez mais frangos e para suplente o 2º ou 3º guarda-redes dos lampiões. Isto é de bradar aos céus !! Mesmo que não queira chamar o nosso Baía à selecção, sempre tem o Moreira, que está a léguas deste frangueiro dos lagartos. Há coisas que apenas, nós portistas compreendemos: este gajo continua a fazer guerra ao FCPorto, desta feita de modo diferente: impede que a equipa se possa concentrar nos jogos do nosso clube com estes estág ios e manda de volta os nossos jogadores magoados; poupa os jogadores dos lampiões, e insiste naquele frangueiro que já nem na 2ª divisão o aceitariam.Só a mouraria é que ficou contente com o 2º lugar no Europeu. Eu estou convencido que qualquer treinador da fase final do Europeu com a equipa que Portugal tinha (excepto o redes), garnhava o troféu. E o resto são tretas. Está na altura do nosso presidente fazer boicote à selecção e impedir que os jogadores do FCPorto representem a selecção, enquanto estiver este soldadinho de chumbo e o masca-chiclete no poder.Para acabar, até gostava de saber quem vai ser o árbitro para o jogo Benfica-FCPorto. Ou muito me engano ou vai ser o *arauto da isenção*, Lucílio Baptista.
O Dragão venenoso"

sábado, 9 de outubro de 2004

CASO MOURINHO VS RINITE JORGE

Mais uma vez foi reposta a verdade pelo Conselho de Justiça da FPF. É a enésima vez seguida que o Porto ou qualquer seu jogador ou treinador é absolvido após condenação pela Liga sem qualquer fundamento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2004

Chega de palhaços e palhacetes!!!

Chega de palhaços neste futebol.
Estes dirigentes lampiões são da pior escória que pode existir.
A cedência de 1008 bilhetes para o jogo da Lampiolândia é uma vergonha, que só demonstra bem a estirpe de quem decide por eles.
Por mim, está decidido. Não irei à Lampiolândia de maneira alguma.
Apesar de ter a certeza de que arranjaria uns convites, como não me posso juntar aos meus, porque só cederão 1008 bilhetes, não irei ao jogo.
Mas não me fico por aqui. Enviarei, por fax, ao Mágico Porto e em nome do nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, uma petição, como sócio e accionista deste grande clube, para que na segunda volta não seja cedido um único bilhete aos infieis lampiões. Nem um único.
Não por razões de segurança, mas por razões de Portismo!!!
Porque se podemos ter o Estádio cheio de portistas, não deveremos ceder nenhum a quem vem de fora.
Se querem guerra, vão tê-la, sendo certo que no período de guerra nós nunca nos damos mal.

quinta-feira, 7 de outubro de 2004

1550 bilhetes???

Os infieis Lampiões apenas disponibilizaram 1550 bilhetes ao Mágico Porto.
Fez-me lembrar quando na época passada fomos à toca dos lagartos e nos disponibilizaram apenas 1500 bilhetes. Pois bem, recuperei para aqui este post que tem nove meses.
Serve exactamente para o que desejo dizer. É só substituir lagartos por lampiões, alvalade por lampiolandia e Manchester por Real Madrid. De resto tudo se adapta a esta situação.
Igualzinho, nove meses depois, só mudando de passeio...

"Quarta-feira, Janeiro 21, 2004
Eles já estão todos borrados...
A Administração da SAD Lagarta apenas disponibiliza 1.500 bilhetes para o jogo com o Mágico Porto.
1.500 bilhetes para um estádio de 50 mil pessoas.
O Mágico Porto tinha requisitado cerca de 5.000 bilhetes, mas este pedido não foi satisfeito com a desculpa de que boa parte dos lugares já está vendido desde o início da época.
Agora além de terem medo da nossa equipa, até têm medo que a gente os humilhe em propria casa com o apoio que damos à nossa equipa.
Uma coisa é certa. É uma vergonha que apenas se disponibilize 1.500 bilhetes. Se fosse Presidente do Mágico Porto, na próxima época se a SAD Lagarta fizesse uma requisição de bilhetes para o jogo Mágico Porto vs Lagartos, enviava-lhes 3 bilhetes a 150€ cada.
Apenas compreendo que só queiram vender tão poucos bilhetes aos Dragões, pelo facto do Alvalade SEC. XXI precisar de jogos com equipas de nivel Internacional, sendo certo que o último clube desse nível que lá jogou foi o Manchester e a feijões.
Assim sendo, eu até aceito ser solidário e não me importo que um maior número de Lagartos também se possam deleitar a ver a nossa grande equipa ao vivo e aprender o que é bom. Sim, porque os Lagartos não têm oportunidade de ver ao vivo do melhor futebol do mundo todos os dias e em sua própria casa.
Tal só lhes acontece uma vez por ano...

posted by O Dragao at 12:37 PM
"

Lampiolândia com casa cheia!!!

Acabo de ler que a 11 dias do clássico com o Mágico Porto, só restam dez mil bilhetes para venda.
Segundo o jornal, os adeptos infieis milhafres lampiões estão moralizados e, por isso, a Lampiolândia vai mesmo encher para o primeiro grande clássico da temporada.
Ora, nada que a gente não soubesse. Então os Lampiões que não sabem o que é jogar na alta roda do futebol lá iam perder uma oportunidade única de ver o Campeão da Europa ao vivo e a cores?
É que, como é de conhecimento público, estes lampiões andam arredados da Liga dos Campeões há muito tempo e como tal não têm oportunidade de ver um Campeão da Europa, ao vivo, há muito, muito tempo. Como tal, como gostam de ver os grandes clubes a jogar contra a sua equipinha, nunca estes poderiam deixar de encher o Estádio, tal como acontece em todo o Mundo.
Estádios onde jogam o Manchester United, Mágico Porto, Real Madrid, Barcelona, Juventus, etc, etc, estão sempre cheios porque todos gostam de ver os melhores mágicos da bola do planeta a jogar, principalmente quando estes clubes se deslocam aos Estádios dos clubes mais pequenos e que só têm oportunidade de ver grandes jogadores nestas ocasiões.
Por isso em nada me surpreende que isto aconteça.
É o nosso modesto contributo para que encham pelo menos uma vez o Estádio durante o ano. Só espero é que não dêm cabo do musgo que já se acumula nas bancadas, pois senão lá se irá a receita da venda do mesmo para os presépios de Natal...

quarta-feira, 6 de outubro de 2004

MAIS UM EXEMPLO DE ISENÇÃO

Mandaram-me por e-mail mais este grande exemplo de como se faz jornalismo desportivo à moda da capital. Isenção no seu estado mais puro!

No site da Rádio Renascença, há uma notícia sobre os sarracenos a caminho da Eslováquia. Para ilustrar o facto coloca-se uma imagem de milhafre. Ora, tentem guardar a dita imagem no vosso disco e vejam o nome dado ao ficheiro.
Agora, tentemos o mesmo com uma notícia sobre o jogo FC Porto-CSKA. Tentem guardar a imagem do Jorge Costa e reparem no nome da mesma.

Para quem for mais leigo na matéria, é só seguir os links. Cliquem com o botão direito do rato em cima da imagem e seleccionem "guardar como". Vejam o nome que os fanáticos mas estupidamente descuidados senhores da Renascença dão às fotos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2004

O SÍMIO SEBOSO VOLTOU A ATACAR



A este antropóide, cuja focinheira prenhe de ódio e nojo nos preenche os serões de Domingo da SIC notícias, caíu-lhe definitivamente a máscara de suposta isenção. Ontem à noite, comentando a jornada e ainda em estado de êxtase pela vitória lampiónica em Guimarães, não conseguiu senão falar na expulsão de Juninho Petrolina. Disse que a jornada ficou marcada pela injusta e incompreensível expulsão deste jogador, que coartou as hipóteses do Belenenses. Durante 5 minutos falou disto até à exaustão, dizendo quase que se fosse o Carvalhal não se teria calado.
Ora, não me consta que tivesse ficado incomodado com o lance do João Tomás da semana transacta. Ou com o penalty contra nós assinalado em Braga, seguido do que ficou por marcar a nosso favor. Aí, sua excelência sebosa não ficou chateadinha. Ontem, talvez também pelo estado de nervosismo que já lhe entope as veias onde lhe escorrem os dejectos que lhe alimentam o meio cérebro, estado esse provocado pela próxima visita ao seu estádio do campeão da Europa a quem já fizera o funeral antecipado, foi ainda mais longe, no alto da pompa com que se apresenta nos ecrãs. Vomitou, orgulhoso, que, aconteca o que acontecer, mesmo não correndo de feição o jogo aos milhafres, estes ficarão sempre em primeiro lugar. E concluiu com um brilhante e exemplarmente isento: "O que é bom para o futebol português". Ficámos todos esclarecidos e estarrecidos. Os lampiões ficarem em primeiro lugar, segundo o pseudo-jornalista, é bom para o futebol português. Se for o Porto ou o Alguidares de Baixo, presumimos que não. É este género de elo perdido na cadeia evolutiva da espécie humana que se arroga o direito de escrever e comentar sobre desporto. Mais grave, que se declara imparcial e sem clube. Longe vão os tempos em que não se atribuía carteira profissional aos jornalistas desportivos. Mas, não, esta excrecão com óculos acorda de manhã, veste o fatinho comprado na feira, mira-se ao espelho e exclama para si próprio: "Sou tão inteligente. Hoje vou ver o jogo do glorioso ao serviço do jornal e ainda me pagam. Depois vou para a SIC Notícias exaltá-lo e cuspir ódio contra o Porto. E continuam a pagar-me. Só me falta arranjar maneira de ver o glorioso voltar a ser campeão de Portugal". Só que os anos passam, passam e campeões... todos menso o glorioso. E sobretudo, sempre o Porto. Não admira que, vendo os milhafres à frente, perca toda a noção da realidade e se esqueça que tem que fingir ser isento. Mas eu percebo. Aqueles neurónios não dão para tudo. E a seborreia não ajuda.

3 broas!!! Grande Benni!!!

Ai está a equipa do Mágico Porto a entrar nos eixos.
Como eu dizia e falava em relação à equipa, a mesma começa a entrar em velocidade de Cruzeiro.
Diego começa a demonstrar o porquê de ser a maior esperança do futebol brasileiro. Quaresma demonstra porque foi contratado pelo Barcelona tão novo. E Benni faz aquilo que sabe: golos. O 1.º golo do Benni é qualquer coisa de fantástica. Põe os olhos na baliza e manda-me um míssel em arco que só anicha nas redes. O 2.º é o fuzilamento do guarda-redes adversário, após um passe de letra magistral do maestro Diego. À matador...
Maniche demonstra a garra de sempre e como deve doer a alguns ver as imagens daquilo que eu vi ao vivo. Maniche a correr em direcção das bancadas do Dragão após o primeiro golo e a beijar o nosso símbolo.
Derlei começa a correr e a pressionar os adversários como antes. Faltam-lhe mais uns treininhos para estar como o aço.
E Costinha mereceu os aplausos que lhe dedicamos na substituição.
Como eu havia pedido, o Mágico Porto não me deixou a sofrer até ao fim.
Jogamos quanto baste para ganhar e convencer. Mas de uma coisa já não me restam dúvidas: Fabuloso demonstra ser craque, mas ainda não está enquadrado com o nosso futebol nem a sua condição física é a melhor e por isso Benni, el matador, tem de ser titular. Está num grande momento.
Agora ficaremos de folga a recuperar alguns jogadores lesionados e outros fisicamnte. Voltaremos à acção para baixar a crista a alguns.
Nuno Valente já estará apto para jogar, o que neste Mágico Porto é essencial.
Voltaremos ainda mais fortes...Deixa-os pousar...

sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Aí está mais um fim-de-semana de Superliga!!!

Chega o fim de semana (prolongado) que significa mais uma jornada da Superliga.
E uma jornada importante. Importante porque prevejo que acontecerá a aproximação do Mágico Porto ao lugar que é seu, o 1.º.
No Domingo, lá estarei no Dragão para mais uma vez puxar pelo Mágico Porto e dar uma sapatada, de uma vez por todas, na classificaçãotes. E sei que comigo estarão, no mínimo, mais trinta e cinco mil vozes, porque não precisamos de apelos do Presidente para o encher, ao contrário de outros que apelam ao fervor clubista e depois não têm mais de 25.000 pessoas no Estádio, apesar de se auto-intitularem como o clube dos seis milhões de adeptos e dos futuros 500.000 sócios (isto é com cada maluco).
Enfim, meus caros, só desejo um fim-de-semana normal como o anterior, ou seja, que o Mágico Porto ganhe como é seu habitual e que os outros não ganhem ou percam, conforme já estão habituados.
De resto, a minha plena confiança na equipa num grande jogo, até pelo desenvolvimento que tem tido, e sem sofrimento até final.
Inté...