sexta-feira, 30 de julho de 2004

A ANEDOTA DO VERÃO

Este prémio vai ex-aequo para os amigalhaços da 2ª circular!

"Rogério tem de regressar ao Brasil e apresentar-se no PalmeirasO Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo deu 24 horas a Rogério, contratado pelo Sporting e que sábado devia estrear-se frente ao Feyenoord, em Inglaterra, para se apresentar no Palmeiras, Brasil.
Rogério, em 2000, invocando falta de pagamentos de salários, transferiu-se para o Corinthians, mas o Palmeiras levou o caso para tribunal. Uma juíza decidiu hoje que o clube tem razão e que se o jogador não se apresentar dentro do prazo estipulado pagará diariamente uma multa equivalente a quarenta salários mínimos brasileiros, o que dá cerca de 400 contos.
Recorde-se que o jogador para sair do Corinthians para o Sporting recorreu à mesma justificação, isto é, salários em atraso."
Fonte: O Jogo

Ou seja, os lagartinhos contratam um artista das Leis. Rescinde, pelos vistos, sem justa causa com o Palmeiras e por isso tem um contrato válido com este clube. Usou o mesmo argumento com o Corinthians, que já recorreu. Se este Clube também ganhar o processo, o artista tem contrato com 3 clubes... Com as indemnizações que se adivinham, vai acabar a pedir esmola na rua.

"O médio brasileiro Everson da Silva deverá comprometer-se com o clube da Luz dentro de dias, de acordo com o noticiado no sítio oficial do Nice, a que o jogador esteve ligado nas duas últimas épocas e com o qual tinha contrato até 2008. O jogador, 28 anos, inactivo desde Abril último, devido a uma lesão dos adutores, fez pelo clube da primeira divisão francesa 61 jogos e marcou 11 golos. Antes de representar o Nice, o futebolista defendeu as cores do Osnabruck, da III divisão alemã."

Este magnífico jogador, com uma brilhante carreira no mítico campeonato da 3ª divisão da Alemanha, é também um poço de saúde. Afinal, só está parado com uma lesão nos adutores há mais de 3 meses.
Assim nem dá gozo competir. E com esta me vou de férias, masi feliz um pouco. Voltarei em meados de Agosto. Desejo umas boas férias a todos os portistas.

Chegou a minha vez...

Agora é que são elas...
Chegou a minha vez. Vou de férias.
Por isso, nos próximos quinze dias não escreverei ou escreverei muito pouco...
Um grande abraço a todos e...
 
DO FUNDO DO CORAÇÃO,
O NOSSO GRITO,
POR TI,
PORTO CAMPEÃO

Até breve...

Absolutamente fantástico!!!

Encontrei isto no brilhante blog Águia Moribunda e que foi transcrita do sistema de comentários de uma notícia do maisfutebol.
Ora vejam:
"
Com inimigos destes quem precisa de amigos?..ahahahah!.
Então vamos aos factos ò pobre descerebrado que nem memória pareces possuir!!!
A história clubística portuguesa divide-se em dois períodos ò ignorante!:

1º Até ao 25 de Abril de 1974, onde o Salazar amigo separava Lisboa do resto do país, concedendo aos clubes da capital do império: SCP e sobretudo, SLB- o clube da àguia imperial fascista ( e nazi!), todas as condições materiais e humanas com o sacrifício e prejuízo dos restantes clubes, especialmente o FCP, que era o único que, com muito menos meios, fazia alguma frente aos senhores de barriga cheia, favorecidos pelas benesses do Ditador.
Por isso dizia o Pedroto que um título do FCP valia por dois ou mais do que o de um clube de Lisboa, uma vez que não era uma competição em igualdade de circunstâncias- sabias ò estulta críatura que, entre outras regalias, os árbritos da FPF eram todos da região de Lisboa?...quando não chegassem os jogadores, lá estavam eles para garantir os "serviços mínimos" para as "suas cores", e nem era preciso pagar-lhes viagens ao Brasil, pois corriam o risco de perderem os seus empregos , uma vez que eram funcionários públicos!...
Deste modo as "mãos-cheias" de títulos desse período dos clubes da capital, mais concedidos pelo "Sistema Político Fascita e Centralista-Salazarista", do que verdadeiramente conquistados por mérito ou real capacidade dos clubes de Lisboa, tem pouco mais que mero valor estatístico, entendes ò ignaro?

2ºPeríodo- Pós 25 de Abril, acabou-e o Regime Salazarista acabou-se a mama, cada um por si e foi o que se viu!:
Não são precisos 100anos ò basbaque para o FCP chegar aos calcanhares de um clube de freguesia (benfica)SLB. FCPorto não deriva de nome de bairro mas de cidade que, por seu lado deu nome ao País que tu, imerecidamente habitas. FCPorto é um clube conhecido, admirado e temido de norte a sul do País e nos 4 cantos do Mundo, com adeptos em todos os continentes - só é reconhecido lá fora quem ganha ò pobre de espírito, não quem nem sequer aparece ou quando aparece se cobre de ridículo nas competições europeias (SCP /SLB) com prestações miseráveis.
Se soubesses ler, ou perceber o que lês, com dificuldade, talvez pudesses interpretar os dados estatísticos da história futebolística neste período:
1974-2004: 30 anos de competição
FCP- 15 títulos de Campeão Nacional (tantos como todos os outros juntos!), 8 Taças de Portugal (em casa do adversário), 12 Tupertaças de Portugal, 2 Taças dos Campeóes Europeus (a doer, e não com 7 joguitos, como as do SLB), uma Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental (Campeão do Mundo de Clubes).
Estes 40 títulos fazem do FCP o clube mais titulado a nível internacional - com 5 taças. E mesmo a nível interno é o que mais ganhou nos últimos TRINTA E CINCO ANOS, não são 5 nem 10, como afirmas, ò mentiroso incontinente!
Como poderás constatar ò caluniador ignorante e descerebrado, o currículo desportivo dos clubes de Lisboa é que nunca se comparou (por junto) ao do FCP e daqui a 100 anos, com adeptos tansos e incompetentes como tu (que felizmente para o FCP são a maioria), já só terão ganho taças da amizade, campeonatos da 2ªcircular, de futsalinha, bisca lambida e cabeçadas uns nos outros ò invertebrado! soldadinho de um exército de 6+2milhões minhocas...se o nº de adeptos servisse para alguma coisa os chineses,para além de terem inventado o futebol eram sempre campeões...
"

quinta-feira, 29 de julho de 2004

SERÃO ESTES AS NOSSAS PRÓXIMAS COQUELUCHES?



O primeiro está a brilhar na pré temporada (obrigado lagartagem), o segundo brilhou no Euro 2004  e o terceiro brilha desde os 16 anos. A ver vamos... a miudagem promete!

Continua a campanha de escamoteamento!!!

Uma vergonha!!! Uma autêntica vergonha é o que são os média deste País!!!
Tudo serve para esconder as fraquezas de um certa associação de milhafres.
Vejam a diferença!!!
Na segunda feira e após o jogo contra os pseudo-galácticos (galácticos somos nós) todos rotos foi assim:


Hoje, após a goleada de ontem, é isto:

 

Mais, sabem o que dizia o avante lampião na sua versão on-line ao intervalo do jogo? Aqui vai:

"Benfica perde com o Bétis ao intervalo
Um golo apontado pelo avançado Fernando, logo aos cinco minutos, está a dar vantagem ao Bétis na partida desta noite frente ao Benfica, a decorrer em Ayamonte e referente à IV Taça Guadiana.
 O golo sofrido muito cedo lançou os comandados de Giovanni Trapattoni para exibição de bom nível, sempre em busca do desejado empate, que esteve muito perto de acontecer num bom punhado de ocasiões, nomeadamente através de Simão, João Pereira e Mantorras."


Não é meu costume andar pelos avantes, mas como tinha a certeza de que isto iria acontecer, fiz a busca e encontrei o que vos mostro aqui.
Não interessa ilustrar o que acontece!!! Interessa é, isso sim, fazer a exaltação do clube dos 500.000(?????) sócios a ver se eles lá chegam, mesmo com a tentativa de escamoteamento daquilo que eles relamente são. Uns vencidos e uns falhados!!!
Coitados...

Que continuem assim, que a gente responde com vitórias.

terça-feira, 27 de julho de 2004

45.000!!!

Atingimos os 45.000 visitantes!
Obrigado pela vossa preferência!!!

Os palhaços sobrevivem e não têm vergonha na cara!!!

O circo já começou e os palhaços são os do costume.
Ainda a procissão vai no adro e já se começa a adivinhar como as coisas vão correr.
Digo isto, porque quanto mais a gente vai lendo declarações de alguns palhaços, mais a gente vê que se tenta a todo o custo esconder as verdades.
O boneco do lagarto do Rui Jorge vem hoje dizer que "se as coisas continuam as mesmas, não adianta um Euro ou um Mundial em Portugal. Falta acabar com as vergonhas".
O qe se esquece, este boneco de palha, é que uma das maiores vergonhas até hoje assistidas por gente séria, foi a sua despenalização por consumo de doping para ele poder jogar o Europeu. Sim, foi uma autêntica vergonha ao que se assistiu.
Em nenhum outro lugar do mundo, alguma vez se viu um jogador despenalizado por doping. Só aqui, neste futebol de defesa dos interesses lampiões e lagartos.
É preciso ter lata para dizer que é preciso acabar com as vergonhas.
Também não fala da vergonha que foi o jogo Lagartos-Mágico Porto da época passada, em que o Lucílio Calabote tudo fez para que ganhassem o jogo. Não fala da vergonha da falta de fair-play que teve nesse jogo ao dar reinicio ao jogo, enquanto o Jorge Costa se encontrava, ainda, junto ao seu outro companheiro artista de circo.
Não fala da vergonha do rasgão da camisola, que ao princípio era a camisola de jogo, depois era uma outra que normalmente os jogadores dão para troca e na versão do CD da Liga já eram duas camisolas.
Não fala das vergonhas que foram as decisões do CD da Liga em relação ao caso da camisola rasgada, que é capaz de por o jurista mais cepo deste mundo a rir-se às gargalhadas.
Também não fala da vergonha que é os Lagartos serem eliminados na Taça UEFA por uma equipa de trazer por casa e com nome esquisito.
Não fala da vergonha que é, os lagartos serem eliminados em casa pelo Setúbal para a Taça de Portugal.
Não fala da vergonha que é ter um presidente senil, que um dia diz uma coisa sobre determinada pessoa e no dia seguinte está aos abraços com ele. Não fala da personalidade de um senil, perfeitamente caracterizada no post que pus sobre o Andebol.
Também não fala da vergonha que é, uma equipa como a sua, refugiar-se no falado sistema que ninguém conhece, para escamotear que foram eliminados prematuramente das taças, que nem em segundo ficaram na Liga (apesar das ajudas do Calabote) e, ainda, escamotear a falta de capacidade de contratar os jogadores que queriam e que seguiram outro rumo.
Será esta a vergonha de que fala?
Ou será a vergonha de ver o Mágico Porto Campeão da Europa, apesar das declarações que faz com o senil e não ter como o contrariar? Não será assim?

Outras declarações, são feitas por um palhaço, de nome Cruz dos Santos, no Avante Lampião.
Primeiro faz a exaltação habitual à pré-temporada dos lampiões, dizendo que "bem pode dizer-se que o Benfica tem razão para se sentir feliz e mostrar-se sorridente, porque a sua equipa ... exibe futebol que muito promete." Nada que a gente já não estivesse à espera.
No entanto diz mais, a saber: "Mas convém não esquecer que até nos jogos particulares há erros de arbitragem e que eles podem sempre para qualquer dos lados. Neste caso concreto, houve dois erros. E, ACIDENTALMENTE, beneficiando o Benfica em jogos diferentes". Repito:"E, ACIDENTALMENTE, beneficiando o Benfica em jogos diferentes".
Acidentalmente, meus caros Dragões, é o que diz este palhaço, preparando desde já a época que se avizinha. Será que também foi ACIDENTALMENTE que ele não viu, nem puniu, as bordoadas do matreco Argel nos jogadores adversários, em pleno jogo amigável.
Depois do que se começa a ver, nós os Dragões temos de estar preparados para a campanha de intoxicação que aí vem.
Não podemos esmorecer e temos de estar alerta. Porque até o mais pequeno pormenor é escamoteado por todos e ao mesmo tempo serve de exaltação dos lampiões.
Ninguém diz, nem refere que aquele animal que pousou sobre uma roda de bicicleta, na lampiolãndia, não é uma águia, mas sim um milhafre. Sim, ninguém o diz. Para assim poderem falar na imponência do vôo da águia.
Como também ninguém diz que os Lampiões festejaram um centenário com uma festinha para tapar os olhos aqueles lampiões todos, com apenas 96 anos de idade, confirmado no próprio sitio do clube, a saber:
"Os primeiros tempos - 1908/1916
...
Assim foi! Em 13/08/1908, o Sport Lisboa muda o nome para Sport Lisboa e Benfica, por sugestão de Félix Bermudes, após a absorção do Sport Clube de Benfica."

Também ninguém fala do "amor" interesseiro aos lampiões de um empresário em decadência no mercado, que por ver os grandes jogadores interessarem-se por outro empresário, se aninha no ninho do milhafre para não sair ao pontapé do futebol. Porque alguém, que uma vez disse que estava nos seus horizontes ser Presidente do Mágico Porto, foi Presidente da casa do Porto No Luxemburgo e agora se assume como lampião dos sete costados, e tudo é escamoteado por todos, por alguam razão deve ser. E nós sabemos qual a razão.
Atingir o nosso brilhante Presidente, pelo facto de ter arrumado esse chupista da zona das Antas e este andar, ressabiadamente, a mandar-lhe umas boquitas de palerma.
Porque é que ninguém diz que Salgueiros desce de divisão pelas mesmíssimas razões que ,há dois anos, levaram o clube do milhafre a ter a dívida perdoada?
Mas é assim.
Quanto ao "odragão.blogspot.com", este não deixará de denunciar todas estas palhaçadas como o temos feito até aqui. Com toda a vontade e coragem.
Porque isso é o que se nos impõe como Portistas Orgulhosos que somos e pelas 45.000 visitas que acabamos de atingir em menos de uma ano.
O nosso lema está bem explícito lá em cima:

DO FUNDO DO CORAÇÃO,
O NOSSO GRITO,
POR TI,
PORTO CAMPEÃO

 
Assim Será...

It's a kind of Magic

Mourinho, Paulo Ferreira, depois Deco (chuinf), agora o Ricardo Carvalho. Não é que eu não confie, não é que ache que quem está não dê conta do recado, mas é angustiante começar a ver partir as pedras base da equipa do nosso contentamento.  Pelo menos o Ricardo não foi para o Real, tudo menos o Real... já do Barcelona gosto mais, são uns espanhóis "diferentes"! Oxalá me engane mas este Chelsea não me cheira nada bem, um gajo que aos 30 e tal anos tem o dinheiro que aquele russo tem e se dá ao luxo de ter 2 dos maiores iates privados do mundo e um clube de futebol, não me parece coisa boa. Espero que nenhum deles se arrependa. Mas adiante.

Que era impossível segurar o mágico, já me estava a mentalizar há anos... guardo dele a memória adorável que vou partilhar com todos. Uma final de taça com o Marítimo aqui há uns anos (perdoem-me a falha na precisão cronológica mas a memória já não é o que era). Ganhámos, pois claro (adoro encher a boca para dizer "Ganhámos" como se tivesse sido eu a estar lá dentro a correr!). Estava um dia de calor abrasador, atrás de mim nas bancadas estava o Fernando Mendes.  Não o das anedotas e programas que tais mas aquele que se pode orgulhar de ter jogado em todos os clubes que já foram na sua história campeões de Portugal e mesmo assim apregoar aos quatro ventos que foi no Porto que mais gostou de jogar, que o Porto tem um balneário diferente e que foi onde foi melhor tratado. Fernando dixit.

Mas voltemos ao Deco.  No final do jogo, já nem me lembro bem como mas graças a um amigo destas andanças que tem uma lábia do tamanho do mundo, conseguimos iludir os seguranças e escapulir-nos para a zona do balneário. Não era suposto estarmos ali onde só andavam jogadores, técnicos e demais vips, mas também ninguém nos mandou embora. E por ali estivemos (e arrependo-me até hoje amargamente de não ter levado a máquina fotográfica!) no meio "deles" todos. Eu sei que vi um jogador nu numa altura em que a porta do balneário se abriu mas nem me consigo lembrar quem era! (bolas, estou mesmo mal!).

O Deco, ainda um puto na altura, andava por ali sozinho sem destino, com um sorriso do tamanho do mundo, feliz e contente da vida, mochila às costas e um cachecol do FCP atado à cabeça. Quem se cruzasse com ele na rua, iria julgar que era só mais um miúdo, mais um adepto que tinha ido à bola. Mas aquela cena que me ficou na cabeça mesmo sem máquina fotográfica, mostrou-me um dos melhores jogadores do mundo em corpo franzino de um rapaz humilde. 

Desculpem a nostalgia mas é que já estou com saudades...

O nosso grande Ricardo Carvalho deixou-nos.
O menino do Presidente Pinto da Costa teve de sair.
30 milhões de Euros é muita massa e era impossível rejeitar uma proposta deste calibre. Quando José Mourinho disse que lhe faltava um central, pressenti desde logo que iríamos ficar sem o nosso craque.
Mas tal saída não é motivo de grande preocupação. O Mágico Porto sempre nos habituou a ter uma grande dupla de centrais e os que cá estão, garantem perfeitamente a segurança e eficácia que necessitamos na defesa.
Por outro lado, é certa a vinda de Diego.
Pelo que sei e me transmitiram no Brasil, aquando das minhas férias, é um puto maravilha e de grande qualidade, capaz de fazer muita mossa em qualquer defesa.
Tens uns pés fantásticos e uma margem de progressão enorme.
Mais um que a gente espera cnatar que finta com os dois pés, que é melhor que o Pelé, que é o Diego allez, allez.

segunda-feira, 26 de julho de 2004

O Andebol em Portugal!!!

Hoje irei falar sobre uma modalidade que adoro, que me diz muito, do qual sou ex-praticante, ex-dirigente (nunca ligado ao Mágico Porto, esclareço) e sobre o qual pouco se tem falado ou dado a devida atenção apesar da gravidade da situação.
 
Neste momento assiste-se a uma guerra (sem aspas, porque é uma autêntica guerra) entre a Liga Profissional de Andebol (designada doravante por LPA) e a Federação de Andebol de Portugal (FAP) para organização de campeonatos profissionais ou de 1.ª divisão.
A LPA conta com as melhores equipas do andebol Português (FC Porto, ABC, Águas Santas, Madeira SAD, etc) e pretende implementar uma forma de beneficiar o andebol português e para o impulsionar para um patamar nunca visto. No entanto, o boicote que tem sido feito pela FAP e pelo seu Presidente Luis Santos à organização da Liga, é vergonhoso, para não me exceder ainda mais.
A FAP ao longo dos anos do reinado de Luis Santos fez um trabalho meritório de desenvolvimento e notoriedade das Selecções Nacioanais. Estamos nos campeonatos da Europa e do Mundo, anos consecutivos.
 
No entanto, todo esse trabalho tem sido desenvolvido em desfavor dos clubes e da competitividade do campeonato. Todo o trabalho de uma época era, e é, programado em função da Selecção.
Todos os meios económicos eram canalizados para a Selecção e roubados (o termo pode parecer exagerado, mas não é) os clubes.
Os clubes para participarem no campeonato, tinham de pagar as inscrições dos jogadores a um preço elevadíssimo. Cada inscrição de um jogador era um autêntico roubo.
Os clubes para participarem no campeonato, tinham de ceder todos os direitos televisivos e comerciais à FAP.  Todos os espaços publicitários de excelências e de maior visibilidade nos pavilhões tinham de ser cedidos à FAP (centro do terreno, áreas de baliza, volta de todo o campo, etc) para os clubes poderem participar nos campeonatos. E todas estas cedências, eram feitas para que a negociação fosse feita em bloco e distribuir maiores proventos aos clubes.
No entanto, estes proventos eram dividos em função da classificação final de cada clube, ganhando o clube campeão nacional, pasme-se, a quantia exorbitante de 15.000€ (três mil contos) apesar da cedência de umas das suas grandes fontes de receita.

Antes, os clubes ainda ganhavam algum dinheiro pago pelas televisões  sempre que os jogos eram transmitidos. Nos últimos anos, não. Quem o recebia era a FPA e que distribuia no final do campeonato.

O regulamento de transferências é de uma estupidez que só visto. A tabela de cálculo das indemnizações está feito de forma a que a FAP também receba pela transferência de um attela de um clube para outro. Ou seja, se o o atleta houver representado a Selecção Nacional, a indemnização devida é maior, mas uma percentagem dessa indemnização é para ser paga à FAP apesar desta nunca ter contribuido no que quer que seja para a sua formação, nem nos seus ordenados mensais e apesar do jogador ter contribuido para o sucesso de Portugal nas camadas jovens em Andebol.
Mais, dá-se o ridículo de uma equipa ter que pagar a percentagem à FAP, mesmo que o jogador tenha cedido a título gratuito pelo anterior clube, isto é, o jogador é dispensado pelo anterior clube, que nada exige a titulo de compensação, mas a FAP faz os cálculos, ficciona a indemnização e exige à mesma a sua percentagem. Uma autêntica vergonha.

A inscrição dos andebolistas estrangeiros (cuja definição para a FAP, pasme-se,  são todos os atletas que não podem representar a Selecção Nacional) tinham os preços de inscrição em função do País de origem. Se eram de Países de selecções presentes em campeonatos do Mundo e Europa tinham um preço de inscrição mais baixo. Senão, era mais cara a sua inscrição. Se no final da época não estivessem acima de uma posição de um ranking feito e estabelecido pela FPA, os clubes teriam ainda de pagar mais um tanto pela inscrição do mesmo e este só sob autorização especial da FPA é que poderia jogar na 1.ª divisão no ano seguinte.
Ou seja, um clube contratava um jogador, que depois até nem se revelava e tinha de o mandar embora a meio, era penalizado porque tinha de contratar outro, pagar àquele e ainda à Federação, mais a pipa de massa da outra inscrição. Como os clubes de menor dimensão não podiam ir buscar suecos, espanhóis, etc, (mesmo os de grande dimensão muito dificilmente o faziam) estamos a ver quem lucrava com isto. 
O ranking era definido no final da época pela FAP conforme os seus interesses.
Voltando à definição de jogador estrangeiro, claro está que um jogador naturalizado e não autorizado pela FPA a jogar na Selecção (porque jogar na Selecção tem de ter uma autorização especial da mesma) continua a ser estrangeiro para todos os efeitos, mesmo para o pagamento da inscrição.

Por fim, falarei agora na definição dos calendários dos campeonatos organizados pela FAP. Ora, o campeonato começa em Setembro, inícios de Outubro, jogam-se dois jogos por semana, fazendo-se rapidamente os jogos de clubes que nada interessam que é para em finais de Novembro se parar o Campeonato e começar a preparar a Selecção para os jogos que se avizinham.
Retoma-se o campeonato em Fevereiro e joga-se até finais de Março, nova paragem para as Selecções por mais dois meses e finaliza-se o campeonato em Maio.
Os clubes de andebol, pagam os dez meses de ordenados, têm os jogadores por seis ou cinco meses, fazem jogos a meio da semana à noite com meia dúzia de espectadores e claro, os patrocinadores não aparecem porque a visibilidade é pouca e os próprios espectadores e amantes da modalidade não têm oportunidade de ver o Desporto que gostam durante todo o ano, como todos os demais campeonatos de outras modalidades. Perdem o interesse e o fio à meada de um campeonato. Em Espanha, Alemanha (melhor campeonato do Mundo), França, etc, apesar de sempre presentes nas fases finais de campeonato do Mundo e Europa, nunca um calendário destes é assm feito. 

Acresce a tudo isto, o facto das melhores equipas portuguesas e que tão bom nome a Portugal tinham dado (relembro um final da Liga dos Campeões jogada pelo ABC e meias-finais da EHF pelo FC Porto), de não poderem disputar as provas europeias, porque assim o entendeu Luís Santos, Presidente da FAP, pondo nessas mesmas competições (porque é à Federação que cabe indicar os apurados para as competições europeias), equipas da 2.ª divisão do nosso andebol e que são eliminadas à primeira por equipas de trazer por casa.

Por tudo isto e por muito mais, as equipas de andebol do nosso País, resolveram criar a Liga Profissional e assim tornar rentável uma grande modalidade e terem para si os proventos do que vendiam.
Assiste-se então a um nojento jogo de bastidores de pressão aos clubes todos:
1.º porque, em função do descrito, todos ou quase todos deviam dinheiro à FAP;
2.º porque o Presidente da FAP via-lhe fugir a mina de ouro com o qual havia obtido sucesso e notoriedade sem gastar muito e amealhando bastante.
Assim, hoje em dia, tem o preço da inscrição dos jogadores que jogam na LPA a um preço exorbitante, muito maior do que quando a prova era organizada por eles. Por outro lado, hoje em dia, isentou os clubes que compitam na divisão de Elite (organizada pela FPA), do pagamento de seguro de atletas e do pagamento das inscrições.

Com isto, e sabendo bem o estado paupérrimo das finanças dos clubes (e sabe bem porque foi um dos principais causadores da mesma) faz com que as equipas não queiram competir na Liga e assim tenta inviabilizar o projecto que lhe tirou a mina de ouro. Não no interesse do andebol, mas sim num interesse mesquinho e de ditadura e que prejudicará, em muito, o futuro do andebol, modalidade essa que é do gosto de muitos portugueses e minha em particular. 

Para comprovar o que digo, vem ontem o Presidente do Águas Santas denunciar publicamente (porque muitos já haviam notado isso sem alarido) o caso dos atletas que foram punidos pela praxe que fizeram a outro na Selecção Nacional de juniores.  A Selecção convocou os jogadores aos clubes para jogos da Selecção. Estes fizeram as praxes na Selecção porque a FPA não soube tomar conta deles e o que é que acontece é que, como foi um caso divulgado pelos média, o Presidente da FPA diz que vai punir exemplarmente os jogadores.
E puniu. Mas vejamos como:
Enquanto decorreu o inquérito disputava-se o apuramento para o Europeu do escalão em causas e os atletas jogaram o apuramento;
Quando acabou o apuramento, em que a Selecção foi apurada, saiu o castigo aos jogadores que não puderam actuar pelos clubes;
O castigo acabou exactamente  e imediatamente antes de iniciar a fase final do Europeu e para o qual os jogadores sancionados foram convocados e jogaram.
E para que conste, os responsáveis que estavam no estágio, tiveram algum inquérito?
Não, claro que não.
Prejudicados? os de sempre, os clubes.
Se isto não é uma vergonha, o que é

Por tudo o que foi descrito, os clubes que fundaram a LPA avançaram para ela no intuito de devolver o andebol aos praticantes e aos seus amantes, tentando torná-la numa modalidade de massas e com adeptos e não como hoje em dia, de um jogo de meia dúzia, para meu lamento.
No entanto, alguns dos que estiveram desde a primeira hora contra este tipo de actuações hoje viraram o bico ao prego e pactuam com este tipo de comportamentos.
O Sporting, é uma vergonha. Não lutou pela modalidade. Como diz o Presidente do Águas Santas
"costuma dizer-se que os primeiros a fugir são os ratos...". Deixo aqui aquilo que ele disse em relação ao Sporting:
"A saída do Sporting da Liga foi a maior traição que se cometeu no desporto português. O Sporting, como sócio fundador da LPA, tem responsabilidades. O que fez à Liga é quase como um pai cortar uma perna a um filho quando este começa a andar. Se há clubes que são responsáveis dentro da Liga, há outros que o são muito mais pela sua visibilidade e o Sporting é um deles. O que o Sporting fez foi muito feio. Lembro-me que quando fomos a Alvalade apresentar o nosso projecto, foi-nos dito pelo senhor presidente do Sporting, doutor Dias da Cunha: "Meus senhores, a partir deste momento, o Sporting Clube de Portugal está convosco nesta 'luta'. É a palavra do presidente da direcção do Sporting". E agora custa-me a acreditar que, passados dois anos, o doutor Dias da Cunha se deixasse embarcar não sei em quê e passar para a II Divisão. Há clubes que hão-de ser pequeninos toda a vida. E é preciso ver que são os dirigentes que fazem os clubes grandes ou pequenos. De maneira nenhuma esperava isto do Sporting, especialmente depois de ter ouvido que era a palavra do presidente."
E digo isto em relação ao Sporting, como o diria em relação ao meu Mágico Porto caso assumisse a mesma posição.

E deixem-me esclarecer que este post não é escrito com o intuito de criticar os Lagartos e para defender o Porto. Está muito para além disso.
É uma revolta, uma indignação e um desabafo de quem gosta muito de andebol e o está a ver destruido.
Só que também tive de falar do Sporting, porque é um dos impulsionadores da Liga que agora abandona, e não calar a minha revolta contra este senil, porque também ele sabe o que representava a Liga para o Andebol. Já o ano passado a traição do Sporting em ter aceite disputar a Taça das Taças de andebol não foi bem digerida por todos os clubes da Liga, pois havia uma posição unanime de não aceitar o convite que fosse feito a algum deles paras para as competições europeias, se o mesmo não fosse extensivo a todos os que conquistaram esse mérito no campo.
A última facada foi esta. Muitos outros clubes também fugiram, mas esses mais por dificuldades financeiras, por serem clubes pequenos, terem de ceder perante a ditadura e as dívidas que têm à FAP, que ameaça com processos judicias e porque pouca força têm.

Mas se querem um andebol melhor, outra atitude poderiam ter, mas também não se lhes pode exigir muito mais. Porque quem vai saindo favorecido são eles, porque agora menos pagam. Ou seja, não pagam agora, aquilo que A FAP sempre entendeu cobrar a seu bel prazer.
Estas atitudes, para que conste, se fossem do Porto, fariam-me corar de vergonha e transmitiria isso ao nosso Presidente.
Neste momento a Liga vê-se na contigência de não poder organizar o campeonato por falta de equipas que a queiram integrar, fruto do boicote da Federação.
Tenho a dizer que não tenho nenhum interesse em jogo, nada. Sou um simples amante de andebol (e grande) e já chega de ver estas coisas sem ninguém dar um murro na mesa.
Espero que este post tenha sido esclarecedor para muitos e que não o utilizem apenas em termos clubísticos e peço que não comentem apenas o facto do Sporting ter abandonado a Liga.
Apenas o pus aqui, porque acho que era importante para todos terem conhecimento do que se passa, mas não o mais vital. Este esclarecimento é isento de clubismos, para que cosnte.

Desculpem o desabafo, é extenso, mas o Andebol merece e todos merecem saber ao pormenor os contornos desta questão...


sábado, 24 de julho de 2004

SEM TIRAR NEM PÔR

Qualquer dia convidamos o José Manuel Ribeiro a escrever neste blog!

Marginal
JOSÉ MANUEL RIBEIRO
1. Se o FC Porto não é marginalizado em Portugal, devia ser. Queiram ou não, é à margem do campeonato português que ele está, ou melhor, foi à margem do campeonato português que se colocou, à força de resultados incomparáveis e francamente humilhantes para os concorrentes. E fê-lo sozinho, como se pôde constatar pelas eloquentes manifestações públicas de reconhecimento de que foi alvo desde Gelsenkirchen. Salvo alguns encómios tão notórios que passaram despercebidos ao país inteiro, o melhor que os representantes da nação tiveram para dizer foi que Durão Barroso nunca devia ter estado na final da Liga dos Campeões. Infelizmente, o progresso tecnológico ainda não permite que as condecorações e medalhas sigam por faxe; logo, perante essa lacuna no progresso tecnológico que impede os políticos de investir no populismo da coisa mais do que uma mensagem de felicitações - enquanto ainda têm vontade de chorar - , rapidamente se esbateu o efeito Gelsenkirchen, como tudo o que o FC Porto consegue e por razões bem fáceis de compreender: os adeptos de futebol são todos iguais, sejam torneiros mecânicos, presidentes da República, vice-presidentes do parlamento ou directores de programas numa qualquer estação televisiva. Por isso se aceita que anteontem tenha sido difícil saber pormenores do primeiro jogo particular do campeão europeu: os jornalistas estavam no aeroporto da Portela em missão humanitária, ajudando Mantorras a procurar a terceira via do quarto passaporte. Falando de um clube que, antes do Euro, estava em nove dos dez programas de televisão mais vistos, já não há audiências que expliquem as pequenas distrações, como não se explica que a Assembleia da República tenha cismado tantas vezes com a presença de políticos nos jogos do FC Porto sem o precedente de alguma vez se ter incomodado com os de mais ninguém. Pormenores da irracionalidade que nos move a todos. Afinal.
2. Vítor Baía, que está aqui mesmo ao lado e serve de fundamento a este comentário, é vítima da estatística. Sofre por jogar num clube que está em inferioridade matemática em quase todos os cenários - nas redacções, nas assembleias, em Belém, em São Bento e no Jumbo de Alfragide -, correlação essa que, como afirma o próprio Baía, afectou muitas outras carreiras, menorizadas ou tornadas magníficas consoante o jogador pertencesse ou não aos quadros do FC Porto. Felizmente, a única verdade que interessa está no relvado, mas já que se falou em condecorações, para quando uma comenda ao futebolista português mais vitorioso de sempre? Com lágrimas sampaísticas de solidariedade, se tiver sobrado alguma.  
Os motivos de ScolariDifamação rima com...
Luiz Felipe Scolari - por quem continuo a não ter mais do que o respeito mínimo obrigatório e de cujas capacidades técnicas ainda duvido -, inventou um novo tipo de difamação. Quando começou a parecer absurda a ausência de alguns jogadores, acentuaram-se "os motivos", argumentos muito fortes, de natureza políticotacticodisciplinar, que o seleccionador insinua ou aponta abertamente, mas sem nunca os desvendar. Essa verticalidade de Scolari deu origem a rumores, grande parte deles muito lisongeiros para o treinador e nenhum abonatório para os jogadores em causa. Baía tem toneladas de razão.  

sexta-feira, 23 de julho de 2004

Ao contrário de outros não temos memória curta!!! Nem falhas dela!!!

FC Porto felicita Durão Barroso
A Direcção do FC Porto emitiu ontem um comunicado no qual se congratula pela eleição de Durão Barroso para o lugar de presidente da Comissão Europeia, destacando o facto de ter sido "um português o escolhido para assumir um cargo de elevada importância e responsabilidade no seio da União Europeia". "O FC Porto deseja os maiores sucessos para o mandato de José Manuel Durão Barroso, político que esteve com o clube nas vitórias europeias na Taça UEFA e na UEFA Champions League, mesmo que isso tenha provocado algumas críticas sem sentido".

quinta-feira, 22 de julho de 2004

O TREINO LEVA À PERFEIÇÃO

Esta pré-época é igual às outras. E é também o espelho da época que se avizinha. Mudam algumas caras nas equipas, mas o âmago das mesmas, a sua alma, aquilo que elas são mantém-se. Por exemplo, o Porto. Aquilo que nos caracteriza mais é a garra, aquela vontade indómita de comer a relva. Assim, saíu o Zé, entrou o Gigi, mas com certeza esse espírito guerreiro, corporizado no Ninja, vai certamente ser o mesmo. Vamos ser uma equipa de ataque e pressão continuada. Pois bem, dentro desse espírito, os treinos vão reflectir isso mesmo, uma vez que o treino leva à perfeição.
E a animalagem da 2ª circular? Pois bem, os seus jogos de preparação já deixam antever a continuidade, comprovando cientificamente esta minha teoria. As galinhas raquíticas, por exemplo. Veja-se o 2º golo do Zahovinho contra o Marselha. É um jogo de preparação. Livre. O guarda-redes adversário encostado a um poste para começar a dar indicações. Metade dos marselheses de costas para se começarem a colocar no sítio. Zahovinho, mais esperto do que os outros e denotando um assinalável espírito de fair-play, atira para dentro da baliza, sem que sequer a televisão estivesse a filmar. Bonito de se ver. Já tinha assistido a pelo menos mais três golos destes em anos anteriores. Sempre, claro, com a cumplicidade amiga do Calabote de serviço. Assim, as galinholas marcam golos a que só eles têm acesso, porque só a eles é permitido. É ou não é mais do mesmo? Igual a todos os campeonatos de que há memória (com especial incidência, não se sabe ainda bem porquê, em todos os disputados antes do dia 25 de Abril de 1974).
Quanto à lagartagem, estavam a perder com o Bolton. Assim, o que sucedeu? Pois bem, adversário expulso, que é o que precisamente NUNCA acontece em jogos de preparação. Regra geral, o árbitro convida o treinador a trcoar esse jogador. Mas nos jogos dos sardaniscas, claro que não. Qual é a sua imagem de marca, para além de espantosos mergulhos? É o facto dos adversários quase nunca acabarem com 11 jogadores.
Temos assim que ambos treinam já afincadamente os seus ex-libris. Hão de chegar à perfeição!
Já agora, o que dizer da isenta comunicação social? Pois bem, três jogos lampiões, três transmissões televisivas. Aberturas de noticiário (claro, também devido às magníficas demonstrações de "bom chefe de familismo" a que temos assistido). As rádios a actualizarem constantemente os resultados. E nós, pobres campeões europeus? Claro, transmissão não existe. Rádios em contenção de despesas, não mandando nenhum enviado especial (claro, estavam todos na Suiça). Jogámos às seis da tarde, só soube há pouco o resultado na internet (já passam das 23 horas). Tentei ouvi-lo nas notícias da TSF, nada. Na televisão, nada. Ou seja, também aqui temos mais do mesmo. Cá estaremos no fim da época. Com os mesmos resultados de sempre.

APRESENTAÇÃO

Por certo os caros leitores já repararam que quem assinou o post anterior dá pelo nome de Cosmo. Por falta de tempo, a apresentação não foi feita ainda. Pois bem, também repararam que começou por escrever "obrigada". É isso mesmo, o Cosmo é uma Cosmo.
A Cosmo é uma grande portista que, infelizmente, nenhum dos 3 marmanjos que aqui escreve tem o prazer de conhecer pessoalmente. Travámos conhecimento com ela devido a uns comentários aqui por ela deixados e de uns e-mails trocados. Achámos que, pelo seu portismo e por aquela visão do mundo da bola que só as mulheres conseguem transmitir, seria uma mais valia para este blog. A opinião de uma mulher neste mundo tão masculino é um oásis no deserto. Ms com isto não pensem que ela veio deitar água na fervura dos nossos comentários mordazes. Como podem constatar pelo seu post. Com certeza que ela, perdendo aos poucos a timidez, trará uma visão sui generis ao longo da nova época. Será para ela um desafio, que acolheremos com agrado. Agora Cosmo, vamos a eles! Até os depenamos!

Obrigada Benfica

Por todos os momentos hilariantes de boa disposição que nos proporcionas. Agora é o Mantorras preso no aeroporto com um passaporte falso. O que mais vos irá acontecer?

quarta-feira, 21 de julho de 2004

Seis jogadores do Mágico Porto nos Jogos Olímpicos!!!

Apesar do Vice-Presidente da FPF questionar os seleccionadores das camadas mais jovens do porquê de se seleccionarem tantos jogadores dos Dragões, o Mágico Porto meteu seis jogadores nos Jogos Olímpicos.
A estes Dragões ainda se poderiam juntar mais alguns (Hugo Almeida e Ricardo Quaresma por ex.) que teriam lugar na equipa Olímpica.
Mas para evitar as constantes críticas dos média e a humilhação aos outros clubes, ficaram-se por estes craques:
Bosingwa, Bruno Alves, Bruno Vale, Hélder Postiga, Raul Meireles e Ricardo Costa.
O futuro está mais que assegurado.

Ricardo Carvalho, Deco e Baía na equipa de sonho da UEFA


Mais palavras para quê...

Um desabafo fo F. Salgado que nos chegou por email

"O avante lampião na sua rubrica  ' Vamos Conversar, ' epigrafada de ' Luta Desigual ', traz este naco de prosa que me deixa boquiaberto : «os pratos da balança não parecem nivelados,mas conta a história que o frágil David lutou com o terrível Golias e venceu-o... Porque acreditou. E o facto de o Benfica também acreditar pode ser a garantia  de um campeonato interessantíssimo.» Então como é ? O clube dos 6 milhões e meio de adeptos e projecto de 500.000 sócios é que é o David e o pobre do clube provinciano, o tal do sistema, sem projecção nacional, agora é que é o Golias?
Aliás, o «brilhante» plumitivo de dedos no queixo que dá pelo nome de Fernando Guerra começa por afirmar que entende que o último feito do FCP corresponde ao fim dum ciclo ( como ele e todos os outros desejariam que assim acontecesse! ), mas logo de seguida, por artes de uma maquinação mesquinha e distorcida, este mesmo  clube em fim de ciclo é transformado em gigante.
Onde chega a hipocrisia destes jornalistas! Agora que o europeu acabou, estão preocupados em investigar as razões da não convocação do grande Vítor Baía? Por que é que o Maniche só foi convocado à ultima da hora! E tudo o mais?
Isso agora não importa.Nem nunca importou. Interessa-lhes é que o Scolari já está convertido ao fado, à boa comida alentejana e,claro, aos ricos proventos da nossa federação.Mas isto não dizem eles. Pudera.Tiveram a preocupação de saber se a guerra anti-Porto tinha antes a ver com a propalada e atempadamente preparada ida para treinador do Benfica, mal acabasse o campeonato? Isso também não interessa  aos nossos jornalistas.
Apresta-se uma nova época e vêm falar em « luta desigual », apesar das parangonas nos noticiários da rádio, jornais, televisão, com as contratações, remodelações, soluções e muitas mais coisas terminadas em «ões», depois de se ter visto no pretérito campeonato para que lado corriam as águas no Conselho de Disciplina da Liga «sabiamente » gerida por um tal que só é leal à cunha do seu clube! Jornalistas hipócritas e cobardes!
Vendidos. Raios os partam.Por isso MST é tão incómodo.
Desculpem o desabafo.
Um abraço. F. Salgado"

terça-feira, 20 de julho de 2004

" Para mim, perder é a pior coisa do mundo" - Vitor Baía

Hoje é dia do Grande Baía. Por isso também eu aqui escrevo algo sobre o nosso Campeão.
 
Vítor Manuel Martins Baía ainda não tem 14 anos quando assina pelo FC Porto.
Conta-se uma história interessante acerca da sua contratação: o "scout" do FC Porto foi convidado para ir ao campo do Académico de Leça para ver dois miúdos: um que tinha jeito para a bola, e que marcava montes de golos, e que dava pelo nome de Domingos Paciência; outro, guarda-redes.
O olheiro viu o jogo, e de imediato quis contratar o avançado...mas também o guarda-redes, que considerou valioso. O caricato é que este não era o guarda-redes que o olheiro lá tinha ido ver, mas sim Vítor Baía, na altura suplente, colocado a jogar pelo treinador, com medo que o FC Porto lhe levasse o guarda-redes titular!
Com a tenra idade de 16 anos, é aconselhado a deixar de jogar futebol devido a uma lesão no braço que lhe poderia provocar problemas circulatórios. Felizmente continuou.
Campeão Nacional em diversas categorias jovens ao serviço do Mágico Porto, quando atinge idade de sénior tem na sua frente o outro nosso guardião Campeão da Europa, o nosso "Mly".
Baía renuncia ao Mundial de Juniores, disputado em 1989 em Riadh, na Arábia Saudita, onde Portugal se viria a sagrar Campeão do Mundo, para se dedicar ao nosso clube.
Aos 19 anos, é  titular num célebre jogo frente ao Vitória de Guimarães, ficando na memória uma exibição memorável de um jovem de apenas 19 anos.
Tornou-se num dos mais importantes guardiões da sua geração, não sendo de estranhar, assim, a transferência para o Barcelona.
No primeiro ano é considerado o melhor jogador estrangeiro em Espanha que até leva Valdano (do arqui-rival) a dizer que "Baía tem tanta classe, que até a sofrer golos a mantém".
Com a ida de um treinador holandês, é preterido em favor de outro da nacionalidade do treinador. As lesões também o começaram a trair.
Esse e outros factores deixaram o nosso Monstro das Balizas insatisfeito, tendo revelado a sua vontade de abandonar o Barça para regressar a sua casa, o Mágico Porto.
Mas depois vieram as célebres lesões que o afastaram da selecção entre 16 de Agosto de 2001 e 17 de Abril de 2002. Lesões sucessivas nos joelhos ditaram paragens longas, num penoso processo que durou desde 1997 e que meteu cinco operações pelo meio.
A sua participação no Euro-2000 chegou a estar em dúvida, mas foi titular e ajudou Portugal a atingir as meias-finais.
O pior veio depois. No Mágico Porto, esteve ausente dos jogos oficiais entre Maio de 2000 e Dezembro de 2001.
Regressou em 2002 e em pleno e desde então, não mais parou de coleccionar importantes títulos para si e para o nosso Mágico Porto. A sua abnegação, raça e esforço haviam sido compensados e dá uma resposta cabal a quem já lhe havia vaticinado o fim.
Ganha a Taça UEFA e no final diz que "nenhum título se assemelha a este. Ganhar uma prova europeia pelo clube do meu coração faz-me sentir a pessoa mais feliz do mundo".
Mas não acabava aí. Baía é Campeão da Europa pelo clube do seu e nosso coração. Faz uma época brilhante, no seguimento da anterior.
Porém, apesar disto, um homem (uma besta), apoiado por muitos que odeiam Vitor Baía pelo que representa no Mágico Porto, comete a injustiça de não o convocar para o Campeonato da Europa a disputar no nosso País, considerando-o, assim, o quarto ou quinto guarda-redes Português. 
A Justiça é no entanto reposta pelo orgão máximo do Futebol Europeu. A UEFA considera-o o melhor guarda-redes da Europa de 2003-2004!!! Nada mais justo.
Vitor tem ainda mais três anos para dar alegrias a quem sempre o apoiou, esteve do seu lado, lhe reconheceu o mérito e que lhe são gratos :
NÓS, OS DRAGÕES, OS CAMPEÕES DA EUROPA!!!
Parabéns Vitor e Obrigado por tudo o que nos deste e que ainda darás.
Este é o meu tributo àquele que é o melhor guarda-redes Português de todos os tempos.

Mais uma bojarda do nosso Jorge Nuno!!!

"Acho que na Europa toda a gente reconhece o mérito do Vítor Baía e a excepcional época que efectuou e em que demonstrou ser mesmo o melhor"
"Só mesmo um sul-americano é que poderia não o reconhecer como o melhor. Se não tivesse sido assim, a esta hora o Vítor Baía poderia ser bicampeão da Europa"

Mamai e comei todos!!! UEFA ELEGE VITOR BAIA O MELHOR GUARDA-REDES DA EUROPA

Mamai!!!

A UEFA elegeu o nosso Vítor o melhor guarda-redes da Europa.

Vítor Baía vai viver em Agosto mais um momento alto na sua carreira, quando receber no Mónaco a distinção de melhor guarda-redes de todos os campeonatos europeus disputados na época passada.

O prémio tem a chancela da UEFA e será atribuído ao portista um dia antes da disputa da Supertaça Europeia, entre o FC Porto e o Valência.É mais um grande triunfo pessoal conquistado por Vítor Baía, na sequência de uma temporada fantástica, concluída coma sensacional vitória na final da Liga dos Campeões, a 26 de Maio, frente ao Mónaco, que transformou o 99 dos dragões no único futebolista português vencedor de todas as provas europeias de clubes, depois de ter triunfado na Taça UEFA com a camisola do FC Porto e ter erguido a Taça das Taças pelo Barcelona.Baía é um daqueles nomes do futebol mundial que dispensam apresentações e já ganhou quase tudo o que um futebolista pode vencer ao serviço de um clube.
 
Mas há conquistas muito pessoais que um jogador tem sempre possibilidade de acrescentar ao seu currículo e a distinção que o guarda-redes vai receber em Agosto, no Mónaco, premeia as actuações realizadas pelo internacional português na SuperLiga da época passada, onde apenas não foi utilizado em três das 34 jornadas da competição.Senhor absoluto da baliza portista, Vítor Baía completa 35 anos em Outubro e renovou este ano com os dragões, por mais três temporadas, permanecendo no Dragão até 2007, onde é portador da mística azul-e-branca e o sub-capitão do FC Porto.

segunda-feira, 19 de julho de 2004

Mais palavras para quê

Após alguma resistência simplesmente porque não me sentia à altura do desafio, resolvi aceitar o convite que me foi feito para dar os meus bitaites neste blog que leio religiosamente desde... que o descobri!  E como acabei de ver uma notícia na TVI que dizia o seguinte: Vítor Baía distinguido melhor guarda-redes europeu da época pela UEFA, achei que era uma boa altura para começar... não é 1 de Abril pois não? Bem me parecia, então quer dizer que nós tinhamos razão e eles estavam todos errados!

Eu avisei!!!

O nosso Presidente até os põe a espumar!!!
«E dizer nesta altura que um jogador que fica no FC Porto não vai a lado algum, é ridículo. O Real Madrid, e o senhor Camacho mais do que ninguém, deveria saber que o FC Porto ganhou dois anos seguidos a prova europeia que disputou e que o Real Madrid com jeitinho nem à UEFA ia, porque ficou em quarto. E perdeu a Taça de Espanha. E foi eliminado pelo Mónaco que nós goleámos na final. Desportivamente, qualquer jogador que sair neste momento do FC Porto para o Real Madrid será uma despromoção».
E  rematou: "Como devem também ter lido, eles disseram que iriam esperar que eu baixasse o preço. Pois que espere sentado para não criar varizes» 
Eu avisei! Eu avisei...

domingo, 18 de julho de 2004

CARTA AO SR. CAMACHO

Exmº. Senhor Camacho:
 
Esperando encontrá-lo de boa saúde e desejando-lhe uma época cheia de bons resultados, o que não será difícil face à sua excelência como treinador e ao facto de estar a treinar o melhor clube da galáxia, venho por este meio pedir humildemente desculpas em nome do meu Presidente, Sr. Pinto da Costa.
De facto, apesar dele ser meu Presidente, não posso de forma nenhuma concordar com a atitude pouco digna, respeitadora e louvável da sua parte, consubstanciada no facto de não deixar sair o Ricardo Carvalho pelo preço estipulado pelo Real Mdrid. Em vez de fazer como qualquer clube deve fazer, que é prestar constantes homenagens ao seu Clube e, sobretudo, vassalagem por tanta grandeza e esplendor, ele errou. Errou ao ousar sonhar que está num pedestal mais elevado do que o Mítico Real Madrid, por ter ganho a Liga dos Campeões. Mas o que é isso, meu Deus, comparado com o brilhante e intangível 4º lugar do campeonato espanhol? Como podemos nós, portistas, presumirmos que isso é mais importante do que, repito, o Místico 4º lugar?
Espero que Tu, com a simpatia e inteligência culta a que nos habituaste quando nos honraste com a Tua presença em Portugal, consigas ouvir este pobre, mas sentido pedido de desculpas. Já que Pinto da Costa não o faz, faço-o eu. E para veres que o pedid0o é sincero, estou a recolher assinaturas para a destituição deste homem que tanto nos envergonha e tão pouco deu à família portista. O objectivo é colocar na Direcção quem saiba respeitar e honrar devidamente o emblema Merengue. Quem aceite com um sorriso de felicidade a honra que é ser o Real Madrid a colocar um preço nos nossos jogadores (preço esse que é sempre uma enorme generosidade). E para veres até que ponto estou desonrado com tão execrável comportamento, posso garantir que, a partir da destutuição, qualquer Presidente, para além de aceitar o que generosamente nos quiserem oferecer, dará sempre o Maniche como brinde. E, obviamente, o contrato com o Seitaridis será rasgado.
Por último e para veres que não sou só eu o desgostoso, informo-te que pelo menos dez mil sócios do Porto começarão, já a partir doo próximo mês, a pagar o dízimo a essa inigualável Instituição, de forma a expiarmos semelhente afronta.
Esperando então, que num gesto magnânime possas ter em consideração esta singela missiva e nos indiques o NIB da conta do Real Mdrid para que depositemos o supra referido dízimo, despeço-me sem mais, enquanto me curvo numa vénia respeitosa,
                                                                                                                           OAzulão
 

sexta-feira, 16 de julho de 2004

Há dúvidas???

Andavam calados que nem ratos, pensando que podia haver uma reviravolta, sustentados nos vergonhosos jornalistas peseteiros.
Inicialmente, os Lampiões e Lagartos, ainda gozaram (de fininho) dizendo que o Mágico Porto ainda não tinha nada assinado com o Seitaridis e que afinal Jorne Nuno havia sido enganado e que o jogador seria desviado para outros lados.
Preparavam uma gargalhada geral, como muitos me disseram.
Pois bem, enfiem a viola ao saco (mais uma vez) e juntem-se aos jornalistas peseteiros.
Para os de fora (nós os Dragões confiamos na palavra do nosso Presidente) aqui fica o que disse o empresário de Seitaridis:
"Seitaridis tem contrato assinado com o FC Porto e será apresentado em Portugal depois das férias"

Eu não disse? Eis a resposta do Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa!!!

"o FC Porto só faz negócios com os espanhóis no interesse do FC Porto. Quem estabelece o preço somos nós"
 
"Não me fale de Espanha. Sobre Espanha delego no meu amigo Fernando Seara esses assuntos"
 
"Se o Real Madrid quiser entrar em trocas só queremos o Roberto Carlos e o Raúl. Outros não interessam"
 
Perdoai-lhes, eles não sabem com quem se meteram...

quinta-feira, 15 de julho de 2004

Será que estes gajos sabem quem é JORGE NUNO DE LIMA PINTO DA COSTA?

Após ver esta notícia no jornal O Jogo, comecei-me a rir.
Porque estes peseteiros têm a mania que são os maiores do mundo e que todos lhe devem prestar vassalagem.
E como há sempre momentos para humor neste blog, transcrevo aquilo que li.
É de escangalhar de riso... Pensam que isto é tudo deles!!!

"A vingança de Pérez

Os jornais espanhóis continuam atentos ao FC Porto e, em particular, a dois dos seus jogadores: Ricardo Carvalho e Maniche. As edições de ontem dos desportivos madrilenos, Marca e AS, desenham cenários especialmente maquiavélicos - mais no segundo caso - que acabarão na transferência dos dois atletas, o central para o Real Madrid, o médio para o Barcelona. Na base das teorias estão duas interpretações ligeiramente diferentes: o diário Marca acha que Pinto da Costa subiu a um pedestal desde que foi campeão europeu, daí os trinta milhões pedidos por Ricardo Carvalho; o AS diz que é tudo negócio e que Florentino Pérez já tem planeada uma lição para o presidente do FC Porto. Pelo meio, reaparece Seitaridis, irrompe Patrick Vieira e regressa Luís Fabiano.

A tese mais simples está escrita na Marca. Perante a perspectiva de grandes gastos, é provável que as contratações do Real Madrid fiquem reduzidas a duas, com reflexos no "caso Carvalho". Se for contratado um bom médio defensivo, como Patrick Vieira, o central está dispensado, porque Camacho poderia roubar Helguera ao meio-campo para o juntar a Samuel. Ainda ontem motivo de primeira página, por força de uma afirmação de Figo ("Gostaria de o ter no Real, porque é meu amigo e bom jogador, mas não sou eu a pessoa indicada para falar de contratações"), Ricardo Carvalho continuaria a ser a prioridade dos madrilenos, mas "sem pressa" e só se "Pinto da Costa baixar do pedestal". Seja como for, seria substancialmente mais barato contratar o jogador do FC Porto, já que o Arsenal pede 42 milhões por Patrick Vieira, "o melhor médio defensivo do Mundo".


FC Porto ofereceu Carvalho por nove milhões (AS)

Maquiavélica a sério é a tese do AS. Dado que Pinto da Costa continua "empenhado em fazer do caso uma questão de Estado", Florentino Pérez tem "um plano B". O presidente do Real Madrid ficou indignado com os 30 milhões pedidos pelo seu homólogo, sobretudo porque, antes do Europeu, Ricardo Carvalho fora oferecido aos madrilenos pelo FC Porto por apenas nove milhões. "El Oporto quiere venderlo desde que ganó la Champions por mucho que Pinto da Costa diga lo contrario", escreve o diário desportivo. Perante este cenário escandaloso, Pérez preparou a referida lição, que consiste em tentar a contratação de Patrick Vieira. Conseguida a transferência, telefonará a Pinto da Costa e dir-lhe-à "que pode renovar com Carvalho até 2010". Nessas circunstâncias, "Helguera desceria à defesa, como companheiro de Walter Samuel [o central argentino contratado ao Roma por 25 milhões] e o Madrid acabaria com o Porto roubando-lhe Seitaridis". Seitaridis este, acrescente-se pela centésima vez, que "só tem um compromisso moral" com o campeão europeu.

É ainda o AS quem avança outra teoria perfeitamente verosímil: o Barcelona vai contratar o internacional brasileiro Luís Fabiano para o emprestar ao FC Porto por uma época. Em contrapartida, Pinto da Costa aceita vender Maniche muito abaixo dos 20 ou 25 milhões pretendidos pelo jogador. Está tudo previsto. "

terça-feira, 13 de julho de 2004

A DEMÊNCIA PEGA-SE NA 2ª CIRCULAR

Depois das consecutivas e constantes gargalhadas proporcionadas pelo Senhor demente do lado lagarto da 2ª circular, desviei por instantes as atenções para o lado lampião. Não é que estes dias sou surpreendido pela notícia que o traficante de cautchú quer, a breve prazo, ter 500.000 sócios lampiões? Eu repito por extenso - quinhentos mil! Diz ele que arranjou um inovador sistema de cartões de sócio, que vai atrair esse absurdo número. E é mesmo absurdo, mesmo sabendo eu que eles são seis milhões. E sobretudo lendo na mesma notícia que apenas têm 65.000 sócios, dos quais pagantes apenas 42.000 (contra os nossos mais de 106.000, ou seja, todos os portistas do mundo inteiro).
Face a uma notícia destas, concluo uma de duas coisas: ou de facto ele arranjou um cartão milagroso que tem, entre outras funcionalidades, o poder de despir a Marisa Cruz e de a materializar à nossa frente (ou em alternativa, ser um cartão multibanco com acesso à sua conta bancária), ou então a doença pega-se na 2ª circular...

JORGE MAIA no jornal O Jogo

"Grande galo

O sistema está morto, longa vida à sorte. E não é preciso muita. Por exemplo, basta uma pontinha de sorte para explicar a diferença entre o FC Porto, campeão nacional e europeu, e o Sporting terceiro classificado na SuperLiga. O FC Porto teve uma pontinha de sorte e ganhou quase tudo, o Sporting não teve uma pontinha de sorte e não ganhou nada. Simples, não é? O futebol é mais ou menos como os lápis: uma pontinha pode fazer a diferença toda. Foi Filipe Soares Franco, administrador da SAD leonina, quem descobriu a pólvora, revelando o segredo numa longa entrevista a O JOGO recheada de pequenas pérolas reluzentes de sabedoria. Basicamente, os dirigentes - como ele próprio - podem ser mais ou menos competentes, os treinadores podem ser mais ou menos importantes, os jogadores mais ou menos decisivos, mas uma boa pata de coelho ou um viçoso trevo de quatro folhas, isso sim seriam contratações a sério para a próxima temporada.

Mas o administrador da SAD do Sporting não se limitou à teoria e avançou corajosamente com exemplos práticos, provas irrefutáveis da verdade. O FC Porto só venceu a Liga dos Campeões porque teve sorte no segundo jogo com o Manchester United. Foi uma sorte o Costinha ter aparecido na área a marcar o golo do empate nos últimos instantes, explicou. Aliás, acrescento eu, já tinha sido uma sorte o FC Porto ter dado a volta ao resultado no jogo em casa. E, bem vistas, as coisas, foi uma sorte os portistas terem sido campeões na época anterior porque, se não, nem sequer jogariam a Liga dos Campeões. E por aqui, por estes caminhos tortuosos da razão, se chega ao azar do Sporting. A equipa de Alvalade teve tanto galo na última temporada, mas tanto galo que nem com toda a sorte do Mundo pode vencer a Liga dos Campeões este ano... porque não a vai jogar. O que podem fazer os treinadores e os jogadores contra essa força esmagadora que controla o universo e nos reduz a todos a meras marionetas? Nada. Ou quando muito, podem fazer figas.

O PIOR CEGO
Importa-se de repetir?

Filipe Soares Franco acha que José Mourinho "aceitou o desafio de ir para Inglaterra" porque, e isto é das coisas mais brilhantes que já li nos últimos anos, "quer vingar como treinador". José Mourinho, vencedor da Liga dos Campeões e da Taça UEFA, bicampeão nacional, vencedor de uma Taça de Portugal e de uma Supertaça, finalista da Supertaça Europeia, esse José Mourinho "quer vingar como treinador". É bonito. Deus o ajude a ter sorte, senão...

segunda-feira, 12 de julho de 2004

Querem Galáticos? Paguem-nos como tal...

O nosso Presidente falou sobre a pseudo-transferência de Ricardo Carvalho:
"Estive ontem com o Ricardo Carvalho e disse-lhe que tinha propostas do Inter do Milão, no valor de 7,5 milhões de euros, e do Real Madrid no valor de dez milhões de euros. Confrontei-o com os valores das últimas transferências do FC Porto e concordámos que estas ofertas não cobriam o seu valor".
E respondeu às palavras de Florentino Perez, candidato à presidência do Real Madrid, que considerou que o nosso presidente teria inflaccionado o preço do central aproveitando as eleições no clube madrileno. Os Peseteiros pensam que isto é só pegar e andar. Pois bem, o nosso Jorne Nuno disse:
"São palavras deselegantes que me levam a concluir que mediu mal a minha estratégia e talvez até a dele. Perante isso, posso garantir que, quer ganhe quer perca, não precisa de perder tempo a fazer propostas pelo Ricardo Carvalho: ele é inegociável. Qualquer proposta ficará sem resposta."
Meteram-se com o grande Dragão, pensando que isto eram favas contadas. Pois bem, agora enfureceram o homem e já levaram para contar. O nosso Presidente rematou à altura:
"Já é tempo de nuestros hermanos perceberem que Portugal não é país de saldos e que se comprarem alguém no FC Porto será pelo preço que nós entendermos como justo".
Aqui não há Kadafi dos Pneus...

Reis e plebeus por JORGE MAIA

"Lou Reed costumava dizer que "depois do primeiro beijo é sempre a descer". Crescer entre a poluição de Nova Iorque, abusar de químicos inaláveis e absorver quantidades industriais de bebidas destiladas podem tornar até um abade franciscano no mais granítico dos cínicos. Ora, ainda bem que nem todos passamos por isso. Ainda bem que alguns de nós acham que depois do primeiro beijo... há mais. Imaginem se toda a gente pensasse que era melhor não dar o primeiro beijo com medo do que vem a seguir. Disparate, não é?

Vem esta lamechice a propósito de um certo discurso em torno do FC Porto e da conquista da Liga dos Campeões na última temporada. Não passaram dois meses desde Gelsenkirchen e até parece que vencer o Mónaco foi uma das piores coisas que aconteceram nos últimos anos ao bicampeão nacional. Como se, por exemplo, fosse bom Portugal ter perdido com a Grécia porque assim ainda continua a ter tudo para ganhar. É uma espécie de complexo de alpinista: quem sobe ao topo do Everest só pode descer e ainda se arrisca a perder um ou dois dedos pelo caminho. Por outro lado, numa perspectiva um bocadinho menos cínica, só quem sobe ao Everest sabe como é a vista lá de cima.

É verdade que depois de duas temporadas tão cheias de títulos como as prateleiras de uma biblioteca, o FC Porto tem mais por onde descer do que por onde continuar a subir, mas isso não significa que desça até ao sopé da montanha onde estão os ratos que ela vai parindo época atrás de época atrás de época. Para já, não se confirma o desmantelamento anunciado da equipa que ganhou tudo nos últimos dois anos. Depois, como disse alguém, é melhor ter sido rei por um dia que plebeu a vida toda.
"

sábado, 10 de julho de 2004

AINDA E SEMPRE O SISTEMA

Um amigo meu lagarto, num outro blog de malta amiga, depois dos acontecimentos dos últimos dias, desabafou assim, rendido às evidências:

"O SISTEMA

O sistema é do caraças. Enquanto o sistema durar o FCP vai continuar a coleccionar títulos. É certo que o sistema é difícil de definir, mas se formos aos casos concretos, talvez eu consiga explicar o que é esse maldito sistema que tanto invectivamos:
1. O sistema é chegar à véspera do arranque da época e o SCP não ter uma contratação feita.
2. O sistema é o SCP vender jovens craks das escolas ainda mal saídos do berço e por valorizar devidamente e não introduzir nos contratos uma cláusula indemnizatória que compense o clube caso eles sejam transferidos para Portugal num prazo de x anos.
3. O sistema é o SCP mudar de administrador da SAD de dois em dois anos.
4. O sistema é o SCP ter direito de opção sobre um jogador que vai ser muito grande (Raúl Meireles) e não o exercer.
5. O sistema é o SLB ter o mais promissor guarda-redes português, contratar um bom suplente para lhe fazer concorrência e depois ir ainda buscar o suplente da Selecção.
6. O sistema é o SLB anunciar o treinador já com as aquisições quase todas feitas.
7. O sistema é o SLB contratar para chefe do futebol uma pessoa que concita os ódios da quase totalidade dos empresários de futebol e da maior pérola que têm no plantel.
8. O sistema é o FCP contratar grandes jogadores para as exactas posições onde precisa deles.
9. O sistema é o FCP vender o Paulo Ferreira por mais de 20 milhões de euros.
10. O sistema é o FCP não vender o Ricardo Carvalho senão pelo valor que ele efectivamente tem.
11. O sistema é o FCP conseguir contratar o Raúl Meireles dando em moeda de troca o Tiago!
12. O sistema é mesmo quilhado... (isto para me ficar pela pré-época)..."

Eu não diria melhor. Dito por um lagarto, nada mais há a acrescentar (até porque eles é que sabem o que é o sistema).

sexta-feira, 9 de julho de 2004

Olé, lé, Olá, lá, Postiga vem aí, um golo vai marcar...

Hélder Postiga regressa ao Mágico Porto

Depois de uma época a penar em Inglaterra, segundo Mourinho, porque o sistema de jogo do Tottenham não era para ele, Postiga volta ao reino do Dragão. Masi um das nossas escolas que volta a envergar esta linda camisola.
Porém, perdemos Pedro Mendes para o Tottenham, que acho que tem um futuro muito risonho à sua frente.
A linha média do Mágico Porto já perdeu Deco, Alenitchev e Pedro Mendes.
No entanto, continuo a acreditar no nosso Presidente. Ele lá sabe o que faz. Dei-lhe carta branca para fazer o que entendesse.
Por isso, caro Presidente, aguardo serenamente pelas suas informações!!! E se Morientes é o tal do Real Madrid como se fala...

quinta-feira, 8 de julho de 2004

Deco: "FC Porto é o meu clube de sempre"

Antes de ir de férias, o nosso Mágico passou pelas Antas e demonstrou, assim, o amor que tem ao Porto e o quanto grato está a todos nós.
O Mágico quer ficar ligado ao clube e a maneira que encontrou de o fazer foi tornar-se associado do FC Porto. Deco jurou fidelidade ao Mágico FC Porto.

"Esta atitude tem a ver com o sentimento que nutro pelo FC Porto. Ser jogador e sócio ao mesmo tempo era estranho, mas agora, como deixei de ser jogador do clube, com pena, resolvi tornar-me sócio. Tudo o que passei aqui vai marcar-me para sempre. O FC Porto é o meu clube de sempre e hoje é o meu clube do coração"

É através destas atitudes que se pode verificar a grandeza do Mágico Porto. Porque em poucos ou nenhum clube acontece um sentimento destes em relação ao clube anterior de um jogador.
Deco também está nos nossos corações.
Torceremos por ele, onde quer que esteja e... VOLTE SEMPRE!!!
Jogadores da qualidade dele e com esta qualidade humana, há poucos.
Será sempre bem acolhido!!!
Ele é o n.º10,
Finta com os dois pés,
É melhor que o Pelé,
É O DECO, allezzz, allez
z...

Morientes??? Portillo??? Solari???

Segundo consta, Jorne Nuno Pinto da Costa, apresentou o valor de 50 Milhões de Euros por Ricardo Carvalho a ser negociado em caso da cedência de algum jogador por parte do Real Madrid.
Morientes??? Portillo??? Solari (não scolari, cruzes credo)???
Aceito de bom grado qualquer um destes jogadores, desde que a título definitivo e, claro, com o Real a coçar-se em grande percentagem dos seus ordenados.
Mas que me parece um bom negócio, lá isso parece.
E já agora, Sr. Presidente, não poderá ceder o Nuno Espírito Santo aos lampiões a título de empréstimo? É que eles como vão jogar tanto à defesa e a baliza deles tão massacrada, talvez precisem de um quarto guada-redes... Ainda têm poucos... e ainda se fala no Khan...

quarta-feira, 7 de julho de 2004

Até no Bilhar???

A equipa feminina do Mágico Porto revalidou o título nacional de pool ao conquistar invicto o Nacional, que junta à vitória na Taça de Portugal.
Quanto à equipa masculina, esta vai disputar a final da Taça de Portugal, em três tabelas, no próximo dia 11, contra o Ateneu. Nas meias-finais o FC Porto eliminou o Sporting, em Lisboa, e o Ateneu recebeu e afastou o Benfica.

Mais uma a sangue frio!!!

O nosso Presidente espeta mais uma farpa nos lagartos.
Então não é que o Mágico Porto conseguiu que a Lagartagem nada ganhasse com o negócio do Quaresma. Comprou-o por 6 milhões de euros, uma verba que só permite aos lagartos ficar a ver o jogador fugir.
Recorde-se que os lagartos só tinham direito a 10 por cento do valor de venda que excedesse os 6 milhões de euros.
O Senil do Sistema Cunha até se deve andar a espumar...

OS GALÁTICOS!!!

Depois de uma época em que os jogadores do Real Madrid foram apelidados de Galáticos por toda a imprensa, eis que os jogadores do Mágico Porto (os tais que nós já dizíamos que eram os verdadeiros galáticos) são cobiçados pelo mesmo Real Madrid.
Os dois candidatos à presidência do Real Madrid vão fazer de jogadores do Mágico Porto as suas bandeiras na campanha eleitoral. Florentino Perez quer levar para a capital espanhola Ricardo Carvalho e Costinha. Lorenzo Sanz deseja Maniche.
A acrescer a tudo isto, um jogador contratado pelo Mágico Porto, que ainda nem sequer teve o prazer de vestir a nossa maravilhosa camisola,com aquele belo símbolo ao peito, já é cobiçado pelo Real Madrid.
Significa isto que, afinal, o sistema está a trabalhar ao seu melhor nível e que consegue enganar os candidatos à Presidência do Real Madrid, mostrando-lhes jogadores que ganham jogos à custa de manobras de secretaria, como jogadores de alto gabarito.
Deco já saiu (considerado o melhor do Mundo pelo Presidente do Barcelona). Paulo Ferreira também(considerado o melhor do Mundo na sua posição pelo seu treinador).
Neste momento, perfilam-se mais algumas saídas do Mágico Porto, que eu julgo que serão perfeitamente inevitáveis.
No entanto uma certeza eu tenho. Teremos à mesma uma grande equipa, capaz de encher de orgulho os Dragões espalhados por todo o mundo.
Nos três anos em que não ganhamos o Campeonato, o futebol não esteve entregue exclusivamnte ao nosso Presidente, o que foi considerado um erro.
Após a retoma do futebol por parte do Jorge Nuno, tem sido aquilo que se sabe.
E por isso, damos carta branca ao nosso Presidente, porque acreditamos nele e porque sabemos que defende os nossos interesses e não o de um qualquer empresário.
Agora, quanto a saídas, também nós sabemos que anda tudo a dormir e ainda bem. E mais vale a gente fazer pouco barulho para que eles não acordem.
O nosso NINJA, o grande Derlei, não foi sequer falado para qualquer transferência. Aquele que nós consideramos um dos grandes obreiros dos grandes resultados do Mágico Porto durante estes dois anos, continuará entre nós, para nosso gaúdio.
Este Ninja é dos tais jogadores com quem eu assinava um contrato vitalício. Porque tem a fibra que eu me habituei a ver no Jorge Costa, no Vitor Baía, no Paulinho Santos e, principalmente, no nosso Comendador João Pinto.
Dão tudo o que têm dentro do campo e ainda arranjam mais qualquer coisinha, porque sabem que usar a nossa camisola é algo de muito mais do que ser um jogador de uma grande equipa. É ter orgulho em representar e dar alegrias a um povo que os estima, que lhes deseja bem e que é dedicado e ama o clube.
E destes, quero eu muitos. Como não existem aos pontapés, ao menos que a gente vá ficando com os que existem.
E não tenho a mínima dúvida que o Mágico Porto é o clube do Mundo que mais gente desta fibra tem no seu plantel.
Para nosso contentamento, para a nossa tranquilidade...
Galáticos? Galáticos somos nós. Porque atingir os resultados que eles atingem, com o dinheiro que gastam, não é difícil.
Difícil é atingir o que atingimos, com o dinheiro que o fazemos.
Se o nosso Presidente tivesse 1/4 do orçamento do Real Madrid ou do Chelsea, vocês haviam de ver o que era ganhar durante anos e anos por essa Europa fora.
E mesmo assim já ganhamos...

OS CAMPEÕES DA EUROPA SOMOS NÓS...

Basta de falar no Euro e vamos antes falar do verdadeiro Orgulho nacional que é o nosso FC PORTO.
Sim porque tenho a certeza que os grandes defensores do scolari e da selecção nacional também devem ter vibrado como eu com as fantásticas vitorias do FCP, certo?!
E permitam que vos diga que no caso do FCP foram mesmo VITÓRIAS, NÓS LEVANTAMOS A TAÇA, certo?!
Por isso mesmo temos autoridade para cantar: SOMOS NÓS, SOMOS NÓS, OS CAMPEÕES DA EUROPA SOMOS NÓS... certo?!
Imagino até que não só os adeptos do FCP mas toda a nação, afinal representamos as cores de Portugal, certo?!
Enfim adiante, acho que compreenderam a mensagem.
O Mágico despediu-se hoje e já nos deixa saudades, ainda me lembro de o ver festejar um golo nas antas com os punhos no ar virado para a corja dos infiéis, que linda imagem!
Se leva o FCP no coração, também ele ficará guardado nos corações de todos os Portistas. Obrigado DECO e boa sorte!
Uns saem e outros entram, e meus amigos ai está ele: QUARESMA!
Imaginem como se devem estar a sentir os lagartos especialmente o senil da cunha depois dos consecutivos golpes que lhe temos infringido, já lhe deve doer aquele sitio onde o sol não brilha, e não estou a falar de Londres...
Se concretizarmos as contratações de Diego e Luís “Fabuloso”, juntamente com Seitaridis e o actual plantel, ainda que possam sair mais alguns, vamos mais uma vez ser obrigados a passear na superliga! Ah e atenção aos ilustres desconhecidos ou de menor nomeada, é que no Porto temos muitos exemplos do que por vezes acontece (alguém falou em MANICHE, ou RICARDO CARVALHO?).
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

terça-feira, 6 de julho de 2004

OBRIGADO POR TUDO, MÁGICO

De todos os jogadores que vi jogar ao longo da minha vida e que envergaram a mítica camisola às listas azuis e brancas, dois situam-se num patamar mais elevado. Naquele patamar a que só os eleitos ascendem roçando a imortalidade. E já vi muitos jogadores, ao vivo ou na televisão. Claro que não me esquecerei das enxurrads de golos do Jardel, das diabruras da dupla Domingos Kostadinov, do bi-bota, dass fintas do Futre e de tantos outros. Mas Madjer e Deco são de outra dimensão. Nasceram e viveram num planeta futebolístico que poucos sabem onde é. Vieram a este mundo para encantar os amantes deste desporto-rei. Para os maravilhar com um inesgotável gama de recursos técnicos, não descritos em compêndios. Mais simplesmente, para fazer magia sobre a relva. De Madjer recordo a facilidade com que fintava quem lhe aparecesse, fosse com o pé direito ou esquedo, sempre naquele estilo elegante inconfundível. Num rompante acelarava e deixava tudo e todos pregados no chão. Cruzava de qualquer maneira para o Gomes, em centros de régua e esquadro. Lembro-me também que os livres à entrada da área eram golo certo. Colocava a bola, dava três passos atrás e anichava a bola no ângulo. Penso que não termos outro igual. Na altura dizia que era o segundo melhor jogador do Mundo, logo a seguir a um senhor chamado Diego Armando maradona. Como este definitivamente não era humano, Madjer era assim o melhor do Mundo.
Muito anos passados e eis que durante cinco épocas e meia, um jogador baixinho e de aspecto oriental espalha arte pelos cinco cantos do Mundo. Dele se canta também que finta com os dois pés e é melhor do que o Pelé. Não mais me esquecerei dessas fintas inacreditáveis, rodeado de adcersários muto mais altos e fortes do que eles, mas que não o derrubavam com um simples encosto. Desde túneis, a chapéus, vi-lhe fintas que não vi em mais ninguém. E cruzamentos certeiros "de letra". E classe, muita classe, exemplificada no 2º golo em Gelsenkirchen. Foi, de facto, um previlêgio poder fazer parte da tribo de adoradores deste Xamã, durante tantos anos, sem me cansar. Hoje, ao vê-lo com outra camisola fui invadido dum sentimento forte de nostalgia. Sabia que este dia chegaria e não o poderíamos obrigar a ficar. Ele sai para ganhar muito mais dinheiro, mas também, e sobretudo, porque persegue um título que aqui, pela mediocridade do nosso campeonato não poderia alcançar, nem representando o oásis chamado FC Porto - o de melhor jogador do mundo. Merece todo o nosso carinho e o incentivo para que tal aconteça. Aí será tão feliz como na Cidade Invicta, pois do resto já aqui conheceu o sabor.
Por estes cinco anos e meio, o meu muito obrigado, Mágico!

O Filipe escreveu este comentário ao Post do Grande Portista!!!

"Apesar de perceber o espirito de não estar totalmente com a selecção, acho que na hora H, somos todos incapazes de torcer por outra equipa. Gostava que o autor deste site pudesse ler o meu post em relação ao mesmo tema em http://filipefaria.weblog.com.pt
Concordo com os pontos mais óbvios da tua argumentação, dos quais só discorda quem não for sério perante os factos, só sobra a dúvida se é mesmo possivel torcer contra a selecção?? Eu quero acreditar que não.
Um abraço
Filipe
"

Eu fiquei curioso e fui ver. E gostei!!! E como tal transcrevo-o aqui.
Boa reflexão Filipe.

Virar o Euro
Perdemos, sei que deveria (segundo a ética do pensamento comum mais moralista) estar contente por toda a campanha da equipa que foi realmente boa. Mas não sei se é do meu feitio terrível de estar constantemente insatisfeito ou então existem erros evidentes ao longo de todo o processo que consistiu toda esta caminhada até uma final devastadora.

Começando por um treinador Brasileiro que assim que chegou a Portugal comprou imediatamente uma guerra com o clube português que mais jogadores titulares cede à selecção, chegando ao ponto de não ir uma única vez assistir os seus jogos enquanto este conquistava títulos europeus para Portugal.

Posteriormente, andou durante 2 anos e um jogo (o 1º com a Grécia), a treinar a equipa errada sem que esta apresentasse grande definição de jogo e muito menos, resultados. Em desespero de causa, mudou tudo, e a equipa passa a ser aquilo que os portugueses então pediam, pelo menos em pontos fulcrais e demasiado evidentes como eram os casos de Deco e Ricardo Carvalho.

Com mérito, e bastante sorte à mistura, a equipa lá foi tendo a qualidade necessária para ir ultrapassando boas equipas, mas erros demasiado evidentes perduravam e estavam camuflados por toda a euforia que tornava a análise racional absolutamente irrelevante. Erros esses que passavam acima de tudo por não perceber que estava constantemente a jogar com um avançado que se aproximava do conceito de nulidade prática, dando a ideia de que a equipa estaria a jogar com menos 1 durante todo esse tempo, se não estou em erro, ele terminou substituído em todos os jogos, e em alguns deles sem ter feito sequer um remate à baliza, pergunto-me se não seria preferível jogar com avançados que fizessem diferença como Nuno Gomes ou Helder Postiga, principalmente este último do Tottenham que na minha opinião é o melhor avançado português e que só teve oportunidade de entrar num único jogo, e a 10 minutos do fim, onde salvou Portugal da derrota certa com a Inglaterra e ainda marcou o penalty “mortal” (o 5º) com uma classe e frieza inacreditável.

Ora bem, todos os campeões precisam de uma boa referência na área, com o “dogma” chamado Pauleta, tal nunca aconteceu. Outro ponto fundamental num campeão seria o do guarda redes, tal ponto também falhou redondamente (sim, tirar a luvas e defender um penalty não faz de ninguém só por si, um bom GR ),instável, péssimo a segurar bolas, terrivelmente dramático no jogo aéreo onde comprometeu imenso, mas felizmente (ou não) só existiram consequências letais nesta nefasta final, num lance típico que já nos podia ter “arrumado” no último minuto do jogo com a Inglaterra, mas que o fez agora (onde Costinha (que teve desconcentrado em alguns jogos do europeu e uns furos abaixo do que costuma exibir no Porto,) divide culpas com Ricardo). Agora que terminou o Euro, vale a pena perguntar porque é que o actual Guarda Redes campeão europeu de clubes, e necessariamente o melhor desde há 15 anos até ao dia actual, não estava no posto que consagra “supostamente” o melhor GR português.

Juntando isto a algumas más leituras de jogo, que felizmente não foram decisivas, como o exemplo do jogo da Holanda, em que estamos a ganhar 2-1, e de repente Scolari enche a equipa de trincos e defesas centrais, arriscando-se a sofrer um golo e ir para prolongamento de 30 minutos só com defesas em campo, ou uma mais decisiva que foi o facto de não ter mexido na equipa antes de sofrer o golo grego, ou de depois disso demorar a colocar outro avançado, e para cúmulo dos cúmulos, tirar outro (apesar de ineficiente) numa altura em que pouco mais interessava do que marcar e atacar intensamente.

Enfim, eu acredito que é nos pormenores que as pessoas se definem, e estamos afinal de contas a falar do homem que achava que o Ricardo Carvalho não tinha inicialmente lugar nesta equipa, definível ou não, gritante ou não, fica ao critério de cada um.

Muitos dirão que se tivéssemos ganho eu não estaria a dizer nada nisso, o que será absolutamente falso, tudo isto foi sendo muito evidente durante todo o percurso que por uma razão ou por outra , mas acima de tudo pela qualidade superior de grandes jogadores que representam Portugal, foi sendo disfarçado com vitórias que nos dominavam. O que também é natural, é que a melancolia de uma derrota nos faça ser lúcidos o suficiente para ponderar sobre tudo o que se passou, e é precisamente isso que se passa no momento, o que não invalida que Scolari tenha sido importante, nomeadamente no seu discurso de união, extremamente persuasivo para a uma nação como a nossa.

Perdemos, vamos aprender com tudo o que se passou, mesmo que cada um interprete à sua maneira, tentar já será suficientemente bom. Foi uma grande experiência nacional, disso não haverá dúvida absolutamente alguma, não entrando por vertentes financeiras, este Europeu foi um sucesso absoluto por tudo o que criou ao nível do orgulho popular e de exposição mediática.

Para terminar este longo post (cuja ideia inicial era apenas para desejar parabéns a ambas as equipas, mas que se desenvolveu para algo mais), gostava naturalmente de desejar os parabéns à equipa Grega, que apesar do futebol menos atractivo, sabem o que fazem, são eficazes em todas as vertentes, são também leais no seu jogo, e curiosamente não são faltosos nem maliciosos, ao contrário de equipas vencedoras do mesmo género, mas bastante violentas, como a do Boavista (para usar uma referencia nacional), mas também queria salientar o esforço, dedicação e ligação emotiva de muitos dos jogadores nacionais à causa ,dos quais só nos temos de orgulhar, o 2º lugar apesar de saber a derrota neste momento, é todo para eles. PARABÉNS.
"

Parabéns, Filipe, pela tua análise!!!

Robson, no Jornal "O Jogo"

"Ricardo podia ter feito mais.
É uma pena mas tenho que dizer, no rigor da análise, que me parece que o Ricardo foi pouco convincente na sua intervenção no golo. Saiu ao cruzamento batido do canto sem confiança, não tinha que sair de resto, e acabou por permitir o golo. Não é uma crítica, entendam, é uma análise, porque continuo a dizer que Portugal foi melhor do que a Grécia."

E na BBC:
"Okay, so the goal Angelos Charisteas scored was sloppy and there was no glory in it for Portugal goalkeeper Ricardo, who made a complete mess of Angelos Basinas' corner."

VEREDICTO: CULPADO!

Agora que terminou o Euro, é tempo de dissecar exactamente o que falhou para Portugal não ter conquistado a tão ambicionada taça, esqueçam essa história que não há culpados, ou que culpados são todos, blá blá blá.
É perfeitamente evidente que o principal responsável da derrota é a Grécia pela excelente partida que realizou fundamentalmente a nível táctico, o outro responsável é efectivamente o scolari, que no meu entender cometeu erros de palmatória.
Todo o seu percurso em Portugal é de facto estranho senão vejamos:
Começou por hostilizar o FC PORTO, resolveu não assistir aos jogos e treinos do FCP apresentado por vezes ridículas desculpas como aquela de que o Porto era muito longe... no entanto quando o FCP jogava importantes partidas europeias o sr. scolari ia de férias para o Brasil... E claro que como Portista me sentia ofendido com este comportamento, mas também como desportista não consigo compreender que um seleccionador não tenha interesse em ver os jogos da melhor equipa portuguesa inclusive da Europa e com a agravante de jogar com uma grande maioria de jogadores Lusos.
Depois começam as grandes humilhações de Portugal nos jogos particulares, para o sr. scolari está tudo bem e a selecção recomenda-se...
Mas como era ainda a brincar esperei ansiosamente pela convocatória para o Euro, para meu espanto o sr. scolari resolve fazer vingar as suas “birras” ignorando por completo os superiores interesses da selecção nacional e deixa de fora homens como Vítor Baia, Fernando Meira, e resolve convocar o Moreira, e Beto... Eu pergunto se alguém nas suas perfeitas capacidades mentais é capaz de entender isto?! Qual foi o critério para seleccionar?
Não deveria ser os jogadores em melhor forma e mais dotados a serem convocados?
Já nem discuto a ausência de um Pedro Mendes para dar lugar a um petit, ou ainda a chamada de um postiga quando não fez um jogo no campeonato inglês, ou se esse era o critério também podia ter chamado o hugo viana e o Quaresma(é nosso!).
Entenda-se pois a total ausência de critério válido como um dos estrondosos erros do sr. scolari e que viria a confirmar-se na prática. Mas já lá vamos.
Começa o Euro contra a Grécia e mais uma vez o onze chamado a titular não lembra ao diabo e Portugal falha estrondosamente...
Vendo-se em maus lençóis o seleccionador opera modificações na equipa, e tal como toda a gente imaginava esta ganha outra consistência e consegue inclusive algumas boas exibições, não escondendo no entanto pequenos “cancros” como foi o caso do Ricardo que só não sofreu mais por inoperância dos atacantes dos adversários do que por mérito próprio. Foram muitas as vezes que nos cruzamentos o Ricardo andava perdido...
Pauleta era inequivocamente um jogador a menos mas nem isso o homem conseguiu ver...
Além disto o seleccionador, quando estávamos a ganhar insistia em colocar Portugal nas “cordas” fazendo entrar só jogadores de cariz defensivo para defender o resultado, por sorte Portugal não foi arrumado mais cedo...
Para terminar temos a cereja no bolo, Ricardo dá um valente frango, o Pauleta “arrastou-se” como pode, e o seleccionador provou ser um perfeito incapaz de ler o jogo e de mudar o rumo dos acontecimentos. Aquela ultima substituição de avançado por avançado foi brilhante, já que insistiu no Pauleta a titular não era a perder o jogo e já com pouco tempo para o final que o devia tirar... POR AMOR DE DEUS!
Peço desculpa, mas realmente para a cultura de um DRAGÃO o segundo lugar é o primeiro dos últimos...
Só agradeço ao sr. scolari o facto de me ter sido indiferente a derrota porque de facto já não contava com muito e ao contrário de outros eu fui dos tais que nunca estive de corpo e alma com esta selecção...
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2004

Ricardo Carvalho e Maniche na melhor equipa do Euro 2004

Os Dragões Ricardo Carvalho e Maniche foram seleccionados para a melhor equipa do Euro 2004. Esta nomeação premeia o elevado nível exibicional demonstrado por estes dois jogadores durante todo o torneio.

O Euro 2004 ficou decisivamente marcado pela excelência com que Ricardo Carvalho defende e Maniche será certamente recordado pelo ritmo que impõe ao jogo e pelo maravilhoso golo que marcou à Holanda, o seu segundo na competição.

Lista de jogadores:

Guarda-redes: Petr Cech (Che), Antonios Nikopolidis (Gre)

Defesas: Sol Campbell (Ing), Ashley Cole (Ing), Traianos Dellas (Gre), Olof Mellberg (Sue), Ricardo Carvalho (Por), Georgios Seitaridis (Gre, FCP), Gianluca Zambrotta (Ita)

Médios: Michael Ballack (Ale), Luis Figo (Por), Frank Lampard (Ing), Maniche (Por), Pavel Nedved (Che), Theodoros Zagorakis (Gre), Zinédine Zidane (Fre)

Avançados: Milan Baros (Che), Angelos Charisteas (Gre), Henrik Larsson (Sue), Cristiano Ronaldo (Por), Wayne Rooney (Ing), Jon Dahl Tomasson (Din), Ruud van Nistelrooy (Hol)

O SACO CONFIRMOU TUDO O QUE SE PREVIA!!!

Falamos aqui variadíssimas vezes das falhas do saco nos cruzamento para a área!!! Todos o defenderam até agora!!!
Hoje, nesta foto do golo Grego todos o procuram!!! Mas ele nem está na baliza, nem a agarrar ou socar a bola. Está a caçar pássaros como sempre!!!

domingo, 4 de julho de 2004

Hoje, Zé Mourinho!!!

No jornal "O Jogo"

"A final

Estamos a um passo de escrever uma história linda e digna de espanto para o mundo: Portugal ser em simultâneo campeão europeu de clubes e de selecções! A Grécia já deu uma ajuda quando nos ganhou e pôs em causa dois anos de selecção, Karagounis deu outra ajudinha ao apanhar o amarelo que o afasta do jogo. Só falta ganhar um jogo! E aos nossos amigos gregos!

Sem responsabilidades mas com crença, sem jogadores cobiçados pelos poderosos da Europa, sem um crucial Karagounis mas com Zagorakis e Basinas, sem o velho Tsartas a descansar no banco mas com o campeão alemão Charisteas, sem o favoritismo do jogo mas com o reforço moral de em cinco meses terem jogado com Portugal duas vezes em território inimigo e nunca terem perdido.

Obviamente Portugal aparece como enorme favorito, e se não quisermos fazer essa avaliação pela qualidade futebolística pura, avançamos para o facto de sempre que uma selecção jogou uma final de um Euro em casa ganhou, ou se formos às famosas casas de apostas londrinas, quem apostar na Grécia e ganhar ficará milionário enquanto que uma aposta em Portugal valerá uns míseros pounds.

Não há volta a dar, somos favoritos, superfavoritos e temos que ganhar, e os jogadores têm que aceitar essa pressão e transformá-la em motivação e sentido de responsabilidade.

No Porto fizemos uma Liga dos Campeões fantástica mas quando chegámos à final e estávamos sem o Real Madrid, o Milão ou o Manchester, como a Selecção está sem a Itália, a França ou a Inglaterra, e nos apareceu o Mónaco como à equipa nacional vai aparecer a Grécia, só fazia sentido ganhar, e se não o fizéssemos tudo o que tínhamos feito perdia significado. Os jogadores são quase os mesmos e gostam de viver com a pressão de ser os melhores, a eles juntam-se fantásticas personalidades competitivas como Figo, Ronaldo, Miguel e outros, por isso repito, não há volta a dar: é ganhar e nada mais.

Se posso ajudar, eu disse antes de entrarmos em campo em Gelsenkirchen: "Nunca mais esqueceremos este dia, seja pela negativa ou pela positiva. Vamos ser velhos e as imagens e os sentimentos deste dia nunca mais nos sairão da cabeça. É melhor ser velho e chorar de alegria com a recordação deste dia do que ser velho e chorar de tristeza com a porra da derrota. Vão lá para dentro e tragam a taça." Eles trouxeram mesmo! "


E este comentário que concordo em absoluto de Zé Mourinho e que faz todo o sentido:
Por favor

"Se Portugal for campeão!... por favor... bandeiras portuguesas! Estamos a falar de um país, de um país que conquista de forma esmagadora a Europa do futebol, de um pais que vê a sua auto-estima saltar, de um país onde jovens das mais diferentes áreas sociais e profissionais podem sentir o que eu senti há uns anos, e o que muitos jogadores desta geração sentem quando decidem partir deliberadamente em busca do sucesso: os portugueses são bons, iguais ou melhores que os melhores e podem, podem tudo, mesmo tudo.

Somos um país orgulhoso, com uma selecção de portugueses, com um brilhante jogador nascido no Brasil que aceitou naturalizar-se português e lutar por Portugal, com um seleccionador e seus colaboradores brasileiros, obviamente orgulhosamente brasileiros, que aceitaram defender Portugal como óptimos profissionais. Mas... se Portugal for campeão, por favor... não misturem as bandeiras!

Ainda não vi Otto Rehhagel a desfilar com a bandeira alemã!
"

sexta-feira, 2 de julho de 2004

Eles tentam tudo!!!

Os jornalistas deste País, fazem de tudo para tentar meter a besta nos píncaros. Reparem na pergunta que fizeram ao Maniche:
"Depois do golo correu para Scolari em forma de agradecimento?"
Mas Maniche, respondeu:
«Foi um sentimento que tive naquela hora depois do golo que marquei. Não corri para os braços de Scolari, não tenho que agradecer a ninguém. Abracei toda a gente que se encontrava junto ao nosso banco».
Grande Maniche!!!
Tu não precisas dele para nada. Se não tivesses sido convocado, quem perdia era Portugal e não tu.
Por isso, quem te deve agradecer é ele!!!
E porque não fazem essa questão à besta?

quinta-feira, 1 de julho de 2004

PENSARAM QUE O SISTEMA ESTAVA DE FÉRIAS? ENGANARAM-SE!

Pois é. Quando todo Portugal anda esquecido das coisas da Superliga, pensando que o sistema está a banhos, eis que Ele dá sinais de vida.
A lagartagem anuncia a contratação do Paulo Assunção, por intermédio dos Avantes, sempre fieís arautos de tudo o que gira à volta da mouraria. O povo pensa: "Ena, desta vez acertaram uma!" E não é que no dia seguinte à noite (ou seja, hoje), vinha eu para casa e ouço na TSF que o referido craque assina por quatro anos com o Porto! Chego a casa e confirmo a notícia no nosso site oficial. Ou seja, roubadinho nas barbas da lagartagem, o que, bem vistas as coisas, nem é de espantar, pois que nós temos um Presidente super lúcido e eles têm um senhor doente. Eles alimentam o assunto 15 dias e nós num e sem alarido arrebanhamos mais um craque. Tal como vamos fazer com o Raul Meireles, apesar deles terem direito de opção. Assim, vemos que o sistema é como Deus: omnipresente, omnisciente e, sobretudo, nunca dorme. Apsoto que o senhor das barbas e cachecol deve estra a espumar neste momento, revirando olhos e língua, vociferando pelos corredores do misto de asilo e sanita a que chamam Alvalade XXI: "É o sistema, é o sistema!"
Ò senhor Presidente Pinto da Costa, não seja mauzinho. Deixe lá o senhor sossegado, que a parte esquerda do seu hemisfério cerebral já não funciona direito. É feio gozar com pessoas doentes.

40.000!!!

Atingimos o bonito número de 40.000 visitas!!!
E para comemorar esta marca, o Dragão mudou a sua página de comentários, dando-lhe uma imagem familiarizada com o blog!!!
A todos os que nos visitam, um grande abraço e um agradecimento pelo facto de nos terem ajudado a atingir este número.
Não me podia esquecer daqueles que nos enviam contributos por email e que posteriormente publicamos, pois também a eles se deve o sucesso do "O Dragão"!!! Também a eles o nosso muito obrigado e o convite para que o continuem a fazer.
Nós continuaremos no mesmo rumo. Com vontade de fazer mais e melhor na defesa e proclamação do nosso grande MÁGICO PORTO!!!
Obrigado a todos!!!
O DRAGÃO