domingo, 30 de novembro de 2003

O NOVO MAGO

A dupla Mourinho/Pinto da Costa voltou a acertar em cheio. Não é que fosse difícil ver que Pedro Mendes era um grande jogador já no Vitória, mas sabemos que existem por vezes problemas de adaptação quando se dá um salto destes. César Peixoto é um excelente exemplo do que estou a dizer.
Pedro Mendes hoje arrasou com o Gil Vicente. Não é o genial Deco. Não faz as fintas mirabolantes que este faz, nem passes de letra. Mas faz outras coisas. É, por exemplo, o melhor passador de bolas que temos. É absolutamente impressionante a facilidade com que faz passes magistrais de primeira, a mais de 30 metros. Tem uma visão de jogo só ao alcance dos eleitos e é tacticamente perfeito. Descobre jogadores soltos onde mais ninguém os vê. E foi assim que se destruiu hoje a muralha defensiva do Gil Vicente. Quando foi preciso fintar, fintou, e nunca perdeu uma bola. Antes, recuperou uma série delas que deram origem a jogadas perigosas. O resultado final foi o que se viu. A pergunta fica no ar. Alguém se lembrou do Deco hoje? Por isso, continuem a castigar os nossos melhores jogadores. A resposta está dada. Se castigarem o Benni ou o Derlei, lançamos o Hugo Almeida. Se castigam o Deco, temos o Pedro Mendes. Se for o Baía, temos o Bruno Vale. E por aí fora. No fim quem ganha somos nós. Os nossos inimigos ganham mais uma azia. As farmácias agradecem que lhes esgotem os stocks de Kompensan.

ADEUS ANTAS

Hoje estive nas Antas. Horas de despedida, com nostalgia já, mas olhando em frente. O portista quer sempre mais e melhor. Não se agarra às memórias, estagnando e vivendo apenas do que já se conquistou, como certos clubes de regime, cujas glórias apenas se vislumbram a preto e branco no canal História. Temos o Dragão aqui ao lado e mais uns meses para olharmos do exterior para a nossa 2ª casa, onde derramámos muitas lágrimas, quer de alegria quer de tristeza.
Embora, pela amostra já tida aquando da inauguração do Dragão, não vá sentir problemas em mudar de Estádio, nunca me hei de esquecer que passei a minha vida inteira naquele Estádio. Onde vi as míticas meias-finais com Dínamo de Kiev e Lázio, entre muitos outros jogos de grande importãncia e felicidade. Por isso fiz questão em ir hoje ao jogo de despedida, apesar da chuva e do frio. E a equipa mais uma vez soube dar importância ao evento, brindando-nos com aquela que foi para mim a melhor exibição da época para o campeonato. O resultado é enganador face a tanto caudal ofensivo. Que melhor maneira para dizermos ADEUS ANTAS! OBRIGADO POR TUDO!

sábado, 29 de novembro de 2003

O RESCALDO ATRASADO

Mais um jogo, mais uma vitória, mais uns milhõezitos, mais uma "fase seguinte". Tudo na mesma na despedida das Antas para estas lides. Esperemos que no Dragão a saga continue. Os anedotários continuam na mesma, por isso nada mais há a acrescentar a este respeito.

Quanto à mourama, os vermelhos rejubilam por alcançarem um feito quase sem precedentes desde há muitos e muitos anos. Passaram duas eliminatórias, graças ao facto de serem cabeças de série. Isto, claro, porque nós ganhámos a Taça Uefa. Agora, só desejo que o Gençlebirligi lhes calhe em sorte. Se fossem eliminados, juro que me fazia sócio deles e mandava vir uma camisola pela internet! Pobres gatinhos que se julgam leões. Confesso que me deu muito gozo hoje ver os meus amigos lagartos darem-me razão quando, no início da época lhes disse que, com este treinador eram uma carta fora do baralho. Custou a convencerem-se! Um pobre coitado que tivemos que aturar dois anos e que lhes deu um título quando era nosso treinador! Que tristeza (para mim uma grande alegria) defender um resultado de 1-1 em casa, com uns tristes... a uma equipa do género espetámos nós 6-0 no ano transacto.

Entretanto, Durão Barroso esteve presente na despedida das Antas, o que prova que ele não foi à inauguração do Dragão graças à maldade que fizemos ao Mota Amaral. Se o ridículo matasse... Eis o que o Primeiro-Ministro disse:

«Tenho o dever de estar com o F.C. Porto», prosseguiu o governante. «É o reconhecimento por quem trabalha pelo engrandecimento do nome de Portugal. O F.C. Porto tem sido um forte defensor do nosso país», acrescentou Durão Barroso, antes de terminar com uma lembrança que mostra bem a força do F.C. Porto. «Lembro-me de um dia ter atravessado a fronteira da Tanzânia para o Quénia e me ter cruzado com a tribo Masai que, depois de perceberem que era português, me perguntaram pelo F.C. Porto. Isto foi depois da vitória na Taça dos Campeões Europeus, o que prova que o clube e Portugal chegam muito longe através do futebol».


Engraçado... não quereria ele dizer Benfica (aaarrrghhh, disse a palavra proibida.....) em vez de F.C.Porto? Afinal, nós somos um clube regional...

quinta-feira, 27 de novembro de 2003

O PORTO É UMA NAÇÃO

O Mágico Porto conseguiu ontem mais uma grande vitória europeia, qualificando-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
E conseguiu-o porque é uma equipa com dimensão europeia, que tem jogadores, treinadores, direcção, adeptos, etc., de dimensão europeia. Só não tem é um País desportivo e uma imprensa desportiva de dimensão europeia e o reconhecimento do sistema instalado no futebol português.
O Mágico Porto consegue aquilo que todos perseguem e anseiam, mas os média, quais lampiões ressabiados, apresentam primeiras páginas com o Simulão Mimado a dizer que vai oferecer um golo à  esposa porque esta faz anos ou uma página inteira com o dizer "Águias de gelo" e uam imagem dos jogadores dos lampiões e com apenas uma pequena referência ao resultado do Mágico Porto no canto inferior.
E é esta corja de mourama infiél que quer o nosso respeito?
Será que esta vitória do Mágico Porto não merecia parangonas? Não deveria ser alvo de manchete?
Pois é, meus amigos, depois não me venham com a conversa do "somos todos portugueses", "quem joga é portugal", etc. Por estas e por outras, cada vez mais quando me dizem que nos jogos do Mágico Porto nas competições da UEFA o que está em causa é Portugal, levam logo com a resposta adequada. Que o Mágico Porto apenas se representa a si próprio e que quero que os infiéis lampiões levem sempre poucas e boas nos jogos internacionais. Haviam de ser humilhados com goleadas das antigas para meu gaúdio.
Este futebol português mesquinho e subdimensionado para a categoria do Mágico Porto que tenta por todos os meios evitar os seus ÊXitos da forma mais nojenta, ora inventando casos e processos, ora tomando decisões com dualidade de critérios perfeitamente gritante com claro prejuízo do nosso clube.
Esse futebol português que tem um seleccionador que afronta o Mágico Porto, o seu presidente e os seus adeptos e que, ainda por cima, é elogiado por isso.
O Porto é uma Nação e é esta Nação que representamos.
Mas o que mais dói a esses cães raivosos é o facto de nós não cairmos, nem sequer abanarmos...
O Mágico Porto prossegue a sua campanha. 1.º lugar na Superliga, oitavos de final da Liga dos Campeões e 2.º eliminatória da Taça de Portugal...

P.S. - Aparece agora o Nuno Gomes (cujo Gomes é usado por abuso com tentativa de se igualar ao nosso Fernando Gomes) a pedir aos seus colegas para jogarem à Benfica...
Pois espero que sim. Ouçam o vosso colega, infiéis lampiões. Joguem à lampião que assim tenho a certeza que mais uma uma vez ireis pelo cano, conforme já nos habituaram e conforme nós gostamos de ver.
Bem haja pelo seu pedido, Nuno Betinho Gomes...

quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Ainda o caso DECO!!!

Julgo, mas deixo isso ao vosso critério, que é necessário qualquer coisa mais que faça parar esta imbecilidade continuada. Esta corja não desarma. É esta a justiça da Liga de Futebol? Como dizia o Mourinho: Promulguem já um decreto a determinar o Campeão Nacional. Que diabo, este é ano do centenário!
Qual será a próxima ferroada? Ou melhor, marrada, porque os bovinos só gostam do vermelho! Não se terão enganado nas contas? O jogo com os lampiões fundidos é só na 2ª volta! O que mais choca é a desfaçatez e a arbitrariedade das decisões. Que punição leva o idiota do Paraty, por não assinalar a falta que dá origem ao problema? Que sanção levou o 1º prevaricador? Ainda agora, no desafio da Taça, o Sr Pedro Proença,aquando da marcação de um livre perigoso contra o Porto, deixou os jogadores do Boavista mudarem o lugar da falta as vezes que quiseram, mesmo na frente dele e a dois metros do juiz de linha, mas quando o Deco protestou, levou logo um cartão amarelo! Chama-se a isso justiça portuguesa e defender o futebol de qualidade! Mas que é que isso interessa? Somos os maiores. Até demos 8-0 ao Kuwait!!! Os casos do Miguel, do Beto, do Paulo Turra no ano passado, ficaram todos no olvido. E este ano o Maniche só se safou, porque o Porto ripostou com o Petit, senão era certo e sabido... Palavras para quê? É esta a justiça que nós temos. Poderemos acreditar na isenção e idoneidade de quem julga? Bem haja, Dragão. Não lhe doam as mãos, porque não nos podemos calar contra estas aleivosias. É por estas e por outras que a imbecilóide da Leonor Pinhão destila impunemente o veneno que quer e lhe apetece. Mercenária a soldo dos vermelhuscos interesses instalados que não olham a meios para atingir os fins. Decretem o vencedor e deixem-se de hipocrisias! Ao menos eram coerentes. Mas o mais engraçado disto tudo é que o mafioso, o desleal, o trapaceiro que comprava e compra os árbitros todos, aqui e na Europa, que manipulava os Conselhos de Disciplina, que mandava em tudo ( o homem deve ser arqui-milionário, ainda mais rico que o Patinhas!) foi sempre o Pinto da Costa. Ao longo dos últimos dez anos o Benfica se não tivesse sido levado ao colo as mais das vezes, tinha obtido classificações abaixo do 10º lugar! Qual será a próxima jogada do poder futebolístico instituído? Um abraço. FSalgado

terça-feira, 25 de novembro de 2003

SE ISTO FOSSE A ROMA ANTIGA...

... cortavam a cabeça ao Mágico, metiam-na numa bandeja de prata e iam exibi-la orgulhosamente à turba sendenta de sangue, que certamente encheria a pomposa catedral da Luz. 60.000 pessoas (1% dos romanos) vibrariam com um feito tão notável como esse de fulminar o Mágico, levando-o ao cadafalso. Talvez pudessem também nessa altura atirar o Ninja aos leões.

Como isto não é Roma Antiga e a ditadura já acabou, apenas podem atribuir-lhe 3 jogos de castigo, com o acórdão mais adjectivado que se viu até hoje. Neles, os isentos Juízes Conselheiros e Desembargadores (lembro mais uma vez que se tratam de Juízes das Relações e do Supremo Tribunal de Justiça) vociferam e vomitam toda a sua raiva contra o Artista e, simultaneamente prazer, por estarem com esse enorme poder de o afastar dos relvados durante três jogos. Isto apesar do relatório do relator propor dois jogos apenas. Como cereja no topo do bolo, orgulhosamente deixam escapar para a comunicação social o resultado de mais um brilhante dia de trabalho seu (e lembre-se, não pago porque a Lei não deixa...). enquanto certamente se foram alambazar para o Lima 5, rindo a bandeiras despregadas e não tendo mãos a medir para atender os telefonemas congratulantes dos confrades da 2ª circular. A estes seres eu apenas digo que gostava de ver as suas trombas no fim do campeonato (ou mais lá para o Natal) quando virem que os seus clubes ficaram a 30 pontos de distância. Nessa altura pensarão porque não lhes ocorreu aplicarem um castigo colectivo que impediise todo o plantel A e B de jogar neste campeonato durante 3 meses. Acresido da interdição ao Estádio do Dragão e, à cautela também das Antas. Lamentarão ainda não terem poderes para clonarem o Inocêncio Calabote, porque está visto que não é um reles Paraty que consegue impedir os bárbaros vindos do Norte de conquistarem a civilização Romana.
Amanhã o clubezeco do traidor sérvio Ljubinko levará que contar. O Mágico vai dar-lhes razões (aos senhores da CD) para o odiarem ainda mais. Vão ficar tão cegos de ódio que vão continuar a não ver o arremesso de camisolas dos jogadores que vestem de vermelho.
Por isso, caros bárbaros de Azul, amanhã todos às Antas!

segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Deco punido com três jogos...

Deco foi punido pela Comissão Disciplinar da Liga com três jogos de suspensão, no âmbito do processo disciplinar que lhe foi instaurado relativamente ao caso da chuteira no jogo com o Boavista!!!
Não se conhece nada do processo, mas já se sabe que o nosso mágico vai apanhar três jogos de castigo.
Nada a que não estivessemos habituados, senão vejamos a coerência dos castigos do CD:
(Agressões) Benni vs Sá Pinto (2 jogos - 1 jogo);
(festejos obcenos)Costinha vs Beto (1-0);
Deco vs R.Rocha (3 -0).
E é assim. Bem diziam os dirigentes infiéis que o que importava era o poder na Liga.
Mas continuem com os castigos. Aqui está mais uma motivação exterior de que falava Mourinho. O Mágico Porto continua a sua campanha vitoriosa por esse País fora. E se joga o Deco ou não joga, isso é pormenor. Nós sabemos viver sem ele, embora gostemos da sua colaboração. É Mágico, é fantástico e este fim-de-semana deu mais um recital de bola.
Aguardo por saber a fundamentação do Acordão para mais comentários. Para já fica apenas a coerência do CD em relação ao número de jogos. Falta-me saber se o Acordão dirá algo do género "Deco ou tentou agredir o árbitro ou tentou acertar-lhe nas partes baixas ou atirou-a com o intuito de pôr a integridade física do árbitro em causa". É que eu ainda não me esqueci do acordão que dá factos provados (por um Juiz) com recurso ao "ou" e que é coisa inédita na justiça portuguesa!!!
Só mais uma achega. Não acham que, dentro do espirito de coerência que têm mantido, deviam aguardar até aos jogos do Mágico Porto na Lampiolândia para decretar os jogos de castigo??? É que nós já estávamos habituados a esse procedimento. Andam distraidos ou acham que já estão a dar muito nas vistas?
Se calhar ainda abrem novo processo ao Deco por tentativa de corrupção, uma vez que o rapaz ofereceu uma chuteira ao árbitro...

sábado, 22 de novembro de 2003

ANEDOTA

Um mouro foi fazer um exame de próstata.
Quando o médico meteu o dedo de uma só vez, ele disse:
- Não aguento Doutor, vou gritar!
O médico alertou:
- Eu acho melhor não, porque a recepção está lotada de pacientes
e vai ser chato. E o médico continuou o exame.
- Não aguento mais, vou gritar - disse o mouro.
E o médico impaciente:
- Grite então!!!
O mouro:
- É TÃO BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Há gente muito diminuída intelectualmente a quem se dá voz...

O Leonor Pinhão, na sua pseudo-crónica do jornal o Avante, deu ontem mais uma prova de até onde pode chegar a estupidez de um homem, ops, de uma mulher-rapaz (desculpem, mas com aquela aparência e aquela voz????). E deu também mais uma prova do tipo de infiéis lampiões que existe por esse Paí­s fora e que se dá voz.
As sucessivas crónicas que tem feito, revelam o que é a total incapacidade de se defender uma causa, discutir idéias e assentar uma crónica num raciocínio intelectual, embora envolvido em paixão. São de tal pobreza de espírito e de tamnha menoridade mental que leva ao desespero. E comparar as crónicas do Miguel Sousa Tavares com as do Senhor Pinhão, é ofender o Miguel e exactamente a mesma coisa que comparar o ouro com a merda (desculpem, mas não encontro outra palavra tão adequada).
É que as crÓnicas do Miguel Sousa Tavares exprimem sempre ideias, paixões e emoções de uma pessoa que é apaixonada pelo seu clube e que demonstra e critica aquilo que está mal nos outros clubes (e, por vezes, mesmo no seu), mas de uma forma superior e inteligente e de quem tem a noção do que escreve e do que é escrever. Não se trata da crítica pela crítica, mas sustentada.
Quanto às do senhor Pinhão, quando as leio (não é sempre, porque não há pachorra) parece uma redacção de um miúdo da 2.ª classe, que perante o pedido da professora, lhe relata a conversa que teve com um amigo durante o intervalo.
E perguntará o querido leitor porque é eu por vezes leio as crónicas do senhor Pinhão?
A minha resposta é simples. Como sou um pouco curioso, gosto de ver e estudar de tudo um pouco. E por vezes leio o Leonor Pinhão para tentar entender como é possível dar-se uma página a uma pessoa tão medíocre e tão despida de ideias num jornal que tem uma tiragem bastante significativa neste País. E chego à conclusão que afinal o culpado não é ele, mas sim um director de um jornal que, ainda por cima, lhe paga para ele escrever o que escreve.
A esse director eu arranjo-lhe um cronista mais barato para escrever o mesmo. Basta contratar um miúdo que anda na 2.ª classe com um vizinho meu e que já tem a infelicidade de ser infiel lampião, que ele escreve o mesmo ou bem melhor do que o Pinhão.
Desculpem este desabafo neste blog sobre uma pessoa deste (des)nível, mas entendo que também tenho de fundamentar as acusações que faço aos infiéis lampiões, porque senão dizem que eu falo sem provas. Se eu lhes chamo escória, tenho de apresentar provas, pois se não arranjam ninguém melhor é sinal que todos os outros estão ainda num nível inferior.
Se é provas que querem, ela aí está...

Uma dúvida...

O Francisco colocou-nos esta dúvida...

Caros amigos:
Venho incomodá-los, porque tenho um problema que se vai arrastando há muito tempo e para o qual não vejo modos de encontrar solução, pelo que recorro à vossa habitual sagacidade no sentido de pôr cobro a tal angústia existencial. A questão prende-se com o modo de identificar os nossos arqui-inimigos, sitos lá pela 2ª circular lisboeta e aos quais julgo que nenhuma nomenclatura se ajusta. Senão vejamos: ' benfiquistas' não, porque, apesar de serem milhões, (seis,.'stete',dez,mil...enfim, uma multidão ainda maior do que a dos eleitos de todas as nações de que fala o Apocalipse ), e de serem histericamente levados ao colo pelo media, o que é certo é que raramente 'ficam bem´. Benfiquistas, portanto, não pode ser. Malfiquistas?! Era mais acertado. Quanto a 'lampiões' também não é correcto. Alumiam o quê? Quando dão alguma luzinha, pouco mais bruxuleante que a de uma candeia com o pavio em extinção é só para mostrarem sombras e fantasmas do passado. Disso vivem e disso se alimentam. Ah, se fosse há quarenta anos! Parecem os velhotes quando passa uma rapariga nova e jeitosa: «se fosse no meu tempo!». Lampiões, francamente, parece-me excessivo. Ainda se fossem velinhas.'Encarnados' ? Encarnados, porquê? Os russos, os cubanos, os chineses, quando eram ou são comunistas, não eram ou são os 'vermelhos'? As equipas estrangeiras com equipamento dessa cor não sao apodadas de 'red'? Mas estes são todos 'devil'. Os de cá são todos anjinhos com asas e tudo. Encarnados, pelos vistos, também não pode ser. Estão agora a ver qual é o meu problema? É que eles são tantos, tantos, dá-se um pontapé numa pedra e sai logo uma chusma deles e a gente não sabe como lhes há-de chamar. Ou melhor, eu sei,mas não digo, porque tenho vergonha.
Disse que tinha um problema, mas afinal são dois. O segundo prende-se com uma situação que me choca imenso: é a corja de benfiquistas nortenhos que renegam as origens e se fincam no vermelho como se se tratasse da muleta de um toureiro. Enfim, são gostos! Mas pior ainda são os que, sendo naturais da nossa invicta cidade, tercem armas por adversários que se vangloriam do desprezo por tudo quanto é do Norte ou portuense. Quem vos diz isto viveu quase quarenta anos entre eles e sabe o que pensam dos de cá de cima. Há muita gente que conhece a Europa inteira, mas em Portugal, de Coimbra para cima, sóquando o rei faz anos. E como não temos rei...No entanto, alguns da capital quando cá vêm (noblesse oblige), tudo são falinhas mansas, tudo bajulações, porém mal viram as costas...
E alguns portuenses, muitos deles disfarçados de adeptos de outros clubes da cidade, ficam muito contentes, porque lhes fazem promessas e mais promessas...
Ah. Ainda outra coisa. Uma vez disse aqui que ma parecia que o Dias da Cunha me parecia o único inteligente do Sporting. Retiro o que disse. Nem esse. Afinal é como os outros e quando pode espeta a faca. Não vai longe.
Pronto. Tenho dito.
Francisco Salgado

Pois bem, meu caro Francisco. Quando lhes chamo lampiões, penso sempre num lampião com a lampada fundida, até porque já não há o dinheiro do antigo regime para a trocar.
Mouros também não será o termo mais correcto, até porque os mouros foram expulsos e só lá ficaram os camelos...
Águias também não, porque essa também já foi para o canil fazer companhia ao ex-presidente...
Infiéis parece-me bem... mas ao mesmo tempo também penso que nem os devemos identificar. É que também não costumo identificar, com nome, o excremento quando faço as minhas necessidades fisiológicas...

quinta-feira, 20 de novembro de 2003

Esta é que é a verdade...

No primeiro dia de aula a Professora, para conhecer melhor os alunos, resolveu perguntar a profissão do pai de cada um.
- Pedrinho qual a profissão de seu pai?
- Advogado, Professora.
- E a do seu pai, Marianinha?
- Engenheiro.
- E o seu, Aninha?
- É médico.
- E o seu pai, Joãozinho, o que faz ele?
- Ele ... Ele ... Ele é paneleiro...
- O quê?? - pergunta a professora, surpresa.
- S'tora ... Ele dança em discotecas, com uma tanguinha minúscula cheia de lantejoulas e brilhos, onde homens másculos lhe passam a mão e põem dinheiro no elástico da tanga e depois vão-lhe ao c* e não lhe pagam...
A professora rapidamente dispensou toda a classe, excepto o Joãozinho.
Vai até ao garoto e pergunta novamente:
- Ouve lá, ó Joãozinho, o teu pai é realmente mariconço?
- Não, Professora. Agora que a aula ficou vazia, é mais fácil dizer a verdade: é que o meu pai é jogador do Benfica, e eu tenho vergonha de contar aos outros...

quarta-feira, 19 de novembro de 2003

40 bocas vs Kaneko

Depois do destaque dado aquando da inauguração do galinheiro ao mais célebre e inteligente dos adeptos lampiões - o 40 Bocas, não me espanta que tenha passado despercebido isto:

"Shinichi Kaneko: Do Japão para o Estádio do Dragão
Mochila às costas, olhos rasgados, sorriso tímido. Shinichi Kaneko chegara há minutos do lado de lá do Mundo para cumprir um desejo que amadureceu durante muitos meses. Fez-se sócio do F.C. Porto no site oficial, reservou ingresso para a inauguração do Estádio do Dragão e marcou viagem. Este portista japonês não podia perder a abertura da nova casa azul e branca. Falámos com ele num encantamento que dificilmente será esbatido.

A timidez ocidental, a educação que entorpece as palavras e o inglês de ocasião não criaram uma enxurrada de emoções, mas permitiram perceber que esta é uma das ocasiões mais especiais da vida deste japonês de 30 anos que habita na cidade de Chiba. O olhar brilhante, todavia, disse muito mais que qualquer discurso elaborado. Shinichi Kaneko está feliz.

«Estive no Porto há dois anos e tive oportunidade de ver um jogo do F.C. Porto no Estádio das Antas», conta, tentando resumir o turbilhão de ideias. «Adorei a experiência e fiquei portista. Desde então passei a acompanhar tudo o que diz respeito à equipa».

Shinichi Kaneko admite que é um adepto especial, mas não se sente diferente de todos os outros. «Claro que não será normal vir do Japão para assistir a esta festa, mas não podia faltar ao primeiro dia do Estádio do Dragão. Se pensarmos que todos os portistas gostariam de cá estar, então até deixa de parecer assim tão estranho», defende, acrescentando de pronto que «o estádio ficou espectacular».

Jornada após jornada, sucesso após sucesso, Shinichi Kaneko vai acompanhado as façanhas da equipa de José Mourinho. A atenção permite-lhe arriscar um par de opiniões. Modestas e comedidas, mas perfeitamente enquadradas com a realidade. «Gosto muito do Ricardo Carvalho. Joga muito bem e é um defesa inteligente», destaca, numa alegria progressiva que só podia terminar no... mágico. «O Deco também é impressionante. Já é um jogador muito famoso no Japão. É um talento que pode chegar muito longe a nível internacional».

A festa, para já, ainda está à distância de algumas horas e preparativos. Shinichi tem tempo para conhecer um pouco melhor a cidade e confraternizar com os portistas. «Jamais vou esquecer estes dois dias. Estou eufórico! O F.C. Porto é enorme e merece o esforço de todos. Costumo acompanhar tudo na página oficial do clube, mas agora estou por dentro das comemorações. É fantástico!». Este japonês, constata-se, vai ter muito para contar no regresso ao Japão."

In O Jogo, 15/11/2003

Ora, ao ler isto e depois de saber da sondagem do site da UEFA aqui trazida pelo Grande Portista, fico confuso. Afinal nós não somos um clube regional? Não são os mouros os detentores exclusivos do prestígio internacional? Não percebo... um adepto japonês que vem de propósito para a inauguração do Estádio do Dragão? Os mouros não constam como candidatos ao título, passados por Beira Mar e Braga... Aqui há gato...

terça-feira, 18 de novembro de 2003

Lá se foi o mito dos seis milhões...

"RTP1 goleou nas audiências com o Estádio do Dragão"
Ao fim de tanto anos de desinformação dada pelos medíocres pasquins lampiões, aqui está a prova cabal de que o Mágico Porto vende e vende muito bem.
Aquilo que se vem dizendo e apregoando como se até fosse o 11.º mandamento de Deus, acaba por cair por terra. A RTP1 com a inauguração do Estádio do Dragão teve a mesma audiência que TVI na inauguração do galinheiro Lampião e bateu todos os outros canais durante todo o dia.
Aqui o Dragão, depois desta prova real (sem sondagens maquiavélicas), fica à espera da reacção dos média portugueses a estes resultados. Não nos esquecemos que o Mágico Porto foi votado ao abandono nos seus jogos caseiros da UEFA na época passada. E também não nos esquecemos que o único jogo transmitido foi o da Lázio e em diferido, talvez pela vergonha que tiveram ao ver um recital futebolístico do melhor que há no mundo.
Agora digam que eles são seis milhões e que vendem mais que todos os outros juntos. E que foi essa escória dos infiéis lampiões, que viu durante todo o dia o programa da inauguração e que atribuiu esse share à RTP.
É que para me acreditar nisso, teriam que dizer que Portugal tem o mesmo tamanho da Floresta Amazónica, dado que não caberiam seis milhões de pirâmides do egipto num Portugal tão pequeno... e mesquinho!!!

Palhacito, DRAGÃO, e corja mourisca...

Como já não escrevia à cerca de uma semana, vou ter de me alongar um pouco mais para dizer tudo o que me vai na alma.
Começo por falar primeiro desse indivíduo de má índole de nome scolari. Confesso que até me custa escrever sobre ele, mas tudo tem limites. Além de uma carreira sofrível no comando da selecção de todos “eles”(sim porque minha não é de certeza), este palhacito resolve agora tecer comentários utilizando o nome de Deus para abençoar mouros e excomungar os portistas. Meu caro palhacito, se Deus é brasileiro como dizem os teus conterrâneos, deve estar agora a tratar de mudar de nacionalidade envergonhado com tamanha estupidez...
É claro que o palhacito com este percurso de incompetência como seleccionador só tem uma maneira de salvaguardar os seus €€€€€: afrontar o nosso FCP.
Uma coisa que não deves esquecer meu caro palhacito: “Há mais marés que marinheiros...”
Mas basta de falar do percurso do palhacito porque eu quando faço as minhas necessidades fisiológicas também não me preocupo com o percurso das mesmas, e como tal por uma questão de coerência termino aqui.
Falemos de coisas bem mais agradáveis como é o caso do nosso novo ESTÁDIO DO DRAGÃO!
Fiquei absolutamente siderado com tamanha beleza, no meu modesto entender aquele estádio simboliza de facto o espirito de todos os DRAGÕES. Linhas e formas simples mas com classe e distinção, poucas cores onde só o azul é rei, enfim na simplicidade das formas e das cores a magia dos CAMPEÕES!
Estamos todos de parabéns, e façamos votos que o novo estádio do DRAGÃO nos dê as mesmas ou mais alegrias como as que vivemos no velhinho e saudoso estádio das antas onde muito frio, muita chuva, e muitas constipações apanhei mas sempre com um sentimento de missão, respeito e amor ao nosso FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
Para terminar e como não poderia deixar de ser aqui vai uma palavrinha para os nossos queridos lampiões.
Estava eu a navegar no site da UEFA quando um curioso inquérito me aparece no ecrã. Este inquérito(em inglês) constava do seguinte: Quais os seus favoritos para ganhar a superliga portuguesa? Até aqui tudo bem mas opções de resposta é que são mais curiosas, as quais passo a apresentar:
1- Futebol Clube do Porto
2- Sporting club de portugal
3- Sc braga
4- Boavista fc
5- Sc beira mar
6- ANOTHER TEAM (outro clube???)
Pois é minha cara corja mourisca, ou vocês mudaram de nome ou a UEFA já não acha pertinente colocar-vos neste inquérito!!! Porque será???
Fico ansiosamente a aguardar que num próximo inquérito da UEFA em que pergunte quais os clubes que baixarão de divisão o vosso nome possa aparecer em letras bem gordas...
Como informação adicional revelar-vos ainda os resultados do inquérito:
FCP- 69,66%
Lagartos- 16,85%
Braga- 1.12%
Boavista- 3,37%
Beira-mar- 1,12%
ANOTHER TEAM- 7,87%
Daqui se retira que por essa Europa fora já encontraram categoricamente o campeão nacional! Também não era difícil...
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

Os palhaços abriram o livro...

Os palhaços Rui Bosta e Peseteiro Figo fizeram mais umas brilhantes declarações em conferência de imprensa.
Está visto que, afinal, o mal se encontra nos adeptos e não no treinador ou nos jogadores. O mal da Selecção do proxeneta brasileiro está nos adeptos Portugueses.
Segundo o "grande" número 10 da Selecção do proxeneta (que não figura na lista dos nomeados para a Bola D´ouro, ao contrário daquele Deco) "Andamos aqui a fazer uma guerra contra a Selecção quando deveríamos ser todos portugueses porque o que está em causa é o Euro-2004" e continua dizendo que "Certas pessoas, talvez impacientes e frustradas com as carreiras dos clubes que apoiam, querem compensar essas desilusões com triunfos da Selecção Nacional".
Se por um lado responsabiliza os adeptos Portugueses, por outro iliba os adeptos do Mágico Porto de toda esta destabilização. Valha-nos essa. Sim, porque impacientes e frustrados com a carreira do nosso Mágico Porto, é coisa que não estamos. Deve-se estar a referir aos seus correligionários infiéis lampiões, que já não vêm um triunfo há uma década, esses sim frustrados, impacientes e perfeitamente descontrolados face ao poderio do Mágico Porto.
O peseteiro mor diz que “Portugal nunca ganhou nada, portanto não podem estar habituados às vitórias. Não se pode exigir e à mínima falha crucificar o grupo de trabalho.”
Lá está mais uma falha do peseteiro mimado pela imprensa. Nós, os Dragões, estamos muito bem habituados com as vitórias e ganhámos muitos troféus. A NOSSA NAÇÃO, O PORTO, SÓ ESTÁ HABITUADA A VITÓRIAS e relembro-lhe a vitória Europeia na Taça UEFA em Maio, ao contrário do seu clube galático, que até deveriam ter vergonha de não humilharem os outros clubes europeus. Com certeza, da mesma forma que o outro, este lagarto infiél e irresponsável (sim, quem assina por dois clubes numa época, ainda por cima mais que uma vez, só pode ser irresponsável) só se pode estar a referir aos seus correligionários.
Mas não satisfeitos com estas declarações, ainda fizeram mais. A saber:
"A polémica que envolveu proxeneta brasileiro antes do jogo com a Grécia —o tal «graças a Deus» por não ser do Porto... —também não passou despercebida a Rui Bosta: «O ambiente à volta do mister não favorece a Selecção. Não quero fazer de advogado de defesa do seleccionador. Ele pediu que não lhe voltassem a fazer determinada pergunta, mas o certo é que a questão surgiu. E quem a fez ou estava desatento ou foi mal-educado.»"
Afinal eu devo andar perdido no mundo dos céus (se calhar entrar no Estádio do Dragão pôs-me assim). Afinal o jornalista que fez a pergunta é que estava desatento ou foi mal-esducado. Não, não foi o proxeneta brasileiro que provocou as gentes do Norte. Não é ele que tem provocado a guerra. Não é ele que faz as míseras convocatórias e faz a equipa jogar mau futebol. Será que a polémica à volta do proxeneta não é criada por ele? Não é ele que a instiga? Não é ele que não convoca os melhores jogadores portugueses por birra?
Ó Rui Bosta, vai-te catar para o banco do Milan... Não fazes cá falta.
Ah, e não me esqueço desta tua declaração: "Acho que eu e o Deco tem sido muito bom... "
Pelos vistos já tens medo de também sentar o cú no moucho na selecção do proxeneta e por isso pedes para jogarem os dois...
Quanto a mais declarações do peseteiro, ele disse que entende "que frente à Grécia realizámos um trabalho positivo e estamos no bom caminho”. Jogaram 60 minutos contra dez jogadores, empataram 1-1 e o trabalho foi positivo? Estou esclarecido e já sei ao que vêm.
Quanto a mim, não se preocupem. Nem assobio, nem nada. Jogos da selecção, não estarei em nenhum. Ver pela televisão? Só em alternativa ao Big Show Sic (é que ao menos os palhaços no futebol são bem pagos, pelo que as palhaçadas devem ser melhores).
A Selecção do proxeneta brasileiro passar-me-á ao lado. Só não deixo é que tentem humilhar o Mágico Porto. Aí, meus caros, aí eu passo-me dos carretos. Estejam caladinhos e descansadinho no vosso sítio que nós Dragões não nos preocupamos.
E já agora um favor. Não convoquem os jogadores do Mágico Porto. É que eles actuando nessa mísera equipa, só perdem prestígio...

segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Quer corda? Aqui vai mais alguma...

Mais uma mensagem deste amigo.
Cuidado com o Sr. Scolari

Prezados amigos:

A culpa é vossa. Deram-me corda...agora aguentem!
Escrevo no sentido de alertar para as manobras sub-reptícias e fraudulentas deste senhor.
Quando hoje de manhã ( dia da véspera da inauguração do nosso novo estádio) me aproximei da livraria onde habitualmente compro os meus jornais diários ( 'Público' e 'Jogo', às terças a 'Bola', pelo artigo do Miguel Sousa Tavares, pedrada no charco da imbecilidade lisboeta) cheirou-me logo a esturro as parangonas que os dois citados jornais desportivos davam ao acintoso desabafo do seleccionador aos microfones da RR. A minha primeira reacção ( confesso que eivada de um certo primarismo) foi de indignação e revolta. Mas depois, pensando melhor e com os assisados argumentos do meu filho (também um apaixonado e indefectível dragão! - é curioso que muitas vezes os jovens são mais reflectidos que os velhotes) serenei e dei conta de que estas afirmações do Sr. Scolari não são mais do que passos de um estratagema muito bem delineado. Aliás, o nosso presidente que de parvo não tem nada, antes pelo contrário,e que antes do brasileiro nascer já sabia o que era uma bola de futebol, denunciou isso há já bastante tempo. O Scolari, que também não é burro e a quem agradam muito os euros que lhe embolsamos, cedo se deu conta de que com os intocáveis jogadores-mitos que temos e a pressão da imprensa lisboeta não iria a lado nenhum e que a melhor forma de sacudir a água do capote ( sem perder os eurozitos, claro) era "comprar" uma guerra contra o F.C.do Porto. Provocações, afrontas, desconsiderações, esquecer largo tempo epropositadamente o Ricardo Carvalho, convocar o Bruno Vale (3ºguarda-redes da equipa), não deixar o Deco e o Costinha jogarem na inauguração do estádio do Dragão, porque vai haver um jogo de suprema importância com o Koweït, etc. etc. tudo isto é premeditado. Como se deu conta de que a selecção, por muito arreganho que demonstre (e não é assim tanto, valha a verdade!) não joga nada, de que as exibições são paupérrimas, quando não confrangedoras, a melhor forma era arranjar um bode expiatório. Que melhor para apaziguar os ânimos da famigerada comunicação social lisboeta do que assacar as responsabilidades ao Porto. ao Pinto da Costa, ao Mourinho, aos jornalistas da Invicta?... Estes sim. A estes é que se devem pedir contas pelo mau trabalho realizado. Se no dia da inauguração do Euro 2004 o jogo fôr o previsível fracasso e o futebol praticado pela selecção idêntico ao que tem sido até agora, se nesse dia a revolta e a frustração levarem a um coro de assobios, não há problemas. Os únicos culpados são o F. C. do Porto e o seu presidente que tudo fizeram para que assim acontecesse! Importante é que os euros estejam a recato, os euros que vai ganhando com muito suor e lágrimas...dos outros, de todos nós que pagamos. A isto chama-se chulice, a isto chama-se má-fé, a isto chama-se sem vergonha! Por isso, queridos amigos portistas, que sentem o clube como eu sinto, a melhor resposta a dar é o desprezo.Não ripostar, não protestar sequer, nem levantar atoardas, porque é isso que ele quer. É isso que lhe convém. Agora e até ao início do campeonato da Europa. Não reajam. Deixem-no fazer os disparates que quiser, as provocações que entender, que a isso responderemos nós sempre com o silêncio e a serenidade da razão que nos assiste, imunes às guerras provocadas e aos disparates de quem se julga mais esperto
que os outros. Como disse um dia Pinto da Costa: «seremos provincianos,mas não somos estúpidos»!
Pena, pena... é o papel que o Gilberto Madsaíl anda a fazer!!! Engole sapos, menino,engole sapos! Ou melhor,elefantes, hipopótamos...toda a fauna que o penacho e a falta de visão estratégica a tanto te obrigarem!
Francisco Salgado - A Ver o Mar

Palavras para quê...



O NOSSO ESTÁDIO DO DRAGÃO

Ontem foi dia da inauguração do fantástico Estádio do Dragão.
E perante o que eu vi, as palavras não me chegam e não me saiem tão fluidamente. É um estádio fabuloso.
Ao entrar nele deparei-me com várias sensações, emoções e pensamentos. E comecei a imaginar em como serão comemoradas as nossas vitórias e os títulos naquele Estádio. Em como todas as nossas vitórias serão galáticas num Estádio como aqueles.
E dei também comigo a pensar qual será a média de assistências naquele Estádio. Nós que ao frio e à chuva temos médias de 25.000 espectadores, como será naquele Magnífico Anfiteatro, com toda a comodidade e conforto e sem chuva.
E pouco mais vos posso dizer, porque tal como vos disse, fiquei completamente arrepiado com a imponência do nosso Estádio e tudo o que possa dizer, será muito pouco.
Apenas direi mais uma coisa: não me verão a discutir se é o mais bonito, o mais funcional, etc., etc. Para mim é o meu Estádio, aquele que eu gosto, pelo qual estou apaixonado e que não trocava por nenhum outro.
Obrigado Mágico Porto por me realizares tantos sonhos...

domingo, 16 de novembro de 2003

HOJE É DIA DE IR AO VATICANO

Meus amigos, chegou o grande dia! Inaugura-se daqui a umas horas o Magnífico Estádio do Dragão, uma das maravilhas do mundo futebolístico. A mourama tem a mania de chamar ao seu galinheiro a catedral. Pois se aquilo é uma catedral, nós somos possuidores do Vaticano. Até o Papa temos! Por isso, vemo-nos no Vaticano!

O PROXENETA BRASILEIRO

O proxeneta brasileiro ultrapassou de vez todos os limites. Quando perguntado na conferência de imprensa pelo Baía e já depois duma série de respostas malcriadas, respondeu que o jornalista devia ser do Porto. Quando o mesmo disse que era de Lisboa, a resposta com ar aliviado foi: "Graças a Deus". Ou seja, ser-se de Lisboa é bom, do Porto mau.
Que a guerra ao FC Porto lhe foi encomendada, toda a gente sabe. Ele não tinha motivo nenhum para o fazer. Os cagarolas que não têm coragem para o fazer ter-lhe-ão dito que o Benfica tinha 6 milhões de adeptos. Que todo este País é profundamente anti-portista. Que se fizesse guerra ao FC Porto, teria toda a nação babada do seu lado, tirando os insignificantes adeptos desse hediondo clube. Vaí daí, não convoca o maior símbolo do clube, para começar. Depois, não vai ver os treinos nem as instalações do clube, dizendo que é muito longe. A nação lisboeta delira. Continua por convocar o Bruno Vale. Foi um gozo em Lisboa. Só se esqueceu de dois pequenos detalhes. O primeiro é que a esmagadora maioria dos portistas se marimbam para a selecção nacional. Eu costumo dizer que, se me derem a escolher entre o Porto ser campeão de iniciados em berlinde ou a selecção campeã do mundo de futebol, eu escolho a primeira sem hesitações. E sou daqueles que só ficaria satisfeito se não convocassem nenhum jogador dos nossos, para evitar lesões. Não vejo jogos da selecção a feijões e borrifo-me para os seus resultados. A minha pátria desportiva é o Porto, sempre o Porto. E sei que a maioria dos portistas pensa assim. Portanto, não nos atinge minimamente.
A segunda coisa de que se esquece é que também está cá para treinar e fazer bons resultados. Não basta o enxovalho aos tripeiros. E, portanto, que só seria um herói com resultados no campo. O que ele está a conseguir é que, mesmo aqueles que o apoiam incoindicionalmente nos enxovalhos, se afastem face à estupidez dos resultados alcançados. Hoje, mais um resultado decepcionante e uma exibição medíocre, contra uma selecção que jogou com um a menos durante 60m de jogo. O proxeneta continua a explorar os cofres da FPF e, indirectamente os nossos bolsos. Se tivesse resultados, ninguém diria nada. Assim, está a roubar. Há que correr com ele de vez. Mas a FPF ainda não chegou sequer a acordo monetário com o Oliveira. Seria a ruína correr com o Abominável Homem Gaúcho. Por isso e pelos enxovalhos ao Porto, há que o aguentar e branquear as barbaridades que ele diz. Só assim se compreende que Madaíl tenha desculpado as declarações, dizendo que os jornalistas cansam com as mesmas perguntas.
Pior ainda faz a televisão. Eu só soube deste caso pel' "O Jogo" e porque ouvi na Renascença (o jornalista era dessa rádio). Na Sic, pura e simplemente cortaram essa parte das declarações e nem sequer comentaram o assunto. Há que branquear a todo o custo. E nisso, reconheço, a comunicação social é perita... Só queria era que a FPF tivesse coragem de marcar um jogo particular para o Estádio do Dragão. Gostava de ver arecepção a esse ser repelente... mas a coragem desses senhores é a que se manifesta no facto de terem que arranjar um brasuca de meia tigela para dizer as alarvidades que eles não têm coragem para proferir, face à tenebrosa resposta que receberiam do Dragão Mor, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.

sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Não é atrevimento nenhum. Obrigado pelo contributo...

Meus caros amigos:
Abusando da vossa generosidade e compreensão e porque irmanado convosco no mesmo espírito de revolta contra aqueles que, de forma declarada ou subtil, procuram denegrir e achincalhar o nosso clube e o nosso presidente, atrevo-me a incomodar-vos mais uma vez. Vem isto a propósito de um excerto publicado no nº 558 da revista 'Visão', onde o supracitado senhor Varela, intitulado de jornalista, tece considerações desprestigiosas para o nosso presidente Pinto da Costa, acusando-o de ter a ideia de Portugal como a de um « feudo onde os servos não têm outro remédio que não o de se dobrarem à vontade do senhor».
Curiosa esta afirmação de jornalista (!!!), prenhe de ódio ressabiado, só porque o nosso presidente sabe fazer frente ( e com sucesso!) aos interesses e compadrios que gravitam em torno do Poder e a quase toda a comunicação social veiculada a esse mesmo Poder, porque sabe dizer não àqueles que, à viva força, o querem obrigar a aceitar os ditames de quem pode, quer e manda. E isso é que lhes faz raiva e os ensandece. Antigamente, sempre que o Porto se vergava à macrocefalia lisboeta, tudo era bem, tudo corria às mil maravilhas. Era um clube simpático, colaborador, sem fazer ondas, que até mandava telegramas de congratulações quando, apesar de ignominiosamente espoliados (roubos de catedral lhes chamava Pedroto!) os clubes da capital, sobretudo os vermelhos, ganhavam os campeonatos! Tudo era lisura e bom entendimento! Democracia para quê? Ditadura havia lá! Guerras em África?!De vez em quando falava-se disso. Importante era o Futebol. Era a época dos três F(s). Já que Fátima não podia ser, pelo menos o Fado e o Futebol não podiam andar longe da capitaldo Império. E tudo se decidia na harmonia reinante, tão querida dos Cândidos, dos Farinhas, dos Márcios, dos Pinhões, dos Vicentes, dos Reis, dos Vazes,etc.etc. Três patacas para o vermelho, uma pataca para o verde, três patacas para o vermelho, uma pataca para o verde, três patacas para o vermelho, uma pataca para o verde,e, de longe em longe,para desenfastiar,uma migalhita para os tripeiros, mas sem deixar abusar muito, porque, quando os campeonatos começaram, não é que tiveram o desaforo de quererem mostrar veleidades! Bem se insurgia o saudoso Alves Teixeira no ' Norte Desportivo'. Era a voz que clamava no deserto! E esta situação convinha tanto ao poder vigente! No entanto, um dia, a paz pôdre ruiu, porque, apesar de tudo, há sempre alguém que resiste, como diz o poeta. E muita coisa mudou. Até no futebol. E aí caiu o Carmo e a Trindade! Campeonatos, Penta campeonatos,Taças de Portugal e da Europa, Super Taças, Taça dos Campeões, da UEFA, Intercontinental... Tudo do F. C. do Porto? Como era possível? Era e é preciso derrubar o monstro que teve a ousadia de tamanha desfaçatez! Era e é urgente denegri-lo, pisá-lo, esmagá-lo. Usando e abusando dos meios que forem precisos.Há vários plutocratas da comunicação social lisboeta que não perdoam ao FCP os êxitos obtidos! Eu, que sigo atentamente o fenómeno desportivo português há mais de meio século, nunca vi campanhas tão soezes, tão nojentas e vis, tão despudoradas, tão maquiavélicas como aquelas que ao longo dos últimos vinte anos têm sido feitas contra o F.C.do Porto e, principalmente, contra o seu presidente! Ao ponto de alguns benfiquistas ferrenhos terem ficado enojados (lembro por exemplo o caso do Artur Semedo, já falecido).Mas, felizmente, por muito que se encarnicem os 6 milhões ( «stete», como cicia o polivalente e impoluto sábio autarca de Sintra!), por muito que se esfalfem, arreganhem, vituperem, parece que cada vez mais cresce o valor azul e branco! Não hão-de os Varelas e Companhia, lançar atoardas e diatribes contra Pinto da Costa? Agora é senhor feudal. Para a Ana Sá Lopes era outra coisa com sabor árabe. Por que não da Conchinchina? Por que não da Patagónia?. Já agora, por falar em 'feudos', srs. intrépidos jornalistas da meia tigela, a que suserano prestam vocês vassalagem? Olhem que eu sei que vocês sabem que eu sei ! Cuidado, Sr. Varela, que de tanto se dobrar, não se parta essa espinhela!
Francisco Salgado - A Ver o Mar

Chegou a hora...

Aí está. O nosso fabuloso estádio e palco de futuras grandes vitórias vai ser inaugurado no Domingo com toda a pompa e circunstância.
O Estádio é uma obra imponente que enche todos os Dragões de orgulho.
E não há nenhum Dragão que não esteja ansioso de entrar neste Estádio. Até arrepia só de imaginarmos ver grandes jogos do Mágico Porto em tão imponente palco.
A zona envolvente está fantasticamente bonita e bem aproveitada, mesmo sabendo que toda a área do nosso velhinho, mas já saudoso, Estádio das Antas, ainda vai ser alvo de grande intervenção.
E não posso deixar de fazer referência à fotografia apresentada no site do Anibal Letra sobre o Estádio do Dragão. É uma foto fabulosa que até faz os nossos olhos mais brilhantes. E porque todos merecemos ver, aconselho uma visita...
Quanto ao nosso Estádio das Antas, começa a passar à história com a certeza que perdurará na nossa memória para sempre. É com alguma saudade e nostalgia que o vamos deixar. Foi exactamente neste Estádio que vivemos a melhor fase da história do Mágico Porto.
Lembro-me do jogo contra o Aberdeen na meia final da Taça das Taças e do golo do nosso grande goleador Fernando Gomes...
Lembro-me da meia final da Taça dos Campeões contra o Dinamo de Kiev, em dia de temporal, em que vencemos a então considerada melhor equipa do mundo por 2-1...
Lembro-me da final da Supertaça Europeia contra o Ajax, em dia de chuva, com um grande golo do Sousa, hoje treinador do Beira Mar...
Lembro-me dos festejos dos campeonatos do Penta...
E tudo isto deixa alguma saudade, embora aliada a uma certeza. Que o nosso estimado Estádio das Antas nos deixou um legado importante.
Que nele nos tornamos o melhor clube desta Nação e que será para continuar aquela máxima cantada pelos Superdragões:
“Cá nas Antas ninguém passa, acabamos com a vossa raça”...

quinta-feira, 13 de novembro de 2003

PARABÉNS DMITRI ANATOLIEVICH ALENITCHEV!

O nosso Aleni está de parabéns! Foi condecorado pelo governo russo por relevantes serviços desportivos prestados à sua pátria. Como é evidente, tal se deve obviamente à gloriosa carreira no Porto, onde inclusivamente foi um dos heróis de Sevilha, ao marcar um dos golos. Aperceberam-se disso na comunicação social? Eu quase que não dava por ela. Talvez quando o Fernando Aguiar for condecorado pela Federação Canadiana de Futebol Americano, esse facto abra noticiários desportivos... Entretanto, obrigado Dimitri! Agora, todos ao estádio do Dragão!

A excitação...

Depois de alguns dias de excitação, os lampiões perderam-na novamente.
Custa-lhes perceber que não basta ter a comunicação social, os "opinion makers" e os árbitros do seu lado. Há que saber jogar futebol e muito bem. É preciso ter competência, trabalho e bons executantes.
E é isso que não compreendem. Que têm uma equipa que é uma autêntica banda de música e que de jogar nada sabe.
O jogo de ontem é lastimoso. O Marítimo foi sempre a melhor equipa em campo.
Espero que tenham tomado em conta o meu conselho contra a excitação. A utilização do cinco contra um... É que é a única forma de lhes passar a excitação. Pois se estiverem à espera de vitórias, já sabem o que lhes calha...



quarta-feira, 12 de novembro de 2003

FACTOS

1- Mota Amaral não foi convidado para a inauguração do Alvalade XXI.
2- Mota Amaral não foi convidado para a inauguração do Afonso Henriques.
3- Mota Amaral não foi convidado para a inauguração do galinheiro da Luz.
4- Mota Amaral não foi convidado para a inauguração do Cidade de Coimbra.
5- Mota Amaral não foi convidado para a inauguração do Dragão.

Conclusão óbvia dos anedotários: Pinto da Costa vinga-se de Mota Amaral por não ter relevado as faltas dos deputados que foram a Sevilha, não o convidando.

Mais factos:

1- Durão Barroso, no dia da inauguração vai estar na Bolívia, na Cimeira Ibero-Americana.
2- Apesar de não poder estar na inauguração, querendo associar-se à festa, vai estar simbolicamente no último jogo realizado nas Antas.

Conclusão óbvia dos anedotários: por se ter saneado Mota Amaral, Duráo Barroso, em atitude de solidariedade para com o Presidente da Ar, recusa-se a ir à inauguração do Estádio do dragão.


Confesso-vos que às vezes tanta imbecilidade já não me faz rir. Antes esgota-me a paciência...

Começou o boicote à  inauguração do Estádio do Dragão

Aí está. Começou o boicote à inauguração do Estádio das Antas, não só pelos pasquins e seus directores, mas também por aqueles que se intitulam "opinion makers".
Pacheco Pereira, qual iluminado da nossa sociedade, apela ao boicote político na inauguração do novo e belíssimo estádio do Mágico Porto. Diz ele que é inadmissível que o presidente da Assembleia da República não tenha sido convidado.
Mas quem será este boneco para dizer quem temos de convidar ou não para a inauguração do nosso Estádio? Será que o Estádio é Municipal ou Nacional?
No Estádio do Dragão só estará, como convidado, quem a Adminstração da SAD e do Clube quiser. Na nossa casa ainda mandamos nós. Será que quando o Belmiro de Azevedo inaugura uma nova empresa, alguém alguma vez se lembrou de apelar ao boicote político em função dos convidados ou não convidados para a cerimónia.
Pois é, a inveja é grande e a dor de cotovelo ainda maior. Os êxitos do Mágico Porto fazem mal a muita gente. E este ressabiado mouro, que nunca soube bem quais os seus príncipios e os seus ideais (ou não mudasse entre partidos de ideologias perfeitamente diferentes) que talvez com o intuito de tentar alcançar a simpatia dos famigerados 6 milhões (até nisso ele acredita) para umas futuras eleições em que será candidato a nada, vem agora apelar ao boicote político.
Não esquece aqui o Dragão de que este pseudo-"opinio maker" esteve ao lado do Rui Rio aquando do célebre caso do Urbanização das Antas e do nosso novo Estádio. Como não conseguiu os seus intentos, que era inviabilizar o nosso Estádio, vem agora de uma forma perfeitamente absurda e só ao alcance de iluminados, apelidar de "traidor" a qualquer deputado que aceitasse marcar presença no Estádio do Dragão.
Ganhe vergonha na cara e deixe-se estar no seu lugar. E não se preocupe... Os Dragões não esquecem toda a desinformação que tem criado em relação ao nosso Mágico Porto e qual a sua posição. Na devida altura terá a resposta dada pelos Dragões, até porque da classe política já a levou com a confirmação do Sr. 1.º Ministro na despedida do nosso glorioso Estádio das Antas.
E mais desinformação tem sido criada. Porque um director do Expresso resolveu escrever que o Presidente da Assembleia da República não é convidado para o Estádio do Dragão, devido à não justificação das faltas dos deputados, já passa a ser a mais pura da verdade.
Mas continuem... Até porque aqueles que mais precisam de lá estar, lá estarão. Nós Portistas e Dragões de alma e coração para assistir à inauguração do palco de muitas futuras vitórias do Mágico Porto, como sempre, contra tudo e contra todos...

O P. L. lembrou bem...

Obrigado P. L. pelo teu email. Obrigado por nos lembrares dos nossos erros. Como tal aqui vai a publicação do teu email em sinal de penintência.

Boas,

Em 1º lugar, gostaria de vos felicitar pelo excelente blog, de que sou leitor assíduo.
Em 2º lugar e o verdadeiro motivo que me leva a escrever este mail, é o de ter constatado que vocês entraram, também, na onda de braqueamento levada a cabo tanto pelos famigerados pasquins como pela televisão, do facto do 2º golo dos "mouros" ter sido marcado na sequência de um fora de jogo (assinalado) clarissímo. Queria ver se a jogada tivesse sido com o Mágico Porto, a letra e a tinta que teria corrido, no único programa desportivo de jeito da televisão,"o dia seguinte" nem sequer uma palavra, daqueles que em jornadas anteriores e quando os erros foram em prejuizo das suas equipas ou em nosso (duvidoso) favor, tanto berraram.

Saudações portistas,

P. L.

Promiscuidades

O Francisco Salgado deu-nos conhecimento do email enviado ao Director do Público. Pela sua pertinência, aqui está para conhecimento geral...
Obrigado Francisco, bem haja pela luta que trava connosco no combate a todos os infiéis devotos à Capital do Império...

"Promiscuidades
Como foi lesto o 'Senhor Director' na publicação da carta de um 'democrata' da nossa praça,sito na Costa da Caparica e que dá pelo nome de Jorge Lopes! É espantoso como se tecem as malhas do Império de que fala Pessoa. Na campanha orquestrada com laivos de histeria saloia e despropositada a que vimos continuadamente assistindo contra o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa,também o 'Público' tinha que meter a colherada. E, como é bom de ver, duma forma imparcial, equilibrada, isenta, apanágio de um jornal que se pretende de qualidade, de referência! Sr . Director, por onde páram os artigos de incontida e vibrante indignação dos insignes Alvarezes, Anas Sá Lopes e outros tantos que se acoitam em tão digno diário contra a promiscuidade (com resultados às escâncaras) havida entre a direcção do clube da Luz e o partido agora no poder? Onde a denúncia dos vossos ilustres comentadores em relação à vergonhosa manipulação que a comunicação social fez da inauguração do estádio e das eleições desseclube ? Eleições em que os media se embeveceram com a imagem de ministros a votar nessas eleições!...Mas aí não há promiscuidade! Ela só existe se intervier o clube do Sr. Jorge Nuno. O mais curioso é que ninguém foi ouvir a outra parte. Há um escândalo nacional (cortina de fumo para denegrir a imagem de um clube e do seu presidente pelos incómodos e azias que têm causado aos senhores do poder na capital!) só porque um semanário, de longa data criador de factos políticos, resolveu avançar com a história da vingança. O problema, senhores Alvarezes, Marmelos, Sá Lopes e 'tutti quanti' é que não foi o presidente do clube das Antas que se envolveu com os políticos. Foram estes ( em particular Rui Rio e seus prosélitos) que tudo fizeram para afrontar a única instituição portuense que dá nome e prestígio não só à cidade como ao país. E com os hipócritas, fariseus frustrados, de todo o país, tendo a comunicação social lisboeta à cabeça mais os 'lobbies' que a sustentam, a darem-lhes os améns. Mas para vosso grande desgosto virou-se o feitiço...
Por onde pára a revolta e os protestos dos supracitados senhores contra a escandalosa falta de ética de ver os políticos, deputados, autarcas e dirigentes partidários como comentadores televisivos ( até de desporto!!!) em manifesta manipulação da opinião pública? Aqui já não há promiscuidade? Valha-vos Deus, que bem precisam!
Talvez não fosse despicienda a leitura dos livros que falam daquela aldeia que dizia não ao domínio da Roma de Júlio César. Os Asterix. Aqui é igual.César e Roma são vocês! Só que a poção mágica do maior clube do Porto é a organização, a disciplina, o trabalho constante e a vontade férrea de lutar contra as cabalas torpes e vergonhosas que lhe fazem. Vindas daí. Da capital.
Sr. Director, confesso que já tive admiração por si. Cada dia que passa vou sentindo que a desilusão é maior.Tenho imensa pena que o meu querido primo José Alexandre Boavida Magro tenha desaparecido tão precocemente. É que tenho a certeza de que agora não estaria feliz com o jornal que tanto amou.
Francisco Salgado - A Ver o Mar
"

terça-feira, 11 de novembro de 2003

É SÓ BONS EXEMPLOS

Depois de aqui falar dos assobios a Durão Barroso nessa festa do Avante que foi a inauguração do galinheiro de milhafres depenados, trago hoje mais dois bons exemplos vindos daquele clubezeco que se diz "glorioso" e de bons chefes de família. O primeiro diz respeito ao franganito que é exlporado por um desses chefes de família, que o obriga a dar umas voltitas nos inícios das partidas solteiros/casados realizadas no dito galinheiro. Veio-se a descobrir que o impoluto chefe de família trafica animais, tendo o franganote sido apreendido. Porventura, é muito mais feliz agora, do que a fazer figura de idiota como símbolo de tal gentalha. Sim, porque é disso que se trata. O símbolo do clube é um animal traficado e o seu dono é um criminoso... Rico exemplo para as criancinhas...
O segundo caso tem a ver com um grande treinador que, por o ser, aguentou pouco tempo por quelas bandas. Estou a falar de Sven Goran Erickson. Foi o último excelente treinador daqueles desgraçados. Trouxe-lhes, nesses remotos tempos, algum prestígio e bons jogadores. E como lhe agradeceram? Assumindo o pagamento dos seus impostos, de forma a que o seu slário fosse "limpo". Isso faz-se em qualquer lado do Mundo. Assim, o referido cavalheiro saíu de Portugal, confiante que do lado de lá estavam outros cavalheiros (tão ingénuo, Erickson...) e que estaria tudo pago. Até ao dia em que a sua bela casa portuguesa foi penhorada pelo fisco. O tal clube de gente fina e boa, ao vê-lo pelas costas, não pagou um cêntimo. Deixou o caso arrastar-se dez anos, até que Erickson descobriu que a casa ia à praça. Pagou a dívida do seu bolso e foi falar com a direcção para resolver pacifica e cavalheirescamente o assunto. As sucessivas direcções mandaram-no ir receber ao mesmo sítio que o fisco e demais credores do clube (ou seja, ao Totta) e o dito treinador não teve outra solução senão accionar o clube.. . É só bons exemplos vindos daquelas bandas...


PS1 - porque será que Rui Bosta, relegado sistematicamente para o banco em detrimento de Kaká, mas titular indiscutível do Circo Chen do Abominável não consta na lista dos 50 melhores e o nosso Mago consta?

PS2 - se, por mera bebedeira da Uefa, Simulão constasse na lista e tivesse sido também eleito para o onze do mês pela prestigiada revista "Onze", tal como Deco, quanto onanismo jornalístico haveria neste país?

Ele é o número 10, finta com os dois pés, é melhor que o Pelé, é o DECO allezz, allezz

Deco está entre os 50 nomeados à conquista da "Bola de Ouro", prestigiado troféu instituído pela revista francesa France Football. O médio do FC Porto é o único representante da SuperLiga portuguesa presente na lista. Ronaldo, vencedor da época passada é um dos oito jogadores do Real Madrid que integram o naipe dos eleitos, ao lado do Peseteiro, Casillas, Michel Salgado, Roberto Carlos, Raúl, Beckham e Zidane.

A lista completa é a seguinte: Aimar (Argentina/Valência); Ballack (Alemanha /Bayern de Munique); Beckham (Inglaterra/ Real Madrid); Buffon (Itália/Juventus); Campbell (Inglaterra/Arsenal); Casillas (Espanha/Real Madrid); Shevchenko (Ucrânia/Milan); Chivu (Roménia/Roma); DECO (FC PORTO/FC PORTO); Del Piero (Itália/Juventus); Dida (Brasil/Milan); Élber (Brasil/Lyon); Eto'o (Camarões/Mallorca); Peseteiro (Portugal/Real Madrid); Ludovic Giuly (França/Mónaco); Henry (França/Arsenal); Ibrahimovic (Suécia /Ajax); Filippo Inzaghi (Itália/Milan); Kahn (Alemanha/Bayern de Munique); Kluivert (Holanda/Barcelona); Koller (R.Checa/Borússia Dortmund); Kovacevic (Sérvia e Montenegro/Real Sociedad); Larsson (Suécia/Celtic); Makaay (Holanda/Bayern de Munique); Makelele (França/Chelsea); Maldini (Itália/Milan); Mutu (Roménia/Chelsea); Nedved (R.Checa /Juventus); Nesta (Itália/Milan); Nihat (Turquia/Real Sociedad); Owen (Inglaterra/Liverpool); PAULETA (Portugal/Paris SG); Robert Pires (França/Arsenal); Raúl (Espanha/Real Madrid); Roberto Carlos (Brasil/Real Madrid); Ronaldinho (Brasil/Barcelona); Ronaldo (Brasil/Real Madrid); Michel Salgado (Espanha/Real Madrid); Scholes (Inglaterra/Manchester United); Thuram (Itália/Juventus); Toldo (Itália/Inter); Totti (Itália/Roma); Trabelsi (Tunísia/Ajax); Trezeguet (França/Juventus); Van Nistelrooy (Holanda/Manchester United); Vieira (França/Arsenal); Vieri (Itália/Inter); Wiltord (França/Arsenal); Zambrotta (Itália /Juventus); Zidane (França/Real Madrid).

Por acaso alguém conseguiu ver nesta lista (qual passatempo do holly) algum jogador marroquino lampião?
Mais uma vez o reconhecimento tem de vir do estrangeiro. Sim, porque cá é a perseguição do costume...

segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Um jogo para não esquecer!!!

O Mágico Porto empatou ontem em Braga frente ao Moreirense. Um resultado que se pode considerar injusto para o Mágico Porto, mas que também é merecido.
Os únicos que não mereciam, eram os milhares de Portistas que estiveram em Braga (eu incluido) e que mais uma vez demonstraram quem são os melhores adeptos deste País. Um apoio incondicional do princípio ao fim do jogo, principalmente na 2.ª parte quando a nossa equipa precisava do nosso apoio. Fomos fantásticos e não foi por nós que o Mágico Porto empatou.
Empatou, isso sim, por um erro do José Mourinho. Não, não se trata de dizer mal dele etc, etc. Os Mouros que não façam filmes. Apenas se trata de uma análise de um humilde treinador de bancada que discordou da opção do seu treinador preferido, que também é humano e também erra.
Na equipa inicial, José Mourinho teve dois erros: Ricardo Costa e Marco Ferreira.
O Ricardo Costa pelo simples facto de, e mesmo apesar de ser um jogador adaptado áquele lugar, não subir pelo sua ala até ao ataque. Porque se o corredor estava aberto, porque é que ele não subia, mesmo sem bola, e criava desiquilíbros na defesa do Moreirense? Nunca se atreveu a fazê-lo e ficou sempre atrás do meio-campo.
Quanto ao Marco Ferreira, este jogador apenas tem vontade e às vezes pouca. É claramente um jogador de nível inferior aos outros e é um autêntico perdedor de bolas. Nada faz de construtivo para a equipa.
Por isso o Mágico Porto ofereceu a 1.ª parte, não tendo sufocado o Moreirense, o que se veio a demonstrar fatal.
Mas tudo calmo na mesma. Continuamos em 1.º lugar destacadíssimos, com mais 8 pontos que o 2.º classificado.
E acalmem-se os lampiões que ontem tiveram orgasmos múltiplos pelo resultado final do nosso Mágico Porto. Isto foi um pequeno acidente de percurso. Não se excitem demais, porque depois o tombo é muito maior. Empatamos mas não perdermos os 29 pontos que temos...
Deixem-me dizer isto, não vá a pseudo-imprensa desportiva começar já a escrever que estamos em crise, etc...
Vá lá, acalmem-se... Se estiverem muito excitados pela recuperação de dois pontos, recomendo a utilização do velho cinco contra um como relaxamento...

Mais uma do grande Vitor...

Está no site do Marselha:
"Drogba échoue dans sa tentative de ciseau retourné et Mido constate à ses dépends que Baia est encore un des tout meilleurs gardiens du monde."

sábado, 8 de novembro de 2003

Volta milhafre, estás perdoado...

É mesmo verdade, acreditem, a nova Águia que fazia os imponentes voos no inicio dos jogos dos infiéis e que só neste ultimo jogo conseguiu dar a volta completa,(no outro jogo apanhou uma congestão de ovos moles!) foi PRESA, isso mesmo, foi dentro juntamente com o palhaço do seu tratador.
São ainda desconhecidas as razões destas detenções, mas o M.P. está já a averiguar umas suspeitas ligações entre os agora arguidos e o já condenado Vale e Azevedo.
Consta-se que o antigo milhafre tinha provas irrefutáveis contra todos os dirigentes que passaram pelo benfica, apelidando-os mesmo de um verdadeiro sindicato do crime!!!
Com o seu afastamento o milhafre de asa ferida lá resolveu chantagear o criminoso Vale e Azevedo, dizendo-lhe que ou ele voltava a ganhar os 30000 contos por mês ou abriria o bico fazendo com que Vale e Azevedo apodrecesse na cadeia. Este, e com a conivência da actual direcção fizeram a folha à  nova Águia, pois todos tinham muito a perder com as eventuais acusações do milhafre.
Do outro lado da barricada está a inocente Águia, que promete levar esta situação até às últimas consequências. O 40 bocas já foi chamado para representar a Águia em tribunal.
Ficaremos atentos a todos os movimentos destes criminosos e prometemos denunciar publicamente todos e quaisquer factos que possam ser relevantes para a opinião publica.
Aguarda-se ainda com alguma ansiedade a conferência de imprensa da provedora da casa pia, pois novos dados poderão ser revelados no já chamado caso do MILHAFRE INFIEL...
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

FYSSAS, O GRANDE REFORÇO

Depois dos anedotários lisboetas e do impagável Manuel José nos terem elucidado acerca de quem possui, de longe, a melhor equipa do meio campo para a frente em Portugal (os lampiões, obviamente), até tremo de medo ao imaginar a portentosa defesa que os sarracenos vão passar a ter em Dezembro. De facto, este era o único ponto fraco, porque era um sector desiquilibrado. O lado esquerdo não se comparava aos restantes elementos. Senão, vejamos. Temos apenas um goleador para dois assistentes. O artilheiro Argel não chegava para o rei das assistências para golo (Miguel) nem para o príncipe (o Sr. 12 milhões Luisão em pessoa). Vai daí, numa rara jogada de inteligência, toca a contratar mais um goleador para dar vazão a tanto passe de morte - Fyssas! O homem até tem experiência de goleador na Liga dos Campeóes, como se viu na passada quarta - feira, para além de ser um jovem trintão com uma carreira promissora à sua frente! Nem quero pensar como vai ser. Luisão assiste, Argel factura. Miguel faz um amortee, Fyssas finaliza. Teremos assim, o quarteto maravilha! Para além disso, só o nome, a roçar o obsceno, assusta! Nenhum adversário vai querer levar com Fyssas em cima! Para completar o ramalhete, poderiam contratar o alemão Frank Foda e o P. Issa, da África do Sul...

sexta-feira, 7 de novembro de 2003

Comentários aos árbitros...

O Avante Lampião apresenta o seguinte comentário à actuação do árbitro de ontem:

HERN ALBRECHT (Alemanha)
Óptima arbitragem, com o juiz a impor-se com autoridade e apenas uma falha, um fora-de-jogo mal assinalado a um norueguês, quando este se isolava. De resto, tudo bem.

Um falha? Então o homem não se isolava perante o gurda-redes lampião em clara ocasião de golo? Não poderia alterar completamente a decisão da eliminatória?
Imaginem se fosse um jogo do Mágico Porto com os mesmos factos a analisar pelo jornalista. De certeza que seria assim analisada:

HERN ALBRECHT (Alemanha)
Arbitragem fraca. Apesar de se impor com autoridade, tem uma falha imperdoável que pode ter grande influência na decisão da eliminatória. Um fora-de-jogo muito mal assinalado a um norueguês, quando este se isolava numa ocasião flagrante de golo. Apesar de uma única falha, não poderemos atribuir-lhe nota alta, porque influenciou o resultado.

Prestígio além fronteiras...

Depois da vitória contra o marselha, sai do estádio das Antas e quando cheguei ao carro liguei mais uma vez a TSF, achei muito curioso o comentário do infiel joão ricardo que disse qualquer coisa como isto: “eu que acompanho quase sempre o FCP nas suas deslocações internacionais não posso deixar de referir que efectivamente o prestigio do FCP é muito maior no estrangeiro que em Portugal”.
Perante isto dizer o quê?
Não sei se o citado jornalista disse aquilo com orgulho(de certezinha!!!) ou tristeza, mas seria interessante perguntar-lhe quais as causas que justificam essa situação.
Nós sabemos bem as razões, quando se dá mais importância a uma dor de cabeça de um jogador mouro a uma vitória no reduto do marselha como a que nós conseguimos, está tudo explicado!
Eu faço aqui uma pergunta: imaginem o que seria deste país se a corja dos infiéis atingisse o nosso nível de conquistas?
Meus amigos eu alistava-me na legião estrangeira!!!
Quer se queira quer não, nós somos o verdadeiro embaixador de Portugal no mundo, e somos, ou deveríamos ser, o orgulho desta nação.
CORJA DE INFIÉIS, AJOELHEM-SE PERANTE A NOSSA SUPERIORIDADE!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2003

"Scolari não tem desculpa, Portistas com razão"

O Nuno Nogueira enviou-me este email. Leiam que vale a pena...

Caro amigo Dragão, aqui deixo um texto que gostaria que visse, o qual foi escrito por um indivíduo que nem sequer é portista.

Um abraço, Nuno Nogueira.

"Scolari não tem desculpa, Portistas com razão"

Por ManchesterFan, em Relvado.com

Sempre fui aqui neste fórum Relvado.com um dos críticos mais severos quando Gilberto Madail anunciou que o treinador nacional para o Euro 2004 era o brasileiro "Campeão do Mundo" Scolari. Inumeros posts coloquei contra a contratação e bla... bla... bla mas, depois calei-me ao máximo mesmo vendo as tristes exibições da selecção nacional até chegar o encontro com a Espanha e os três secos dos nossos amigos espanhóis. A partir dai Scolari atingiu todos os limites possíveis de credibilidade à frente da selecção nacional e tem acumulando erros atrás de erros prejudicando especialmente (e só não vê quem não quer) a equipa liderada por José Mourinho.

Já nem falo da birra da não convocação de Ricardo Carvalho, do problema Vitor Baia, nem da utilização do adaptado Miguel a defesa direito em detrimento de Paulo Ferreira mas tudo tem limites. Ok que Scolari numa das vezes quis ver Bruno Vale em acção, entendo e percebo, ok que Scolari não possa chamar cinco ou seis jogadores do FC Porto, entendo e percebo, ok que Scolari quis chamar Deco à selecção após ser naturalizado, entendo, percebo mas não concordo, ok que Scolari entende que Vitor Baia está fora dos seus planos, entendo e percebo mas... que convoque os dois melhores jogadores do FC Porto no dia antes do jogo de apresentação do novo estádio do clube, isso não entendo, não concordo nem posso aceitar.

Os adeptos Portistas têm milhões de razões para detestar este homem, eles que tanto adoram brasileiros (Mário Jardel, Derlei, Deco) logo tinham de calhar com este "Campeão do Mundo". Scolari tinha alguma necessidade de convocar Deco e Costinha para o encontro com o Kuwait? Não podiam somente os jogadores serem chamados para defrontar a Grécia e depois serem dispensados e já que era um jogo com o Kuwait chamar jogadores menos utilizados? Desta vez Scolari tinha-se de explicar muito, mas muito bem e não como fez em directo para todo país dizer que foi assim acordado e pronto.

Para fazer o que Scolari tem feito na selecção em termos de resultado qualquer treinador fazia. Em vez de unir a nação em torno de uma equipa e do Euro 2004 cada vez divide mais o país e cria guerras internas. O que devem pensar os jogadores? Estarão eles também divididos? Quantos estarão descontentes com Scolari? Queira Deus que Scolari não enterre o Euro 2004 em grande e Portugal sair vergado de um Europeu realizado em sua própria casa. Se isso acontecer a meu ver a Federação Portuguesa de Futebol levava uma limpeza geral. Novo presidente, novos organismos internos, nova organização dos campeonatos nacionais e especialmente dois novos projectos nas selecções de futebol, um ao nível das camadas jovens até aos sub-20 e outro muito bem estruturado e com pessoas sérias englobando os sub-21, equipa b e equipa principal.
"

O DragonFly fez-nos chegar este contributo por email...

Em a Bola:

VÍTOR BAÍA
O FC Porto nunca deixou de ter o adversário controlado, mas nos momentos de maior aperto o dragão teve em Vítor Baía um guardião à altura dos acontecimentos. A sua presença entre postes, impregnada de autoridade e segurança, chegou a desesperar Drogba (que ainda enviou uma bola à trave). A forma brilhante como defendeu o templo da ameaça francesa, com intervenções de alto nível, consagraram-no como a figura da noite. Sem margem para dúvidas.

Em O Record:

VÍTOR BAÍA (4). Muito do bom trabalho defensivo da equipa se ficou a dever a Vítor Baía; todos se sentem mais seguros e confiantes sabendo, como sabem, que têm um grande guarda-redes nas suas costas. A sua presença na baliza contribui, desde logo, para que a equipa defenda, pelo menos, 15 metros mais à frente, o que é um óptimo indicador. Baía voltou, ontem, a estar muito bem, três defesas de grande categoria, uma delas de altíssimo nível (77´) a remate de Mido, resolvendo desse modo situações complicadíssimas na sua área. O internacional guarda-redes do FC Porto está em grandeforma, e só não vê com não quer.

Será que a Cidade do Porto ainda continuua a estar muito longe?.....Excelentíssimo Senhor Campeão-do- Mundo-Teimoso-que-nem-uma-porta-para-alem-de-cegueta.

Saudações PORTISTAS,

DRAGONFLY


Ao que eu acrescento o comentário do jornal "o Jogo":

"O FC Porto um a um
A ESTRELA: 8 Vítor Baía
Voa Baía

Os adeptos costumam dedicar ao guarda-redes um cântico especial - salta Baía olé, olé - mas ontem bem que podiam mudar o verbo, ajustando-o para uma exibição magnífica. Baía voou muitas vezes e segurou com as duas mãos uma vitória importantíssima. Parou os lances que os defesas não conseguiram resolver. Duas defesas assombrosas na primeira parte (23' e 43'), repetindo a dose aos 78'. Aos 88' saiu aos pés de Mido, fora da área, e resolveu um lance perigoso. Depois, fica a dúvida, talvez conseguisse chegar ao remate de Drogba em período de descontos. Mas Baía não precisou...
"

Mais palavras para quê...

As cores do Dragão, representam a Nação...

Mais um jogo europeu, mais uma demonstração da nossa dimensão.
Um grande jogo da equipa do Mágico Porto. Não em termos técnicos, mas sim em termos tácticos e de querer. Porém, ainda assim, na primeira parte o Mágico Porto esteve bem ao nível técncico. O grande Dimitri a demonstrar toda a sua imensa qualidade, Derlei ao seu nível, Maniche em grande.
E foi só um golo. Um golo que bastou para mais uma vitória e que resulta num grande passo para a passagem à fase seguinte.
Nem sequer um árbitro Inglês nos fez perder a concentração no objectivo da vitória. A arbitragem vergonhosa que fez durante a segunda parte, com dualidade de critérios, perdoando expulsões ao jogadores do Marselha e empurrando o Mágico Porto para a sua grande área, de nada valeu.
Ganhámos mais uma vez e, como sempre, mais uns pontinhos para o nosso País. Pontinhos esses que beneficiarão todo o futebol português, muito embora o Mágico Porto seja o alvo a abater pelas instituições representativas deste mesmo futebol.
E são estas as verdades que têm que ser ditas. Querem criar outro campeão nacional de qualquer forma. Querem abater o Mágico Porto. Mas esquecem-se que quando vamos para a Europa é para representar e dignificar Portugal e não para vender ursinhos de peluche e passear como os outros o fazem.
É vergonhoso a forma como tentam esconder e desvalorizar as nossas vitórias europeias. É vergonhoso como até a caminhada de um burro leva mais atenção nos média do que uma grande vitória europeia. Mas o que é certo é que acontece. E como diz o Zé Mourinho, ainda bem que acontece. Dão-nos mais força, o que nos leva a mais vitórias e muitas mais alegrias para o nobre povo Dragão.
Logo jogam para a Taça UEFA os Lampiões e os lagartos.
Espero que os lampiões não desiludam a nossa expectativa. Que percam por muitos contra o Molde. E prefiro que ganhe o Molde porquê, pergunta o caríssimo leitor...
Simples. Porque quando jogam duas equipas estrangeiras, torço sempre pela de mais longe... Nada mais que isso...

terça-feira, 4 de novembro de 2003

Bem haja, Alain Perrin

ALAIN PERRIN, treinador do Marselha, revelou que ao nível da estratégia, as coisas estão bem definidas: o técnico francês quer um conjunto à imagem... do FC Porto!!!
Porque será um conjunto à imagem do Mágico Porto e não à imagem dos galáticos do Real Madrid, contra quem já jogaram esta época e foram goleados?
Porque não à imagem de um Manchester United?
Alain Perrin escolhe o Mágico Porto, porque sabe que somos uma equipa de dimensão europeia mesmo com os parcos recursos financeiros que temos em relação aos tubarões da Europa. E sabe muito bem que ter uma equipa desta dimensão exige muito trabalho, muito saber e muita competência.
Que nem todos têm à frente das suas equipas gente deste calibre. Construir equipas da dimensão do Real Madrid não é nada difícil. Basta ter milhões e milhões de Euros para gastar que se constrói uma equipa de galácticos. É só comprar pelo nome.
Por isso é muito reconfortante verificar que equipas na Europa querem jogar à imagem do Mágico Porto, sinal de grande trabalho, competência e saber e da nossa dimensão.
Este mérito tem de ser atribuído, em grande parte, ao Zé Mourinho e ao Jorge Nuno. Os dois juntos formam uma dupla de sucesso e difícil de igualar.
Quisesse Deus que o FC Porto tivesse os Euros que tem o Real Madrid e esta dupla. Aí sim, havíamos de ver o que era uma equipa de galácticos. Não seria ganhar jogos com ajuda de árbitros e perder campeonatos e Ligas dos Campeões como o Real Madrid. Não seria ter resultados tremidos e estar igualado no 1.º lugar da classificação com outro clube como o Real Madrid.
Este nosso Mágico Porto seria uma autêntica máquina arrasadora e destruidora, com goleadas sucessivas a todos os seus adversários. Todos os jogos seriam autênticos hinos ao futebol e não haveria troféu nenhum que não parasse nas Antas no final da época.
Sim, porque não basta ter dinheiro. Não basta ter jogadores. É preciso trabalho, esforço, competência e saber. E nisso, meus amigos, não há como nós, custe o que custar.
E com as suas poucas palavras, o treinador do Marselha quis dizer isso mesmo. Que reconhece a nossa dimensão, apesar da falta dos Euros.
É pena é que mais uma vez, tenham que ser os estrangeiros a reconhecê-lo, já que neste reino anda tudo mais preocupado com a derrocada da Capital do Império e com os seus "reforços".
Bem haja, Alain Perrin. Obrigado por nos ajudar na tentativa de abrir os olhos aos infiéis...

segunda-feira, 3 de novembro de 2003

TODOS NAS ANTAS!!!

Amanhã temos um jogo muito importante, com uma vitória, carimbamos quase definitivamente o passaporte para os oitavos de final da liga dos CAMPEÕES, assim, é importante que todos os Dragões se desloquem às antas e prestem o seu apoio ao nosso FCP.
Se comprarem bilhete apareçam! Não façam como os outros que esgotam a lotação nas bilheteiras(segundo os órgãos de comunicação social...) e deixam as cadeiras vazias...
“Estranha forma de vida” digo eu!
Mas não voltemos ao mesmo, que este assunto já foi suficientemente dissecado por todos.
O que importa mesmo é amanhã sairmos das antas com mais uma vitória, a única coisa que me custa é saber que com o nosso sucesso abrimos as portas das competições internacionais à escória do futebol português. Será que não é possível entregar os pontos à Libéria???
O jogo não será fácil, apesar da vitória em marselha, os gajos já demonstraram que têm bons executantes, fundamentalmente na frente de ataque. Claro que para grandes males grandes remédios, e VITOR BAÍA, RICARDO CARVALHO e companhia são os alicerces que nos permitem encarar o jogo com segurança e tranquilidade.
Eu estou cá com uma “fezada” que é amanhã que o BENNI explode... mas se isso não acontecer, uma só palavra: NINJA!!!
Acho que todos entenderam a mensagem.
Vamos a eles, carago!!!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

Vai um docinho de ovos moles?

Hoje acordei com uma súbita vontade de comer ovos moles, confesso que não sou um apreciador de tal iguaria mas hoje não faço a mínima ideia porquê, estou francamente desejoso por saborear esse tradicional doce da cidade de AVEIRO.
Por favor, não pensem que este meu desejo está indexado ao facto de ontem ter assistido ao jogo da corja dos infiéis com o beira-mar, sim, é verdade que me abriu o apetite, mas não para comer ovos moles, agora um bacalhau bem sequinho numa das empresas de seca de AVEIRO, isso talvez...
Alias um bacalhauzinho vinha mesmo a calhar, e ou estou muito enganado ou esta semana ainda vou ter outro súbito desejo, desta vez de bacalhau da Noruega. O “molde” é um clube norueguês, certo???
Agora ainda sobre o jogo de ontem dos infiéis, será que alguém me poderá informar como é que se até sábado se tinham vendido 45 mil bilhetes e no jogo aparecem 20 mil animais?
Está em curso alguma “operação coração”?
Talvez até nem fosse má ideia pensar numa parceria com alguns cardiologistas da praça, não deviam faltar pacientes mouros a pedirem transplantes, sim, eu sei que o indicado seria transplantes de cérebro, mas os macacos estão em via de extinção e devemos preservar a natureza.
Para terminar deixo-vos a mensagem que o “DRAGÃO” me enviou, via SMS, depois do jogo da corja mourisca contra os bacalhaus de Aveiro: “CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES”. Palavras para quê?
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

Para reflectir...

Recebi um e-mail de um grande Dragão que gostaria de compartilhar com toda a familia portista. Leiam que vale a pena...

BENFICA...a grande noite... :-)
INAUGURAÇÃO DO NOVO ESTÁDIO DA LUZ PROGRAMA DA FESTA

18h00m - Fernando Aguiar canta o novo hino do Benfica só com arrotos.
18h30m - Mantorras aperta as chuteiras sem ajuda.
18h33m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
18h35m - Uma equipa de 12 pára-quedistas da Força Aérea Portuguesa salta de um avião a 2000 metros de altitude e pousa nas sobrancelhas de Guerra Madaleno.
18h40m - Camacho irá retirar de uma tômbola, cheia de cartões com o nome dos jogadores do plantel do Alverca, os dois futuros reforços do Benfica.
18h50m - Sorteio de duas dívidas à Euroárea pelos sócios presentes no estádio.
18h55m - Vão ser tiradas várias fotografias das bancadas, que serão mais tarde expostas no site do clube (www.joseveiga.pt) e sujeitas à votação dos sócios. A fotografia mais votada pelos adeptos será depois aproveitada para capa do próximo CD do Toy.
18h58m - Exibição de tiro, a cargo dos No Name Boys.
19h00m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
19h12m - Uma equipa de mecânicos da GNR, com os olhos vendados, vai tentar desmontar e montar o Sokota em menos de oito minutos.
19h23m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
19h25m - Actuações musicais. Ainda não está garantida a presença de António Manuel Ribeiro dos UHF (a segurança já foi avisada e vão tentar impedi-lo de aceder ao relvado).
19h30m - Nos ecrãs gigantes serão exibidas imagens nunca antes vistas pelos sócios, como por exemplo: Eusébio na final de 63, a rezar antes de entrar norelvado ou a cara de Ronald Garcia.
19h50m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
19h55m - A surpresa da tarde: dois sócios do Benfica confessam ter pensado votar em Guerra Madaleno.
19h58m - Ligação à cela de Vale e Azevedo para ter a certeza que ele lá está.
20h00m - Sorteio de um jogo de pneus de chuva e um conjunto de jantes de 17 polegadas, pelos sócios do Porto presentes no estádio.
20h05m - Guerra Madaleno, coadjuvado por dois colegas do Chapitô, faz um Rui Costa com balões.
20h10m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
20h30m - Será projectado, numa das orelhas de Luís Filipe Vieira, o filme: Os grandes feitos desportivos do Sport Lisboa Benfica nos últimos dez anos.
20h30m02s - Fogo de artifício.
20h35m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
20h38m - Ex-ministro Martins da Cruz, sorteia cunhas pelos sócios da bancada central.
20h40m - O Presidente da República da Libéria anuncia que um dos fatos de Luís Filipe Vieira acaba de ser escolhido para bandeira do país.
20h42m - Eleição do Mister "Bom Pai de Família".
20h45m - Eusébio da Silva Ferreira entra em campo para dar o pontapé de saída.
21h00m - Intervalo
21h20m - Eusébio chega ao centro do terreno.
21h21m - Fernando Seara entra no relvado e tenta dizer a frase: «A Lili de lilás e o Luís de lunetas».
21h26m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
21h27m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
21h28m - Ligação ao Cairo: Toni faz um brinde.
21h30m - Um avião Cessna, com Manuela Ferreira Leite a bordo, solta duzentos perdões fiscais sobre o novo estádio.
21h45m - Eusébio da Silva Ferreira é retirado do campo e início do jogo: Benfica - Nacional de Montevideu.
21h48m - Fim de festa com a entrada em campo dos pastores alemães e da polícia de choque.
21h50m - Ligação ao Cairo a cobrar no destinatário: Toni faz um brinde.

DICAS PARA OS SÓCIOS

Para que a festa seja um sucesso em termos visuais, pede-se a todos os sócios que tragam uma peça de roupa de cor encarnada e ao João Malheiro, que não traga nenhuma das gravatas que costuma usar.

PEDE-SE AOS SÓCIOS DO BENFICA QUE EVITEM
1 - Olhar de frente para os jogadores do Nacional de Montevideu.
2 - Comer couratos com a boca aberta, porque o espectáculo é transmitido à hora do jantar.
3 - Estender roupa nos novos torniquetes.
4 - Tudo o que desagrade ao senhor José Veiga.
5 - Deixar as mulheres no carro sem uma fresta da janela aberta.
6 - Informar a Lena D'Água, que a inauguração é hoje.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
1 - Aquele jogador com a camisola 25 chama-se Mantorras.
2 - A inauguração é no novo estádio

Sexo dos anjos

Este é o Editorial de "o Jogo". Uma lança em África...
Deixo aqui apenas um cheirinho...
"Só um vesgo não enxerga uma certeza: a liderança folgada do FC Porto resulta do facto de ter uma equipa mais forte e produtora de melhores espectáculos do que as dos seus principais adversários"

Casa Cheia!!!

Dizia ontem o jornal "O Avante LAMPIÃO":
"Nova enchente
O encontro de hoje deve registar nova casa cheia, à semelhança do que se verificou na festa de inauguração da nova Luz. Porque há muita gente que não conseguiu obter um ingresso para o encontro com o Nacional de Montevideo, ou porque são muitos os que querem repetir a dose, até às 18 horas de ontem já tinham sido vendidos 45 mil bilhetes. As bilheteiras estão hoje abertas a partir das nove horas para os retardatários
".
Pois é, meu caro leitor, o novo "campo" dos lampiões teve casa cheia na recepção do Beira-Mar. Mas foi cheia de água, tamanha foi a quantidade que os jogadores lampiões meteram.
Conforme já temos aqui denunciado, a pseudo-imprensa desportiva continua na exaltação do lampionismo, tendo mesmo adiantado a enchente do novo campo e acrescentando que os lampiões estavam imparáveis.
Pelo que vi ontem, fiquei perfeitamente convencido. A empresa que vendeu as cadeiras para a lampiolândia deve estar ao rubro, tamanha a publicidade que ontem lhe foi feita. As cadeiras viram-se, os lampiões sentados nelas nem por isso.
A tão anunciada enchente ficou-se pelos 20 mil lampiões presentes mas que não deixou o novo Presidente (o tal que é sócio do Porto) triste. Isto porque, conforme anunciado, pelo menos vendeu 45 mil bilhetes, o que significa que os lampiões dão a esmola nas bilheteiras mas não vão aos jogos.
Tudo isto me faz lembrar o início do refrão daquela música do Jorge Palma: "Deixem-me rir..."
Quanto ao jogo, mais uma exibição fantástica dos lampiões em dia de estreia em jogos oficiais do novo cemitério da lampiolândia.
Como se diz cá para estas bandas do Norte: "Campo Novo, Vida velha".
E reparem o que o Simãozinho mimado disse no flash interview do fim do jogo:
"Temos de continuar a perseguir o nosso objectivo".
O repórter então pergunta-lhe: "E o objectivo continua a ser a Superliga, mesmo com esta distância do FC Porto?"
Resposta pronta do Mimado: "O nosso objectivo é continuar a trabalhar..."
Dei então comigo a pensar: "Se o objectivo do mimado e seus brilhantes colegas é continuar a trabalhar, é sinal que já existe risco de fecharem as portas e ficarem sem trabalho"
E digo-vos sinceramente, aqui fiquei preocupado!!! É que se a Lampiolândia fechar as portas, já não terei um alvo de chacota semanal, nem terei os fins de semanas cheios de gargalhadas a vê-los aos tropeções atrás da bola.
Acresce que, a acabar que acabem daqui a muitos anos em virtude desta doença que os assola hoje, ou seja, a doença da titulite (explicada nos dicionários de medicina como a miragem dos títulos).
Não se trata de ser mauzinho. Trata-se antes de ser caridoso e solidário com quem nos dá tantas alegrias.

domingo, 2 de novembro de 2003

DEZ ANOS A FAZER RIR PORTUGAL

Que melhor maneira de acabar o fim de semana do que ver o Beira-Mar inaugurar da melhor forma o galinheiro da Luz? Depois do Engenheiro ter demonstrado mais uma vez que de futebol nada percebe, a não ser que existem defesas e trincos nesta modalidade desportiva, somos agora presenteados com mais um feito brilhante do SR. CAMACHO. Desta vez ficará na história como o treinador (?) que perdeu na estreia oficial do estádio. Fantástico, sem dúvida.
Pudemos a última semana andar distraídos do Caso Casa Pia, porque existe uma pornografia infamante pior ainda neste país, chamada SLB. Os órgãos de desinformação social encarregaram-se mais uma vez de exacerbar umas renhidíssimas eleições, com vencedor incerto. Mas nem nos podemos queixar muito. 12 horas num dia de 24, é apenas 50% do dia. Ora, se o clube em questão tem como adepta 60% da população, facilmente temos que concluir que até deveriam ter dedicado mais atenção ao assunto. Por exemplo, podiam ter ido entrevistar o 40 Bocas à porta das urnas, já que entrevistaram lá dezenas de primos seus. Os restantes 40% que remédio tiveram senão aturar. Afinal, estando em causa a maior e mais conhecida instituição do País, a mais prestigiante e monopolizadora dos bonus paterfamilias que temos, que queríamos nós portistas e os adeptos do Alguidares de cima? Contra isto, não há Bibi que resista.
Que gozo me dá a masturbação televisiva em redor desse infame clube, querendo demonstrar a dimensão surreal que já manifestamente não tem, em que metade dos jornais são dedicados a essas eleições tão interessantes que o vencedor ganha com mais de 90% dos votos... Que gozo me dá ficarmos todos a conhecer o famigerado asinino de Campo Maior, em vez de se glorificar as nossa brilhantes conquistas europeias. Que gozo me dá, qual Torquemadas, quererem queimar na fogueira o Mágico, comparando o seu affair com o do Sá Pinto (por falar nisso, será que a cotovelada de ontem vai dar sumaríssimo? Acxeitam-se apostas). Tudo tem uma lógica. Se queimavam bruxas, por que não queimar o Mágico? Afinal o que ele fz com a bola só pode mesmo ser bruxedo...
O que esta gente ainda não percebeu é que a glória alcança-se com feitos. Que não são as parangonas que fazem entrar a bola na rede. Que não são elogios despropositados que fazem uma equipa banal passar a ser um dream team. Depois de uma semana a falar-se exclusivamente duma inauguração, falando-se na seguinte de eleições que nada dizem ao País, só mesmo o resultado de hoje para cobrir toda essa gente de ridículo (menos o 40 bocas, que não tem culpa). Só mesmo a derrota humilhante na estreia oficial do estádio para os fazer esconder-se no primeiro buraco que aparecer. Por isso, muito obrigado. Benfica: dez anos a fazer rir Portugal.

Mais um comentário de um leitor. Pertinente...

Francisco S., nosso querido leitor, fez-nos chegar o seguinte email. Obrigado pelas suas palavras. Bem haja...

"Estaremos num país de mentecaptos? Será que a paranóia invadiu o país e não há mais nada para tratar do que a vida do clube dos 6 milhões (há um ano, porque agora, depois de tanta campanha, já são muitos mais, se calhar é mesmo Portugal inteiro, atento, venerador e obrigado, como se dizia no tempo de Salazar!!!)?
Ou não há o mínimo de senso ou, então, é o poder dos lobbies que é tão forte que tudo está montado para que no ano do seu centésimo aniversário o clube lisboeta tenha que ser campeão a todo o custo. Doa a quem doer. Com os atropelos que forem necessários e o ódio e a frustração aconselharem. Só assim se compreende a sanha demoníaca com que os adeptos desse clube ( recuso-me a citar-lhe o nome, pois não pactuo com vulgaridades) e toda a panóplia de mafiosos prosélitos (a teoria política fala em maquiavelista, mas, para mim, no caso desse clube, é necessariamente mafioso quem não olha a meios para atingir os fins) atacam quem lhes possa fazer frente. e dou por mim a pensar quanto não valeu o apoio do Vilarinho ao partido do poder! Desde o perdão das dívidas, à facilitação burocrática, tudo foi feito para que o esplendor atingisse as raias do paroxismo desesperado como foi o da inauguração do estádio. E a comunicação social (estações televisivas, públicas e privadas, rádios, jornais, revistas) a alimentar continuamente esta onda de total alienação! Doze horas(!!!) de transmissão na estúpida TVI, dezassete(!!!) páginas em 'O Jogo' ( e ainda dizem que este jornal está conotado com o Porto!),para não falar já dos outros media, mais ou menos subservientes ao poder vermelho (alguns são mesmo ' the master voice'). Tudo serviu para essas mentes atrasadas e servis: entrevistas, reportagens, relatos, 'directos' balofos e sem interesse, mas constantes. Tudo em doses cavalares, porque não há fome que não dê em fartura... E quando se pensava que a histeria já tinha passado, reacende-se tudo outra vez com as famigeradas eleições. Novamente os canais de TV, as estações de rádio, os jornais... Como se não se soubesse quem vai ganhar... Ainda se a comunicação social procurasse indagar (digo mais, investigar) os meios, os processos, as formas de aquisição das enormes fortunas dos candidatos! Que cumplicidades, que conivências, que ilicitudes, que branqueamentos de dinheiro ( para não falar de outros crimes que a entrevista com Maria Jose´ Morgado deixa entender) estarão por trás de todo este espavento? Nada disto interessa. Só há um inimigo, declarado, excomungado, odiado: chama-se F. C. do Porto! É curioso que desde que começou a hegemonia portista, nunca mais aquelas almas do poder centralista e lisboeta entraram em sossego. Para cúmulo são acolitados pelas eminências pardas que estão à frente dos outros clubes, para quem fazer um frete ao tal maior clube do mundo( dentro de três anos!!!) é quase uma honra! (Será que Dias da Cunha é a única pessoa inteligente do Sporting? Não saberão ver onde está o inimigo?) Como o desespero e a arrogância são maus conselheiros e a irritação é cada vez maior entre os vermelhos e os seus sequazes não me espanto nada com os casos Costinha, Maniche, Deco e quejandos. Muitos mais virão, enquanto o Dragão for mostrando que é o melhor. Ainda ontem um sportinguista, normalmente sensato e equilibrado, me dizia «convinha-nos tanto que o Deco levasse uns poucos de jogos, para ver se nos chegávamos à frente!». Perante isto!
É por essas e por outras que me orgulho de ser portista, de ser anti os outros todos, principalmente os vermelhos que têm a arrogância dos medíocres e a sanha persecutória dos falhados!
Mas uma coisa me preocupa ainda mais: será que este país só tem dois problemas? A pedofilia e o gritante insucesso do proclamado clube que se impõe a todo o custo resgatar? Ou isto não é mais do que uma nuvem de fumo para iludir os papalvos e enganar os néscios?
Bem hajam, Dragão, Azulão e Portista, por desmascararem tanta hipocrisia "neste reino pôdre da Dinamarca
!"
F.S. - A Ver o Mar

Mais um jogo, mais uma vitória...

Mais um jogo do Mágico Porto e mais uma vitória rumo ao título.
Não foi um grande jogo, não senhor, mas também por culpa do adversário e também do árbitro.
Anti-jogo desde o primeiro minuto por parte dos jogadores do Nacional e um árbitro que ajudou nesse mesmo anti-jogo. A assim ser o futebol português não vai a lado nenhum. Como é possível uma equipa começar a fazer anti-jogo logo nos primeiros minutos de jogo, com sucessivas entradas da equipa médica e com sucessivos atrasos da reposição da bola em jogo.
Como Zé Mourinho disse, e com toda a razão, o facto de ser pequeno não invalida que não se tenha a ousadia de tentar ganhar. E como é possível um treinador vir dizer no fim do jogo que fez um jogo quase perfeito e que sofreu um golo num lance que haviam treinado durante a semana? É a negação do futebol e do objectivo de qualquer equipa. Não ter um remate à baliza durante os 90 minutos e dizer que fez um jogo quase perfeito.
Mas é o que temos... E enquanto não tivermos todos os árbitros como o Pedro Henriques, que vê o futebol como um jogo de choque e de contacto, não poderemos ter futebol a sério neste País. Ainda para mais quando os jogadores penalizados com os cartões amarelos, são os que tentam jogar futebol e são sucessivamente castigados com faltas. Claro está que chegam a um ponto e se exaltam de forma a fazer entender o árbitro que algo está mal nas suas decisões.
O Mágico Porto começa a ser castigado demais nestas situações e começa a ser hora de dizer basta. Nas Antas já se batiam palmas quando o árbitro marcava uma falta a nosso favor.
Começa a dar que pensar...
Mas continuaremos a luta e sairemos vencedores. Agora venham os Franceses...
PPPPPPPPPOOOOOOOOORRRRRRRTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOO